Guitar Synth - Dúvidas e Dicas!

    Autor Mensagem
    kairi
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: kairi


    Este é um tópico para tirar as dúvidas de quem tem curiosidade ou gostaria de adquirir um sintetizador para guitarras.

    O que é um sintetizador?
    Em teoria, um sintetizador é um "instrumento" de origem eletrônica/digital que foi contruido com o intuito de proporcionar vários tipos de sons, sendo eles gerados artificalmente através de modulação ou simulação.

    O que é necessário para ter esse sistema na guitarra?
    Você necessita de instalar um captador especial em sua guitarra e usar um sistema de modulação/simulação chamado de guitar synth.

    O que é um captador MIDI?
    http://www.musitec.com.br/images/geral/30_1_2006_16_21_22_GK-3Strat.jp g

    Também há modelos de captadores internos, que são postos dentro da guitarra, que funcionam melhor e garante que você se esqueça de todos os problemas.
    http://www.imusician.co.uk/acatalog/00061908.jpg
    http://www.lesfradkin.com/images/lesonstagewithwwhitefenderst.jpg
    http://www.lesfradkin.com/images/lesfradkinvm10sbposter11.jpg

    Como funciona um sintetizador de guitarra?
    Para que ele funcione, você precisa instalar um captador hexafonico MIDI (eletrônico, não magnético) entre o captador da ponte e a ponte de sua guitarra... TEM de ser instalado nessa região, pois ali as cordas emitem uma amplitude específica, na qual foi baseado todo o esquema. Esse captador é ligado em um transmissor MIDI, que capta tanto os sinais do captador MIDI quanto do jack de saida da sua guitarra.

    Esses sinais são enviados até um módulo por um cabo especial de 13 pinos. É no módulo que acontece toda a mágica. O módulo, chamado de guitar synth, é um aparelho que capta os sinais MIDI BRUTOS e transforma em sons, aplicando a sonoridade que você escolhe.

    Ex: Se você faz o acorde D, o módulo recebe as frequências do D, e aplica a soniridade desejada (teclado, por exemplo) assim você tem a recepção de um som ÍNCRÍVELMENTE SEMELHANTE (99.95% semelhante) à um teclado, como se fosse um teclado tocando D.

    O que são os modulos?
    A única empresa que fabrica/comercializa esse tipo de produtos para guitarra é a Roland, que conta com vários modelos de sintetizador. O mais recente é o GR-20, que é bem menor que os outros, e se assemelha muito com uma pedaleira, para o guitarrista se sentir mais à vontade. Ele possúi a mais recente tecnologia de sons e instrumentos da Roland, sendo o produto mais aconselhável para a maioria dos casos. Ele contem bancos melhores organizados, e troca de presets rápidas. E o melhor, sem atraso.

    Quais são os modelos disponíveis?
    A GR-20 é o modelo mais recente da Roland. Para tocar ao vivo, é mais prática, por parecer mais com um pedal compacto de guitarra. Os sons estão todos "prontos" e separados por grupos.
    http://roland.com.br/files/press_image/image/63/gr20_main_f_l.png

    O Roland GR-30 é um excelente guitar synth, só tem que seguir várias dicas para que o captador GK seja instalado corretamente, aliás o ideal é pedir a um bom luthier que instale o GK interno, que praticamente elimina os ruídos indesejáveis. Quando o aparelho vem da loja, os "user patches" são os mesmos dos "presets", então é só substituí-los.
    http://www1.dragonet.es/users/musicasa/guitarras/pedales/MIDI/GR30.jpg

    A GR-33 é o modelo anterior. É maior e tem mais capacidade de modificação de timbres, mesmo de criação de novos timbres. Excelente para estúdio.
    http://www.bsiegel.us/music/roland_gr33.jpg

    A interface GI-20 é apenas o que o próprio nome diz, uma interface que capta o sinal do cabo GK e transforma em MIDI, portanto não é um sintetizador, somente habilita o portador da guitarra com o captador hexafônico a controlar um sintetizador externo.
    http://roland.com.br/files/press_image/image/64/gi20_main_f_l.png

    Quanto à GR-09, embora seja um bom "guitar synth", hoje em dia está valendo ao redor de 750 reais, pelo preço praticado, dá pra comprar uma GR-30 e até mesmo uma GR-33, com alguma "chorada".
    http://www.thinmanmusic.com/GR09.jpg

    Todos são aparelhos excelentes, cada um tem sons que são próprios, e característicos de sua época. Para ligar em um baixo, tem que ter o captador especial para 4 cordas, e mudar o programa do aparelho, que pode ser baixado do site da Roland. Todos tem algumas diferenças, como por exemplo, O GR-20, por ser um sintetizador mais compacto, só permite a transposição em oitavas... Já o GR-33 permite inclusive mudar a afinação por corda.

    E os sistemas VG, o que são?
    Os melhores guitar synths da Roland para comparação com o sistema Variax são os Roland VG-8 EX e VG- 88. Aliás, o VG-8 foi o primeiro sistema de guitarra virtual lançado no mundo. Depois vieram o POD XT, o V-Amp e a Variax.

    A Roland VG-8 simula praticamente qualquer tipo de guitarra, captador, amplificador e microfone existentes. Uma VG-8 usada deve estar ao redor de mil reais.

    A Roland lançou recentemente o VG-99, que é completamente diferente da série GR... é mais para sons de guitarra e violão mesmo. É um aparelho muito bom, mas com propósitos diferentes. O GR simula outros instrumentos e o VG simula guitarras e violões (como a Variax). Mas não espere maravilhas, pois na verdade, apenas um bom violão tem timbre real de violão... Exceto a série VG da Roland. Os sons de violão dos sintetizadores regulares deixam muito a desejar.

    Mas como é o caso, os timbres mais realistas de violão não são feitos com a GR, e sim com a série Roland VG ( Virtual Guitar) VG -8 EX, VG-88 e VG-99. No entanto, a Gr-33 tem alguns timbres bastante similares em seu banco de sons ( sons de 57 a 71).

    Considerações finais
    Devo avisar que, é um produto relativamente caro, onde se investe cerca de 2~4 mil para ter o sistema funcionando perfeitamente. E nem sempre é vantagem se aproveitar de barganhas, pois no caso dos sintetizadores, o melhor produto é SEMPRE o mais recente, pois é uma área onde a tecnologia influencia mais do que tudo. E mesmo que tenham a qualidade da Roland, são produtos que se derem problema, tem de ser enviado para o suporte. Então procure ficar longe de "ofertas" e "usados/antigos".

    Obs: Para que o sistema funcione da melhor maneira possível, é necessário usar amplificadores (estéreo) específicos para teclados, pois esses além dos falantes possúem tweeters e toda a estrutura correta para esta sonoridade.

    Qualquer adição, correção, dúvida, solução ou crítica será muito bem vinda.

    Abraços.

    Jio-kun
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bota nos tópicos essenciais fast!!!

    sobrevivente
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: sobrevivente
    · votar


    Bom tópico!
    Contribuindo com o tópico, aqui estão uns samples:

    Roland GR-20


    Roland VG-99


    kairi
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: kairi
    · votar


    6:45 "This is very cool, if you blend it, whit the guitar you wanna play a... am... neo classic heavy metal songs!"

    A cara dele, muito foda. XD

    Alguém ali não gosta de Malmsteen. XD

    O cara ali serião, apresentando o produto, e derrepente foge do roteiro, começa a brincar.

    O diretor deve ter ficado PUTO. XD

    sobrevivente
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu estava curioso para saber se não existe algo desse tipo via software. Alguém sabe?

    ophius
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    kairi
    CAra....rapidaum....tenho qeu escolher: VG 8 a mil reais ou VG 88 a 1.800,00 [:P]

    Levar em conta...quesito QUALIDADE SONORA!!!

    Te agradeço

    Alex reis (orkut)
    add ae

    Curly
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Curly
    · votar


    ophius

    cara, eu vou te dar a resposta correta, antes que te falem bobagem: existe um upgrade possível no sistema VG-8, esse upgrade é feito através de um cartão de hardware chamado Roland S1. procure saber se esse VG-8 já tem esse upgrade. nesse caso a diferença sonora para o VG-88 não é tão grande. ainda assim, 1000 pilas é muito caro para um sistema defasado mais de 20 anos, acho que vale, no máximo, uns 600, 700 reais (com S1, GK-2 e cabo)... o VG-88 vale uns 1300, no máximo

    rgmerighi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    comprei um godin multiac e estou pensando em um synth para aproveitar o lance do midi. A pergunta é: tem atraso mesmo no violão midi? qual é o melhor para conseguir sons de outros instrumentos juntamente com o do próprio violão?

    kairi
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: kairi
    · votar


    rgmerighi
    Esse Godin já vem com um captador MIDI incluso. Pode ligar sem medo em qualquer modulo da Roland.

    Quanto ao modulo específico, recomendo o GR-20 ou o GR-33.

    O GR-20 é mais fácil de operar, mais atual e mais barato. Já o GR-33 é mais completo, e possúi a possibilidade de utilizar um instrumento diferente por corda.

    Abraços.

    rgmerighi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Kairi: estou propenso a comprar o GR-20 mesmo..é que tinha muita conversa sobre um atraso..obrigado pela dica, abraço.

    kairi
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: kairi
    · votar


    rgmerighi
    Opa, de nada!

    Completando... Com o Godin, podem ser usados, através da conexão de 13 pinos, os sintetizadores das séries GR e VG da Roland, como GR-09, GR-33, GR-20, VG-8 , VG-88 e VG-99, etc...

    Com a série GR, o violão Godin pode gerar sons de qualquer instrumento (sax, violino, órgão, orquestra), e atualmente o atraso é imperceptível.

    Com a série VG o violão terá os sons das principais guitarras fabricadas até hoje, mais alguns sons de guitarra sintetizada. Neste caso, não há atraso.

    Aproveita, e grava uns samples pra divulgar como é a GR-20 pra galera.

    Abraços.

    rgmerighi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Kairi: vou atrás do gr-20 sim..agora pra gravar os samples é outra briga com o meu gravador da korg...o f.d.p só grava no formato mp2 , uma coisa em cada canal, e não consegui ainda converter esse som para mp3. Agora, só pra esclarecer, sou 100% século passado ..daí minha ignorância total nesse mundo digital..abraço.

    ghb
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: ghb
    · votar


    Estou com uma dúvida. Estou pensando em adquirir um roland GK3, pra colocar na minha guitarra - no caso, uma semi acustica 7 cordas, mas vou deixar a 7ª corda sem a ação midi, afinal, não tem GK pra 7 cordas... ainda!!! - já agora, pra mais no final do ano adquirir a pedaleira. A dúvida é a seguinte: Há interface pra o cabdo 13 pinos??? Há programas, na linha dos GuitarRig da vida, onde eu possa utlilizar a guitarra (via interface MIDI) onde hajam timbre de piano, metais, strings, e por ai vai??? Estaria utilizando a guitarra como o teclado mesmo, via linguagem MIDI para fazer trilhas com timbres de outros instrumentos.

    Valew!!!

    - edit- para complementar o post

    Curly
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ghb

    cara, não rola, somente o gk não tem saída midi, o gk nada mais é do que um captador que capta a saída individual de cada corda, trabalha esses sinais e joga em uma saída de 13 pinos, para ter midi in/out, vc precisa de um módulo tipo GR33 ou uma interface midi da roland. Além disso, colocar o gk numa guitarra de 7, talvez zoe o som da 6a corda, não sei, sugiro vc ir na comunidade do GR33 no orkut e trocar uma idéia com o coruja e o paulo nery, são os caras que mais conhecem esse equipamento

    ghb
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: ghb
    · votar


    Curly

    Valew, cara!!! Complementei o meu post, porque fiquei em dúvida em relação a haver uma interface 13 pinos...Já tá respondido.. obrigado!!! Nesse caso, vou esperar mais um tempo, pra compar módulo+cap haha!!! Vou dar uma pesquisada no esquema do synth nas 7, mesmo atuando em 6 cordas. Valew novamente!!!

    MAZZO
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Só agora deparei com esse tópico. Não sei se ainda vale, mas a intenção é ajudar valeu./
    Eu tenho duas GRs :a GR09 comprada em 98, tenho muito cuidado com ela e me proporciona os mesmos timbres os quais pude ouvir na apresentação acima, do Robert Marcello e também a GR30.
    A GR09 tem 04 bancos A<B<C<D cada um com 08 timbres perfazendo 32 timbres por cada banco vezes 04 bancos o total geral fica sendo 128 timbres . Desses quatro bancos dois já vêm com os patches prontos e os outros dois podem ser tanto copiados com também "montados" pelo instrumentista.
    Pelo que percebi, minha GR 09 não ficou DEFASADA pelo menos em relação a GR20 acima e se eu tiver como conhecer de perto a GR20 creio que a GR09 não ficará devendo em nada a não ser o pedal sustain que a GR 20 tem.
    Quanto ao ATRASO meu amigo , simplesmente não existe porque o captador midi capta o som exatamente no mesmo momento que o captador da guitarra e da mesma forma; tanto é que eu trabalho sozinho, uso um ritmo eletrônico como acompanhamento SR 16 da Alesis e assim como o ritmo do teclado não atrasa e nem adianta esse também não. Já imaginou se o cara tiver tocando com uma GR dessas e houver um atraso mínimo que seja a cada dedada, a cada acorde. Podem esquecer o atraso, não existe a menor possibilidade .
    O que sei dizer é que valeu , tá valendo e creio que valerá a pena possuir uma MÁQUINA dessas.
    qualquer dúvida se eu puder ajudar é só entrar em contato ok?
    Um abraço e espero AINDA ter dado tempo de ajudar pelo menos um pouco nem que seja para aliviar a tensão de quem estava para comprar o aparelho. Dou a maior força, vale a pena.
    Tchau!!!!!!!
    mazolashow@oi.com.br

    ghb
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: ghb
    · votar


    Novo synth da Roland:GR55

    http://synth.me/sites/default/files/GR55.JPG




    thmenezes_RJ
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Galera, ouvi dizer que o pod hd500 tem alguns sons de sintetizadores, sem usar captador midi. Me disseram que tem sons até de hammond...

    Alguém confirma essa informação, já viu, ouviu ou leu algum review sobre isso ?

    Abraços

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    thmenezes_RJ
    Eu não li, mas os POD são da Line 6, certo?
    a Line 6 tem as guitarras Variax, que são sintetizadas. Tocando com elas sozinhas, cada guitarra já emula uma penca de outras guitarras. E algumas funções 'especiais' dessas guitarras, são obtidas em conjunto com outros produtos da Line 6 como os pedais, pedaleiras e amps da linha POD.
    Pra usar um bicho desses, tem de se ligar um cabo que parece cabo de rede de PC, entre a guitarra e o pedal.

    Deve ter vídeos com demonstração de Variax + Pod no youtube pra você ter idéia.
    Eu sei que, só com o conjunto completo é que você obtém esses 'addons'.

    A parte boa é que se você quiser importar, tem uma loja lá nos EUA que vende as Variax a preços 'em conta' para se importar. www.gigasonic.com

    amplexos

    T.

    ghb
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Curly
    MAZZO

    Uma dúvida que me veio agora, vendo esse novo Synth.... o playing da pessoa influência MUITO no resultado sonoro final? Não digo o fraseado, mas a dinâmica, o ataque, a SONORIDADE, enfim... ou a sonoridade acaba sendo meio que homogênea independente de quem está atrás da guitarra?

    Curly
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ghb

    playing da pessoa influência MUITO no resultado sonoro final? Não digo o fraseado, mas a dinâmica, o ataque, a SONORIDADE

    pelo que entendi, é um mix de VG com GR, então em modo VG a dinâmica deve ser 100%, agora em modo midi será seguramente menor, ainda que no site fale que melhoraram muito o tracking do equipamebto

    ghb
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Curly

    Obrigado! Pensando na linha GR - você tem/tinha uma GR30, né? - quando outras pessoas testam seu gear (se você deixar hehe!), você sente alguma diferença no resultado final ou se duas pessoas tocarem o mesmo arranjo o resultado também vai ser o mesmo?

    Pensando mais ainda.... uma GT8 + uma GR20 "faz a vez" de uma GR55, salvo as limitações de cada uma? Eu gosto da maneira com que o Al Di Meola trabalha com os synth e drives (ele usa VG+GR) ao violão, e, como a GT e GR trabalham em conjunto, na ativação e desativação de patches (tenho que ler mais sobre isso)... além de eu já ter a GT8. Seria GT8 para drives e GR20 para synths, tudo no mix do GK. A minha maior preocupação continua na expressão dos timbres da GR20. Enfim, dependendo do valor da GR55 e desvalorização (?) da GR20, compensaria adquirir uma GR20 (se eu quiser um synth o mais rápido possível hehe). Minha intenção é para fazer freelance, quando a galera não acha tecladista haha!!

    Novamente, obrigado!

    Curly
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ghb

    olha, uma gt8 + gr20 não faria a vez o gr55, pelo que entendi, já que esse incorpora o cosm da linha vg, ou seja, é um simulador de guitarras, de pedais e de amps, algo do tipo uma variax + pod, na verdade muito mais do que isso, mas se vc não quer simulações de guitarra então pode rolar sim.

    eu prefiro o gr33 ou o gr30 no lugar do gr20, apesar desse ser mais novo

    quanto a duas pessoas tocarem a mesma coisa, o resultado final será o mesmo de que quando dois tecladistas tocam o mesmo equipamento, é claro que varia né?

    ghb
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Curly
    Então acho que apenas o GR já seria bem interessante para o meu uso.

    eu prefiro o gr33 ou o gr30
    Interessante. Vou pesquisar mais. Valeu, Curly!

    felipe de oliveira
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Curly,
    Eu tb Tive uma GR30, troquei em uma GR2o, vendi e voltei para a GR30...Muito mais organicos os timbres, e mais editáveis.

    Agora vou vender minha GR30 para inteirar MUITO e comprar a Gr55.

    Curly
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    felipe de oliveira

    manual da GR55 já disponível no site:

    http://media.rolandus.com/manuals/GR-55_OM.pdf

    felipe de oliveira
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Encontrei MUITA iformação interessante no fórum abaixo sobre a GR55, inclusive com um técnico da Roland se pronunciando e repondendo as duvidas da turma...

    http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=834143

    Quem não lê em inglês como eu joga no Google Tradutor. rs. Vale a pena.

    Já vendi minha GR30 e uma guitarra que tava "sobrando" to juntando grana pra esse brinquedo aí...

    leandrosm
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    muito legal este topico... eu tenho a GR-33 e gosto muito da versatilidade para sons samples... ja para os sons de guitarra mesmo acho fraca.. as distorcoes sao tao sem graça qto os 1os teclados sintetizadores..rs..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitar Synth - Dúvidas e Dicas!