O mundo dos controladores!

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# abr/11
· votar


JohnnySenna
Veja as funções Prgm Change e Midi Ch Change, são acessadas pelo knob grande a esquerda logo no lado do visor

O primeiro vai mudar o vst inteiro (de um Pianissimo para um FM7 por exemplo) e o segundo, vai mudar apenas os timbres dentro de um determinado vst

O sonar é meio chatinho para resolver isso, tem que fuçar um pouco mais hehe, mas resolve tranquilo

Quanto aos hosts, como o Forte por exemplo, é legal, mas se for pegar um original, se for apelar para algo pirata, que fique com o Sonar que é original e tem suporte do fabricante

Boa sorte com a dor de cabeça hehe

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Eu tô pesquisando! Tô pensando em usar o forte mesmo...eu tenho ele aqui...baixei uns vsts. Só preciso de Metais agora e Lead.

Pesquisando...

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Veja as funções Prgm Change e Midi Ch Change, são acessadas pelo knob grande a esquerda logo no lado do visor

Vou tentar... Cara, tenho várias opções... Algo me diz pra eu insistir no SONAR porém não consigo achar muita coisa falando sobre ele.
Por isso peço sua ajuda encarecida-mente.

Como eu abro os vsts que baixei no SONAR? Tô fuçando + não acho!

JohnnySenna
Veterano
# abr/11
· votar


Edson Caetano
O primeiro vai mudar o vst inteiro (de um Pianissimo para um FM7 por exemplo) e o segundo, vai mudar apenas os timbres dentro de um determinado vst

Eu consegui mudar os timbres dentro de um determinado Vst. Não consegui mudar de vst inteiro...

guibarcelos
Veterano
# fev/12
· votar


galera me tirem uma dúvida...
se voce editar um timbre no synth pode alcançar um timbre como um timbre de um teclado top de linha?ou é melhor comprar um controlador e ter timbres do teclado que eu quiser ? me ajudem por favor. queria tirar essa dúvida por que se não como ja tenho um notebook acho que o controlador hoje é muito mais vantagem que comprar um mid level ou entry level.

no controlador com os VSTs posso editar os timbres como num synth?

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


guibarcelos
Um Synth Top de linha tem alem de excelentes geradores de timbre, tem excelentes peças em sua construção e principalmente os conversores AD/DA, não basta pegar um MM6, um Di, editar que vai chegar em um V-Synth GT, impossível

A história do controlador já está manjada bro, depende do que você vai usar, das suas necessidades, e VST não é bem assim ter o som do teclado que quer, na net se consegue samples, mas nunca vai ser o original, não se iluda

Contar a minha situação, toco com banda, tenho que ensaiar, fazer showzinhos de vez em quando, neste perfil acho mil vezes mais tranquilo ter um teclado entry oou mid level, levo uma unica peça para cima para baixo, não precisa se preocupar com um monte de detalhes, poe na tomada e ta funfando...

Agora se está em casa, não sai pra nada, pode ser vantagem escolher um set com um monte de tralhas afinal, não vai mexer muito mesmo

E detalhe, os melhores VSTs são pagos e são bem carinhos, os gratuitos tem alguns até muito bons, mas a grande maioria não tem som de teclado top, não se iluda 2 hehe

E no controlador dependendo do modelo pode editar direto nele igual a um synth, e na tela do pc, identico a um synth, só nao tem os controles reais

Tudo isso que estamos falando aqui, todo dia a gente escreve no forum, leia bastante para se decidir, claro que em um primeiro momento um controlador sai muito barato e vale a pena sim, mas não descarto o uso de um teclado tradicional não

Boa sorte

guibarcelos
Veterano
# fev/12 · Editado por: guibarcelos
· votar


Edson Caetano

agora você esclareceu todas as minhas dúvidas.
já que não toco em banda nem pretendo(toco apenas na igreja onde me disponho de um SP76 e um juno D vou ficar com meu bichinho roland E 09 mesmo e
com o dinheiro que iria gastar vou guardar ou comprar algo de maior utilidade no momento.gravei um cd romantico gospel com meu irmão recentemente e meu E 09 correspondeu muito bem(seus pianos tem grande peso me surpreendi) se um dia precisar realmente de utilizar algo que meu E 09 não tenha parto pra outro o que no momento ele não me deixa faltar nada.
acho que vou futuramente adquirir um módulo para ele pra ter mais variações de timbres.obg!

guibarcelos
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano

agora você esclareceu todas as minhas dúvidas.
já que não toco em banda nem pretendo(toco apenas na igreja onde me disponho de um SP76 e um juno D vou ficar com meu bichinho roland E 09 mesmo e
com o dinheiro que iria gastar vou guardar ou comprar algo de maior utilidade no momento.gravei um cd romantico gospel com meu irmão recentemente e meu E 09 correspondeu muito bem(seus pianos tem grande peso me surpreendi) se um dia precisar realmente de utilizar algo que meu E 09 não tenha parto pra outro o que no momento ele não me deixa faltar nada.
acho que vou futuramente adquirir um módulo para ele pra ter mais variações de timbres.obg!

jonata key
Veterano
# fev/12
· votar


alguém pode me ajudar quero compra um controlador estou em duvida m-audio axion pro 61 ou novition inpulse 61

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


jonata key
Em dúvida sobre o quê exatamente ?????

Eu particularmente iria de Novation
http://www.novationmusic.com/products/midi_controllers/impulse/
Achei bem bacana as funcionalidades dele

Cochise
Veterano
# jun/12 · Editado por: Cochise
· votar


Olá amigos.

Eu estou pensando em comprar um controlador midi alesis qx61, só que nao entendo nada do assunto.

Com ele eu consigo mudar de piano para um string com apenas 1 botao ?

Esse controlador tem 1 botao -/+ – e no manual diz assim: -/+ –Decreases/increases the value shown in the LCD by one. You can use these buttons to change the preset.




E outra coisa que nao entendi nas minhas buscas: Quando eu fizer a troca de um string para um piano por exemplo, eu estarei trocando de canal midi, ou apenas trocando o preset ? Dei uma olhada no sampletank e vi que cabem 16 timbres para acesso direto, isso seriam os presets ou canais? estou confuso

Cochise
Veterano
# jun/12
· votar


Up alguem ajuda por favor

:)

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


esse botão + e o de - são de mudar a oitava em que o instrumento está....

Cochise
Veterano
# jul/12
· votar


Alguem sabe se o umx 610 faz troca de timbres com apenas 1 toque ( tipo mudar de piano pra stings e dpois voltar pra piano)

ou o oxygen 61

eu realmente pesquisei e nao entendi.

Henry Souza
Veterano
# jul/12
· votar


Alguem sabe se o umx 610 faz troca de timbres com apenas 1 toque ( tipo mudar de piano pra stings e dpois voltar pra piano)

ou o oxygen 61

eu realmente pesquisei e nao entendi.


Sim e não. Na verdade, vai depender mais do VST que você está usando. Eu não tenho um UMX, mas dando uma pesquisada rápida percebi que por padrão os botões B1 e B2 fazem o papel de "Data Decrement" e "Data Increment" do canal MIDI 1, ou seja, diminuem (-1) e aumentam (+1) os dados do programa do canal 1. Ex.: se no VST que vc estiver usando, o timbre de piano estiver no "Programa" (banco) 001 e o timbre de strings no "Program" 002, ao apertar o botão B2 ele vai passar do 001 para o 002 (+1), mudando o timbre de piano para string.
Mas pelo que eu vi, tem outras possibilidades no UMX: vi que as teclas Fá#, Sol# e Lá# da 4ª oitava do teclado do UMX, transmitem os famosos "Program Change", "Bank LSB" e "Bank MSB", que também servem para mudança de timbre - muito mais completa por sinal do que a anterior. Também tem a Memória de Usuário ("User Memory"), na qual você pode salvar configurações completas (Programa, Banco, Canal Midi, Oitava, Volume, Pan, etc) disponíveis ao apertar de um botão...

Enfim, acho que o melhor é você pesquisar sobre o assunto, fuçar o manual e tentar entender por você mesmo, é difícil no começo mas te garanto que você aprende todas as manhas.


Cochise
Veterano
# jul/12
· votar


Henry Souza

Valeu cara, deu pra mim entender.

Cochise
Veterano
# jul/12 · Editado por: Cochise
· votar


Vou comprar um controlador no ebay, to em duvida entre o umx610 e o alesis qx61.

Sei que o umx ja é conhecido por ter teclas boas, mas nao vi falar sobre o qx61, ate por ser um teclado mais recente.

Alguem sabe se o qx61 tem teclas boas? como o umx 610

Se for eu compro o alesis, pois ta um pouco mais barato.

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Só levando em consideração a marca... alesis é melhor, mas nunca vi este modelo especificamente

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Galera... a cada dia que passa em que pesquiso e me aprofundo na música, descubro que (pra mim) o ideal é um controlador. só vejo vantagens nesse mundo de VST'S . primeiro que sou muito mão fechada pra da 4,5 10 pilas num teclado, que possui coisas que jamais irei usar. outra coisa que me intriga é que sempre são lançadas coisas novas e então você acaba ficando ultrapassado e seu investimento é meio que jogado fora nesses teclados tops, pois você paga caríssimo pra depois estar insatisfeito querendo o "modelo" mais novo. eu não sou de cair nessa.então acho que pra mim o mundo dos controladores é excelente. não acho trabalhoso levar um PC + cabos + o controlador. sei que os melhores VST'S sao pagos...mais acho que mesmo assim é mais compensatório do que pagar 10 mil num motif, num kronos, onde tem coisas que pra mim não serão nada, apenas botões pra enfeites hehehe. e hoje o kronos é rei mas e amanhã? são essas coisas que me fazem doer o bolso na hora de pagar por esses equipamentos. vou de controladores mesmo. onde eu posso juntar os timbres que pra mim são os melhores, formando minha prória biblioteca, e sempre posso estar me renovando de uma maneira de baixo custo.

e isso pessoal...minha próxima aquisição será um controlador + VST'S .

mas se nem tudo é flores... por favor estou aberto a opiniões. abraço

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


guibarcelos
primeiro que sou muito mão fechada pra da 4,5 10 pilas num teclado
se for procurar algum programa bom mesmo vai deixar de lado os controladores... o iPad é mais barato...

outra coisa que me intriga é que sempre são lançadas coisas novas e então você acaba ficando ultrapassado e seu investimento é meio que jogado fora nesses teclados tops, pois você paga caríssimo pra depois estar insatisfeito querendo o "modelo" mais novo
diga isso para o Edson e seu Ka...

eu não sou de cair nessa.então acho que pra mim o mundo dos controladores é excelente. não acho trabalhoso levar um PC + cabos + o controlador.
assim como os teclados reais, os virtuais também tem varias atualizações pagas... por exemplo o Sonar, a versão 8.5 é paga... e logo já lançaram o X1 e agora vão lançar o X2... há alguns anos atras a NI tenha seu B4II (como pode perceber, já teve um B4 anterior) hoje eles tem o Vintage Organs...computador é uma coisa dos infernos... 1 ano que passa e ele já fica obsoleto...

mais acho que mesmo assim é mais compensatório do que pagar 10 mil num motif, num kronos
não exatamente cara... esses teclados são o que eu chamo de WorkTop, são teclados ideais para Home-Studio, mas também é um ÓTIMA opção para uso ao vivo... mas acho que um JP50 (6,5KR$) ou se quizer juntar uma grana a mais, um JP80(10kR$) já serve e muito bem... são teclados ótimos e faça uma pesquisa, a maior novidade nesses 2 anos foi o MOPHO 4x, que a única diferença é ele ter 4 vozes de polifonia...

e isso pessoal...minha próxima aquisição será um controlador + VST'S
quer uma dica, algo que se eu tivesse um note melhor eu faria, usaria o PC para Samples e o iPad mais para analogicos e um controller a mais...
entra no site do Music Apps e delicia-se...

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire

cara muita coisa que você falou eu nunca ouvi hehehe.
mas sei lá, é por que nenhum dos teclados de hoje me agradam. queria entrar nesse mundo dos VST' S. e também minha parada é a seguinte: quero ter bons timbres de cada um...se os tiver já estarei satisfeito, seu eu tiver uns timbres de pianos, pianos eletricos, cordas, leads, orgãos e strings...pelo menos uns 5 de cada(com qualidade já me dou por satisfeito. não sou desses de usar efeitos, equalizações...até pq acredito ser mais útil para bandas de rock, pop rock ...como toco músicas góspeis, e músicas próprias acho que esta seria a melhor opção pra mim. o que você acha?

e por favor me explique essa questão do iPad (pra que estão utilizando) e a diferença pro controlador + notbook . obg

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


kkkk
você não me viu quando entrei aqui no FCC
eu estava completamente perdido..kkkk

mas sei lá, é por que nenhum dos teclados de hoje me agradam. queria entrar nesse mundo dos VST' S
se você só olhou por worktops, é bem provável... mas você já deu uma olhada nos Clavias (Nordkeyboards.com)?

se os tiver já estarei satisfeito, seu eu tiver uns timbres de pianos, pianos eletricos, cordas, leads, orgãos e strings...pelo menos uns 5 de cada(com qualidade já me dou por satisfeito. não sou desses de usar efeitos, equalizações
cara... se não for corda: corda de violão (coisa que nunca achei algo do tipo que me agrade, nem nos melhores samples de MAC) você pode até acabar gostando do Nord Stage... ou do Electro+algo que possa servir como synth analógico... é capaz de você gastar até menos... visto em que emulação de piano precise de um monstro de note+uma placa de áudio MUITO boa... cara... se for se manter nos INSTRUMENTOS VIRTUAIS (VST's são efeitos virtuais criados com um protocolo da Steinberg, VSTi seria o certo neste caso) de uma olhada no site da Native Instruments e no site da Arturia... mas já vou falando... pode até parecer mais barato está opção... mas nem sempre é...


o sistema do iPad é bem simples: compra uma placa de áudio/midi (de preferencia que tenha entrada para o equipamento, sem adaptadores) ou o CCK e plugue um controller usb, QUE NÃO PRECISE DE DRIVERS, ou um controller com portas MIDI nele, dai, você liga o app que quer e regojize... o legal do iPad, é que existe alguns apps que não utilizam teclas.. são os "famosos" Brian Eno... entre nesse site do Music Apps e você vera como eles são...
o iPad é bom em analógicos, mas em certos samples, como o de piano acústicos, o qual nem um super MAC consegue ter um AU (instrumentos virtuais do MAC) que simule perfeitamente...
como não possuo se quer um iPod, não posso lhe falar muito a mais do que te falei... mas entre no tópico de discussão do iPad, lá o pessoal lhe tirara suas duvidas, ou não lol

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


quero mergulhar nesse mundo dos controladores. não importa o preço que eu tenha de pagar.e quero abrir a mente nesse novo universo das teclas com a informática.existe algum tecladista no mundo que usa desse universo nos palcos?

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


vários, embora eu não consiga me lembrar de cabeça um que utilize.

Exceto eu :)

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


waltercruz qual o seu setup? mas existe realmente tecladistas que utilizam de VSTS sem nenhum teclado convencional?

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Pois é, eu acho que SEM nenhum teclado convencional, não. Por alguma razão, talvez psicológica talvez, ainda nos faz bem tem aquele ter um teclado a mão.

Meu setup atual é um Roland A800 Pro e Macbook com mainstage. E o micro-x que uso tb como módulo e teclado auxiliar.

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


humm. entao voce é um adepto desse universo dos VSTS? cara to louco pra pegar um roland pro desse e casar com meu E 09. pra completar as pouquissimas coisas que me faltam nele. voce nao sente falta de um synth? ou vc nao tem pq prefere o mundo dos controladores?

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


na verdade foi só algo que foi acontecendo...

Meu synth era um Korg TR, que queimou. Logo depois peguei um controlador e o Moif Xs Rack. Peguei o Mac pensando em trabalhar com música, e pouco tempo depois me vi usando ele muito mais que o Motif.

Se sinto falta de um synth? hum... To com o Micro-x agora, e ele vai me suprir algumas coisas, principalmente no reportório do pink floyd.

Eu provavelmente pegaria um V.A, se o dinheiro permitisse.

Agora, tudo tem o seu preço, e se vc não apelar para a pirataria, provavelmente um setup com note, placa de som, controlador e Vstis vai sair pelo preço ao menos de um mid-level. É um caso a se pensar.

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


é realmente um caso a se pensar. mas os VSTS estao pesando na decisão pq se, apenas se em minha biblioteca eu sentir falta de alguma coisa,pra atualizar nao precisa comprar outro teclado...posso comprar novos VSTS, ou comorar um modulo dos timbres que gosto.e outra eu teria uma gama de timbres diversificados, e nao apenas me limitaria aos timbres da marca do teclado a qual eu comprar.e ja tenho o E 09 que nao vendo nem a pau.adoro os timbres dele. por isso to pendendo pros VSTS. pra mim so vejo vantagens.

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


undefinedwaltercruz
vários, embora eu não consiga me lembrar de cabeça um que utilize.

eu lembro que no 1º semestre deste ano, o Jay Vaquier tocou no TV, o tecladista que ele contratou usava um Motif ES e um Arturia The Lab... já vi um cara usar o Roland A800Pro... acho estranho ninguém usar aquele monstro da Akai...e nem os M-Audio...eles parecem ser muito bons...

guibarcelos
saca aquele japinha do Linkin Park? o equipamento dele é formado por apenas controladores, todos sendo controlados pelo MacBook PRO...

voce nao sente falta de um synth? ou vc nao tem pq prefere o mundo dos controladores?
cara... o primeiro sintetizador era um computador valvulado... os VSTis simulam analógicos... como se fosse um V.A.

waltercruz
principalmente no reportório do pink floyd.
o MicroX é bom para fazer um som de Floyd é???? ele é muito caro? *-*

vai sair pelo preço ao menos de um mid-level.
você acha, uma coisa que percebi com esse meu notebook é: você tem que ter uma máquina bem melhor para tocar com os melhores instrumentos virtuais...
o cara deve gastar o que.. um note com i5 e 4g. deve custar uns 2k , o controller (61 teclas) bem legal, deve custar uns 1,5k.. 2k, mais uma boa placa de áudio para o PA, 800 reais... os programas devem somar uns "milipocos" reais..
não é tão barato assim...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mundo dos controladores!