Esclarecendo o funcionamento do OD-20. Cosm é 100% Digital.

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# dez/09 · Editado por: Curly
· votar


Os pedais mais recentes da Boss são todos digitais. embora a empresa não faça muita questão de evidenciar isso... Eu mesmo entrei bem, comprei um PH3 achando que era o igual o antigo PH2 e descobri depois que era digital. Por que fazem assim ? Possivelmente porque é mais interessante do ponto de vista de pesquisa e produção, já que o hardware dos pedais deve ser sempre o mesmo, muda só o firmware e tb porque o COSM chegou a um nível em que - eles acham - supera o analógico...

O problema é vc usar vários pedais assim em série, cada um fazendo sua conversão D/A e A/D, que beleza, melhor seria uma pedaleira, pelo menos faz a conversão uma vez só...

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Curly

Cara, eu acho que as empresas não querem evidenciar que é analógico por conta das lendas que se formaram nos ultimos anos de que só analógico presta.

10 anos atrás em geral a maioria dos compradores era bem mais informada que hoje, sabiam quando analógico e quando digital era bom, hj fica só no disse me disse.

RomeiroI
Veterano
# dez/09
· votar


Eu criei o topico somente para os musicos terem o conhecimento de algo adquirido e nao tenho nada contra equipos digitais.Muita gente dizia que era analogico pois é muito igual os efeitos simulados com os pedais.Ai vi com os meus proprios olhos e pude afirmar .Ha vendedores o vendendo como analogico entao não quero ver ninguem ser enganado!
Adoro esse pedal ,tem muita versatilidade e tb gosto dos amplis valvulados pois faz o meu timbre ,amo blues e acho que eles são mais puxado pra timbre de musica blues.
Acho ki gosto é gosto e não se descute,que bom que cada um tem o seu assim a musica fica mais criativa e abrange mais adepitos a apreciar estilos diferentes e a acreditar que possa criar algo inedito.
Abraço.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


RomeiroI

Eu achei seu tópico bom. Essa coisa de tecnologia COSM tentando "camuflar" (penso assim) a palavra "digital" é uma coisa que eu detesto. Acho uma tática até desleal. É bom mesmo mostrar pra galerinha que só vê marca.

Abs

Curly
Veterano
# dez/09
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/160311/

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


Ahhh... E pra quem quiser os manuais da BOSS/Roland pra download direto:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/202467/

Gambá do Rock
Veterano
# dez/09
· votar


RomeiroI
Eu criei o topico somente para os musicos terem o conhecimento de algo adquirido e nao tenho nada contra equipos digitais.Muita gente dizia que era analogico pois é muito igual os efeitos simulados com os pedais.Ai vi com os meus proprios olhos e pude afirmar .Ha vendedores o vendendo como analogico entao não quero ver ninguem ser enganado!


Muito bom esse seu ponto de vista!
Quando eu comprei o pedal, ha uns 2 anos atrás, logicamente depois de ter pesquisado bastante, tive a oportunidade de escolher a guitarra e o ampli para ligar e ficar testando o pedal por mais de uma hora sem interrupções ou cara feia do vendedor (que por sinal, eu só compro esses lances de guitarra com ele, justamente pq o cara me dá a moral de testar a porra toda que eu quiser). Bem, eu já fui à loja sabendo que esse pedal tem processamento digital mas, como já foi citado neste mesmo tópico, os vendedores não sabem direito ou mesmo não querem saber. Dizem para qum vai comprar que é um pedal analógico e talz. Até porque tem esse lance do analógico ser mais valorizado no mundo guitarrístico. Bem, eu dei uma de joão sem braço e perguntei ao vendedor se era analógico ou digital. Esse meu camarada disse que achava que era digital (justamente pq era COSM). Perguntamos aos outros vendedores da loja. Todos disseram que era analógico. Eu testei, testei, testei, gostei muito do som e das simulações e, na verdade, FODA-SE se é digital ou analógico, pois o som é muito bom. Então, comprei.
Mas que os caras disseram que era analógico, disseram!

Outro lance que deve ser levado em conta é que esse OD-20 traz a emulação/simulação de pedais que não são da marca Boss. Logo, penso que já fica caracterizado o processamento digital. É muito simples se observarmos pelos prismas do selo COSM e pela emulação dos sons de outras marcas.

ae Romeiro, mandou bem mesmo!
Tem muito vendedor que não entende de porra nenhuma e, pensando na comissão da venda, costua empurrar qualquer coisa...

nesse ponto, o fórum ajuda bastante. Mas o pessoal, principalmente a mulekada mais nova, deve testar, testar, testar, informar-se, assistir a reviews com som no youtube e talz. Isso evita de fazer merda e gastar dinheiro numa coisa que não agradará futuramente.

e o OD-20 NÃO é um pedal nada barato!


abraço

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


RomeiroI
MauricioBahia


Eu não discuto a utilidade do tópico, como disse um outro user, vai ter gente que vai começar a gostar menos do pedal por causa disso. É como algumas pessoas que eu vi que compraram Les Pauls chambered e achavam o maximo, aí descobriram que era chambered, ficaram putas das calças dizendo que a guitarra não era tão boa assim.

Eu acho que a Boss use o COSM pra camuflar o fato de ser digital, ela bota lá que é COSM, mas tb não esconde que COSM é um sistema de modelagem digital de sinal. Está lá na maioria dos manuais (especialmente as pedaleira da série GT) e no site da Rolland.

COSM means Composite Object Sound Modeling which is a Roland (BOSS' Parent Company) innovation. COSM is a method of analyzing how a guitar amp responses to different types of playing. It looks at electrical and physical properties of an amp and then renders a digital 'model' that has the same sound as the original.

Pra mim ela usa um eufemismo ou um sinonimo, pra se livrar do estigma existente atualmente em torno da palavra digital. É como chamar a mesma cor por vários nomes dependendo do fabricante.

Enfim, é uma situação dificil pra empresa, ela usa uma tecnologia digital, mas não pode botar na carcaça do pedal que é digital, então dá um nome chique pra tecnologia, e deixa pra por que ela é digital no manual... hehehehehhe

Curly

Quanto as modulações da Boss, a maioria delas elas são digitais há muito tempo, se ainda me lembro bem o Chorus e o Flanger são digitais desde o final dos anos 80/inicios dos 90, do CE-5 em diante tudo é digital.

Eu realmente não vejo problemas com conversão AD/DA porque eu uso poucos efeitos, meu problema com Boss é o fato de não serem TBP, pra mim isso prejudica muito mais que o AD/DA.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nichendrix

Tecnologia "Cosm e Damião". Vai saber o que tem dentro só depois que abre!

hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


MauricioBahia

Bom, eu sou da politica que empresa até pode enganar consumidor usando muitos artifícios, mas nos dias de hoje, com tanta informação rápido e fácil, tem alguns enganos que são imperdoáveis, se o cara caiu é porque a ignorância é tão grande que mereceu, cair na conversa que pedal de modelação é analógico, é um desses enganos hehehehhe

Duvido que tu comprou teu Modfactor sem saber se era analógico ou digital.

RomeiroI
Veterano
# dez/09
· votar


Creio que a boss colocou cosm e nao digital para frizar que é um digital ESPECIALMENTE BOSS,pra vc nao ter em mente que todos os digitais são iguais e criaram uma codificaçao especifica com processadores feitos somente para a BOSS para tentar melhorar o maximo possivel a qualidade dos audios digitais.Não acho que tentaram camuflar mais sim tentaram dizer que o digital deles é diferente ,tipo,venham e experimentem!O resto acho ki é culpa de vendedores,por isso todos acham ki a boss tentou manipular o musico mas na verdade quase sempre quem tenta manipular é o vendedor!

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


nichendrix: Duvido que tu comprou teu Modfactor sem saber se era analógico ou digital.

Pô, mas tava escrito claramente que era digital cara. Pega um manual da Boss e tenta achar a palavra "digital"!

Abs

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Cara eu nunca tive dificuldade de achar não. Porque quase todo pedal que vi que venha identificado como usando a técnologia vem a definição da mesma, ou seja uma clara identificação de digital, já que diz com todos os esses e erres que ela produz um modelo digital dos efeitos emulados por ela.

E nas raras vezes que vi identificarem como COSM e não haver a definição, se você for lá no final do Manual tem um aviso de adequação às leis americanas e europeias que começa com isso bem aqui: This equipment has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device, pursuant to Part 15 of the FCC Rules.

Enfim, mais bem identificado como digital do que dizer que ele foi testado para se adequar aos limites de emissões compatíveis com equipamentos digitais classe B, é impossível.

Então se tiver algum que não venha identificado em lugar algum, eu desconheço.

Eu penso muito como o RomeiroI nesse quesito, pois a meu ver, o que a Roland/Boss, Line 6 e diversas outras empresas, ao invés de generalizarem os produtos dela chamando de digital, preferem identificar suas tecnologias digitais por nome, tanto como uma forma de diferenciação entre elas, quando pra tentar vender a idéia que os digitais dela são melhores que os digitais "normais".

Carro faz isso toda hora, é só ver o caso dos motores, as peças de todos os motores fabricados no Brasil vem pouco mais de uma duzia de fábricantes, não importa a marca do carro, são esses fabricantes que fazem as peças. Os designers e engenheiro dos carros, até por medida de economia, tentam usar no projeto do motor o maior numero de peças pre-existentes possíveis, já que produzir uma peça especificamente pra um modelo é encarece muito os custos.

No entanto você vê todas as marcas de carro dando nomes evocativos a seus motores, econoflex, hi-torc, Fire etc. Pra quê dar nomes se 90% das peças são as mesmas dos concorrentes? Se 90% dos compradores nunca vão parar pra abrir o capô e conferir se não realmente diferente?

Isso faz diferença pra mim que sou neto de donos de uma Retifica de motores e tenho mais engenheiros mecânicos na familia do que tenho dedos nas mãos, e conviver tanto com eles e com a profição dos meus avós faz eu assimilar uma parte razoável do conhecimento deles pela convivência quando eu trabalhava lá nas férias pra tirar uma grana a mais.

Então, eu acho que da mesma forma que no caso dos motores o nome é pra tentar vender a idéia que o meu motor é melhor, ou mais econômico que o do concorrente, dar nome pras tecnologias digitais, pra mim soa muito mais como dizer que meu digital é melhor que o dos outros, do que esconder que o produto é digital.

EDIT:

Isso me lembra uma situação engraçada, depois que a loja que eu tinha com meu pai fechou, eu trabalhei 1 ano no BB, como concursado. Rapaz, com muita frequência eu atendia clientes que vinha reclamar por terem o talão de cheques azuzinho (cheque comum), que queriam porque queriam o talão amarelho (cheque especial). O que diferencia o um cheque do outro é o limite de crédito, que é estabelecido de acordo com a renda, e a análise é feita pelos gerentes, eu como escriturário não podia mudar isso.

Eles insistiam muito nisso, uma vez eu perguntei porque, e me falaram que as lojas botavam banca pra aceitar o cheque azul e não o amarelo. E eu sempre explicava que eu não podia dar o amarelo, porque era pra quem atendia certos requisitos de renda e histórico bancário, portanto era algo que eu não poderia fazer por eles.

Na prática, as lojas estavam dizendo que não vendiam em cheque pra quem fosse "liso". Como se ter limite de credito fosse garantia de não receber cheque sem fundos, especialmente se eles pensassem um pouco, e vissem que quem tem cheque especial, em geral costuma ter mais problemas de pagamento, pois depois de algum tempo começa a tratar o limite como um direito e não uma obrigação financeira.

No fim, isso é como toda a coisa de digital e analógico, isso gerou um preconceito contra digital, então a maneira de dizer que o digital é de maior qualidade, é não chamar de digital (cheque comum), e sim dizer que tem a tecnologia digital X (cheque especial).

Alan_Domingues
Veterano
# dez/09
· votar


Nossa velho. Que neura. Eu nunca fui assim com digital x analógico.

Sempre fui analisando o som. Se está bom para mim, beleza, é isso que eu pego, compro, etc...

Tanto que quando comprei o OD-20 (já tive um a anos atrás, quando ele foi lançado) e nem me liguei se era analógico ou digital, adorei o pedal. Matou toda a minha praticidade, já que eu usava um Turbo Rat e eu queria outros timbres, e não via nas pedaleiras da época um som legal. Só quando peguei uma ME-8 larguei os drivers de pedal, e hoje tiro um som legal até de plugin. Tudo é o ouvido. Mais o mundo é assim mesmo, capitalista, você compra pela marca e não por gostar ou não. Muitas das vezes até a confiabilidade fica a risco nesses termos.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


Alan_Domingues

Não entendi do que tu está falando... hehehehehe

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


nichendrix

Os caras ao invés de só copiarem a idéia podiam se inspirar e melhorar.. 20 presets e ser controlável por midi para facilitar automação em presets seria bem legal...

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


ogaitnas
Os caras ao invés de só copiarem a idéia podiam se inspirar e melhorar.. 20 presets e ser controlável por midi para facilitar automação em presets seria bem legal...

Eu também acho, esse é um dos motivos que me fez desistir dos 2, ter apenas 4 presets.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esclarecendo o funcionamento do OD-20. Cosm é 100% Digital.