Delay analógico ou simulador de delay analógico?

Autor Mensagem
maze
Veterano
# jul/12 · Editado por: maze
· votar


Bog
O que me deixa meio "assim" é que muitas vezes o pessoal foca mais no processo do que no resultado. Às vezes, ao ponto de ignorar o resultado e só olhar para o processo.

Isso é chato mesmo, mas a mídia em geral (revistas, blogs, YT, etc) martelaram na cabeça da galera que analógico é melhor e que digital não presta, mudar isso vai demorar.

MauricioBahia
Mas é por que o Fuhrmann deteriora muito mais o sinal do que os analógicos famosos (AD9, DMM, Carbon Copy), talvez ele nem seja um simulador de analógico e sim um simulador de Tape Echo, mas aí já é papo pra outro tópico.

Eu queria muito ver uma comparação lado-a-lado entre um Deluxe Memory Man 550 Tap Tempo e um Strymon Brigadier.

MauricioBahia
Moderador
# jul/12
· votar


maze: talvez ele nem seja um simulador de analógico e sim um simulador de Tape Echo

Concordo, um simulador de Tape Echo. Até o nome (Analog Echo) já dá a dica. :)

Sobre comparar coisas lado-a-lado, eu tenho a opinião de que isso não dá muito certo, pois na prática tudo pode soar diferente. Sem contar a faixa de preço, que não dá nem pra começar uma comparação. ;)

Abs!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


EFX Time Machine. Adoro a EFX. O Eugênio sempre foi um "gentleman" comigo. Tenho vários pedais inclusive, mas no site diz ser analógico. Eu não tenha nada contra a tecnologia empregada, que isso fique claro, mas gosto da descrição do produto a mais fiel possível pro consumidor final. Perguntei pro Torao no Youtube e ele me disse: "Tou nem aí tb..... o som é bonito e ponto final, quem fica discutindo essas minucias deveria usar esse tempo pra tocar. :D" Tem razão! hehe Mas não era o
"ponto" da questão! Enfim, gostaria de saber se ele usa ou não conversão AD/DA! O mesmo vale pro Giannini Analog Delay!

http://efxpedais.com/loja/produtos/time-machine-delay/



????


EDIT: RESPOSTA DA EFX (4/8/12):

*************************************

Oi Maurício.
Eu li ali, mas qual é a sua dúvida em relação ao Time Machine EFX?
Se ele é analógico ou digital? É analógico


*************************************

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia

Concordo em parte com o Torao. Em relação ao som, se é bom, que se dane o resto...

Mas não acho justo vender algo dizendo que é uma coisa, se for outra coisa, tipo uns pedais que deve ter por aí que são vendidos como analógicos mas sendo digitais.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom, mandei um e-mail pro Eugênio, da EFX. :) Depois eu vejo sobre a Giannini...

É bom deixar claro que tenho 6 pedais Giannini, 5 da EFX (2 buffers)! Não seria louco de continuar comprando se achasse que não valesse a pena. Minha questão, como consumidor assíduo dessas marcas, é apenas elucidar um possível mal entendido que, na boa, me incomoda muito.

Abs

EDIT: RESPOSTA DA EFX (4/8/12):

*************************************

Oi Maurício.
Eu li ali, mas qual é a sua dúvida em relação ao Time Machine EFX?
Se ele é analógico ou digital? É analógico


*************************************

Com sempre, o Eugênio gentilmente e prontamente respondeu meus e-mails. :) É por isso eu sou cliente da EFX há mais de 4 anos!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia

Desvirtuando um pouco, esse buffer funciona legal?? cumpre a função??

Pensei nele pra usar no meu futuro set, mas tenho dúvida se será realmente necessário, já que da guitarra pro amp serão no máximo 3 pedais, todos TBP.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho: Desvirtuando um pouco, esse buffer funciona legal?? cumpre a função??

Se você percebe que o som altera MUUUUUUUITO, perde brilho, com os pedais ligados antes do amp, pode ser que o buffer seja a solução. Os meus buffers da EFX vieram numa caixinha de plástico bem frágil e isso não me pareceu bom pois a blindagem não fica 100%, o que pode gerar ruídos/interferência externa. Tem até uma caso de um user que blindou esses buffers.

A função do buffer é, falando de maneira bem simplista, tentar manter o sinal da guitarra o mais "intacto" possível, como se estivesse ligando direto no amp. Só que nem todo amp responde igual. Além disso, Boss, Ibanez, etc, já possuem buffers embutidos.

Dá uma pesquisada na busca! Tem muuuuuuuuito sobre isso. ;)

Abs

Cristhyano
Veterano
# ago/12
· votar


Andy Timmons é um dos maiores nomes em se tratando de timbre perfeito (algo subjetivo, mas temos que concordar que o cara é referência).
Ele usa em gravações se não me engano dois EchoPlex (delay de fita absurdo de caro), em palco geralmente usa dois Memory Man Deluxe (delay analógico absurdo de caro também), porém já vi ele em entrevistas dizendo que também faz uso de delays digitais.
Se ele que tem acesso aos EchoPlex e Memory Man usa digitais também quando convém, significa que não são de todo ruins.

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


Cristhyano
Bons delays digitais imitam analógios com maestria. Já os analógicos não. Se você quiser uma reprodução hi fi de delay, não vai conseguir com um analógico , muito menos um de fita. Em suma, prefiro digital. E há quem concorde comigo.

alfacorrea
Veterano
# ago/12
· votar


Deixa só eu colocar minha opinião, eu penso assim:

1) O padrão de escolha de um equipamento deve sempre preferencialmente ser seu ouvido. Se o timbre é bom, não vejo nada demais em ser analógico ou digital.

2) Apenas tenho alguns pontos de consideração que defendo com base na minha posição de consumidor, de cliente, de cidadão, vejam:

a) este exemplo é mais exagerado, somente para defender minha tese, pode não ser aplicável ao caso pelo valor envolvido. Imagine 2 guitarras Fender Strato de R$5.000,00. Imagine que ambas tem exatamente o mesmo timbre e que uma delas é feita com 2 partes de madeira coladas e a outra é uma peça única. Na minha opinião, a guitarra em peça única tem um valor infungível maior do que a guitarra em 2 peças. Se o timbre for exatamente igual e o preço também for exatamente igual, eu preferiria a de uma peça.

b) eu acho um certo abuso que determinadas empresas anunciem seus produtos como sendo "analógicos" quando efetivamente eles não são. Independente do timbre, passa uma sensação de que o consumidor está levando gato por lebre, mesmo que a carne de gato tenha o mesmo gosto da carne de lebre.

c) eu acho um certo absurdo que um determinado pedal tenha circuitos dentro dele para "deteriorar" ou "estragar o timbre" propositalmente e estes pedais sejam vendidos como sendo "old school", vintage, analógicos. Mesmo que o timbre seja exatamente o mesmo, eu prefiro saber da verdade do que ficar feliz só com o resultado sem saber do processamento do sinal.

3) Por fim, na minha opinião, a música é expressão de sentimento, de estado de espírito, de motivação etc. Este entendimento pode levar a duas considerações:

a) por um lado, a parte técnica da construção dos equipamentos deveria ficar de lado diante do timbre, do som produzido. Se o timbre é bom, que mal tem ser analógico ou digital?!

b) por outro lado, eu ensaio melhor quando chego num estúdio e vejo um JCM ou um Twin Reverb à disposição. Eu gostaria de tocar no estúdio em Abbey Road mesmo sabendo que ele não deve ter tecnicamente nada demais em relação a outros estúdios profissionais. Eu fico viajando com pedais antigos, com o Electric Mistress, com o Mu-Tron.

Eu me influencio pela "aura" que envolve as traquitanas véias. Eu sou influenciado pelo timbre, pelo cheiro da madeira, pelas ferrugens da parte elétrica. Eu acho fiação com isolamento de pano uma coisa fantástica. Eu sou assim.

Eu me sinto um pouco "enganado" quando vejo que um determinado pedal que é anunciado como "analógico" não é efetivamente "analógico" mesmo que isso não faça diferença alguma no timbre.

alfacorrea
Veterano
# ago/12
· votar


Perguntando e complementando:

Os captadores da guitarra operam com baixa voltagem a alta impedância.

Eu vejo que a transmissão de energia tem menos perdas quando a voltagem é elevada. Pelo menos é isso que ocorre nas linhas de transmissão da rede elétrica.

Não sei se isso tem relação com o caso, mas a utilização do buffer, em resumo, vai fazer um certo aumento da voltagem e a redução da impedância, está correto?

Com este aumento de voltagem e redução da impedância, o sinal dos captadores saem da guitarra e chegam ao amplificador com menos perdas durante o trajeto por plugs, cabos e pedais, é isso?

Daí eu pergunto: este buffer não estaria fazendo, ao menos parcialmente, a mesma coisa que os captadores ativos fazem na guitarra? Eu acho que a função do uso da captação ativa é justamente para aumentar a voltagem (até pelo uso da bateria de 9 volts) e reduzir a impedância (os potenciômetros são modificados de 500Kohms para 25KOhms) , não é isso?

Se tudo estiver parcialmente certo, perfeito estava o Mestre Les Paul que usava para gravações sua Gibson Recorder com captadores ativos e dizia que o uso destes captadores seria o futuro da música.

Viajei muito?!?!?!?!?!?!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


alfacorrea: Se o timbre é bom, não vejo nada demais em ser analógico ou digital.

Certamente, se isso fosse inverdade, as Eventide, por exemplo não estariam no set dos maiores guitarristas e bandas de todos os tempos, durante décadas.

Sobre o item 2.b, já não estamos falando mais de timbre, mas a possibilidade de confundir o consumidor, mesmo que não sendo intencional. Isso eu desaprovo, com certeza.

Pra mim, esse papo de analógico x digital já caducou! E viva a diferença, se é que eu conseguiria percebê-la! ahahaha

:)

Abs

alfacorrea
Veterano
# ago/12
· votar


Olha a forma "honesta de vender" o Mod Tone:

"The Vintage Analog Delay features exclusive analog circuitry coupled with a PT-2399 processing chip. This unique hybrid combination delivers a warm lush sounding delay reminiscent of the spell binding analog circuits of yester-year without the..."

Veja que a empresa mantem a colocação da expressão "analog", mas informa que existe o pareamento com um chip de processamento, informa que o chip é o PT-2399 e coloca a expressão "hybrid combination".

Ainda que não informe que há uma inclusão digital, a propaganda não deixa de ser honesta com os termos direcionados para o resultado.

Agora veja a escrita da Giannini:

"Produz um efeito delay de duração média (clássico), que acrescenta uam sensação de espaço ao som do instrumento. É simples de usar e oferece um ajuste rápido do efeito. "

O fato de só informar isso, juntamente com a inscrição "Analog Delay" que vem pintada no pedal, acho que já induz ao erro.

Não que isso faça diferença no timbre do pedal, que pode ainda assim ser muito bom, mas eu entendo que a propoaganda da Giannini mereceria ser reformulada, pois induz ao erro.

Só minha respeitosa opinião.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


alfacorrea

O mesmo acontece com o Wampler ( há uma linha chamada Faux), que mudou até o nome pra Faux Analog Echo :

http://www.wamplerpedals.com/faux/analog-echo.html

"The Faux AnalogEcho is based around the industry leading pt2399 chip. The industry standard for delay pedals. We treat the signal path in such a way that the dry path and the core signal are completely unaltered, we only use the chip to make a digital replication. With this, the sound remains exactly as you want it. No coloration. With the addition of a tone knob, you can incorporate a little sparkle for digital crispness, or take it all the way out for the most amazing analog warmth. "

:)

EduBluesMan
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
Você mencionou acima o delay da giannini
O que me diz sobre ele?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Delay analógico ou simulador de delay analógico?