Central de dicas Zoom G3 e G3X!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Victor210889: Alguém sabe se é possível usar mais de 1 delay ao mesmo tempo com ela?

Até seis.

RockMetal: Vale a pena comprar a G3 somente para modulações e delays, hoje no meu pedalboard tenho um Chorus e um Delay sinto falta de mais possibilidades, como flanger, tremolo, etc.

Estou pensando ao invés de comprar essa pedais separados, se comprar o G3 teria tudo isso, e venderia esses pedais delay e chorus , ficando somente com as distorções e overdrives.

Alguém que utiliza essa combinação, poderia me dar um feedback.


Uso assim e vale a pena. Fica um pedalboard enxuto e versátil.

Abs

alestrelow
Veterano
# set/13
· votar


MauricioBahia
com ctz o pedalboard fica enxuto, mas não achas q o som fica +/-??
usava amp da fender e o som a guitarra mudava mto (principalmente os drive q usava antes da G3)!
até ontem eu tirei a G3 do meu set..
será q poderias compartilhar como tu configura o "global" da tua g3 (e o pedal de expressao tu usa p/ qual finalidade volume?)
abs!

GabrielVaneli
Veterano
# set/13
· votar


Olá Victor, tem como sim, acho que o unico "efeito" que não da pra usar 2 no mesmo patch são as simulações de amp

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


alestrelow: (principalmente os drive q usava antes da G3)!
até ontem eu tirei a G3 do meu set..


Você sabe que tem um botão atrás da G3 escrito "Passivo/Ativo", né? Isso muda muuuito o som. Fora isso, cada efeito tem uma regulagem diferente.

Não uso pedal de expressão e o "Global" é o de fábrica. Apenas a saída está setada para "Combo Front", tipo de amp no qual ligo a G3 (outra coisa fundamental). Essas dicas eu dei no 1º posto deste tópico. :)

Abs

alestrelow
Veterano
# set/13
· votar


Sim eu recordo de ter lido isso e com ctz já me ajudou bastante e melhorou mto o som tb!!
Vou tentar usar apenas os stompbox pois as simulações de amp nao ficaram mto boas aovivo..
abs!!

RockMetal
Veterano
# set/13 · Editado por: RockMetal
· votar


MauricioBahia
No meu caso vou utilizar igual a vc na frente do ampli, vou zerar a pedaleira inteira, vou usar somente os stompboxes.

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


alestrelow: pois as simulações de amp nao ficaram mto boas aovivo..

Você usava a simulação de amp, ligando a G3 num amp de verdade? Se for, acho que isso pode atrapalhar timbrar hein! A simulação de amp, teoricamente é pra ser usada com a G3 no global para saída em mesa (line) ou similares. Enfim, há um "casamento" aí que pode não estar muito feliz! hehe :(

RockMetal

o/

MauricioBahia
Moderador
# set/13
· votar


alestrelow
RockMetal

Meu set atual. Pra guitarra, um overdrive, um fuzz e a G3 no final. Simples assim. :)

http://oi39.tinypic.com/2cdwoz4.jpg

Abs

alestrelow
Veterano
# set/13
· votar


MauricioBahia
eu usava a simulação do amp, num meteoro.. na vdd nao é nenhum amp valvulado né.. (acho q é um pouco da regulagem q nao m acertei..)
no caso do seu pedalboard (é mais ou menos oq eu queria) mas ainda nao consegui me desfazer dos meus pedais de modulação.. as vezes acho q a g3 nao vai da conta.. haha
mas vou continuar com meus teste!! tu usa patches na g3? ou como stompbox, se sim, quais?
valeu eim!
o/

Lord-g
Veterano
# set/13
· votar


Galera,
Vi na net que algumas pessoas conseguiram controlar a G3 via midi( sim isso mesmo veja aqui -> http://www.thegearpage.net/board/archive/index.php/t-1033719.html).

O cara que conseguiu utiliza um USB host que converte as mensagens midi em usb e manda pra G3.

Alguém ja tentou a experiência? To afim de tentar mas não vou comprar o host de cara pois ele custa mais que uma G3 lá fora.

Eu vou tentar com os cabos que converte de midi para usb (http://dx.com/pt/p/usb-to-midi-cable-with-16-midi-input-output-channe ls-1-8-meter-11277) se não der certo vou tentar uma interface midi tbm do dealextreme (http://dx.com/pt/p/midibox-4-in-4-out-usb-2-0-64-midi-interface-thru- merge-box-42471).

Mas se alguém ja conseguiu compartilha ae!

Abraço

Lord-g
Veterano
# set/13 · Editado por: Lord-g
· votar


Galera,
Vi na net que algumas pessoas conseguiram controlar a G3 via midi( sim isso mesmo veja aqui -> http://www.thegearpage.net/board/archive/index.php/t-1033719.html).

O cara que conseguiu utiliza um USB host que converte as mensagens midi em usb e manda pra G3.

Alguém ja tentou a experiência? To afim de tentar mas não vou comprar o host de cara pois ele custa mais que uma G3 lá fora.

Eu vou tentar com os cabos que converte de midi para usb ( http://dx.com/pt/p/usb-to-midi-cable-with-16-midi-input-output-channel s-1-8-meter-11277 ) se não der certo vou tentar uma interface midi tbm do dealextreme (
http://dx.com/pt/p/midibox-4-in-4-out-usb-2-0-64-midi-interface-thru-m erge-box-42471
).

Mas se alguém ja conseguiu compartilha ae!

Abraço

EDIT.
A interface que o Henky conseguiu é essa aqui -> http://www.iconnectivity.com/iConnectMIDI

Victor210889
Veterano
# set/13
· votar


Show de bola! Vlaeu MauricioBahia abraço cara!

Lord-g
Veterano
# set/13
· votar


up Putz, me senti ultra nerd =[ agora.

Mas vou fazer minhas experiências e compartilho depois.

dimasss
Veterano
# out/13
· votar


O pedal de expressão não se ativa por pressão? Veja se não há um pequeno botão embaixo dele... pelo menos na G2.1nu (e em todas as outras pedaleiras que já vi com pedal de expressão embutido), o pedal era ativado desta forma.

Resposta:
Amigo tenho uma G3X e ela vem de fábrica com calço para proteger a mesma so retirar o calço a mesma alcança na minha foi assim ficou beleza: No fundo do pedal de expressão tem uma primeira borracha e depois um calço colado posterior, na minha veio assim não sei na sua é desta forma. abraços

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/13 · Editado por: d.u.n.h.a.
· votar


Comprei uma G3 pra usar junto com meus pedais essa semana \m/
Já tinha tocado na do meu irmão quando ele comprou mas 2 dias depois o fdp foi fazer intercâmbio.
To curtindo bastante. Fiquei de cara com a qualidade dos drives, são muito bons. Achei que seriam ruins, mas é imperceptível a diferença entre o TS da zoom e um TS de verdade.
Acho que meu set vai se reduzir ao Meteoro Tube Revolution + Zoom G3 + Cry Baby hahaha

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


Ótimo tópico. Me ajudou a escolher a pedaleira pro meu filho.

Estou curioso com essa informação dada pelo Gabriel_mac de que a G2 teria mais efeitos simultâneos (9) que a G3 (6).

Aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/252682/p5#8814233

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ayrtontorres
Gabriel_mac

Seis efeitos simultâneos é suficiente, no meu entender. Ex:

Pra tocar em linha (sem amplificador): Simulação de amp -> Distorção -> Overdrive -> Chorus -> Delay -> Reverb. Se for tocar com amplificador, sobra mais um espaço.

Fora isso, há efeitos COMBOS, tipo Chorus + Delay. (vide manual)

A G3 ainda opera no modo "Patch". Neste modo você pode criar várias sequencias pré-programadas de seis efeitos e intercambiáveis com uma pisada nos footswitches. (vide manual)

:)

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


Mauricio, valeu! Já encomendei a G3 pro moleque.

Um abraço.

MauricioBahia
Moderador
# out/13
· votar


ayrtontorres

:) O resto é saber como usar. A G3 é uma unidade de efeitos muito versátil e foi idealizada para integrar pedais analógicos avulsos, também. Posso te garantir que é um equipamento compacto, poderoso e funcional.

Muito importante é ler o manual com carinho. É como fazer comida japonesa: tem que ter paciência, carinho e cuidado.

o/

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia, vou tentar passar meu "defeito" de sempre ler os manuais pro moleque.

A analogia com o sushi foi boa e oportuna... rs

Um abraço.

SrMouraSilva
Veterano
# out/13
· votar


Galera, há muito tempo atrás, disse que ia mandar um e-mail com sugestões para a Zoom Corp. (http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/284876/p19#8509896)

Pois bem, esqueci e mandei recentemente. Gostaria de compartilhar a resposta, que foi no mínimo, padrão... :/

Vamos ver se rola algo
---------------------------------------------------------------------- --------------
Dear Sir/Madam,

Thank you for your suggestion.

We will forward your feedback to the development team for future reference.

We appreciate your cooperation in advance.



Sincerely yours,
ZOOM Corporation <<

------------------------------------------------------------------------------
Aqui está a mensagem enviada, com algumas alterações (mandei em ING e em PT-BR):


Sugestão de atualização de firmware para a pedaleira Zoom G3


Olá! Sou mais um utilizador deste magnífico pedal! Parabéns pelo desenvolvimento desta criação!

Estou aqui mandando um e-mail sugerindo algumas atualizações no firmware da pedaleira

1. Esta primeira, creio eu, é uma pequena atualização de fácil implementação. Ela envolve especificamente esta parte: "To set an optional footswitch function" (explicada na página 17 do manual)
Os pedais de efeito controlados com este foot externo são, em grande maioria, delays e reverbs. Gostaria que vocês aumentassem para todos os outros pedais para simplesmente poder desligá-los ou ligá-los (InputMute) apertando o footswitch para que possamos ter um melhor controle com os outros efeitos. Nem sempre é um delay ou reverb que queremos desativar...


2. Esta outra creio que seja mais complicada de implementar:

Usando um cabo estéreo, pode-se controlar dois efeitos diferentes. Esta técnica é muito usada em controle de efeitos de Amplificadores de guitarra. Aqui está um exemplo de pedal que faz isto: http://www.mensageiromusical.com.br/public/upload/produtos/imagem_1038 6.jpg, é, marca concorrente, eu sei, mas é só para exemplificar...

Então! Imagina quão útil seria poder ter controle de 5 dos 6 pedais que um patch pode oferecer?! Tirando as limitações por parte de armazenamento de instrução causadas com a atualização do 1.0 para 2.0, creio que seria possível fazer...
Acho até que amenizaria as críticas para com o pedal em relação a cada foot poder ativar/desativar somente um pedal, ao contrário de concorres fortes, como a Line 6, disponibilizam em seu produto.

3.1 Outra coisa legal a se fazer usando esta expansão seria o controle de patches sem ter que intercambiar entre o modo patch e o modo pedal. Evitaria até fazer certas estrepolias como esta: http://ashbass.com/AshBassGuitar/Zoom/.
(Esta modificação é legal, mas acaba com a garantia do produto e evita mal utilização)

3.2 Ou controlar tap tempo e ligar desligar a bateria (http://ashbass.com/AshBassGuitar/Zoom/index.html?taprhythmmod.html)


4. Outra sugestão é inserir a opção de continuar a calda do delay ou do reverb após desligar o pedal, para que o som não seja alterado de forma brusca. Não sei bem o nome técnico para isto :/ Mas sei que esta função está cada vez mais presente em delays digitais. (O nome da função que faz isto é a "Tail")

Tenho como exemplo este pedal
- TIME CORE - Nux
http://www.nuxefx.com/product_detail.php?id=52%26id1=49%26id2=45
Outro exemplo:
- Zoom MS50g
http://zoom.co.jp/products/ms-50g/features/

Por favor, atualizem os delays do G3 e G5!


5. Sugestão n° 5: Tocar de bypass para mute segurando o foot do meio por mais um segundo (que nem a G2Nu fazia). Isto realmente é útil para mim e senti muita falta quando fiz o upgrade da G2Nu para a G3


6. Para finalizar, só queria alertar um pequeno erro que ocorre quando você altera a direção do sinal ("To change the direction of the signal flow", MANUAL, p 22)

No modo de pedais:
Vamos supor que cada pedal seja correspondente a um número, a ordem que passa o som dos pedais é demonstrado com uma seta (->) e que os pedais que estão no visor estão dentro de colchetes [ ]

Em uma hipotética situação:
[1 -> 2 -> 3] -> 4 -> 5 -> 6

Quando troca o sentido, fica assim:
[6 <- 5 <- 4] <- 3 <- 2 <- 1

Mas deveria ficar assim:
6 <- 5 <- 4 <- [3 <- 2 <- 1]



Ou seja, quando troca a ordem, os visores continuam mostrando a mesma posição dos pedais! Programacionalmente falando, seria assim:
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' '''''''''''''''''''''''''''''''''
// language C
int pos = 0; // Existem 4 posições possíveis: 0 a 3
// Pressupus que ele estava na 1° situação...

// Changing the position
/* instrução para trocar a ordem */

// Adiciona-se isto:
pos = 3 - pos;
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' '''''''''''''''''''''''''''''''''
Obs: Não faço ideia qual é a linguagem de programação que vocês usam. É um tipo de Assembly?

Não sei se deu para entender, mas na prática, faria isto:
Na mesma hipotética situação:
[1 -> 2 -> 3] -> 4 -> 5 -> 6

Quando troca o sentido, fica assim:
Ficaria assim:
6 <- 5 <- 4 <- [3 <- 2 <- 1]

Dúvida
Como é possível controlar a G3 com midi como isto?
http://www.youtube.com/watch?v=hmIkUzsRVWI

Considerações
Desculpa os erros de inglês, mas sou brasileiro, não sei falar/escrever inglês e usei o Google Translate :D, mas acho importante o retorno e a consideração dos testemunhos dos usuários, é algo que deve ser valorizado!

Realmente espero que você repasse esse e-mail para os Jedis da programação, digo, os programadores!

Aguardo retorno e boas vendas! :D

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia, como quem vai trazer o pedal só vai viajar pros EUA depois do dia 20 de novembro, estou com um tempinho para "mudar" o modelo. Nada radical. Da Zoom G3 para a G3X.

Meu filho tem quase 13 e faz aula de guitarra desde os 11. Vou comprar essa pedaleira e o próximo upgrade só daqui a 1 ano, provavelmente o tempo para ter uma nova "carona".

Não vou fazer a pergunta lugar comum (Qual a melhor, A ou B?), e sim uma bem específica, levando-se em conta o que informei.

A G3 consegui por 160 US e a G3X por 190 US. No meu caso (para meu filho, novo upgrade só daqui a 1 ano), vale mais a pena comprar a G3X por já ter o pedal acoplado? Ou continuo na G3 por ter alguma vantagem/versatilidade?

Diferença de preço entre elas é bem pequena (30 dólares).

Lembre-se que sou somente o pai (ignorante no assunto) do guitarrista mirim...rs

Se mais alguém quiser opinar, agradeço.

Um abraço.

MauricioBahia
Moderador
# out/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ayrtontorres

Por essa diferença d preço, eu pegaria, sem dúvida, a G3X. Com ela você term mais controle, dinamicamente, sobre muito efeitos por causa do pedal de expressão. No meu caso, uso um pedal de expressão externo na G3, mas um pedal desse, custa bem mais que U$30,00.

Em suma, com a G3X e seu pedal de expressão, você pode explorar muito mais a potencialidade/versatilidade dos efeitos, principalmente os Wha e Whamys que, sem o pedal, não tem praticamente. Fora a velocidade/intensidade de vibes e tremolos.

As possibilidades de interagir através de um pedal de expressão são inúmeras.

Abs

Lord-g
Veterano
# out/13 · Editado por: Lord-g
· votar


SrMouraSilva
Cara se te ouvirem essas pedaleiras ficarão animais

Ótima iniciativa e valeu por compartilhar.

MauricioBahia
Moderador
# out/13
· votar


SrMouraSilva

Valeu!!!!

ayrtontorres
Veterano
# out/13
· votar


MauricioBahia, obrigado pelo suporte.

Continuo lendo sobre o assunto. Temos 2 amps aqui. Um Vox VT20+ e um Yamaha THR-5. Li que no Vox, por já ter efeitos, pedais/pedaleiras não seriam indicados. O Yamaha também tem efeitos... Essa informação procede? Se sim, seria besteira comprar?

Um abraço.

Gabriel_mac
Veterano
# nov/13
· votar


Pessoal eu tento usar o store para trocar patchs na minha G3 mas acontece é que o patcjh que quero trocar pelo outro simplismente é copiado, de forma que eu acabo com os dois patchs se tornando 1 só, excluindo um deles.. como eu faço para simplismente "trocar" como fazia na g2 normalmente??

ERICKPONTES
Membro Novato
# nov/13
· votar


MauricioBahia...
Vi que vc usa a zoom G3 os outros pedais. Eu comprei a zoom G3 porque dentre os trabalhos que faço toco as vezes em locais que tenho que ficar levando amp ou ligando em linha, mas também possuo o seguinte set: Shur Riot, BB Pre Amp, DL4, Eventide Modfactor (que não chegou ainda), Chorus Boss Ce-5 (que vou vender), Phase 90 (vou vender tbm), BBE Tremolo (vou vender tbm) e Wah Cry Baby GCB95 (que pretendo trocar por um melhor). Vc acha que seria tolice me desfazer das minhas modulações e só ficar com os drives, wah, volume e a zoom g3 para economizar espaço?
Desde já agradeço (e peço desculpas se cometi algum erro de postagem, pois é a 1ª).

MauricioBahia
Moderador
# nov/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ERICKPONTES: Vc acha que seria tolice me desfazer das minhas modulações

Cara, a Modfactor (tenho uma) é uma multiefeitos só pra modulações, nem chegou ainda e é TOP! Enfim, independente da G3 pra que pedais de modulação?

Respondi?

:)

Gabriel_mac

Cara, basta ficar pressionando o footswitch da esquerda que passa pro modo patches, como opera a G2.

Abs

ERICKPONTES
Membro Novato
# nov/13 · Editado por: ERICKPONTES
· votar


MauricioBahia...
Respondeu sim.
De fato as modulações dançaram. Minha segunda pergunta é se vc substituiria a Modfactor pela zoom G3 (OBS.: comprei a modfactor para me desfazer das modulações e economizar espaço. Já a Zoom G3 comprei porque precisava de um aparelho que me possibilitasse ligar tudo em linha quando fosse preciso. Contudo, curti as modulações da Zoom G3 e estou pensando em vender a Modfactor assim que chegar e compactar ainda mais o set). Meu segundo medo é em relação aos delay's.
PRA RESUMIR, EM SUA OPINIÃO A ZOOM G3 SE COMPARA AO DL-4 EM DELAY'S E AO MODFACTOR EM MODULAÇÕES?
Muito Grato Man!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central de dicas Zoom G3 e G3X!