Já sou um tecladista.

Autor Mensagem
Nasch
Veterano
# nov/06


Tarde, pessoal...
A partir de que ponto um caboclo já pode encher o peito e dizer: " Já sou um tecladista"?

LuizFelipe
Veterano
# nov/06
· votar


Quando a hora chegar, vc saberá, pequeno gafanhoto...
hehehehe

Po, na verdade eu não sei te responder isso precisamente, mas acho que a partir do momento que vc começa a estudar o instrumento (mesmo que seja sozinho) e já uma certa noção do que está fazendo, vc já pode se considerar um tecladista.

Carlos Sesti
Veterano
# nov/06
· votar


Se você conseguir tocar uma musica, qualquer que seja, você já pode considerar que sabe tocar teclado. Não é só porque você não sabe "tudo" sobre música que você deve considerar que não sabe ao ponto de falar que não toca teclado.

Eu toco violão, mas antes não achava que tocava, não me considerava um violonista, mas depois que vi um vídeo se um professor de inglês explicando sobre isso, aprendizado e tals, me convenci do contrario, e por sinal, ele citou um exemplo pessoal exatamente igual o que eu te falei.

Baixa a aula grátis dele aqui e você entende o que eu te disse...
http://www.omelhoringles.com/

ROTTA
Veterano
# nov/06
· votar


Nasch
A partir de que ponto um caboclo já pode encher o peito e dizer: " Já sou um tecladista"?

A hora em que ele quiser. Afinal, cada um é livre para falar o que quiser. =)
Abraços.

alexandrespa
Veterano
# nov/06
· votar


A partir de que ponto um caboclo já pode encher o peito e dizer: " Já sou um tecladista"?
A partir do mesmo ponto de um branco, negro, mulato, mameluco, mestiço, indio ou qqr etnia.

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


alexandrespa
hahahaha... boa..

Nasch
eu acho que é uma questão bem pessoal, como galera já citou. Se vc for usar grandes tecladistas como base de comparação, fica mais difícil. Se vc olhar só pra dentro de si e convencer-se de que é um tecladista, como o amigo Carlos Sesti disse, vc é um tecladista e ponto final.

Abraços.

Fernando IOtaipu
Veterano
# nov/06
· votar


Galera, tecladista é todo aquele que toca teclado. Se o camarada toca algumas músicas no teclado ele já é um tecladista, o que não significa dizer que estamos avaliando a qualidade do desempenho dele como um grande músico. Algo que certamente virá com a experiência e a dedicação. E no mais, música, para quem gosta e estuda, tem um campo de conhecimentos vastíssimo, de forma que sempre haverá o que aprender. E que também se registre, não é necessariamente o que mais sabe, o que mais conhece a teoria, que toca melhor. Há que se considerar também a vocação e a capacidade individual de cada um, ou seja, o talento.

Jeferson Fernandes
Veterano
# nov/06 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


É... No meu ponto de vista a partir do momento em que você conhecer o intrumento e utilizá-lo para tocar músicas (independente se com independencia, ou com necessidade de transcrição ou de ouvido) a pessoa já pode se dizer instrumentista, no caso tecladista. Lógico que alguém que sabe três acordes não vai se dizer tecladista, mas sim aquele que é capaz de tocar a harmonia de qualquer música, repetindo de ouvido ou por leitura... Logo aquele que conhece as notas no instrumento, sabe aplicar acordes, tem noções de intensidade e velocidade com que toca. Aí sim podemos classificar como bom, regular, ótimo, fraco tecladista esse ou aquele... Porém uma coisa é se dizer instrumentista, outra coisa é se dizer músico... A partir do momento que você for músico, tendo a leitura do instrumento e noções da aplicação de notas/acordes fatalmente o instrumento não passará em branco... No meu caso estudei contra-baixo 5 anos, toco violão há 13 anos, porém me interessei por teclados/pianos há somente 5 anos... Minha noção musical, me auxilou na minha curiosidade e foi importantíssima para minha decisão... A partir daí comecei estudar técnicas e o intrumento... E estou em buscar de melhorar a cada dia... Posso me dizer mais músico do que tecladista avaliando virtuosidade, técnicas, improvisação, porém pelo fato de tocar qualquer música, aplicar qualquer acorde, reproduzir a maioria dos arranjos normais (entenda-se normais tudo que não é um Keyboard/Piano Show e por aí vai) posso me dizer tecladista....rs

Hammond B3
Veterano
# nov/06
· votar


eu acho que quando vc começa a preceber os defeitos dos "grandes", já pode dizer que tem o dom da musica, mesmo pq quando uma pessoa começa a tocar, qualquer merda é doce pra ela.


Agora, quanto a vc bater no peito e dizer: Sou tecladista, vc pode dizer até quando toca um do re mi fá.
Só não cometa o erro de dizer: Eu sou bom! sou o melhor tecladista, sou melhor que ele, que o outro, não faça isso.

Pode surgir um melhor que vc, e vc vai ficar com um certo trauma rsrs

Mitilico
Veterano
# nov/06
· votar


eu concordo com o pessoal que diz que vc pode dizer que é tecladista a qualquer momento, mas não pode bater no peito e dizer que é bom...para determinado tipo de coisa vc pode ser bom, mas para outro não

eu mesmo nunca digo que sou um tecladista, eu digo que "tento" ser um
um dia eu chegou lá........kkkkkkkk

Nasch
Veterano
# nov/06
· votar


Bom dia, meus amigos...
Lí atentamente cada resposta. São conversas como esta que, acho eu, nos enriquecem no aspecto do relacionamento humano, e porque não, profissional.
Abraços a todos....

Teccláudio
Veterano
# nov/06
· votar


Pode surgir um melhor que vc, e vc vai ficar com um certo trauma rsrs

Convivo com isso quase todos os dias...

Ken Himura
Veterano
# nov/06
· votar


A partir de que ponto um caboclo já pode encher o peito e dizer: " Já sou um tecladista"?

A partir do momento que você liga um teclado e fica batendo nele de qualquer jeito xD


Tecladista é aquele que toca teclado.
Músico é aquele que conhece e entende os sons e suas combinações.

Ken Himura
Veterano
# nov/06
· votar


Pode surgir um melhor que vc, e vc vai ficar com um certo trauma rsrs
Pode surgir não, sempre vai ter um melhor que você. É aquela velha e famosa lei universal: você é sempre melhor e pior que alguém.

Mas pelo fato de alguém ser melhor, não significa que você é inferior.

ROTTA
Veterano
# nov/06
· votar


Pois é. Como eu sempre digo: se quiser se comparar com os outros, esteja preparado para encontrar gente melhor e pior que você.

Abraços.

kosmo
Veterano
# nov/06
· votar


eu não sei, mas quando vou falar para alguem eu distaco aprendiz ou iniciante de piano.

x)~

jessica_...
Veterano
# fev/08
· votar


Encher o peito? Nunca!
Isto faz as pessoas terem nojo de você.

Mas dizer "eu sou um tecladista" EU penso que é quando você já sabe um pouquinho mais do que o básico da teoria com prática. "Eu sou um tecladista" quando eu descubro coisas que ninguém me ensinou, quando entendo na prática o que eu não entendia na teoria, quando sei o que os meus tecladistas mais "queridos" estão tocando...

JEFF_SAN
Veterano
# ago/10
· votar


Retomando esse "old topic", mas interessante por sinal. Na opinião de vocês, quando pode-se dizer com confiança ser um bom tecladista (entenda-se bom por nada excepcional, nem por nada patético, mas suficiente). Diversas vezes já nos perguntamos o que faltava para ser um tecladista confiável, o que era minimamente necessário. Quais, na opinião de vcs, são os pricincipais atributos de um tecladista confiável?

cesio137
Veterano
# ago/10
· votar


JEFF_SAN
Eu não sei, mas cada vez que penso em dizer que toco assisto um vídeo com o Jordan Rudess ou o Michel Camilo tocando... então a vontade de dizer passa rapidinho. :D

ThiagoMafra
Veterano
# ago/10
· votar


Minha definição de tecladista é o cara que toca teclado (qualquer coisa) e principalmente, tem paixão pelo teclado e pelas coisas de tecladista. E que além disso exerce essa paixão pelo teclado.

Tope. O regresso do Rei.
Veterano
# ago/10
· votar


basta aprender piano.... toca assim um opus 10 nº12 de chopin... chega ao teclado e diz que é tecladista que já fica bem.,,
pelo menos eu faço isso todos os dias antes de me deitar...

mas eu concordo tambem com o rotta!
até porque ele é moderador e convem concordar com ele!

abs

Marcos Martini
Veterano
# ago/10
· votar


cesio137
Eu não sei, mas cada vez que penso em dizer que toco assisto um vídeo com o Jordan Rudess ou o Michel Camilo tocando... então a vontade de dizer passa rapidinho. :D

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

grande verdade !!!
quando vejo o Rudess tocando kara chega a me dar uma tristesa
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
quando vejo um Oasys ou um K2600
Então me dá uma depreção.

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/10
· votar


JEFF_SAN

é uma questão um tanto polêmica não? :) mas não deixa de ser interessante.
A questão ser ou não ser, é algo que incomoda o ego de algumas pessoas ... eu penso que o músico pode dizer que toca, quando possui plena confiança em tocar músicas que sejam pelo menos de seu agrado, indiferente do nível de dificuldade.
Conheço uma pessoa que lá no passado tinha um "pequeno" repertório de cerca de 30 peças clássicas de vários níveis técnicos.
Mas ela achava que não tocava seu instrumento, pois sempre pediam para ele tocar por exemplo um sertanejo, moda de viola ou qualquer outro estilo que não fosse o clássico.
Hoje esta pessoa não consegue mais desenvolver suas peças, e devido este fato ele vê que antes ele tocava mas não tinha coragem de assumir, hoje ele assume que tocou porém não toca mais nada! :)
Então como fica? ele pode dizer que toca? ou que tocou? ou que já tocou sendo que isso não condiz com sua filosofia?

Mr Madruga
Veterano
# ago/10
· votar


Se você consegue tocar normalmente as músicas que sua banda ou algum lugar que você faz parte pede, já se pode se considerar um tecladista.

dgsoul
Veterano
# ago/10
· votar


Mr Madruga


Eu ouvi uma Frase interessante hoje que é:

"Mais importante que ser é parecer ser!!!"

Eu tenho um grande amigo que é do tipo de músico que ninguém aceitaria numa banda (preguiçoso, enrolão, boleiro, orgulhoso, vive se gabando de qualquer coisa que tenha dado certo mesmo que ele só esteja presente mas que não tenha contribuido para que desse certo, não lê partitura, se confunde com a cifra, não tem noção de quando está atrapalhando, não tem agilidade, não conhece nenhuma música por inteira), maaaass ele tem contatos e tbm é muito carismático, e todos (independente de que músico seja) que o conhecem o respeitam como músico e gostam dele.

Impressionante né?! Pois é, a Vida é assim!!!

dgsoul
Veterano
# ago/10
· votar


Ahh mas sobre minha opnião quanto a se considerar tecladista, eu me sinto honrado em ser chamado de o tal, mas acho que ainda não posso dizer isso de mim mesmo. Agora eu me considero Apaixonado pelo Instrumento e pela Música!!! Isso eu tenho certeza e convicção de que sou!!!

Mas é minha opnião.


Quanto a ser tecladista, e eu só me considerarei quando eu conseguir executar com perfeição tudo o que meus ouvidos hoje conseguem captar que trazem prazer e satisfação quando se trata da boa música...(profundo né?!)

Cleber Vaz
Veterano
# ago/10
· votar


Não acho muito importante essas questões de "ser ou não ser" quando entramos no campo musical pois desde que comecei a tocar guitarra, aos poucos fui passando a tocar mais instrumentos sem abandonar os demais como já vi muita gente fazer e um amigão meu por exemplo me disse "Troquei o sax pelo contrabaixo..."?!?!? Para mim isso não é possível e portanto se hoje eu precisar responder à essa questão "Sou tecladista?" então terei de responder a varias outras como "Sou guitarrista?", "Sou saxofonista?" e etc

Portanto eu resumo a coisa na boa e velha filosofia, fica mais fácil, e então "Sou aquilo que sou, e faço aquilo que faço."
Essa conversa de que "O homem é aquilo que faz." é um clichê de pseudofilosofia das mais baratas...

Bom, não quero complicar mas esse tema é complicado de qualquer maneira porém, em outras palavras, é tudo uma questão de atuação, podemos "atuar" tocando teclado mas daí a ser ou não ser tecladista vai além da esfera musical, é mais uma questão de ego, embora facilite a comunicação pois ninguém se surpreende ao ouvir "Sou tecladista." porem essas filosofadas sobre o assunto podem assustar as pessoas "normais"...

cesio137
Veterano
# ago/10
· votar


Cleber Vaz
Essa conversa de que "O homem é aquilo que faz." é um clichê de pseudofilosofia das mais baratas...
Assim como um dia quero ser um tecladista, um dia quero ser um Cleber pra falar bonito assim. hihihihihi

dgsoul
Veterano
# ago/10
· votar


Cleber Vaz
ser ou não ser tecladista vai além da esfera musical, é mais uma questão de ego, embora facilite a comunicação pois ninguém se surpreende ao ouvir "Sou tecladista."

É verdade,hoje uso esse termo mais pra sinalização do que própriamente minha identidade musical.


Mandou muito bem!!!

marcusVinicius
Veterano
# ago/10 · Editado por: marcusVinicius
· votar


Esse tema é muito controverso... mexe com nosso racional e emocional ao mesmo tempo.

Bom, eu demorei muito tempo para ter tranquilidade e dizer 'sou o tecladista desta banda' ou simplesmente 'toco teclado'. É um misto de insegurança - por ter muitas limitações - e por medo de parecer arrogante.

Eu iniciei na música quando criança nas aulas de violão... foram 4 anos (!!!!) e, além de eu não gostar, não saia porcaria nenhuma de música. Larguei - tudo - completamente.

Uns 8 anos mais tarde, conheci algumas pessoas que gostavam muito de música, tinham bandas e os instrumentos estavam sempre por perto. Me reaproximei do violão e conheci uma coisa chamada guitarra (santa descoberta Batman!). Junto com isso conheci algumas bandas interessantes, um tal de Rush, Jethro Tull, Yes, Deep Purple, ... (tá bom, eu era uma taipa mesmo). E eu seguia feliz com a tal guitarra cheia de efeitos e distorções.

Mais tarde ainda, conheci quem hoje é minha esposa e com ela veio uma turma de Minas chamada 14Bis (música nacional, hummm), e alguns outros grupos vocais que ela gosta muito e que aprendi a gostar e admirar.

Um belo dia, durante uma ceva num bar começou a tocar Child in Time e um cara disse: meu, como toca esse Jon Lord... algo fez um clique na minha cabeça. A partir daí meu fervor pela guitarra acabou e eu não consegui mais parar de estudar as malditas teclas. Como já tinha uma base do outro instrumento, comprei uns livros e um PSR620 usado e fui... Reciclei o ouvido, escutei tudo de novo de uma outra perspectiva, mudei completamente minha abordagem musical.

Estudando teclado e ouvindo com mais atenção aquelas músicas que antes escutava somente pela guitarra, veio uma segunda paixão, o tal de contra-baixo.

Cleber Vaz

Concordo contigo - ser ou não ser não é importante. O importante é conseguir fazer o que quer no instrumento. Hoje meu set é composto pelo PSR (o mesmo hehehe), um contra-baixo e um violão herdado da esposa. Eu me viro bem com os três.

Eu não leio partitura, mas sou fluente nas cifras. Puxa vida, tecladista que não lê partitura, pode? Sei lá... Música nova no estúdio oooohhhh, onde está a cifra dela? Sem stress, sai de ouvido ou copio da guitarra ou baixo no início, depois, faço meu arranjo nas teclas. Tá bom, mas não vai ficar igual ao original... não gosto de cover idêntica.. não acho graça - tem que colocar o feeling da banda na execução.

Tudo isso para dizer que sim, quando vejo os caras de verdade tocando dá um desespero, vontade de jogar os intrumentos pela janela, nunca mais tocar e nunca mais dizer 'sou um tecladista'.

Mas é como eu disse: os caras de verdade = os profissionais.

Eu não sou profissional, apenas um cara que gosta e se vira bem até certo ponto, vou até 50% daquilo que gosto de escutar - e estou tranquilo com isso. Sou tecladista e baixista - blz?

Nossa, desfiei um rosário aqui...

Falou

Marcus ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Já sou um tecladista.