BOSS-GT8 e sua complexidade

Autor Mensagem
Alan_Domingues
Veterano
# nov/11
· votar


Neth

Rapaz,

Calma. É difícil mesmo.
Pode parecer fácil, mas não é. Como os camaradas já falaram. Experimenta. Tenta. Depois que você pegar o "macete" (se é assim que posso falar), você tira o som que quiser.

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Na verdade minha intenção não foi dizer que um jcm resolveria seu problema.. o que eu quis dizer é que não só o frontman mas qualquer amplificador digital pelo menos para os meus ouvidos nunca foram completamente satisfatórios, eu já consegui alguns resultados razoáveis com amplificadores desse tipo mas nunca um resultado que falasse meu deus que som é esse?!

Quando o pessoal diz que ou muda o equipamento ou muda você eu concordo que nós devemos tentar melhorar ao máximo para conseguir o melhor som possível em todos os sentidos mas por outro lado acho que não é o músico que tem que se adaptar ao equipamento mas sim o equipamento tem que se adaptar ao seu gosto afinal é o músico que compra o equipamento e não vice-versa. Um equipamento que está dentro do seu gosto se torna uma ferramenta essencial que favorece bastante seu rendimento, sua pegada, sua simpatia para com o mesmo. Quem fala que isso é mentira está mentindo (pelo menos na minha opinião).

Temos exemplos de pessoas aqui que realmente conseguiram resultados satisfatórios com amplificadores desse tipo, eu sinceramente nunca consegui um que me deixasse surpreso pois todos os amplificadores digitais que eu toquei na vida (e não foram poucos) tinham uma coisa em comum. Um som muito estridente, seco, sem sustentação e maciez, ai poe compressor e não funciona e pra piorar ele faz o favor de entupir e chiar porque você já tá esguelando com o amplificador inteiro pra vir som ai você diminui o amplificador o compressor praticamente não existe, ai taca delay, reverb pra ver se enche alguma coisa e o som que já tava uma vespa piora, por mais que eu ligasse pedais ou usasse sua própria distorção, eu podia virar o ano mexendo nas coisas e estudando pra tocar o melhor possível eu pelo menos fui um frustrado na busca de um timbre que me agradasse em um amplificador ss e digo de coração... eu tentei pra caramba!

Por isso que em cima dos fatores que você citou eu pensei no frontman, eu ia em um studio antigamente que tinha esse amplificador.. sem condição cara eu não conseguia gostar por nada da distorção que saia dele.

Abraço.

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Alan_Domingues

Sinceramente, como falei, use o EQ a seu favor nos drives. Utilize um pré e empurre com um drive (TS ou Boost)

Cara como você consegue empurrar um transistor?

Me ensina por favor.

Alan_Domingues
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho

Sua pergunta foi irônica?

Vou especificar um pouco melhor o que eu falei.

O pré que eu digo, é a simulação da GT-8 do amplificador escolhido.
E quando digo "empurrar" com um pedal de drive (também da GT-8), especifico para dar mais ganho no simulação.

Melhorou?

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Sua pergunta foi irônica?

Muito pelo contrário, foi extremamente respeitosa porque eu achava isso uma tarefa impossível.

Ah entendi errado, pensei que você estava se referindo ao próprio amplificador. Sou muito leigo nessa coisa de pedaleiras, sei que existem bastante recursos mas achava que fossem mais na quantidade de simulações não em combinar boost com pré e etc.

Abraço

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho
qualquer amplificador digital

O Frontman não é digital. ;)

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Neth
Você acha que convém comprar um pedal de compressor?

Sinceramente, não. Eu no teu lugar, testaria 3 opções:

1. Aprender a usar simulações de gabinetes e eq.
2. Tentar usar um drive analógico junto com a GT-8.
3. Trocar de amp.

A opção 1 não tem custo, mas dá trabalho, exige paciência, e talvez você não ache ela divertida (eu pessoalmente me divirto mexendo em pedaleiras!). A opção 2 tem custo baixo a médio (depende do pedal!), mas pode não melhorar em nada a tua vida. A opção 3 tem custo alto, mas pode ser a solução mais direta.

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


O Frontman não é digital. ;)

É o que?

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Com pedais e amps bons o som tá ali.

Resumiu em poucas palavras o que eu penso.

Na verdade...

Com amps bons o som tá ali hehehe, pedal e luxo!

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho
É o que?

Um transistorado tradicional (e analógico). Amps e efeitos digitais são aqueles que envolvem uma conversão AD, processamento *digital*, e uma conversão DA.

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Bog

entendi,,,

qualquer amplificador digital

corrigindo..

qualquer amplificador transistorizado

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Drinho

Hehhe, mas aí a gente entra na infinita discussão valvulado x transistorado, que independente das minhas ou das tuas opiniões, está fadada a se prolongar indefinidamente sem que se chege a um consenso.

Tem que ver também quanto o autor do tópico está disposto a gastar, como faz o transporte do amp, o estado das redes que costuma encontrar, quanta dor de cabeça com manutenção pretende evitar, etc. Não tenho nada contra valvulados - tenho 4 valvuladinhos - mas também não é coincidência que os amps mais usados como "workhorses" sejam transistorados. Por sinal, o Frontman 212 é um dos workhorses mais usados, junto com o Roland Jazz Chorus. É aquela coisa, quem quer correr em estradas lisinhas pode preferir uma BMW, mas quem vai enfrentar barro e lama talvez prefira um jipão...

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Neth: se você diz iniciante na pedaleira, aí sim, com certeza.

Óbvio. Eu nem te conheço pra dizer se é iniciante na guitarra ou não. Seria inclusive deseducado, de certa forma, eu te julgar. Falei "iniciante" devido ao seu relato ao lidar com a a GT-8 aqui no tópico.

Mas como falei, eu não sou um desses neuróticos que desperdiçam, aliás, que podem desperdiçar, o dia para ficar fritando solos e regulando efeitos. Isso, para mim, é coisa de desocupado ou filhinho de papai que não precisa trabalhar e já tem equipamentos top's! =p

Cada um tem suas prioridades e a forma de gerenciar o tempo. Não concordo em dizer que quem domina um equipamento seja neurótico, filho de papai, decupado ou outros adjetivos pejorativos.

Bog: Frontman 212 é um dos workhorses mais usados

Ótimo amp. Se souber timbrar fica show de bola. Eu o uso no clean com pedais de distorção.

Abs

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


É aquela coisa, quem quer correr em estradas lisinhas pode preferir uma BMW, mas quem vai enfrentar barro e lama talvez prefira um jipão..

faz sentido claro...


Ótimo amp. Se souber timbrar fica show de bola. Eu o uso no clean com pedais de distorção.

Fica bom com suas distorções cara? Quais distorções vc usa?

Abraço

Led Zé
Veterano
# nov/11
· votar


Bom galera, quando formos citar a comparação de um valvulado com um SS pelo menos vamos ser mais justos, né...Comparar qualquer valvulado com um SS barato é sacanagem. O FM pode ser caro aqui no Brasil mas é um amp de baixo custo. Se compra um por 250 dolares nos EUA. Pra um amp de 100w, 2x12, é dado e não se pode exigir muita coisa dele. Muito menos timbre de alto nível. ´Já toquei muito em FM e EU acho bem abelhão e não fica muito legal com pedal que tende a ser agudo. Usuários de Frontman, não me joguem pedras mas essa é a realidade...

JJJ
Veterano
# nov/11 · Editado por: JJJ
· votar


Luta de hoje:

Pedaleiras excelentes, mas que para mudar um "feedback" de delay você tem que mergulhar em 8 níveis de menu...

VS

Pedais maravilhosos, mas cada um fazendo uma coisa, saindo muito mais caro, com zilhões de cabinhos e fontes com trocentas saídas, doidas pra dar aquele mau contato e, se não forem todos "true bypass", o sinal sendo todo comido...

Quer uma "opção do meio", amigo? Teste uma Boss ME-50 ou ME-70. Milhares de combinações sonoras como pedaleiras, mas com operação de pedais separados, um knobzinho pra cada coisa!

Foi um achado para meus ensaios, cara! Não há como você ficar programando uma pedaleira convencional durante um ensaio - ainda mais como os da minha banda, onde a cada instante, um saca uma música nunca dantes tocada! E, levar uma porrada de pedaizinhos também ficava inviável - por questão de espaço, tempo pra montar, etc.

Neth
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoal

Agradeço muito a todos pelas excelentes explicações e dicas. Nada melhor do que perguntar para quem realmente manja do assunto (como um todo), coisa que eu estou fora rsrs.

Acho que se eu for reaprender (ou aprender, pois nem sei se aprendi mesmo) a mexer com a GT-8 eu estou ferrado porque já estarei idoso rs. Imaginei sinceramente que essa era uma questão de fácil resolução mas, definitivamente, é exatamente o contrário. A complexidade da GT-8 é notória só de ligar a pedaleira e não é para o meu bico!

Estou pensando seriamente em passar essa pedaleira pra frente e pegar algo mais simples. Não terei tempo de experimentar melhor a pedaleira, o que seria o correto. Já que estou no inferno vou abraçar o capeta! Ficar tentando regular e experimentar os inúmeros efeitos e recursos que a GT-8 tem a me oferecer vai atrasar todo meu trabalho profissional, na íntegra, que infelizmente não é pouco.

Resumindo: deixa como está mesmo. Se um belo dia eu tiver tempo suficiente de aprender a domar esse bicho de 7 cabeças, o farei. Do contrário é tentar ao máximo evitar o uso de distorções em shows hehe.

Talvez para vocês entenderem na prática o meu problema, gravarei um audiozinho com os sons do clean e da distorção para vocês terem uma ideia mais clara. Embora não sei se isso ajudará em algo né!

Nesse final de semana tentarei todas as dicas dadas aqui no tópico por vocês.

De qualquer forma, agradeço mais uma vez a ajuda e peço desculpas por qualquer inconveniência.

Abraços a todos!

bissinhu
Veterano
# nov/11
· votar


pelo que entendi, vc nunca mexeu com pedais.. experimenta... eh muito mais facil.. ja tive ambos e posso asegurar.. meus 16 pedais sao amis faceis de operar do q qqer epdaleira...

Jafet
Veterano
# nov/11
· votar


Não consegue tirar som com a GT-8 ??


http://www.youtube.com/watch?v=8fWuVwpQVEk


http://www.youtube.com/watch?v=dakPRpToLJg&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=STFNENSJZ-A&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=M6K5SirDUCI&feature=related

paulao_jazz
Veterano
# nov/11
· votar


Neth

Cara, na boa, acho que a maioria da galera fez foi te confundir!! hehehehheeh

Tive todas as GTs da Boss, menos a 5. e eu te falo: pra fazer o seu trampo, de baile, NÃO TEM MELHOR QUE AS GT.

O Bog foi o que deu as melhores dicas. E eu vou tentar te ajudar, vendo tudo o que vc escreveu.

1 - Não troque sua GT8 por um set de pedais completo só por causa da distorção. Não faça isso. Banda de baile tem milhares de sons diferentes, do calipso ao green day. E, pra isso, vc precisa de PRATICIDADE, ou então vai ficar sapateando demais nos pedais. Outra: um set de pedais analogicos pelo preço da GT8 vai dar só uns 4 ou 5 pedais, NO MÁXIMO.
Na GT8 vc tem sei lá quantos efeitos, com certeza de igual qualidade aos analogicos.

2 - Seu problema são as simulações da GT8, que realmente dão trabalho pra regular. Se vc tivesse um home studio, e quisesse gravar pelas simulações, aí eu recomendaria vc trocar de pedaleira. Mas, vc toca em banda de baile e tem um amp bacana. Pra sua situação, eu não conheço opção melhor que a sua GT8. Então, o que fazer?

3 - Leve seu amp (ou vá em uma loja que tenha ele) e teste alguns pedais de drive. De preferência um que seja versátil. Tem muitas opções no mercado. Eu recomendo o site www.efxpedais.com - o Eugenio trabalha com clones de pedais. Vc vai na loja, testa o original e compra o do Eugenio por 1/3 do preço e terá um resultado muito próximo ou igual.
Teste vários overdrives, de acordo com o repertório da sua banda.
Se fosse eu, eu levaria um drive leve tipo Tube Screamer e um pesado, tipo Sansamp GT2. Aliás, quando eu tinha GT8, eu tinha esses 2 pedais como minha distorção (clones, claro).

4 - Comprou seu (ou seus) pedal(is) de distorção bacana(s)? Casou com seu amp? Show! faça agora o seguinte esquema;

4.1 - Plugue sua guitarra no input da GT8;
4.2 - plugue um cabo na saída SEND da GT8, em EXT LOOP ligado na outra ponta na entrada INPUT do seu pedal de drive mais leve;
4.3 - se tiver outros pedais, plugue-os em série, sempre começando com os mais leves;
4.4 - ligue a saída do último pedal no INPUT 1 ou 2 do seu amplificador;
4.5 - plugue um cabo da saída PREAMP OUT do seu amplificador para a entrada RETURN, em EXT LOOP, na pedaleira;
4.6 - plugue um cabo do OUTPUT L(MONO) da pedaleira até POWER AMP IN do seu amplificador;
4.7 - quando for criar seus patches, desligue as simulações de amplificador e de cabinet da GT8 e ligue o botão LOOP, no painel frontal da pedaleira.

5 - Pronto! Dessa forma, vc usa SOMENTE o timbre do seu amp e dos seus pedais de drive, mas todos os outros efeitos e principalmente as PRATICIDADES da GT8!! Com um set de pedais, pra mudar de uma base clean com chorus para um drive de solo com delay, vc precisaria pisar umas 4 vezes. Na Boss, vc pisa uma só.

Não faça a besteira de se desfazer de um equipamento excelente como sua Boss. Ela está muito desvalorizada por causa da GT10, dificilmente vc passa ela por mais de 1000 reais. E com 1000 reais vc compra no máximo 4 pedais bons. Não compensa, ainda mais que vc toca em baile.

Abração!!

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Drinho: Fica bom com suas distorções cara? Quais distorções vc usa?

Cara, já usei vários pedais de overdrive/distorção com esse amp, incluindo fuzzes. Na última vez, usei um Robin Trower Overdrive (clone), PenfarFX Conundrum e Mojohand Harvey DC.

Abs

Neth
Veterano
# nov/11 · Editado por: Neth
· votar


paulao_jazz

SHOWWW de post, cara. Você realmente reacendeu minha esperança, rsrs. O amigo Bog disse o mesmo sobre comprar os pedais de drive separados e tal. E agora você confirmou!

Sua resposta foi extremamente esclarecedora. Claro, como a de todos os amigos aqui do tópico. Baile utiliza muitos efeitos diferentes mesmo, pelo fato de tocar praticamente todos os estilos musicais em um show. E o pior é que o som de qualquer efeito, exceto distorção e Jumbo Acoustic, fica perfeito. Não tenho problema com nenhum efeito na GT-8, com exceção dos dois citados.

Fiquei sábado e domingo inteiros mexendo no EQ, lendo e relendo o manual, seguindo as orientações e dicas dos amigos aqui, mas infelizmente não obtive êxito algum.

Providenciarei isso ainda essa semana. No entanto, certamente terei de levar meu amp à loja, pois nenhuma loja aqui tem o Frontman. Inclusive, a minha eu tive de encomendar de São Paulo. Vou dar uma olhada neste Tube Screamer e no Sansamp GT2. resta saber se as lojas aqui têm ambos né, pois interior é tenso rsrs! Não tem nada aqui.

Obrigado paulao
Abração

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


paulao_jazz: Não faça a besteira de se desfazer de um equipamento excelente como sua Boss. Ela está muito desvalorizada por causa da GT10, dificilmente vc passa ela por mais de 1000 reais. E com 1000 reais vc compra no máximo 4 pedais bons. Não compensa, ainda mais que vc toca em baile.

Eu não trocaria nem a pau!

Neth

Relaxa cara! Daqui a pouco, com as dicas da galera (como as do paulao_jazz) você vai pegar os macetes e timbrar sua Boss magnificamente. ;)

Infelizmente não posso te dar dicar pois nunca tive uma Boss, ainda... hehe

Abs

Jafet
Veterano
# nov/11
· votar


Neth

Presentinho pra vc

coloque essa equalização depois da simulação do Pré

Low Cut:flat
Low EQ:+3
Lo-mid f:4.00kHz
Lo-Mid Q:8
Lo-Mid EQ:+3
Hi-Mid F:6.30kHz
Hi-Mid Q:4
Hi-Mid EQ:-11
High EQ:+5
High Cut:4.00kHz
Level:0

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a BOSS-GT8 e sua complexidade