Esclarecendo o funcionamento do OD-20. Cosm é 100% Digital.

Autor Mensagem
RomeiroI
Veterano
# dez/09


Blz galera!
Vi muitos comentários sobre o od-20 mais nenhum foi convincente em dizer se é ou não digital esse pedal.
Eu tenho um e acho excelente mais queria tirar essa duvida.
Analisando o esquema eletrônico, logo na entrada depois dos buffers
o som é enviado a um CI AK4552 que é um AD/DA, logo em seguida a conversão é analisada pelo processador de efeitos boss TC220C120AF-006(MR3) que entao se comunica com o micro controlador MN101C30A que é responsável pela a analise dos potenciômetros ,as chaves sw,os leds e o controle da memória.Depois o processador envia o áudio de volta ao IC AK4552 que o reproduz em analógico novamente e o leva a mais duas etapas amplificadoras ate as saídas(out e phone).
O DD-20(giga delay)é 100% digital e faz quase o mesmo processo que o OD-20,tem o mesmo CI AK4552 na entrada ,bom já não preciso dizer mais nada né.
Resumindo, OD-20 é 100% digital, mas não encontrei nada no manual dizendo que era analógico como muitos falaram. Já ouvi dizerem que por ter memória é digital, nem sempre, pois a memória pode ser usada para gravar não o áudio mais as configurações do circuito (ajustes dos potenciômetros, chaves pressionadas, posições de chaves analógicas, etc).Creio que todos os pedais com o efeito octave são digitais.

Espero ter esclarecido a duvida de muitos em relação a esse excelente equipamento o OD-20.

Abraço.

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


Valeu pelas informações.
Tenho um Drive Zone e apesar dele ser digital (sempre soube) eu gosto muito do som dele.

Em relação a todos efeitos octave serem digitais, acho que não é uma regra, o octafuzz por exemplo é analógico certo?

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


RomeiroI

É cara. Eu creio que o termo COSM é uma tentativa da Boss/Roland de desviar a atenção da palavra "digital". Marketing puro.

No manual que baixei, só há menção a palavra "digital" na última página:

"This equipment has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device"

Mesmo assim não sei se até onde, no circuito, esse "Class B" é aplicável, com disse sobre gravar na memória.

Essa tecnologia COSM é algo meio obscuro pq não vejo dados técnicos sobre ela. Ser "obscuro" talvez seja uma vantagem...

Abs e vlw pelo texto!

RomeiroI
Veterano
# dez/09
· votar


Quanto ao octafuzz nao posso te afirmar pois nao arrumei o esquema dele mas se quiser abrir e tirar umas fotos do circuito tando da parte superior da placa quanto da inferior posso analizar pra vc e dizer se é ou nao analog.abraço

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


É digital... ele é essencialmente a parte de overdrives das boss gt....
cosm é o nome que a boss dá para o algoritmo de modelagem que eles desenvolveram

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


RomeiroI

Uma coisa é certa, se tem a palavra COSM no manual é que em algum lugar do circuito acontece algum tipo de conversão A/D.

Abs

RomeiroI
Veterano
# dez/09
· votar


Classe B - Os dispositivos de saída conduzem corrente durante exatamente meio ciclo de sinal cada um. Um dispositivo é responsável pelo semiciclo positivo, e o outro pelo negativo. Na passagem de um dispositivo para o outro, um deles deixa de conduzir corrente antes de o outro começar a fazê-lo, e aparece uma descontinuidade no sinal, chamada distorção de transição. Esta distorção afeta fortemente sinais de alta freqüência e baixa amplitude.

Por isso ele tem dois transistores de saidas para fazer o chaveamento a 180º mas nao quer dizer nada quanto a ser digital ou nao.
e realmente ,cosm é o nome que a boss dá para o algoritmo de modelagem que eles desenvolveram que por sinal é muito bom.

RomeiroI
Veterano
# dez/09
· votar


up.

Gambá do Rock
Veterano
# dez/09
· votar


RomeiroI
Esclarecendo o funcionamento do OD-20. Cosm é 100% Digital.
Blz galera!
Vi muitos comentários sobre o od-20 mais nenhum foi convincente em dizer se é ou não digital esse pedal.
Eu tenho um e acho excelente mais queria tirar essa duvida.
Analisando o esquema eletrônico, logo na entrada depois dos buffers
o som é enviado a um CI AK4552 que é um AD/DA, logo em seguida a conversão é analisada pelo processador de efeitos boss TC220C120AF-006(MR3) que entao se comunica com o micro controlador MN101C30A que é responsável pela a analise dos potenciômetros ,as chaves sw,os leds e o controle da memória.Depois o processador envia o áudio de volta ao IC AK4552 que o reproduz em analógico novamente e o leva a mais duas etapas amplificadoras ate as saídas(out e phone).
O DD-20(giga delay)é 100% digital e faz quase o mesmo processo que o OD-20,tem o mesmo CI AK4552 na entrada ,bom já não preciso dizer mais nada né.
Resumindo, OD-20 é 100% digital, mas não encontrei nada no manual dizendo que era analógico como muitos falaram. Já ouvi dizerem que por ter memória é digital, nem sempre, pois a memória pode ser usada para gravar não o áudio mais as configurações do circuito (ajustes dos potenciômetros, chaves pressionadas, posições de chaves analógicas, etc).Creio que todos os pedais com o efeito octave são digitais.

Espero ter esclarecido a duvida de muitos em relação a esse excelente equipamento o OD-20.




Que diferença faz???
Esse pedal tem uma sonzeira dukaráleo sendo digital ou não....

RomeiroI
Veterano
# dez/09
· votar


Vc saber!

Gambá do Rock
Veterano
# dez/09
· votar


RomeiroI
Vc saber!

... mas eu já sabia...

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/09
· votar


Gambá do Rock
Que diferença faz???
Esse pedal tem uma sonzeira dukaráleo sendo digital ou não....

Te garanto que vai ter muita gente que achava o pedal o máximo reclamando do som agora.

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


Gambá do Rock
Bate até um sentimento de culpa todo mundo dizer bem desse pedal e eu não achar isso... será que eu é que não sei timbrar? =\

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/09
· votar


Na verdade, eu a um bom tempo atrás já tinha criado um tópico aqui no forum comentando o fato da boss não admitir nos anuncios que esse pedal é digital.

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


Dark Fallen Angel
Nem vem, eu não cheguei a achar ele o máximo, e sempre soube que ele era digital, haha! =P

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/09 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


sobrevivente
Nem vem, eu não cheguei a achar ele o máximo, e sempre soube que ele era digital, haha! =P

Eu também sabia. Por isso que eu acho ele interessante, pois pelo menos nas demos ele tem uma distorção bem "quente" e "viva". Pessoal costuma dizer que distorção digital é apagada, morta e talz. Mas infelizmente nunca vi ao vivo para ter certeza disso.

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


Dark Fallen Angel
Sei lá cara, acho que meu amp é anti boss, nunca vi igual. Todas as distorções/overdrives que eu testei no meu LV100 eu achei estranho. Sei lá, acho que incompetência minha, só pode.

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/09
· votar


sobrevivente
Mais provável ser questão de gosto mesmo hehehehe

fill.zanchez
Veterano
# dez/09
· votar


sobrevivente
Sei lá cara, acho que meu amp é anti boss, nunca vi igual. Todas as distorções/overdrives que eu testei no meu LV100 eu achei estranho. Sei lá, acho que incompetência minha, só pode.

É uma loucura isso mesmo... hehe testei várias "timbragens" de distorções no minha GT-10 e poucas me agradaram, hoje com preguiça de ligar a pedaleira liguei a guitar direto no meu novo amp Crate FW15R e aproveitando testei o canal sujo com o reverb de mola... haha! me apaixonei!

RomeiroI
Veterano
# dez/09
· votar


Sei la ligo o od-20 no meu peavy c30 e tem um baita som.nao são todos que me agradam mais tem sons bacanas.Nunca vi a boss negar que o od 20 nao era digital.isso é historia de vendedor na hora da venda pois nao a nada dizendo que seus pedais digitais não sao digitais.Mais o meu preferido deles é o dd-20,kada efeito loko meu...Abraço.

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


RomeiroI

Nem todo pedal oitavador é digital, a propria Boss tem o OC-2 e OC-3 que são oitavadores analógicos. O Hendrix e o Clapton usavam oitavadores já nos aos 60.

Quanto a COSM eu não sei pra geração mais nova, mas quem pegou o começo dessa tecnologia sabe que ela é 100% digital e começou a ser usada em guitarras no sintetizador Roland VG-8, era apresentada antigamente como "a nova revolução digital" por ser i,a das primeiras tecnologias de modelação digital de sinal a realmente produzir resultados muito bons.

No VG-8 e subsequentes, a junção de sintetizador de guitara + Modelagem COSM pode criar uma emulação de guitarra, pedais e amps não muito distante de usar uma Line 6 Variax e um Line 6 Vetta ao mesmo tempo.

Enfim, eu realmente não pensei que ainda existisse duvida sobre a natureza do COSM, mas talvez eu só seja duma época que o que todo mundo mais queria era uma pedaleira digital e quando muito um wah ou drive analógico... hehehehehe

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


RomeiroI
Classe B - Os dispositivos de saída conduzem corrente durante exatamente meio ciclo de sinal cada um. Um dispositivo é responsável pelo semiciclo positivo, e o outro pelo negativo. Na passagem de um dispositivo para o outro, um deles deixa de conduzir corrente antes de o outro começar a fazê-lo, e aparece uma descontinuidade no sinal, chamada distorção de transição. Esta distorção afeta fortemente sinais de alta freqüência e baixa amplitude.
Essa descrição é para amplificadores.... O "class b digital device (ou apparatus)" é o seguinte:

Class B digital device: A Class "B" digital device is a digital device that is marketed for use in a residential environment. Examples of such devices include, but are not limited to, personal computers, calculators, and similar electronic devices that are marketed for use by the general public. Class B equipment, intended for use in a residential environment where the likelihood of RFI is greater, must meet much stricter RF emission limits than the Class A devices. ( http://www.arrl.org/tis/info/part15.html )

No mais, gostei do texto. Já sabia que o OD-20 era digital, mas "dar nome aos bois" é sempre legal.

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


O OD-20 até onde sei é essencialmente a parte de overdrives e dists das boss gt... acho que da 6 ou da 8 pela época em que foi lançado...

Sei que é legal, eu só não tenho um pq eu tinha uma gt e depois que vendi a gt não deu certo de pegar um hehe

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


Tenho o OD-20 já faz um ano, não me arrependo em nada de ter comprado, mesmo não sabendo na época que ele era digital.
Apenas testei bastante na loja e me impressionei com os sons, na época eu ia comprar uma ME-20, mas ao comparar a distorção dos 2... a pedaleira sim tinha um som "digital", no sentido pejorativo da palavra.
Mesmo sabendo que iria ficar sem delay, chorus e outros efeitos, resolvi ficar com o Drive Zone.
O que mais me impressiona no pedal é a versatilidade, muitas das 22 simulações são realmente usáveis. Embora 60% do tempo eu use o modo Tube Screamer, as simulações de Octafuzz, OD-2 e Klon Centaur também casam muito bem com o meu equipo.
Tenho um OD-3 analógico da Boss (que quase nunca uso), e sinceramente consigo timbres tão bons quanto com o OD-20.

Essa questão do analógico X digital, ao meu ver no passado a diferença era mais discrepante, hoje em dia a tecnologia, os processadores evoluiram tanto que se pode tirar tranquilamente um bom som com um equipo digital.

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


acho que a simulação de ts, ds1, od3 e sd1 do od20 (falo pela gt que tive, mas deve ser o mesmo algoritmo), é nmho 95% similar ao pedal, tipo vc só percebe a diferença no som com o pedal do lado para comparar, e ainda assim, em algumas situações nmho a simulação vai melhor por ter mais regulagens hhehe

Gambá do Rock
Veterano
# dez/09
· votar


Dark Fallen Angel
Te garanto que vai ter muita gente que achava o pedal o máximo reclamando do som agora.


Não duvido nada... Eu sempre soube que esse pedal era digital. A tecnologia COSM da boss é digital.sobrevivente
Bate até um sentimento de culpa todo mundo dizer bem desse pedal e eu não achar isso... será que eu é que não sei timbrar? =\

Não, po. Claro que não! Você pode simplesmente não gostar do pedal. Talvez você tenha uma exigência timbrística que esse pedal não cubra. Aí mano, realmente fica dif;icil de gostar. Eu tenho um e gosto muito dele. O que você pode fazer é testar em outros amplificadores, com outras guitarras e tal... talvez você sinta outras nuances sonoras do pedal.

ogaitnas
acho que a simulação de ts, ds1, od3 e sd1 do od20 (falo pela gt que tive, mas deve ser o mesmo algoritmo), é nmho 95% similar ao pedal, tipo vc só percebe a diferença no som com o pedal do lado para comparar, e ainda assim, em algumas situações nmho a simulação vai melhor por ter mais regulagens hhehe

Realmente! Além dos knobs a mais para acertar profundidade de médio/graves e a sensibilidade para o ataque da palhetada, o knob drive tem aquela parte "turbo" que gera muito mais distorção que a maioria dos pedais originais (apesar de eu nunca configurar algo tão distorcido assim).

abraço

nichendrix
Veterano
# dez/09 · Editado por: nichendrix
· votar


ohm777
Essa questão do analógico X digital, ao meu ver no passado a diferença era mais discrepante, hoje em dia a tecnologia, os processadores evoluiram tanto que se pode tirar tranquilamente um bom som com um equipo digital.

Pra mim o grandep roblema disso foi nos anos 80, nos 90, já tinha muito digital que soava tão bem quanto analógico, no geral ainda hoje eu acho que a maioria das modulações e delays digitais batem fácil a maioria dos analógicos, salvo raras excessões.

O problema ainda era as distorções mas na segunda metade dos anos 90, existiam algumas pedaleiras como as Zoom e Digitech mais tops que tinham uma distorção bem legal especialmente pra o pessoa que gosta dessa parada mais high gain. Talver por isso a unica pedaleira que eu realmente tenha gostado nessa época era a ME6 e ME8 que vinham com overdrives analógicos, já que drive digital que não usa tecnologia de emulação e/ou modelagem em geral não soa muito bem. Embora a Digitech tivesse uns drives bem usáveis.

MauricioBahia
Moderador
# dez/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Essa porra de Digital x Analógico x Valvulado já deu no saco mesmo. São sonoridades diferentes, com praticidades e usos diferentes.. TODOS tem suas vantagens e desvantagens.

Em suma, são coisas diferentes voltadas pra múscia.

É tipo pimenta, cebola e alho. Tem gente que gosta, outros mais ou menos e uns detestam. Ainda por cima, tem que saber usar e quando usar, senão estraga a comida!

ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


nmho o único ponto ondo od-20 peca é na quantia de presets, só 4 regulagens... tinha que ter umas 20 pelo menos... simulando 22 dists e só 4 presets.. muito pouquinho.. ok que a dinâmica conta bastante.. reduz volume e etc.. vc consegue bons resultados entre base e solo, mas para músicas diferentes, mais presets ajudariam legal...

nichendrix
Veterano
# dez/09
· votar


ogaitnas

Isso é problema dele e do pedal que ele se inspirou, o DM4 Distortion Modeler da Line 6.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esclarecendo o funcionamento do OD-20. Cosm é 100% Digital.