Tecladistas sem motivação

Autor Mensagem
SamplerMan
Veterano
# ago/10


recentemente em conversas com 2 amigos tecladistas chegamos a um ponto de discussão bastante interessante

Tecladistas com e sem motivação

tecladista que cresce com uma motivação: no meu caso eu tenho MUITOS discos do rick wakeman e não que eu queira ser como ele um dia, mas pelo menos chegar no nivel tecnico dele eu sonho em estar, isso me faz treinar cada dia mais pra ser um músico melhor

Tecladista que cresce sem motivação no meu ponto de vista não tem aquele tesão pela música, auqela vontade de tocar e acabam se tornando tecladistas copy/paste

o que acham? explanem suas opiniões meus caros...

viktor 999
Veterano
# ago/10
· votar


geralmente tecladistas sem motivação são aqueles que já são mais velhos e não fizeram nada demais e aqueles que não confiam no próprio taco.mas tem suas exeção

fernando tecladista
Veterano
# ago/10
· votar


quando se tem 15...16... 18... você tem muitos sonhos e não levou tanta paulada na vida
você ainda sonha em ter a sua banda dos sonhos e tocar por ai, a banda ficar famosa e acha que quando chegar no maximo 22 a banda estará em turnê pelo brasil, cd gravado e tocando na tv

nessa você passa os 22, 23.... e nada muda, chega nos 25... e começa ver que a linha que você traçou esta cada vez mais longe e quando se tem uns 27 você ve umas bandinhas novas surgindo com músicos mais novos e nessa você sente que perdeu o bonde
nessa fase você começa ver que seus amigos músicos a maioria casou e largou tudo
então você acaba desanimando

pomtwo
Veterano
# ago/10
· votar


fernando tecladista falou tudo meu caro ..

nem sempre a motivaçao faz parte de nos mesmo... as vezes quem te motivava era o guitarrista , mas ele parou .. ou as vezes o baixista ,mas ele vendeu o baixo e comprou uma moto ou o baterista que casou e vendeu a batera pra compra o leite do moleque

mas a maior motivaçao de todas eh vc , ter certeza que enquanto durou vc tava ali de pe, fazendo a sua musica .. ou seja sendo capaz .. isso sim eh uma motivaçao e tanto pra que hj vc toque sabendo que amanha, vc vai olhar pra tras e dizer eu tambem fiz musica .. so nao fiz sucesso

Gus79
Veterano
# ago/10
· votar


Cara, eu acho isso de fazer sucesso tao relativo...

pra mim, ter prazer de tocar e' ter sucesso.

uma coisa e' ter sucesso, outra e' ficar famoso.

eu casei, tenho meu trabalho "serio", sustento minha casa, mas ainda tenho muito prazer de tocar com os caras, entao considero o que faco um sucesso, embora nao seja famoso.

eu acho que quem desmotiva e' porque tinha uma expectativa grande demais quanto a ficar famoso, e achava isso mais importante ate do que o prazer de fazer musica. como eu gosto de fazer musica e nao tenho ilusoes quanto a fucar famoso, isso nao pode me desmotivar!

R Santiago
Veterano
# ago/10 · Editado por: R Santiago
· votar


Como o Fernando falou, quando se tem 16 ou 17 vc quer ser o maior. Lembro que quando comecei a tocar em banda há 16 anos queria ser tão famoso quanto os Beatles kkkkkkk
Na época estava aquele revival do Anthology e todo mundo empolgado em formar uma banda. Logo depois veio o sucesso meteórico dos Mamonas e acho grande parte da molecada da época pensou: Se eles podem a gente pode... Porém as coisas não acontecem bem como a gente sonha... Aos poucos as minhas "pretensões" rss foram diminuindo e principalmente mudando e minhas motivações oscilando. Cheguei a pensar em parar devido á vários stress com pessoas e situações... Porém a música está no meu sangue e principalmente no meu coração. :))
Hoje em dia minha motivação é trabalhar em alguns projetos e manter ter uma agenda de shows, tocar com pessoas bacanas e ganhar uma grana que de para complementar meu salário e poder educar minha filha e esposa com dignidade. Esse objetivo que tracei está me motivando cada vez mais, pois tenho a oportunidade de ter minha família sempre por perto e meus momentos de tranqüilidade e ao mesmo tempo não deixo de estar tocando com certa freqüência. Acho que estou fazendo sucesso! :))
Talvez se tivesse tentado desesperadamente o "sucesso propriamente dito" não teria conseguido nenhuma coisa nem outra...
Enfim... é um tema interessante para debate :))

tiago scott
Veterano
# ago/10
· votar


Isso é muito relativo.

O que eu acho é que você deve traçar objetivos e procurar ao máximo alcança-los. Meu exemplo é simples, estudei em conservatório dos 13 aos 19 anos, depois estudei cerca de mais 2 a 3 anos com um ótimo maestro e alguns grandes tecladistas aqui em SP onde fiz algumas aulas free, como o Leandro Cabral que já fez turnê com o ED Motta. Consegui aquilo que tanto queria, um bom nível técnico próximo dos caras que tenho como referência: Rafael Vernet, Cesar Camargo, o próprio Leandro, e ter conhecimento jazzistico e de MPB ao piano. Como resultado disso apareceram oportunidades de gravar com várias bandas, gravar algumas faixas em stúdio, conhecer pessoalmente alguns caras muito bons como Erick escobar, Walmir Gil, Fábio Fonseca etc.

Essa questão de fama é muito peculiar, pois por exemplo através de vários trabalhos já consegui fazer vários free com a galera do meio gospel no qual atuo, como Maurílio Santos, Soraya, Robson Nascimento etc. E hoje estou na ativa com um cara que está lançando um CD no meio gospel e sempre estou excursionando por várias cidades de SP e até algumas do Rio, Paraná etc mas sempre de sexta a domingo, por que tenho um trabalho fixo. Por que sinceramente pelo menos no meio gospel viver de música não rola. Você fazum evento, determinado cantor fecha um cachê de 3 a 5 mil, aí vem esse cantor FAMOSO e quer te pagar de 50 a 100 reais, vá a merda. No secular você tira uns 250,00 pelo menos aqui em SP, então acho muito mais vantajoso trabalhar no setor de Marketing e tirar um salário alto perto do que a música oferece hoje. Música não é sonho, é realidade e viver dela hoje exige mais do que talento e sim expertise.

marcusVinicius
Veterano
# ago/10
· votar


É... essa discussão é boa...

Entre o ficar famoso e ter sucesso - como foi comentado aí, vejo mais o lado de conseguir sustentar a família com a música. Quantos daqui trabalham exclusivamente com música? Quantos poderiam fazer isso?

Outro dia olhando no Mercado Livre, achei um cara que vende vinhetas por R$50!!!!! Gente, 50 pilas...

Quem daqui nunca pensou: puxa vida, esse cara é ruim mesmo e está tocando no Brasil inteiro e fazendo a vida... porque eu tenho que trabalhar como isso ou aquilo ao invés de ser músico?

Cada um tem uma resposta para esta questão; a minha é simples: meus pais achavam ser mais importante eu estudar (escola, faculdade) do que ter instrumentos bons ou ir para escola de música... sem julgamentos, eles fizeram o que acreditavam. Agora eu tenho a chance de fazer diferente com meus filhos.

Bom, minha mensagem no final é a seguinte: estou beirando os 40 e não posso reclamar da minha atividade principal mas nunca vou deixar de estar envolvido com projetos musicais, bandas, gravações... ou seja, o envolvimento com o mundo musical vai existir sempre.

Como disse R Santiago: tá no sangue! Sem isso o cara tá morto. Essa é minha motivação.

El_Cabong
Veterano
# ago/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Pois é.
Depois de um certo tempo, você se casa, e já tem que sustentar a familia, filhos chegando e tudo o mais, pouquíssimos conseguem sobreviver só da música.
Não sobreviver só da música, ter uma banda e tocar só nas horas vagas, acho que é válido!!
Eu por exemplo tenho meu emprego, e graças a ele eu consigo sustentar a familia, e ainda pude graças a ele adquirir meus instrumentos.
Hoje eu tenho vários instrumentos de cordas bons, e o meu teclado é um Yamaha Motif XS7. Se eu vivesse só da música com certeza não poderia comprar estes instrumentos e teria no máximo um PSRzinho para iniciante.

apaixonados por teclado
Veterano
# ago/10
· votar


galera eu não sonho em tocar com grandes nomes da musica não...eu tenho um sonho de montar minha loja de equipamentos de audio profissional e viver de musica nem que seja assim e quando ficar mais velho montar uma banda de instrumental e ser feliz....
minha motivação é Jesus simplesmente Ele é quem me faz pensar em ficar cada dia melhor na musica, também há pessoas que eu vejo que toca muito me incentiva a cada dia mais estudar também.
como o fernando tecladista disse é a real os caras vão ficando mais velhos não querem saber mais, talvez o outro trabalho a familia enfim, muitas coisas tiram esse tempo que até em tão quando eram moços tinha...ai ver uma bandinhas feias, ridículas que surgem do nada acabam achando que passou da idade....mas as vezes nem sempre é a verdade....

dgsoul
Veterano
# ago/10
· votar


apaixonados por teclado
minha motivação é Jesus simplesmente Ele é quem me faz pensar em ficar cada dia melhor na musica, também há pessoas que eu vejo que toca muito me incentiva a cada dia mais estudar também. (2).


Cara, independente da religião, eu por exemplo, quero comprar um PC3X principalmente pra Louvar a Deus! Lógicamente que se Deus conceder que eu monte uma banda e possamos viver da música e sermos bem-sucedidos nisso, Amém irmão!!! Mas a minha motivação é agradar a Deus com minha música (e acho que é a única coisa que consigo fazer que agrada ao meu Deus, porque se for olhar no geral, não sou digno nem ser notado!)


Importa que eu diminua para que Deus cresça em mim!!!



Olhando para nossos irmãos (humanos), minha admiração é totalmente eclética: Vai de Ed Motta a Jordan Rudess, desde Rafael Vernet a Hancock (pô, tinha gente que achava que o cara ou tinha viajado ou tinha alguma doença de cama, porque o cara estudava praticamente 10 horas por dia para aprimorar a prática).


Comecei tarde demais na música (14 anos) mas não penso em parar nenhum segundo.

Como Lafayette disse :

"Eu Não me vejo sem a música!!!"



SamplerMan
Veterano
# ago/10
· votar


pessoal, o tópico tomou outro rumo hehehe

eu quis dizer o seguinte:

que tecladistas que têm um ídolo eles sentem mais "necessidade" de treinar ou de se aprimorar do que aqueles tecladistas que tocam por tocar e não tem nenhum ídolo em especial, mas fico feliz que o tópico tenha ido nesse sentido, enfim o que acham? ter um ídolo influencia na qualidade do músico?

apaixonados por teclado
cara, voce percebeu o sentido do tópico, voce falow Jesus é quem me motiva, no meu caso é diferente, por ser ateu...

pra mim Tuomas Holopainen em composição e Rick wakeman em técnica feeling e harmonia...

gustavocp
Veterano
# ago/10
· votar


Eu tenho ídolos, tento soar às vezes como eles... sim... confesso.
Algumas frases, licks, formas de comping, acordes. Até indiretamente eu acabo tocando aquilo que eu mais ouço...

Mas, o que me desmotiva mais do que tudo, é o fato de não conseguir achar músicos que gostem do mesmo estilo que eu pra tocar.
Isso sim me deixa frustrado.

fernando tecladista
Veterano
# ago/10
· votar


um ídolo é um ponto de referencia, rick wakeman, jarre e vangelis são otimos, eu no meu caso pensava muito com 16 em ser igual a estes caras e como comentei, passa o tempo e sua realidade não está proxima do que você sonhou, nessa até o ídolo perde a graça, talvez porque você fica mais velho e nota que o cara é otimo mas não era tudo aquilo que você pensava que era, wakeman e jarre já pediram desculpas por certos trabalhos, vangelis depois do 1492 fez mais uma duzia de cds iguais
se o cara que era tua referencia e mudou o rumo..... pra onde eu corro?

hoje meus pontos de referencias tem mais músicos, estava doido pra assistir o yanni em sp, mas tá caro, o interessante é que eu não curto muito ele

----------------------
mas tem uns conhecidos meus que não entendo, não conhece nenhum dos caras acima, não conhece quem foi o robert moog, não escuta nem richard clayderman, nem frank aguiar, nem qual o teclado da moda, nem faz ideia do que é um sampler, sintese, recursos de arranjador, odeia mpb.... não tem queda por anos 80, não conhece bach, beethoven... (tudo isso que falei em uma pessoa só) não entendo o que fez o cara aprender a tocar teclado

SamplerMan
Veterano
# ago/10
· votar


fernando tecladista

foi exatamente isso o que estávamos discutindo, no meu caso, eu me influencio nele e tal, mas no final das contas acho isso é interessante pra se criar um estilo próprio pois você agrega todas essas influencias, mais as suas e cria algo totalmente novo, totalmente seu e que a meu ver o faz destacar em algum aspecto (composição, harmonia, técnica)

MUITOS acredite, MUITOS tecladistas aqui na bahia com os primeiros 8000 reais que ganham compram um PA50 ou PA 500 pra ficar trocando de acorde com a mão esquerda e fazer uma subidinha de escala com brass pra encher...

e não sabem nada do que voce citou acima, acabe se tornando um músico pobre de conhecimento...

Gus79
Veterano
# ago/10
· votar


Triste, muito triste...

Pra mim, não são músicos. São pessoas que aprenderam a fazer acordes em teclado. É completamente diferente.

tecladoprofusao
Veterano
# ago/10
· votar


Olha... Olhando pelo ponto de vista do SamplerMan, eu concordo. Acho que ter alguém como referência de perfeição ajuda muito o músico a focar no que quer, no estilo que quer desenvolver, logo o aprendizado é mais rápido.

R Santiago
Veterano
# ago/10
· votar


SamplerMan

Blz! Respondendo ao que se refere o tópico rsss
Bem, quando comecei a tocar em bandas, (antes estudei piano e a minha referencia sempre foi meu pai que é pianista e me passou muitas dicas de harmonia e arpegios), minhas referencias foram:

Freddy Mercury (Queen): em relação ao piano acústico
Billy Preston: Fender Rhodes, principalmente no disco Let it Be dos Beatles
Rick Wackeman: Moogs, Clavinetes e Mellotron
Jonh Lord: Hammond

Ouvindo o trabalho desses caras tive uma grande motivação em querer fazer algo parecido com o que eles fizeram. Isso ajudou a construir a minha forma de tocar e também estudar meus teclados. Até hoje, passados mais de 15 anos, ainda ouço esses artistas e muitos outros e sempre tiro alguma nova lição.

apaixonados por teclado
Veterano
# ago/10
· votar


SamplerMan
cara, voce percebeu o sentido do tópico, voce falow Jesus é quem me motiva, no meu caso é diferente, por ser ateu...


nada a haver cara, vc criou um tópico de tecladista com ou sem motivação....
então eu apenas quis dizer quem é minha motivação é Jesus, Ele é quem me inspirara a tocar cada dia mais, porque se não fosse pra Ele eu não queria nem tocar, pra mim não fazeria sentido nenhum, nada a haver com religião também ... isso não me impede de ver uns caras bons tocar e não querer ser melhor melhor que eles, isso também é uma motivação, ver Chick corea tocar e desejar ser melhor que ele... mas á minha maior motivação é JESUS...

grande abraço!

dgsoul


Importa que eu diminua para que Deus cresça em mim!!!²
falou tudo!!!


Olhando para nossos irmãos (humanos), minha admiração é totalmente eclética: Vai de Ed Motta a Jordan Rudess, desde Rafael Vernet a Hancock (

eu também cara curto muito Ed motta, Djavan, João Alexandre, Milton Nascimento, enfim, essa galera da MPB...
mas é igual eu falei acima minha maior motivação é Jesus, mas eu também ouço uns caras assim que me dão uma motivação...
grande abraço amigo!

dgsoul
Veterano
# ago/10
· votar


É, SamplerMan

Quando você fala:o que acham? explanem suas opiniões meus caros..., não espere ouvir aquilo que vc acha (na sua concepção) que é coerente ou não.


Tanto eu quanto o apaixonados por teclado e muitos outros inclusive aki no FCC-T, buscam aprimorar suas técnicas tendo como motivação maior Jesus, é Ele quem queremos agradar com nosso Louvor.

Bom, isso é nossa motivação.


Músico sem motivação tbm existe no nosso meio (Gospel), são os famosos "músicos por hobby".

Eu tenho um amigo que já foi um exelente "violonista em ascenção", mas priorizou outras coisas (trabalho, mulheres, lazer, facilidades). O resultado foi: um músico estagnado aos seus 22 anos.

Hoje de vez em quando eu chamo ele pra um Jam (ele no baixo) , mas é muito difícil harmonizar a banda improvisada por conta da falta de feeling, falta de conhecimento do Campo Harmonico (tipo, fica olhando minha mão esquerda pra saber o que colocar no baixo, se eu faço algumas firulas ele se perde, é lamentável). Mas sempre estou dando uma força pra ele (e olha que foi ele quem me apresentou ao teclado, hein). Ele tbm tem um ótimo ouvido musical.

O irmão dele fala que se ele tivesse se dedicado (partitura, tablatura, exercícios, aulas) hoje seria um grande músico gospel (ele tem bastant contato com "os caras" do meio).

Agora, tanto pra Crentes e Não Crentes eu quero deixar uma frase que tbm me motiva muito...

"Se você quer ser melhor do que alguém, seja melhor do que você é hoje!!!"

Viva essa frase todos os dias e verá a recompensa.


Independente do que acreditam ou não, quero que saibam que curto pra caramba cada um aki do FCC-T e dizer que essa foi minha humilde opnião, aceito toda e qualquer discordância desde que sejam sadia!!!


Abrçs a todos!!!



Obs:Já pararam pra pensar porque todo mundo (inclusive eu) que participam de um fórum ou nos comentários do YouTube sempre querem estar com a Razão Maior?!

Gus79
Veterano
# ago/10
· votar


obvio, cara, se alguem posta algo, e' porque ache que esta certo, se achasse estar errado nao postava, ue'.

tiago scott
Veterano
# ago/10
· votar


Galera, na boa boa.

Sou músico, cresci na igreja e tenho como objetivo louvar o Senhor e procurar ao máximo viver de música, no meio gospel. mas não entendo essas explicações de "minha motivação é Jesus" !!!
Sinceramente acredito que Deus nos dá inteligência e saúde para procurarmos nos aprimorar seja no estudo de teclado ou qualquer outra ciência. Mas Deus não se mortaliza para nos monstrar o que estudar, ou que aprimorar, então ele deixou os homens, uns com mais talento outros com menos, independente de eu usar meu talento para o senhor ou não, a questão de se aprimorar está muito mais ligada a esforço pessoal. Então o resultado do meu esforço é louvar o senhor, porém o norte de meu estudo é chegar próximo ao nível técnico de homens (como Cesar Camargo, Hancock, Sample etc.

caioscattini
Veterano
# ago/10
· votar


Fico feliz em saber que grandes foristas aqui louvam ao Senhor com seus dons.

Música é arte, e arte é muito mais transpiração que conhecimento.

Uma grande verdade é que o afinco à busca tecnológica e técnica afasta o artista da transpiração, onde estas na verdade deveriam ser apenas meios de transmissão daquela.

Ter Jesus como motivação é, em outras palavras, fazer tudo para glória daquele que nos chamou. É muito bom ter um dom e usá-lo de todo coração para Deus, no meio de seu povo!

O artista sem fé é vazio, fala só do que os olhos vêem. Muitas vezes nem concorda com o que canta/ toca.

Mas...tocar e cantar aquilo que você ama...não há nada igual!

A música não é finalidade em si mesma..sempre traz consigo uma mensagem. Qual é a tua?

Egoísmo, isolamento e individualidade trazem desmotivação.

Pa

gustavocp
Veterano
# ago/10
· votar


e pensar que esse tópico tava ficando legal...

:/

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# ago/10
· votar


Opa. Eu as vezes penso nisso, não persigo ninguém tecnicamente falando, praticamente não sei o nome de nenhum tecladista famoso, não conheço seus estilos... Em contrapartida, sou apaixonado por música, por som, por coisas que acho legal, traduzindo, não tenho um norte... Se ouço um zé mané executando uma progressão harmônica bonita, tento fazer,uma escala, tento fazer tbm, tocando em um compasso louco, tento tbm.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# ago/10
· votar


tiago scott
tiago scott
Sou músico, cresci na igreja e tenho como objetivo louvar o Senhor e procurar ao máximo viver de música, no meio gospel. mas não entendo essas explicações de "minha motivação é Jesus" !!!
Sinceramente acredito que Deus nos dá inteligência e saúde para procurarmos nos aprimorar seja no estudo de teclado ou qualquer outra ciência. Mas Deus não se mortaliza para nos monstrar o que estudar, ou que aprimorar, então ele deixou os homens, uns com mais talento outros com menos, independente de eu usar meu talento para o senhor ou não, a questão de se aprimorar está muito mais ligada a esforço pessoal. Então o resultado do meu esforço é louvar o senhor, porém o norte de meu estudo é chegar próximo ao nível técnico de homens (como Cesar Camargo, Hancock, Sample etc.


"por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?" - psicologia da motivação segundo a wikipedia, acho que é por aí, ele estuda e tals, pq a motivação dele é Jesus, e lógico q ele sabe que vai aprender com os melhores pra apresentar o melhor. Assim como, pra alguns a motivação é ficar rico com a música, outros ficar famoso e assim por diante.

SamplerMan
Veterano
# ago/10
· votar


opa pessoal, o trabalho quase não me deixa logar, então seguem respostas:

tecladoprofusao
eu deveria ter escrito isso quando escrevi o topico, voce foi 10...


apaixonados por teclado
louvável sua inspiração por jesus, ele é um cara que te motiva a tocar sempre melhor e mais perfeitamente possível não é? é isso que queria escutar da galera, seja lá quem for que te inspire, tenho profundo respeito por todas as religiões, eu só quis frizar que não sigo religião!

Independente do que acreditam ou não, quero que saibam que curto pra caramba cada um aki do FCC-T e dizer que essa foi minha humilde opnião, aceito toda e qualquer discordância desde que sejam sadia!!!

Também acho a mesma coisa!

caioscattini
O artista sem fé é vazio, fala só do que os olhos vêem. Muitas vezes nem concorda com o que canta/ toca.

discordo cara, eu sinto cada compasso de cada música que toco, e tenho plena convição do que isso traz/trouxe, a música me rege, ela já praticamente me curou de uma sindrome do panico e uma possível depressão, porqeu soube que poderia transpor a minha alma naquele instrumento e assim fazer outras pessoas felizes, saber que eu tinha algo dentro de mim...

gustavocp
o tópico tá legal e me desculpa por ter posto religião no meio..


Carlos_Souza_Jr
concorda que mesmo que seja um zé ninguem, esse cara te trouxe algo de novo? algo que complementou você como tecladista? te fez aprender algo novo? isso é um norte! não importa se o cara é famoso...

XD..

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# ago/10
· votar


SamplerMan
concorda que mesmo que seja um zé ninguem, esse cara te trouxe algo de novo? algo que complementou você como tecladista? te fez aprender algo novo? isso é um norte! não importa se o cara é famoso...

Não cara, eu ñ tenho a mínima intenção de copiar todo o estilo dele. Entende? eu nem passo a seguir o cara, a procurar coisas na net sobre ele em específico. Meu norte acaba por ser a música eclética e de qualidade. Ouço tudo, tudo mesmo.

caioscattini
Veterano
# ago/10
· votar


SamplerMan
ela já praticamente me curou de uma sindrome do panico e uma possível depressão, porqeu soube que poderia transpor a minha alma naquele instrumento e assim fazer outras pessoas felizes, saber que eu tinha algo dentro de mim...

Tem algo de fé escondido nisso.

dgsoul
Veterano
# ago/10 · Editado por: dgsoul
· votar


caioscattini


Aleluia irmão, rsrsrsrsrs!!!

Brincadeiras a parte, mas isso que o samplerman escreveu é uma verdade:


A música (Autor desconhecido).


A música é uma das setes artes liberais. Procede do grego "musa" que significa inspiração, poesia, harmonia e encanto.

[a música] ...não só acalma, ameniza, conforma, como também pode curar certos tipo nervosos e ajuda na cura de processos orgânicos.


...A música é um fenômeno Universal, uma liguagem que todos entendem. É o traço de União entre os Povos...



Texto Completo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladistas sem motivação