Bandas sem tecladistas, está virando moda

Autor Mensagem
Theo22
Veterano
# jun/05


Galera profissional / iniciantes que toca em banda com sintetizadores e ou workstations, galera solo com seus Arranjadores/Workstation, por favor, vamos discutir e colocar opiniões sobre alguns fatos.

O que vcs acham dessas bandas que não usam mais tecladistas? Como Nirvana, Iron Maiden e uma porção de outras.
Na cidade que moro, agora deu pra isso, é banda de garagem pra todos os lados que não tem tecladista, é só vocal, guitarra, baixo e bateria, a galera toda pula com aquele som de metal. E olha um comentário: A banda era boa, agora inventaram de por um tecladista e mudou tudo; um carinha de 17 anos falou isso.

O pessoal abriu mais uma banda e falei, pô, eu toco teclado me coloquem aí, o cara foi logo dizendo, não o lance é algo tipo Nirvana, sei lá o que mais.

Não curto muito essas músicas, pq busco sempre nas músicas bons arranjos de teclado, e o que tem de música com a parte de teclados fraca...

No Brasil o que mais curto é Jota-Quest, único com o seu Hammond nas músicas gravadas em MTV ao vivo, pianos bem colocados, pads e synths. Grande Márcio comanda as teclas.
Fora do Brasil, acho que em primeiro lugar o Symphony X, que tem uns lances legais também.

Então, está acontecendo isso também pelo Brasil afora? Que onda é essa de tirar teclado, não se ver mais nem nas bandas que passam no Jornal Hoje, alguma com tecladistas.

Depois que começou a aparecer algo como CPM22, e outros internacionais, isso ficou mais forte.

Ainda bem que temos reagge, blues, rock-pop, rock, jazz, entre mais gêneros musicais com boas músicas e que necessitam de bons tecladistas.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jun/05
· votar


Primeiro lugar, muito menos gente toca teclado do que baixo, bateria e principalmente guitarra. Afinal, um teclado chulé é mais caro, e à primeira vista pra um adolescente que tá começando e ainda escolhendo o seu instrumento, não é "cool", não tem "sex appeal" pra pegar mulher tocando em banda.

Portanto, só por isso já fica mais difícil uma banda que começa ter um tecladista na sua formação. Consequentemente, a população acaba levando goela abaixo coisas como Blink 182 e Charlie Brown Jr como sinônimo de "rock e atitude".

E tudo isso acaba virando uma bola de neve. Vão surgir novos Keith Emersons empurrando um hammond de 200kg pelo palco, tocando pra caralho e inspirando as gerações seguintes? Acho difícil.

Mas não acho difícil que a galera que já está levando um som nos teclados de bandas por aí mostre mais atitude, se imponha, vá contra o desaparecimento do nosso instrumento no rock. Ter uma atitude passiva, se contentando em ficar no fundo do palco fazendo pads pro guitarrista solar só contribui pra esse pensamento de que teclas são dispensáveis.

Tenha bom senso. Tenha referências do que fazer e do que principalmente não fazer. Para isso, mais importante do que passar anos em um conservatório é ouvir boas bandas (dentro e fora do seu estilo) com tecladistas, que timbres eles usam, como eles colocam os teclados nos arranjos das bandas e etc.

As boas bandas com tecladistas não sumiram não. Elas apenas deram um tempo.

Durval Dellê
Veterano
# jun/05
· votar


Fala Mr_Mojo_Rising

Concordo plenamente com seu pensamento.

Theo22, você não deve pensar no que o outro tá fazendo, e sim no que você quer fazer, não é essa pessoa que escolhe se dar bem, é o público, e o público ao meu ver, não escolhe uma banda pq ela tem ou não tecladista, mas sim se gosta da musica, do estilo, enfim, portanto fique tranquilo, trabalhe, corra atras do seu objetivo......... as bandas sem teclas terão seus espaços, sempre, e tem muita banda boa sem teclado, vem do estílo de cada um.


E sobre os orgãos, o Mr_Mojo_Rising até me complementou outro dia..... mas não é o Jota Quest que tem um puta orgão........ escute o CD do Nando Reis e os Infernais!!

Abraço!!

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


não se preocupem, sempre tem o arrocha pra salvar a situação.

gustavorino
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22

eu acho que nao eh questao de MODA nao ter tecladista.. mas eh que é muito dificil achar tecladistas.. entao a maioria das bandas gostaria de teclados.. mas nao tem.. entao elas se criam tocando musica sem teclados.. e acabam ficando famosas.. e continuam sem tecladista..

dutcl
Veterano
# jun/05
· votar


muita gente nao valoriza o tecladistapor isso..eu acho....o tecladista aprece quando ele esta sozinho e mostra todas as suas abilidades...em banda ele so faz base...de nvez em qundo faz algum solo...mais ninguem..fa aquele alvorosso quendo o guitarrista faz um solo....posso estar errrado ...mais essa a minha opiniao!!1

folow ae!!!!

dutcl
Veterano
# jun/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
tb concordo com vc!!!

ROTTA
Veterano
# jun/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Theo22 e demais colegas.

Penso que a origem disto pode estar na evolução do pop e do rock, tido como os estilos mais populares quando falamos de bandas (de garagem ou não). Na década de 50, quando o rhythm & blues e o próprio blues estavam inspirando o início do rock n' roll, ainda era comum ver pianos no palco, pois o instrumento era comum nos estilos anteriores. Elvis Presley, por exemplo, sempre usou piano em seus arranjos. Os Beatles, apesar de terem começado usando pouco de teclas, posteriormente incorporaram de vez o piano, rhodes, mellotrons e órgãos às suas músicas.

Com o passar do tempo, especialmente quando ingressamos nas décadas de 60 e 70, vemos nascer um verdadeiro "império da guitarra", que de certa forma perdura até hoje. O surgimento de gênios como Hendrix, Clapton, bem como o festival de Wookstock e o psicodelismo, fizeram da guitarra o ícone que é hoje. A década de 80 representou uma volta dos teclados aos arranjos, e na década de 90 a música pop e eletrônica em geral transformaram-se no "império dos teclados".

A questão é que é muito mais comum termos bandas de garagem de rock e pop do que de música eletrônica, e neste caso percebemos o que o Theo22 nos traz quando comenta "dessas bandas que não usam mais tecladistas".

Ficou complicado?
Abraços.

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


Como Nirvana, Iron Maiden e uma porção de outras.

Iron usa teclado...e agora tá usando pra caralho...mas eles não tem um tecladista...é só isso.

E bandas com ótimos teclados nunca pararam de aparecer...é só olhar DT, Symphony X, Angra, Shaman etc...

Mas são bandas com um som mais pesado, que muita gente idiota torce o nariz...

kzartdf
Veterano
# jun/05
· votar


Theo22
Aqui em Brasilia acho que é uma exceção a essa falta de tecladistas...
Dizem que aqui é a capital do rock desde a decada de 80 e, como morador daqui, percebi que o número de tecladistas em bandas de rock (onde quem impera é a guitarra) tem aumentado cada vez mais. Mas isso é um processo. como já afirmaram acima os teclados mais vagabundos custam o preço de uma guitarra ou contrabaixo razoáveis... ai é complicado. Mas com o passar do tempo as bandas tem percebido mais a necessidade de um tecladista e aberto mais espaço pra gente...

Não sei muito por ai na cidade de vc's mas Brasilia tá sobrando tecladistas...

Abraços!

SaintFerio
Veterano
# jun/05
· votar


Muitas bandas não tem TECLADISTA oficial... Geralmente que atua como tal na gravação é o produtor e nos shows, um contratado... Não dão o devido valor, mas enfim... Eu toco teclado, fico na frente do palco e deixo ele bem alto! LoL claro que não abafo os outros instrumentos, mas enfim, cada um tem seu espaço... E sobre bandas não usarem tecladistas, ouça U2, por exemplo, não tem tecladista oficial, mas tá cheio de teclados, Iron Maiden, Blind Guardian, vai no show deles pra vc ver, fica um tecladista lá no fundo hehe! Enfim, só não nos dão o devido valor, mas que teclado é um instrumento COMPLEMENTAR e sem ele, em muito estilos, acaba faltando algo, isso sim é verdade...

André Lima
Veterano
# jun/05
· votar


Muitas bandas não usam teclado pois o teclado dá mais trabalho para montar que uma guitarra. e se incluir piano e órgão, aí nem se fala!
Mas bateria todas as bandas tem, e também dá trabalho de montar!!
O único teclado que não dá trabalho para montar é aqueles controladores de pendurar no pescoço.
Mas Aquilo é
R I D Í C U L O !!!!!

Zara
Veterano
# jun/05
· votar


Oi de novo, galera.
Well...

E bandas com ótimos teclados nunca pararam de aparecer...é só olhar DT, Symphony X, Angra, Shaman etc...

Esse é um ponto que eu ia falar e tal. Não ta virando moda ter banda sem tecladistas, como Nirvana (isso foi pelos anos 90) e Iron (que nao tinha teclados no inicio, mas algumas musicas atuais têm). Pelo menos aqui na minha cidade eu to vendo é crescer o numero de tecladistas, de pessoas que acham bacana tocar teclado e tal. Hoje em dia o metal melodico e os neo-progressivos tão bem em alta, e o teclado tem participação bem ativa nesses estilos de som. Pelo menos é o que ta acontecendo por aqui.

Só uma coisa que me deixa triste:
Vão surgir novos Keith Emersons empurrando um hammond de 200kg pelo palco, tocando pra caralho e inspirando as gerações seguintes? Acho difícil.

O Rock N' Roll ta perdendo espaço pra caramba, é muito difícil vc encontrar um adolescente falando que quer tocar igual ao Keith Emerson quando crescer... aheiah

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


neo-progressivos

yeah

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jun/05
· votar


O Rock N' Roll ta perdendo espaço pra caramba, é muito difícil vc encontrar um adolescente falando que quer tocar igual ao Keith Emerson quando crescer... aheiah

A moda agora é rumba, bolero e cha cha cha.... ahuehiehhehehi

Eita minina que some e desaparece!!

:P

ABDO
Veterano
# jun/05
· votar


Acho que a tendencia é mais e mais tecladistas nas bandas.

Julius Cezar
Veterano
# jun/05
· votar


ABDO
E ai? Sabia que estao achando nos Multi?

ABDO
Veterano
# jun/05
· votar


É? vai ver que somos!!

Julius Cezar
Veterano
# jun/05
· votar


Vamos fazer o seguinte: vamos abrir um novo topico e brincar demulti? topa? vai se chamar Abdo e Julius: brincando de Multi?Topa?

ABDO
Veterano
# jun/05
· votar


vamos nessa!!!

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


¬¬
puta merda

trovao1
Veterano
# jun/05
· votar


Pelo que vi nao sao mesmo multis. Havia mesmo que os confudissem?

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


trovao1
¬¬²

ROTTA
Veterano
# jun/05
· votar


Zara
Oi de novo, galera.

Seja bem-vinda de volta. Fazia tempo que não a via.
Abraços.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


A todos,

Ótimo, li todos os comentários, o pessoal aqui sabe o que escreve mesmo, e concordo com o Mr_Mojo_Rising:
levando um som nos teclados de bandas por aí mostre mais atitude, se imponha, vá contra o desaparecimento do nosso instrumento no rock

É importante esse pensamento!

É engraçado em certas cidade está aparecendo tecladistas, se eu pensava que estavam sumindo.

Durval Dellê
Já ouvi o CD do Nando Reis e os Infernais, o tecladista da banda tem uma caracteristica que falta em muita gente.

Sabe, essa mensagem foi discutida só aqui, o que daria se levasse ela lá pro fórum de Guitarras ou Baixo?

Realmente um teclado simples, que nem é profissional, vc compra uma boa guitarra, ou um baixo ou violão.

Sem falar que o teclado é mais complicado para unir em uma banda, o cara tem que tocar bem pra ficar legal.

Por isso mesmo há bandas de caragem sem tecladistas.

Zara
Veterano
# jun/05
· votar


Marco Alan Rotta
Estamos aí!
;-)

kzartdf
Veterano
# jun/05
· votar


uma questão interessante foi dita aqui. hoje em dia muitas bandas não tem tecladistas OFICIAIS mas vivem contratando-os para participações especiais.

Mas ainda acho que o grande problema de não se ver muitos tecladistas em bandas é o preço do instrumento. Não dá pra tocar numa banda com um PSR 150, ou dá???

max_music
Veterano
# jun/05 · Editado por: max_music
· votar


EU COM 16 ANOS DE EXPERIÊNCIA COMO TECLADISTA E PIANISTA , SEI O QUE É ESSA FALTA DE VALORIAÇÃO DOS TECLADISTAS EM UMA BANDA. O fato de não incluirem tecladistas na maioria das bandas é que o teclado é:
1º - O um Teclado bom mesmo é caro;

2º Teclado é um instrumento melindroso tem que ser bem escolhidos os timbres a serem usados na banda e como usá-los corretamente nos arranjos , esse é o segredo. O tecladista que usa mal os sons de seu teclado é visto pelos outros musicos da banda como aquele cara que esta estragando o som da banda , que geralmente falam p/ o tecladista tocar bem baixo ou mesmo não colacam tecladistas na banda para evitar esse tipo de coisa;

3º A maioria dos tecladistas se conformam em tocar só bases de fundo , praticamente como se não existisse teclado na musica, os tecladista andam muito passivos e aceitam que guitarristas os sobreponham;

4º O teclado no Rock não morreu, exemplo disso é o Drean Theater, Nightwish, até mesmo o atual Link Park tem teclados em suas musicas, apesar de não ter tecladista oficial. O tecladista no Rock continua em menor intesidade como nos anos 80 onde os teclados reinavam absolutos como: Van Halen, Scorpions, Bon Jovi e outros. Os tecladistas mudaram do rock e foram p/ o meio eletronico onde tiveram mais sucesso como: New order, E A-ha, Depeche Mode, Duran Duram e outros.

5º Hoje os teclados sobrevivem na musica eletronica como: Dance, Techno e Hip Hop , nesses tipos de musicas 90% dos sons são teclados puros.

Com a tecnologia dos teclados atuais é possivel substituir uma banda ou até uma orquestra inteira e somente assim que os teclados mostrarão a sua real superioridade, tocando sozinhos. Já toquei em muitas bandas e a conclusão que cheguei que é melhor tocar sozinho do que tocar com uma banda, principalmente nos tempos de hoje que cachê de banda é uma MERRECA!!! Tocar c/ teclado e Voz dá prá tirar um cache maior. A TENDENDIA É CADA VEZ MAIS OS TECLADISTAS SUBSTITUIREM AS BANDAS, JÁ QUE AS BANDAS NÃO DÃO VALOR AOS TECLADISTAS! AROVEITEM A TECNOLOGIA QUE SÓ NÓS TECLADISTAS TEMOS AO NOSSO FAVOR.

Jaum_Paulo
Veterano
# jun/05
· votar


Com a tecnologia dos teclados atuais é possivel substituir uma banda ou até uma orquestra inteira e somente assim que os teclados mostrarão a sua real superioridade, tocando sozinhos. Já toquei em muitas bandas e a conclusão que cheguei que é melhor tocar sozinho do que tocar com uma banda, prencipalmente nos tempos de hoje que cachê de banda é uma MERRECA! Tocar c/ teclado e Voz dá prá tirar um cache maior. A TENDENDIA É CADA VEZ MAIS OS TECLADISTAS SUBSTITUIREM AS BANDAS , JÁ QUE AS BANDAS NÃO DÃO VALOR AOS TECLADISTAS! AROVEITEM A TECNOLOGIA QUE NÓS TECLADISTA TEMOS AO NOSSO FAVOR.

discordo quase que plenamente

adnz
Veterano
# jun/05
· votar


Acho que tá acontecendo o contrário, bandas cada vez mais precisam de tecladistas, e, acho que isso vai continuar crescendo, até que nós sejamos como guitarristas, ou bateristas, ou baixistas \o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bandas sem tecladistas, está virando moda