O mundo dos controladores!

Autor Mensagem
Rhamon Oliveira
Veterano
# ago/12
· votar


E aí, pessoal, tudo certinho?
Queria aproveitar esse tópico pra tirar as minhas dúvidas também, em especial sobre placas de som.

É o seguinte, recentemente eu comecei a considerar a possibilidade de aproveitar o meu notebook para usá-lo com VSTs. Ele é um Dell Inspiron, com 4Gb de RAM, Processador i3, 500 Gb de HD (é o que lembro de cabeça, eu não estou com ele no momento). Eu queria uma orientação na escolha de uma placa de som externa. O objetivo não é gravar nem nada, apenas performance ao vivo. Eu estou completamente perdido no quesito placa de som.

Depois de ver isso e sabendo mais ou menos o preço da placa, eu vou começar a procurar por um bom controlador. Eu estava namorando um Cakewalk A-800 Pro, mas se uma placa boa for cara, eu terei de comprar um controlador mais barato.

Abração! o/

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


entendi tears of fire. mas acho que vou assumir esse investimento. até pq ja tenho um teclado o qual nao me desfaço. gosto muito mesmo dos timbres do meu E09. o controlador seria tambem pra dar mais presença de palco. é tmb pq nenhum desses teclados existentes atualmente nao curto nenhum. korg m50,juno gi,mox. enfim nao curto nenhum deles. e até pq um notebook de 1.000 pilas e alguns vsts ja me seriam sufuciente. ou tambem compraria um modulo da kurzweil ou roland e ja estaria plenamente satisfeito. nao me preocupo muito com instrumentos caros, ate pqmse for da Vontade de Deus da certo na musica, ai fica facik comprar algo nao pq seja caro ou tenha fama, mas sim algo que realmente eu precise.

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


ramon, se nao der pra pegar o roland, pegue o UMX 610 que é uns 600 pilas e ja vem com a placa de audio. e as teclas dele sao excelentes

Rhamon Oliveira
Veterano
# ago/12
· votar


guibarcelos
ramon, se nao der pra pegar o roland, pegue o UMX 610 que é uns 600 pilas e ja vem com a placa de audio. e as teclas dele sao excelentes
--

Essa placa que vem no UMX consegue igualar/superar placas externas separadas? É possível conseguir uma boa latência?

PS: O UMX só tem vermelho? Acho bem feio x.x

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


ramon isso da placa acho que vc consegue tocar tranquilamente com a que vem no umx. nao entendo muito disso mas muitos tocam com ela e nao reclamam.mais espere alguem mais apropriado pra lhe ajudar.quanto a cor tem na cor prata, mas se nao me engano é um modelo anterior ao 610...se nai me engano é o umx6 espero ter ajudado um pouco. mas pode ir sem medo que é o melhor custo-beneficio dosmcontroladores. vc percebe isso pelo preço e que ja vem com a placa uca220 se nao me engano.e as teclas sao melhores do que muito teclado de 4, 5 pals que tem por ai. bia sorte

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


desculpa pelos erros de digitação é que to no tablet. hehehe. o da cor prata é UMX61. mas procure pesquisar na net pra confirmar

Rhamon Oliveira
Veterano
# ago/12
· votar


Beleza, cara. Obrigado pela ajuda aí =)

Vou esperar mais alguém se manifestar sobre o assunto.

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


tem um topico abaixo aqui no forum sobre placas de audio. pergunta lá. concerteza vai aparecer alguem pra te ajudar.

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire

Opa, na verdade eu precisava de alguma coisa com um arpegiador/step sequencer pra fazer o On the Run, e fiquei muitio puto do arpegiador do Motif XS Rack não ser programável.

Devo programar esse arpegio nele (tentei rodar um arpegiador no mainstage, não prestou, a alternativa seria procurar algun instrumento virtual com arpegiador embutido, mas não gostei muito das soluções)...

Enfim, ele é a mesma engine do X-50. Um synth nas linhas do Triton LE ou TR, que eu já tive.

O ideal mesmo seria pegar um V.A., para pads e leads, mas isso fica pro futuro. E de toda forma, um synth genérico vai ficar mais ou menos como backup do mainstage, sacou?

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


Rhamon Oliveira
500 reais você compra uma legalzinha...

guibarcelos
gosto muito mesmo dos timbres do meu E09
é? legal... nunca toquei nele... sempre achei que ele fosse algum PSR... e como já tenho o meu E323, eu estou tranquilo quanto a isso... eu vi ele numa loja daqui, um dia desses eu o testo...

e até pq um notebook de 1.000 pilas e alguns vsts ja me seriam sufuciente.
vai sonhando, vai... kkkk
o meu é de milão... e ele roda, com uma latência bem chata, além dele ficar soltando uns ruídos... quer uma dica... espere e compre esse Suface da Microsoft... e, claro, estou falando da versão em x86, não da ARM...

ou tambem compraria um modulo da kurzweil ou roland
já deu uma olhada nos Nords?

Rhamon Oliveira
Essa placa que vem no UMX consegue igualar/superar placas externas separadas? É possível conseguir uma boa latência?
ela é ruinzinha... mas é melhor que não ter placa alguma...

PS: O UMX só tem vermelho? Acho bem feio x.x
sim... mas tem a versão ultrapassada, que é prata..

tem um topico abaixo aqui no forum sobre placas de audio. pergunta lá. com certeza vai aparecer alguem pra te ajudar.
procura uns tópicos na zona de produção musical...

waltercruz
Opa, na verdade eu precisava de alguma coisa com um arpegiador/step sequencer pra fazer o On the Run, e fiquei muitio puto do arpegiador do Motif XS Rack não ser programável.
puts.. serio? bem cara...

procurar algun instrumento virtual
o Sonar tem arpejador...

O ideal mesmo seria pegar um V.A., para pads e leads, mas isso fica pro futuro. E de toda forma, um synth genérico vai ficar mais ou menos como backup do mainstage, sacou?
não...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
é tipo uma coisa para dar um reforço?

mas acho que o Nord Lead 2 faz um bom Pink Floyd, não?

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


^^^^^^^^^^^^
'táporra!!!!!!

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fireo FM8 tem.... ou algum outro que tenha aqui. Agora.... Sair tocando por aí só com vsti não é algo que me deixe 100% a vontade.

O plano era vender o Motif XS Rack e pegar algum V.A. Entry level, mas deu dó de vendê-lo.

Rhamon Oliveira
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire

Bom, pelos meus cálculos, comprar um UMX610 + uma placa de som separada pode ser mais vantagem (financeiramente falando) do que um Cakewalk A-800 + placa de som. Eu posso testar a placa que vem junto com o UMX610 e, caso não satisfaça meus objetivos, comprar uma outra.

Até porque, eu só preciso de um controlador simples onde eu possa configurar a troca de timbres e VSTs sem precisar mexer no notebook. Acho que não preciso de toda a parafernalha que o Cakewalk tem a oferecer.

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


kkkkk
mas cara... porque não vende e junta para comprar um Motif ES? já achei por 3k!

Sair tocando por aí só com vsti não é algo que me deixe 100% a vontade.
nem eu me sinto muito bem... quero usar o iPad mais para os Brian Eno, sequencer... como se fosse um extra... não como se fosse todo o meu set... é.. ainda não tenho ele... tenho que junta uma grana a mais...

um V.A que não pago muito pal, a não ser que eu queria um timbre retro, é o Lead 2/2x...

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/12
· votar


Rhamon Oliveira

em meu ponto de vista, não que seja propriamente um desperdício comprar uma placa de som externa, mas eu acho totalmente válido experimentar o que se tem em mãos até esgotar as possibilidades antes de adquirir algo novo.
Eu uso VST que são bem leves, rodo o Organized!, Mr Ray, MinimooogVA, P8, Redtron, Truepianos e já rodei também software standalone como o Kontakt e o Truepiano, como DAW eu uso o Reaper, e até gravei outras coisas poucas em meu notebook que é nada mais que um Dual Core 1.6GHz, com 1.5GB de RAM, uma HD com 160GB e uma placa de som xexelenta Realtek (interna).
Eu uso ainda o driver Asio4all, que é uma mão na roda para configurar e obter o máximo da placa, sem gastar absolutamente nada mais com isso.
Pense bem nessa possibilidade antes de gastar com uma placa e ter mais um trambolhinho para carregar e montar.
Boa sorte. Abraço!

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire


e até pq um notebook de 1.000 pilas e alguns vsts ja me seriam sufuciente.
vai sonhando, vai... kkkk

o meu é de milão... e ele roda, com uma latência bem chata, além dele ficar soltando uns ruídos... quer uma dica... espere e compre esse Suface da Microsoft... e, claro, estou falando da versão em x86, não da ARM...

sério? já ouvir falar aqui mesmo no fórum que não precisa ter uma Puta máquina pra utilizar os Vsts. quanto seria mais ou menos um bom notebook pra usar vsts em casa e ao vivo? pq de todo jeito tenho que comprar um notebook por causa da faculdade de direito, mas nada que eu vá sobrecarregar demais o note.pode me ajudar nisso, quanto seria ou/e aconselhar-me um bom notebook para o que preciso? por enquanto desencanei de entry e mid level. se algum dia eu precisar de algum recurso que eles puderem me propiciar compro um, ou até mesmo um worskTOP.
obg

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire

sem contar que quero mergulhar nesse universo dos controladores + note.acho muito loko tocar com controlador + note. mais até do que qualquer teclado mid level que muitos já sabem o que esperar deles, e você com um um controlador + note muitos ficam esperando o que pode sair dali. até pq acho bem mais prático sair levando um controlador + note do que muito teclado chumbo que tem por ai. e como disse tenho o E 09 que não faz vergonha nenhuma em palco. como toco apenas musicas proprias e gospeis, todo esse meu setup acho que não deixará nada a desejar. ainda mais com um controlador + o E09 que posso configurá-los direitinho e dar um show com eles.

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# ago/12
· votar


guibarcelos
Acho que eu tava na mesma situação que tu, precisava de um note pra usar na faculdade e começar no mundo das putaria VST(i)s. Comprei este samsung (http://forum.clubedohardware.com.br/review-notebook-samsung/1037818).

Por enquanto ele está me servindo bem, nenhum travamento nem nada. Estou usando no Windows XP mesmo com o Forte 2 + Fast Track Pro e MM6. Deixei o Win7 só pra o uso normal do note. Os únicos problemas que tive foram em relação aos VSTis mesmo que são alguns crackeados e tal, aí travaram, mas é algo que já resolvi!
Adianto que a independência de bateria dele é muito boa :D

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


cara você ta gostando desse universo dos VSTS? acha que é uma melhor opção do que comprar um entry level? como o MM6 que você tem? também acho que vou usa-lo mais em casa mesmo...por que no momento mesmo não to tocando em canto algum.mas se pintar vou usar nos palcos também...mas como já disse já tenho o roland E09 que CANTA muito bem no P.A. pro estilo que toco acho que não precisaria muito de quase nada que os sintetizadores tem a oferecer...por isso o gosto pelos controladores(acho visual deles incrível) hehehe por que se EU QUISER é só comprar VSTS novos.por que meu negócio é ter timbres bons já prontos, sem essa de efeitos, equalizações. acho que essas coisas são mais utilizadas no meio dos diversos estilos de rock. no caso das musicas gospeis não tem muito essa não. por que do que adianta eu desembolsar 4 pals num M50 ou Juno gi por exemplo ahh, os pianos servem, os leads não já não são tão bons...e se você entrar nessa vai ter um teclado de cada marca pq cada um é melhor em algo. no controlador não...irei pesquisar e ver os timbres separadamente que mais gosto e ai vou adquiri-los. monto minha biblioteca e ponto. esse consumismo de hoje não é muito minha praia. hehehe . ahhh eu tenho um KRONOS hoje, amanhã ja tem um novo KRONOS e isso nunca para. as vezes compramos algo tão caro que nem vamos usar a metade dos recursos pelo preço que pagamos por esse determinado produto... pra que ter um kronos? (EU) só pelo simples fato de ir tocar e todos verem que tenho um KRONOS? quando na verdade vocÊ vai usar durante o show o piano e uns strings? então tinha que ser o KRONOS? então é isso que penso.esse mercado consumista a qual vivemos está acabando com as pessoas.

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Aleciano Fuckin Roses

cara qual seu notebook? por que esse link que você postou não ta entrando.
vlw

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


Rhamon Oliveira
puts.. nem vi esse seu post...
Bom, pelos meus cálculos, comprar um UMX610 + uma placa de som separada pode ser mais vantagem (financeiramente falando) do que um Cakewalk A-800 + placa de som. Eu posso testar a placa que vem junto com o UMX610 e, caso não satisfaça meus objetivos, comprar uma outra.
bem cara... tem que ver... uma coisa que eu acho MUITO chato é trabalhar com instrumentos virtuais pelo mouse... se bem que você tem um tablet... pode usar como monitor.... bem... financeiramente é viável... mas tem que ver o que você fará.. o bom do Roland é que ele tem mais controles... o UMX só tem 8 knobs... tem os The Labs da Arturia... é mais caro, mas eles vem um um Instrumento Virtual totalmente compartível para ele... de uma olhada nuns vídeos..

_BLACKMORE_
Eu uso ainda o driver Asio4all, que é uma mão na roda para configurar e obter o máximo da placa, sem gastar absolutamente nada mais com isso.
verdade... esse ASIO é um monstro! tem alguns VSTis que rodam até tranquilo... com uma latência impercepitivel...

guibarcelos
sério? já ouvir falar aqui mesmo no fórum que não precisa ter uma Puta máquina pra utilizar os Vsts.
mas é.. tem certos vstis e vsts até rodam... mas, principalmente, são mais sintetizadores.... mas para samples de piano, acho que, no minimo, tem que ser um i3 com 4gb... 2gb de ram trava com vários programas...

ou até mesmo um worskTOP.
vai juntando a grana agora...kkk

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire


ou até mesmo um worskTOP.
vai juntando a grana agora...kkk

kkkkkk não não. hehehe
é por que nem toco em lugar algum.só em casa mesmo.se por algum acaso eu precisar de algo pra banda e usar nos palcos , pouca coisa já me é suficiente. acredito que não precise de um workTOP. hehehe nem mesmo um mid level. é como já falei nao usaria a metade do que eles tem a oferecer. pra se ter uma idéia eu não uso quase nada das funções do meu E 09. na verdade a maior parte das musicas a qual toco são só piano, e se eu quiser adicionar algo rola uns strings e tals hehehe.
por isso acredito que VST são a melhor escolha pra mim.até pq precisarei do notebook e música pra mim é mais hobby...na verda apenas fico preocupado se por acaso no futuro eu venha a tocar em algum lugar e não ter esses teclados "bons" que todos dizem. é aquele quero ter pra dizer que tenho...mas não vou usar quase nada.


você pode me indicar um bom NOTE até 1500 pro que preciso? se o note necessário pros VST's ser mais caro que isso pode indicar também. mas se puder ser até os 1.500 agradeço hehehe.

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


guibarcelos
sem contar que quero mergulhar nesse universo dos controladores + note.acho muito loko tocar com controlador + note. mais até do que qualquer teclado mid level que muitos já sabem o que esperar deles
bem... teclados digitais são "computadores"...

até pq acho bem mais prático sair levando um controlador + note do que muito teclado chumbo que tem por ai
existe controladores pesados, aqueles que tem hammer-action (teclas com ação de piano)... mas acho que no final, todos os sets ficam pesados...

acha que é uma melhor opção do que comprar um entry level?
eu achava... até começar a mexer neles... agora eu fico doido quando tento mexer em um...kkk

----
aee
você vai comprar o seu note ainda?
compra um Mac... mesmo sendo bem mais caro, nunca vi alguém reclamar deles e os programas tendem a rodar mais estável nesta plataforma....

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Tears Of Fire

aee
você vai comprar o seu note ainda?
compra um Mac... mesmo sendo bem mais caro, nunca vi alguém reclamar deles e os programas tendem a rodar mais estável nesta plataforma....


kkkkk vou. mas cara o MAC é muito caro.hehehe sou meio mão fechada pra essas tecnologias..sei lá, sempre penso que tem algo mais importante pra investir do que investir nessas tecnologias...já meu irmão é vidrado nessas coisas.na verda em casa tenho um PC, um note e um net, e mais 1 tablet...mas nenhum é meu, são do meu pai e meu irmão. ai queria comprar um pra mim mesmo pra faculdade, mas não vou atola-lo de programas...mais uso de internet mesmo, e word. seria melhor um NOTE ou um NET pros VST?

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


note... um notebook com com 4gb de preferencia... e o iPad? deu uma olhada?

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


o ipad pode fazer essa função do note?

Tears Of Fire
Veterano
# ago/12
· votar


claro :D
só é muito bom quanto aos samples... mas claro isso é hoje em dia...
eu acho que é até mais fácil do que usar o computador...o bom que ele não requer TANTO uma placa de áudio, por ter uma saída analógica...
mas claro, não posso lhe falar muito, como eu te falei procura o tópico de discussão sobre o iPad, nesta área do FCC mesmo... lá o pessoal vai te ajudar mais sobre isso...

Rhamon Oliveira
Veterano
# ago/12
· votar


_BLACKMORE_

Cara, obrigado pelo conselho. Eu vou testar esse Asio4all assim que tiver com meu notebook em mãos. Tipo, a vantagem do UMX-610 é que eu mato dois coelhos numa cajadada só, né. Pego um controlador e a placa por um preço maroto =)

PS: Posso te mandar um PM, cara?

Tears Of Fire

Cara, agora você disse uma coisa que eu não tinha notado. Po, eu não manjo muito de Hosts pra VSTs e tal, mas não queria mesmo ter que depender do note pra trocar os timbres. Vou pesquisar mais a respeito dos controles do UMX e botar isso na balança na hora da escolha.

guibarcelos
Veterano
# ago/12
· votar


Rhamon Oliveira

qual o seu setup atual? qual será a utilidade do seu controlador?

Rhamon Oliveira
Veterano
# ago/12
· votar


guibarcelos

Então, cara. Na realidade eu toco com um teclado bem low level, um PSR 295, mas como eu só uso ele pra estudar e ensaiar com a banda, tá dando pra levar de boa. O lance é que eu preciso adquirir um teclado decente, pois estamos com planos de sair da garagem e tocar ao vivo. Como eu já tenho um notebook com uma boa configuração (Dell Inspiron, 4Gb de RAM, Processador i3, etc), eu estava pensando se não seria melhor aproveitar isso e economizar uns trocados comprando só um bom controlador +placa de som.

Então, resumindo. Eu quero um controlador pra uso de VST's nos ensaios e em apresentações ao vivo.

Inicialmente eu iria adquirir um Korg PS60, mas não tenho condições de dar 2500R$+ só no teclado. Com 1300R$ eu compro um Cakewalk, com uns 700 e pouquinho, um UMX-610 que já vem com a placa. Dada a configuração do meu note, usar VST's tem sido uma ideia bastante atraente :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mundo dos controladores!