Boss Phaser PH-3 é digital =/

    Autor Mensagem
    Curly
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Curly


    Então, peguei esse pedal, tinha gostado dos samples do site e me pareceu um phaser de 12 estágios como o TC Electronic, nada na descrição ali dá a entender que se trata de um pedal digital, pelo contrário, ele tem inclusive uma chave de seleção 4-8-10-12 para o número de estágios, que em geral correspondem aos estágios FET...

    Quando o pedal chegou, assustei com o consumo de bateria e da alteração do sinal original, abri o pedal e dou de cara com um bruto processador, pff...

    Entendo e aceito que que alguns pedais, como os de echo, precisam ser digitais para fazerem coisas mais sofisticadas, mas pedais de modulação, pelo amor de Deus, pra que fazer assim, ou, no mínimo, deveriam vir com a indicação no nome "DIGITAL PHASER"...

    Agora imaginem que maravilha, vários pedais digitais em série, cada um fazendo conversão A/D e depois D/A várias vezes, que beleza que vai ficar o sinal... Seria melhor então pedaleira, aí a conversão é feita uma vez só !!!

    Não vou me desfazer do pedal, ele tem uns modos de operação que ficam muito legais para os riffs funk, coisa que eu toco muito, mas seguramente vou comprar um outro, analógico...

    Tenho a impressão que alguns dos pedais mais recentes da Boss como o Flanger e outros também são digitais...

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Curly
    Pois é, venho falando isto faz algum tempo.

    Até o que sei todos os pedais da Boss são digitais - com exceção de drives, EQ e tremolo (sendo que os drives novos DN-2/ML-2/FZ-5 e aqueles Fender são digitais - embora o DN-2 e o ML-2 não tenham a sigla COSM estampada e/ou indicações mais claras).

    Alguns pedais evitam múltiplas conversões tirando o A/D\A no bypass (Line6 por exemplo) - não sei se a Boss está usando isso e/ou se usa o mesmo sistema em todos os pedais atuais (é uma boa de pesquisar no bossarea.com).

    Uma boa maneira de se livrar disso é usar um loop (bypass).

    Algumas pedaleiras novas (ou não tão novas assim) como a Zoom G2 e a Yamaha MagicStomp podem ser usadas a contento pra modulações e efeitos de tempo, acredito que a nova série da Digitech (RP150/250/350) também. A Zoom B2 talvez seja uma boa idéia para aqueles que vão usar efeitos mais extremos (já que tem octave em seção diferente do pitch bend e efeitos de sintetizador).

    Grande parte dessas pedaleiras tem delays longos (de 2 a 5 segundos), capacidades semelhantes e/ou até iguais de edição e oferecem custo x benefício maior (afinal tem mais efeitos e custam menos). E o truque do loop também se aplica neste caso.

    Por isso que indico a leitura de resenhas, manuais e a procura por especificações técnicas... Assim sempre se tem uma boa idéia geral do que se está comprando.

    Curly
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Curly
    · votar


    Ultra.Fuzz

    pois é meu caro, a questão é que mesmo que vc ler as resenhas e os manuais não vai encontrar indicações precisas de que esse pedal é digital, tudo bem para um macaco velho igual eu só o fato do pedal ter a função tap tempo e o consumo de 45 mA deveria ser suficiente para indicar processamento digital, infelizmente não atentei para esses detalhes...

    Quanto às pedaleiras concordo com vc, tenho um VG-8 e adoro as simulações dele, tenho uma Korg AX1500G e acho muito legal as simulações de pedais vintage que ela faz, a simulação do TC Electronic Phaser dela é matadora, dá de dez a zero nesse PH3, mas é isso, achei sacanagem da Boss não indicar explicitamente o uso de tecnologia digital nas suas stomp boxes, afinal, quem compra pedal é pq quer coisa analógica, ou pelo menos deveria ser assim !

    GUITARK2
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Curly
    esse lance de digital e analogico em pedais da BOSS é muito relativo...uso vários pedais uns 12 da BOSS ligados em "praticamente" série e mais 5 processadores e não vejo perda pois isso depende da ordem que se liga os pedais de bons cabos...claro o timbre da guitarra se altera mas isso acontece pq com os efeitos as vezes varios ligados ao mesmo tempo ate para sons limpos....não tem como não mudar o som da guitarra...acho que muita gente aki confunde as coisas perda de sinal é igual a perda de volume ou perda de timbre para vcs?pq se for volume isso se corrige com boosters ( compressores , eq , overdrives)...se quer um som real da sua guitarra pluga ela no ampli e mais nada e com um cabo bom....eu suo várias coisas ligadas para ter uma dist como quero...só assim cheguei no som que eu queria...se eu puder ajudar....

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Curly
    Ahnm... Do que já andei pesquisando a Boss/Roland é das empresas mais difíceis de achar informações precisas sobre os produtos. Agora pelo menos começaram a permitir o download dos manuais, o que já é algo.

    Cruzando as informações disponíveis no bossarea (tanto o site quanto o fórum), nos sites de venda (principalmente MF), nos manuais (e mais alguma coisa pescada em fóruns gringos) geralmente se consegue alguma coisa mais concreta.

    No bossarea diz que o CH-1 e o CE-5 tiveram mudanças no circuito em 2001, passaram a ser digitais. Então... Se o chorus passou a ser digital, não tem muita razão para o flanger, o phaser e o octave não serem (ou pelo menos eu penso assim) - e realmente é o que aconteceu.

    Olhando o manual da GT-8 se vê muitas funções dos pedais de efeitos individuais, pode não ser um indicativo claro, mas já é de desconfiar (pelo que li o oitavador é praticamente igual ao OC-3 por exemplo - e o OC-3 é digital).

    Acho estranho a Boss lançar o ML-2 sem declarar explicitamente que é digital, por exemplo (já que o Dynadrive pelo menos tem o nome igual àquele efeito da série de amplificadores pequenos, então é só uma questão de dedução), mas segue a tradição da empresa.

    Quanto ao assunto pedaleiras, falei mais até num sentido geral (tipo "informe para todos") - porque volta e meia informações erradas são passadas neste fórum e ninguém confronta - e acaba "ficando por isso mesmo".

    Peço desculpa se soou ofensivo ou pretencioso de minha parte, realmente não foi a intenção. :)

    GUITARK2
    Eu acho que o som tem que ficar do jeito que o músico quer e não importa se é analógico, digital ou vermelho com bolinhas roxas... Mas tecnicamente faz diferença sim - e se a idéia for manter o timbre limpo "o mais inalterado possível", a conversão de analógico pra digital e de digital pra analógico de volta é claramente desnecessária e pode causar dores de cabeça.

    Blackus
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    tu tem sete dias pra devolver e pedir o dinheiro de volta sem precisar explicar nada, se tu quiser...

    Blackus
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eu sugiro o Electro Harmonix Small Stone, pode ser o nano se tu achar o outro muito grande.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ah... E eu não faço a mínima idéia de porque o TR-2 ainda não virou digital ou do porque de não lançarem um TR-3 digital com tap tempo e sei lá mais o que.

    Blackus
    Esses EHX Nano tem jeito de serem muito legais e já tão pintando aqui no Brasil por preços "decentes" - e sei lá porque não foram muito citados no fórum até agora.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    tu tem sete dias pra devolver e pedir o dinheiro de volta sem precisar explicar nada, se tu quiser...

    To nessa também...

    Realmente é pior você ficar com a preocupação na cabeça, então pega um phaser analógico logo!

    Sugiro o..

    Sei lá qual sugiro, mas pegue!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Curly

    os caras da roland sacaram e isso reduz custo cara .. equipo digital ... e com a tecnologia digital cada vez melhor eles vão cada vez mais acabar com os analogicos ... eu comprei um rt-20 ... e estou gostando .. pois eh o som q eu queria ... uma excelente leslie (aos meus ouvidos velhos e ficando surdos) ...
    outro pedal q acho bacana e estou em vias de fechar eh o PS-5 ... digital claro ... mas eh muito melhor q outros q tenho ouvido por ae ...

    abrax

    GUITARK2
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ultra.Fuzz
    vc disse a verdade....só n sei se vc entendeu o q eu disse sobre timbre limpo...eu falei que uso muita coisa ligada ate para timbre limpo pq se entende por limpo sem dist ok....mas te garanto que meu som não tem perda alguma...não no sentido que vcs dizem...de timbre da guitarra n falo pois tenho 7 guitarras e para cada uma tenho regulagens no equipo...
    acho que as pessoas aki ...alias n só aki escutam coisas e repetem sem nem saber o q é fato...entendi que vc percebe a mesma coisa...as pessoas confudem som de pedaleira que é digital com pedal digital....o pedal tem qualidade infinitamente superior....assim como os racks tb são muito superiores as pedaleiras...

    Curly
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Curly
    · votar


    GUITARK2
    Ultra.Fuzz
    Blackus
    Igor Fediczko
    _BLACKMORE_

    O caso é o seguinte: acho que todos os pedais de echo e modulação do catálogo atual da Boss são digitais ! Quer dizer, são o mesmo pedal, só muda o firmware. Isso barateia a produção para eles. Não tenho nada contra os digitais, pelo contrário, tenho uma Roland VG-8, uma Roland GR-30, uma Johnson J-Station e uma Korg AX1500G !

    Mas agora, quero um set analógico, se os fabricantes me deixarem ter um !

    Não vou devolver o pedal, como eu falei ele tem um sons bacanas, será usado somente em gravações, na pedaleira jamais, não por ser digital mas por "roubar" o timbre da guitarra, esse pedal faz isso embora nem todos os digitais sejam assim !

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    GUITARK2
    Nem sempre o pedal tem qualidade superior. E a questão de ter vários conversores A/D\A ligados em sequência pode afetar sim o timbre limpo/sem efeitos - afinal estás enviando o sinal para um sistema que pega amostras deste sinal, transforma pra outro meio/outra forma e depois devolve as amostras que pegou para o meio/a forma original. Quanto mais conversores, menor será o sinal original - ou pelo menos em tese. Claro que conversores melhores tendem a funcionar melhor e proporcionar mais fidelidade.

    Quanto melhores as especificações técnicas, maiores as chances do som ser melhor trabalhado (claro que depende da qualidade da programação e de como isso se transfere para a prática).

    ...e que fique claro que eu não levo timbre como coisa sagrada, pra mim timbre é timbre (por mais horrível que possa parecer cada timbre tem sua utilidade). Existem sim opções pessoais do que soa melhor, necessidades de soar parecido com tal ou tal ou de se destacar/ser ouvido no meio da zoeira de frequências que é uma banda. Fora que a perda pode ser tão sutil que é desprezível pra tal ou tal situação.

    De qualquer forma não são todos os pedais da Boss que são digitais e até uma certa época as modulações ainda eram analógicas (só os efeitos de atraso é que já eram digitais)... Então depende de quais pedais tens, em que época foram fabricados, quais componentes foram utilizados, qual a forma que utilizas e qual sistema de bypass eles tem - além é claro de motivações e opiniões pessoais que a meu ver nem devem ser discutidas.

    Curly
    Pode ser.

    De certo sei que os novos tem isso - tem um post no bossarea, tava entre os primeiros - falava dos 3 novos pedais de distorção - tem fotos e tudo... Uma das distorções tem a mesma placa de um dos fenders e as outras duas distorções usam uma outra placa. Tavam discutindo sobre a possibilidade de fazer alguma modificação pra permitir o uso dos dois tipos.

    Sei que a Zoom G2 tem todo o caminho da saída USB da G2.1u por exemplo, mas pelo que lembro o cara que tentou conectar com o pc não conseguiu nada além do windows reconhecer um novo hardware conectado (acho que era no thestompbox que tinha este post). É muito mais barato fazer esse tipo de coisa, diminui custos e tal e... Bom, empresas querem lucro, certo?

    GUITARK2
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ultra.Fuzz
    OK penso o mesmo cada um tem seu som...sem paranoias de"perda de sinal" tenho vários pedais da BOSS ...sempre usei BOSS ....os digitais que tenho são : DD2-DD3-HR2-RV3-OD20(não é totalmente digital) os outros acho q não são : MT2-OD3-SD1-CS3-2XOC2(PSA/ACA)AW2-NS2-NS1-EH2-GEB7......se eu n me esqueci de algum heheheh....para mim BOSS comanda....

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    GUITARK2
    Pois é, alguns desses pedais mais antigos - apesar de terem conversores A/D\A com valores mais baixos (alguns 16bits outros até 12bits) - podem ter um sistema de bypass diferente (ou pelo menos parece ser o caso dos delays, pelo que lembro de ter lido). Fora que os componentes usados podem ser melhores e/ou a tolerância e tal, tendo assim uma resposta diferente.

    De qualquer forma depende muito da ordem e de como se usam os pedais. Pra uma conexão com muitos pedais ligados ou uma pedaleira com muitos efeitos no mesmo patch sempre vai haver uma perda do timbre inicial (se é pequena ou considerável isto vai depender do setup), mas isto é relevante na medida em que não se consegue esses sons sem essa quantidade de efeitos.

    Mas de fato, se alguém quiser um som limpo perfeito, aconselho a pegar o melhor violão, com a melhor caixa de ressonância e construir uma concha acústica com as melhores especificações. Com a guitarra ou qualquer instrumento elétrico/eletrônico sempre haverá uma certa gama de limitações nesse sentido (ou os tecladistas não estariam sempre atrás dos tais timbres de piano) - mas também tem um outro mundo todo cheio de possibilidades. "The devil will get his due eventually".

    E... Numa nota, no bossarea diz que o DD-2 e o DD-3 são na verdade o mesmo pedal - notas alguma diferença sonora entre os eles? (E parece que o RV-3 tem o mesmo circuito que um outro pedal, me falha a memória qual).

    Curly
    Não lembro de detalhes técnicos específicos (como número de estágios), mas não tem nada da MXR e/ou EHX que possa substituir? Talvez algum dos handmades? Parece que o Boss PH-2 é de 12 estágios, talvez tentar o mercado de usados (vai ver ainda tem algum novo "encalacrado"/lacrado por aí em alguma loja)? ...

    Curly
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ultra.Fuzz

    analisando os circuitos na internet vi o seguinte:

    MXR 45 - Phaser 3 estágios
    MXR 90 - Phaser 4 estágios
    MXR 100 - Phaser 6 estágios
    EH Small Stone - Phaser 4 estágios, mas com circuito bem distinto

    Pedal Boss agora comigo só o vendedor deixando eu abrir antes, hehe...

    GUITARK2
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ultra.Fuzz
    o lance do DD2 /DD3 é o seguinte.....o DD2 era caro de produzir....ai BOSS lançou o DD3 com um chip mais barato...o meu DD3 é o primeiro fabricado em TAIWAN então ainda tem o primeiro chip e o de fundo rosa....depois a BOSS lançou o DD3 fundo cinza q é o DD3(A) que tem um chip mais "digitalizado" tem um som mais frio..menos natural....mas isso tem de ligar todos como eu ja tive todos ao mesmo tempo e testar...entre os DD3 achei o fundo cinza mais "brilhante" em relação ao DD2 este para mim é o melhor delay da BOSS...ele tem o calor dos analogicos e a pureza dos digitais este so tem japones...muitos guitarristas famosos aparecem em esquemas de ligação como se usassem o DD3 mas usam mesmo o DD2....este lance pq ganham os pedais da BOSS para fazer propaganda e o DD2 n fabrica mais...

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Curly
    Pelo que tem de informações o PH-2 é analógico mesmo, por isso falei. Olha o trauma! hehehe :D

    GUITARK2
    Sim, sim... Era exatamente sobre isso que falava (o circuito é o mesmo, "só" muda o chip), queria saber que diferença tinha entre o dois. E a tua resposta vai no sentido que eu esperava... O chip anterior era melhor. :)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Curly

    Não tenho nada contra os digitais, pelo contrário, tenho ... uma Johnson J-Station e ...

    putamerda cara ... eu comprei uma dessas .. usada claro .. deve chegar em julho ... mas ae pergunto .. por nao ter ainda usado apenas ouvido sons dela ela tem algum shifter inteligente? pq estou comprando um PS-5 cara .. e se tiver esse recurso no J-station nem compro mais ...

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    _BLACKMORE_
    http://www.johnson-amp.com/jstation.htm

    Tem manual e tudo mais (tem umas atualizações legais pra fazer - se já não tiverem sido feitas).

    Tem pitch, não lembro se é inteligente (acho que não).

    Curly
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    _BLACKMORE_

    Cara a J-Station tem efeitos sim inclusive de shifter mas são efeitos relativamente simples embora usáveis... Eu uso esse equipamento apenas para processar o sinal de áudio original da guitarra no loop do roland gr30, veja a foto aqui

    O esquema desse equipamento é vc usar o programa de edição, muito parecido com o guitar rig, precisa de um cabo midi. As simulações de amp dele sã ótimas

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Curly
    De repente é só porque eu sou meio desregulado mesmo, mas... Pela foto parece que o J-Station seria a parte de cima do GR-30 só que tá desmontado. HAIUaHuiahauia

    Tá... Ok, voltando pra realidade.... Já testou a gravação via SPDIF?

    E, voltando ao tópico, alguma alternativa mais interessante de phaser?

    Igor Fediczko
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Caras.

    Eu não compraria o phaser da boss, pois além desse e outros problemas, como... ele consome muita potência, não é tbp... essas coisas.

    eu to afim de um phaser... quando é o nano da EH?

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Igor Fediczko
    Por enquanto só vi na musicware, o phaser não tá tão em conta... Mas é basicamente a mesma média de preço do Boss por exemplo e mais barato que os MXR (ou pelo menos do que lembro de ter visto nos últimos tempos).

    Blackus
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Igor Fediczko
    U$60

    almy
    Veterano
    # set/08
    · votar


    o ph-2 eh analogico sim... vc acha facil...vi o japones no mercado livre por uns 300 conto outro dia...

    Curly
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    PFFFF.... JÁ QUEBROU ESSA MERDA !!!! =/

    me deixando na mão... nem vou mandar consertar, se é que tem conserto, pedal maldito, trocando por um mxr 107

    Curly
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Atualizando a 'saga':

    bom, primeiro, do nada o PH3 voltou a funcionar !... O que de pouco adianta, já que o pedal perdeu a confiabilidade, nunca poderá ser usado ao vivo de novo...

    conseguir pegar um Boss PH-2 SuperPhaser usado por um preço bacana, é um phaser analógico de 12 stages (para comparação, os phasers clássicos têm 4 a 8 estágios), o que garante a atuação bem radical do efeito para as bases funk

    PH3x PH2

    a simulação de 12 stages do PH3 era na verdade a simulação do Ph2 analógico, então pude comparar o som dos dois pedais.

    o PH3 come um pouco dos agudos, ja o PH2 abre um buraco nos médios, o que dá uma certa característica 'acústica' no pedal. tocando com strat, isso fica ainda mais evidente. O PH2 tem também a 'ressonancia' mais pronunciada, aquele sonzinho meio wah, meio synth que dá na virada da onda, mesmo regulando pelo botão RES. Aparentemente os algorítimos do PH3 contornaram essas pontas em nome de uma performance mais equilibrada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss Phaser PH-3 é digital =/