Autor |
Mensagem |
MauricioBahia Moderador |
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Kaah_lol: tb tive uma G1 e nunca consegui achar timbre de respeito nela. O bag de eu falar de G1, é mais pra representar o que o cara disse que 'se for pra comprar dd3, compra uma pedaleirinha barata'..
A Zoom G1 tem delays, ok, mas são bem "engessados" como diz o Bog, pois não se pode mudar muito seu comportamento gradualmente. São praticamente parâmetros pré-programados. É algo básico, pra iniciantes mesmo. Por isso o preço tão baixo, fora o material usado em sua construção, que é bem modesto.
Sobre pedaleira barata, eu acho que uma G2Nu pra delays já basta. É mais que suficiente. Isso é minha opinião, do meu ponto de vista, da forma com que uso delays, pra minha realidade na minha banda. Veja que enfatizei bem o lado pessoal da coisa. Eu uso delays pra forrar o som e só! Na verdade, uma G2Nu tem até delays demais, só que por R$350,00 e um monte da aplicações pra ela, melhor tê-la no set do que um pedal de delay que custa o mesmo ou ainda mais caro!
Tem milhões de coisas envolvidas na compra de um equipo, no meu entender. Ser analógico ou não, acredite, pra mim não é fundamental. Ex. tem um dia de semana que ensaio com amigos, outra banda e é algo mais simples/caseiro digamos. Então eu levo a G2nu e uma distorção analógica e só. Como agora estamos ensaiando com fones, em linha, a G2Nu me oferece simulação de amps, o que é fundamental nesse caso e isso não tem num delay comum. No final, há muitas variáveis, aplicações que devem ser consideradas, até mesmo portabilidade.
Em suma, acho que o pessoal também deve pensar no lado ferramental de um pedal. Escolher é uma tarefa, pra mim, complicada e é por isso que dou graças a Deus que temos a Internet e pessoas de boa vontade pra ajudar/opinar!!
Abs
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Só pra registrar, alguns "pros" que usam digitais faz muito tempo e são atualmente ACLAMADOS por aqueles timbres (cito as fontes):
___________________________________________
PULSE
Pink Floyd’s last live album PULSE was recorded at a number of European shows in 1994 and featured a complete performance of Dark Side of the Moon. David’s setup for Time:
Fender Stratocaster ’57 reissue - 1983 candy apple red body with a white pickguard, maple neck and EMG SA pickups with SPC and EXG controls. Hiwatt DR103 100w heads Hiwatt STA-100w heads Alembic F-2B tube preamp WEM Super Starfinder 200 speaker cabinets Marshall JCM 800 400w speaker cabinets Doppola rotating speaker cabinets
MXR Dynacomp (intro) - sustain 10:00, volume 2:00 Ibanez CP-9 (intro) - attack 11:00, level 11:00, threshold 1:00 Boss CE-2 - speed 11:00, depth 1:00 TC Electronics 2290 (intro/solo) - long delay 500ms Lexicon PCM 70 (intro) - multi-tap echo 350ms Chandler Tube Driver - level 11:30, hi 11:30, low 3:00, drive 4:00 Sovtek Big Muff - sustain 60%, volume 60%, tone 40% UniVox Uni-Vibe - volume 2:00, intensity 12:00, slow speed 2:00, fast speed 4:00 (o’clock), mode: chorus
Note: All settings above are based on pictures of David’s gear and my own experience. You may need to make further adjustments for your rig.
Fonte: http://www.gilmourish.com/?p=1320
____________________________________________
Guitar Effects on later Dire Straits tours
1991/92
Custom system build by Pete Cornish, including:
TC 2290 Delay Alesis Quadraverb Boss Super Chorus CE 300 Zoom Multieffect 9010 Yamaha REV 5 (reverb) two TC-Equalizers/Preamps (for the National and Ramirez guitars) Wah Wah (Money for Nothing), integrated into the rack system Earney Ball Volume Pedal Sony Wireless system
fonte: http://ds.mk-guitar.com/effects.htm
_____________________________________
Slash
"Delay settings:
NORMAL SETTINGS (SLAP DELAY) Level: 9.30 o’clock Feedback: 10 o’clock Delay time: 10 o’clock Mode: 800ms
SLITHER SETTINGS Level: 11 o’clock (sometimes 12 o’clock) Feedback: 13 o’clock Delay time: 13 o’clock Mode: 800ms
SET ME FREE Level: 11 o’clock Feedback: 7 o’clock (completely rolled back) Delay time: 9.30 o’clock Mode: 800ms
Were talking about these two pedals:
Boss DD3"
[...]
fonte: http://www.slashsworld.com/equipment/other-equipment/slashs-effect-ped als/
_______________________________
John Mayer
fonte: http://www.johnmayergear.com/pedals/
"The Eventide has much more options, and can be crafted for longer delay times. Mayer has more than one, giving him the option of different delay times at the click of a footswitch."
|
Led Zé Veterano |
# jun/12
· votar
Rola digital, Boss, Zoom....Tudo que um usuário de FCC metido a sabido abomina. kkkkkkkkkkkkkkkk. Dá vontade de rir.
|
Guizaum...... Veterano |
# jun/12
· votar
Led Zé
Eu acho que essa galera fica fuçando uns tópicos antigos e volta meia aparece esses comentários bem ultrapassados Só tem topicos antigos sobre o assunto no forum. Como eu disse, eu achei informações bem antigas e vagas. Por isso criei o tópico.
A galera fica falando de analógico e digital aí e nem sabem direito a diferença entre os dois Esse papinho do digital x analógico é o fim.... A minha ideia não era comparar delay analogico com difital. Mas sim saber a diferença entre delay de fita e o delay analogico, porque li em um topico que não existe delay analogico a não ser o de fita, e os que dizer ser analogicos são pedais que simulam o delay de fita. E isso me gerou uma grande duvida.
Agradeço a todos que ajudaram. Ainda tenho duvidas de qual comprar, pouco a pouco vou me decidindo. Até agora de olho em um Memory Boy.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Guizaum......: Até agora de olho em um Memory Boy.
Eu não tenho dúvida. Fora o delay, ainda tem chorus e vibrato. Sem falar na possibiloiade de uso de pedal de expressão. Esse aí do vídeo é baratinho, levinho e legal hein. Eu tenho um. :)
Led Zé: Rola digital, Boss, Zoom....
Os caras não tinham limites ou mesmo acho que sequer pensavam nisso... Alías, eu tentei dar destaque nos delays digitais usados e sublinhei alguns itens "interessantes", digamos. Provavelmente tem mais coisas "interessantes" no meio! hehe
Abs
|
james.gurley Veterano |
# jun/12 · Editado por: james.gurley
· votar
Bog
Bem, se você não entendeu o que seria um feelling analógico, aí fica difícil, pois é algo muito simples: o pedal possui o circuito idêntico ao de um delay analógico, mas o chip é digita, e o chip PT é justamente feito para simular o funcionamento de um BBD. Então eu não disse que há diferença técnica entre um "pedal analógico e delay digital" ou "delay digital com feeling analógico".
Por fim é muito fácil saber quando alguém está curioso (já que tem google para isso), ou quando alguém está se passando por curioso para saber se a outra pessoa sabe o que está falando. Não me incomoda a curiosidade, incomoda a presunção.
Por fim também espero que você não seja apenas um técnico em processamento de sinal, pois pelos seus posts até agora é isso que está parecendo.
Abraço
|
maze Veterano |
# jun/12
· votar
O pt2399 é digital mesmo.
PT2399 is an echo audio processor IC utilizing CMOS Technology which is equipped with ADC and DAC, high sampling frequency and an internal memory of 44K Digital processing is used to generate the delay time
Datasheet: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/PrincetonTechnologyCorporati on/mXyzsyzt.pdf
Sacanagem de algumas marcas o venderem como Analógico.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12
· votar
maze: Sacanagem de algumas marcas o venderem como Analógico.
Isso é sério? Quais marcas?
Esse chip é usado no Rebote Delay, ultra conhecido por quem monta pedais genéricos de delay, proveniente do site da Tonepad. Eu mesmo montei esse (e é legal hein!!! eheh). Talvez ele se comporte parecido com um sistema analógico pois deteriora o sinal se usado para muitas repetições. Será que não houve algum engano na tradução? Enfim, não há mal entendido no meio disso tudo?
O.o
|
maze Veterano |
# jun/12 · Editado por: maze
· votar
MauricioBahia Tomara que não me encham o saco aqui, mas uma das marcas é a Fuhrmann, tanto o antigo grandão quanto o novo menorzinho usam o PT2399. Eu tenho um aqui e da pra ler o nome do CI claramente, vou ver se posto uma foto depois.
Acho que o outro delay com nome "Analog" que usa o pt2399 é o Axcess/Cruzer/ModTone que são fabricados pela Belcat.
Será que não houve algum engano na tradução? Enfim, não há mal entendido no meio disso tudo?
A não ser que digam que "Analog" quer dizer outra coisa senão analógico.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12
· votar
maze
Xiiiiiiiiiiiiiiii! Velho, que "desagradável" hein!
O.o
|
Bog Veterano
|
# jun/12 · Editado por: Bog
· votar
james.gurley Por fim também espero que você não seja apenas um técnico em processamento de sinal, pois pelos seus posts até agora é isso que está parecendo.
Eu não preciso colocar aqui currículo ou formação acadêmica, até porque isso não é garantia de nada (seria ótimo para mim se fosse).
E realmente, eu não consigo saber se você de fato conhece o que está dizendo ou se está simplesmente repetindo algo que leu na Internet (já que tem google para isso). Não leve a mal, mas hoje em dia é muito comum, e a princípio não dá para saber se do outro lado estamos conversando com um especialista ou um papagaio. A tua desconfiança sobre a minha formação faz parte disso também, o que mostra que a cautela tem duas vias. ;)
E isso que eu agradeci pelo link...
|
james.gurley Veterano |
# jun/12 · Editado por: james.gurley
· votar
maze
É o que eu tava dizendo lá em cima, auhauhauha.
Eu tô escrevendo isso desde o começo, não entendi como teve gente lendo meus posts, rebatendo meus comentários e simplesmente ignorando o que eu estava dizendo.
Os PT's são digitais e não precisa ser muito entendedor para saber disso. Como eu disse, delay analógico de verdade só com chip BBD, que não é uma marca, mas um tipo de chip analógico.
MauricioBahia
Esse seria o tal do delay digital com feeling analógico, pois se utiliza de um circuito de um delay analógico, mas ao invés do BBD que são caros, se utilizam dos PT's, mais baratos. Qualquer pedal de delay analógico de menos de 300 reais que são vendidos por aí são desse tipo.
Sobre o RebotDelay, ele é digital e todo mundo sabe disso, dá uma olhada nesse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=HGGtgL91GG4
Na descrição do vídeo:
"Twin Delay" Rebote 2.5 Delay Echo Digital Analog Pedal
"The delay is based on the PT2399 chip and is technically a digital delay, although on board filtering of the echo tails makes it sound quite analog. "
Lá fora ninguém vende delay com PT's como analógico, isso é só no Brasil, pois há um enorme desconhecimento técnico em relação a esse tipo de detalhe.
Era isso que ei chamava de delay digital com feelling analógico ou whatever, mas muita gente se esforçou para não entender...
|
james.gurley Veterano |
# jun/12 · Editado por: james.gurley
· votar
Bog
Cara, não desconfio da sua formação, nem me interesso acerca do seu currículo. Isso aqui é um fórum sobre guitarras e pedais, tem muitos outros fóruns aí para que seja discutido os aspectos puramente técnicos do processamento de sinal. Espero apenas participar de discussões para trocar idéias, e enriquecer o conhecimento. Ao invés disso, noto muito em fóruns de internet, e aqui também, apenas um postura de um membro querendo discutir para provar que sabe mais que o outro.
Por isso não entendi quando você pediu uma explicação técnica quando eu falei sobre "delay digital com feeling analógico", pois é um termo muito utilizado e é muito simples entender o que significa.
Abraço.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
james.gurley: Esse seria o tal do delay digital com feeling analógico
Talvez. Tem muitos delays digitais que simulam delays analógicos como opção, como esse:
A vantagem nesse delay é o Tap Tempo e o "trail". Esse "trail", que significa "rastro" é legal pois se você desativar o efeito, ele continua sutilmente até desaparecer. Imagina você pisando um delay e, "de repente" sumir! Isso não me parece bom em certos casos.
Enfim, há muitas coisa boas nos delays digitais! A questão é apenas quando e como usá-los.
Abs
ps. eu tenho esse Boost DLA e é fantástico, mas como preciso de espaço no pedalboard, não estou usando! Uso uma Zoom G3 pra esse fim e outros.
|
james.gurley Veterano |
# jun/12
· votar
MauricioBahia
Eu tinha em Echo Delay da Landscape. Era o mesmo Digital Delay, mas por algum motivo eles substituiram o Digital por Echo, talvez pela onda retro.
É um pedal digital desses que sem fonte de energia não passa sinal, mas a proposta dele era ter esse "feeling analógico". Assim como o Spring Reverb, que tinha uma proposta de simular diferentes tamanhos de tanques de reverb de mola.
|
Bog Veterano
|
# jun/12
· votar
james.gurley um membro querendo discutir para provar que sabe mais que o outro.
Eu me declarei ignorante no que diz respeito ao mundo analógico, com todas as letras. Pode olhar no post abaixo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/289188/#8356108
Não é meio estranho para alguém que quer provar que sabe mais que o outro dizer "eu não entendo de eletrônica analógica"?
Já tive discussões bastante esclarecedoras aqui com gente como o Carlos Adolphs ou o Bertola. Sempre que possível, eu prefiro trocar idéias diretamente com os especialistas a procurar e ler material na Internet, dada a dificuldade de se encontrar informação CONFIÁVEL sobre assuntos que não dominamos. Eu te perguntei diretamente porque você falou como alguém que conhece a fundo o assunto. Infelizmente, depois você se focou mais em fazer insinuações negativas.
Eu continuo não entendendo o que é "feeling analógico". Desculpa, para mim parece se referir a alguma propriedade metafísica, subjetiva, imaterial. Tudo o que eu queria era uma descrição objetiva dos efeitos sobre o sinal. Não um sermão sobre presunção ou sobre eu estar querendo provar que sei mais (ressalte-se: sobre um assunto que eu me declarei ignorante!!!)
|
maze Veterano |
# jun/12
· votar
Xiiiiiiiiiiiiiiii! Velho, que "desagradável" hein!
O.o Pois é, velho. Não que seja um pedal ruim, muito pelo contrário. Pelo preço ele é ótimo.
Só acho que deveria se chamar Vintage Delay, Vintage Echo ou algo assim. Analog passa sim a impressão de que se trata de um circuito analógico.
Segue a foto: http://img843.imageshack.us/img843/6624/analogdelay.jpg
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
james.gurley
Vou me meter, tá? Enfim, sou moderador porra@! :)
O Bog é um cara estudioso do assunto e um "gentleman". Se ele disse algo que lhe desagradou não foi por querer, mas motivado pelo conhecimento, tenho certeza disso. Muitas vezes, em postagens, algo soa mal e isso é normal.
Tenho acompanhado o tópico é não há motivos para desavenças. São apenas pontos de vista que, por sinal, só agregam à discussão.
maze
Que pedal é esse?
Abs!
|
james.gurley Veterano |
# jun/12
· votar
maze
manda um e-mail pro Fuhrmann e vê o que ele responde, em outro fórum o cara mandou e ele primeiro veio com uma papinho de que analógico mesmo só o de fita, ai depois confirmou que o dele era analógico.
Talvez nem ele mesmo saiba sobre essas especificações técnicas.
|
maze Veterano |
# jun/12
· votar
MauricioBahia Fuhrmann Analog Delay.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
maze
Até onde sei, esse chip é o mesmo do Rebote, que é um processador digital...
Espero que a Fuhrmann tenha uma explicação lógica pra isso.
O.o
|
maze Veterano |
# jun/12
· votar
MauricioBahia É, eu pesquisei aqui e achei esse circuito de um Rebote delay 2.5 já montado: http://dc126.4shared.com/img/s7Mf099r/s7/rebote_delay_25_-_2.jpg
Da pra ver que o da Fuhrmann não é exatamente igual, mas é parecido.
Como o james.gurley falou aí, pode ser que eles nem saibam que o CI é digital.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12
· votar
maze: Como o james.gurley falou aí, pode ser que eles nem saibam que o CI é digital.
Pode ser!? Eu montei um Rebote! http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/206848/
Abs
|
james.gurley Veterano |
# jun/12
· votar
MauricioBahia
Quanto será que custa pra montar um desses? Onde vc encontrou as peças?
|
maze Veterano |
# jun/12
· votar
MauricioBahia Legal o desenho do The Edge. :)
|
Bog Veterano
|
# jun/12
· votar
maze MauricioBahia
Sinceramente, esse negócio me parece fruto exatamente do fetiche por tudo que é analógico. Como eu já disse mais de uma vez, eu não entendo desta parte, mas me parece pouco provável que o fabricante não saiba como funciona aquilo que ele próprio vende. Me lembra um pouco aquele.... "truque" de chamar madeiras de espécies diferentes todas de "mahogany" (sem especificar de onde), ou o de colocar válvulas e a palavra "tube" em produtos que usam uma valvulazinha trabalhando em baixa tensão no meio de um circuito com muito mais coisas (de preferência, com um led alaranjado atrás da válvula).
Aí o consumidor que se guia mais pelo que ouviu dizer do que pelo que ouviu soar se convence de que a Epiphone dele é feita da mesma madeira que uma Gibson, que o "Tube Overdrive" dele faz o transistorado dele soar "mais valvulado" (seja lá o que isso for - isso quando o "Tube Overdrive" não é um clone do "Tube" Screamer!), e que o "Analog Delay" que ele comprou bota no chinelo qualquer delay digital de qualquer pedal ou pedaleira. Se ele se guiasse somente pelo que ouve, talvez continuasse gostando dos produtos, mas não porque "é mahogany", "é valvulado" ou "é analógico", e simplesmente porque "eu gostei".
Nota: eu não tenho nada contra "mahogany", "válvula", ou "analógico". Tenho das 3 coisas por aqui.
|
Led Zé Veterano |
# jun/12
· votar
Bog Falou tudo, Bog. Esse mercado se aproveita muito dessas coisa. Faltou uma outra palavrinha aí que também pega muito trouxa : vintage. Hoje em dia , tudo é vintage. Até o que foi feito ontem.
A molecada aqui pira quando fala em válvula, mahogany ,analógico e vintage. E fogem de tudo que estampa a palavra Digital. É por isso que as empresas mascaram essa palavra ou omitem a informação real sobre o produto de alguma forma. Da mesma forma , só faltam colocar em neon a palavra Tube, Valve, Vintage, Analog, etc...Como o Bog citou , costumam até colocar leds atrás de válvulas pra mostrar.
Guitarrista é um bicho bobo mesmo....kkkkkkkkkkkk
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Bog: mas me parece pouco provável que o fabricante não saiba como funciona aquilo que ele próprio vende.
Quando eu montei o Rebote Delay, sabia que era digital. Mas quem sabe esse CI não está ali por outro motivo? (queria saber qual!)
james.gurley: Quanto será que custa pra montar um desses? Onde vc encontrou as peças?
Eu respondo isso no 1o. post dotópico que fiz da minha montagem, abaixo do vídeo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/206848/ ;)
Led Zé: Guitarrista é um bicho bobo mesmo....kkkkkkkkkkkk
hehe. A guitarra cega!!!
maze: Legal o desenho do The Edge. :)
hehe. Esse desenho eu peguei da Internet. Nem sei de quem é! Depois eu transferi pra uma caixinha menor. http://img20.imageshack.us/img20/7610/motagemcaixamxrrebotefi.jpg
Sobre o Analog Delay, ele foi substituido pelo Analog Echo, conforme diz no site:"Pedal de delay analógico. “Reproduzimos o circuito do nosso clássico Analog Delay em uma caixa menor, este pedal tem a sonoridade dos antigos pedais de echo que utilizavam fitas magnéticas”.
Abs
|
gabiru034 Veterano |
# jun/12
· votar
Eu entendo o que o james.gurley quanto a "delay digital com feeling analógico". Outro dia vi um anúncio de um delay com PT2399, gringo e auto-intitulado analógico, em uma comunidade no Facebook (infelizmente não encontrei a foto para citar o nome do pedal), em que o anunciante se referia ao pedal como tendo um "voicing analógico".
Eu achei essa definição muito boa. Sabe-se que o PT2399 é digital, mas as repetições que ele proporciona não são fiéis como as que os chips do DD-3, por exemplo, proporciona. Como há degradação do sinal repetido, ele soa parecido com o que um delay analógico soa - e com como um delay digital soa ao reproduzir um analógico também.
O delay que uso hoje é o Memory Boy. Tenho um Maquina Del Tiempo, digital, também. Gosto mais da sonoridade do MB. Ele dá uma coloridinha no timbre que me agrada. Prefiro por que é analógico? Não, prefiro porque soa melhor aos meus ouvidos.
MauricioBahia, se não estou enganado, o delay da EFX também é feito com PT2399. Lembro de uma discussão antiga sobre isso na comunidade Efeitos de Guitarra do orkut, em que alguém abriu um e constatou que vinha com um PT mesmo. Este não é um dos pedais que você tem, né?
Sobre digital x analógico x valvulados x transistorizados no mundo "dos famosos", uma pergunta: não é o Nuno Bettencourt que está usando pedaleira digital em amp transistorizado porque é mais prático?
E, pô, o Gilmour usou até o Boss HM-2 Heavy Metal, hehehe.
Se não tô enganado, o Alex Lifeson está usando um monte de coisas digitais no seu rack também.
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
gabiru034
Eu tenho um delay com o PT2399 que montei, o Rebote Delay. O que acontece, no meu entender, é que ele acaba "deteriorando" o som depois de várias repetições, de forma similar à um delay analógico.
Sobre digital x analógico x valvulados x transistorizados no mundo "dos famosos", uma pergunta: não é o Nuno Bettencourt que está usando pedaleira digital em amp transistorizado porque é mais prático?
Velho, não sei. Só sei que essa parada de digital no set é comum demais. Há um rack da Eventide (pioneira em efeitos digitais) chamado Eclipse que uma cacetada "pros" usam. É um equipo caro! Eu vejo isso por todos os lados, basta consultar o Google, não sou eu quem está dizendo, são os fatos!
Abs :)
|