【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda

Autor Mensagem
T.N.
Membro Novato
# set/19
· votar


Então, acabei comprando um Korg x5D, por questão de valor, paguei 1100 nele praticamente.

Mas não gostei nem um pouco das teclas, achei a sensibilidade pesada, edição de timbres um pouco precárias, não gostei do timbre do piano (nem um pouco);

2 semanas e já pensando em trocar hahaha; O XPS-10 seria um sonho, mas é muito caro, realmente não sei o que eu faço; se eu desisto de pegar um sintetizador e arrisco um arranjador mesmo (não que eu vá usar acompanhamentos, é mais por conta dos valores mesmo).

Soulzard
Membro Novato
# set/19
· votar


warto

Então creio que Yamaha MX, Kross 2 e XPS 30 com base nesse orçamento seria bom, mas acho que até você conseguiria achar usado/semi-novo um Yamaha MOXF ou Korg Krome.


Obrigado, Warto. Apesar de que não vou usar sequenciador, provavelmente os Pads seriam de grande ajuda no projeto que estou envolvido. Sobre o XPS 30, já tive um Juno DS 88, que são bem similares nas funções e sons disponíveis, mas, como havia dito, estou procurando mais a qualidade dos sons que citei do que funções. Como por aqui não tenho loja física com modelos decentes (a maioria são arranjadores abaixo dos R$ 1.000,00), não pra eu testar pessoalmente... E vídeos onde as pessoas utilizem muito os sons que preciso (Sax, Trompetes, Flautas e Pads) são difíceis de encontrar... Geralmente eles focam em pianos, órgãos, cordas... Sobre o VR09, vou pesquisar sobre.

De toda forma, obrigadão mesmo, pelas dicas.

warto
Membro Novato
# set/19
· votar


Soulzard,

Então como usuário de Yamaha MX posso dizer que os "preset" dele são mais prontos e ele é muito legal pra pianos, pads, e cordas.
Quando possuía Korg Kross v1, a parte de metais dele eu achava superior (tudo depende de ouvido, e edição porque varia de percepção e gosto de cada um) em metais no geral e sempre achei a Korg fera em metais.
Mas como são sintetizadores (workstation no caso Kross e XPS/Juno) você terá possibilidades de edição via software ou no próprio teclado para adequar o timbre ao seu gosto.
Sobre o VR09 já vejo ele mais como performance pra pianos, órgãos e synth.

warto
Membro Novato
# set/19 · Editado por: warto
· votar


T.N.

Tenha um pouco de paciência com sua recente aquisição.
Leia manual e mexa bastante no teclado.
E sobre suas dúvidas, arranjadores e sintetizadores possuem propostas diferentes.
Seu X5D te trará uma experiência bem legal, já que você está vindo de um CSR 2172, e uma vez que você se acostumar e entender sobre sintetizadores não vai querer sair desse universo, então o segredo é fuçar.
E outra coisa o timbre de piano é muito complicado comparar, existem tantas peculiaridades em um real, não apenas a diferenças entre cauda x vertical que rende boas discussões, mas com edição você consegue chegar a um timbre que apreciará.
Então tenha paciência e se divirta bastante.

warto
Membro Novato
# set/19 · Editado por: warto
· votar


RodrigoBispo

Esse orçamento de 1000/1500 é um pouco apertado.
Tem o Casio CDP-135 por volta de 1600, e conforme sugestões do colega Soulzard, Alesis Recital PRO 88, custando em torno de R$ 1.700,00 ou o Casio CDP-S100, custando em torno de R$ 2.000,00
Talvez você possa esperar um pouco para um maior orçamento e o pessoal te ajudar com outras opções, pois nesse orçamento (considerando novo) não tem muitas opções legais.
Boa sorte.

Bruno Nascim
Membro Novato
# set/19
· votar


Gente, boa tarde.
Peço um auxílio a vocês.
Eu toco na igreja e tenho um roland XP-80.
Não pretendo me desfazer dele (apesar de estar com problemas atualmente), mas, gostaria de adquirir um outro teclado para tocar por enquanto.
Preciso do melhor timbre possível de piano.
Qual desses se sobressai em piano?
XPS-10, JUNO DI, JUNO GI?

Creio que seja o JUNO GI, mas, nunca toquei em nenhum desses...

Se o JUNO GI está a R$600,00 de diferença para o XPS 10, é uma boa adquirí-lo?

Tem algum outro teclado na faixa de preço que vocês considerem como um excelente timbre de Piano?

Grato desde já.

Bruno Nascim
Membro Novato
# set/19
· votar


Outro detalhe importante, algum dos citados funciona com um bom peso na PA?
O XP-80 que eu tenho, por exemplo, acho o som muito bom...
Creio que talvez nenhum desses se iguale na PA em relação a "peso", mas, ao menos existe algum desses (ou outra opção na faixa de preço) que traga superioridade nesse sentido?

icki
Membro Novato
# set/19
· votar


Boa tarde pessoal

Estou querendo começar a estudar piano, minha ideia é comprar um piano digital simples, investindo entre 3000 e 4000. Fiz uma pesquisa extensa e estava decidido a comprar um yamaha p 125, que está custando na faixa de uns 3.000, mas também vi uma oferta de um clavinova clp 320 no olx por 3.500. O vendedor usou pouco e acho que fecharia por 3.000, o problema é que o instrumento foi comprado em 2010.

O que vocês recomendar o yamaha novo ou o clp antigo?

Valeu!

warto
Membro Novato
# set/19 · Editado por: warto
· votar


Bruno Nascim

Blz?
Comparando entre os três normalmente em questão de melhores timbres ou funcionalidades eu classificaria Juno Gi > Juno Di > XPS 10.
Mas o XPS 10 é mais recente e possui imports de samples (tamanho bem limitado) no teclado e nos pads. Lembrando que o sucessor do Di no Juno seria o Juno DS (XPS-30).
Qual sua pretensão com piano, apenas o patch/preset sem edição "pronto pra tocar" ou com edição?
Se quiser apenas um bom som de piano com possibilidade de dual e split simples, te recomendaria ir de um Piano Digital nessa faixa de preço como Casio Privia PX-S1000, Yamaha P-125.
Se busca algo como sintetizador, conheço o Juno G (anterior ao Gi com mais e menos recursos) e possui um piano legal e da pra editar, creio que Gi não mudaria muito. O XPS-10 você acha novo, tem os sons do Juno DI, e possui samples com expliquei anteriormente.
Com um pouco mais poderia pegar um Yamaha MX 61 que tem pianos legais e é um sintetizador com mais "preset prontos". Na faixa de preço mais ou menos do MX, ainda acha novo o Casio PX5S, um stage piano bem legal.
Apenas lembrando que nos usados se acha coisas bem legais, porém há o risco de nao ter garantia, suporte técnico (caso o produto tenha saido de linha).

Boa sorte e boas compras.

warto
Membro Novato
# set/19 · Editado por: warto
· votar


icki

Blz?
Quando se fala em Clavinova primeira coisa a pensar, é um piano digital grande (possui móvel de madeira), então não é instrumento para ficar levando de lugar a lugar.
Segundo, em termos de sons os Clavinova sempre são bons, possuem um número limitado de timbres mas muito bons.
Terceiro, se o foco for piano, estudo de piano, e tocar musicas especificas de piano, pode ir nos Clavinova, possuem 88 teclas, com peso/ação de piano de verdade, possuem a pedaleira tripla.
Sobre preço de usado não sei comentar, pois os novos sempre são caros.
O Yamaha P-125 é legal, em termos de timbres seguira a linha dos pianos Yamaha, e teria a questão mobilidade.
Também dê uma olhada nessa faixa de preço no Casio Privia PX-S1000, Alesis Recital, Alesis Coda e Roland FP10.

Boa sorte e boas compras.

icki
Membro Novato
# set/19
· votar


Blz?
Quando se fala em Clavinova primeira coisa a pensar, é um piano digital grande (possui móvel de madeira), então não é instrumento para ficar levando de lugar a lugar.
Segundo, em termos de sons os Clavinova sempre são bons, possuem um número limitado de timbres mas muito bons.
Terceiro, se o foco for piano, estudo de piano, e tocar musicas especificas de piano, pode ir nos Clavinova, possuem 88 teclas, com peso/ação de piano de verdade, possuem a pedaleira tripla.
Sobre preço de usado não sei comentar, pois os novos sempre são caros.
O Yamaha P-125 é legal, em termos de timbres seguira a linha dos pianos Yamaha, e teria a questão mobilidade.
Também dê uma olhada nessa faixa de preço no Casio Privia PX-S1000, Alesis Recital, Alesis Coda e Roland FP10.

Boa sorte e boas compras.


Fiquei tentado ao clanivova pq o foco vai ser no piano mesmo, mas o tempo de uso (9 anos) acaba me afastando um pouco dessa ideia.

Valeu!

Bruno Nascim
Membro Novato
# set/19
· votar


warto,

Muitíssimo obrigado pelas dicas.
Na verdade, estava pronto a pegar o XPS-10 (pela facilidade em achá-lo na minha região), mas, ouvi falar muito bem desse MX e, novamente me vi em dúvida.

O ideal seria já achar os timbres prontos e com qualidade, e talvez por tocar em um ministério (em conjunto com violão, guitarra e baixo) um sintetizador seria mais vantajoso, mas, como eu disse, prezo muito por qualidade principalmente no timbre de piano que é o que mais utilizo.

Então, entre o MX e o XPS-10, em termos de timbre (inclusive o de piano), o MX ganha, correto?
E em termos de funções?
Tocando junto com outros instrumentos o som de algum dos 2 é melhor (se sobressai tranquilamente)?

Muito grato desde já.
Abraço!

warto
Membro Novato
# set/19 · Editado por: warto
· votar


Bruno Nascim

Tudo joia?
Primeiramente recomendo você testar ambos os modelos (se tiver disponibilidade deles na sua região) antes de bater o martelo pra compra.
Outra coisa que pode levar em conta é sua familiaridade com Roland. Não estou dizendo que sons serão parecidos ou interface (há alguns anos de distancia entre XP 80 e XPS 10), mas normalmente usabilidade e percepção de timbres na mesma marca podem ser similares.
Eu tenho o Yamaha MX por um motivo, estou muito acostumado aos timbres Yamaha, e como o Yamaha MX é uma "espécie" de Motif reduzido (bem reduzido), possui mesma waveform (mas mais limitado), acabei optando por ele em minha compra (se eu tivesse orçamento maior, com certeza teria pego um MOXF ou superior).
Outro ponto que eu gosto do MX (mas pra mim não serve como ponto de escolher um ou outro, pois poderia usar PC), ele é USB Class Compliant, então eu conecto iPhone e iPad para usar como controlador, ele já sai som pela interface dele sem precisar jogar saida do iPad/iPhone na mesa ou caixa, direto no teclado.
Na minha opinião o MX possui mais "patches" prontos que o XPS-10, porém ambos são Synth (de entrada) que permitem deixar o som ao gosto do tecladista com edições.
Os controllers em tempo real do XPS-10 são Sliders ao invés de Knobs como no MX, e eu acho Sliders muito mais prático. Como dito anteriormente, o XPS-10 possui sampler no teclado e nos pads, coisa que o MX não possui.
Então minha melhor dica, se puder testar na loja, com certeza vá. As teclas de um (ambas são sensíveis mas são leves do tipo synth) podem ser melhores pra você do que de outro.
Outra coisa leia os specs de cada um no site da Roland, Yamaha e outros (em casos de outras opções sugeridas pelo pessoal do forum) e também ouça videos no Youtube de reviews que tenha apenas os timbres (hoje você consegue achar vários assim).
Tanto Roland como Yamaha ou outras marcas tem pianos interessantes, e com edição você pode chegar a um timbre mais adequado ao seu ouvido. Mas se seu foco maior for mesmo piano, talvez um piano digital (mesmo com poucas opções de timbre) possa suprir sua necessidade. E nas sugestões anteriores tem modelos que possuem funções como dual, que para utilizar no Ministerio, tipo piano com pad e outras dual de timbres ficariam legais.

E novamente, boa sorte e boas compras!!!

Proton
Membro Novato
# set/19
· votar


Olá a todos!

Estou buscando um teclado de iniciação para crianças. Minha única exigência no momento são as teclas sensitivas.
Qual o mais em conta do mercado hj em dia? Busco um novo na faixa dos R$1000...
Alguma sugestão?

Muito obrigado

warto
Membro Novato
# set/19
· votar


Proton

Tudo joia?
De uma olhada no Yamaha PSR e-363, está na faixa de 1200 reais.
Possui 61 teclas (5 oitavas), teclas sensíveis ao toque e possui entrada pra pedal de sustain, ótimo teclado pra começar e com preço justo.

Boa sorte e boas compras.

Proton
Membro Novato
# set/19
· votar


warto

Obrigado!
Pesquisando acabei nesse PSR E-363 e Casio CT-X800

Valeu!

Bruno Nascim
Membro Novato
# out/19
· votar


Warto, ou quem mais puder opinar, bom dia.

Apareceu oportunidade para mim de pegar XPS-30 por R$3.500,00 ou JUNO DS61 por R$3.200,00.
Na minha região ainda não achei o Yamaha MX61.

PERGUNTO:

Entre os 3, qual é melhor para timbre de PIANO (Principalmente), STRINGS, PIANO+PAD, PIANO ELÉTRICO?
Como falei anteriormente, é para tocar na igreja.

Qual dos 3 vocês consideram melhor (numa ordem).
E se valeria apena pagar isso por algum deles?
Ou vocês acham que vale apena pegar o XPS-10 por R$2.100,00 e esquecer o restante?

Fico muitíssimo grato desde já.

warto
Membro Novato
# out/19 · Editado por: warto
· votar


Bruno Nascim

Blz?
Pelo que eu vi você conseguiu chegar a um filtro menor de teclados.
Sobre diferenças entre XPS-10, XPS-30 e Juno DS, de uma olhada no vídeo do Sidinho Leal, https://www.youtube.com/watch?v=_nDpx8CfDWo , que ele explica bem detalhadamente as diferenças entre eles.
Mas resumindo XPS-30 e Juno DS são "idênticos" (quase iguais em tudo), possuem sequenciador, maior espaço pra samples em relação ao XPS-10 e estão uma categoria acima do XPS-10.
Os três possuem grande variedade de piano, strings, pads, piano eletrico, rhodes, e possuem funcionalidades de layer/split e muito mais, pois são sintetizadores, e atenderão sua proposta de tocar na igreja. Inclusive tenho um colega que possui um Nord Stage 2 ex 88 (dele), mas toca no XPS-10 da igreja, e tira um som muito bom no XPS-10. Mas ele edita os timbres do XPS-10 conforme ele gosta e tem uma boa sintonia com o técnico da igreja na equalização da mesa.
Monetariamente falando, o XPS-10 zero está na média de 3000, o XPS-30 na média de 4700, e o Juno DS (61) na média de 5500, e vendo pelos preços que lhe foram apresentados, nos usados você tem +- 1200 reais de diferença entre XPS-10 e XPS-30/DS, enquanto nos zeros está bem maior, então está vantajoso as ofertas de XPS-30/DS.
Sobre timbres de piano, como dito anteriormente, teclados dedicados a isso como pianos digitais, stage pianos possuirão motor sonoro dedicados a isso (sintetizadores tops também possuem timbres tops), então terão vantagens sobre synth entry level, mas como já dito, com uma boa edição se melhora em muito os timbres.
E sobre usados, tem que testar tudo. Testar cada tecla individualmente, pra ver se nenhuma nota falha, testar em conjunto as teclas (teste de polifonia), variando entre timbres monofônicos e polifônicos, também testar a sensibilidade das teclas. Testar conexões, saídas/entradas P2/P10/XLR, sustain, foot switch, fonte do teclado. Testar botões, Knobs, Sliders, display lcd, pitch bend, modulação, trocas de timbres pra ver se está tudo ok (não precisa desmontar o teclado, apenas perder uns 20-30 minutos fazendo um teste em tudo).
Espero ter ajudado, quem sabe os outros colegas possam dar outras dicas/sugestões, mas creio que nos posts anteriores existem outras opções de teclados também, mas essas 3 que você chegou são boas.

Boa sorte.

Bruno Nascim
Membro Novato
# out/19
· votar


Warto, mais uma vez, MUITO OBRIGADO!!!
A oportunidade do Juno DS eu perdi, anunciaram e foi vendido muitoo rápido! Mas, estou observando as outras ainda.
Depois da super oportunidade do DS, creio que vou acabar pegando o XPS-10 mesmo.
Já me falaram coisas muito semelhantes ao que você falou sobre casos dele sendo tocado na igreja e gerando belíssimos sons.
Fui na loja, conforme vc me indicou para fazer um "teste final", e gostei muito do que ouvi nele!

Mais uma vez, obrigado!
Suas dicas foram super valiosas na minha decisão, e tenho certeza que têm ajudado a muitos que vem aqui no fórum.

ricardo5
Membro Novato
# out/19
· votar


Ola .... boa noite... preciso da ajuda do senhores: ... Não entendo nada de teclado... meu filho é quem toca ele já tem um m-audio 88key .. algo assim (ele tem 14 anos e gosta muito de tocar e é muito dedicado... ) conversando com ele ele falou que estava economizando a mesada pra comprar um arranjador (rrsrsrs .. vai demorar... )estava pensando em fazer uma surpresa pra ele neste natal ... é possivel conseguiu um teclado arranjador .. por uma faixa de preço de até 2500,00?? (sei que não é muito mas é o que tenho de disponibilidade no momento ) tenho preferencia por algo novo, mas posso comprar um usado ... . sei que não dei muitas informações.. mas é que não quis ficar especulando ela para não perder a surpresa ;) ...agradeço penhoradamente todas as dicas... !!!

Rifuba1986
Membro Novato
# out/19
· votar


Pessoal tô querendo aprender teclado e tô entre um CT K7200 e um CT X3000 ambos por volta de 1.300 reais na OLX. Gostei mais da cara do CT K7200 por conts dos drawbars mas ja li que o som do CT X3000 é diferenciado. Vocês iriam de que? Simples e direto mesmo que tô pra pegar em breve. Uma outra alternativa é trazer um de uma guitar center já que viajo mês que vem. Daí teria que arriscar despachar e detonar o bichin ou trazer na cabine um até 3 ou 4 oitavas. Help me Pliz vlw

warto
Membro Novato
# out/19 · Editado por: warto
· votar


ricardo5,

Tudo joia?
Nesta faixa de valores de até 2500/2700 (os três primeiros estão nessa faixa de preço, os outros um pouco abaixo, mas também são interessantes) seguem algumas opções:

* Korg EK-50
* Yamaha PSR EW-400
* Roland E-X20A
* Casio CTX-5000
* Yamaha PSR E-463

Outras opções também legais, que possuem timbres bons pelo preço deles, mas não se encaixam muito na categoria de arranjadores, mas são interessantes:

* Roland Go Keys
* Roland Go Piano

Se possível o seu filho filtrar essa lista com base em reviews no Youtube e também testar na loja, iria ajudá-lo muito a esclarecer ideias/diferenças e também a definir a escolha.

Boa sorte e boas compras.

warto
Membro Novato
# out/19 · Editado por: warto
· votar


Rifuba1986

Tudo jóia?
Se você estiver pensando apenas em performance, como um controlador para adicionar ao set com vst, teclados menores com 37 ou 32 teclas são interessantes, assim você não perderia notas como pode acontecer em um eventual split num teclado principal.
Se for para estudos, ou até mesmo para performance como teclado principal, recomenda-se ao menos 61 teclas.
Respondendo a sua pergunta, quando foi lançado a linha CTX, ela veio totalmente reformulada para substituir a linha CTK, com novos timbres (nova engine de som), funcionalidades a mais, modernizando a serie e entregando algo legal.
O substituto do CTK-7200 seria diretamente o CTX-5000, mas o CTX-3000 também é interessante pelo valor e é um bom teclado de entrada, para estudos.
Porém ao mesmo tempo em que a linha CTX adicionou novos timbres e funcionalidades, acabou removendo os drawbars que davam uma experiência interessante em teclados arranjadores (que não é comum).
Creio que vale a pena o CTX-3000/CTX-5000 para quem busca um teclado para começar e ficar um bom tempo mesmo, pois tem 61 teclas, teclas sensiveis, conexão para pedal de sustain e outras funcionalidades.
Para maiores detalhes nas diferenças entre CTK-7200 x CTX-5000, veja os reviews da MusicDot em https://www.youtube.com/watch?v=bXTvw5htnXo e https://www.youtube.com/watch?v=yQpJ2rc3cIA
São reviews bem legais.

Boa sorte e boas compras.

Rifuba1986
Membro Novato
# out/19 · Editado por: Rifuba1986
· votar


[i]Tudo joia?
Nesta faixa de valores de até 2500/2700 (os três primeiros estão nessa faixa de preço, os outros um pouco abaixo, mas também são interessantes) seguem algumas opções:

* Korg EK-50
* Yamaha PSR EW-400
* Roland E-X20A
* Casio CTX-5000
* Yamaha PSR E-463


Opa Warto tudo certo?

Cara obrigado pelas dicas demais. Como toco guitarra e violão a muito tempo sou bem criterioso com qualidade de instrumentos (tenho ótimos instrumentos de corda hehe). Dessa forma mesmo sabendo que os CTK e CTX são ótimos pra começar fico me perguntando se não vale gastar umas 500 coletas (que tenho pra gastar) num instrumento um pouco melhor. Nessa faixa de até 500 a 600 dólares numa guitar center da vida o que você compraria? Devo admitir que curto muito uns sons sintetizados com bend e roda de modulação tambem. Vlw novamente muito grato.

warto
Membro Novato
# out/19
· votar


Rifuba1986

Blz?
Acho que você misturou um pouco os posts que coloquei pra você e pro ricardo5.
Pelo que entendi você gostaria de trazer um teclado de US na faixa de 500/600 dolares, com sons sintetizados com bend e modulation, possivelmente 3 ou 4 oitavas, certo?.
Apenas para entender melhor, você busca apenas timbres de lead, timbres de sintetizadores analógicos com aplicações possivelmente pra músicas eletrônica,ou um controlador, ou um sintetizador/workstation?
Dá uma dica de qual sera a aplicação do teclado para podermos indicar opções que possam te ajudar.
E também pesquise sobre como trazer teclados (depende de companhia aérea, peso, tamanho), pois não sei se teclado seria aceito como guitarra/violão como bagagem de mão para levar junto contigo ou se teria que despachar (existem tipos de despacho diferente entre malas comuns ou produtos específicos - também consultar companhia aérea sobre isso).

Aguardamos sua resposta sobre qual a aplicação do teclado, show/performance, estudo, etc.

ricardo5
Membro Novato
# out/19
· votar


Tudo joia?
Nesta faixa de valores de até 2500/2700 (os três primeiros estão nessa faixa de preço, os outros um pouco abaixo, mas também são interessantes) seguem algumas opções:

* Korg EK-50
* Yamaha PSR EW-400
* Roland E-X20A
* Casio CTX-5000
* Yamaha PSR E-463



Muitissimo obrigado... já dei uma olhada aqui ... mas a como falei era pra ser uma surpresa... pra ele mas vou tentar sondar ele o que ele pensa.. pelo que entendi (desculpe sou um zero a esquerda) vou tentar ver tudo que posso primeiro para depois conversar com ele... ... esses arranjadores.. depois tem precisam de software ou algo assim com ritmos e sons que são inseridos via pendrive é isso? se sim existe uma compatibilidade ... ou cada marca é um tipo de software diferente. .. ? desculpe muito grato pela atenção...

Rifuba1986
Membro Novato
# out/19
· votar


Acho que você misturou um pouco os posts que coloquei pra você e pro ricardo5.
Pelo que entendi você gostaria de trazer um teclado de US na faixa de 500/600 dolares, com sons sintetizados com bend e modulation, possivelmente 3 ou 4 oitavas, certo?.
Apenas para entender melhor, você busca apenas timbres de lead, timbres de sintetizadores analógicos com aplicações possivelmente pra músicas eletrônica,ou um controlador, ou um sintetizador/workstation?
Dá uma dica de qual sera a aplicação do teclado para podermos indicar opções que possam te ajudar.
E também pesquise sobre como trazer teclados (depende de companhia aérea, peso, tamanho), pois não sei se teclado seria aceito como guitarra/violão como bagagem de mão para levar junto contigo ou se teria que despachar (existem tipos de despacho diferente entre malas comuns ou produtos específicos - também consultar companhia aérea sobre isso).

Aguardamos sua resposta sobre qual a aplicação do teclado, show/performance, estudo, etc.

[i]Blz?
Acho que você misturou um pouco os posts que coloquei pra você e pro ricardo5.
Pelo que entendi você gostaria de trazer um teclado de US na faixa de 500/600 dolares, com sons sintetizados com bend e modulation, possivelmente 3 ou 4 oitavas, certo?.
...

Warto boa noite tudo certo?

Cara confundi mesmo as coisas foi mal rs. Sempre li o for um mas nunca cheguei a perguntar nada ainda me perco hehe. Bom a ideia é aprender maaaas curto muito uns timbres sintetizados puxando pro Rock progressivo e psicodélico então ter um teclado com o Bend e modulação com a possibilidade de ter uns sons tipo os do mellotron etc seria ideal. Pensei em comprar antes de viajar mas como vou visitar uma guitar center acho que dá pra ver o que tem lá e tentar ver a possibilidade de trazer. Vou com pouca coisa numa mochila só então despacharia o teclado como única mala.

Já li posts aqui sobre despacho de mala e instrumentos etc. Vou pela Copa Airlines e acho que teria que comprar um case pra trazer um teclado de 5 oitavas (por enquanto desisti de sintetizadores mas quando decidir comprar um já sei qual pegarem, um studiologic sledge). Queria saber se num valor até uns 700 dólares seria melhor já ir pra um workstation desses da Korg ou Roland ou melhor ficar num bom arranjador tipo um Yamaha S670 S970 etc.

Outra coisa, todos os sintetizadores precisam de um programa pra funcionar? Existe algum que só precisa de um fone ou caixa pra funcionar? Ou os que ptecisam de programas e computadpr são SOMENTE os controladores e os sintetizadores não precisam? Resumindo, todos os synths precisam de um software?

Nessa faixa de até 750 700 dólares qual teclado você pegaria? Como disse quero aprender e não precisar trocar de instrumento por no minino una 7 anos.

Obrigado pelas respostas e me chamo Ricardo como o colega aí acho que por isso me confundi hehe abs

homemsemsobrenome
Membro Novato
# out/19
· votar


Pessoas, uma dúvida: eu gosto de tocar sentado, porém não na altura do chão. Existe alguma alternativa de banco nesse sentido? Um banco que possa ser ajustado para tocar "quase de pé"?

warto
Membro Novato
# out/19 · Editado por: warto
· votar


ricardo5,

Tudo joia?
Diferentemente dos controladores como o M-Audio 88 que seu filho utiliza, arranjadores já são teclados "prontos", basta ligar que eles já funcionam, e pode sair tocando, escolhendo timbres, ritmos, etc.
Sobre softwares, normalmente pode vir algum programa para adicionar novos ritmos, ou até mesmo programas que trazem funcionalidades novas que não tem no teclado como DAW (Cubase, Reaper, etc).
Agora vou tentar resumir um pouco sobre teclados arranjadores.

O que teclados arranjadores não são:
* Teclados exclusivamente de iniciantes: infelizmente eles são tachados como teclados exclusivos para iniciante, devido a acessibilidade de preço em comparação com sintetizadores, workstations entre outros. Normalmente um teclado arranjador entry-level (iniciante) é muito mais barato que um sintetizador ou workstation entry-level. Mas seus preços podem variar entre 300/350 reais até 30.000 reais (Yamaha Genos).
* Teclados exclusivamente para tocar sozinho: os arranjadores também são tachados como teclados para se tocar sozinho (explicarei mais pra frente o porquê). Mas como qualquer outro teclado, possuem timbres, e podem ser tocados a qualquer momento em banda, sozinho.
* Inclusive o Frank Aguiar utiliza vários arranjadores em seus shows.

O que torna os teclados arranjadores diferente dos outros:
* Timbres - como o foco destes teclados não é criar, editar e customizar timbres, eles oferecerão uma capacidade de customização pequena (ou quase nula) em relação a sintetizadores e workstations. Mas isso não quer dizer que os timbres deles são ruins, mas não terão a qualidade que se espera dos sintetizadores. Mas conforme este teclado vai subindo de preço, seus timbres por consequência terão "mais peso" e poderão ter mais possibilidades de customização.
* Ritmos - este é o principal foco destes teclados, oferecer ferramentas para os músicos "arranjarem" suas músicas. Desde ritmos simples com apenas um kit de baterias enquanto o tecladista toca sua performance, mas também até uma banda completa, com diversos instrumentos executados nos ritmos enquanto a musica é tocada pelo tecladista.
* Auto-acompanhamento - uma categoria de ritmo enquanto o tecladista faz a performance na mão direita executando uma linha melódica, um riff ou outra execução em qualquer timbre, na mão esquerda ele faz os acordes (posição das cifras) e o teclado "arranja" oferecendo uma banda previamente definida no "Style"/"Song" (varia a nomenclatura conforme marca) que o tecladista escolheu.
* Transições na música - são funcionalidades geralmente uma em cada botão/fader separadas para executar transições/mudanças na música como introdução, passagens de ponte, finalização, etc.
* Importação de ritmos - o tecladista pode carregar no seu teclado ritmos novos do site do fabricante, ritmos comprados na internet (mas que devem ser do modelo do teclado).
* Sequenciador - dependendo do arranjador (normalmente arranjadores a partir de +- 3000 reais), um sequenciador pode estar presente para o tecladista fazer suas criações com diversos timbres diferentes, criando/executando uma música com vários instrumentos tocados em faixas diferentes pelo próprio tecladista formando uma música com banda completa sem o auto-acompanhamento.

E como vai ser surpresa, te recomendo a ver o máximo de videos explicativos no Youtube sobre os modelos sugeridos (ou outros que você achar), e também conforme você for conversando com seu filho, para filtrar a escolha baseada nas expectativas do seu filho quanto a um arranjador e nas informações encontradas nos vídeos.

Boa sorte nas compras.

warto
Membro Novato
# out/19 · Editado por: warto
· votar


Rifuba1986,

Tudo joia?
Então como você disse que utilizará o teclado para estudos, é recomendado ao menos um teclado de 61 teclas, que possibilitará estudo e prática de musicas desde eruditas (haverá exceções que faltarão notas graves ou agudas) até musicas populares (rock, pop, blues, jazz, etc).
Sobre controladores, eles são teclados que controlarão fontes sonoras externas como VST em computadores, módulos, então eles não possuem sons, você sempre precisará conectá-los a um gerador de som.
Sobre sintetizadores existem os analógicos como você citou Studiologic Sledge que são focados em timbres "analógicos" como leads, e os digitais que são teclados com diferentes tipos de timbres como piano, cordas, organ, lead, pad e outros.
O foco dos sintetizadores é prover ao musico formas de ondas que serão manipuladas para criar novos sons, ou até mesmo misturar timbres (layers) e adicionar mais de um timbre em grupos de notas (splits).
Como sintetizadores possuem fonte sonoras, basta ligá-los a uma caixa, cubo, fone, mesa de som.
Workstations basicamente são sintetizadores digitais com sequenciadores.
Arranjadores fiz uma breve explicação no post anterior.
Abaixo segue uma lista de sugestões entre 700/800 dólares de arranjadores , sintetizadores e workstation, que servirão tanto para estudo e performances (inclusive Rock progressivo e Psicodélico, mas workstation/synth serão mais flexíveis para este estilo em virtude da possibilidade de edição dos timbres):

Arranjadores:
* Yamaha PSR-S670
* Korg PA300
* Roland BK-3

Sintetizadores:
* Yamaha MX

Workstation
* Roland Juno DS
* Korg Kross 2

Espero ter ajudado e boas compras.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial para quem quer comprar um teclado/controlador/sintetizador e precisa de ajuda