Fantom G e Motif XS, minha experiência

Autor Mensagem
Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/09
· votar


yurikat
espero que não esteja falando de mim, já que não falei merda sobre os Nord.

O Nord põe todos eles no bolso!!!
Também acho!!!

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/09
· votar


tiago scott
Pow Tiagão vamo pegar leva ai... o cara não virou Veterano aqui por acaso... e assim cara, aqui sempre teve brigas e talz... tudo bem você tem um set legal... mas ninguém é obrigado a compartilhar das mesmas opniões suas... Isso é um fórum cara vamos respeitar mais a galera.

Levy_Carvalho
Veterano
# nov/09
· votar


esse forum é show!!!

mesmo com uma discursão dessa da pra agregar algum conhecimento!!

heheheheh

mais como o colega acima disse, isso aqui é um forum, e o que mais vamos ver aqui é a diversidade de opiniões, uma gama de conhecimento. Cabe a nós saber filtrar as coisas que realmente fazem diferença, e que acima de tudo agregue algo!

Afinal, o forum é um instrumento para troca de opiniões, busca de informações e de conhecimento(nem toda a informação é conhecimento, mais todo conhecimento é uma informação).

Ser veterano não nos exime de uma boa postura, e muito menos de um pouco de personalidade, respeito e humildade.

É normal termos opiniões diversificadas, ninguem aqui é obrigado a entender um ao outro, mais somos convidados a compreender!

Gosto muito do forum, acho que aqui alem desta maravilhosa oportunidade de aprendizado, de alguma forma ganhamos colegas, e em alguns momentos amigos!!

Usem o potêncial para ajudar os outros, fazer de seus instrumentos e de sua vocação, uma arma de aprendizado pra outros!!

A maior arma que temos em mão aqui no forum é a possibilidade de doarmos o que conhecemos, não deixem isso de lado, se esse tipo de postura ajudasse alguem aqui, teriamos otimos musicos, mais sabemos que isso naum ocorre!!

Não entendam mal meu post, não estou aqui pra pegar no pé de ninguem, nem tentar ofender, mais vi a possibilidade de apassiguar, erros de português a parte, somos parte da familia cifras clube, e somos responsaveis por zelar pelo que temos, pois assim teremos concerteza grandes nomes buscando estar conosco!

Deixo aqui meu recado!

Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/09
· votar


Levy_Carvalho
Valew pelo toque... realmente fui um tanto infantil em levar essa discussão adiante.

"vamo" pôr ordem aqui! Pois aqui não é The Joana's House, né?

abração! Paz e sucesso!

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


Jonathas Lacerda

Cara sem comentários sobre discussão de Nords. Encerro esse assunto aqui, e se de alguma forma fui desrespeitoso contigo estão aqui minhas desculpas. Sou uma pessoa transparente em minhas opniões, e sinceramente só entro no fórum para postar informações de equipamentos que eu tenha testado ou utilizado pessoalmente, do contrário me nego a falar sobre o que não conheço.

PS. Quanto ao meu português considero-o de bom tamanho perto de alguns posts que vejo no FCC. E sobre meu inglês não o tenho fluente para traduzir um texto por completo de uma página de Internet em inglês, para isso acho que existe a página do tradutor do Google, para não nos apegarmos a meios conhecimentos do que está escrito e sim de forma totalitária.

yurikat
Veterano
# nov/09
· votar


teclado_mania
Os timbres de piano ac do Fantom G são superiores aos dos seus concorrentes (eu não concordo plenamente, mas novamente reitero q este foi o consenso geral da galera)

O da yamaha e kurzweil é o melhor, ainda mais da placa 150 ag.


Eu tmbm acho isso, mas como comentei anteriormente a maioria da galera acha q é o do Fantom... No meu post eu relatei o consenso geral da galera... faz alguns meses q esse assunto foi exaustivamente discutido, aliás rendeu várias brigas.

Falou

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


Levy_Carvalho

Só para complementar meus comentários, sou frequentador do fórum a mais de um ano, e sinceramente têm me incomodado muito a postura de algumas pessoas do fórum Veteranas ou não que menosprezam perguntas e dúvidas de muitos membros novatos do fórum e acham que por ter um devido conhecimento de certos assuntos, fora algumas besteiras que vemos, podem escurraçar novatos ou mesmo postar respostas como: Nem vou responder ou Aí meu Deus isso é pergunta que se faça etc. Acho que da mesma forma que me corrigi quanto minhas respostas ríspidas os chamados "Veteranos" do site deveriam criar uma forma mais amena e amigável de tratar novos membros do fórum. Mas isso não generalizo a todos, apenas para algumas pessoas.

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/09
· votar


tiago scott
Jonathas Lacerda
É assim que se fala galega!!! E rom não quer dizer porra nenhuma, Nord é um teclado do caralho mas só faz aquilo, o que dá o "peso" no som é a Plc de som teclado mais os A/D D/A, equalização só faz corrigir problema e não salva o mundo e não se fala mais nisso!

hehehe

yurikat
Veterano
# nov/09
· votar


Jonathas Lacerda
espero que não esteja falando de mim, já que não falei merda sobre os Nord.

Vixe mano, estamos juntos cara, pq eu iria te ofender???

Eu disse q nesse mundão de Deus já ouvi muita merda a respeito dos Nords (instrumentos de nicho), tem cara q fala muita besteira...

Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


yurikat
Sabe quando vc vê aquela garota linda do outro lado da rua... Se encanta na hora? Foi a minha reação ao ouvir um Electro 2 a primeira vez. Amor à primeira audição. A mesma reação que tive quando ouvi um hammond a primeira vez. Não pela comparação, mas em saber que um instrumento NÃO hammond o emulava tão perfeitamente. Sons quentes, como se saíssem de um amp valvulado. Minha opinião é que o Clavia deve causar inveja à Hammond pela qualidade que ela consegue desenvolver seus produtos. E à Rhodes Piano, e a tantos antigos fabricantes que não conseguiram se manter no mercado, infelizmente.

E essa semana, ou a passada, para colaborar em outro tópico, descobri que a Clavia é uma pequena empresa, tal como a Tokai brasileira e isso me deixou ainda mais contente em saber que a nossa Tokai está no caminho certo. Afinal, ela já ganhou distribuição nos E.U.A pela mesma empresa que distribuía os Clavia, que estranhamente no fim de 2008 encerrou seu contrato de distribuição. E a armadillo enterprises (empresa em questão) parece que encontrou um substituto à altura.

DuduXP
Veterano
# nov/09
· votar


Jonathas Lacerda

Que beleza de compração, rsrs, e acho que comigo foi a mesma coisa, e vou mais além, ao invés das pessoas lerem topicos e antes mesmo de terminar já quiserem postar que não teclado a ou b não é melhor que meu fantom, ou melhor que meu motif, deveriam somente comentar aquilo que ralmente ja puderam colocar as mãos, e acho que qualquer tecladista que realmente colocar as mãos num Nord, nem que seja por alguns instantes, vai se apaixonar. Vlw!

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


Jonathas Lacerda

E essa semana, ou a passada, para colaborar em outro tópico, descobri que a Clavia é uma pequena empresa.

Nossa essa informação foi realmente muito boa, pois eu tinha em minha cabeça que a Clavia era uma empresa de porte grande nos EUA, não tanto como Roland ou Korg. Mas saber que uma empresa de pequeno porte é capaz de construir instrumentos de grande porte e nicho específico.

Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/09
· votar


tiago scott
Tradução livre do artigo da Wikipedia em Inglês:
A Clavia Instrumentos Musicais Digitais (Digital Musical Instruments (Clavia DMI AB) é um fabricante sueco de sintetizadores analógicos virtuais, pianos eletromecanicos virtuais e Stage Pianos, fundada em Estolcomo em 1983 por Hans Nordelius e Mikael Carlsson.

Em 1983, Hans Nordelius e Mikael Carlsson começaram a constuir no porão da casa localizada ao sul do suburbios de Estolcomo, criando o primeiro "tambor" digital dedicado do mundo para o mercado comercial, que foi intitulado "Digital Percussion Plate 1".

Após a introdução de seu primeiro invento, o time de desenvolvimento da Clavia desenvolveram outros sistemas de percussão digital sob o nome de DDrum. Em 1995, Clavia lançou seu primeiro sintetizador conhecido como Clavia Nord Lead. Com o sucesso deste, a Clavia depois lançou outros modelos de sintetizadores analógicos virtuais: Nord Rack x; the Nord Lead 2, Nord Lead 2x e Nord Lead 3 são todos versões do Nord Lead. Após eles, a Clavia lançou um sintetizador modular baseado em software, o Nord Modular.

A próxima linha de instrumentos foi desenhada (desenvolvida) para emular os teclados eletromecanicos clássicos como órgão Hammond, piano elétrico e Clavinet da Hohner. O primeiro lançado foi o Nord Electro, seguido Nord Electro 2 e depois o Nord Stage. Eles vem em vários modelos de 61 a 88 teclas. Depois o Nord Stage foi "atualizado" para o Nord Stage EX. A Clavia lançou uma nova versão do Electro, o Electro 3.

Em 2007 a Clavia lançou o Nord C1. É um órgão de dois manuais que emula Hammond, Farfisa e órgãos VOX. O ultimo lançamento da Clavia foi o Nord Wave (Outubro de 2007). É o próximo teclado da série Nord Lead.

a Clavia é uma empresa sueca que consite em 20 funcionários, todos trabalham na linha de produção das 5 linhas de produtos.

Departamentos da Companhia
Pesquisa e Desenvolvimento

Este departamento consiste em um designer de hardware e 5 programadores.

Marketing, Vendas e suporte

Três pessoas trabalham com o marketing, vendas e suporte na Clavia.

Enfim... Eu acho que a Tokai se inspirou na Clavia para criar o TX-5 e esse novo V74 sob a marca Ventura. Isso que a fez deixar de ser um fabricante de órgãos genéricos como Gambitt e Minami, para um fabricante de nicho.

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


Jonathas Lacerda

Clavia é uma empresa sueca que consite em 20 funcionários, todos trabalham na linha de produção das 5 linhas de produtos.

Departamentos da Companhia
Pesquisa e Desenvolvimento

Este departamento consiste em um designer de hardware e 5 programadores.

Marketing, Vendas e suporte

Três pessoas trabalham com o marketing, vendas e suporte na Clavia.


Sinceramente, qualquer pseudo tecladista que toque num Nord Electro, Modular, Stage, Lead ou Wave poderia sequer imaginar que ele é fabricado por esse número de pessoas. Sinceramente a Clavia encontrou a fórmula do sucesso. E se posicionou de forma exclusiva nesse nicho pois até hoje não ví nada que emule eletromecânicos como um RED HOT.

teclado_mania
Veterano
# nov/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


Pessoal se vocês querem um simulador real pagando 12mil em um stage , vai de nord sem nem pensar, já quem quer um teclado tudo ,workstation com tudo de mais ,vai de motif,triton extreme, m3 ,oasys ,openlabs ,mediastation ,fantom g.

Agora desses teclado faz de tudo e mais um pouco o que é melhor pra mim é o Motif ES OU XS(desconsidere as expanções mais tem 1 gb de sampler)com a placa de expanção de pianos ,dx7 e acusticos e sampleado, o fantom g com expanção , m3 com expanção de pianos da korg e acustico e sampleado.

O triton extreme se você estar entre o m50 usado e o triton extreme 61 usado, claro é melhor o extreme que ainda é um baita teclado.

Se quer pagar 9mil em um open labs pra usar os vst com mais segurança e levar o som a uma otima realidade vai de openlabs e um controlador.

O oasys e mediastation não tenho opnião formada pois nunca vi na minha frente e ouvi os sons.
-----------------------------------------------------

Na minha opnião formada, eu gosto de yamaha kurzweil e korg(desconsidere os pianos) pois os timbres de piano,lead,eps,orgãos,strings e pads me suprem, mais com expanção melhor ainda, já toquei em num modulo do nord lead x2 em uma loja parece que estou tocando em um moog muito bom ,já vi o eletro 2 também, mais o negocio é investir 4mil em um aparelho só pra aquilo,enquanto posso pegar um teclado que me supre em tudo.

Infelismente aqui no Brasil não tem como,já aprendi em teclas de um piano na escola de teclado ,não gosto muito das pesadas prefiro as semi-pesadas que acho melhor para que faço, mais ai vai de quem toca, o estilo, mais piano, mais rock, mais solo, mais peso nas teclas .na korg gosto mais da leves e largas como as do x50 ,na yamaha gosto de teclas que me tragam confiança e seje semi-pesada ou uma leve e larga(meus dedos são grandes), na roland minha opnião formada quando toquei com um juno-g é teclas mais largas, pois estragaram a teclas com o tamanho delas, o peso me agradou pela musica que toquei.

Pra mim o melhor teclado é aquele que vai te suprir, meu psr já não me supre, to querendo pular pra um motif 6 ,assim como de teclados de 61 teclas por serem mais portatil na hora de levar e o peso é menor .

expedifer
Veterano
# nov/09
· votar


Scoth_Pr
TECLAS. AS TECLAS DO FANTOM G7 SÃO HORRÍVEIS!!!!!! Parecem de brinquedo, minúsculas e sem nenhuma pegada. A rolando economizou o que pode nas teclas. O mais decepcionante era que em cima do Fantom G tinha um Juno Stage com ótimas teclas, com peso,

É ai que vc se engana, talvez por falta de INFORMAÇÃO. (obs: não sou nenhum fanático por Fantom G) Vejamos:

Essas teclas são propositais, pois há muitissimos tipos de usuários para esses teclados e a Roland não pode APENAS se concentrar em tecladistas que tenham O teu gosto ou necesidade (ou mesmo de muitos por aqui, parece "panelinha"..rsrsrsrs, ou será..."maria vai com as outras", pois nunca ví alguém por aqui assumir e defender teclas médias, suaves, leves, etc).

Mas vamos ver do porque disso: tenho alguns amigos vendedores de lojas de instrumentos (e me deixam mexer em tudo...rsrsr), onde me dizem (falando apenas de Fantom) que o mais vendido pra bandas (90%), é justamente o G7 e que o G8 sai muito pouco. As vezes aparecem bandas "milionárias" mas querem mesmo o G7, quando pedem um Fantom. Ocorre que hoje as maiores bandas do Br (sertanejo, Axe, Forro, etc), tal qual de muitas duplas, etc, NÃO USAM NA PRÁTICA PIANOS, timbre este que EXIGE sim teclas de peso, encontradas num G8, XP80, etc (isso da Roland).

Essas bandas usam muito outros timbres (ai vai do gosto), como strings, metais (quando não o tem), leads, orgãos, acordeons/sanfonas, sinths, etc. IMPOSSÍVEL tocar uma sanfona (banda de forro) com teclas pesadas, ou uma boa performance pra strings, metais, etc. A sensibilidade (excelente) de uma tecla pesada pra piano (diga-se martelo), pode ser péssima pra um string ou sanfona (se não há martelo, então pra que?).

Se o Fantom tem mais de 1300 timbres, porque vai dedicar teclado a UM ÚNICO TIPO DE TIMBRE, chamado de piano? E os outros? Vão pra M....? O G8 sim é dedicado aos pianos (começa-se pelas 88 teclas, coisa SÓ encontrada em pianos acústicos em instrumentos reais). Dai a sua necessidade dessas teclas. Então pra que gastar mais e usar teclas pesadas? ONDE ORIGINOU ESSA ONDA de teclas pesadas serem essenciais pra teclado? Ou pros melhores teclados? Alias, PRA QUAL TECLADO? Pra qual necessidade? Pra qual usuário? Que se danem os demais milhares timbres? E que se danem usuários que não precisem tocar pianos (numa banda)? Só vamos dar valor a quem souber (e inventar jeito) de tocar TODOS os timbres com teclas pesadas?

É esse ABSURDO que só ocorre no Br (mania, panelinhas, etc) de gente botar na cabeça, ensinar (e os outros apredremm) que SÓ teclados de teclas pesadas prestam. Deveria TODO tópico que inicia com esse apontamento, ter no cabeçarios: " Tópico sobre tocar pianos". Fora isso torna-se um absurdo tal generalização (falar a toa que é assim). Convido os "discordantes", ligar um CD de sertanejo, axe ou Forro, entre muitissimos outros e tentar tocar os mesmos sinth com teclas pesadas (na mesma sensibilidade, perfomance e velocidade). Vão "apanhar, sofrer e dizer "meu negocio é pianos e não esses "troços", que apesar disso recheiam em milhares de timbres seu próprio teclado.

E esses vendedores amigos meus vão continuar vendendo 90% de teclados, com essas "suaves" teclas (ou médias), pra clientes que assim a querem, esmagadora maioria e bandas, ainda agradecendo a Roland e outras marcas por essas teclas. As marcas sabem disso e é por isso que fabricam em mais de 90% de produção teclas leves e médias, (na produção - números) agradecendo as vendas. Os demais timbres também agradecem.

Sobre pianos do fantom ou Motif, realmente há pianos excelentes no Fantom e outros excelentes na Motif, questão de gosto, mas os dois se alinham.

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


Thyago Amaral

Modo inveja ON...

"por isso que tem tanta gente que não troca os seus XP por X nenhum!"

Acho que é por isso e por falta de R$5.000,00 a mais para enterar o valor de um Fantom x na troca por um XP.

Modo inveja OFF

Já tive XP por mais de 3 anos, e coitadinho dele... come poeira ha kilometros de distancia do Fx

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/09
· votar


FANTOM X7
Tenho mais que 5.000 e não pego um Fanton X... e tão pouco tenho um XP, gosto é gosto companheiro!!!

Uhhhuu Vai começar tudo denovo!!!

E além do mais ter inveja de um Fanton X7? Melhor se matar viu!!!
É pensar baixo d+...

teclado_mania
Veterano
# nov/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


E rom não quer dizer porra nenhuma

Tem teclados que só tem mais rom como o mo para o motif por causa de mais timbres, mais eu prefiro os timbres do motif e a estrutura mesmo que seje usado , tem sampler, expanção de placas da yamaha , o mo não tem mais tem mais timbres.

Tem teclados que tem otimos timbres e pouca rom como o motif classic, mais só acho que yamaha sempre erra ,olha só:

Nos s30 e s80 , tem 32 notas de polifonia, bons timbres, não tem lugar de expanção de placas no s03 , as teclas são boas , o visor muito pequeno ,alguns timbres a yamaha errou feio, muito pesado.

No ex5 tinha mais polifonia e mais formas de audio, porem bem mais pesado, com sampler (todo mundo fala que é lento mais quando vi um vendedor descarregando os samples não achei) , tem expaço para expanção de placas ,tem melhores teclas e uma roda modulation só pra metais.

No motif clasic tem menas polifonia porem não diminui de acordo com a forma de audio, o timbre tem peso igual o ex5 , tem mesma forma de sampler e expaço para 3 placas de expanção da yamaha, a interface e desing é melhor e tem mais modos de editar , tem bem menos peso(coisa de 10kg comparando) e teclas quebram um belo galho .

No es tem mais polifonia , por mim erraram nas laterais (que achei horrivel), o timbre pra mim não muito tem peso, acrescentaram 448mb de sampler, tem lugar para placa de expanção, as teclas são iguais , tem 2kg a mais de peso, e ficou muito grosso a sua estrutura em relação ao classic , o timbre normal parece ter melhorado em relação ao classic.

No motif xs tem a mesma polifonia do es , não tem modo de expanção da yamaha(a mesma libera timbres de graça), tem 1gb de sampler , o visual achei bem legal , a tela é melhor , tem mais possibilidade de edição , e os pesos são equivalentes a do classic, as teclas tem uma nova ação que pra mim ficou um pouco mais dura e confiavel, e os timbres internos quebra um bom galho.

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/09
· votar


teclado_mania
Companheiro o S03 e S08 tem 64 notas de polifonia viu?

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


Thyago Amaral e demais amantes dos NORD's...

Acho que a melhor parte que define um teclado, é aquela sentada num banco e com as mãos sobre as teclas. O resto é marketing e gosto pessoal.

Já vi tecladistas tocando "atualmente", 1 mês atrás, num 01/wfd, e quase chorei de saudades pelo que eu vendi em 1995.

Ali vi que o que define um bom instrumento é um bom músico.

E tenho dito.

teclado_mania
Veterano
# nov/09
· votar


Companheiro o S03 e S08 tem 64 notas de polifonia viu?

Era o s30 e s80, errei , já corrigi.

Ali vi que o que define um bom instrumento é um bom músico.

Concordo, porém um bom musico se sente ilimitado a um psr?

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/09
· votar


teclado_mania
Exato! =]

tiago scott
Veterano
# nov/09 · Editado por: tiago scott
· votar


expedifer

Cara acho que você interpretou de uma forma incorreta o que o pessoal têm dito sobre as teclas dos Fantom G6 e G7. O pessoal aqui não quer defender o uso de TECLAS DE PIANO, e sim qualidade justamente de teclas leves e seus mecanismos. Veja, o que todos dizemos é que como pode um XP80 ter teclas tão maravilhosas para se tocar e o FG Top de linha atual da Roland e muito comercializado no mercado ter teclas minusculas (do ponto de vista que a maioria dos tecladistas aqui são homens e com maos e dedos teóricamente grandes) para se tocar?

Isso é o que dizemos de cagada. Veja um exemplo simples, as teclas do EX5(Yamaha) foram BEM melhoradas até chegarmos hoje no Motif XS7 que detem teclas de acionamento um pouco mais pesado quando pressionadas e retorno mais leve. As teclas do M3 pra mim são as tops, tem um peso super distribuido e para tirar som tem de colocar um peso nos dedos e o retorno delas também são mais densos lembra bem o acionamento de piano. Agora o FG com suas pequenas teclas em nada supera as teclas do XP 80 que tinham um ótimo peso pressionadas e resposta rápida.

Veja bem, não estamos falando de teclas de piano que com certeza as do FG8 com acabamento em madeira fica como TOP e sim de tamanhos, padrões e mecanismo que não podem apresentar qualquer falha se tratando de um Top de linha.

teclado_mania
Veterano
# nov/09
· votar


Pow Thyago logo você ter inveja de um fantom x? é melhor aquele membro se matar.

FANTOM X7
Veterano
# nov/09
· votar


teclado_mania

"é melhor aquele membro se matar."

Filhinho, vovó tá te chamando para tomar todinho...rssss

Se liga kra...

teclado_mania
Veterano
# nov/09
· votar


s teclas do M3 pra mim são as tops, tem um peso super distribuido e para tirar som tem de colocar um peso nos dedos e o retorno delas também são mais densos lembra bem o acionamento de piano.

Pow pagar 4mil em um controlador de 61 exclusivo para o m3, e mais 4 mil em um modulo do m3, tem que ser otimo.

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/09
· votar


teclado_mania
Pois é... deixa quieto... o cara tá no céu com um Fanton X7!!!
Que bom heim?!

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


teclado_mania

ThyagoAmaral

Vixi, então sobre a questão das teclas do M3 é opnião minha pessoal, mas acho que o Artref pode explicar melhor ainda pois ele tem um M3-73.

Offer Nissim
Veterano
# nov/09
· votar


Scoth_Pr
TECLAS. AS TECLAS DO FANTOM G7 SÃO HORRÍVEIS!!!!!! Parecem de brinquedo, minúsculas e sem nenhuma pegada. A rolando economizou o que pode nas teclas. O mais decepcionante era que em cima do Fantom G tinha um Juno Stage com ótimas teclas, com peso,


quando testei o Fantom, confesso que estranhei as teclas, e até tive a impressão de que não eram boas...mas rapaz, minha mão deslizou no bicho! No fim, achei uma delicia!

Sobre pianos do fantom ou Motif, realmente há pianos excelentes no Fantom e outros excelentes na Motif, questão de gosto, mas os dois se alinham.
Concordo e muito com você. como outros aqui, não consigo ver uma gigantesca diferença de qualidade nos AC Piano dos dois.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fantom G e Motif XS, minha experiência