Fantom G e Motif XS, minha experiência

Autor Mensagem
MAB Keyboard
Veterano
# dez/09 · Editado por: MAB Keyboard
· votar


Olá pessoal.

Acompanho as opiniões deixadas aqui no forum a um bom tempo, e tenho me utilizado delas para ajudar a formar minha opinião na hora de decidir pelo novo teclado. Sou músico de igreja a 16 anos, fazendo parte da mesma Banda. Já possuí Yamaha DX7 I, Yamaha SY22, Roland XP 50, Kurzweil SP76 + Módulo Roland JV 1080, Yamaha MO6, Yamaha MO8 e agora um Fantom G7. Só nunca adquiri Korg porque primo pelo som de piano acústico+Polifonia, e nesses quesitos a Korg sempre deixou a desejar.
Gostaria de deixar minhas considerações a respeito dos Motif XS e Fantom G:

Motif XS

Vantagens: menor preço; excelentes sons (todos sem exceção); melhor arpegiador(bom para quem precisa utilizar).
Desvantagens: só reparte o teclado em 4 partes no modo perform.; o som perde suas características de efeitos tanto no modo perform. quanto no seqüenciador(exigindo maior habilidade do tecladista na edição do som para garantir a qualidade; seqüenciador tradicional.

Fantom G

Vantagens: maior tecnologia embarcada; display maior e com melhor definição; praticidade na edição, visto que o display proporciona uma facilidade e intuição dos comandos (fácil de mexer); preserva a maior parte das características do som tanto no modo live (perform) quanto no modo studio (seqüenciador); não corta as características nem os efeitos na troca de um som para outro (esta função é opcional); seqüenciador mais moderno e com maior capacidade (128 canais midi, 16 canais externos e 24 canais de áudio); as placas de expansão possuem polifonia própria não consumindo a do teclado (funcionam como um módulo de som).
Desvantagens: maior preço; os sons de EP's e Órgãos precisam ser editados para atender ao gosto do freguês (exige maior habilidade em edição de timbres).