*Pesquisa* Quantos usam Cifras?

Autor Mensagem
AGCC
Veterano
# set/08 · Editado por: AGCC


Falaê gente boa do FCC,

Hoje estou aqui pra fazer uma "pesquisa".
Eu sou o tipo de tecladista que tem "memória de peixe", não consigo memorizar as cifras e fico totalmente perdido sem ela.
Quero saber como que a maioria dos tecladistas se comportam.

Questionário:
1º Você usa cifras frequentemente?
2º Memoriza as cifras com facilidade?
3º Usa a cifra apenas uma vez/ toca de ouvido?

Respostas:
1º Sim
2º Não
3º Não

Falou gente!

Marcos Bruxo
Veterano
# set/08
· votar


1º Você usa cifras frequentemente?
Não
ñ uso cifras
2º Memoriza as cifras com facilidade?
Não
Quando usei ñ demorava p/isso prefeito estudar td pelo Cd!!!
3º Usa a cifra apenas uma vez/ toca de ouvido?
Não uso

83689
Veterano
# set/08
· votar


Respostas:
1º Sim
2º sim
3º Não


juninhoJ
Veterano
# set/08
· votar


[b][/b][i][/i]Daew, respostas:

1º as vezes
2º sim
3º sim

Falow

AGCC
Veterano
# set/08 · Editado por: AGCC
· votar


No fórum só tem gente que manja.
Eu não entendo... eu consigo memorizar várias partituras, mas as cifras não. Isso é no mínimo estranho.

Saullito Batera
Veterano
# set/08
· votar


Pra mim também é bem mais fácil memorizar notas que acordes, cifras.

Mas eu não uso de jeito algum cifras em shows ou apresentações e nem fico levando a minha pastinha
Um conselho, se começar a tirar as músicas de ouvido você decora a cifra bem mais rápido e melhor.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/08
· votar


Respostas:
1º Sim
2º Algumas
3º As vezes

fernando tecladista
Veterano
# set/08
· votar


1º Você usa cifras frequentemente?
sim
2º Memoriza as cifras com facilidade?
sim, mas já fui melhor
3º Usa a cifra apenas uma vez/ toca de ouvido?

dependenddo dá música sim

Daniel.m
Veterano
# set/08
· votar


Umas semanas atraz eu só pegava música se tivesse cifra.

Mas aí eu vi uma "amostra" de vídeo-aula no Youtube que me ajudou PRA CARAMBA pegar músicas de ouvido. Quando eu terminar um download aqui eu vou procurar o vídeo...

JowR
Veterano
# set/08
· votar


SIM
SIM
+ ou -

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# set/08
· votar


Não
Sim(depende da música)
Sim

raylha_mislene
Veterano
# set/08
· votar


Sim
As vezes (na verdade muitas vezes)
As vezes

ThyagoAmaral
Veterano
# set/08
· votar


Respostas:
1º Sim
2º Algumas
3º As vezes
(2)

mazza
Veterano
# set/08
· votar


sim
sim
sim

acho melhor do que levar partitura, numa página de cifra vc leva a mesma música que as vezes leva quatro páginas na partitura

cesio137
Veterano
# set/08
· votar


1º Sempre - Utilizamos em forma de partitura, dividido em compassos e com os tempos para cada acorde. Isto facilita, pois temos todos os breques assinalados. Dá segurança para a apresentação.

2º Casualmente/Raramente - Quando tocamos alguma musica antiga que não está mais em nosso repertório.

3º Com muita freqüencia - Como toco em igreja, temos que acompanhar quando alguém que não é da banda se apresenta. (O ruim é quando o "cantor" é semi-tonado/desafinado. hehehe. aê o bixo pega.)

cesio137
Veterano
# set/08
· votar


mazza

E se o repertório é muito extenso? Como decoram os breques, riffs, paradas, rall's... etc??? Anotam na cifra?

krydes
Veterano
# set/08
· votar


Daniel.m

poste o link do youtube pra gente,vamos se se me ajuda hehe.
um abraço !

liliane.coimbra
Veterano
# set/08 · Editado por: liliane.coimbra
· votar


Questionário:
1º Você usa cifras frequentemente?
2º Memoriza as cifras com facilidade?
3º Usa a cifra apenas uma vez/ toca de ouvido?


Respostas:

1º - Sempre. Ainda que eu saiba de cor (sei muito poucas) precisamos tocar todos iguais, com as mesmas cifras, mesmas inversões etc... por isso seguimos um padrão.
2º - Memorizo algumas, mas tb tenho memoria de peixe. 2 dias sem tocar e já esqueci tudo.
3º - Não dá pra tirar de ouvido pq se isso acontecer com a banda inteira, cada um vai tocar de uma forma diferente... e embola tudo. Só da pra tocar de ouvido quando estou sozinha.

mazza
Veterano
# set/08
· votar


cesio137
decora a música... não tem outro jeito. O melhor (ideal) é mesmo a partitura, mas a cifra economiza espaço, só isso. As vezes eu escrevo uma parte da música na partitura e coloco junto (alguma intro, um solinho, coisa assim), mas a grande parte fica na cifra mesmo.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Não*
Não
Não

* SÓ cifra não, o máximo que eu toco é uma música que tem a mão direita na partitura e as cifras da mão esquerda.

AUTOBOT
Veterano
# set/08
· votar


1)N
2)S
3)S

Couto
Veterano
# set/08
· votar


S
N
N

fabio tecladista
Veterano
# set/08
· votar


1-sim
2-não
3-sim

fulaneto
Veterano
# set/08
· votar


1-sim - se tirar é como se cortase as mãos. hehhe.
2-não
3-não

ThyagoAmaral
Veterano
# set/08
· votar


fulaneto
Vixe... é meu irmão é??? kkkkk

viktor 999
Veterano
# set/08
· votar


1.não
2.sim
3.sim/mas sempre que tenho tempo de pegar de ouvido toco só de ouvido

AGCC
Veterano
# set/08
· votar


CheshireCat
Raios... Você é autodidata? AHUkAHukAHkuahkuaH... Tô brincando, não me leve a mau! Pô legal que você não precisa usar a cifra.

Eu tenho grande dependência para cifras que possuem mais de 10 acordes. Os hinos da igreja são bem extensos e com muitos acordes, não consigo lembrar mesmo.

Geralmente música popular eu consigo.

Pô legal saber que é bem dividido o fórum, temos bastante gente que memoriza com facilidade e ao mesmo tempo gente que usa cifra constantemente.

rapha_netto
Veterano
# set/08
· votar


1º não

2º Quando a escala é natural é mole... mas quando é acidentada hummmm... principalmente aquelas cheias de impréstimo modal!

3º É interessante que eu só toco com as mãos com o ouvido eu nunca consegui .... hehehehe... brincadeira.... Normalmente eu preciso saber pelo menos qual é o tom da música ... eu nunca consigo achar rápido ... depois com a escala dá pra completar!

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


caio_albertassi
Raios... Você é autodidata? AHUkAHukAHkuahkuaH... Tô brincando, não me leve a mau! Pô legal que você não precisa usar a cifra.
Não entendi. O_o
Cifra é mais pra música popular, né não? Eu faço piano erudito, é natural que eu use praticamente só partituras.

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


1º Você usa cifras freqüentemente?
Quase não toco por cifras no teclado. Tem duas músicas apenas que eu toco no teclado por cifras. Todas as outras eu toco no violão, aí é muito fácil memorizar. Pra tocar violão não uso quase nada de cifras.

Esse é um assunto beeem polêmico pra mim. Tocar por cifras no teclado eu acho sem graça (tocando sozinho) por isso nem toco, tow esperando aprender a improvisar. No teclado eu só toco introduções ou músicas improvisadas que eu tiro do CD.

2º Memoriza as cifras com facilidade?
Sim.

3º Usa a cifra apenas uma vez/ toca de ouvido?
Uso na primeira vez depois me lembro das notas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a *Pesquisa* Quantos usam Cifras?