Fantom G e Motif XS, minha experiência

Autor Mensagem
MAB Keyboard
Veterano
# dez/09 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Olá pessoal.

Acompanho as opiniões deixadas aqui no forum a um bom tempo, e tenho me utilizado delas para ajudar a formar minha opinião na hora de decidir pelo novo teclado. Sou músico de igreja a 16 anos, fazendo parte da mesma Banda. Já possuí Yamaha DX7 I, Yamaha SY22, Roland XP 50, Kurzweil SP76 + Módulo Roland JV 1080, Yamaha MO6, Yamaha MO8 e agora um Fantom G7. Só nunca adquiri Korg porque primo pelo som de piano acústico+Polifonia, e nesses quesitos a Korg sempre deixou a desejar.
Gostaria de deixar minhas considerações a respeito dos Motif XS e Fantom G:

Motif XS

Vantagens: menor preço; excelentes sons (todos sem exceção); melhor arpegiador(bom para quem precisa utilizar).
Desvantagens: só reparte o teclado em 4 partes no modo perform.; o som perde suas características de efeitos tanto no modo perform. quanto no seqüenciador(exigindo maior habilidade do tecladista na edição do som para garantir a qualidade; seqüenciador tradicional.

Fantom G

Vantagens: maior tecnologia embarcada; display maior e com melhor definição; praticidade na edição, visto que o display proporciona uma facilidade e intuição dos comandos (fácil de mexer); preserva a maior parte das características do som tanto no modo live (perform) quanto no modo studio (seqüenciador); não corta as características nem os efeitos na troca de um som para outro (esta função é opcional); seqüenciador mais moderno e com maior capacidade (128 canais midi, 16 canais externos e 24 canais de áudio); as placas de expansão possuem polifonia própria não consumindo a do teclado (funcionam como um módulo de som).
Desvantagens: maior preço; os sons de EP's e Órgãos precisam ser editados para atender ao gosto do freguês (exige maior habilidade em edição de timbres).

Obs: Procurei fazer uma análise imparcial dos teclados em questão, levando em consideração que cada um tem seu timbre característico, o que nos faz ao escutar uma música distinguir qual destes está sendo usado. E aí entra o gosto pessoal, que não pode ser mensurado. A pesar de ser apaixonado pelos sons do Motif, optei pelo Fantom G, pois acredito que com toda a tecnologia embarcada e com o que a Roland ainda pode oferecer, e é claro, porque costumo ler todos os manuais do começo ao fim e assim extrair o máximo do potencial do equipamento, sempre estarei como a Chevrolet "Andando na frente".hahaha...

Espero ter contribuído para o bem geral da Nação!

Mr Madruga
Veterano
# dez/10
· votar


No Fantom G tem como deixar o modulation em uma intensidade definitiva? Por exemplo para usar timbres de orgãos, o modulation é quase indispensável.

silvG8
Veterano
# dez/10
· votar


Mr Madruga
Sim, tem como. =)
Valeu.

Tarara_Leo
Veterano
# dez/10 · Editado por: Tarara_Leo
· votar


Eu tive um Motif XS por 2 meses e troquei por um Fantom G7. Não me arrependo, mas os timbres de órgao do Motif eram bem superiores ao do Fantom G7. Mas em timbres de cordas, Fantom G é fenomenal ! Agora o que ouvi muita gente falar, é que se o timbre PRESET do Motif XS ja está muito melhor do que o do Fantom, então se editados ficarão melhor ainda ! Isso eu descordo totalmente. Para quem acompanha fóruns internacionais de músicas, como S4k, sabe muito bem que os teclados da Yamaha e Korg saem com timbres de prests bem mais equilibrados e que aproveitam muito mais todo o potencial do teclado. Já os da Roland não, então a margem que você tem para equalizar, mexer com edições é bem maior, podendo deixar timbres de marca X e Y bem parecidos. Toco em uma banda de Metal Progressivo e trabalho com Jingles também, e ao tocar ao vivo o Fantom G é muito mais teclado que o Motif. Muito mais prático e eficiente. Quanto as teclas, pra mim qualquer teclado de teclado é uma porcaria. Toco piano erudito há 12 anos e quando vou no teclado no começo sempre erro tudo pois as teclas são menores, muito leves etc. Não vi muita diferença do Motif para o Fantom. Mas como já falaram, as do Juno Stage são muito boas, melhor que ambos eu achei ! Na minha opnição, os 2 teclados são equivalentes em hardware, e vai depender muito mais do tecladista em editar, programar, operar e tocar. Alguns querem presets prontos, e não se dão a paciência de entender tipos de onda, o que é um VCO, LFO etc... como já dizia Jordan Rudess: "Presets are for the weaks".
Mesmo um M3 já está em um patamar mais elevado que o Fantom e o Motif, baste ver no youtube, e outros sites o tanto de material que você acha para ele. Os famosos Liquid Lead do DT, timbres consagrados do Derek Sherninan, Kevin Morre como T Lead e Waah Lead.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fantom G e Motif XS, minha experiência