Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
alexromachado
Veterano
# abr/11
· votar

E continua...

Practus
Veterano
# abr/11 · Editado por: Practus
· votar

alexromachado
NA boa, uma das coisas que mais me fazem falta na GT eram os botões separados de módulos de efeitos. Quer mexer no chorus? Aperte o botão e pronto: os 4 knobs serão seu pedal de chorus. Isso, além dos presets de efeitos me matam de saudade na hora de programar a HD...

Verdade... lembrou bem desses detalhes... outra coisa que eu gostava muito na GT-10 era a mudança de canal pela força da palhetada... Pra ser sincero, nem sei se a HD tem 2 canais diferentes por patch... Ainda não consegui configurar isso direito nela (mudar de um canal para outro dentro do mesmo patch)... Nesse ponto de controles, a GT da um pau violento na HD...

uai, eu que pensei que eles não fariam a versão desktop, apenas softwares...

PQP... A Line 6 sempre se supera... !! E qual extamente é a diferença disso com a versão floorboard? Um pedal de expressão? Looper? Umas saídas a mais? Putss.... Só falta essa versão desktop ser bem mais em conta que a floorboard... aí vai ser punk...

EDIT: Interessante que nesses dois últimos vídeos que você postou, o cara está com uma JTV na mão, e ao demonstrar o Treadplate em afinação Drop D, ele desafinou a corda E na mão mesmo, ao invés de usar as afinações da JTV... Curioso...rssss

alexromachado
Veterano
# abr/11
· votar

Nova update gratuita para a pod hd: versão 1.3!
Em suma, 6 novos amps (canais de amps) além de controle para atuação da válvulas (sag, dump, etc) e controle do volume master dos power amps. Enfu!
Link do fórum L6

kairi
Veterano
# abr/11
· votar

New Kids on the block: Pod HD (feijão) e M5 stompbox modeler.

Tube, coloca as Radeons HD5x e HD6x pra rodar instruções com os VLIW4 e VLIW5 então haha

GuitarRockMan
Veterano
# abr/11
· votar

o cara ta gravando com um pod tb rsrs

Leonardo Castro
Veterano
# abr/11
· votar

Poxa, essas últimas notícias do Alex (sobre o novo POD HD feijão e sobre a nova atualização de "firmware" para o POD HD) fizeram-me refletir...

Em primeiro lugar, quando lançaram o POD HD, todos os até então "beta testers" foram unânimes em afirmar que a empresa não mais lançaria um modelo de mesa, pois, para esse fim, os "plug-ins" já tinham serventia. Agora, vem esse modelo feijão... ou seja, esses "beta testers" e o pessoal do Vettaville não sabe é de porra nenhuma... rs...

Agora, dois fatos dignos de nota desse POD feijão:

1º) Ele vem com o botão liga/desliga (que, até hoje, não consigo conceber a ausência no POD HD500...).

2º) Ele tem as mesmas configurações do POD HD500 (com menos entradas e saídas, como sempre foi até aqui). Ou seja, até então, eu tinha uma certa "preocupação" de que a versão "rack" (que, certamente, será lançada) seria um modelo HD 600 ou HD 1000. Como o POD HD500 é mais potente do que o 400, que é mais potente do que o 300, a tendência "natural" seria que um eventual "rack" com numeração superior fosse mais potente do que o atual POD HD500. Bem, com o lançamento do POD HD feijão, acredito que o mistério foi encerrado: o futuro "rack" HD deverá mesmo ser igual em potência ao POD HD500 (apenas possuindo mais entradas e saídas), como sempre foi a tradição da Line 6. Ou seja, quem está apreensivo de ver algum POD mais potente do que os atuais em curto espaço de tempo, já pode ficar "com menos medo"... (rs...).

Quanto à atualização do "firmware" e a inclusão de seis novos modelos:

1º) Lembro-me de que uma das grandes diferenças entre a FRACTAL e o POD X3L foi o maior controle sobre os parâmetros dos amps e dos efeitos, além da possibilidade de utilização de IRs externos. Aliás, um famoso usuário de ambos os produtos (o Radley), sempre postou que a ausência de um controle "master" na X3L fazia uma diferença incrível. Bem, pelo visto, ao menos maior controle sobre os amplificadores (inclusive com o tal controle "master"), não será mais objeto de crítica com relação à atual geração de PODs. Há muitos usuários pedindo que a Line 6, em uma futura atualização, permita a utilização de IRs externos. Eu não creio que isso virá a acontecer. Contudo, não acreditava, também, que a Line 6 pudesse, depois do lançamento, ir acrescentando mais funcionalidades ao POD HD (excetuada, é claro, a inclusão de mais amps e de efeitos via "model packs"), como o aumento de parâmetros de controle. Eu mesmo já havia postado um "thread" pedindo especificamente essa funcionalidade, para há X3L, mesmo de forma paga, há quase dois anos:

http://line6.com/community/message/50567#50567

2º) Salvo engano, antes do lançamento dos "model packs" para a XTL (estou escrevendo com base em muita coisa que li há alguns anos, pois eu não tinha nenhum equipamento da Line 6 naquela época), a empresa liberou seis modelos gratuitos (acho que, naquela época, eram de efeitos). Agora, vem a empresa e libera seis novos canais de amps... em se tratando de Line 6, repetitiva toda a vida (o presidente da empresa deve ter T.O.C. ...), não duvido nada que, em breve, comecem a sair "model packs". Como serão acrescentados mais modelos em breve, acho que aquelas histórias de não haver mais memória disponível e coisas do tipo (muito comuns nos fóruns sobre a X3L...) passarão bem longe da linha HD. Aliás, o Radley, há mais de um ano, já havia dito que estava para ser lançado um novo integrante à família M (o tal M5) e que, logo depois, a empresa lançaria "model packs" de efeitos para a linha M e para as futuras pedaleiras. Ou seja, em breve, virá coisa por aí... falando nisso, consultei a página da Line 6 sobre o M5 e gostei bastante dos sons dos efeitos (que são os mesmos do POD HD): http://line6.com/m5/sounds.html

Também acredito que, em breve, saia o POD FARM HD. Se a empresa repetir a estratégia, a versão "plug-in" será gratuita para os usuários do POD HD 500. Tomara que a versão "plug-in" não tenha as mesmas limitações que havia no POD FARM 1 (que era restrito à utilização de vários amps e efeitos ao mesmo tempo...). Se tiver limitação, depois de um ano e meio ou dois, quando sair o POD HD "rack", lança-se o POD FARM HD 2, com mais funcionalidades do que o próprio "rack" (meras especulações de quem vivenciou toda essa história com o POD FARM 2 e o POD X3L PRO) e, logo depois, virá uma nova geração de processadores, agora sim!, mais realista do que "nunca", com mais "feeling" do que nunca, onde o usuário vai poder escolher até a marca da fiação que compõe os amplificadores virtuais, as madeiras, os parafusos e as rodinhas... (rs...), ficando o POD HD relegado a segundo plano (para não dizer "relegado às moscas"... rs...).

3º) Com a inclusão dessas novas funcionalidades e dos novos modelos (além da, agora, perspectiva real de "model packs"), acredito que o Eleven Rack, se não sofrer uma grande atualização, vai acabar caindo no esquecimento...

É isso aí. Só voltei a postar nos último dias por conta da gentileza do Ângelo (que tanto solicitei que o fizesse assim que adquiriu a FRACTAL) em postar as primeiras impressões dele sobre o equipamento (e, de bônus, ainda com alguns vídeos!).

Estou enroladaço. Não vou dizer que não volto mais aqui, até porque não funciona, não é??? Rs...

Farei o seguinte: volto no meio de 2012, se Deus quiser aprovado em algum concurso melhor, para ver "qual é a boa" dos processadores de efeitos e "plug-ins". Acredito que, por aquela época, já tenha mais tempo para tocar alguma coisa... rs...

Por fim, só para não perder o hábito, deixo dois vídeos sobre o Pocket POD, mostrando que, mesmo numa época de FRACTAL AXE-FX ULTRA e de POD HD 500 com "firwmare" 1.3, ainda é possível conseguir sons bens legais com um POD 2.0 em miniatura (rs...):

Forte abraço, galera!

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar

alexromachado: uai, eu que pensei que eles não fariam a versão desktop, apenas softwares...

"Estratégias"... O mercado muda muito rapidamente. Vc deve saber disso.

Abs

Angelopes
Veterano
# abr/11
· votar

Farei o seguinte: volto no meio de 2012, se Deus quiser aprovado em algum concurso melhor, para ver "qual é a boa" dos processadores de efeitos e "plug-ins". Acredito que, por aquela época, já tenha mais tempo para tocar alguma coisa... rs...

Boa sorte no concurso. Tambem já percorri esse caminho dos concursos e hoje estou feliz financeiramente e profissionalmente.

Practus
Veterano
· votar

alexromachado
Nova update gratuita para a pod hd: versão 1.3!

E aí... já conseguiu testar essa atualização? Impressões? Será mesmo que a adição desses novos controles melhor alguma coisa perceptível nos timbres? O jeito vai ser testar chegando em casa...

EDIT: "Firmware update v1.3 will be available to download from line6.com later this month. Learn more about the v1.3 update and POD HD multi-effect processors at line6.com/podhd." - Calma, pequeno gafanhoto...Rssss...

Leonardo Castro
1º) Ele vem com o botão liga/desliga (que, até hoje, não consigo conceber a ausência no POD HD500...).

Então são 2... isso é meio que básico, assim como envio e recebimento de sinais midi pela USB...(se bem que se fosse assim, para que precisaríamos das entradas/saídas MIDI?).

logo depois, virá uma nova geração de processadores, agora sim!, mais realista do que "nunca", com mais "feeling" do que nunca, onde o usuário vai poder escolher até a marca da fiação que compõe os amplificadores virtuais, as madeiras, os parafusos e as rodinhas... (rs...),

Huahuahuahauauhauhauauu... Provavelmente também teremos opções para escolha de simulação de falantes, cabos, estúdios, tipos de salas (acarpetadas, com tratamento, sem tratamento, etc)... Era mais fácil logo a Line 6 implementar o uso dos IR em alguma próxima atualização, ou até mesmo em outro lançamento...

Cara... isso nunca vai ter fim... Chega até a ser um pouco cansativo... Sempre essa história de "agora lançamos o melhor simulador de amplificadores do mundo!! blá blá blá... hmpf...

Estou bastante curioso com esses novos amplificadores.... vamos ver a quê eles vieram...

Abraço,

GuitarRockMan
Veterano
# abr/11 · Editado por: GuitarRockMan
· votar

aqui tem uns videos bem legais da pod sendo usada numa onda diferente do que agente constuma ver ai de solos e covers e tal achei bacana a ideia

tem tb esse cara que usou a pod hd pra gravar baixo

e tb um violão ao som da podhd ñ posso dizer que ficou perfeito mas ficou bom

esse sim ta pica

e por ultimo um teste de ir's

rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar

Quais são os novos amplis simulados?

Acrescentaram o 5150?

T+

Practus
Veterano
# abr/11
· votar

rafael_cpu

Não... eles colocaram novos canais de amplis que já existiam na HD...

The six new HD amp models available in v1.3 are based on* channels from three classic American combos (the "Vibrato" channel of a Fender® Deluxe Reverb®, the "Vibrato" channel of a Fender® Twin Reverb® and the "Bright" channel of a Fender® Bassman®), two British half stacks (the "Normal" channel of a Park 75 and the "Normal" channel of a Marshall® JTM-45 MkII) and a high-gain Line 6 original.

E mais alguns controles de power amp a mais...

Calime
Veterano
# abr/11
· votar

essa atualização do firmware da HD 500 já está disponivel pra baixar?

MauricioBahia
Moderador
· votar

rafael_cpu

Parabéns pelo post 1000! :) Vc acaba de ganhar... nada. :(

Abs

Calime
Veterano
# abr/11
· votar

Agora li la no forum...vai sair no fim do mes...

kairi
Veterano
# abr/11
· votar

Ta bom, você sumir por 1 ano, acredito... sem você o volume de posts desse tópico cai pela metade. rsrs

----------

Ainda não acredito que o GR-55 não tem Send-Return. O GR-20 tinha o Mix In-Out. :@

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/166136/p0#7464206

----------

MauricioBahia
Cara, esqueci de te dar os parabéns pelo Post #1000! Pelo #2000 também, pelo #3000 também, pelo #4000 também... caramba, você postou bastante de um tempo pra cá ein? rsrs

Practus
Veterano
· votar

kairi
Ainda não acredito que o GR-55 não tem Send-Return. O GR-20 tinha o Mix In-Out. :@

Pois é, Kairi...

Também fiquei desapontado... É um contraste muito gritante você lançar um equipamento dos mais modernos do mercado, e deixar de lado algumas funcionalidades meio que básicas em equipamentos desse nível...

Claro, a não ser que a estratégia da Roland seja a seguinte: Como o equipamento é considerado completo (processador de efeitos, simulador de guitarras e sintetizador), não haveria por que os usuários ainda quererem rodar efeitos externos no loop...

Mas isso acaba limitando muito o equipo. E quem tem um ampli valvulado e quizesse rodar a GR no método de 4 cabos? E quem tem um rack bem completo, e quizesse usar a GR para obter a simulação de guitarras e sintetizadores? É no mínimo curioso.

Talvez haja uma alternativa: lendo o manual da GR-55, ví que a saída Guitar Out envia tanto o sinal dos captadores quanto o sinal das simulações de guitarras, mas não envia o sinal do sintetizador, que sai pelós Outputs (Right e Left/Mono). Então, em tese, acho que daria para fazer o seguinte:

GR-55 guitar out => Guitar in pedaleira => Output pedaleira => Ampli.

Isso te daria a possibilidade de usar os efeitos e modelagens da GR-55 junto com os efeitos de sua pedaleira preferida, mas note que o sinal já entraria na sua pedaleira modelado (dependendo de seu patch na GR-55), então, a cadeia de efeitos da pedaleira titular (digamos assim) precisaria ser configurada corretamente (no sentido de não ter como usar uma distorção específica de sua pedaleira antes do ampli por exemplo, caso você já envie o o sinal da GR-55 com o ampli simulado por ela - o mais correto seria usar apenas a modelagem de guitarras e desabilitar todos as simulações de amplis da GR-55, mas provavelmente a GR-55 não é true by-pass).

Já o som sintetizado teria que sair diretamente da GR-55 para o ampli. Então, o ampli deveria ter duas entradas (uma para o sinal que vem de sua pedaleira titular, e outro para o sinal do sintetizador da GR-55). No meu caso, meus monitores têm entradas XLR e P10, assim, poderia usar a GR-55 levando o som sintetizado direto para os monitores via P10, e a HD500 levando o som dela + modelagem da GR-55 via XLR...

Claro... isso é só teoria... não sei se como os timbres iriam se comportar na prática, principalmente no timbre modelado que sai da GR-55 e entra na pedaleira titular...

Agora, para quem não tem monitores/ampli com 2 entradas de áudio, acho que não deve ter saída...

Seria interessante poder testar essas configurações que propus, antes de saír pensando em comprar um bicho desses... Não achei ninguém no youtube com esse tipo de configuração... Enfim, eu também não ia comprar uma GR-55 tão cedo...

Abraços,

rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar

MauricioBahia
rafael_cpu

Parabéns pelo post 1000! :) Vc acaba de ganhar... nada. :(

Abs

Maurício, não entendi... meu cadastro indica:
Cadastrado em 24/12/2009 Mensagens: 472 · Tópicos: 0

KKKK.... Será que você não se confundiu com outro usuário?
Bom, de qualquer forma... valeu!
Abraço.
T+

P.S. Tirei umas fotos internas dos meus Wampler (Pinnacle II e Triple Wreck) faz tempo. Preciso tomar vergonha na cara e postar lá no seu tópico...

rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar

Practus
rafael_cpu

Não... eles colocaram novos canais de amplis que já existiam na HD...
(...).
E mais alguns controles de power amp a mais...

Ah, que pena, sou fã do 5150.
Valeu, Practus!
T+

kairi
Veterano
# abr/11
· votar

Practus
Agora que caiu a ficha, eu sou uma anta, eu estava encarando a situação de outra maneira. Não tem problema se a GR-55 tem send-return, porque não tem sentido ligar outros efeitos nela. O ideal seria ligar ela no loop de outros simuladores, como uma GT-10, uma HD500 ou mesmo um Axe-FX.

Não sei qual é a visão da Roland, mas eu sempre vi essa série GR20-GR33-GR55 como modulos extra, detalhes, e não como o "feijão com arroz" como vejo um multiFX+SimulAmp como POD-Axe-GT.

Sem contar que é inviável usar outras coisas no loop disso, Synths vem com efeitos "prontos", acho que é totalmente absurdo querer ligar um compressor ou um delay em um Synth, pode estragar todo o som, além de precisar de um sistema "modular" como a da GT-10 (cadeia de efeitos flexíveis), o que não é a proposta de um Synth.

Mesmo com o ótimo trabalho que a Roland tem feito para minimizar os problemas que se tem em captar som cru de guitarra e processar tudo digitalmente desde o começo, Synth ainda é um negócio meio chatinho de usar, há muitos detalhes que devem ser levados em consideração para que funcione certinho, incluindo "skipar" um amp de guitarra no output e ligar em um amp de teclado ou line in, direto na mesa.

Aliás, é algo que você não deve ligar nem mesmo em loop de pedaleira. Para que o synth funcione corretamente, você não pode ter nenhum outro efeito, principalmente de saturação. Eles já devem ter "embutido a GT-10" dentro dele por causa disso, para o timbre ser do jeito que eles programam, e não variar.

Practus
Veterano
# abr/11
· votar

kairi

Pois é... por isso mesmo que os timbres sintetizados ade GR-55 saem direto pelos outputs, e não pelo Guitar Out.

Assim, acho que até rola fazer como disse. Ligar o guitar out da GR-55 no imput de pedaleiras, para termos o timbre de guitarra limpa (captadores) e/ou timbre de guitarra simulada, sendo processados por outras pedaleiras como HD, X3, etc...

E o som do sintetizador e simulador de outros instrumentos (órgão, sax, pinao, etc), vão direto da GR-55 para amplis/monitores...

Queria que tivéssemos algum usuário por aqui com uma dessa na mão para dar mais detalhes...

Abraços,

kairi
Veterano
# abr/11
· votar

Practus
Da uma olhada aqui, talvez de pra esclarecer algumas dúvidas.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199639/

;)

Practus
Veterano
# abr/11
· votar

kairi

Interessante... Gostei mais do link para o tópico do TGP que tem no final do link que você postou...

Mas ainda sim não encontrei ninguém por lá que tenha usado uma GR-55 em conjunto com a HD500... Encontrei vagas menções à esta idéia, inclusive um usuário dizendo que iria plugar o P10 da guitarra direto na HD500 e o 13-pin do captador midi direto na GR-55. Não era exatamente isso que eu tinha em mente, mas pode funcionar também.

Minha idéia era usar as modelagens de guitarras da GR-55 com os efeitos e simulações de amplis da HD500... e ainda sim ter também o sinal de sintetizadores da GR-55 direto nos monitores.

Este final de semana estava pensando em uma forma de incorporar a UX2 no conjunto, caso venha a adquirir uma GR-55. Minha idéia era ter uma forma de gravar via USB ambos os sinais (vindo da HD500 [sinal emulado de guitarras da GR-55 + simulação de amplis e efeitos da HD] e vindo da GR-55 [sintetizadores]). Mas acho que para isso, eu precisaria plugar tanto a HD quanto a GR-55 via usb no PC, mas não sei como as DAWs lidam com gravações de 2 portas USBs diferentes (ponto a ser pesquisado).

Sinceramente, acho que já estou elocubrando muito sobre conecções sendo que mesmo que queira comprar uma GR-55, não será tão cedo... Rsss....

De qualquer forma, vale o conhecimento...

DOLLAR
Veterano
# abr/11
· votar

Dúvida:

No POD HD 300 e HD 400, só pode ser usado 4 efeitos simultaneos, correto?

mas isso apenas no modo onde cada fs ativa um efeito?

tipo, na criação de um patch, eu poderei colocar só 4 efeitos?

guitarg3
Veterano
# abr/11
· votar

eu estava vendo.. um m13 da line 6 e o pod hd500 basicamente possuem os mesmos preços.. qual vale mais a pena ser comprado? isso tendo em base q o pod hd 500 simula amplificadores e o m13 simula pedais (distorção.. drive.. delay.. reverb.. etc).

Tipo axo q a maioria dos guitarristas pensa em tocar em um show com seu amplificador.. é mais difícil ver algum guitarrista q abre mao de um amplificador d guita pra ligar td direto em linha ou em um pa.. eu pelo menos nao gostaria de fazer isso...

enfim.. pra qm possui um amplificador.. nda extremo.. apenas um amplificador legal com falante de 12.. q nao é valvulado.. ql das duas opçoes vale mais apena d ser comprada? sabendo q a pessoa faria questao d usar um amplificador?

MauricioBahia
Moderador
· votar

DOLLAR: tipo, na criação de um patch, eu poderei colocar só 4 efeitos?

Na boa, usar mais de 3 efeitos simultâneos já acho insano!

Abs

DOLLAR
Veterano
# abr/11
· votar

MauricioBahia

mas, tipo, tudo ele considera um efeito?

tipo, pra montar esse patch:

Simulador de amp. + algum stomp + algum fx + delay +noise gate + wah, não poderá ser feito?

MauricioBahia
Moderador
· votar

DOLLAR: mas, tipo, tudo ele considera um efeito?

Não sei, mas putz... se for assim, tem razão! Parece pouco mesmo.

Abs

kairi
Veterano
# abr/11
· votar

Acho que, 4 efeitos = 4 stomps.

Bog
Veterano
# abr/11
· votar

DOLLAR

No POD HD 300 e HD 400, só pode ser usado 4 efeitos simultaneos, correto?

Na página da Line6 eles falam que são 6.

Olhando rapidinho no manual:

A simulação de amp (incluindo gabinete e microfone) NÃO conta como um "efeito". Você pode usar ao mesmo tempo:

0: Uma simulação de amp,
1: Um reverb,
2: Um noise gate,
3: Um wah, e
4, 5, 6: Outros 3 efeitos.

Esses 3 efeitos NÃO são arbitrários. Existem 3 conjuntos , e você só pode escolher um efeito de cada conjunto. Por exemplo, todos os pedais de drive estão no primeiro conjunto, então você não pode ter no mesmo patch um Tube Screamer e um fuzz. Da mesma forma, todos os delays estão no 3o conjunto, então não dá para empilhar 3 delays diferentes no mesmo patch.