Quantos teclados vocês usam?

Autor Mensagem
dtplayer
Veterano
# fev/09


Fala galera. Queria saber a opinião de vocês a respeito desse assunto. O que vocês acham mais vantajoso, tocar com um teclado fodão ou dois teclados não tão fodas? Me refiro a um top ou 2 mid-levels. Eu acho que há vantagens nos dois casos. Usando um tecladão se tem só timbres animais e uma super máquina. Por outro lado usando 2 ou mais se pode usar diferentes marcas e tecnologias, usar vários tipos de sintese e formas de onda, até se poder usar VST. Eu tenho tocado assim, um Juno G e um controlador pra VST (só o B4 em banda) e acho muito bom, mas tenho vontade de usar só um teclado top. O que vocês acham?

Artref
Veterano
# fev/09
· votar


Definitivamente "um só top". Menos coisa pra carregar, e isso já é um motivo louvável, principalmente pra quem vive andando por aí. Dá menos trabalho pro técnico de som, é mais fácil de passar, mais fácil de corrigir e pedir qualquer coisa durante o show, pois consertar um teclado que tá soando mal é difícil, agora....dois....é quase impossível, ainda mais se o técnico for um chato, e dificilmente eles não são...hahaha.

Sem falar que se você tocar com dois mid, o resultado final será dois timbres de qualidade média soando juntos. Se você tocar com um top, você faz um split e tem dois timbres de qualidade top soando juntos.

A única vantagem que poderia existir em usar dois básicos é ter mais teclas para trabalhar com cada timbre, mas isso é facilmente resolvido comprando um controlador pra usar junto com o top de linha.

Melhor coisa do mundo você vender tudo e pegar um só bombado. Sua vida vai mudar, pra melhor! =)

Allan.Melo
Veterano
# fev/09
· votar


Artref

Concordo plenamente contigo!


Agora,meu sonho de consumo nem é um top,mas sim um controlador CME VX8 mais um notebook rodando vários VST's.Nossa!só de pensar...

R Santiago
Veterano
# fev/09
· votar


Eu tenho 4 teclados (PC88Mx,OB3²+G4,X5D e CS1X), Porém nunca usei os quatro de uma vez.

Meu set básico é o OB3+G4 e o X5D. Em shows mais importantes uso os 2 mais o PC88mx. Da um trabalhinho mas vale a pena.

Outras configurações que uso:

Tributo a Legião Urbana uso o X5D e o CS1x
Especial Pink Floyd uso o OB3+G4,X5D e o CS1X

ericpb
Veterano
# fev/09 · Editado por: ericpb
· votar


Depende da sua necessidade de timbres e teclas. Eu não troco dois 2 mid-levels por 1 top de linha, no meu caso não trocaria um tokai + kurzweill sp2 por algo como 1 fantom, 1 motif, 1 korg tr...

Primeiro pela facilidade em trocar de hammond para piano durante a música (split falta teclas), segundo porque prefiro teclados "especilistas", onde a qualidade de timbres é melhor, mas falta quantidade (que não me faz falta), terceiro pelas teclas, hammond teclas mais leves, no piano teclas semi-pesadas, quarto (mas este é pessoal) é pela presença de palco, se tivesse grana tocava com 4 teclados (um sint especifico só para "pzoin" e um workstation). Já tive um juno-D + Alesis QS6.2 que me serviram muito bem, duas marcas com qualidades diferentes, que me permitiam uma grande variedade de timbres, mas acabei optando pela qualidade.

Vai do gosto/necessidade/grana de cada um.

R Santiago
Veterano
# fev/09
· votar


Eu não troco meu OB3 + a G4 por nada!!! Mesmo tendo que levar um teclado só para órgão, no caso, nenhum synth ou VST vai substituir as teclas as drawbars analógicas e o visual do órgão. Isso influencia muito na performance. Fora que o som do OB3 mais a G4 fica animal!!!

fábio_soul
Veterano
# fev/09
· votar


ericpb

Seu caso é um caso especial, porque você tem um dedicado e um 88 teclas para pianos. Embora eu concorde com o Artef, no seu caso, se sua prioridade é ter um bom simulador de Hammond e teclas boas para piano, um synth top não seria o caminho, principalmente porcausa dos Hammonds.

Respondendo ao tópico, atualmente uso um controlador (Axiom 61) ou às vezes uso ele junto com outro controlador (Oxygen 61) e dois módulos, XV-5080 e Korg TR-Rack, que são módulos de teclados que já foram top de linha, e isso resulta em uma sonoridade pesada de top de linha e, relativamente, bem completa. Com a grana desse set, se eu vendesse tudo bem vendido, até conseguiria comprar um top atual (acho que até um M3 61 usado, que é um sonho de consumo), mas particularmente, neste momento estou gostando muito do meu set, e não pretendo me desfazer de nada, estou num processo de conhecer novas coisas.

pomtwo
Veterano
# fev/09
· votar


depende do que usam tambem neh .. eu mesmo ja toquei com 2 teclados e achei muito legal e bom tambem .. se vc conseguir mesclar as caracteristicas de cada um, vc tera um set bom mesmo que seja um mid level ... por que mesmo sendo um mid level vc tem um timbre ou outro que soa tao bom quanto um top (um timbre ou outro nao todos ) vamos supor que vc tenha no seu set um yamaha cp 33 e um triton le 76 .. vc tira o melhor de piano dos yamaha e nos korg o melhor de lead , synht , orgaos .. ou seja o que cada marca oferece de melhor .. eu mesmo se tivesse grana formaria o seguinte set : kurzweil pc1se pra piano, yamaha motif xs 7 pra acusticos e tokai tx5 pra orgaos , por que sao os timbres que mais uso .. mais nao tenho grana pra isso , entao se eu pegar um motif xs eu vou tentar extrair dele o melhor entende ... isso de teclado vai do cara ..

com relaçao ao som , eu acho que o cara pra adquirir um teclado primeiro de tudo ele precisa pensar no som .. corre pelo certo , primeiro monte seu sistema de som ferrado .. depois adquiri seu teclado .. eh o mesmo de comprar um carro sem ter a carta na mao .. vc sempre usa , mais fica com medo!!!!

no seu som , faça questao de equalizador ,compressor , entende coisas que te dara um resultado , e nao so potencia em wrms .. por que isso nao significa que seu teclado vai ter o melhor som ..
procure falantes que sejam especificos pro timbre de teclado , que geralmente eh o mesmo usado em voz ..

se carregar eh o problema , entao pense num carro , antes de comprar um teclado de 7mil 8 mil , adquiri um carro nem que for velho , mesmo que for uma belina , mais pelo menos vc tera onde levar seu equipamento ..
eu vejo muita gente escolhendo equipamento , por facilidade de carregar , poxa ja levei tantas coisas nas costas , inclusive caixa de som pesada pra caramba .. bateria, baixo , cabeçote e tantas coisas mais , eu so acho que tem pessoas que nao gostam de musica , por que quem realmente gosta nao liga pra isso , mete no corredor do busao , chama o colega pra ajudar a carregar , amarra nas costas , sei la da um jeito .. entende .. vamos pensar mais nisso

se eu pudesse ter varios teclados no set beleza ia ser legal , mais eu nao ia usar tanta coisa .. entao seria um disperdicio , como eu disse esses 3 pra mim seriam excenciais .. entao pense primeiro se nao sera um disperdicio , tenta em mente o que cada teclado vai te oferecer em tao parta da musica , e veja o que realmente te agradar mais ... boa sorte e desculpe se eu falei alguma coisa errada

tecladoprofusao
Veterano
# fev/09
· votar


Eu uso dois. Um PSR 2100 e outro PSR como controlador.
É muito bom tocar com 10 oitavas na sua frente. Dá uma liberdade de fazer coisas que com um split normal fica difícil. Mas tô começando a pensar se realmente vale a pena ficar carregando, montando e desmontando duas vezes mais cabos, fontes e tomadas. É bom pra tocar mas pouco prático... E meu set ainda tem mais uns brinquedinhos dividindo espaço com os teclados, aí fica bem complicado mesmo rsrs...

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/09
· votar


dtplayer
Qual teu msn??? Tô pensando seriamente em começar a usar o B4...

Respondendo ao Tópico...
Acho que a idéia de ter tudo em 1 top só... é feLomenal... e a praticidade é coisa dos deuses... porém uso 2 teclados... ou melhor... Módulo+Controller (JV1010 + PCR300) e um mid-level (KORG TR76), Realmente a quantidade de teclas ajuda na hora do vamo vê... mesmo tendo apenas 37 teclas no Controlador... mas ainda tenho 76 em baixo!!!

Carregar isso é um saco... são 3 cases... 1 pro TR76 outro pro PCR300 e um com o "circo" (Pedal Board) onde eu coloco o módulo, o Estabilizador, um mixer da Behringer (Xenyx1202fx), e 2 pédais de volume, todas as fontes e todos os cabos tudo já ligado... algo bem plug & play porém pesado bagarai... que já acaba com aquele problema que o Artref falou ter que mandar 4 canais pra o mesario... tudo se resume a 2 canais (stereo) onde vai o sinal dos 2 teclados... Outra coisa importante e pessoal também como disse o ericpb a presença em palco...

Vai do gosto/necessidade/grana de cada um (2)

Mas mesmo assim ainda tenho vontade de vender tudo e pegar um TOP... e parar de carregar tanta coisa... =/

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# fev/09
· votar


Concordo praticamente tudo já foi falado aqui... Eu, atualmente, uso dois teclados, um tr 61 e um sp76, e as vezes, entra um xp-80 no lugar do tr. É cansativa a rotina de montar e desmontar, carregar para um lado e para o outro, porém a possibilidade de se ter dois estilos completamente diferentes de teclados, ao mesmo tempo me parece bastante recompensador. Em templos de samples, isso talvez não seja tão necessário, mas apesar disso considero a utilização de dois teclados mais completa e prática na hora do vamos ver, menos preocupação e mais som.

gustavocp
Veterano
# fev/09
· votar


Dois...

Um pra piano ac/rhodes e outro pra hammond.

Faop
Veterano
# fev/09
· votar


Eu uso só um por falta de um segundo, eu queria ter um segundo só para usar strings, ja que a maioria das bases que eu toco são em strings, e no meu principal eu usaria pianos, leads e orgãos, ja que eu toco gothic rock.

dtplayer
Veterano
# fev/09
· votar


eu curto tocar ala Jordan rudess, com um tecladão e trocando timbre via pedal, mas agora que estou com 2 e tenho a possibilidade de usar o Juno e o B4 para os órgãos, não tenho coragem de deixar meu controlador em casa.

ThyagoAmaral

Deixei um recado ali no teu perfil com meu MSN, pode add lá.

leviribeiro
Veterano
# fev/09
· votar


o tecladista da minha banda usa um kurzveil (nao sei se é assim que se escreve..), um yamaha que é "escravo" do kurzveil, e um roland alpha 7 ou sei lá oq ^^

piu-piu-BA
Veterano
# fev/09
· votar


[/b]leviribeiro[b]

Corrigindo seu erro...é KURZWEIL!udhsudhushdu


aagora me explica uma coisa:[/i]um yamaha que é "escravo" do kurzveil,[i]

escravo??

na certa vc quis dizer controlado?



abraços

Tecladista Congregacional
Veterano
# fev/09
· votar


Fala Pessoal

bem ... atualmente estou tocando só no Ministério de Louvor minha da igreja, então uso o próprio teclado da igreja ... um Roland XP-30 (sinto falta de mais teclas e ausência de alguns recursos, mas é uma máquina legal).

Poucas vezes usei o meu set na estrada ... um Roland XP-80 e um Kurzweil PC1SE.

É muito trabalho, muito peso ... No início é só empolgação mas depois ...

Abraço a todos.

dtplayer
Veterano
# fev/09
· votar


piu-piu-BA

Deve ser ou controlado ou o cara faz aquelas ligações MIDI em série deixando o Kurzweil como Master e o resto como Slave.

tmurback
Veterano
# fev/09 · Editado por: tmurback
· votar


dtplayer
Eu uso dois: um SP88X e um X50. Gosto da flexibilidade que esse set me proporciona: (a) teclas leves e pesadas; (b) o X50 é um teclado fácil de carregar para ensaios e eventos do dia-a-dia, e levo nele todas as minhas programações, toda a inteligência; quando preciso de um teclado de teclas pesadas e de mais presença, uso o SP88X, o qual, na maioria das vezes, apenas controla o X50; (c) a quantidade de teclas certamente é uma vantagem, pois muitas vezes os "splits" não são suficientes ou "travam" muito a performance. O set que pretendo adquirir futuramente seria o equivalente a um M3-61 + um CP33 nos dias de hoje - veja que esse set possui as mesmas vantagens citadas acima, porém com maior qualidade.

Artref
Veterano
# fev/09
· votar


O set que pretendo adquirir futuramente seria o equivalente a um M3-61 + um CP33 nos dias de hoje - veja que esse set possui as mesmas vantagens citadas acima, porém com maior qualidade.


É praticamente o meu set, e meus planos eram iguais aos seus. Mas até hoje, 5 depois meses que comprei o CP, acabei levando-o para ....uns 3 shows, no máximo, hahahaha.

pomtwo
Veterano
# fev/09
· votar


ai Tecladista Congregacional vc pode me dar uma ajuda ..

cara eu tava testando um PC1 SE , e nao achei nele de principio um strings de atack .. vc pode me informar se ele possui , ou so tem slow ? e outra aquele equalizador de 3 bandas , realmente dao alguma diferença , por que eu mexi nele e nao senti diferença , claro que eu tava usando uns monitores que nao era muito bom , so pra teste mesmo .. se vc puder me ajudar nisso , eh que fiquei impressionado demais com ele , mais fiquei com essas duvidas dele , do resto eh muito bom , putz , com certeza ele seria um dos principais teclados do meu set , ou sera ainda quem sabe

Valmick
Veterano
# fev/09
· votar


Três, porque é só o que eu tenho, mas por mim eu usaria até dez se pudesse.... Acho o máximo aquela cacetada de teclados dispostos em cima do palco com o tecladista perdido no meio de tanto aparelho....

Tá aí uma coisa que acho muito estilosa: um piano de cauda com um sintetizador em cima...

tmurback
Veterano
# fev/09 · Editado por: tmurback
· votar


Artref
É praticamente o meu set, e meus planos eram iguais aos seus. Mas até hoje, 5 depois meses que comprei o CP, acabei levando-o para ....uns 3 shows, no máximo, hahahaha.
Hehehe... É, eu também, pra tirar meu SP88X de casa, preciso de um motivo muito bom... caso contrário, no way... sem chance... vou de X50 e só!!! hehehe... mas é um recurso que gosto de ter quando necessário... primeiro porque faço algumas pré-produções em casa, então, pra timbres de pianos e EPs gosto muito das teclas pesadas. Além disso, como não tenho piano acústico em casa, uso o SP88X pra estudar. ABraço.

dtplayer
Pra mim o ideal - pra tocar ao vivo - são dois teclados. Um não me atende. Três ou mais já dão muito trabalho. E o ideal seria um teclado top de 61 teclas pra ser o cérebro das programações e um piano digital para se ter mais teclas e teclas pesadas quando necessário.

A. Cordeiro
Veterano
# fev/09 · Editado por: A. Cordeiro
· votar


Pra mim o ideal - pra tocar ao vivo - são dois teclados. Um não me atende. Três ou mais já dão muito trabalho. E o ideal seria um teclado top de 61 teclas pra ser o cérebro das programações e um piano digital para se ter mais teclas e teclas pesadas quando necessário.


Também tenho esse mesmo pensamento...


Sempre me vi com dois teclados no palco. A disposição de mais teclas é indispensável pra quem trabalha com um bom número de timbres numa música e com vários ao mesmo tempo. Mas entre dois mid-levels e um top, ainda ficaria com um top. É como o amigo Artref falou, um semi, mesmo já sendo bom, ainda não sai como um projetado com as melhores especificações, timbres, processadores de efeitos, conversores, etc.... Isso não quer dizer que não se dá pra trabalhar bem com mid's, pelo contrário, o que o TR, MO e Juno G podem oferecer, dentro do que lhe são melhores, não é brincadeira. Mas para economizar possíveis insatisfações, seja de síntese, ou sequecer pouco desenvolvido, ou falta de peso no palco, ou sampler, etc..., é melhor um top.

Foi-se comentado a questão de que dois teclados mid's tem uma gama maior de sons, dando um bom resultado principalmente se for de marcas diferentes. Está certo, é evidente. Porém qq top possui qualidade sonora o suficiente pra mesmo daqueles timbres que vc não gostou muito (que creio eu devem ser pouquíssimos!), ainda daria uma nota maior que 6 ou 7 pra ele. Tudo é o mais superior e tecnologicamente desenvolvido que fabricante já fez até a data de lançamento, por isso a confiabilidade é muito maior. Se os pianos do M3 por exemplo não agradam muito a uns, tem-se o tão desenvolvido sampler e a poderosa síntese pra consertar isso, além das atualizações; ou falta peso de palco com o Fantom G (lembrando que ainda nem vi ninguém reclamar ainda sobre o mais novo), tem-se o poderoso EQ por part, Master, na qualidade de um top pra dá o resultado esperado, e daí se vai...

Por isso é que seria mais jogo se pegasse um top + controlador, a exemplos um Motif XS 7 + PCR-800, ou um M3 73 + UF8/Keystation Pro (pra exigentes em teclas pesadas), ou um G6 + Axiom 49, entre outras formas . Mesmo pq quem pagou 6, 7 ou 8 mil pratas pelo top certamente terá facilidades de numa questão de dias se ter mil pratas pra um controlador, e assim desfrutar de timbres maravilhosos e densos seja na parte de "cima" ou em "baixo". Se puder fazer um esforço de se pegar um piano digital/controlador, tipo CP-33, PC-1/2, RD-300GX, melhor ainda pra quem é exigente em pianos.

Não posso deixar de mensionar outra solução mais em conta e de ótima qualidade. É o investimento em módulos como a do amigo fábio_soul. Se souber programar bem, conseguir uma boa interação entre os módulos e controladores, e não se importar com os inúmeros cabos de audio, fontes, pedais, etc..., é sim uma ótima pedida.

fábio_soul
Veterano
# fev/09
· votar


A. Cordeiro

Na maioria das vezes, quando estou com meu set novo, por incrível que pareça, eu acho mais versátil do que todos os synths que já tive. Qualquer hora ainda vou gravar um vídeo mostrando como estou usando... é muito interessante.

A. Cordeiro
Veterano
# fev/09
· votar


Qualquer hora ainda vou gravar um vídeo mostrando como estou usando... é muito interessante.

Hum...legal. Quem sabe com esse vídeo vc acaba encorajando muitos aqui a fazer o mesmo que vc?!! Como já disse em outro tópico, até eu tenho vontade de montar módulos em rack + controlador, e creio que muitos não montam por receio de não se satisfazerem "ao vivo" com toda a bagagem...

Pedrão kurzweil
Veterano
# fev/09
· votar


Como sempre, tudo depende da utilização
no meu caso um k2600xs expandido dava conta do recado (huhasuhuashuHsauhs)
mas entre um top ou 2 mid fique com 2 top's =D
tipo um fantom x8 e um v-synth GT =D

brunoamaral
Veterano
# fev/09
· votar


Eu toquei por muito tempo com 2 teclados, tive várias "duplas" que me agradaram muito (JV-90 + X3, JV90 + 01Wfd...). Teve um tempo em que eu toquei com 3 (Juno-G com SRX07, M-Audio Prokeys 88sx e um Roland A33 controlando um VK-8m). Já usei só controlador com módulo também (SP76 com JV1010 + SRJV01). Durante tempos de vagas gordas, tive sets específicos para determinados shows (em acústicos eu usava o VK-8 - não o módulo, o teclado mesmo - e um Kawai MP9000. Acho que esse era o set que eu mais gostava, mas carregar o Kawai era foda). Depois passei a usar só o Kurzweil PC3x; embora só com um teclado, ele me atendeu perfeitamente, e o alto peso era compensado pela facilidade de carregar só um instrumento. Por motivos financeiros tive que me desfazer dele agora, e peguei um VR760 pra substituir (chega semana que vem). Acho que com ele também não vou precisar de mais nada, pois a alternância rápida entre os 3 "cérebros" dele (hammond - pianos - synth) vai ser suficiente para o que eu preciso, dispensando splits.

É claro que, havendo possibilidade, o ideal é tocar com mais de um teclado, de preferência simuladores (um para hammonds, um para pianos e um synth/sampler). Especialmente porque quando você utiliza um só, nunca vai conseguir teclas que sejam ideais para todas as necessidades (por exemplo, o PC3x tinha teclas maravilhosas para pianos, mas que arregaçavam os dedos nos hammonds). Mas acho que a facilidade de transporte conta muito, principalmente se você não tem sempre roadies à disposição. Com o VR760, vou abrir mão de teclas boas para piano, mas vou ter excelentes para órgãos. E acho que é por aí: o que conta mesmo é o seu orçamento. Dentro dele, você tem que procurar o que melhor te atenda, seja um top de linha ou dois mids. Eu, pessoalmente, prefiro um top de linha.

tiago scott
Veterano
# fev/09
· votar


Galera,

Acho que a quantidade de teclados que vc usa influência muito na sua rotina tocando. Cara se vc fica em casa e sai só de vez em quando não vejo problemas em ter um Kurzweil 88, ou M3 88 etc. Mas sinceramente se for pegar a estrada para cumprir agenda, quanto menos bagagem melhor. Meu exemplo tenho um Motif XS7 que já é um peso desgraçado, tenho de levar num case almofadado com 3 correias reforçadas, maior dificuldade para levar ele no carro, meu pra mim tá ótimo. O que eu acho uma invensão dos deuses é a criação de Micro synths (Micro-Korg - R3 - Ion) por que dá para você montar um set animal com um Work como 1º teclado e um synth de multi efeitos como 2º key que dá um retoque animal nas músicas, pelo menos no estilo que toco (R&B, soul, MPB, Dance, Jazz, reggae). Cara você pode usar dois teclados levando o peso de 1 e 1/2 teclados, sem ter que carregar peso, a linguagem de hoje para estrada é praticidade. Agora se vc vai fazer lançamento de CD, DVD ou algo mais especial aí sim dá para ficar levando Hammond, Rhodes, Moog Voyager etc.

Já desencanei de presença de palco, adoro tocar com meu XS7 e um R3 emprestado de vez em quando, acho que os dois fazem a função que mais preciso com menor espaço (rhodes, Hammond, Clavs, piano, moogs, leads, pads e afins). Mas claro se eu fosse um Márcio Buzelin da vida, eu acrecentaria um Nord Stage, junto com Motif XS7 e um R3. Agora os outros colegas de forum que me desculpem, eu não deixaria de comprar um TOP de linha como M3, XS ou Fantom G, para comprar 2 ou 3 mid levels, acho que vale mais ter uma fonte de qualidade de timbres do que várias fontes de timbres medianos.

pomtwo
Veterano
# fev/09
· votar


como eu disse nao tenho problemas em carregar equipamento , uma que eu tenho veiculo que cabe tranquilamente , outra que eu nao ligo de carregar peso , eu puxava saco de cimento de 50 kilos pra cima e pra baixo (servente de pedreiro) entao peso de teclado nao me abala hehehe.. agora eu so acho uma coisa .. ter um teclado top eh otimo!!! coisa muito boa , agora 2 tops ... disperdicio .. eu vejo uns caras por ai com fantom g e m3 puts .. se eu tivesse essa grana eu faria o seguinte com o preço do m3 compraria um nord pra piano , controlador pra hammonds , e um synht .. ja teria um set fenomenal ..

ta certo que top tem timbres surpreendentes , mais timbre eh gosto .. poxa derrepente vc encontra num x3 um timbre que vc diga puxa esse aqui eu vou usar pras minhas musicas .. isso eh bem relativo .. principalmente quem toca suas proprias composiçoes .. por que vc pode viajar em qualquer timbre .. afinal vc ta criando , vc que ve o que eh melhor .. eu tenho um psr b20 e tem 3 timbres que me agradam muito , muito mesmo .. e uso eles sempre , e nao eh um top.. mais o timbre me agrada .. tem uma banda aqui da minha regiao que usa um teclado korg (esqueci o nome ) que eh bem antigo .. e quando eles veem um a venda eles correm e compram so pra ter peças de reposiçao , por que gostam do timbre do teclado .. enfim timbre eh questao de gosto e nao de top ou mid ..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quantos teclados vocês usam?