Yamaha MO8 - Decepção com as teclas e dinâmica

Autor Mensagem
Eraques Neto
Veterano
# jan/10


Não estou conseguindo me adaptar ao Yamaha MO8. A dinâmica das teclas e o peso das mesmas não me agradaram, Não consigo tirar um bom som. Quando toco bem de leve o som já sai alto e quando me empolgo, sai de baixo pois o som dá uma porrada. Até gosto dos timbres, mas esse lance está me desanimando. Já mudei os parametros da curva de velocidade e nada. Nesse final de semana pequei um GEM PRP-800 emprestado de um amigo e levei pra igreja para substituir o MO8. Até que gostei, mas os pianos do GEM são muito estralados também. Estou com o P-85 lá em casa e estou curtindo muito as teclas e os pianos. Apesar do sistema de teclas ser o GHS, estou gostando muito...

Que merda, se eu soubesse que seria assim, tinha arrumado a grana e consertado o RD-700sx (+ de R$ 1.000,00 na época). Agora, já era!!!! O negócio é tentar vender o MO8. Mas taí a pergunta que não quer calar: Será que eu consigo vender? Acho que não.

Sei lá, se eu não conseguir vender, acho que vou pegar um P-85 e ir quebrando um galho por enquanto. Se eu vender, aí eu pego um CP-33. O que eu mais uso são timbres de piano acústico e elétricos e alguns strings. Sei lá tambem. Tô meio confuso... Que mierdaaaa...

O que eu mais uso são timbres de piano acústico e elétricos e alguns strings...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


De boa... Acho que teu problema com o MO8 é outro. Tu vive reclamando das teclas dele e tal... Mas todo mundo sabe que o mecanismo do MO8 GHE é muito melhor que o GHS, encontrado nos DGX da vida e no MM8.

Tu não gostou de algo do MO8 e tá culpando as teclas.

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto

Nesse final de semana pequei um GEM PRP-800 emprestado de um amigo e levei pra igreja para substituir o MO8. Até que gostei, mas os pianos do GEM são muito estralados também.

Acho a mesma coisa...

Cara, já que você não tem problemas com tamanho de teclado, porque não pega um S90 ES? É dos melhores pianos da Yamaha (e pelo visto você gostou dos pianos da Yamaha). Não sei de onde você é, mas no Rio de Janeiro, tem uma loja, chamada Cheiro de Música, que está vendendo S90 ES a uns R$5.500,00...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


fábio_soul
Não sei de onde você é, mas no Rio de Janeiro, tem uma loja, chamada Cheiro de Música, que está vendendo S90 ES a uns R$5.500,00...

Acho que é Niterói...

Eraques Neto

As teclas do MO8 não são as mesmas do S80/S90/S90ES, BHEII?

Se forem eu curto demais as teclas do meu S80... A dinamica é muito boa... Até pensei um tempo atrás em trocar meu S80 por um MO8 por causa da maior quantidade de timbres, mas fiquei desconfiado se eu teria a mesma pegada com questão a densidade sonora do teclado?

Em que lugar do RJ você está? Esta semana e na próxima eu estou de carro... Estou na Barra da Tijuca, não sei se é você que mora alí nas proximidades do Taquara!!! Se fosse oportuno eu gostaria muito de testar o MO8 pra tirar minha teima... E de repente eu posso até entender melhor seu problema e te ajudar...rs...

Abraços...

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Cara, estou em Vila Isabel. Vai ser um prazer te receber. Qualquer coisa me passa um e-mail e te passo meus dados.

eraquesneto@hotmail.com

Tu não gostou de algo do MO8 e tá culpando as teclas.

Cara, o MO8 é um baita teclado. Timbres definidos e com muito peso e qualidade, mas o lance todo é a dinâmica mesmo. Apesar das teclas serem pesadas, parece que estou tocando em teclas leves. Talvez se vcs tocarem, não sentirão diferença, mas eu sinto...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto
Cara, estou em Vila Isabel. Vai ser um prazer te receber. Qualquer coisa me passa um e-mail e te passo meus dados.

Vila Isabel é longe? Qual o caminho a partir da Barra!!! Não conheço muito além da Zona Sul e da Linha Amarela!!!

Não precisa falar que tenho um pouco de medo de andar onde não conheço...rs...

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Rapaz, é só descer Grajaú Jacarepaguá... É relativamente perto...

tiko_y
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

The MO8 features the same BH Keyboard technology and mechanism as the Yamaha S90 ES.

Tirei do site "Yamaha Synth"

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


tiko_y

Pois é... Ballanced Hammer Effect... As do meu S80, do S90 e do S90ES são a BHEII... creio que se o S80 de 2002 já e 2002 o MO8 que é um teclado recente também deve ser a BHEII... Eu acho ótimas estas teclas... tem que ver o conjunto todo para perceber porque a dinamica está tão prejudicada...

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Rapaz, quando falo em dinâmica, me refiro a curva de velocidade. As teclas são bem confortáveis, mas quando toco bem fraquinho, já sai um som alto...

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto

Entendi... Comportamento mesmo da parte de interpretação... Algum Forum específico do MO8 (Orkut p.ex.), já comentou algo a respeito?

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


Gente, eu estava esquecendo de uma questão muito importante. Esses dias fui ensaiar e pela primeira vez utilizei ele com fone de ouvido. Peguei um Porta Pro, pluguei e sabe o que aconteceu??? Perfeito!!! A pegada estava como eu esperava. Toquei bem suave e o timbre sai suave. Fui aumentando a pressão e as teclas respondiam maravilhosamente.

Geralmente deixo o canal da mesa em flat. Será que existe alguma outra regulagem. Será que esse lance é questão de equalização na mesa??? No fone ficou perfeito!!!

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto

Será que seria "o preço que se paga por ter um mid level"? Particularmente acho o caso muito estranho, mas, se no fone sai bom... vai saber...

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


fábio_soul

Cara, se ele é mid level, entry level, super lever ou hyper level, isso não me importa. O que me importa é que ele é um excelente equipamento e se eu resolver esse problema, com certeza ficarei com ele. Se não conseguir resolver, vou mandar pra frente...

rodolfo1982
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto
Pergunta básica: não há algum problema com impedâncias ?
Já testou ligar outro teclado na mesa no mesmo lugar onde vc está ligando o MO8 ?
Em todas as entradas da mesa acontece a mesma coisa ?

Será que a saída de áudio de linha do MO8 não está com problema ?

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


rodolfo1982

Eu utilizava o RD-700sx nessa entrada da mesa e nunca deu problema. Utilizei o PRP-800 nesse domingo e também foi tranquilo. Creio que não seja problema na saída de áudio de MO não, pois tem timbres que a dinâmica fica legal. O problema é geralmente com os timbres de piano acústico...

rodolfo1982
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto
Ok.

Fica mais estranho ainda, pois:
- se a mesa está ok, então o problema não é na mesa;
- se os timbres ficam bons pelo fone de ouvido, não é problema de sensibilidade do teclado ou ajuste do timbre - o teclado está bom;

- o que mais pode ser ajustado no caminho entre a saída de linha dele e a mesa ?

É estranho, mas parece como se houvesse um ajuste específico de ganho ou velocity exclusivo para a saída de áudio, diferente do fone. Ou então no ajuste da mesa.

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


Será que tem alguma coisa a ver com o Direct Box???

rodolfo1982
Veterano
# jan/10
· votar


Vc não consegue ligar o MO8 direto num cubo ou caixa ativa, com entrada de linha padrão, e com um cabo P10 padrão, para ver como se sai ?

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


Será que tem alguma coisa a ver com o Direct Box???

Cara não sei, que eu saiba direct box não é necessario.

Tenta dar umas equalizadas,tente outros cabos, pois é muito estranho.

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


teclado_mania

Cara não sei, que eu saiba direct box não é necessario.

Cara, sempre usei o teclado com Direct. Teve uma vez quando eu tinha um Kurzweil SP-88 e de repende deu a maior chiadeira no retorno e quando eu fui ver, o drive tinha ido pro espaço. Quando troquei a peça, o camarada da loja me indicou o uso do direct. Outro camarada amigo meu já disse também que o Direct não é necessário, pois é só ligar no canal não balanceado da mesa...

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


Outro camarada amigo meu já disse também que o Direct não é necessário, pois é só ligar no canal não balanceado da mesa...

Na verdade é canal balanceado, lá na igreja só uso direct box ,pois o cabo do teclado viaja uns 25 metros por medusa ai viu né,ainda mais porque o bairro da cidade é bem alto.

Tenta dar umas equalizadas, já fiz com o psr ao vivo ,com motif e por ai vai.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto

Cara... não consigo imaginar o que possa ser seu problema... Mesmo mudando a sensibilidade para Hard, diminuindo o Intensity a sensibilidade continua ruim????

Porque se fosse todos os timbres eu ía falar que estava na hora de abrir o teclado, desmontar o mecanismo e executar uma limpeza... O problema que este BHEII é brutaço, e desmontar o teclado eu desmontaria, mas para limpar o mecanismo eu levaria na assistência... Mas como o problema é específico para o Piano, até descarto isto!!! Talvez você não tenha se identificado (acostumado) mesmo com o piano dele... Já teve uma segunda opnião (de outro tecladista amigo), a respeito deste problema que você notou?

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


Jeferson Fernandes

Cara... não consigo imaginar o que possa ser seu problema... Mesmo mudando a sensibilidade para Hard, diminuindo o Intensity a sensibilidade continua ruim????

Grande Jeferson!!!

O que é esse "Intensity"??? O que eu fiz foi mudar a curva de velocidade para hard e somente isso. Agora esse outro lance que vc falou, eu desconheço...

Felipasso
Veterano
# jan/10
· votar


Desse jeito que tu quer é só comprar um piano acustico steinway, um Rhodes legitmo e uns violinos e cellos!!! Hahaha

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


Felipe Antonio de Souza

Quem é vc rapaz!?!??

ahhh, desculpe, é um novato...

Essas brincadeiras são típicas de novatos...

fábio_soul
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto

Esta questão de intensity, no Motif ES, está lá na edição dos voices (acho que já te disse isso há algum tempo). Além das curvas de velocidade globais do teclado, existem as curvas de velocidade dos filtros, e olhe que os ajustes delas são muito importantes.

Outra coisa que pensei agora: o MO8 tem Master effect? Será que não tem um compressor ativo neste master effect do seu teclado?

Eraques Neto
Veterano
# jan/10
· votar


fábio_soul

Vou procurar esses recursos, mas creio que não seja isso. Quando utilizei o fone, ficou tranquilo. Pode ser algum tipo de equalização. Vou fazer alguns testes. Agora o que deixa encucado é que deixo a mesa em flat, ou seja, utilizo a equalização original do teclado...

teclado_mania
Veterano
# jan/10
· votar


Eraques Neto

Normal cara, pior os korgs , tem que ter um trabalhão pra conseguir um piano bom .

Tens que saber que estar lidando com uma linha mais simples que o motif , tem 64 de polifonia e se não me engano umas coisas a menos.

Também se tivesse um teclaod com equalização que sai perfeito no P.A. todo mundo iria direto comprar, mas tente fazer o que o Fabio_soul falou.

pomtwo
Veterano
# jan/10
· votar


certeza que eh compressor no master effect que ta dando isso .. no fone nao da problema por que o fone ja eh relativamente baixo entao nao se da o mesmo comportamento .. ja em pa ou amp seja la o que usa vai dar diferença pelo volume de som que sai pelo falante .. se eh que podemos dizer dessa forma ..

se nao for isso , so pode ser falta de costume com a tecla .. por que ha diferença muito grande na pegada das teclas roland´s em relaçao a yamaha .. a yamaha tem uma pegada um pouco mais mole (digamos assim )ja os roland´s possui uma resistencia diferente .. se nao for o lance do compressor , vc vai ter que reeducar a forma de tocar .. e começar aos poucos ate pegar o jeito .. eu estranhei as teclas do motif xs quando toquei nele .. parecia meio moles .. mais depois que peguei o jeito vi que eram teclas de resposta rapida e eram excelentes em execuçoes de piano ..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha MO8 - Decepção com as teclas e dinâmica