*Pesquisa* Quantos usam Cifras?

Autor Mensagem
liliane.coimbra
Veterano
# set/08
· votar


jessica_...
Tocar por cifras no teclado eu acho sem graça (tocando sozinho)

Se ficarmos totalmente presos as cifras fica realmente sem graça, mas quando estou tocando sozinha, uso as cifras pra me orientar... nao toco somente o que está ali.
Quando se está sozinho, dá pra adicionar ou suprimir notas e acordes, improvisar algumas frases e solar a melodia. Mas pra fazer tudo isso em uma banda, os integrantes tem que se conhecer bem e/ou ensaiar bastante.

tiago scott
Veterano
# set/08
· votar


1º Uso cifras todas as vezes que toca em um segmento como orquestra, ou num stúdio para gravar algo mais específico que um cantor ou grupo pede, e em algumas jam de jazz ou fusion.

2º Memorizo com facilidade, pois após a primeira visualização já me utilizo do campo harmônico, cadências, Sub-quintos etc, e faço a música de uma forma mais particular encrementando acordes.

3º Gosto sim, de me apegar as cifras lendo quando vc está tocando para um segmento mais rígido tipo orquestra. As vezes vc têm vontade de fazer um C 7+ / 9 mas se a cifra te pedir C vc deve fazer, por que cada lugar é um estilo próprio de se tocar.

NanaMuniz
Veterano
# set/08
· votar


1º Sim
2º Sim
3º Tenho que ouvir pelo menos umas duas vezes


AGCC
Veterano
# set/08
· votar


CheshireCat
Desculpa, não quis ser arrogante não ok?
É que eu não sabia que você tocava piano erudito, daí achei estranho você não usar nada.

Uma dica que te dou é passe a tocar um pouco de músicas fora da partitura, senão isso vai te prender à partitura. Eu toco por cifras e partituras; posso te afirmar sem dúvidas que se você ficar só nas partituras vai ficar um "pouco" presa e não vai conseguir se soltar muito depois.

OK? =]

Toque de tudo um pouco para ser uma boa pianista.

Falou!

AGCC
Veterano
# set/08
· votar


jessica_...
Tocar por cifras no teclado eu acho sem graça (tocando sozinho) por isso nem toco, tow esperando aprender a improvisar.

Isso é... depende de como você toca com as cifras rsrs! \o/ Eu me amarro em tocar sozinho, faço o que quero, do jeito que quero...rs.

Quanto ao improvisar... acho que o seu improvisar é o meu tocar por cifras hehehe... com o tempo agente chega lá. Vou gravar um dia e pôr alguma coisa aqui e quero ver o que vocês vão dizer.

Falou!

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


caio_albertassi
Desculpa, não quis ser arrogante não ok?
Não pareceu, não. Eu não tinha entendido mesmo hehe. =)

Toque de tudo um pouco para ser uma boa pianista.
Concordo plenamente, e meu professor também. =)
A música que eu falei que estou tocando que tem o baixo cifrado foi ele que me passou(há umas duas semanas), e posso dizer que já melhorou um bocado o que eu sabia de acordes. Vou pegar mais umas músicas assim e treinar pra dar uma improvisada também.

KeyboardMaster
Veterano
# set/08
· votar


Questionário:
1º Você usa cifras frequentemente?
Sim
2º Memoriza as cifras com facilidade?
Depende da musica
3º Usa a cifra apenas uma vez/ toca de ouvido?
Não

AGCC
Veterano
# set/08
· votar


Legal gente, todo mundo tá participando. Mas eu esqueci de uma cosia...

Há quanto tempo que vocês tocam?
Eu toco há 6 anos.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


caio_albertassi
Há quanto tempo que vocês tocam?
2 anos. =)
Minha primeira aula foi no dia 05/08/2006.

AGCC
Veterano
# set/08 · Editado por: AGCC
· votar


CheshireCat
Legal! Eu lembro que quando tinha 2 anos, de piano, eu falava:
"Quando tiver 4 anos vou estar tocando tudo..." Realmente, eu alcancei com 4 anos o que eu almejava quando tinha 2 anos, mas hoje com 6 anos eu ainda não estou satisfeito com o que sei hehehe... e assim o ciclo continua! Em busca da performance pefeita!

Falou!

ROTTA
Veterano
# set/08
· votar


*Pesquisa* Quantos usam Cifras?

Cheguei meio tarde mas... eu uso. =)
Abraços.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


1º Você usa cifras frequentemente?

Não, uso mais partitura ou então tiro de ouvido. Exceto quando toco jazz, onde eles dão a partitura do tema e os acordes cifrados.

2º Memoriza as cifras com facilidade?

Após certa repetição, sim. Gosto de repetir a sequência livremente e ficar improvisando, quando é o caso.

3º Usa a cifra apenas uma vez/ toca de ouvido?

Não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a *Pesquisa* Quantos usam Cifras?