Com quantos anos vocês começaram a tocar?

Autor Mensagem
A. Leão
Veterano
# mar/07


Vocês começaram a tocar com quantos anos? E qual a idade que vocês acham ideal para iniciar os estudos?

A. Cordeiro
Veterano
# mar/07
· votar


Vocês começaram a tocar com quantos anos?

Apesar de ter perguntado de uma outra forma, mas já existe um tópico que se relaciona com a idade e vida dos músicos daqui do FCC.

E qual a idade que vocês acham ideal para iniciar os estudos?

Quanto mais cedo, melhor. Não se tem idade pra aprender a tocar, mas um conhecimento musical desde cedo ajuda e muito na sua carreira de músico ou de pelo menos hobista.

sliderX
Veterano
# mar/07
· votar


Quanto mais cedo, melhor

discordo em partes
dependendo da pessoa, se começa mto cedo, mtas vezes esta sendo meio que obrigada pelos pais ou responsaveis
isso pode criar uma imagem meio errada do que eh musica posteriormente

o a idade idael, eh a idade que vc descobrir que tah gostando pra carai dakilo


nao se eskeça de garotos prodigio tem em cada eskina
e se vc for ver bem, MUITOS grandes musicos começaram tarde

entao faça um favor a si mesmo, eskeça esse topico, pare de querer achar alguem com uma situaçao igual a sua que tenha dado certo e vah tocar seu instrumento

musica eh ritmo e criatividade

nao blublublus nem makakices no palco...

mano_a_mano
Veterano
# mar/07
· votar


Eu comecei a tocar piano com 6 anos, mas antes já tive xilofoninho e pianola Hering...
Quanto à idade ideal para começar, essa não existe. Eu sigo o ditado: "nunca é tarde para se aprender".

mr keys
Veterano
# mar/07
· votar


Vocês começaram a tocar com quantos anos?
com cinco aninhos. eu tocava num yamaha beeeeeeeeem paia q não era nem meu.

E qual a idade que vocês acham ideal para iniciar os estudos?

não tm idade, se a pessoa tem interesse desde cedo, o melhor é incentivar. mas cuidado, no caso de crianças, tem que examinar para ver
se não é passageiro ou só por brincadeira.

A. Cordeiro
Veterano
# mar/07
· votar


sliderX

Eu compreendo o que disse. Sei de muitos músicos que começaram tarde e fazem um show de bola hoje, como o Ivan Lins (se não me engano, começou aos 17 anos).
Talvez tenha me expressado mal. Quando quis dizer "quanto mais cedo melhor" é pra aquele tipo de criança em que já se vê logo uma aptidão pra música, como ficar rodeando e chateando muitas vezes nós quando estamos tocando e quer tocar tb, nem que seja pra ficar tocando em uma nota só. E o melhor exemplo a dar agora de quem começou não tão cedo a tocar sou eu mesmo, meu primeiro e inesquecível contato com as teclas foi aos 15 anos, vê só!!

billy ramone
Veterano
# mar/07
· votar


Não sou tecladista mas achei interessante esse topico
sempre achei que por ter começado na musica tarde (aprendi a tocar violao com 15 anos) nunca seria capaz de ser um bom musico mas alguns falam que idade nao tem nada a ver
Afinal de contas, a idade influencia em alguma coisa?Deem alguns exemplos de musicos que começaram tarde
falow

Mauro Lacerda
Veterano
# mar/07
· votar


Comecei com 9 anos.
Uma coisa é forçar a criança a estudar música, outra é incentivar e dar possibilidades.

Abraços.

Joker
Veterano
# mar/07
· votar


dependendo da pessoa, se começa mto cedo, mtas vezes esta sendo meio que obrigada pelos pais ou responsaveis
isso pode criar uma imagem meio errada do que eh musica posteriormente


Exato. Comecei com 7 a fazer aulas de piano, fui até os 10 por pressão dos meus pais pra ver se eu sossegava um pouco. Até durei muito tempo pelo que eu odiava, mas quando saí, o trauma foi tão grande que fiquei até uns 17 sem querer saber de música. Só depois quando tive contato com galera de banda e etc, por conta própria, a partir daquele pouquinho que eu lembrava eu fui adquirindo interesse de novo, mas aí na minha praia, do meu jeito e apenas nos estilos que eu curto (rock e blues basicamente). Dessa maneira, me considero mais auto-didata que qualquer outra coisa. O negócio de qto mais cedo melhor é furada, cada um tem sua hora. E outra: ter referência é tão ou mais importante do que ter técnica. Conheço um monte de gente que me destrói tecnicamente, mas é um burro cultural, não tem a menor idéia do que está tocando nem porque. Referencia é uma otima maneira de construir o estilo, e isso só com o tempo que vc adquire.

www.betocontessotto.com
Veterano
# mar/07
· votar


comecei com 4 anos de idade na escola luz e amor e depois na musiart em maringa,apos isso com 11 tocava baile e ate hoje o que nao aprendi foi ganhar dinheiro,rsrsrsrs

guitarx
Veterano
# mar/07
· votar


iniciei com 22 anos e me formei na bearkellei com 25, em aranjo composição, por isso eu concordo com meu amigo mano_a_mano "nunca é tarde para se aprender".

maiko_rj
Veterano
# mar/07
· votar


começei violao com uns 13 ....
começei teclado com 18 dia 5 de setembro no meu niver quando ganhei meu primeiro teclado ahuh hoje tenho 18 entao tem poucos meses de teclado .. mais toco um dream theater já , meu professor se assustou com a facilidade que eu estou aprendo isso graças a teoria que ja tinha em mente agora é so pegar a pratica

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/07
· votar


Comecei violão com 10 anos, conta própria, no contra-baixo comecei com 16 anos, e aos 18 comecei fazer aula de verdade. Me aventurei no teclado em 2002 com 20 anos por ocasião da necessidade de arranjos em um show de Carnaval, onde o tecladista da banda em que eu tocava baixo tinha debandado. Logo gostei, e na oportunidade o violonista tocava contra-baixo muito bem e fez esse rodízio na banda... De lá pra cá fui comprando e trocando equipamentos, exercitando basicamente com meu ouvido e em contato com alguns tecladistas e pianistas, lógico que meu conhecimento musical em campo harmonico, dinamica, prática em banda desde os 10 anos (toco em banda desde os 12) me ajudaram a entender o instrumento... Hoje tem 24 anos e comecei realmente a fazer de teclado... Conclusão: Hoje sou um cara viciado, que está sofrendo para se adequar à técnica correta no teclado... Nesse tempo (mesmo não sendo um tecladista em essencia) tenho sido convidade e participado de trabalhos interessantes no meu contexto (música católica), turnês de artistas, produção, grandes eventos, mídia e etc, por isso estou empenhado em praticar e corrigir minha forma de tocar. Agora no dia 10 de maio, tocarei no evento para jovens com o Papa Bento XVI no Pacaembú... Será pra mim o ato musical mais importante da minha vida!!!...rs

oliviojunior
Veterano
# mar/07
· votar


O tópico é interessante sim ! E isso precisa ser discutido. Comecei aos 5 anos com uma professora particular de piano. Na época estudava-se também teoria musical, e depois passava-mos à parte prática. ( não sei como isso funciona hoje ). Aprender teoria era uma tortura, para uma criança que mal sabia ler e escrever. Entender os compassos, solfejar, como associar a nota da pauta com a tecla do piano. Na época, não existia essa facilidade de adquirir a música ( hoje baixa-se pela net ), e muitas vezes tocáva-mos seguindo à risca aquilo que estava na partitura... nossa dá até um arrepio de lembrar ... Agora o pior de tudo: Música clássica ( para uma criança ), isso desestimula, mas mesmo assim aos trancos e barrancos, muitas vezes até sem saber se estava tocando corretamente, estudei 10 anos de piano clássico, até que um dia vi uma apresentação ao vivo do "TRADICIONAL JAZZ BAND" ( ainda quando tinham cabelos pretos), aquele piano estilo HONK TONK, tocando jazz anos 30, meu conceito mudou completamente, comecei à entender como a musica deixaria de ser uma coisa chata, se explorasse outros estilos. Comecei à ouvir YES, PINK FLOYD, THE DOORS, etc. Com muito esforço consegui comprar um POLY 800 ( acho que tem gente aqui que nunca viu um ), que na época era uma revolução do mundo das teclas. Participei de festivais na época de colégio e faculdade, e foi dessa forma que meus conceitos mudaram. Não vou dizer a minha idade, mas ... muitos anos depois ( hoje em dia ) toco por hobby aquilo que gosto. Não vivo da música ( até gostaria ), nem sempre as coisas acontecem como imaginamos.

Nasch
Veterano
# mar/07
· votar


Estou com 47 anos...
Começei com 45 a aprender teclado e bateria; posso garantir que alguma coisa já sei desses dois instrumentos. Ainda pretendo ser músico amador, apesar de já ter uma profissão estável e definida. Não quero ganhar dinheiro, quero apenas tocar por gostar de música.

Ken Himura
Veterano
# mar/07
· votar


Afinal de contas, a idade influencia em alguma coisa?
Na verdade, poupa tempo. A criança pode até demorar mais, mas, se fixar algo na infância, dificilmente ela vai perder aquilo.

Além disso, tem o tempo de treino com o instrumento. Por isso que os monstros tocam desde cedo (ou há muitos anos). Quanto mais tempo você dedicar ao instrumento, melhor você vai ser, isso é inegável.

No piano, eu comecei com 15/16.

victorio
Veterano
# mar/07
· votar


Quanto à idade ideal para começar, essa não existe. Eu sigo o ditado: "nunca é tarde para se aprender".

Concordo plenamente contigo.

Quanto ao tópico, comecei com 15/16 anos. Como achei q tinha perdido muito tempo, viciei em música.. :-P Cheguei a tocar 12 horas por dia nas férias, só parava pra comer e dormir...hehehe

Hj tô mais paradão :-(

s.h.d.o.
Veterano
# mar/07
· votar


Comecei com 17 anos, num psr 220

A. Cordeiro
Veterano
# mar/07
· votar


E eu aos 15 num CA-110, que horror!!! hehe...mas foi isso mesmo..

Chespirito
Veterano
# abr/09
· votar


Eu toquei quando eu tinha 10 anos e me deram de presente do meu aniversário, mas ñ evolui e parti p/ outro instrumento.

dtplayer
Veterano
# abr/09
· votar


Comecei com 17 num Casio CTK480, mas logo depois comprei um PSR550 e aí sim minha vida mudou!

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Toco desde os 9 anos, ou seja, tenho vinte anos de teclado :)

Prada
Veterano
# abr/09
· votar


Eu comecei com 17 anos..
Eu gostava desde os 11 (Pelo que me lembre) e ganhei com 16
Ou seja, comecei mesmo com 16, mas só fui aprender com 17. =D

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Comecei com 14 ou 15 eu acho. Hoje tenho 23.

Comecei com uns teclados bem estranhos, hehehe. Quem quiser ver minha "evolução" de set, pode ver aqui.

silvG8
Veterano
# abr/09
· votar


guitarx
iniciei com 22 anos e me formei na bearkellei com 25, em aranjo composição, por isso eu concordo com meu amigo mano_a_mano "nunca é tarde para se aprender".
QUE MENTIRA HEIN!! HAUHasuHAsuHAUsHAUh!
Se você realmente tivesse estudado lá, você saberia pelo menos escrever o nome da faculdade corretamente! Berklee!!!!!!!

Comecei aos 7 e parei com 8 no piano. Recomecei aos 11 por vontade própria no piano e faço aula até hoje.

CheshireCat
Veterano
# abr/09
· votar


bearkellei
Você quis dizer: berkeley
University of California, Berkeley

silvG8
Agora resta a dúvida se ele tentou dizer Berklee ou Berkeley! =P (não vi se em Berkeley tem composição)


Comecei a fazer aula de piano erudito aos 17 anos.

Artref
Veterano
# abr/09
· votar


Uia, ressucitaram o tópico. o.O

Eu comecei a tocar com 6 anos. Mas estudarrrr mesmo eu não comecei até hoje! hahahah

CheshireCat
Veterano
# abr/09
· votar


Artref
Mas estudarrrr mesmo eu não comecei até hoje! hahahah
Você tá na unicamp! Imagina se estudasse. O_O

TG Aoshi
Veterano
# abr/09
· votar


Não lembro...

E no meu caso isso não conta muito.... u.u"

Artref
Veterano
# abr/09
· votar


CheshireCat, ahh, mas tem gente que realmente estuda e leva à sério...todo santo dia, sem falhar, com professor renomado e etc. Nunca foi meu caso, mimimimimi

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Com quantos anos vocês começaram a tocar?