Simulador de Leslie

Autor Mensagem
douglas_agostinho
Veterano
# jul/11
· votar


oldschoolgod
Eu tenho o Fulltone Mini Deja-Vibe. Ele tbm possui a chave vibrato/chorus. Mto legal esse pedal.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Vale um up aqui...

A Hammond agora faz um simulador de Leslie... Achei muito bom! GAS...



krz4fx
Veterano
# mar/14
· votar


MMI

Finalmente a Hammond resolveu entrar no mercado e brigar com quem faz os emuladores das suas Leslies! O Neo Ventilator tem sido considerado o melhor existente:




MMI
Veterano
# mar/14
· votar


krz4fx

Pode até ter um som bom, mas falta umas frescurinhas da Leslie, como o botão de break que os outros tem. Esse não me dá GAS, fico com o meu. hehehehe

krz4fx
Veterano
# mar/14
· votar


MMI

Na verdade, o Ventilator tem um footswitch remoto que contola a velocidade e tem o break também. Mas só pra botar mais lenha na GAS:



nichendrix
Veterano
# mar/14
· votar


MMI

Na boa dos a´presentados o único barato que simula Leslie é o Boss RT-20, só ele, o Tube Rotosphere e alguns outros de fato fazem isso, BBE Soul Vibe, Mini-Deja Viba, Roto-Vibe são pedais que tenho que imitam o Uni-Vibe que era uma tentativa de imitar leslie em Pedal que nunca ficou muito parecido com o efeito original, o Rotosphere e o RT 20, tanto simulam os dois falantes, como a mudança de velocidade e a assincronia entre entre ele. A Line6 tinha pedal bom e barato similar ao RT20, mas saiu de linha faz tempo.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


nichendrix

Mas esse Leslie me pareceu muito interessante e não é tão caro.

FBlues_rock
Veterano
# mar/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Não é só simulador de Leslie, mas é um pedal que muito me interessou:




nichendrix
Assisti algumas demos, devo pegar o Pickle Vibe que recomendou em breve para ir familiarizando.

Zero Zen
Veterano
# mar/14
· votar


Êita tópico feito na medida para nos fazer sofrer !

Tantos efeitos bacanas e tão pouco numerário disponível.

E o pior que todos os entendidos dizem que nenhum deles se compara a "experiência" que é estar ouvindo uma caixa original...



krz4fx
Veterano
# mar/14 · Editado por: krz4fx
· votar


Zero Zen

Infelizmente você tem toda a razão: pude algumas vezes ouvir pessoalmente um Hammond com uma Leslie e não há NADA que realmente se compare! O som é vivo e se move para todos os lados! O problema é ter uma...

krz4fx
Veterano
# mar/14
· votar


FBlues_rock

Já ouviu as demos com headphones quando o Revolver está em stereo? Dá pra ficar tonto com o som passando por dentro da cabeça!!!

nichendrix
Veterano
# mar/14
· votar


MMI
krz4fx
Zero Zen

Uma hora eu dou uma doida e peço essa Leslie G27 ou G37 pra mim, acho legais há anos.

Keith Young
Veterano
# mar/14
· votar


Bah cara... Eu to com o RT-20 alguns anos... Dos baratos ainda acho o melhor, apesar de dar alguns problemas no seletor de tipo de leslie... Meu sonho de consumo é um Neo Ventilator, pra mim, ele é o top.

Tava vendo, o Lulu Santos, que é mestre nesse efeito... Trocou os Rotosphere pelos Ventilator

Leslie é viciante, sinceramente, virou um pedal essencial pra mim!

Quero ver se algum dia toco numa Leslie de Verdade.

nichendrix
Veterano
# mar/14
· votar


Keith Young
Eu gosto do RT-20 cara, acho que algumas coisas da Leslie ele é simula melhor que a maioria dos simuladores linha acima como assincronia dos rotores quando muda de velocidade ou para.

pedrolake
Veterano
# abr/14
· votar


Se tiver grana vai de fulltone vibe senão monta o Easy Vibe do John Hollis, comparei os dois são muito próximos, sendo o Fulltone o reissue do Univibe da Univox de 64.

nichendrix
Veterano
# mai/14
· votar


pedrolake

Existe um mundo de diferença entre um Uni-Vibe e uma Leslie, embora o UV tenha sido criado para simular a Leslie, ele nunca chegou lá embora tenha capturado a impressão geral do efeito, especialmente plugado em stereo. Os simuladores de Leslie de hoje são muito mais precisos e muito mais próximos das Leslie do que os vibes.

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Na verdade a caixa leslie é um gerador de LFO pela geração e interpolação dos picos sonoros sendo transmitidos ou sendo barrados, por isso ela tem um câmara com uma falante originalmente de 15 polegadas e um bloco de madeira com uma parte escavada, para o som (vindo do passa baixa) sair e duas cornetas com o som proveniente do filtro passa alta, no topo, isso dava o efeito, que ficou conhecido como efeito doppler alternado, ou somente dopola. O Univibe capturou essa alternação proveniente do efeito doppler, criado de forma eletronicamente, por um oscilador bi-astável, e mixou essa variação criada pelo pulso de uma lampada no LDR o que gera uma oscilação de resistência e com isso corrente e voltagem do sinal passando. Essa técnica permitia gerar efeitos parecidos com o efeito de uma caixa Leslie, porem com muitas diferenças, isso foi o primeiro phase shifter já fabricado, só que o engenheiro que levou o projeto do Univibe percebeu que a oscilação gerada por uma caixa leslie em um lugar amplo era muito próximo de um vibrato, quando estava em alta rotação e quando estava em baixa a alternância de picos baixos e altos lembrava um coral, por isso o Univibe se tem dois efeitos, que são gerados pela mesma fonte um é o chorus e o outro é o vibrato. É por isso que tenho minha Leslie 1978 e um univibe 1964.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


pedrolake

Na verdade o chorus é um efeito de pitch e delay em LFO... Ando fazendo testes com meu chorus stereo, deixando apenas o lado com efeito ativo...



pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Sim e não, pelo seguinte fato, o delay foi adicionado acidentalmente para criar efeitos de dobras, e o pitch para o controle de oitavas para evitar sobreposição de ondas de fase diferente o que causaria o cancelamento do efeito, digitalmente criado por um clock, seja por 555, CD4047 ou SAD/MN. E por isso hoje temos duas definições chorus digital e chorus proveniente da modulação de um phase shifter. No caso da Leslie e do Univibe o chorus é a alternância de picos graves, e agudos proveniente da LFO. Ainda existem alguns fabricantes que registram seus chorus digitais como wave doppler, ou dobrador de ondas sobre dopolas.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


pedrolake

Pode falar mais sobre isso? Não sabia dessa diferença e talvez por isso meu chorus não esteja me dando o timbre desejado.

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah, o que você quer saber. Sobre modulação LFO, VCO. Delay, clico de pitch (clock). Inversão de fase.Abs

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


No caso do chorus analógico / phase shifter, a LFO é uma onda triangular, isso nos dá a seguinte observação, pico de subida onde a fase é positiva ou amplificada e o pico de descida onde a fase é atenuada. No espectrômetro podemos ver algo próximo de uma sistema passa alta tendendo a um passa baixa, por isso que o pedal de phase em baixa velocidade nos passa a sensação de um som variando do agudo pro grave. Em física isso é 2x pi x F .

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


pedrolake

Não entendi nada kkk

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah, vamos lá pelo básico.

LFO - low frequency oscillator

é uma onda oscilatória que analogicamente pode apresentar dois tipos de onda, a senoidal e a triangular. Digitalmente podemos ter ela triangular e quadrada.

Ao estudar essa onda oscilatória deve lembar que ela somente ocorre até os 20Hz em alguns casos até 35Hz. A fonte geratória pode ser feita por algo muito simples como um transistor e 6 capacitores e 5 resistores.

Historicamente ela vem dos antigos amplificadores valvulados que possuíam efeitos de tremolo / vibrato.

Para efeitos como phase, chorus o que nos interessa é seu formato triangular, que pode ser criada pela seguinte equação:

Fourier

o que irá gerar isto :

Onda Triangular

Olhando essa onde ela pode ser confundida com a dente de serra por serem muito parecidas.

Olhe somente para a onda triangular, percebe-se um pico positivo ou pico de subida e um pico negativo ou pico de descida.

Imagina que essa onda esteja sendo emitida por um led, quando temos o pico positivo temos o led acendendo e ficando aceso, quando temos o pico negativo temos o led apagando e escurecendo. Lembre-se isso pode acontecer em uma velocidade baixa algo de 1Hz ou 5Hz e em uma velocidade/frequência rápida.

Essa 'interferência' é usada para criar picos em uma onda passante qualquer no caso a vinda da guitarra, quando amplificado sinal da guitarra ouvimos uma som mais claro e tendendo para o agudo, quando o sinal é atenuado ouvimos o som tendendo para o grave.

Eletronicamente para mixar a onda gerada da LFO, podemos utilizar LED acoplado com LDR, podemos mixar ela com voltagem de polarização básica no caso indicado como Vb, ou inseri-la pelo emissor do bipolar ou dreno de um JFET, gerando nestes últimos caso a variação da amplificação, nesse caso a inversão da fase em 90°.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Aprendi sobre as ondas em síntese de sons (made in analogic keyboards), e esse princípio eu havia deduzido, mas não confirmado.

Abusando já de vc:

o que exatamente é LDR? E que efeito gera?

mixar ela com voltagem de polarização básica no caso indicado como Vb

Resultando em que efeito?

inseri-la pelo emissor do bipolar ou dreno de um JFET

Isso gera o tremolo?! Pois teria uma alimentação DC, com tensão variável, não?

nesse caso a inversão da fase em 90°.

Em que caso? E isso não gera o cancelamento total de fase?

pedrolake
Veterano
# mai/14 · Editado por: pedrolake
· votar


LDR é um componente sensível a luz, é um polímero carbonado, que quando está submetido a alta luminosidade sua resistência é baixíssima perto de 1~10 Ohms (dependendo do seu composto base) e em baixa luminosidade sua resistência aumenta.

Pensando no circuito do Univibe, a LFO está sendo transmitida por uma lâmpada, que fica piscando conforme mostrada a onda triangular. O LDR por sua vez está acoplado no circuito que mixa o sinal da guitarra, ele controla o feedback e ganho dos estágios de amplificação. Quando acesa a lampada, sua resistência abaixa, então você tem um pico de interferência positivo, ou seja você está amplificando muito o sinal da guitarra, já quando apagada a lampada, sua resistência aumente criando uma barreira na amplificação. Gerando assim pulsos na onda do instrumento, deixando ela com o seguinte formato.

interferênciaOnda triangular e onda do instrumento com .

O tremolo é um efeito básico, inicialmente desenvolvido pelo seguinte método. Usa se um vibrador/gerador de LFO, e o sinal da LFO é amplificado, o sinal gerado é mixado com a polarização no caso de uma válvula pode varia de -35V a + 80V, e inserido no circuito.

Quando a onda tem um pico positivo isso barra o sinal do instrumento, quando o pico é negativo o sinal do instrumento segue, gerando assim o tremolo.

Já o vibrado é causado pela interferência da onda da LFO de forma mais rápida e ao invés de barrar ou não, ela serve como um agente atenuante ou amplificante.

Por exemplo pegamos o circuito do phase 45 : Phase 45


Onde está o controle de speed é nosso vibrador/gerador da LFO.

Se você olhar atentamente irá ver um controle de BIAS, se ver a rede onde ele está ligado, tem um diodo de 5,1V e o sinal da LFO, sendo inseridos no ponto de BIAS. Esse ponto irá polarizar a onda da LFO e gerar uma pequena DDP ligada a variação dos picos da onda triangular.

Está vendo que a saída do BIAS está ligada aos transistores to tipo JFET, pelo source e a LFO pura pelo GATE. Neste caso ao invés de se usar o LDR para gerar variação na amplificação está sendo usado transistores.

Obs: No transistor quando há amplificação a onda original é invertida em 90 graus. Por isso que os op-amp tem um entrada com inversão de fase e outra sem inversão.

Voltando ao circuito, quando nos temos um pulso positivo no JFET temos uma amplificação no NE5532 e invertemos a onda original em 90 graus. Já quando temos um pulso negativo, atenuamos a onda sem inverter a fase da onda original.

Até aqui ok. Isso é o principio básico para geração de efeitos tipo Phaser Shifter/ chorus analógico.

Agora essa base vai servir para falarmos e chorus digital, o que envolve conhecimentos em lógica digital e sincronismo de pulsos.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Bem interressante, nem sabia do Phase 45, e é bem interessante essa sua explicação, devia aparecer mais na sessão "handmade" do tópico pedais...

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Ismah

Essa explicação deu uma clareada como funciona os efeitos de modulação. O LDR traduzindo é um resistor sensível a luz, facilmente encontrado em casas de componentes, pode ser usado para bastante coisas, como chave, como acoplador fotovoltaico e etc.

Agora o chorus digital é algo mais complicado, para poder explicar como funciona preciso saber se vc está com alguma dúvida. Abs

Ismah
Veterano
# mai/14 · Editado por: Ismah
· votar


pedrolake

Cara básicamente ele vai envolver eletrônica digital - que me interessa muito pouco.

LDR traduzindo é um resistor sensível a luz

Não seria mais corredo dizer que ele é um pot linear sensível a luz???

(Me veio a cabeça a explicação para um wah óptico)

EDIT: não estou dispensando sua explicação sobre chorus digital (como ficou parecendo)

pedrolake
Veterano
# mai/14
· votar


Bem como você me disse antes ' Pode falar mais sobre isso? Não sabia dessa diferença e talvez por isso meu chorus não esteja me dando o timbre desejado.
'

Achei que estivesse falando do pedal de chorus digital tipo chorus ensamble, Small Clone

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Simulador de Leslie