Fantom G e Motif XS, minha experiência

Autor Mensagem
Scoth_Pr
Veterano
# set/09


E aí galera....

Eu também já estou cansado de tópicos comparativos entre esses dois teclados, mas eu acho que deveria postar minhas impressões aqui porque não sou usuário de nenhuma marca tradicional de teclados (Korg, Roland, Yamaha, Alesis..).

Pois bem, como alguns aqui do fórum devem saber, sou um feliz proprietário de um CME UF8 e um Macbook 13'' recheado de timbres. Na sexta-feira, como ia ter que ir pra londrina, cidade vizinha aqui com melhores lojas de instrumentos, aproveitei para dar uma passada na Sonkey (loja) e dar uma olhada nos lançamentos. Eu realmente queria testar o Axiom 61, mas eles não tinham em estoque. Aproveitei e pedi para testar o Fantom G7 e o Motif XS8, que estavam lado a lado na loja. Não resisti, eu queria ouvir o que estava "perdendo" ficando um pouco fora do mundo dos teclados.

Bom, comecei testando o Motif XS8. Teclado feio pra caramba (opinião pessoal). Uma cor de geladeira antiga e muito grande na altura, achei meio desajeitado. Quando comecei a tocar, me deparei com timbres tão bons que eu não imaginava caberem em teclados convencionais. O piano é muito bom, com um brilho que o faz aparecer no meio de uma muralha de instrumentos. Os Rhodes são deliciosos de se tocar, faltam alguns níveis de dinâmica, porém são densos e com um belo ataque. Os Pianos elétricos estilo DX são a especialidade da Yamaha, eu não uso, mas tem quem goste. Wurlys e clavs seguem a mesma linha de qualidade. Synths, pads, efeitos são ótimos, dá pra viajar bem neles. Os órgãos são melhores que os timbres convencionais encontrados em workstations, mas não podem ser chamados de simuladores, pelo menos não os que eu encontrei nos factory presets. Sobre o teclado, as teclas são muito boas, visor ótimo, achei a construção dele um tanto quanto frágil, mas nada que possa quebrar facilmente. Enfim, seu eu tivesse que largar os VST`s um dia, eu definitivamente correria atrás de um Motif XS.

Depois foi a vez de irritar o vendedor e pedir a ele que ligasse o Fantom G7 que estava á disposição. Teclado muito bem construído, visor lindo, mas daí veio a primeira decepção: TECLAS. AS TECLAS DO FANTOM G7 SÃO HORRÍVEIS!!!!!! Parecem de brinquedo, minúsculas e sem nenhuma pegada. A rolando economizou o que pode nas teclas. O mais decepcionante era que em cima do Fantom G tinha um Juno Stage com ótimas teclas, com peso, muito parecidas com as do XP-80, e a droga do Fantom G que deveria ser o "TOP" de linha tinha teclas ridículas. Comecei a tocar o Fantom e logo tive saudades do motif. Piano sem graça, Rhodes angelicais demais, órgãos iguais ao meu antigo Alpha-1, synths e pads sem peso... Enfim, a única sessão que me agradou foi a dos orquestrais, mas mesmo assim não salvam o teclado. Sinceramente, na minha opinião, Fantom G é um acúmulo inútil de dinheiro mal investido. O visor é massa, é o único comentário decente que posso tecer a respeito desse teclado.

Enfim, parabenizo a Roland pelo Juno Stage, é um ótimo teclado. Porém o Fantom G, que deveria ser o carro chefe do grupo, foi uma decepção enorme.

Motif XS, pra mim, é o grande teclado do momento. Não considerei o M3 porque pra mim o piano tem que ser o timbre básico de qualquer teclado, e aqui a Korg ainda não chegou pra competir mesmo.

Obs: Testei rapidamente um Kurzweil SP2 e sinceramente acho que esse modelo que testei deveria estar estragado, porque o mecanismo de teclas dele é IGUAL ao de um piano fênix que testei aqui na cidade.

E que venha o Korg SV-1!!!

yurikat
Veterano
# set/09
· votar


Scoth_Pr
Pois é cara, eu tmbm tive a oportunidade de testar os dois lado a lado na Playtech, depois disso não tive dúvidas e parti pro XS...

Realmente acho q o Work da Roland ficou devendo, é um dos teclados mais bonitos q já vi, porém decepciona um pouco no que realmente interessa: timbres

Falou

mauropsouza
Veterano
# set/09
· votar


Rapa...o pessoal vai querer te bater aqui...vce num teme pela sua alma não ? rtsrsrsrsr.....
Acho que do nível do Motif em termos de sons só o Pc3.
o Fantom é um bom workstation, fácil de sequenciar, samplear, mas em termos de sons eu concordo contigo...Só acho que em termos de pianos para Pop Music, Pop Rock etc a Roland ganha já são prontinho pra botar no rádio,rsrsrsr.
SE puder teste o Pc3 e poste aqui...
Ah ...eu tenho um XS 8 e módulo Me-1, mas já tive teclados de todas as marcas, dessas mais conecidas.

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Scoth_Pr


Cara, se puder fala mais um pouco sobre os pianos acústicos e elétricos, como você usa VSTs eu gostaria de saber a opinião em relação aos timbres, e diferença de qualidade, volume, peso do timbres, essas coisas... Faz tempo que estou querendo testar um XS mas ainda não testei. Nenhum teclado que eu já testei me agradou mais do que os VSTs (para pianos acústicos, elétricos e hammonds). É só para eu ter uma idéia mesmo, e de quem usa VSTs... (acabei voltando de vez para os VSTs, estou com um SP88X e o note de Setup).

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09
· votar


Galera concordo em muita com vocês, mas não vamos jugar um TOP com presets de fábricas num é isso? Tem muita coisa do G7 na net editada que é fenomenal... porém tive essa impressão quando testei ele... mas pra mim é o teclado mais bonito do mercado sim... (Arquiteto é foda)

Scoth_Pr
Pensei que tinha só eu que tinha achado o XS mal construído, achei os botões mal acabados mesmo... com rebarba de plástico ainda essas coisas... e já vi um de um amigo meu saindo a cor na região em volta do volume e nos atalhos... ficando Branco... fiquei com medo disso!!! hehehe

Scoth_Pr
Veterano
# set/09
· votar


mauropsouza

Quando eu puder testar um PC3 eu posto minhas impressões com certeza, até porque eu sou fã da Kurzweil.

Mauro

Cara, eu tentei, tentei, mas não consegui substitir o Scarbee da minha cabeça pelo Rhodes do XS. Cheguei no estúdio hoje de manhã e fui tocar com o Scarbee pra aquecer as idéias, e de novo vi que não vou conseguir largar os VST's por um bom tempo. O XS tem ótimos EP's, são do melhor nível que se pode achar, mas ainda falta aquele corpo, aquele detalhe que só nós que usamos VST sabemos que está faltando lá, e isso acaba por barrar os 100% de contentamento rsrs. Esse teu Setup tá ótimo, só não gosto desses ribbons dos SP que substituiram os pitch e mod wheel... as teclas devem ser muito boas. Não adianta maurão. Pra nós, que usamos poucos timbres mas precisamos de toda a qualidade disponível neles, por enquanto, só VST mesmo rsrs.

Obs: Você não me vende uma "cópia" do teu Ivory e Ominisphere não? hehe. Só faltam eles pra eu ir morar de vez no estúdio.

Thyago Amaral

Realmente o XS perde em detalhes de construção para o Fantom G. Eu fiz essa comparação apenas nos timbres de fábrica, mas acredito que assim como existem boas configs para o FG disponíveis na net, devem existir ainda melhores para o Moitf XS, ainda mais com a possibilidade de adicionar o Piano do S90ES, daí ficaria show.

Mauro Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Scoth_Pr


Pois é, por isso que acho o Nord Electro fantástico, porque reuniu exatamente o que eu uso. Hoje em dia uso:
1 Piano Acústico (Ivory Steinway Model D)
1 Rhodes MKI
1 Wurlitzer 200 A
1 Clavinet D-6 (esses 3 do Scarbee)
1 CP80 (Prominy PCP80)
Hammond


Apenas o Nord me adiantaria. O Motif eu acho fantástico mas é para quem gosta de ter muitas utilidades no teclado, eu só faço questão dos timbres, fica besteira pagar por um monte de coisas que não usarei.

Sobre os VSTs eu apenas baixei para usar em casa, minha idéia é comprá-los (quando for possível hehehe). Mas não tenho como te mandar.

mano_a_mano
Veterano
# set/09 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Scoth_Pr
Bom, comecei testando o Motif XS8. Teclado feio pra caramba
Teclado, quanto mais novo, menos me atrai. A única exceção é o TX-5...

Bedin
Veterano
# set/09
· votar


Olá Pessoal!

Tenho um Fantom X6 e pretendo adquirir mais um teclado. Confesso que depois que testei o Motif XS6, vou batalhar e pretendo tê-lo como Segundo Teclado.

Os timbres são excelentes. Strings, Pads, Metais, Acordeon, Pianos... enfim todos os timbres que testei, gostei demais...

Abraço!

silvG8
Veterano
# set/09 · Editado por: silvG8
· votar


Edit: Criei um tópico, tirei aquele texto enorme daqui... achei que um outro tópico poderia ajudar quem quer saber um pouco de um outro ponto de vista... fui mais profundo sobre os 2 equipamentos.

Valeu!

Techmuch g7
Veterano
# set/09
· votar


mas daí veio a primeira decepção: TECLAS. AS TECLAS DO FANTOM G7 SÃO HORRÍVEIS!!!!!! Parecem de brinquedo, minúsculas e sem nenhuma pegada.
Daí começam as maiores discussões do forum...as pessoas acharem que uma opnião pessoal, eh opnião de todos..já tive vários sintetizadores (X 5d, XP 80, korg TR, Sp 88 e Juno-d), e confesso que sou apaixonado pelas teclas do meu G7, justamente por conseguir feitos incriveis com a maciez dessas teclas...

Comecei a tocar o Fantom e logo tive saudades do motif. Piano sem graça, Rhodes angelicais demais, órgãos iguais ao meu antigo Alpha-1, synths e pads sem peso...
Mais uma vez, opnião divergente...os pianos são lindos, os pads e sinths ao contrario do que vc diz, eh o carro chefe do fantom!


órgãos iguais ao meu antigo Alpha-1,
Não acho os órgãos do Fantom a oitavca maravilha do mundo, mas pra mim que não uso tanto, me satisfaz bastante os que vieram de fábrica!


Sinceramente, na minha opinião, Fantom G é um acúmulo inútil de dinheiro mal investido. O visor é massa, é o único comentário decente que posso tecer a respeito desse teclado.
É nessas horas que a gente percebe um monte de paraíba, que mal encosta no teclado, (ou em alguns casos nunca chegou perto, apenas leem o que escrevem por aí) fica 10 minutos mechendo e acha que desfrutou dos melhores efeitos do instrumento...nem eu com 40 dias de posse dessa máquina ainda consegui...e acho q ainda levarei muito tempo para isso!

Fabio L.
Veterano
# set/09
· votar


Bom, respeito a opinião do autor do tópico...

A minha experiência é a seguinte:

Fantom G x Motif XS

Eu só toco com bandas, ou seja, minha prioridade é facilidade de uso do teclado ao vivo, principalmente na hora de montar splits/layers e mudar os timbres, além de disparar samples..

No Motif XS, li no manual que no modo performance é possível juntar 4 patchs num mesmo set..

Parei aqui minha pesquisa e comprei um G7.

Os timbres? Edito a maioria que uso, o que, diga-se de passagem, com aquela tela gigante passa a ser até divertido hehe

abraços

Scoth_Pr
Veterano
# set/09
· votar


Galera,

Acho que pra alguns desavisados ficou faltando ler direito o título do tópico, onde diz: MINHA experiência.

Não estou aqui pra convencer ninguém de nada, por que esta mais que provado que cada um tem um olhar diferente sobre o equipamento.

Sendo assim, permaneço com minhas considerações iniciais e estejam a vontade para discordar de todas elas, uma a uma!

Aos usuários do G7, testem o Juno Stage e me digam se as teclas evoluíram ou não ok?

f76
Veterano
# set/09
· votar


Comecei a tocar o Fantom e logo tive saudades do motif. Piano sem graça

Ainda não testei o Fantom G mas é difícil imaginar que o piano seja sem graça, pois este é o forte da Roland (tive um X6 e amei os pianos dele).
Gosto de tópicos assim, bem detalhados, como os do autor e o do SilvG8 pois servem de referência (vejam bem o que quero dizer: referência) para quem ainda não testou pessoalmente o teclado. É claro que quando eu testar vou concordar ou discordar das coisas que foram ditas mas de qualquer forma ajuda a ter uma boa noção do aparelho.

mano_a_mano
Veterano
# set/09
· votar


Scoth_Pr
testem o Juno Stage e me digam se as teclas evoluíram ou não ok?
Não sou (e nem quero ser) usuário da linha Fantom G, mas testei as teclas do Juno Stage na Milsons e pessoalmente gostei. As teclas são leves, mas não daquele tipo "mal-encosta-e-já-toca", achei bem confortáveis.

Fabio L.
Veterano
# set/09
· votar


Scoth_Pr

Eu tive um Juno Stage que vendi para comprar um G7, e não senti essa diferença toda nas teclas..

Mas pode ser que vc esteja certo, uma vez que o Juno Stage foi lançado depois do Fantom G, e com um sistema novo de teclas...

pomtwo
Veterano
# set/09
· votar


olha .. lembro-me quando passei na teodoro , logo que lançou o fg .. e concordo que as teclas ... nao era legai nem um pouco , o motif tinha teclas mais gostosas .. tambem eh opiniao ...

isso tocando em 3 teclados .. 1 hora em cada .. e os modelos eram korg tr 76 , motif xs 7, e fantom g7... as teclas do motif sao as maiores ..

a do tr e do fanton g sao um pouco menores .. ai entre os dois modelos o fantom tem teclas melhores .. mais tem horas que os dedos escapam , principalmente nos sustenidos .. uma claro por que minha mao eh grande e outra pelo material .. com o dedo soado escorrega pra caramba ..

mas isso nao eh nada pra tirar o merito de nenhum modelo ... mas em materia de timbres sempre gostei mais de yamaha .. a roland tem timbres gordos , a korg tambem , kuzweil nem se fala ... mais algo me faz me agradar mais de timbres yamaha .. as vezes tem timbres opacos , e as vezes timbres totalmente brilhantes , mas engraçado que essas coisas dao um tchan no meio da banda ... fazendo com que quem escute e entenda diz .. puts esse eh um rhodes da yamaha ... assim como os timbres da roland que sao praticamente os mais faceis de reconhecer ..

agora com minhas experiencias tambem ... eu daria um pontinho so pra yamaha .. mas quem tiver roland pra doar estou aqui viu !!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Techmuch g7
É nessas horas que a gente percebe um monte de paraíba, que mal encosta no teclado, (ou em alguns casos nunca chegou perto, apenas leem o que escrevem por aí) fica 10 minutos mechendo e acha que desfrutou dos melhores efeitos do instrumento...nem eu com 40 dias de posse dessa máquina ainda consegui...e acho q ainda levarei muito tempo para isso!

Na verdade, é nessas horas que aparecem pessoas aqui no fórum como você, posta em todos os tópicos pra "supostamente" defender um modelo quando na verdade quer exibir o teclado que tem e não tem o mínimo respeito pelas pessoas.

Se você quiser xingar alguém, pode xingar. Mas NÃO aqui no fórum, pois é contra as regras, e acima de tudo, contra o respeito que se deve ter entre as pessoas. E não precisa chamar ninguém de paraiba não. Em primeiro lugar, paraiba não é usado na definição que você quis usar. Pra isso, você pode usar o seu próprio nome, pois como não tem respeito pelos outros, mal tem por si mesmo. Então seu nome é o suficiente pra xingar qualquer pessoa.

Sou paraibano, com muito orgulho de minha terra e lamento que da sua terra tenha saído alguém como você. Acredito que o Brasil é lugar de gente boa e quero continuar acreditando que ao menos a maioria dos brasileiros não sejam pessoas como você.

Lamento não ter acrescentado ao tópico. Conheço o Motif XS e o Fantom X. Nunca pude testar o G7 e não tenho como compará-los. Mas acredito que a escolha é individual e quem escolhe o XS ao G ou vice versa, provavelmente escolheu pelos detalhes, pois os dois são excelentes máquinas, cada uma com suas potencialidades e eventuais falhas. Mas é da diferença que aparecem as novidades.

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09
· votar


Jonathas Lacerda
Merece um ponto, ele já foi denunciado e vamos esperar uma notificação da Moderação do FCC. No qual acredito que ele será suspenso!!! Uma pena mas merece!!!

Sobre o tópico... Sou tarado pelo G7 sim, pelo visual dele não vendi meu set para pegar um pq os órgãos dele são um LIXO, sim LIXO, coisa de PSR... como a Roland faz isso com a gente? Só perde para os órgãos do JunoG.

E para amantes do XS
Tem uns videos de um amigo de outro fórum que sampleou o VB3 e colocou no XS6, dranwbar por dranwbar incluindo rotary, overdrive e reverbs... em resumo PERFEITO!!! Isso me fez olhar para o XS7 com outros olhos!!!

LeandroP
Moderador
# set/09
· votar


Techmuch g7

Estava indo bem com a sua opinião sobre o teclado, mas pisou na bola no final. Pega leve nos comentários.

Fabio L.
Veterano
# set/09
· votar


ThyagoAmaral

Velho, dizer que os órgãos são "lixo" é no mínimo suspeito..Posso afirmar com certeza que não são TOP, agora, tá longe de ser "lixo"....Eu considero medianos...Já escutei umas demos de órgãos do M3/M50 e com certeza são melhores que os do FG, mas não é esse abismo de diferença que pintam por aí...

Quanto ao nosso amigo ai de cima, pegou pesado sim..Mas se vcs lerem o que o autor do tópico escreveu, dá pra entender a revolta..Ele praticamente disse "quem comprou o Fantom G, jogou dinheiro fora".

Sinceramente, na minha opinião, Fantom G é um acúmulo inútil de dinheiro mal investido

Comentário desnecessário..Acho que não sei investir o meu dinheiro...

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Bom... Sempre tive uma tara pelos equipamentos da Yamaha, e confesso que e muitas vezes me pôs em dúvida se eram apenas meus ouvidos que gostavam do que ouvia, ou se a paixão pela marca me motivava a gostar mais. Acho que os dois.

De qualquer forma, é bom sempre avaliarmos se realmente o equipo que temos é tudo aquilo que a gente acha ou se ele tem alguns "defeitinhos". Se parássemos de tentar defender nossos teclados e começássemos a explorar mais suas potencialidades, tenho certeza de que seriam diminuídas essas flame wars que aparecem com certa frequência.

Acho que já falei aqui antes, mas não custa falar novamente: Os teclados que temos acesso hoje em dia são dezenas mais fieis em seus sons do que os encontrados no início da década de 90. O poder de edição dos tops então, nem se fala. Ao invés de ficar fazendo upgrade no set toda vez que se decepcionar com um timbre, melhor partir pra edição, sampler e qualquer recurso que seu teclado permita fazer. Antigamente, um synth valia pela sua programação. Não era raro ver um DX7 ou M1 valendo o equivalente a 2000 por estar bem programado, e outro idêntico valendo menos por não ter uma programação decente. Porque não valorizamos o poder de edição de nosso equipo? Muitos levam em conta o poder de edição de um equipamento antes de comprar determinado teclado, mas depois que o adquire, fica achando problema em tudo.

Claro em que há casos que não tem edição que dê jeito, mas não custa nada tentar. Se não conseguir editar a seu gosto, talvez alguém no mundo tenha conseguido. Para isso existem os fóruns - além de boas discussões como esta, serve pra trocar patchs e programações. Se ainda assim não der jeito, sampleie. Se não não conseguir de jeito nenhum, ai sim, cabe avaliar a compra de um equipamento novo. De preferência de marca diferente, pra mudar os ares de vez em quando :D

E não. Meu teclado não edita, não sampleia e só vou trocar quando eu tiver necessidade de trocar. E quando a G.A.S bater, já tenho anticorpos pra me defender da doença: Tow sem grana e contra isso, não tem G.A.S que dê jeito :D

Um abraço a todos xD

ThyagoAmaral
Veterano
# set/09 · Editado por: ThyagoAmaral
· votar


Fabio L.
Eu não entendo onde a Roland quer chegar com isso, ela acha que somos idiotas hehehe joga tudo de bom para as expansões, com certeza vai lançar uma dedicada a órgãos... (ARX)

E assim amigos sabemos que a KORG é ruim de Piano a gente sabe... nem os dedicados dela tem um timbre "perfeito" ou próximo de um som considerado TOP de piano das concorrentes, já a Roland não ela tem simuladores dedicados de órgão com timbres lindos, mas em todos os teclados que ela diz top ou suas works ela avacalha com os órgãos... mesmo detendo a tecnologia (waves e bla bla) de saber fazer um bom Timbre de Órgão que ao que parece a KORG ainda não achou isso para Pianos!!! Sem bem que me agrada... tem a cara de Piano KORG e pronto não é nem acústico nem elétrico é um Piano KORG hehehe assim como os XPs é longe de um Timbre de Piano Acústico mas todo mundo gostou/gosta e virou timbre de Piano do XP...

EDIT: Tem como fazer isso no FantonG se tiver não tenho mais dúvida vai ser ele hehehe e prometo fazer órgãos decentes para todo mundo!!! EDITAR EDITAR e EDITAR...





yurikat
Veterano
# set/09
· votar


Fabio L.
No Motif XS, li no manual que no modo performance é possível juntar 4 patchs num mesmo set..
Parei aqui minha pesquisa e comprei um G7.
Os timbres? Edito a maioria que uso, o que, diga-se de passagem, com aquela tela gigante passa a ser até divertido hehe


Só lamento cara, se vc tivesse virado a página do manual veria que é possivel misturar até 16 timbres por vez facilmente no modo master.


Na questão de timbres é claro que cada um tem seu gosto, mas a sonoridade da Yamaha, principalmente nos pianos elétricos é apaixonante.

Falou

Fabio L.
Veterano
# set/09
· votar


yurikat

Mas o modo master não é apropriado para uso ao vivo..Eu preciso de todos os controles a mão, e preciso mudar de timbres rapidamente sem que corte o som.

Walter Girao
Veterano
# set/09
· votar


Fabio L.

Cara... na verdade, isso é uma coisa que confunde muito quem não conhece mais a fundo o teclado.

O modo song (ou o master), apesar do nome, é o que eu considero ideal para usar ao vivo. Isso pq da pra usar até 16 timbres (simultaneamente ou não) com controles à mão e mudar entre eles sem cortar o som.

O modo performance, paradoxalmente, eu gosto de usar mais em casa para gerar ideias para novas composições (e essa facilidade para a criatividade foi o que me fez escolher o teclado... realmente funciona)

tmurback
Veterano
# set/09
· votar


Proprietários do Motif XS
Um dos recursos do Fantom G que mais me chamou a atenção é a possibilidade de manter os efeitos originais dos "presets" no sequencer e creio que no modo "Live" (COMBI da Korg) também. Possuo um X50 e uma das limitações que mais me irrita é essa impossibilidade de manter os efeitos originais dos "presets" no modo COMBI. Assim, pergunto: no Motif XS eu conseguiria manter esses efeitos? Em qual modo? Qual a limitação?

silvG8
Veterano
# set/09 · Editado por: silvG8
· votar


Fabio L. e Scoth_Pr
Sinceramente, na minha opinião, Fantom G é um acúmulo inútil de dinheiro mal investido

É escolha pra quem PODE investir.......... esse forum as vezes chega a ser engraçado...

Techmuch g7
Veterano
# set/09
· votar


Não creio que eu esteja burlando regra nenhuma...quando eu disse isso, nao estava me referindo a ngn diretamente! Soh disse pois fico "p" da vida, quando uma galera, la dos quinto, que nunca encostou no teclado direito, vir falar um monte de baboseira sobre um equipamento que nem conhece....

A galera gosta de causar demais aqui..

Techmuch g7
Veterano
# set/09
· votar


E digo mais, um teclado desses realmente eh pra poucos...quem dera todos os musicos do brasil e do mundo, tivessem condições um dia para ter um teclado desse nível...assim como levei anos para conseguir! Privilegio para poucos, que eu desejo que todos pudessem ter...! Portanto, realmente eh revoltante vir qualquer um aqui detonar algo, sobre o qual nem conhece direito!

;-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fantom G e Motif XS, minha experiência