BOSS-GT8 e sua complexidade

Autor Mensagem
Neth
Veterano
# nov/11 · Editado por: Neth


Olá pessoal, tudo certo?

Bom, há 3 anos (mais ou menos) sou dono de uma BOSS-GT8. É uma pedaleira sensacional. Porém, sua complexidade é visível!

Já li, reli, trili, e engoli aquele manual... já mexi em tudo o que devia e não devia no amplificador e na própria GT8 e simplesmente não estou contente.

O som limpo é magnífico, espetacular, sem palavras. Agora, achar uma distorção decente nesse negócio é o bicho de sete cabeças. Nenhuma distorção dessa pedaleira roda bem no meu amplificador. TODAS - sem exceção!

Para vocês terem uma noção, estou usando o foot do amp como distorção para ter algo razoável - ainda não me agrada nem um pouco. Nos shows tenho até vergonha de colocar a distorção pra solar! E olha que não sou um cara tímido. Mas tenho noção do que é ridículo.

Minha pergunta é: vale a pena trocar a GT8 por um set de pedais? Recebi esta oferta de uma pessoa de outra cidade. Vou ver o set, mas o cara disse que é foda.

Eu trabalho com banda de baile e faço free de sertanejo, axés, enfim, essas coisas tosquíssimas. Portanto, a distorção não pode ser agressiva e muito suja para não assustar o pessoal, inclusive os com idade mais avançada =)

Minha config é:

Amplificador Fender Frontman 212
Guitarra Cort M600T
BOSS GT-8

PS.: Bem que eu queria ter uma Fender Americana. No entanto, o money está curo!

O que vocês me diriam nessa situação?
Agradeço desde já qualquer auxílio ou uma luz no fim do túnel!

Abraços

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Neth
O que vocês me diriam nessa situação?

Eu te diria para antes de tudo testar os pedais no TEU amp. Isso é importante, porque muito do que você ouve pode não ser "culpa" da pedaleira, e sim do amp. O Frontman é um bom amp, mas ele tem como característica o som bem brilhante, com muitos agudos, que ao mesmo tempo que dá um clean cristalino também faz muitas distorções soarem abelhudas, ou pelo menos como fuzzes.

Acho que se você já tiver experimentado pedais no teu amp e tiver gostado, e se o valor for mais ou menos próximo ao da pedaleira, a decisão fica meio óbvia. O valor sendo próximo, vale mais o que mais te agrada, não é?

Alan_Domingues
Veterano
# nov/11
· votar


Olá amigo,

Uso Boss desde 1999.

Fiquei nos pedais até 2003. Cai para uma ME-8 até 2005 e de lá para cá estou de GT-8.

Sinceramente você não está tendo feeling para regular. Já fiz gravinas com um amplificador igual ao seu e mesmo ligando no input (falta de tempo para experimentar outros modos de ligar) ficou excelente.

O segredo dos drives na GT-8 sinceramente está no EQ e sub EQ. Mesmo sem eles eu tiro o som que eu quero e do modo que for. Tanto em linha quanto em amps pequenos e stack,

Fuça porque está faltando mesmo uma coesão.

Abraços

Neth
Veterano
# nov/11
· votar


Olá Bog

Realmente, testar é a melhor coisa. Porém, acho que tocar em casa e depois tocar num show, com PA e tudo mais, o som muda né. Por exemplo: a BOSS em casa é show de bola. Num som grande o negócio muda. Sei que isso vai dos técnicos que estão regulando o som também, mas eu sou o que mais perco tempo passando som por este motivo.

Enfim, vou ter que testar mesmo né!

Olá Alan

Posso ser sincero? Nunca compreendi esse negócio de ligar sem ser no input. Já vi isso em um tópico aqui no fórum mesmo, usando a busca, e não entendi nada. Mas não quis reviver o post para abrir este.

Você poderia explicar melhor isso?

Dar algumas dicas de boas distorções, uma vez que você é usuário há anos dessa pedaleira, também me ajudaria bastante!

Obrigado a todos!

Ramsay
Veterano
# nov/11 · Editado por: Ramsay
· votar


Neth

Eu tenho uma pedaleira GT-8 e comprei assim que foi lançada há alguns anos atrás, fiz um update de firmware que melhorou o som dela.
Não sei qual é a sua praia, mas o som dela pra metal, me agrada bastante.

E de vez em quando eu ainda uso ela e fico satisfeito com o som!!

Não lembro qual o firmware da minha, mas, sugiro que vc faça o update de firmware para a versão mais recente, que em 2009 era o v.1.04 segundo o tópico abaixo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/149330/

Mas, para isso vc precisa de uma interface que ligue as portas Midi da GT-8 numa porta USB do micro.
E vc encontra isso no ML.

Espero ter ajudado.

Btardelli
Veterano
# nov/11
· votar


Neth

cara, na minha era um porre de tirar um timbre decente, mais fuçando MUITO no EQ dela dava pra tirar coisa muito boa sim, mais não tão simples assim como disse o Alan_Domingues mais eu também não sou muito bom para timbrar...

abç

Neth
Veterano
# nov/11 · Editado por: Neth
· votar


Olá Ramsay

Com certeza seguirei seu conselho. e atualizei o firmware, sim. Só preciso do cabo. Eu já pensei em comprar esse cabo MIDI/USB mas não tive tempo de ver isso.

Só uma dúvida: isso não fará perder os efeitos já programados?

Quanto a minha praia, eu curto rock também. Mas, infelizmente, na minha cidade sou obrigado a tocar o que o povo gosta para ganhar dinheiro. O Brasil está com essa mania estúpida de sertanejo e axé que estressa qualquer um.

Eu toco mais groove, soul, axé, sertanejo, MPB, bossa nova, forró... por ter banda de baile né!

Os efeitos da GT8 pra heavy me agradam também. Pois o som fica metalizado, do jeito que deve ser. Agora, se você ouvir a distorção de uma música de axé ou groove, por exemplo, o negócio é bem mais limpo e composto - na minha opinião.

O problema é fazer isso com a GT8! =(


Olá Btardelli

Este é a minha limitação! Timbrar a pedaleira. Consigo timbrar o som do amp, mas da pedaleira eu sou analfabeto. Até quando usava a antiga ZOOM 505 eu conseguia tirar algo mais ou menos bom, porém, a distorção dela (acredite se quiser) me agradava muito!

Por isso penso em me desfazer da GT8. Meu tempo também é corrido pois trabalho em banco e todos os dias é um inferno aquilo lá. Chego em casa cansado e fico sem paciência de timbrar a GT8.

Contudo, nas férias eu me dediquei 100% a GT8, li o manual inteiro, liguei no amp e nada deu certo.

Abraços

Btardelli
Veterano
# nov/11
· votar


Neth

ja pensou em usar a GT no loop do teu amp e um pedal de drive, ou até mesmo o drive do amp? eu adorava os efeitos da GT! aquele 2x2 chorus é D++!

abç

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Neth
tocar em casa e depois tocar num show, com PA e tudo mais, o som muda né

Com certeza. E se você configurar a pedaleira em casa, é mesmo altamente provável que ela soe mal quando você aumentar o volume. Mas isso também vale para os pedais. Eu acho importante você testar eles em condições tão próximas quanto o possível da tua realidade.

Agora, se você não tem paciência/tempo/disposição para ficar futricando em tronhentos parâmetros de EQ, talvez simplesmente seja o caso de trocar a pedaleira por outra coisa mais simples. Não é porque o fulano e o ciclano conseguem tirar um som lindo da pedaleira depois de 3 horas futricando que você precisa fazer igual. Se você fosse um cara que comprou a pedaleira semana passada e está desanimado, a conversa seria diferente. Mas você tem ela há 3 anos e não consegue tirar dela o que você quer. Não acho que a essas alturas vá fazer alguma diferença eu dizer para você aprender a mexer nos parâmetros mais exóticos dela. Só tenha certeza de testar o que quer que seja que você vai comprar para substituir ela, no teu amp, em condições parecidas com as que você vai encontrar no mundo real.

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# nov/11
· votar


Valvulado + Pedais. É simples. Já usei GT8, GT10, Tonelab, tudo quanto é pedaleira, VST + FCB1010 ao vivo. E sinceramente? Depois que parei de mexer com isso e comprei meu valvuladinho e um set de pedais, nada muito caro, estou bem mais satisfeito. VST's e outros efeitos, pra gravação e pratica em casa apenas. Show e ensaio? All Tube + Pedais.

Neth
Veterano
# nov/11 · Editado por: Neth
· votar


Bog
Valeu mais uma vez!

Quando comprei a GT8 eu era mais animado, pois disseram (erroneamente) para mim que o timbre já vinha perfeitamente bem regulado em qualquer amp. Eu, trouxa, acreditei porque precisava urgentemente de uma pedaleira ou pedal. Quando ela chegou aqui e eu ouvi os soms limpos e outros sons, sem ser distorções, foi amor à primeira vista - fato. Quando ouvi as distorções eu quase chorei, porque parecia que eu estava com uma Tonante e aquelas caixinhas de marimbondo que vêm em conjunto com outros equipamentos. Simplesmente rídiculos.

Claro, estou baseando no meu problema. Conheço muitos que têm a GT8 e acham as distorções a oitava maravilha do mundo. Mas, timbre é timbre. Isso é pessoal. E, como já comentei, não me agradou nem um pouco, e continua do mesmo jeito!

Tempo para mexer realmente não tenho muito. Mas em todas as férias e feriados que tive, tratei de fuçar nela. Agora, tem muitas coisas pra mexer. Acredito que eu não tenha futricado em tudo.

Uma coisa que eu queria saber era esse esquema de ligar em outro canal, sem ser input. Tentei todas as entradas da pedaleira e não obtive êxito algum. Não sei se meu amp não suporta, se tenho de configurar algo nela ou se não estou fazendo direito.

Estou recebendo convites para fazer free e estou com vergonha de aceitar, somente por causa da maldita distorção péssima que a pedaleira está oferecendo! =(]

É extremamente vergonhoso você chegar num lugar, todo mundo olhando, tocar com som limpo e todo mundo pirar. Até a hora em que o cara diz "tá, agora distorce ae"! hehehe


Die Kunst

Estou mesmo pensando em migrar para os pedais. Por isso pedi ajuda aos amigos aqui, pois nunca usei, e não tenho absolutamente nenhum conhecimento técnico de como usá-los.

Mas não sei se é negócio dar a GT8 em troca, pois não poderei pegar os pedais para testar num show. Terei de me basear em comentários de guitarristas avançados como vocês aqui.

Tenho medo de dar a GT8 e os pedais não me satisfazerem tal como a pedaleira, e eu sair perdendo. Enfim...

Obrigado a todos
Abraços

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Neth

O grande lance é simples: você. Se você não sabe usar qualquer coisa, esse coisa vai parecer complexa. Quando você virar um "master", aí surgem um novo horizonte e o pedal/pedaleira acaba conspirando a seu favor. Do contrário, vira um pesadelo.

Um tópico fixo essencial:

Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/132015/

Abs

edalko
Veterano
# nov/11
· votar


Depois de anos usando pedais, recentemente resolvi adquirir uma GT-8.
Porra!
Aquilo parece o painel de Boeing!!!

Fucei, mexi, li, li de novo, procurei, pesquisei e olha... muita sessão, muita chatice para se conseguir um timbre no maximo satisfatório.

Sabe o que fiz? Vendi e continuei com os pedais...

Não tenho tempo para ficar horas, dias e semanas configurando mil e um parâmetros para conseguir um som satisfatório.
Com pedais e amps bons o som tá ali. É só dar uma equalizada de poucos segundos e pronto!

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Neth

Caso já não tenha feito isso, duas últimas coisa para você fazer antes de chutar o balde: tente usar as simulações de gabinete e escolher outras opções no modo de saída. Isso pode atenuar MUITO a abelhice.

E você já considerou a possibilidade de pegar apenas um ou dois pedais para distorção e manter a pedaleira para outros efeitos?

edalko

Isso é fato. Mesmo eu que sou adepto dos digitais tenho que admitir que é MUITO menos trabalhoso tirar o melhor de um valvulado com uns pedaizinhos, principalmente no que diz respeito à coloração básica e aos drives.

Neth
Veterano
# nov/11 · Editado por: Neth
· votar


MauricioBahia

Realmente, não sou "master", nem "super" e tampouco um músico do caramba. Porém, não quero ser um, sinceramente. Esse negócio de ficar bitolado em música, ficar 24 horas por dia estudando, matutando e mexendo em efeitos não é comigo.. Eu não sabia que a GT8 era tão complexa assim, embora sabia que eu teria dor de cabeça - afinal, é pedaleira!

Acredito que ficar o dia inteiro mexendo numa pedaleira e estudando escalas e improvisações é coisa de quem não tem vida social, tampouco sabe curtir a vida. Minha área profissional é outra. A música eu uso para ganhar um dinheiro extra e, convenhamos, qualquer um toca essas porcarias de sertanejo e axé da atualidade. Moro sozinho há pouco tempo e tento ao máximo não passar mais aperto do que passo justamente fazendo free lancer na musica, já que Deus me deu esse meio dom, por que não usufruir do mesmo?

Porém, gostaria de oferecer um trabalho mais profissional a quem me chama para fazer free. Esse "trabalho mais profissional" que eu digo é o lance de oferecer um som mais admirável aos ouvidos de quem me chama, e até mesmo aos meus próprios ouvidos! Não é porque não trabalho com isso profissionalmente que irei vacalhar e botar um som de qualquer jeito, com aquela sonoridade 'não ouvível'.

Já li o artigo que você passou, mas como disse anteriormente, não tenho tempo de ficar futricando zilhões de parâmetros. Por isso pedi auxílio a vocês para, quiçá, alcançar um jeito mais rápido e simples de chegar a um som que me deixe, no mínimo, satisfeito!

Abraços


edalko

Exatamente. É por este motivo que criei este tópico. Nunca mexi em pedais, nem de brincadeira, nem em curtições de churrascos e tudo mais. Sempre tive de levar meu equipamento. Os pedais, sem dúvidas, são muito menos trabalhosos - fato consumado!


Bog

Boa ideia, meu amigo. Nunca tinha pensado nisso de usar pedais de distorção em vez da distorção da pedaleira. Mas como seria isso? Teria que ligar os pedais diretamente no amp ou na pedaleira?

Sou um noob total nessa parte. Se você mandar eu pegar a guitarra ou violão e fazer um groove ou algo não tão difícil, eu faço. Agora, essa parte de pedaleira e pedais confesso que nunca tive vontade de aprender, ambora tenha tentado muito.

Mesmo trabalhando na área computacional - linguagem de programação -, algo muito mais complexo que pedaleiras e pedais, nunca me interessei em estudar parâmetros e esses detalhes minuciosamente.

Enfim, se puder me explicar como fazer essa ligação pedaleira e pedais de distorção, ficaria muitíssimo grato. E se pude sugerir marcas boas de pedais para tal também seria de muita ajuda. No caso, sairei para ver isso já amanhã quando sair do trampo.

Abraços e obrigado a todos pela boa vontade em colaborar e auxliar noobs como eu! =)

Btardelli
Veterano
# nov/11 · Editado por: Btardelli
· votar


Neth

cara, do lado dos outputs da GT-8 voce tem um send/return, ligue o pedal ali, ai no painel da GT-8 você ativa o botão "loop" nos patches que voce vai usar o efeito, ai a GT "controla" ele pra você!

você também pode ligar o cabo do foot do seu amp no "amp control" da GT e controlar os canais do amp por ele, ai voce liga a GT no loop, quanto a pedais vai depender muito do que você procura...

abç

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Neth

O jeito mais simples: guitarra -> drives -> GT-10 -> amp limpo.

O jeito "certo" para usar modulações, reverbs e delays: guitarra -> drives -> amp -> pre out do amp -> GT-10 -> pwr in do amp. O "certo" está entre aspas porque este é só o jeito esperado, o que não quer dizer que do outro jeito vai ficar ruim. É só você não usar o drive do amp.

O jeito completo: existe um outro jeito de fazer, com o loop da GT-10, mais complexo e poderoso, mas algo me diz que você não quer saber dele. =P

Quanto a marcas e modelos, eu normalmente não daria recomendações, mas como o teu amp é um pouco brilhante, uma solução possível é usar um pedal que atenue um pouco dos agudos nas distorções. Neste aspecto, eu pessoalmente gosto do Tech21 GT2 e seus muitos clones. Mas pedais de drive existem às centenas, e discussões sobre o melhor deles tendem a nunca chegar em lugar nenhum, heheh.

Btardelli
Veterano
# nov/11
· votar


Bog

O jeito completo: existe um outro jeito de fazer, com o loop da GT-10, mais complexo e poderoso, mas algo me diz que você não quer saber dele. =P

porque mais complexo? com isso fica mais facil de usar, porque você ja seleciona quando o pedal vai estar "ligado" ou não, ele se "incorpora" a pedaleira!

PS: ele ta falando da GT-8, hehe

abç

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Btardelli

Ops, mas a GT-8 também tem loop, então o jeito "completo" vale para ela também, hehe.

E é mais complexo porque tem mais cabos, conexões e configurações. Ele já tinha dito que não está muito a fim de ficar mexendo com essas coisas, então é melhor deixar o método dos 4 cabos para lá.

Btardelli
Veterano
# nov/11 · Editado por: Btardelli
· votar


Bog

tem razão, da um pouco de trabalho mesmo...

abç

Neth
Veterano
# nov/11 · Editado por: Neth
· votar


Btardelli

Obrigado pela dica. Farei isso quando chegar do trampo. Era essa explicação que eu queria faz tempo, mas não sabia onde ligar o que e tudo mais! Valeu mesmo.

Abraços

Bog

Obrigado também. Sinceramente? Até fiquei interessado neste "modo completo" que você se referiu rsrs. Acho que não custa tentar né. =)

Como disse, estou tendo que usar um efeito com pouco ganho da pedaleira com o drive do amp (feio diga-se-de passagem) para ter uma distorção razoável. E ainda assim está horrível. Sem peso, sem sustentação e muito menos satisfatório.

Na realidade, não sei se o que eu quero realmente seria possível com meus equipamentos atuais. No caso: uma distorção com peso, nao muito suja (como é usada no heavy metal), que sustente o som (pois a minha distorção não segura a nota), e seja brilhante - que dê para ouvir nota por nota muito bem suave.

Talvez o amp e a guitar não ajudem muito, pois a Fender realmente tem um som muito brilhante mesmo, e a Cort é uma guitar mais ou menos. Às vezes, até o som limpo fica meio estranhão assim, porém, o som dele não tenho do que reclamar. O canal clean está satisfatório, assim como o wha-wha, reverb, chorus, delay, funky (que uso bastante), dentre outros.

Meu problema é a maldita distorção que há 3 anos luto para conseguir extrair algo agradável. Embora não seja um músico do caramba, meu ouvido é muito "fresco"e aguçado. Se o som não está bom para mim, fico chateadíssimo e P da vida. E essa distorção está me fazendo desanimar da música. Pode ser exagero, mas putz... o negócio está feio mesmo!

Todavia, compreendo perfeitamente que com os recursos que tenho, não poderei fazer milagres! Aliás, nem quero milagres. Apenas algo mais apreciável.

Valeu mais uma vez pessoal
Aquele abraço

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Amplificador Fender Frontman 212
Guitarra Cort M600T
BOSS GT-8



Eu não gosto de pedaleiras, elas são muito funcionais, tem simulações legais mas só de olhar pros comandos me cansa os olhos, mas já vi gente tirando sons muito legais dessas boss, pod, até de v amp já vi nego fazendo sonzeira.

Sinceramente no seu caso eu acredito que.

A pedaleira, tudo bem pode ser difícil mexer e etc, mas se regular fica legal porque eu já vi isso na minha frente.

A guitarra, ok, não é uma custom shop, mas é um guitarra honesta sim e da pra trabalhar com ela na boa, só dar aquela turbinadinha que todo mundo faz e você tem uma guitarra bacana.

Agora.. fender frontman é complicado bixo... eu acho que a culpa é toda dele sinceramente!

Esses transistorizados têm um som agudo que deus me livre ainda com aquele chiado eletronico, sei lá se é chiado mas é algo que não me agrada nada típico deles... nego num aguenta ouvir... num tem jeito....

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Neth: Realmente, não sou "master", nem "super" e tampouco um músico do caramba. Porém, não quero ser um, sinceramente. Esse negócio de ficar bitolado em música, ficar 24 horas por dia estudando, matutando e mexendo em efeitos não é comigo..


:) Mas, na boa, a GT-8 tem inúmeras funcionalidades, mas não precisa exagerar, com você cita, pra dominar essa multiFX pra seu bem utilizada.

não tenho tempo de ficar futricando zilhões de parâmetros.

Não precisa futricar, mas sim, se dedicar ao estudo e se você não tem tempo, realmente complica tudo. A GT-8 é um equipamento complexo mesmo e não foi feito para iniciantes.

O FCC tem inúmeros tópicos que ajudam você enteder sobre efeitos ou gravação, por exemplo. Os Tópicos Fixos são extramemente úteis.

Boa sorte!

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Nenhuma distorção dessa pedaleira roda bem no meu amplificador. TODAS - sem exceção!

Você falou que seus cleans estão legais... mas os cleans do transistor prestam.. eu nao acho ruim também, o problema é o sujo no transistor.

Cara, isso me lembra um incidente que ocorreu comigo e alguns amigos meus.

Estavamos conversando sobre equipamento e etc... e todo mundo falava distorção de pedal é uma merda! Pedal tal é um bosta! Mas os caras ligavam essas pedais de distorção em peavey bandit, fender frontman, meteoro vulcano e compania limitada. E eu falava pra eles. Gente merda não são os pedais! O pedal não tem culpa se vocês querem ligar ele numa carroça com falante. Ai um belo dia fomos visitar meu ex professor, ele ligou o pedal de distorção dele em um jcm 800 e desse dia em diante ninguém mais falou que pedal é uma merda!

por isso que eu insisto.. sua distorção não está legal por culpa do frontman...

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Neth
Até fiquei interessado neste "modo completo" que você se referiu rsrs. Acho que não custa tentar né. =)

Procure na busca por 4-cable method, ou método dos 4 cabos.

não sei se o que eu quero realmente seria possível com meus equipamentos atuais.

Sinceramente, eu acho que possível é. Mas você não tem muita disposição para tirar suco de pedra. Isso não é uma crítica a você - cada um que se dedique o quanto quiser ao que quiser. Mas acho que, se você não tem vontade/saco de aprender a fundo sobre o teu equipamento, talvez o melhor mesmo seja pegar algo que tenha um character básico já próximo daquilo que você busca.

Eu acho que o caminho mais fácil e direto normalmente é pegar um amp com a "voz" que você busca. O resto é acessório.

a minha distorção não segura a nota

Você usa compressor?

compreendo perfeitamente que com os recursos que tenho, não poderei fazer milagres

Acho que você está exagerando um pouco. Você tem equipamentos legais. Só não conseguiu achar um bom equiíbrio entre a forma que eles trabalham e a forma que você trabalha. Nessas horas, o que se pode fazer é mudar o equipamento ou mudar você (o que normalmente significa estudar e aprender como configurar e timbrar o que você tem). A grande maioria aqui diria que você precisa fazer a 2a coisa. Eu normalmente penso que a 2a coisa é sempre a primeira a se fazer, mas se você não conseguiu ir muito longe em 3 anos, talvez seja a hora de tentar a 1a.

Apesar de discordar de muito que disse o Drinho, eu concordo com ele em um ponto: existe uma boa probabilidade de o problema estar no amp. Não por ele ser ruim, mas por ele ter uma característica brilhante, que exige mais trabalho e manha na hora de colocar uma distorção mais pesada. Teste pedais no teu amp, existe uma possibilidade de você continuar achando tudo abelhudo demais. Se for o caso, talvez seja melhor você trocar de amp, por algo que já tenha o timbre básico que você busca.

Neth
Veterano
# nov/11
· votar


Mauricio: A GT-8 é um equipamento complexo mesmo e não foi feito para iniciantes.

Bom, toco há 12 anos. Não sei se o termo "iniciante" se aplicaria bem ao meu caso. Se você diz iniciante na pedaleira, aí sim, com certeza. Mas como falei, eu não sou um desses neuróticos que desperdiçam, aliás, que podem desperdiçar, o dia para ficar fritando solos e regulando efeitos. Isso, para mim, é coisa de desocupado ou filhinho de papai que não precisa trabalhar e já tem equipamentos top's! =p

Meu tempo é realmente corrido aqui. Então, já que tenho a GT-8, e não conseguirei trocá-la ou vendê-la de imediato, tenho que tentar alguma coisa com ela mesma. É o famoso "Quem não tem cão caça com gato" rsrs.

Abraços


Drinho

Agora que você "cutucou", tenho que dizer que já desconfiava há muito tempo do Frontman. Desde que comprei esse amp senti falta dos graves e de um som mais encorpado mesmo. Às vezes chego a colocar o máximo do bass e diminuir os agudos no Frontman e mesmo assim fica feio!

Como o colega Bog disse anteriormente, o som dele é muito brilhante. Dependendo da nota ou do solo o som soa estridente demais, chegando a doer os ouvidos.

Enfim, talvez não tenha feito bons negócios adquirindo o Frontam e a Cort, e principalmente a GT-8. Marshall eu nunca me dei bem, embora nunca tenha tocado numa JCM. Meteoro tão pouco. As demais marcas eu sinceramente nunca tive a oportunidade de tocar, com exceção da Laney, que também não curti muito!

Pelo jeito vou ter que trocar todos meus equipamentos ou parar com essa coisa chamada música! O que me consola são meus cálculos e códigos de programação viu hehehe.

Abraços

Alan_Domingues
Veterano
# nov/11
· votar


Pois é.

A galera falou tudo.

Ou muda o equipamento ou muda você.

Pelo que você explicou, o som que faz, o trampo que faz, está com um equipo legal para isto. Agora precisa mesmo é saber domar ele.

Eu para este tipo de trabalho defendo e indico veementemente uma multi FX como as GT, POD HD, VOX, etc.

Neth
Veterano
# nov/11
· votar


Bog

Quando sair do trabalho vou procurar este método 4 cabos aqui e depois posto o que deu! =)
Valeu.

Quanto a utilização de um compressor, eu uso o da própria BOSS. Porém, quando coloco o compressor a distorção começa a chiar. Daí fico sem entender o que fazer neste caso.

Você acha que convém comprar um pedal de compressor?

O jeito vai ser testar os pedais no amp mesmo e ver o resultado final. No entanto, vou ter que chorar para o cara para ele permitir que eu faça pelo menos um showzinho com os pedais.

Mas no caso, eu teria que testar só os pedais com o amp direto, sem a pedaleira. De qualquer maneira, não sei se o Frontman vai aceitar bem os pedais. Pois estou achando mesmo que o meu problema está no amp.

Abraços

Alan_Domingues
Veterano
# nov/11
· votar


Neth

Rapaz, eu já tirei o som que eu queria com este amp e a GT-8.

Sinceramente, como falei, use o EQ a seu favor nos drives. Utilize um pré e empurre com um drive (TS ou Boost), ou vá experimentando outros. Faça o teste de desabilitar a emulação de falante nos prés da GT ou não.

No estúdio no qual ensaio com a banda, eu não emulo falante no Jazz Chorus que toco. Mas no meu equipo (Laney) eu emulo e fica muito bom. No seu caso, você tem que procurar uma EQ no amp fixa e procure timbrar os seus patchs para isto.

No caso deste amp, experimente descer o agudo para 2 e deixe o médio e grave no 5 ou 6. Tente equilibrar seu timbre nos knobs do pré. Se você gostar, ótimo, se não ligue o EQ e vá experimentando.

Se não tens conhecimento de frequências, experimente descobrir no "ouvido" as frequências do EQ e sub-EQ e vá experimentando.

Trabalhe cada patch. Não adiantar ficar imitando um com o outro. Eu no baile por exemplo emulo os prés do Mesa com adição de pedais de drive como TS, RAT, OD, GUV. Experimente, esta é a palavra.

Bom, toco há 12 anos. Não sei se o termo "iniciante" se aplicaria bem ao meu caso. Se você diz iniciante na pedaleira, aí sim, com certeza. Mas como falei, eu não sou um desses neuróticos que desperdiçam, aliás, que podem desperdiçar, o dia para ficar fritando solos e regulando efeitos. Isso, para mim, é coisa de desocupado ou filhinho de papai que não precisa trabalhar e já tem equipamentos top's! =p

Desculpa a sinceridade. Pode tocar a 12 anos, mas com mentalidade de 12 anos.

Abraços.

Neth
Veterano
# nov/11 · Editado por: Neth
· votar


Alan

Eu também assino embaixo tudo o que os amigos dissertaram aqui.

Mas acho que o domador aqui não é apto de realizar esta tarefa rsrs.

Nessas horas eu penso: Por que fui escolher a guitarra e não o contrabaixo ou o teclado que seja?

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a BOSS-GT8 e sua complexidade