Fantom G e Motif XS, minha experiência

Autor Mensagem
elektrodisco
Veterano
# nov/09
· votar


o Fantom X6 tem metais muito bons para execução.

Qual timbre de metal voce acha melhor no Fantom ? Voce customizou ou usa o preset ? Se customizou, como deu a incrementada ?

Abraços

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


FANTOM X7

Pôw...o teclado é fenomenal, sinônimo de sucesso absoluto... mas o que é aquilo do acabamento de plástico?... nem comparação com os fantom's... que são de alumínio escovado...

Man, essa informação tem de ser deletada, não existe acabamento de plástico no Motif XS ele é todo revestido em ferro, acredito que o que você tentou citar foram as lateriais e Knobs que são de plástico, mas a carrenagem dele é toda de ferro.
PS. Da mesma forma que o Fantom G possui as partes de plástico localizadas no Pitch Bend.


O Motif não me surpreendeu tanto assim...achei os pianos bons (o que o Fantom também tem, e diga-se por sinal, nao vi diferença!)

A quais pianos se referes ???

Por que na boa, o único que podemos comparar é o Acustic Piano, por que no demais Rhodes, Wurlitzer, Clavs e EPS (Tipo DX7) a Roland ainda tem de comer muita farinha. Opnião formada de quem já ouviu muito bem os dois modelos juntos e em amplificadores a altura. Sinceramente os timbres de pianos da Yamaha são bem mais ricos em detalhes e ressonância.

Bedin
Veterano
# nov/09
· votar


elektrodisco

Se tiver msn ou skype me adicione pra trocarmos umas idéias sobre o Fantom... Estou usando presets, e alguns que customizei... mas tem um rapaz gente fina que vai me passar samples de metais na net, prontos pra utilizar no fantom X6.

MSN: carlosbedin@gmail.com
Skype: carlos.bedin

Se identifique quando adicionar. Aliás já pensei em formar um grupo de usuários do Fantom X, para trocarmos idéias e experiências...

Abraço à todos!

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


Bedin; e galera dos fantom x...

"Aliás já pensei em formar um grupo de usuários do Fantom X, para trocarmos idéias e experiências..."

Kra...é tudo o que eu esperava... comprei o meu x7 ha 6 meses, e tinha saído do fantom fa76 (aquele primeiro fantom). Então, como o salto foi enorme, estou deslumbrado pelo x7, e por isso não explorei quase nada do sampler dele ainda...falta de conhecimento mesmo. Tudo que for novidade, manda ai... francox@oi.com.br.

Outra coisa.; já conseguiu comprar o tal "cartão de memória"/ Não acho em lugar nenhum... sempre que eu conecto via usb meu x7 em qualquer computador ou notebook, ele apaga meus sons e músicas gravadas...e volta a programação original.

O que eu tõ fazendo errado?

Bedin
Veterano
# nov/09 · Editado por: Bedin
· votar


FANTOM X7

Segue meus contatos:

E-mail e MSN: carlosbedin@gmail.com
Skype: carlos.bedin

Então podemos trocar uma idéia.

Outra coisa.; já conseguiu comprar o tal "cartão de memória"/ Não acho em lugar nenhum

Jovem, na época comprei um 1 adaptador e dois cartões Compact Flash em SP e mandaram por correio aqui em Joinville. Acho interessante você pesquisar comprar o quanto antes, porque para utilizar samples seria interessante ter o cartão. E também compre um pente de Memória 512MB para expandir a memória do Fantom.

Abraço!

yurikat
Veterano
# nov/09
· votar


tiago scott
blz cara, como vai???

Iria postar alguns argumentos em defesa do XS mas vc disse tudo...

Mas tem uma coisa q vc esqueceu de mencionar... a questão da Yamaha e a Korg disponibilizarem gratuitamente pacotes com excelentes timbres é um ponto muito forte a favor dessas marcas, enquanto eu baixo ótimos timbres de piano pro XS o dono do Fantom tem que dispor uma quantia consideravel para comprar placas de expansão. Isto é complicado e acho q com essa politica a Roland esta ficando para trás...

Falou

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


yurikat

E aí meu brodher beleza. Nossa cara maior tempo que eu não postava devido a correria e algumas viagens mas tá tudo nos conformes de novo. Cara sobre as expansões tanto da Korg como da Yamaha acho isso muito bacana e demonstra uma grande consideração que o fabricante tem pelos usuários que tem um Top de Linha. Alguns posts aqui foram citados sobre qualidades do FG e XS, contudo ressaltei apenas informações a respeito dos timbres de fábrica, agora se for citar timbres como a amostra de Piano XS que vem no pacote de expansões aí vai virar apelação rsrsrsrsrs.

Mas sinceramente acho um valor agregado muito alto para um FG sendo que para conseguir melhores timbres você terá de comprar placas de expansão caso elas sejam lançadas para a linha G. Com um valor de R$ 7.650,00 você pega um XS7, e para ter um FG7 você paga R$ 9.000,00. Muita grana para um teclado que teoricamente tem timbres a serem "melhorados", teclas padrão junior e ainda não tem nada de expansão no mercado, tirando as atualizações disponibilizadas. Sinceramente prefiro usar os R$ 9.000 num XS7 e Microkorg ou algo do genero para complemento.

Usuários Roland que me perdoem, mas levando em consideração os timbres de pianos elétricos, leads e organs que são os mais utilizados por mim, o FG ainda continua um pouco aquem do páreao junto aos XS e M3.

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


tiago scott

"Mas sinceramente acho um valor agregado muito alto para um FG sendo que para conseguir melhores timbres você terá de comprar placas de expansão caso elas sejam lançadas para a linha G."

Olha só Tiagão... eu sigo a linha Roland desde o falecido U20, Jv's, XP's, fantom's... e realmente vou ter que concordar com você. Os melhores timbres sempre são lançados depois dos lançamentos dos teclados nas chamada "placas de expansão". realmende eu acho uma desconsideração tremenda com os mortais como eu que estou fieol a marca estes anos todos. sem contar que, cada "plaquinha" desta, sai pela bagatela de quase R$1.000,00 cada uma...

Mas não consido ficar sem os timbres de strings e piano acústicos da Roland... é um vício, acho.

Vamos aguardar...

Firstnumber
Veterano
# nov/09
· votar


tiago scott
A quais pianos se referes ???

Por que na boa, o único que podemos comparar é o Acustic Piano, por que no demais Rhodes, Wurlitzer, Clavs e EPS (Tipo DX7) a Roland ainda tem de comer muita farinha. Opnião formada de quem já ouviu muito bem os dois modelos juntos e em amplificadores a altura. Sinceramente os timbres de pianos da Yamaha são bem mais ricos em detalhes e ressonância.

Bom Cara, opnião sua...eu nem tenho um ainda, mas em todas as oportunidades que tenho, venho testando os dois, também lado a lado, e até hoje quem saiu ganhando em qualidade sonora, teclas, acabamento, timbres foi o Fantom!

yurikat
a questão da Yamaha e a Korg disponibilizarem gratuitamente pacotes com excelentes timbres é um ponto muito forte a favor dessas marcas, enquanto eu baixo ótimos timbres de piano pro XS o dono do Fantom tem que dispor uma quantia consideravel para comprar placas de expansão. Isto é complicado e acho q com essa politica a Roland esta ficando para trás...

Nota 10 para o seu comentário....acho um absurdo também...afinal, os Fantom é depois do M3, o mais caro da categoria!

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


FANTOM X7

Olha só Tiagão... eu sigo a linha Roland desde o falecido U20, Jv's, XP's, fantom's...
Man só por sua fidelidade a Roland tem de lançar as Placas para o FG R$ 500,00 mais baratas rsrsrsrsrsrs. Nossa cara na boa isso é um abuso, depois de gastar 9 Pilas num FG7 ainda gastar mais 1.000 Pilas em cada placa, só aí ja chegou no preço dum Nord Stage, pra mim uma classe acima de todos os tops Roland, Yamaha e Korg.

Firstnumber
Cara quanto aos timbres você tem razão, talvez eu tenha ressaltado um pouco mais minha preferência pessoal pelos timbres do Motif XS. Mas veja bem eu sai dum N364 para um XS7 então é um baita Up grade em qualidade de timbres. Então achei a qualidade dos timbres e amostras de pianos elétricos, leads e organs mais detalhadas no XS do que o FG o que me levou a escolha do XS. Mas tranquilo, cada pessoa tem suas peculiaridades para escolha.

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


TIAGO SCOTT

"só aí ja chegou no preço dum Nord Stage, pra mim uma classe acima de todos os tops Roland, Yamaha e Korg."

Wou kra! Acho que sou de outro planeta... os poucos videos que vi deste NORD STAGE não achei muita graça não.

Na verdade, já vi pelo menos centenas de elogios a este teclado (se é que é teclado mesmo). Me diz ai mano... quê que tem de tão especial nesta máquina? Só timbres ou algo que desconheço?

Ele tem uns botões esquisitões, e visor estilo anos 80... qual é o pulo do gato deste NORD STAGE?

Vlw!

tiago scott
Veterano
# nov/09 · Editado por: tiago scott
· votar


FANTOM X7


Ele tem uns botões esquisitões, e visor estilo anos 80... qual é o pulo do gato deste NORD STAGE?

rsrsrsrsrsrsrsr, botões esquisitõs foi engraçado. Cara é bem simples a explicação, para quem é amante da qualidade e fidelidade de timbres com certeza tem o Nord na cabeça depois do instrumento original. Só umas pergunstas eu vou te fazer, e as respostas serão baseadas no Nord Stage:

Você gostaria de tocar ao vivo com um piano acústico da Yamaha, mais exato com o modelo C7? Sim? O nord Stage tem ele e mais várias amostras perfects de pianos acústicos baseados na Yamaha.

Gosta de Rhodes Mark 1,2 e até o 5 difícil de encontrar? O Stage tem, fora as milhões de combinações que podem ser feitas

Wurlitzer e Clavinet D6 - O Stage não tem amostra baseadas desses instrumentos como os XS, FG e M3 ele tem uma extaidão de aproximadamente 92% de realismo perto de 60% de realismo dos Tops de linha.

Hammond? Aí é apelação é como tocar com um B3 ao vivo e com Draws e tudo. Ele representa 90% de realismo contra 55% dos Tops. Aqueles botõeszinhos esquisitos rsrsrsrs, funcionam como as Draws como no B3 original.

Junte toda a perfeição em simular os timbres preferidos por tecladistas no mundo, com uma parte toda voltada a Synth onde você encontra Pads, Strings e diversos outros efeitos COM QUALIDADE APURADA.

Cara na boa, é como tornar portátil um piano acustico, um rhodes, um wurly, clavinet, hammoond e mais um monte de synths juntos em apenas uma maravilha COMPACT.


Cara pegue o melhor timbre de piano, EP, Strings, Orgão e afins de seu Fantom, M3 ou XS, ele terá apenas 50% da qualidade e realismo do timbre de um Nord Stage. Minha regra é mais ou menos assim: Instrumento original, Nord, FG-XS-M3 e o resto ...

teclado_mania
Veterano
# nov/09
· votar


Aí é apelação é como tocar com um B3 ao vivo e com Draws e tudo. Ele representa 90% de realismo contra 55% dos Tops. Aqueles botõeszinhos esquisitos rsrsrsrs, funcionam como as Draws como no B3 original.

Eu adoro hammond. :)

To pensado em um desses, no dia que eu vir a ser deputado.

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


Ainda não vi o NORD STAGE de perto, nem nunca toquei em um. Acho que não vendem esta marca aqui em Belo Horizonte - MG.

Por enquanto fico com meu Fantom X mesmo, pelo tanto que eu toco, o teclado já tá sobrando mesmo.

Já estou com 36 anos e nunca estudei a fundo piano ou música... mas dou minhas cacetadas. Será que ainda há tempo?


Vlw.

Artref
Veterano
# nov/09
· votar


FANTOM X7, os nord não têm nada de especial mesmo, hahahha. Na minha opinião são totalmente overrated e caros pra caramba. Mas eu sou suspeito porque nunca peguei um pra trabalhar mesmo, de repente ele me surpreende em timbres. Mesmo assim, pra mim teclado que não é focado em tecnologia e modernidade não me interessa, então nunca vi graça alguma em nord.

Quanto à sua idade, considerando a média que você deve morrer lá pelos 76 anos, então você tem 40 anos pra estudar música, hahahaha. Sempre há tempo. =)

DuduXP
Veterano
# nov/09
· votar


Olá pessoal, saudações! Sou novo no forum, mas gostaria de deixar minhas considerações, Gosto muito dos sons dos Roland, não abro mão do meu XP 80, sou apaixonado por ele, os Fantons tem timbres maravilhosos, muito reais, muitos recursos, porém pra mim a roland parou nos XP´s e quando fui comprar um work mais moderno, depois de muitas comparações e muita pasquisa, comprei o Motif xs7 mas mesmo depois de ter comprado não perdi a paixão pelo meu XP 80, acho que é apego mesmo, rsrs. Sejam felizes com seus Workstations. Abs!

tiago scott
Veterano
# nov/09 · Editado por: tiago scott
· votar


Artref

FANTOM X7, os nord não têm nada de especial mesmo, hahahha. Na minha opinião são totalmente overrated e caros pra caramba. Mas eu sou suspeito porque nunca peguei um pra trabalhar mesmo, de repente ele me surpreende em timbres. Mesmo assim, [i]pra mim teclado que não é focado em tecnologia e modernidade não me interessa, então nunca vi graça alguma em nord. [/i]

Nossa cara na boa então você só usa teclado para tocar sons que demonstrem tecnologia, seu som de piano é Lead, e o seu orgão é Vocoder ???

Por que pelo que sei o teclado nada mais é que um simulador de instrumentos acústicos: Piano, orgão etc. Nossa cara realmente você nuuuuuuuuuuuuuunca tocou um Nord Stage caro Artref, por que se reproduzir quase 100% de realismo de instrumentos acústicos como o piano C7 acustico da Yamaha, Rhodes, Clav e orgão não significa tecnologia de ponta, acho que tela Screen e pinturas metálicas é que não são significados de tecnologia. Só falta você dizer que o piano acústico do seu M3 poe o do Nord Stage no chinelo, ou que os orgãos do M3 são mais quentes que dum Nord!!!

Sinceramente tenho que defender a causa de um Nord Stage, pois se tratando de tecnologia em timbres a Nord está um passo a frente de nossos M3, XS e FG.

DuduXP
Veterano
# nov/09
· votar


Sinceramente tenho que defender a causa de um Nord Stage, pois se tratando de tecnologia em timbres a Nord está um passo a frente de nossos M3, XS e FG.

Concordo plenamente com o amigo, tive a oportunidade minima de ter contato com um Nord Electro 2, e pelo pouco que vi ele é "brutal", que som, infelizmente na cidade que moro não existe nenhum a vend em nenhuma loja para que pudesse testalo só pra sentir o som dobicho com mais "tranquilidade", rs. Sds!

Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


tiago scott
Só me diz onde você viu estas estatísticas sobre o Nord...
:: extaidão de aproximadamente 92% de realismo perto de 60% de realismo dos Tops de linha
:: Ele representa 90% de realismo contra 55% dos Tops.
:: ele terá apenas 50% da qualidade

Embasamento técnico e dados tão precisos merecem que suas fontes sejam citadas, para evitar que alguém ache que suas estatísticas são forjadas em achismo.

tiago scott
Veterano
# nov/09 · Editado por: tiago scott
· votar


Jonathas Lacerda

Só para começo das explicações, um Motif XS, M3 e FG tem 256 de memória, um Nord Stage só para amostra de piano tem 256.

Para não alongar muito o assunto, é só acessar o site da clavia instruments e usar o tradutor do Google, ja da para identificar o poder de fogo da criança, talvez seja por isso que todos os teclados Nord sejam vermelhos. Lá consta todas as informações sobre a capacidade do teclado, comparando aos tops M3,XS e FG tira-se uma conclusão fácil. E na boa Jonathas isso para quem tem o mínimo de ouvido musical é muito nítido, entra no site da Roland, Yamaha e Korg e ouça as amostras de pianos, EP e orgãos e depois entra no site da Clavia. Pra quem gosta de puritanismo em relação a timbres nota a diferença de imediato, mas tocando pessoalmente em um Nord Stage essa diferença fica ainda mais notável.

Prada
Veterano
# nov/09
· votar


Putz, do jeito que os amigos estão falando dos Nords (já não é a primeira vez) to desistindo da idéia de um PC3 ou MotifXS7 e querendo partir para um Nord Stage Compact.. Mas ficaria um pouco estranho ter um Nord Lead 2X ao lado de um Stage Compact? .-.

Anyway, o negócio é ouvir pessoalmente e ver se atende aos requisitos... Não vamos nos esquecer que cada top tem seus altos e baixos, servem melhor para uma coisa e tem "brindes" em outras.
Ouvir demos é um pouco dífícil por causa da comprensão (nem sei se tá certo), mas aqui no Rio não vi nenhum Stage ainda..

DuduXP
Veterano
# nov/09
· votar


Prada

Cara eu gostei muito do que ouvi, quando tive contato com o Nord, porém eu, particularmente, não desistiria do Motif XS para comprar um, pois até onde eu percebi, os Nords tem timbres próximos da perfeição, porem não tem os recursos que as Workstations top´s possuem, se vc precisa apenas de tibres de muita qualidade, acho que vale a pena, mas se vc precisa de outros recursos, acho que vc deveria pesquisar mais pois os top´s de todas as marcas também tem timbres incríveis.

Prada
Veterano
# nov/09
· votar


DuduXP

Me tira apenas uma dúvida amigo?
E quanto ao lado Synth dele?
É que tava pensando em passar o Lead 2X e ficar apenas com o Compact, será que o lado Synth dele vai ser similiar ao do Lead?
To realmente pensando nisso, pelo menos ficaria com dois teclados apenas, mas de alto poder de fogo! (CP33 controlando e o Compact como o faz tudo: ep distorcido, synths para solos, whatever)
Grato desde já!

DuduXP
Veterano
# nov/09
· votar


[b]Prada[/b]

Eu tive oportunidade de mexer rapidinho no Nord electro 2, elepossui somente eletromecanicos, mas o Stage tem synths que parecem ser muito bons, porém só ouvi em demos da net.

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


Prada

Mas ficaria um pouco estranho ter um Nord Lead 2X ao lado de um Stage Compact? .-.

Cara joga no You Tube alguns vídeos de um cara chamado AMP Fiddler, ele toca nada mais nada menos do que um Stage Compact, um Nord Electro II, e um Nor Lead 2X. Com certeza um Lead 2X e um Stage são um complemento perfeito.


É que tava pensando em passar o Lead 2X e ficar apenas com o Compact, será que o lado Synth dele vai ser similiar ao do Lead?
Não cara a parte de Synth do Stage é voltada aos timbres eletromecânicos, e tem amostras de strings, leads etc, mas nada que se compare a um Nord Lead, pois o Lead já é específico para isso.

Concordo também que se você quer mais flexibilidade em diversos timbres vale mais apena optar por um Top XS/M3 ou FG. Pois o Nord Stage e o Electro acabam sendo mais específicos para qualidade de timbres, nele você não vai encontrar um timbre de EP tipo DX7.

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


Como dizem; "gosto é igual @#$%, cada um tem o seu". Sei lá... já ví muita gente "endeuzando" o NORD, mas continuo achando-o sem graça´...pelo menos nos vídeos que vi na net.

Outra coisa... nós tecladistas pecamos muito em não explorar nossas máquinas. Há timbres que simplesmente viram outra coisa se nos debruçarmos sobre o teclado alguns minitos ou horas. Sempre julgamos cada marca pelos "presents", e aí é que nós erramos.

Uma grande vantagem da Roland é justamente esta possibilidade praticamente total da memória de qualquer timbre, tranformando-o noutra coisa.

Mudando de assunto.: É PURA LENDA A INFORMAÇÃO QUE OS FANTOM'S X SOMEM NO PALCO. PELO MENOS O MEU NUNCA SUMIU. Acho que quem afirmou isto, não conhecia os compressores disponívei em tempo real nos Fx.

Vlw...

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/09
· votar


FANTOM X7
Sobe no palco com um KORG e ai tu diz!!!

Offer Nissim
Veterano
# nov/09
· votar


ThyagoAmaral
Sobe no palco com um KORG e ai tu diz!!!


Comentário de quem toma por base uma experiência muito pequena.....a realidade não é bem assim.

Como já foi-se esclarecido em milhares de topicos aki no cifra, cada um tem o seu ponto forte. Pra mim, Korg não desce em Acústicos. Samples? Por melhor que se edite, nunca serão OS Acústicos..!

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


Senhores felizes proprietários dos fantom's X.

Cara, não sei de onde surgiu a lenda de que os fantom's X somem nos PA'S. Já vi muito tópico afirmando isto no cifraclub, e fico incomodado. Meu X7 sempre sobra no palco... fala muito principalmente dos STRING's.

Mudando de assunto; já instalei as placas SRX 11 e SRX07, e agora estou na dúvida se pego a SRX 06 _ complete orchestra ou srx 09 - world collection. O outro slot já está certo que será a srx 01 - drum's. Ainda não consegui ritmos realísticos no fantom X7. Os present's dele são muito previsíveis. Como vocês fazem pra conseguir ritmos mai próximos da realidade. Sei que a placa srx01 não tem ritmos, mas a qualidade superior dos timbres vai ajudar muito.

Algum de vocês tem alguma placa srx pra comentar?

Vlw.

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


Thyagoamaral

"Sobe no palco com um KORG e ai tu diz!!!"

Thyago, na boa véi...já subi muito no palco com o KORG 01/wfd e triton le... mas toda vez descia decepcionado com os pianos acústicos, que pra mim soam "tipo gravado numa caverna", com os graves embolando, sem definição... Voltei p/Roland ha muito tempo simplesmente pelos pianos acústicos e o conjunto final da obra.

Mas continuo admirando a KORG, mas só se for do oasys ou M3 em diante... senão, FANTOM na cabeça...

BLZ.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fantom G e Motif XS, minha experiência