Já sou um tecladista.

Autor Mensagem
R Santiago
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que para bater no peito de dizer que é um tecladista, além do sujeito saber tocar o teclado, ou seja, ter uma noção musical de como se toca com teclas, ele tem que ter alguns conhecimentos, mesmo que superficiais, que serão fundamentais para determinar se vc é um bom tecladista ou não:

1. Saber utilizar o instrumento ao máximo: ou seja, programar timbres (sintese), rítmos, loops, etc...

2. Pesquisar sobre os outros instrumentos: Saber o que é um sax (alto, barítono, etc..), violino, celo, acordeon, sintetizadores analógicos (Moogs, Prophect,etc...), eletromecânicos (Hammond, Rhodes, Clavinets,etc.... Isso será fundamental na hora de programar os timbres e tirar a músicas, pois percebo que uma grande dificuldade dos tecladistas é saber detectar qual timbre está sendo usado nas músicas.

Videomaker
Veterano
# nov/10 · Editado por: Videomaker
· votar


A partir de que ponto um caboclo já pode encher o peito e dizer: " Já sou um tecladista"?


A partir do momento em que você tira a habilitação...!!!

Você acaba se tornando um motorista, dirigindo bem ou não...!!!

expedifer
Veterano
# nov/10
· votar


É a parti da hora que OS OUTROS te chamam de tecladista. Se auto intitulatar, é algo suspeito e arrogante. A hora que pessoas te vem tocar e falarem que VC SABE tocar teclado, ai te vale essa descrição.

(minha avô dizia que tecladista é alguém que tem um teclado.....)

Piano ON GRACE
Veterano
# nov/10
· votar


Se você conseguir tocar uma musica, qualquer que seja, você já pode considerar que sabe tocar teclado. Não é só porque você não sabe "tudo" sobre música que você deve considerar que não sabe ao ponto de falar que não toca teclado.

Se vc olhar só pra dentro de si e convencer-se de que é um tecladista, como o amigo Carlos Sesti disse, vc é um tecladista e ponto final.


Videomaker
Veterano
# nov/10
· votar


VIDEOMAKER
A partir do momento em que você tira a habilitação...!!!

Você acaba se tornando um motorista, dirigindo bem ou não...!!!


É por isso que falei isto aí em cima...!!!

Se quem tem um teclado não fosse considerado tecladista, o que dizer de um diretor de cinema que gravou o primeiro filme...???

Eu vou chamar de que...???
De aluno...???

Pra finalizar cito:
Se quem dirige é motorista e/ou diretor e
quem toca sanfona é sanfonista,
quem anda de skate é skatista, então, por que quem toca teclado não é tecladista?

Esse assunto é muito sem graça...!!!

Parece coisa de "músico querendo puxar o tapete de outro músico", ou de quem não gosta, ou não tem condições de comprar um teclado, aí entra no cifraclub só pra ficar criticando...!!! Abraço e desculpe minha ignorância...!!!

Darlan Felix
Veterano
# nov/10
· votar


Na minha opnião. Para se considerar tecladista deve ter uma boa base do instrumento e de teoria. Repito, minha opnião...

tiago scott
Veterano
# dez/10 · Editado por: tiago scott
· votar


Cleber Vaz

Concordo em muitas coisas contigo, só não em uma:

Para mim isso não é possível e portanto se hoje eu precisar responder à essa questão "Sou tecladista?" então terei de responder a varias outras como "Sou guitarrista?", "Sou saxofonista?" e etc

Cara já cansei de ver vários caras que dizem tocar muito, então você pensa (Meu Deus um super virtuose???)
Mas a questão é, na grande maioria das vezes o cara não toca nem um nem outro corretamente, arranha um pouco de cada instrumento e se meti a dizer que toca vários instrumentos, pra mim tocar vários instrumentos é o cara dizer sobre um instrumento harmônico como o teclado, por exemplo qual a 11+ de C, e montar um acorde C7/11+ no teclado sem titubear. Esse eu considero um multiinstrumentista, agora o cara que só sabe fazer C maior no violão, G no teclado e sabe a escala diatônica de A no Sax, não pode ser levado a sério.

Eu penso da seguinte forma.

Tecladista ou instrumentista: O cara que domina a música no teclado, conhece os acordes (Maiores, menores, dissonâncias, escalas e diferência diversos timbres do instrumento (Aqueles que sabem diferênciar um orgão de uma sanfona) esse é um tecladista.

Músico: O cara que além de ser instrumentista (Nesse caso tecladista, mas pode ser guitarrista, baixista etc) domina toda a concepção de música para seu instrumento e outros (harmonia, arranjos, partituras, habilidade tocar distintos generos musicais com qualidade, e que demonstre virtuosismo no instrumento pelo menos para aqueles que sejam leigos.

Meio-termo - Tipo aquele cara que nunca estuda a fundo o instrumento, que depois de tocar 2 anos o teclado ainda se confundi se G/B é SOL com SI, ou SI com SOL, não sabe a diferença de timbre de piano para piano elétrico, e nunca demonstra capacidade suficiente para demonstrar dominio sobre o instrumento.

Estudantes: Esse é o melhor grupo que tem, pois vai desde o cara que esta aprendendo os acordes com 7, até o cara que já toca a mais de 10 anos, é um monstro no instrumento mas mesmo assim continua estudando para se aprimorar cada vez mais. Isso não existe tempo, ou habilidade. Pois o cara que começa a aprender hoje em 1 ano consegue sucesso que muitos que a 5 anos não levam a sério conseguem, me enquadro com gosto nesse grupo.

Tem também os que enganam bem: Por exemplo o tecladista do Skank, cara já conheci o Skank desde criança, tipo década de 90. Até hoje o Henrique continua na mesma, aquele molha mais não chove danado, não faz um solo, não usa um timbre bacana, não faz uma progressão, meu Deus !!!
O Márcio Buzelin (Jota Quest) que veio depois dele, e vem na mesma região coloca o Henrique umas 10 vezes no bolso, seja pela qualidade musical, ou bom gosto nos timbres.

Felipe Felix
Veterano
# dez/10
· votar


A partir de que ponto um caboclo já pode encher o peito e dizer: " Já sou um tecladista"?

Quando começar a tocar Rendez Vous 4 =/

Videomaker
Veterano
# dez/10 · Editado por: Videomaker
· votar


Felipe Felix
A partir de que ponto um caboclo já pode encher o peito e dizer: " Já sou um tecladista"?


Quando aprender a preparar um "trabalho"(com uma galinha preta, velas pretas e vermelhas, farofa e uma garrafa de cachaça, bem como, tem que aprender a configurar o Pith bend e o Modulation Well e tocar brasileirinho pra completar...!!!
Ainda bem que eu aprendi a RENDEZ-VOUS 4.

SARAVÁ MY KEYBOARD...!!!

andrecstudio
Veterano
# dez/10
· votar


tiago scott

os que enganam bem

Eu to nesse time já faz tempo hehehe

PianoGlauco
Veterano
# dez/15
· votar


Ressuscitando tópico morto só pra colocar um componente um pouco mais "metafísico" ou "místico" na coisa - afinal somos artistas antes de mais nada...

Alguém só pode dizer que É alguma coisa quando aquilo faz parte do seu SER ou ESSÊNCIA, ou seja, se tirarem o teclado das suas mãos (seja tocando como Jordan Ruddess ou como o Zé-das-couves) e ainda assim continuar respirando, então você NÃO É tecladista...

Eu SOU pianista (mesmo que eu nunca venha a ser um Rachmaninoff - cujas mãos e competência eram do triplo do tamanho das minhas), pois se eu parar de tocar, simplesmente morro ou entro em estado de coma existencial...

manasses.ss
Veterano
# dez/15
· votar


PianoGlauco
O forun cifras club também é cultura!

PianoGlauco
Veterano
# dez/15
· votar


Valeu manasses.ss abraço!

Videomaker
Veterano
# jan/16
· votar


Cleber Vaz
Para mim isso não é possível e portanto se hoje eu precisar responder à essa questão "Sou tecladista?" então terei de responder a varias outras como "Sou guitarrista?", "Sou saxofonista?" e etc


Isso É possível, e correto, sim...!!!
Nesse questionamento, você iria citar:
"No meio musical eu sou: Tecladista, Guitarrista, Baixista e estudo Bateria."

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16
· votar


Acredito que quando puder tocar com as duas mãos simultaneamente, no tempo e etc.

freitas_silva
Veterano
# jan/16
· votar


Muitas pessoas, principalmente os instrumentistas, ainda tem a mania de valorizar mais a técnica na música do que a música pela música.

O ser artístico transcende as berreiras da razão e da lógica. Junto com elas está intrínseca a técnica, que é tão importante quanto, mas não faz do músico alguém completo.

A música como arte dentro da filosofia estética é um estágio de loucura do indivíduo. Quando se é louco se é desmedido, impulsivo, espontâneo, e são justamente essas características que compõe o artista e sua personalidade, sua marca.

É só olhar o Hermeto. O cara conversa com a natureza. Vê a música em todas as coisas. Tem técnica? Sim! E muita! Mas qual a diferença dele pro resto do mundo? Ele, como artista, beira a loucura, e isso faz toda a diferença no fazer musical e na relação entre música e músico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Já sou um tecladista.