Central de dicas Zoom G3 e G3X!

Autor Mensagem
SALVATTIMGS
Membro Novato
# dez/16
· votar


Boa Noite, tenho um AMP Valvulado com Loop de Efeitos e to pensando em comprar agora uma pedaleira pra começar a me ambientar com efeitos, etc. Além de poder ter uma com Loop para poder gravar meus audios e treinar. Li sobre a G3X e gostei bastante, pergunto, como utilizar ela com meu AMP? Ligando direto no inpu ou no loop? e como isso, quais opções que tenho de ligação dela? Alguém teria um bom tutorial?

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


SALVATTIMGS

Vou me limitar aqui a falar exclusivamente sobre as ligações entre pedaleira e ampli, sem entrar no mérito da qualidade de som, ok?

Esta pedaleira não tem um FX loop externo, o que deixa ela um pouco limitada para conviver com um ampli valvulado que tem fx loop.

A sua ligação, depois de muito fuçar, vai acabar sendo ligar a pedaleira no return do ampli, dando um bypass no pré do ampli. Digo isso porque raramente se consegue um bom resultado usando dois prés, um da pedaleira e um do ampli, usados simultaneamente. E vc não vai querer abrir mão dos simuladores desta Zoom. Então, pra que um ampli valvulado? Qualquer boa caixa amplificada faz este serviço.

Eu acabei comprando uma pedaleira para usar com meu ampli valvulado e optei por uma GT 100, que tem um FX loop e ligo ela no sistema de 4 cabos com meu ampli. Aí as possibilidades são enormes: posso usar os prés do ampli, os prés da pedaleira, os simuladores da pedaleira, mexer nos níveis de sinal da pedaleira e do ampli e deixar isto tudo programado. E funciona muito bem. Tem várias outras pedaleiras com FX loop, não só a GT100.

Na minha opinião, vc deveria pensar bastante nas opções de ligação, pois vc estará com uma pedaleira top, ligada em "meio" amplificador valvulado, que estará basicamente servindo de power, que em tese nem pode saturar por conta das simulações.

SALVATTIMGS
Membro Novato
# dez/16
· votar


em várias outras pedaleiras com FX loop, não só a GT100.

Pois é eu li sobre ela e realmente fiquei decepcionado de ela não ter FX LOOP, que pedaleiras você me sugere que tenha esse recurso além da GT100. Achei a GT100 legal mas acho que é muito pra mim.

Pensando nisso, to até inclinado a comprar uma pedaleira bem mais simples, talvez uma G1xon apenas para conhecer os efeitos etc e mais tarde sim, pensar em algo melhor. O que você acha boblau[b][/b]?

Eu até queria começar com pedais em vez de pedaleiras, mas acho que uma pedaleira vai me dar mais opções para conhecer melhor todos os efeitos e mais tarde começar a pensar em pedais.....

SALVATTIMGS
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: SALVATTIMGS
· votar


Uma outra duvida, eu não consigo usar a pedaleira apenas como pedais de efeito, sem usar o pré dela, de modo que possa usar o pré do AMP e apenas os efeitos da pedaleira?

Eu vi que na ME-25 eu conseguiria desabilitar o pré da pedaleira e usar apenas a pedaleira como pedais de efeito, correto?

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


SALVATTIMGS

Pois é eu li sobre ela e realmente fiquei decepcionado de ela não ter FX LOOP, que pedaleiras você me sugere que tenha esse recurso além da GT100.

Cara, tem várias. Eu uso pedaleiras com fx loop desde o final do século passado. As que hoje tem mais material na internet disponível e são bem modernas e conhecidas, com um custo razoável, são as GT 100 e as POD. Equipamentos da Roland, eu não tenho muito receio de comprar usado, o que pode reduzir bastante o custo.

Pensando nisso, to até inclinado a comprar uma pedaleira bem mais simples, talvez uma G1xon apenas para conhecer os efeitos etc e mais tarde sim, pensar em algo melhor

Eu não penso desta forma. Para mim, soluções intermediárias acabam custando muito caro. É o meu jeito de pensar, mas não é uma verdade para todos. Para mim, o caminho mais complicado vc venceu que é ter um valvulado com fx loop.

Eu até queria começar com pedais em vez de pedaleiras, mas acho que uma pedaleira vai me dar mais opções para conhecer melhor todos os efeitos e mais tarde começar a pensar em pedais.....


Duvido muito que vc vai desistir de pedaleiras depois de conhecer.

Uma outra duvida, eu não consigo usar a pedaleira apenas como pedais de efeito, sem usar o pré dela, de modo que possa usar o pré do AMP e apenas os efeitos da pedaleira?

Eu vi que na ME-25 eu conseguiria desabilitar o pré da pedaleira e usar apenas a pedaleira como pedais de efeito, correto?


Pode sim. Aí vc vai colocar ela no fx loop do ampli preferencialmente, usando a pedaleira para modulações e ambiências. Não faria muito sentido usar ela antes do pré para distorção, boost, wah etc.

O problema disto é que vc não vai se concentrar em uma forma só para tirar o teu som. Vc vai acabar tendo que plugar e desplugar a pedaleira para fazer som x e y. O que em apresentações é inviável.

Tem outra opção que é fazer todo o processamento do som pela pedaleira e usar o canal clean do ampli. Funciona. Muitos anos, todos os guitarristas eram forçados a usar os efeito desta forma. A única coisa que ficava de fora era o reverb, quando era incorporado a ampli (como por exemplo o Twin Reverb da Fender)

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Eu não penso desta forma. Para mim, soluções intermediárias acabam custando muito caro. É o meu jeito de pensar, mas não é uma verdade para todos. Para mim, o caminho mais complicado vc venceu que é ter um valvulado com fx loop.

[2]

Duvido muito que vc vai desistir de pedaleiras depois de conhecer.

Isso já é relativo... Quem usa set minimalista (ex.: drive, wah, reverb) tende a se dar melhor com pedais, mas quem tem repertório vasto, já é diferente... Preciso concordar, que é difícil não conseguir tirar um som de uma multiFX, quando na pedaleira precisa-se de mais uma latinha - sem falar no sapateado que se precisa...

SALVATTIMGS
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: SALVATTIMGS
· votar


Tem outra opção que é fazer todo o processamento do som pela pedaleira e usar o canal clean do ampli. Funciona. Muitos anos, todos os guitarristas eram forçados a usar os efeito desta forma. A única coisa que ficava de fora era o reverb, quando era incorporado a ampli (como por exemplo o Twin Reverb da Fender)

Caso fizesse essa ligação, usaria a pedaleira no input do AMP? E nesse caso usaria o pré-amp dela com o canal clean do mesmo?
Usaria então as modulações de ambiência antes do pré correto? Mas sempre ouvi dizer que essas modulações de ambiência deveriam ser usadas no FX Loop.

OBRIGADO PELAS DICAS.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Ligaria no input, como a grande maioria faz, usando o amp no clean...

As modulações no input são mais problema para usar distorção do amp, que vai achatar o sinal e ferrar com as modulações... Até uma leve compressão é viável, e TENDE a soar até melhor aos meus olhos, pois dá uma nivelada no som...
EVH usou a maioria das modulações no input, simplesmente porque era a única opção disponível, e fez história tocando assim...

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


SALVATTIMGS
Caso fizesse essa ligação, usaria a pedaleira no input do AMP? E nesse caso usaria o pré-amp dela com o canal clean do mesmo?
Usaria então as modulações de ambiência antes do pré correto? Mas sempre ouvi dizer que essas modulações de ambiência deveriam ser usadas no FX Loop.


1- Vc vai usar o input do ampli, porém com todas as simulações desligadas. Vai ter provavelmente uma diferença de impedâncias e de níveis de sinal. Vc vai normalmente usar o canal clean mesmo.

2- Isso mesmo, mas como vc não tem opção, ou vc coloca as ambiências e modulações depois do pré, portanto usando o fx loop do ampli, ou vc usa a pedaleira como pré e iga ela no return do fx loop, ou usa ela, com todas as funções, menos simuladores (já que vc tem um ampli valvulado, não precisa simular, correto?), antes do pré, como eu indiquei. Com isso, vc vai fazer como fazíamos antigamente.

Em qualquer caso, vc não estaria em situações consideradas "ideais", mas normalmente os melhores timbres de guitarra não saíram a partir de situações ideais. A gambiarra do mestre Blackmore é a maior prova disto.

SALVATTIMGS
Membro Novato
# dez/16
· votar


2- Isso mesmo, mas como vc não tem opção, ou vc coloca as ambiências e modulações depois do pré, portanto usando o fx loop do ampli, ou vc usa a pedaleira como pré e iga ela no return do fx loop, ou usa ela, com todas as funções, menos simuladores (já que vc tem um ampli valvulado, não precisa simular, correto?), antes do pré, como eu indiquei. Com isso, vc vai fazer como fazíamos antigamente.


Ok, vamos supor que resolva usar uma pedaleira então após o pré pra usar apenas os efeitos de ambiência, como ficariam as ligações (to tentando entender processo)?
Guitarra no INPUT do AMP? e o restante? Send do AMP no INPUT da pedaleira e saída da pedaleira no RETURN do AMP? Obrigado

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


SALVATTIMGS

Ok, vamos supor que resolva usar uma pedaleira então após o pré pra usar apenas os efeitos de ambiência, como ficariam as ligações (to tentando entender processo)?
Guitarra no INPUT do AMP? e o restante? Send do AMP no INPUT da pedaleira e saída da pedaleira no RETURN do AMP? Obrigado


É isso mesmo.

SALVATTIMGS
Membro Novato
# dez/16
· votar


Obrigado.

leoavilaleo
Membro Novato
# dez/16
· votar


Pessoa, tenho uma duvida aqui.
Vamos supor que eu tenho, tube screamer, delay e phaser no banco A1.
E tenho um pedal high gain, flanger e chorus no banco A2.
Eu to usando o modo de desligar e ligar pedais no banco A1(como se fosse meu set de pedais analogicos). Eu posso sair do modo """pedal"""" e ir pro banco A2 e entrar no modo """pedal""" pra poder desligar e ligar os pedais do banco A2?Ou é igual a boss ME-50 que é um banco<->modo que funciona como 3 pedais "analogicos"
Não sei se deu pra me entender, mas valeu!

leoavilaleo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: leoavilaleo
· votar


ainda aguardo essa ajuda /\, outra coisa, é possivel desligar e ligar o wah só dando aquele pisão mais forte?

Insomniac_
Veterano
# jan/17
· votar


Galera, duas dúvidas:

A primeira: O afinador da Zoom G3X não pode realmente ser mutado, ou eu que não achei como fazer mesmo?

Dois: Meu pedal de expressão não funciona mais pra nada, só pra ativar e desativar os efeitos. Quando tento calibrar, sempre termina com a mensagem de "ERROR!". Será que ele morreu?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/17
· votar


leoavilaleo
Pessoa, tenho uma duvida aqui.
Vamos supor que eu tenho, tube screamer, delay e phaser no banco A1.
E tenho um pedal high gain, flanger e chorus no banco A2.
Eu to usando o modo de desligar e ligar pedais no banco A1(como se fosse meu set de pedais analogicos). Eu posso sair do modo """pedal"""" e ir pro banco A2 e entrar no modo """pedal""" pra poder desligar e ligar os pedais do banco A2?Ou é igual a boss ME-50 que é um banco<->modo que funciona como 3 pedais "analogicos"
Não sei se deu pra me entender, mas valeu!


É possível sim. Você sai de dentro do patch, muda pra outro patch e entra novamente nele.

Insomniac_
Galera, duas dúvidas:

A primeira: O afinador da Zoom G3X não pode realmente ser mutado, ou eu que não achei como fazer mesmo?


Pode sim ser mutado. Você gira o primeiro knob da esquerda, da primeira tela da esquerda (onde deve estar escrito mute ou bypass).

leoavilaleo
Membro Novato
# jan/17
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Eu posso fazer isso pelo pé mesmo, só com os 3 switches ou preciso abaixar pra usar os botoes pequenos?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/17
· votar


leoavilaleo
Faz no pé.

leoavilaleo
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: leoavilaleo
· votar


Recebi minha g3x, e to com uma duvida, eu uso a ordem de sinal da esquerda pra direita, e, qual deve ser a ordem dos pedais? eu to usando primeiro Wah->drive->mod->ampli.
Qual a ordem certa, ou, qual deixa o som melhor?Devo usar as modulaçoes depois do amp?
(isso dentro da pedaleira, não to usando pedais analogicos junto com a g3x)

Jio-kun
Veterano
# jan/17
· votar


leoavilaleo

Depende...

Uso:

Noise Gate > Wah > OD > Simulação Amp > Mod > Reverb/Delay

Ou

Noise Gate > Wah > Mod > OD > Simulação Amp > Reverb/Delay

Ou

Noise Gate > Pitch Shifter > OD > Simulação Amp > Mod > Reverb/Delay


Depende muito do tipo de som que quero tirar, mas normalmente uso assim.

Ano passado adquiri uns pedais e às vezes uso eles no input:

Guitarra > NR300 > Zakk Wah > Boss CH-1 > Zakk OD ->
G3X > Mod > Simulação Amp > Reverb/Delay

Ou

Guitarra > NR300 > Zakk Wah > Boss CH-1 > Zakk OD ->
G3X > Simulação Amp > Mod > Reverb/Delay

leoavilaleo
Membro Novato
# jan/17
· votar


Jio-kun
Porque a mod ou reverb e delay depois do amp?

Jio-kun
Veterano
# jan/17
· votar


leoavilaleo

São opiniões próprias, mas...

Reverb/Delay antes do amp não fica muito bom.

Modulações depende muito, vale a pena experimentar cada uma em várias posições do set pra ver onde encaixa melhor.

Recomendo que dê uma lida nesse tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


Tem algum problema ligar pedais com a chave da g3 em "Passive"? Pq minha guitarra é passiva, e uso um punch box que e true by pass, logo, o pedal desligado em teoria não tem interferência no som, ai eu acabo perdendo algumas freqüências pelo fato da chave estar no modo "active"

MauricioBahia
Moderador
# jan/17 · Editado por: MauricioBahia
· votar


leoavilaleo: Pq minha guitarra é passiva

Não tem problema. Então liga ela em passivo. Nada impede de testar em "ativo". Explorar é uma ótima ideia até pra constatar se fica ruim!!

Mas lembre-se que o manual sugere que use pedais passivos na ligação mais indicado pra ele. É por isso que eu escrevi o item 9, lá no 1º post deste tópico.

:D

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


MauricioBahia
Acho q vc não entendeu..
Como o pedal e true by pass, o sinal da minha guitarra PASSIVA passa sem alterações, mas quando ligo o pedal o sinal que era passivo, fica ativo.
Se eu deixar a chave da zoom em "active" quando o pedal estiver desligado, eu vou estar usando um captador passivo em uma entrada ativa (pedal true by pass) (percebi que isso perde agudos)
Minha duvida e se eu usar a g3 no modo "Passive" com o PEDAL LIGADO corre o risco de queimar a pedaleira?

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17
· votar


Não sei se deu pra entender...

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/17
· votar


Yuri ycs

Acho que não corre risco de queimar não, cara.

Normalmente eu uso ela em "passive" o tempo todo quando uso em linha, até aí normal, o lance é que sempre que vou usar no loop do amp eu esqueço de alterar, e nunca tive problemas não.

Mas... É algo que eu não posso te afirmar com 100% de certeza.

Yuri ycs
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Yuri ycs
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Acho que não corre risco de queimar não, cara.

Talvez seja só pra melhorar o sinal mesmo, essa chave "ativo/passivo"
Ate por que, tem varias pedaleiras que não tem esse controle, e podem ser ligadas guitarras com captadores ativos e passivos, e pedais tbm.

MauricioBahia
Moderador
# jan/17 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Yuri ycs: Minha duvida e se eu usar a g3 no modo "Passive" com o PEDAL LIGADO corre o risco de queimar a pedaleira?

Ah tá!! Foi mal. Não. Se queimasse a minha já gotinha ido pro espaço!

Ainda, caso tivesse algum risco, acredito que no manual haveria um puta alerta avisando.

Abs

leoavilaleo
Membro Novato
# jan/17
· votar


MauricioBahia
Li um cara falando que se colocar em ativo, as simulaçoes de amp perdem bastante o ganho. Verídico isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Central de dicas Zoom G3 e G3X!