Simulador de Leslie

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


nichendrix

Continuo sem entender e gostando mais só por uma palavra: MATEMÁTICA!

Basicamente vc aplica esses conhecimentos em que?

pedrolake

Nessas fórmulas X e Y representam exatamente o que?

No caso, a qualidade do efeito está relacionada com a complexidade do cálculo e a quantidade de vezes que o mesmo é realizado. Certo?

nichendrix
Veterano
# jun/14 · Editado por: nichendrix
· votar


Ismah
Basicamente vc aplica esses conhecimentos em que?

Aí é que está, teoricamente esse conhecimento é genérico, eu posso aplicar ao que eu quiser, desde que o fenômeno apresente as mesmas características.

No caso eu em geral trabalho com modelos de particulas, de magnetização e termodinâmica e fluidodinâmica aplicados a fenômenos psicossociais, pode parecer meio coisa de doido, mas na verdade o comportamento de pessoas funciona de forma muito similar ao comportamento desses modelos, os princípios dinâmicos são basicamente os mesmos.

No caso pra mim o que interessa é entender como esses fenômenos de origem psicossocial afetam o desempenho do trabalho dentro de uma empresa, fazendo ela produzir mais ou menos e também como isso afeta a interação dessas pessoas com os sistemas que desenvolvo, assim eu posso desenvolver sistemas mais eficientes que permitam que elas produzam mais com menos impacto em seu bem estar psicológico ou social.

Também estudo como esses fenômenos afetam outras variáveis relacionadas a empresa, como por exemplo, como o comportamento de redes sociais afeta uma campanha de marketing, como usar redes sociais para coletar dados e processá-los para entender o perfil do consumidor e quais trends estão surgindo dentro de um determinado mercado consumidor. Quantificar como cada uma dessas oportunidades impacta na receita ou nos custos da empresa e por aí vai.

Mas a priori, não faz diferença se eu estou usando isso para business ou para pesquisa médica, biológica, sociológica, psicológica, genética, etc. Tem gente que usa isso até para estudar linguística, vida artificial, emoções artificiais, visão artificial, desenvolvimento de alguns tipos de materiais e até arqueologia tem aplicação para esses modelos.

No caso, a qualidade do efeito está relacionada com a complexidade do cálculo e a quantidade de vezes que o mesmo é realizado. Certo?

Não necessariamente, por exemplo se você tem uma baixa taxa de conversão AD/DA. a qualidade do efeito é menor. O mesmo ocorre se você tem um processador que não é capaz de entregar muita precisão em operações de cálculos com ponto flutuante, a qualidade do efeito vai ser menor, só pra citar os dois que vieram mais rápido na cabeça.

Cara, acho que é melhor criar um tópico pra falar de processamento de sinal, se você quiser falar mais de sistemas complexos, passa lá no Nichendrix's Piano Bar que é um tópico só de offtopic e podemos falar disso sem medo de sair do tema do tópico.

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


nichendrix

Mas não estamos fugindo...

Isso faz parte do chorus, que ao que parece seria é uma leslie em slow rotation... Mas vou começar um tópico novo mesmo, pra ficar organizado.

EDIT: quanto a teu trampo, agora fez sentido... Tive uma noção disso num curso de vendas... Basicamente é um setor bem vago (n real tudo que envolver álgebra e quântica é vago - ou na melhor condição hipotético), mas bem raso...

pedrolake
Veterano
# jun/14 · Editado por: pedrolake
· votar


Nessas fórmulas X e Y representam exatamente o que?

No caso, a qualidade do efeito está relacionada com a complexidade do cálculo e a quantidade de vezes que o mesmo é realizado. Certo?


Bem Ismah, o processamento de sinais digitais, utiliza varias técnicas, por exemplo, pense em um cross over digital, o onde você precisa, barrar ou atenuar uma determinada gama de frequências, nesse caso o eixo 'x' pode me representar o espectro de frequências e o eixo 'y' o ganho em decibéis. Neste exemplo estamos usando o domínio da frequência. No caso do chorus ja teríamos que trabalhar com dois elementos, por meio da interpolação de Gauss, onde primeiramente teríamos um gráfico sobre domínio da frequência e outro sobre domínio do tempo. A interpolação dos dois nos daria o gráfico de frequência(y) e tempo(x).

Sobre o cálculo, acontece o seguinte fato, audivelmente a qualidade do programa depende da amostra, por isso em pedaleiras e racks você tem a seguinte frase no conversor Analógico-Digital ,XXX times oversampling, ou seja em uma amostra, que pode ser um Lá, ela passa XXX vezes na conversão, para garantir que não haja uma distorção ou Alias, em relação a amostra original, isso significa que o que entra analógico é o que sai digital (a principio é isso, pois há uma certa complexidade que depende da arquitetura do conversor).

Bem após termos a amostra, no processador, executamos cálculos, mas no caso do chorus, o que acontece, essa amostra é duplicada e ela passa pelo cálculo de delay que atrasará esta onda, depois ela será modulada pelo LFO sobre o delay. A saída desse processo gerará um onda com tempo T maior que o da amostra, e essa onda terá o pitch reduzido em 1 oitava. Até aqui temos a onda original e a onda do processo de phasing e pitching. Após esses processos, devemos interpolar as ondas, para termos somente um sinal de saída, essa interpolação não acontece ao acaso, ela é sincronizada a partir do tempo inicial da amostra o que gera um sinal parecido com esse.

Interpolação de ondas.


Nesse link, tem algumas técnicas de interpolação: http://cnx.org/content/m11126/latest/

Você pode usar as formulas no MathLab.

Analogicamente usamos um clock síncrono sobre estágio DDB (MN, SAD), para que não haja sobreposição e troca de tempos.

Keith Young
Veterano
# ago/14
· votar


Voltando ao topico...

Tenho um Boss RT-20, e to pensando em troca-lo pois to com alguns problemas com ele... o que andei pesquisando e ta dentro do orçamento é o RotoSim da DLS Effects e o Roto Choir da Tech 21... (o sonho seria o neo ventilator mas é caro pra c...) Alguém tem ou ja testou algum destes? O que acharam?

nichendrix
Veterano
# ago/14
· votar


Keith Young
Qual problema vc teve com o RT-20?

Keith Young
Veterano
# ago/14
· votar


nichendrix
O pot de seleção dos modos já é a 2x que estraga, a primeira mandei arrumar em garantia, dps deu o mesmo defeito... mandei pra um cara fera arrumar mas ele nao conseguiu, falou só com a autorizada pra arrumar isso por causa do acesso as peças, e como nao confio muito nas autorizadas da cidade q moro... Outro problema é o fast/slow q as vezes ele ignora o tempo de transição de uma velocidade pra outra e muda direto. Ja desmontei ela inteira passei limpa contatos e nada. =/

nichendrix
Veterano
# ago/14
· votar


Keith Young

Isso é estranho, até porque a RT-20 é um dos poucos simuladores de Leslie que simulam a transição do Fast/Slow corretamente, já que nos originais ele ocorre de forma assíncrona, na boa só conheço ela e o Neo Ventilator que fazem isso direito.

Eu passei um tempão querendo pegar uma, mas como vou me mudar do país parei de pegar gear se não fica muito cara a mudança.

Keith Young
Veterano
# ago/14
· votar


nichendrix
Sim... Eu to pensando em pegar de repente o mini vent, que é um pouco mais barato... mas nao sei se vale essa economica... a proposito, alguem sabe o que mudou do ventilator pro ventilator 2?

geronimo.correa
Veterano
# ago/14
· votar


Top 6 Simuladores de Leslie, segundo a ProGuitarShop:

http://www.tonereport.com/issue34/files/19.html

Neo Instruments Ventilator II
Korg G4
Hughes and Kettner Tube Rotosphere
Hammond Digital Leslie Pedal
Strymon Lex
Boss RT20

Zero Zen
Veterano
# ago/14 · Editado por: Zero Zen
· votar


A quem interessar possa...
Na eterna busca de um simulador de leslie acessível, esbarrei neste lançamento da Dédalo.



Trata-se de um pedal de Chorus com duas opções alternáveis. Uma das opções com controles de velocidade e profundidade tradicionais.

A outra opção, que possui os mesmos controles anteriores, agrega ainda um controle de formato da onda. E é nele, em especial quando setado no formato "Sine", que se encontram simulações de Leslie muito interessantes.

O vídeo não faz jus ao pedal.
Quem tiver oportunidade, dê uma conferida.

Keith Young
Veterano
# ago/14
· votar


geronimo.correa
Boa materia!

O mini vent nem entra, nao sei se da pra considerar ele q nem o ventilator.

Keith Young
Veterano
# ago/14
· votar


Me "esfaqueei" e comprei o Neo Ventilator.

Realmente, é um baita pedal, não tem como comparar com o Boss RT-20 (que é o meu anterior, mas acho o RT-20 o melhor custo beneficio).

Não posso afirmar que ele é identica a uma leslie 122 porque nunca tive oportunidade de tocar numa.

De repente faço um video comparando os dois.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Simulador de Leslie