Yamaha MO8 - Decepção com as teclas e dinâmica

Autor Mensagem
Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Espero que corra tudo bem e que vc possa programar o MO para que fique em ponto de bala. Depois grava umas demos...

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes


Tu vai estar num acampamento de oração, ou vai ser show mesmo. No dia 20 vou estar trabalhando por 24h, mas no dia 21 assim que chegar em casa vou ligar na Canção Nova. Me diz como vai ser tua participação para eu poder acompanhar.

Um abraço.

DuduXP
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Fala pra nós o que vc vai fazer lá na Canção Nova, tb sou músico Católico e quero acompanhar e ver o seu "brinquedo" novo em ação, rsrs. Vlw!

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Então galera. Vou tocar tocar em um acampamento de oração o Kairós. Dia 20 vai ser uma missa e domingo dia 21 vai ser o dia inteiro. Abraços.

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

E aí meu véio, conseguiu programar o piano ao seu gosto???

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto

Filhão... A princípio sim... Quero ver se no PA para ver se fica bom...

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Pô, maravilhaaa!!!! Não esquece da demo.. Tô doido pra ouvir como ficou..

Abraço!!!

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Blz. Já marquei o dia 21 na minha agenda.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard
Blz. Já marquei o dia 21 na minha agenda.

Beleza mano.. hehehe... Espero que curta o som do teclado, da banda e não se decepcione comigo tecnicamente... hehehehhe.. .

Abraços...

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Que é isso mano estamos no mesmo barco.

Já tive esse privilégio de tocar na Canção Nova em janeiro de 1998, e realmente é muito prazeroso. Infelizmente moramos (o Ministério) longe e fica quase que impossível irmos a Cachoeira Paulista novamente, no momento damos assistência a Missão Canção Nova na cidade de Gravatá - PE, aproximadamente 80 km de Recife.

Espero que dê tudo certo com vocês lá.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

Bacana mano!!! Show de bola... Gosto muito de tocar lá... O Som é perfeito!!!

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Jeff, esse evento passa em algum canal de TV ou na internet???

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto

TV Canção Nova VHF e UHF, por antena Parabólica, Sky, Rádio Canção Nova FM e Am, dependendo da região que você reside, e também pode acompanhar pela Internet acessando o portal www.cancaonova.com

Dá uma olhada lá.

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

Passa ao vivo??? Que horas???

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto

Então! O evento vai ser o dia inteiro no domingo e sábado a partir das 21h00... Creio que não será transmitido o dia inteiro, mas as partes que serão transmitidas, com certeza serão ao vivo!!!

Não há grade de programação ainda no site da Canção Nova.

Abraços...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Galera que tem MO / MOES ou conhece este caras... Me ajudem...!!!

Toquei com o MO8 ontem na igreja, e os pianos acústicos estão de chorar!!! Os pianos elétricos são encorpados, têm peso e sustain ideais... Os pianos acústicos são secos, sem brilhos, sem peso e sem nada de sustain... Consegui mexer muito na parte de brilho e harmonicos!!! Nesta parte estou legal... mas não consigo melhorar a parte de sustain, nem a parte de peso... Pra piorar, depois da missa, fui na casa do baixista e liguei o MO8 nos monitores nEar dele, lado a lado com o CP33... Foi uma tortura para mim...

Alguém tem alguma dica sobre o que configurar, ou o que fazer para melhorar pelo menos a parte de sustain destes pianos? Estava pensando em começar editando a partir de um timbre como o SOFT CASE, que é bom de peso e de sustain. Trocar as formas de ondas e ir normalizando os filtros e MFXs para chegar no Acústico... Será que é uma alternativa?

Grato!

Eraques Neto
Veterano
# fev/10 · Editado por: Eraques Neto
· votar


Grande Jeff!!!

Vejo que está difícil de editar o piano ao seu gosto, né???

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Cara, mexendo muito você pode chegar a resultados bem satisfatórios, mas existe a limitação do instrumento que você não tem como reverter. Se fosse só mexer, então não precisaria comprar um S90ES só pelos pianos dele, era só comprar um MO8 e editar o som até chegar à qualidade dos do S90ES, mas você sabe que não é assim.

Conselho você pegar mais leve na edição e relaxar um pouco, pois com o tempo seus ouvidos irão se acostumando com os sons do MO8 e não vão te incomodar tanto. Ou você acha que estou satisfeito com os sons de Ac. Piano do Fantom G? Porém, com o passar do tempo agente vai se acostumando e isso facilita até pra editar eles, mas só será resolvido quando eu puder comprar um CP33.

Infelizmente é assim mesmo, todos os teclados tem pontos fortes e fracos, e pra agente não viver decepcionado com os pontos fracos deles, incomodado o tempo todo, diga-se de passagem, isso é muito ruim, procure exaltar os pontos fortes do MO8 e explorá-los ao máximo, curtindo o seu instrumento que é muito bom e posso dizer isso, pois já tive um e te garanto que deixou saudades.

Tenho plena consciência, mas não vou viver grilado só por causa disso, pelo contrario, estou procurando viver intensamente com o instrumento que Deus me concedeu a honra de ter, pois são poucos que puderam alcançar ele, e nisso sou muito grato, dá mesma forma muitos sonham com um MO8 como eu também sonhei um dia, e Deus me deu um e lhe deu um agora também.

Vamos continuar trabalhando e esperando em Deus, que ele nos atenderá, tudo no seu tempo, mas tudo para honra e glória dele e não nossa.

"Tudo é do Pai, toda honra e toda glória, é dele a vitória alcançada em minha vida!"

Esse é meu lema, faça dele o teu também.

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Cara, como te disse uma vez, acho que o problema de sustain dos pianos internos da linha Motif ES está no loop point da waveform, e não na configuração de filtros. Na waveform a parte "brilhante" do timbre é muito curta, e o loop point foi feito na parte já sem brilho da amostra. Como trabalhamos com síntese subtrativa, não há alternativas para "adicionar" características. Acho que recorrer a um reverb bem "enfático" mas com cuidado para não ser muito exagerado pode ajudar um pouco (eu já usei deste artifício quando usava o sample do PC88 no Korg TR, e funcionava bacana até). Já com relação ao peso, é complicado dizer algo a respeito sem ouvir o timbre. Às vezes ajustes de equalizador podem resolver, às vezes não. Aí teria que ouvir mesmo...

fábio_soul
Veterano
# fev/10 · Editado por: fábio_soul
· votar


Infelizmente é assim mesmo, todos os teclados tem pontos fortes e fracos, e pra agente não viver decepcionado com os pontos fracos deles, incomodado o tempo todo, diga-se de passagem, isso é muito ruim, procure exaltar os pontos fortes do MO8 e explorá-los ao máximo

É uma bela dica também.

EDIT: Depois que peguei o Motif ES tive a oportunidade de ter EP's melhores do que de todos os sets que já tive, e isto me fez começar a usar timbres como Wurly, e vários outrous EP's que eu nunca tinha usado em outros teclados pela falta de qualidade. Com isto, acabei saindo do convencional de 99% de piano acústico e 1% do resto para diminuir o uso de acústicos e aumentar o de EP's.

Só por curiosidade: quanto vale o MO8?

Artref
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard
Rapaz, que post bonito! Sério mesmo, belas palavras.

Isso somado ao que o fábio_soul_emo falou, me faz pensar que, apesar de ser lindo você tentar só explorar os pontos fortes do teclado e etc, na prática o teclado também faz o tecladista, como o fábio falou. Teve uma época que só usei korg, e como o amigo falou, tentei explorar os pontos fortes e deixar os fracos de lado. Com isso aconteceu uma coisa muito chata que foi o fato de eu ir perdendo meu "lado pianista" aos poucos. Comecei a ficar mega preocupado e comprei um CP-33.

JV-90
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes
Nunca editei um Yamaha, mas, neste caso do sustain não poderia ser resolvido através do filtro LFO? Nos teclados Roland se não me engano é em um dos comandos deste filtro acho que LFO L4 algo assim é possivel utiliza-lo para aumentar ou diminuir o tempo de duração da nota.

Estava olhando o manual do MO e vi algo que é parecido que diz o seguinte:
"[F5] EG (Gerador) SUS - Nível de Sustain
Configurações: -64-0-+63 (exceto o que tiver "---" acima)"

"[SF3] FEG (Gerador de Filtro) Sustain (Nível de Sustain )
Determina cada parâmetro do FEG para cada Parte. Configurações: -64–0–+63"

"[SF4] AEG (Gerador de Amplificação)
Sustain (Nível de Sustain ) Determina cada parâmetro do AEG para cada Parte Configurações: -64–0–+63"

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

Pow cara... Excelentes palavras... Me deu um animo muito grande, até porque na praia de EP o teclado é uma delícia... Os suitcases dele arrebentam, mas existe um abismo entre o S80 e o MO8 em questão de pianos acustico o que incomoda um pouco... Deve ser pelo fato de eu estar acostumado com isto... Tenho certeza que o MO8 vai me servir muito bem na banda! Obrigado pelas palavras mano!!! Show!!!

Eraques Neto

Estou apanhando Mano... Preciso tocar algumas vezes com a banda pra conseguir melhorando aos poucos os acústicos... De pads, EPs e Synths tenho certeza que vai ser muito bom pra banda!!!

fábio_soul

Hoje de manhã estava pensando nisso cara!!! Preciso pegar o nipe de tocar pianos elétricos, toda a parte de improviso caractrísticos dos Rhodes, e sair um pouco do acústico café com leite de cada dia... O reverb eu até alterei e dei uma melhorada, mas é muito delicado... qualquer exagero o timbre perde a cara de piano acústico e vira algo pra lá de CP80... hehehehhe... Quanto ao preço cara um novo na Teclacenter esté 6199,00... Mas achei em alguns lugares por 5900,00 (novos)...

Artref

Acho que o que mais me grila é o choque de ter algo na mão, um costume e ter esta inversão... Não esperava muito dos EPs, nem synths, pads e orgãos do S80... Ele não era ruim nesta parte não mas era inferior ao MO8... Só que ele tem um piano acústico pesado, com sustain, com boa dinamica, o que me fazia usar piano acústico em 90% do tempo... agora a coisa tem que mudar... Começar usar a mais EPs, e usar menos piano acústico (dia-a-dia), e trabalhar com o que tenho no repertório.... O que me conforta no seu post é saber que eu não tenho "lado pianista" para perder... hehehehe... Tecnicamente alías eu tenho muito pouco a perder!....rs....

Abraços..

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


JV-90

Nunca editei um Yamaha, mas, neste caso do sustain não poderia ser resolvido através do filtro LFO?

Na verdade filtro é uma coisa e LFO é outra. LFO é Low frequence oscilator (não sei se é bem assim que se escreve em inglês), traduzindo: oscilador de baixa frequência.

Mesmo assim, o problema não é bem esse de filtros não.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


JV-90

Estou tentando jogar com isto, mas acaba contaminando um pouco o timbre...
Tenho que experimentar, até porque eu não entendo muito como o FEG atua com o AEG. Para cada parâmetros eu tenho estas duas vertentes e eu fico perdido em não saber como relacionar EG / AEG / EFG... Se puder me dar uma palhinha eu agradeço!!!

Abraços...

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Cara, a Cheiro de Música vende S90 ES por R$5.500,00... Porque você não deixa o MO8 à venda e, quando der certo, pega o S90 ES?

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul

É difícil vender!!!

JV-90
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Retirado do manual
AEG (Gerador de Amplificação)
Usando o AEG, você pode controlar a transição do
volume do momento que o som começa até quando
ele termina. Você pode criar o AEG fixando parâmetros.
Quando você aperta uma nota no teclado, o volume mudará de acordo com estas configurações.
Além disso, podem ser fixados parâmetros de AEG diferentes para cada Elemento ou cada Tecla.

Pelo o que entendi este AEG atua diretamente em cima da Forma de onda que é o som propriamente dito alterando os valores AEG você poderá conseguir chegar ao nivel de sustain esperado.

Parâmetros como LFO e EG (Geradores)
determina a transição do som do momento que ele começa ao momento que termina. Pode ser que no gerador EG possa conseguir um sustain também, mas é melhor alterar cada um individualmente e testar e posteriormente somar caso seja necessario.

fábio_soul
Realmente eu me confundi totalmente, o filtro correto é o TVF Envelope é ele que dá o "tempo" da nota prolongando-o a mais quando solta.

lusojunior
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

Vejo que está bem interessado no CP33.

Eu estou satisfeito, a variação do Piano 1 é a que mais uso no momento.

É uma gritante diferença entre o CP e o Juno-G mesmo com a SRX11, o CP tem uma presença bem maior ligado no mesmo equipamento do Juno-G.

http://www.youtube.com/lusojunior?gl=BR&hl=pt#p/a/u/0/_e2QC2AT_wc

"Não reparem na execução" e o mesmo blá, blá de sempre, rsrsrs.


Jeferson Fernandes

Sossegue com o teclado novo...

Vejo você no domingo na TV com tudo editadinho ao seu gosto, rsrsrs.

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


JV-90

Realmente eu me confundi totalmente, o filtro correto é o TVF Envelope é ele que dá o "tempo" da nota prolongando-o a mais quando solta.

Isso aí...

Jeferson Fernandes

Eu sei que é, mas já é mais fácil que o S80. Deixa à venda, e a hora que conseguir, já sabe o que fazer com o dinheiro...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha MO8 - Decepção com as teclas e dinâmica