Delay analógico ou simulador de delay analógico?

Autor Mensagem
Guizaum......
Veterano
# jun/12


E ai pessoal.
Eu andei pesquisando sobre delay analógico no fórum, mas as informações que obtive foram um pouco vagas e antigas.
Portanto, vim pedir a ajuda de vocês sobre o delay analogico.

Como li em outros tópicos que delay analogico só existe mesmo o de fita e que os pedais que dizem ser de delay analogico são na verdade pedais que simulam o analogico (de fita).

Então, esses pedais que dizem simular um delay analógico são realmente simulações, e são bons, e vale a pena trocar um delay digital por um analógico?

Aqui estão uns exemplos de Delay analógico que eu andei pesquisando:
Carbon Copy - MXR
Memory Toy - Electro Harmonix
Memory Boy - Electro Harmonix


Desde ja agradeço a ajuda do pessoal.

james.gurley
Veterano
# jun/12
· votar


Nada a ver o lance de delay analógico mesmo ser os de fita. Lá fora inclusive eles tem chamam os de fita de analógico, só chama de Tape Delay.

Os pedais de delay analógico são apenas aqueles que utilizam os chips BBD's, ou bucket brigade. De maneira bem resumida, são chips analógicos responsáveis pelo atraso do sinal da guitarra. Todos esses que você citou são autênticos delays analógicos.

No Brasil existe muita gente vendendo delay digital como analógico. Não vou citar marcas, mas geralmente são vendidos por menos de 300 reais. Existem dois tipos principais de delays digitais:

-uns que são totalmente digitais, geralmente simulando uma porrada de tempos, timbres e número de repetições para o sinal da guitarra, esses são aqueles que não tem vergonha de se assumirem como digitais.

-outros são aqueles que tem o circuito totalmente analógico, mas o chip responsável pelo atraso não é analógico, mas sim digital, geralmente são os PT2399. Esses são os delays analógicos "baratos" que achamos aqui no mercado nacional, ou seja, seria mais ou menos um pedal analógico com delay digital, ou se vc preferir, um delay digital com um feeling analógico.

O ED Mod Shop e a Alien amps fazem pedais de reverb que segue mais ou menos essa linha, quase tudo é analógico uma uma exceção: existe um chip (nesse caso chipzão) que é responsável por criar o efeito de ambiência com um feeling de reverb de mola.

Enfim, delay analógico existe e não é apenas simulação. Existe também delays digitais com uma proposta de ser semelhante a um analógico, enquanto há pedais totalmente digitais com proposta de ser uma coisa mais versátil, com infinitas possibilidades, inclusive a de simular um efeito analógico.

Depende do som que você procura, e do que você espera do pedal. Delay é um dos poucos efeitos em que vale a pena você pensar se vale a pena um digital ou um analógico.

Eu já tive delay digital, e dava pro gasto, mas me parece que o som de um delay analógico é mais natural, mais certinho.

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


james.gurley
pedal analógico com delay digital, ou se vc preferir, um delay digital com um feeling analógico.

Isso para mim soa bem esquisito. Todo e qualquer pedal/pedaleira digital tem circuitos analógicos em volta do DSP. Tudo o que vem antes da conversão AD e depois da DA é analógico (inclusive as próprias conversões). Qual a diferença fundamental de um pedal desses para um que digital que só tem uma simulação de delay analógico?

delay analógico é mais natural, mais certinho.

Delay analógico é tudo, menos certinho. A característica mais marcante do delay analógico é exatamente que ele NÃO é certinho - o sinal se deteriora a cada repetição. Delay analógico sempre é lo fi.

E como sempre, meu comentário sobre como é divertido usar a palavra "natural" para descrever um circuito eletrônico para processamento de sinais elétricos, construído com componentes fabricados, não colhidos em campos de resistores, nem pescados em cardumes de opamps. =P

Led Zé
Veterano
# jun/12
· votar


Concordo, Bog. A galera fica falando de analógico e digital aí e nem sabem direito a diferença entre os dois. O dia que delay analógico for certinho eu não sei mais nada de pedal...Inclusive eu tenho um ótimo pedal de delay aqui, que simula delays analógicos e o que essa função faz é justamente deteriorar as repetições, como característica desse tipo de delay. Se quiser delay certinho , que não altera as repetições, tem que ser hi fi, digital. Eu acho que essa galera fica fuçando uns tópicos antigos e volta meia aparece esses comentários bem ultrapassados. Só pode. Outro dia eu li por aqui que se for pra comprar um dd3 compra uma pedaleirinha qualquer mas se quer delay de verdade, compra um carbon copy. Esqueceram de avisar pra ele que essas pedaleirinhas, certamente fazem o que o DD3 faz mas também fazem som de delay analógico e eu duvido que neguinho diferencia numa gravaçao ou ao vivo um delay digital imitando analógico de um só analógico. Esse papinho do digital x analógico é o fim....

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Pois é, eu também não entendi. Chip analógico para mim soa estranho, eu sei que se fala nisso.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


MMI
Chip analógico para mim soa estranho

Existe sim. O que determina que o pedal é digital é a conversão e o processamento no domínio digital.

O que eu não entendi é a diferença do delay "digital com sabor analógico" como ele descreveu para um delay digital comum, visto que ambos têm componentes analógicos e transformações feitas no domínio digital.

Led Zé
Esse papinho do digital x analógico é o fim

Eu acho que em alguns casos, até que é discutível, como em alguns tipos de pedais de drive. Mas quando o assunto é delay, não consigo ver qualquer vantagem nos analógicos, ainda mais se pegarmos um delay como o da T.C. Electronic, que mantém do sinal "dry" sem conversão (apenas o "wet" vem do DSP).

JC_Junior
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Também não vejo vantagens em delays analógicos, os digitais fazem tudo que os analógicos fazem, com exatamente o mesmo timbre e fazem ainda melhor (tempo maior de delay, tap tempo, entre outros recursos).

macaco veio
Veterano
# jun/12
· votar


ainda mais se pegarmos um delay como o da T.C. Electronic, que mantém do sinal "dry" sem conversão (apenas o "wet" vem do DSP).
todos os delays analogicos ou digitais são assim, apenas o "wet" vem do DSP ou do chip analogico no caso dos analogicos, o dry é o proprio sinal direto.
o analogico o sinal é picado em pedacinhos e guardados cada pedacinho num capacitor por um momento breve e soltado logo a seguir, enquanto mais largo esse momento breve, mais deteriorado sai o sinal.
no digital o sinal é picado em pedacinhos e cada pedacinho leva um codigo numerico que é guardado numa memoria flip flop pelo tempo que quizer, esse codigo numerico é descodificado e volta a ser o sinal outra vez.
Em tempos de atrazo curtissimos (curto mesmo), o analogico é mais fiel ao sinal real que o digital, pois é o proprio sinal (e não uma conversão). Essa é uma das razões que torna dificil um bom flanger digital ou mesmo um bom chorus digital (o chorus até que da).

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


macaco veio
todos os delays analogicos ou digitais são assim, apenas o "wet" vem do DSP

Não tenho certeza, mas em termos de implementação é mais fácil de se fazer a mistura dos sinais no domínio digital. É mais fácil E mais barato. Para um delay hi fi, só é preciso um buffer e um loop, onde se aplica o decay e a mistura dos sinais.

Em tempo, os dois primeiros (e únicos) VSTs que eu fiz foram um delay e um clipador burro. ;)

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Parece que alguns esquecem que estamos em 2012. Os pedais analógicos praticamente são os mesmos, em termos de circuito, tanto é que basta você baixar um layout/equema (de quase 15 anos atrás), comprar os componentes e soldar que você tem um Tube Screamer. Não precisa mudar. Já o mundo digital evolui a cada dia e isso isso está acontecendo debaixo do nosso nariz. Vejo colocarem a Zoom 505 como parâmetro e isso me deixa perplexo. Um bicho de 1996!

_______________________

Sobre qual delay da lista pegar, eu iria de Memory Boy pela versatilidade e ótimo preço. Poder plugar um pedal de expressão é um bonus e tanto!

:)

james.gurley
Veterano
# jun/12 · Editado por: james.gurley
· votar


Bog

http://i86.photobucket.com/albums/k106/johnlg-2006/4.jpg

Esse é um exemplo de pedal digital, não há capacitores, transistores, nada, apenas um circuito onde ocorre toda o processamento de sinal e simulações.

O delay digital de algumas marcas brasileiras que vendem como analógico, possuem circuitos como o de qualquer pedal de delay analógico, com a diferença que o chip não é analógico, mas digital. Segundo alguns handmakers esses chips digitais conseguem chegar muito próximo do som dos BBDs. Não entendi o que você achou "esquisito".

Por fim, não tem o que discutir o restante da sua mensagem. Pra mim o delay analógico soa mais certinho e mais natural. Não tem necessidade de usar palavras com caps lock, é questão de gosto e daquilo que se entende por natural.

Aquilo que pra mim é certo num som de guitarra é o que mais se aproxima do som das minhas referências sonoras, e isso se aplica também ao uso do termo na natural. O fato do delay analógico degenerar as repetições é justamente o que faz dele certinho para mim.

MauricioBahia

É curioso esse argumento, já que os digitais de fato "evoluem" bem mais que os analógicos, mas sempre procurando emular o som dos analógicos. Vamos então falar de um amplitube ou de Roland Cube por exemplo? São boas simulações ? Sim. Melhores que zoom 505? Sim. Substituem os analógicos? Não.

Estamos em 2012 e ainda tem gente querendo convencer que digital é melhor que analógico ou que é tudo a mesma coisa. Quem é adepto dos analógicos procura um som que só é possível nos analógicos, e muita gente não entende isso. Isso não tem a ver com ser melhor ou pior.

E estamos em 2012 e os guitarristas mais famosos mundo afora continuam utilizando seus amps valvulados e seus pedais analógicos.

Abraços

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


james.gurley
não há capacitores, transistores, nada

Desculpe, mas eu não consigo ver o outro lado da placa. =P

Não entendi o que você achou "esquisito".

Eu não entendi o que o delay que você descreveu faz de diferente de um delay digital qualquer. Eu não entendo de eletrônica analógica, minha experiência é com processamento digital de sinais. Eu estou perguntando mesmo, porque não entendi que diferença faz para o sinal. Se você tiver uma explicação mais técnica, de preferência incluindo as transformações sofridas pelo sinal em cada estágio, eu agradeço.

Não tem necessidade de usar palavras com caps lock, é questão de gosto e daquilo que se entende por natural.

O texto escrito às vezes não deixa clara a intenção, mas isso foi uma brincadeira que eu fiz (e sempre faço) com o uso de "natural" para processadores de sinais onde tudo é "artificial".

sempre procurando emular o som dos analógicos.

Isso é uma semi-verdade, né? Com certeza existem muitos algoritmos que procuram reproduzir as transformações que o sinal sofre em equipamentos analógicos, mas também existem muitos outros efeitos que só existem em suas versões digitais - incluindo aí vários dipos de delay (e.g. reverse delay) e reverb (e.g. reverbs do tipo "Room" ou "Hall"), sem contar esquisitices, como os Whammys da vida.

ainda tem gente querendo convencer que digital é melhor que analógico ou que é tudo a mesma coisa

A mesma coisa nem dois pedais analógicos são (vide a busca pelo "Tube Screamer perfeito/Santo Graal"). Mas tenho certeza de que em certas circunstâncias a diferença é imperceptível, ou percebida apenas por um punhado de "ouvidos de ouro". Uma coisa é ouvir o negócio isolado em um ambiente com tratamento acústico. Outra coisa é ouvir diferenças significativas durante uma apresentação num bareco barulhento, no meio de outros instrumentos, competindo com a bagunça da galera. Eu já fui em lugares onde distinguir o que o vocalista dizia já era um feito, hahahah.

No mais, eu não tenho nada contra equipamentos analógicos. Tenho um punhado de pedais analógicos e amps valvulados aqui. Se eu fosse algum tipo de defensor "xiita" dos digitais, não teria motivo para ter estes equipamentos.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


james.gurley: E estamos em 2012 e os guitarristas mais famosos mundo afora continuam utilizando seus amps valvulados e seus pedais analógicos.

Cara, muitos, senão quase todos usam algo digital no set, seja no pedalboard ou no Rack. É só verificar isso, seja no site dos "famosos" ou em fotos por aí. Isso é fato, não sou eu quem está dizendo.

Estamos em 2012 e ainda tem gente querendo convencer que digital é melhor que analógico ou que é tudo a mesma coisa.

Infelizmente há sempre os extremistas.

Abs

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


Em tempo: o que realmente me deixa incomodado não é o sujeito gostar do pedal X, que é analógico. É mais quando a preocupação com certos detalhes passa a ter prioridade sobre o que realmente se ouve, e sobre o resultado final, que é a música. Acho que o MauricioBahia volta e meia toca neste ponto.

Ao meu ver, os dois extremos são aberrantes. De um lado, é o sujeito achar que vai comprar uma pedaleira de 500 dólares (o preço de uma boa pedaleira) e que com isso vai poder obter resultados idênticos a um conjunto de 20 amps que custam, cada um, mais do que a tal pedaleira; e mais um set de pedais que custaria o mesmo que umas 10 da tal pedaleira. É para lá de óbvio que não se pode esperar que um equipamento de 500 dólares faça sem problemas o trabalho de uma sala inteira de equipamentos vintage. Em casos já beirando o patológico, o sujeito compra uma G1 e acha que vai conseguir um timbre idêntico ao do seu guitarrista predileto usando a sua Stratinho barata e um multi-uso Frahm.

No outro extremo, vem o sujeito que acha que vai comprar um set de 10 pedaizinhos Behringer, e que este set (um buraco negro de sinal, além de um formidável gerador de ruído) vai ser melhor que todo e qualquer equipamento digital, somente pelo fato de ser analógico. Em casos já beirando o patológico, o cara coloca no meio dos analógicos um punhado de pedais digitais, porque acredita que todo pedal isolado é analógico. No pior caso que eu já vi - e foi aqui no fórum mesmo - o sujeito determinou que "afinadores analógicos são muito melhores", e como exemplo da superioridade dos analógicos defendeu a suprema qualidade de um afinador que era... digital! (o sujeito se deixou iludir pelo ponteiro analógico do bendito afinador)

Enfim, acho que o verdadeiro X da questão não é se delay analógico é melhor ou pior que delay digital. É questionar quando esta preocupação é válida e quando ela passa a ser preciosismo vazio, diante de questões muito mais fundamentais.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Bog: Acho que o MauricioBahia volta e meia toca neste ponto.

hehe. Acabo até sendo chato!

É questionar quando esta preocupação é válida e quando ela passa a ser preciosismo vazio, diante de questões muito mais fundamentais.

Isso é quase "tragicômico".

Abs

maze
Veterano
# jun/12
· votar


Vá pelo timbre. Só não vendi meu delay analógico (pt2399) pra comprar um Flashback ou um Echo Park por que o Real desvalorizou.

Kaah_lol
Veterano
# jun/12
· votar


Galera... Li num tópico (e acho que foi o mesmo que o Led Zé leu) que 'se for pra comprar um dd3 compra uma pedaleirinha qualquer'. Cara, então quer dizer que gastei 500 reais no meu dd3 pra nada? Tipo, ele vale a mesma merda que uma Zoom G1 faz? E, pra falar bem a verdade... Queria que me explicassem a real diferença de um Delay analógico e um digital. É só essa variação no som entre as repetições que um faz e outro n faz? Pq cara, conheço uma cambada de guitarristas que usam o dd20, o line 6 dl4 no set deles. E são digitais, certo? Se puderem, me expliquem qual a moral do analógico (além de dar a mudada no som) e qual a diferença entre o digital e o analógico. E se eu gastei dinheiro com meu dd3. Valeu, desde já

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


Kaah_lol
qual a diferença entre o digital e o analógico

As diferenças práticas são várias. O mundo digital facilita uma controlabilidade mais detalhada do tempo das repetições - em alguns casos dá para usar tap tempo e ter um valor numérico para o tempo, em ms. Os delays digitais também costumam ter várias opções de tipos de delay - incluindo simulações (de delay analógico, de delay de fita) e opções que só se encontra neles (reverse delay, mod delay, e o próprio delay mais "hi-fi", no qual as repetições são todas iguais, apenas com o volume menor). Por fim, os delay digitais podem permitir um tempo maior entre as repetições. Diante disso, por que muita gente ainda prefere os delays analógicos? Principalmente, por duas razões:

1. Por conta do som "natural" das repetições se deteriorando (e a convicção de que as simulações de delay analógico encontradas nos digitais não conseguem reproduzir este efeito de forma convincente); OU

2. Preconceito contra os digitais - se é analógico, é melhor e pronto.

Às vezes é difícil saber se outra pessoa opta por conta do 2, do 1, ou de um 2 que ela acredita ser 1. ;)

maze
Veterano
# jun/12
· votar


Kaah_lol
Quando alguém te alegar alguma coisa, peça evidências e analise-as se são consistentes ou falaciosas.
Infelizmente, nesse mundo de equipamentos de guitarra fala-se muita groselha.

macaco veio
Veterano
# jun/12
· votar


Diante disso, por que muita gente ainda prefere os delays analógicos?
existe uma razão principal, mas esta razão é so quem conhece bem os antigos bons delay analogicos (boss, eletroharmonix, ibanez entre outros).
o sinal analogico e deteriorado mas não muito, há um limite de tempo ate que esse deterioração se torne o limite máximo aceitavel (pelo ouvido do engenheiro que projetou). Para diminuir o ruido interno gerado pelo proprio chip (abrindo e fechando suas porta para carregar os capacitores que são as memorias) existe um sistema compressor/limitador e que pela imperfeição do proprio sistema faz com que as repetições saiam com compresssão. A medida que as repetições aumentam, maior é a compressão do sinal de cada repetição. Isso faz as repetições soarem macias, não dão aquele tapa das repetiçoes de um delay digital. Os delay analogico baratos não têm esse compressor/limitador, para diminuir o ruido interno colocam no lugar um forte filtro cortando os agudos (que é muito mais simples de construir), o som sai aquela repetição grave completamente diferente do sinal dry. Portanto só são bons os analogicos com esse sistema (geralmente os pedais mais caros).
É possivel acoplar todo um sistema desse num delay digital, existe ate um projeto independente na internet (so não me lembro onde mais). É preciso deixar claro que o maior problema dos delay analogicos não é qualidade da repetição que é aceitavel (em tempos curtos e medios é ate muito boa), o problema maior são os ruidos do chip.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


macaco veio

Heheh, em resumo: opção 1 - tem gente que prefere o som assim. :P

Mas você tocou em dois pontos que eu acho bem interessantes:

1. Não se pode colocar todos os delays analógicos no mesmo saco. Isso é uma coisa que eu sempre tento lembrar quando o pessoal entra nessa de "quero pedais analógicos". O pessoal se foca em uma característica (no caso, ser analógico) e às vezes parece esquecer do resto. Aí aparecem aqueles sets que devoram sinal e fazem bzzzzzzzzzzzzzzz, mas o sujeito acredita piamente que tem o melhor set possível, porque "é analógico".

2. Eu sempre achei fantástico como o "som de guitarra" que todos nos acostumamos a gostar é em grande parte fruto das imperfeições de equipamentos usados décadas atrás. Se parar para pensar, é como se fosse um acidente extremamente feliz. O negócio é todo "errado", mas o resultado final é absolutamente "certo"!

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Delay analógico ou simulador de delay analógico?

Já tive a oportunidade de comparar o boss dd7 (que tem esse recurso de analogo) ao lado de um carbon copy e lhe digo que a simulação do dd7 até me agradaria se eu nao estivesse com o carbon copy do lado entendeu.... tipo, a simulação de analógico é legal, inclusive do dd7 foi o modo que eu mais gostei do pedal, mas quando você liga o carbon copy dá vontade de chorar.... eu sou fã desse delay....

james.gurley
Veterano
# jun/12 · Editado por: james.gurley
· votar


Bog

Sobre a diferença, eu acho que a principal está no marketing. Você vende um pedal digital para quem tem preconceito contra coisas digitais. Bom, vou citar nome de marcas. O delay da Fuhrmann é um desse tipo, ao invés dos BBD's ele utiliza PT's. Técnicamente é um delay digital, mas a proposta dele é ser um som semelhante a um analógico.

Outra coisa, o sinal da guitarra permanece analógico quando o efeito está desligado, diferente dos pedais "100% digitais" em que você precisa ter uma fonte de energia conectada ao pedal para ele não cortar o sinal da guitarra.

Não estou nesse grupo dos que acham que analógico sempre é melhor do que digital. Faço parte do grupo que acha 95% dos pedais e amplificadores excelentes, a ponto de servirem de padrão sonoro, são analógicos. Como você mesmo disse, Reverb e Delay são um dos poucos efeitos em que vale a pena se pensar entre um digital e analógico, claro que comparando efeitos com qualidade de construção, durabilidade e preço semelhantes, ou seja, efeitos que estejam no mesmo patamar. E penso assim justamente por serem um dos poucos efeitos que se propõem a serem algo diferente dos analógicos. Entre um Drive da Landscape de 200 reais e um da Furhmann, não tenha dúvidas que irei escolher o último, até por que já tive o primeiro e sei do que estou falando.

Eu já tive alguns delays digitais, testei simulações no amplitube, e nunca encontrei o som que procuro. Agora encontrei um delay que procuro, é um Way Huge Aqua Pluss, obviamente analógico. Dei uma ouvida em outro analógico, o Two Time BBE e não me agradou.

Ainda sobre a questão dos digitais: eu acho que vale muito mais a pena o cara comprar uma placa de som + umas caixas decentes pagando nisso tudo uns 700 reais e partir para o Guitar Rig ou Amplitube, a pagar o mesmo valor num ampzinho transistorizados de 20w para tocar no quarto e depois procurar um pedal de drive "nervoso". Aliás, poucas coisas são tão divertidas como usar um Amplitube com todas aquelas simulações de tamanhos de caixa, microfones, etc. Serve até como aprendizado.

MauricioBahia

Sim, esses caras podem ter um ou outro efeito digital no set, mas quero ver eles abandonarem todos os amps valvulados e partirem para o Amplitube no iPad.

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


james.gurley

Mas você não teria uma descrição técnica das transformações sofridas pelo sinal? Eu estou meio que "sequestrando" o tópico, mas ainda não entendi a diferença (em termos de processamento de sinais) entre um delay digital e um desses delays que você disse existirem. Dentro da minha compreensão, o que define o efeito como sendo digital é a mudança de domínio e o processamento digital. Como eu tenho alguma experiência de trabalho com DSP, acredito que posso tentar "engolir" uma descrição mais técnica. Você não teria uma?

Kaah_lol
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

Pow, valeu mesmo pela dica. Resolveu umas pauladas de perguntas que tinha sobre esses bags d delay...

Agora, só uma ultima pergunta: o dd3 vale os 500 reais? Senão eu vou lá no ML vender ele e pegar 100 reais pra comprar uma g1 e colocar como delay né...
Abraços...

Bog
Veterano
# jun/12
· votar


Kaah_lol
Agora, só uma ultima pergunta: o dd3 vale os 500 reais?

Eu realmente não saberia dizer.

Mas eu não usaria uma G1 como delay num set. Em primeiro lugar, as configurações da G1 são MUITO engessadas. Eu até tive uma por um tempo, e achei impossível deixar ela 100% do meu agrado. Além disso, a própria estrutura física dela não passa a menor confiança. Muita gente esquece que não pagamos apenas por qualidade de timbre, mas também por robustez na construção.

Se é para trocar o DD3 por uma pedaleira, que seja no mínimo uma G3 da vida, que foi feita para ser usada num set com outros pedais.

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


james.gurley: Outra coisa, o sinal da guitarra permanece analógico quando o efeito está desligado, diferente dos pedais "100% digitais"

Velho, a Eventide Timefactor é totalmente digital e True bypass. Se ela ficar sem energia o sinal continua. É por isso q não dá pra generalizar

Flw

Kaah_lol
Veterano
# jun/12
· votar


Bog

tb tive uma G1 e nunca consegui achar timbre de respeito nela. O bag de eu falar de G1, é mais pra representar o que o cara disse que 'se for pra comprar dd3, compra uma pedaleirinha barata'.. Se eu não me engano usei G3 e não me agradou mt. Pra mim, eu n achei mt boa a maioria das Zoom (nem todas, a maioria que testei). Se eu largar meu DD3 agora, vai ser por uma Line 6 DL4 ou uma Boss DD20. Ou algo do mesmo patamar...
Abraços e valeu pelas respostas...

james.gurley
Veterano
# jun/12 · Editado por: james.gurley
· votar


Bog

Quem te falou que tem diferença? O pedal continua sendo digital. Como eu disse anteriormente, o circuito geralmente é o mesmo de um delay analógico, mas no lugar do chip analógico tem um chip digital, então obviamente esse pedal vai ser digital pois o processamento também é digital. São os frabricantes de pedais aqui no Brasil que vendem como analógico. EFX e Fuhrmann são exemplo de fabricantes que vendem seus delays digitais como analógicos.

Bem, você diz ter experiência no assunto de processamento de sinal, e parece estar curioso pelo assunto, dá uma fuçada no google e procura mais sobre o assunto, não sou eu que estou dizendo que esses pedais existem, eles estão aí.

edit: achei isso aqui, pode ser que ajude a sua curiosidade "técnica".

http://stinkfoot.se/archives/1289

Abraço

Bog
Veterano
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar


james.gurley
Quem te falou que tem diferença?

Você. O que gerou toda esta discussão foi exatamente o comentário a seguir:

seria mais ou menos um pedal analógico com delay digital, ou se vc preferir, um delay digital com um feeling analógico.

Não entendi o que você tem por "feeling analógico". Para mim, indica que existe alguma diferença.

edit: achei isso aqui, pode ser que ajude a sua curiosidade "técnica".

Você parece ter ficado um pouco incomodado com a minha curiosidade. Eu só perguntei porque desde o primeiro post, você estava mencionando nomes de componentes e tudo mais. Isso dá a entender que a pessoa realmente entende dos detalhes do funcionamento interno de um equipamento desses (obviamente, exceto em casos onde a pessoa simplesmente repete o que leu por aí, o que eu sinceramente espero que não seja o caso).

De toda forma, apesar de não ser muito profundo/detalhado, o link foi útil, obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Delay analógico ou simulador de delay analógico?