Review - Digitech RP255

Autor Mensagem
ohm777
Veterano
# dez/09


Olá galera, fiz um review da Digitech RP 255 que comprei recentemente no eBay.
Espero que seja útil para os interessados em comprar ela e comparar com outras da mesma faixa de preço!

Somando tudo, paguei R$ 310,00 nela, aqui no Brasil ela custa de R$ 800 a R$ 940, embora seja raro de achar uma.
Ela é de uma linha nova da Digitech, as que tem "5" no final são versões melhoradas das 150, 250, 350...

Construção

É uma pedaleira de tamanho médio, possui dois footswitches e um pedal de expressão grande.
A construção é toda de metal, exceto os footswitches e knobs que são de plástico. O pedal de expressão chama a atenção
pela superfície de aço escovado e tiras emborrachadas. A pedaleira é bem robusta e parece aguentar usuários desleixados!
O display de LED possui 6 caracteres.

Entradas e Saídas

No painel traseiro se encontram: Input,botão seletor Amp/Mixer (para simulação de caixa em gravações em linha ou quando estiver usando fone), 2 Output 1/4" (Left/Right), 1 saída 1/8" para fones.
A pedaleira também tem uma entrada auxiliar 1/8" muito útil para tocar junto com cd player ou mp3, além de uma saída USB para gravações e editar os presets no software X-Edit.

Qualidade do Som!

A minha última pedaleira era uma RP 80, também uma Digitech. Porém a diferença na qualidade é brutal!
O processador AudioDNA2 é o mesmo usado nas versões mais tops como a RP 355 e RP 500.
O conversor A/D/A é de 24-bit e o resampleamento é feito a 44.1 Khz.
Há um looper de 20 segundos incluso, podem ser feitos overdubs também.

Efeitos:

Pickup Simulator - É um simulador que quebra um galho para quem não tem singles/humbuckers na guitarra, mas pro meu caso não tem nenhuma utilidade.

Wah - Tem 3 modelos (Digitech Full Range, Crybaby, Vox Clyde McCoy) e respondem muito bem as expectativas para uma pedaleira digital. Claro que nada substitui um wah analógico, mas em comparação com outras pedaleiras tem um bom som.

Compressor - Esse é um ponto forte, basta usá-lo com sabedoria e sem exageros!!! São dois modelos, o DigitechCompressor e o CSComp (baseado no Boss CS-2), eu particularmente achei este último melhor.

Distorção (Stompboxes) - Diferente de algumas pedaleiras, a RP255 tem uma seção de distorção/drive que simula pedais conhecidos e outra seção para simulação de amps (que também fornece drive).
Os drives em geral são bons, basta ter tempo e disposição para regulá-los, não pense que os presets de fábrica oferecem o poder máximo da pedaleira! Os destaques dessa seção são o DOD250, Metal Zone e DOD Gonkulator Ring Mod. Achei ambos os Tube Screamer fracos em ganho.
NOTA: Uso muito pouco os stompboxes dela, geralmente quando quero por um drive/dist antes de uma simulação de amp eu uso o meu Boss OD-20 que cumpre melhor esse papel tanto em quantidade como em qualidade.

Simulação de Amps - Quando plugadas em um amp, as simulações soam brilhantes e definidas. As distorções soam fortes, porém sem perder a dinâmica, sem comprimir em excesso o som. Mais uma vez repito: tudo é uma questão de regulagem, se você quer um bom som tem que ficar horas ali fuçando! Destaques para as simulações de Twin Reverb, Tweed Bassman, JCM900, Marshall Plexi e Soldano SLO-100. O Rectifier soou muito abelhudo pro meu gosto.

Chorus/FX - Os chorus são muito bons, mas assim como outros efeitos você só pode sentir eles de verdade usando 2 amps com a saída estéreo (ou usando fones de ouvido). O whammy é bem fiel ao original e não dá aquele efeito "granulado" em algumas notas, como se pode ouvir em outras pedaleiras mais antigas da Digitech (como a RP 6 ou a RP80).

Delay - Tem cinco modos, Digital, Pong, Tape, Modulated e Analog.

Reverb - Os reverbs Lexicon são a grande surpresa da pedaleira. Qualidade de som excepcional, soam quentes de verdade. Muito útil para quem faz gravações caseiras!
Há ainda uma simulação do Twin Reverb e do EMT Plate.

Pontos Fracos - Não vem o cabo USB junto com a pedaleira... Alguns parâmetros de efeitos (como por exemplo a frequência em que os pots do EQ do amp atuam) só podem ser ajustados com o software de
edição de presets.

SAMPLES -

http://www.4shared.com/account/file/172136011/994f5b1d/Samples_Digitec hReview.html

Todas as gravações foram feitas em linha, tenham em mente que quando plugada em um Amp a RP255 tem um som muito mais definido.
Por falta de um bom microfone, preferi gravar os samples somente com o cabo USB.
NOTA: Os samples ficaram cortados na sua duração porque o Cubase deu a louca aqui! De qualquer forma dá pra ter uma idéia do timbre!

GustGuitar
Veterano
# dez/09
· votar


Bem legal seu review, velho!
E o delay dela, é bom?
Só troca pro fórum de pedais.
abraaço !

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


GustGuitar

Opa é mesmo, vou pedir pra moderação.
Ouça os samples!

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


Boa garoto, ótimo review!
Desde que eu ouvi falar dessa pedaleira, não paro de pensar na possibilidade de pegar uma para mim para usar para modulações e ambiências. Parece ser ótima para isso, e o tamanho compacto torna isso mais convidativo. Curti pra caramba os samples, principalmente o bright+volumeswell, que é bem o som que eu usaria bastante. Faltou gravar algo com o whammy! =D

Uma pergunta, qual o amp que você tem? Eu também tenho um OD-20 e não curti muito ele no meu LV100, tudo soa bem digital. Será que eu é que não estou sabendo regular?

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


ohm777

Se deu bem! :-))) E-Bay na cabeça! hehe

Valeu pelo review.

Abs

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


ohm777
Cara, parabéns pela pedaleira! Curti bastante os timbres, especialmente o do Plexi. Teria como mais pra frente tu gravar algo mostrando o '57 Tweed Deluxe, JTM-45 e a simulação de Fuzz?
Obrigado desde já e parabéns novamente!

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


Van_Lorien
Com certeza, gravei poucos timbres porque tava sem tempo mesmo (e tava aprendendo a fuçar no Cubase que vem com a pedaleira).
Ainda essa semana eu posto mais alguns timbres!

MauricioBahia
Pois é. Culpa do seu tópico!!!

sobrevivente
Não gravei com o whammy, porque usando a usb ele estava soando diferente, não sei se era configuração... Mas devo postar alguns samples microfonados também.
Em relação ao OD-20, ele é um pedal digital mesmo cara!
Algumas pessoas gostam, outras já sentem uma diferença...
Quando toco na banda, plugo em um Line 6 Spider II e tiro um som bem satisfatório com ele, principalmente com o modo Loud, Tube Screamer e o Lead.

sobrevivente
Veterano
# dez/09 · Editado por: sobrevivente
· votar


ohm777
Pois é, já vou pegar o Meteoro Revolution como substituto do OD-20, que estarei mandando embora.
Cara, gostei demais do bright+volumeswell, muito bom mesmo. Essa pedaleira tem mais sons nesse estilão mais synth?

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


Ai ai, estou pensando seriamente em encomendar uma RP 355 hoje. Minha mão e meu ouvido tão coçando já.

mgbej
Veterano
# dez/09
· votar


Qual loja no ebay vc comprou?

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


mgbej
Comprei na ToneFactor, mas comprei pelo site deles mesmo, apenas descobri a loja pelo eBay.

Van_Lorien
Vai fundo cara! Não vai se arrepender...
Eu quase que peguei a 355, ia ser uma mão na roda aquelas saídas XLR.

sobrevivente
Essa pedaleira tem mais sons nesse estilão mais synth?

Efeitos ela tem, basta ter curiosidade de ficar criando novos sons!
Eu ia sugerir para testar o OD-20 em outros amps, mas com o set que você tem... Tá bem servido de drive!

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


ohm777
Ah cara, sei lá, acho que não tenho muita paciência para regulagem de drive... até fico meio cabreiro de pegar uma pedaleira para modulação/ambiência justamente por isso. Mas não tenho escolha, ou é isso ou comprar uma latinha para cada efeito. =\

Ah, e sobre as saídas XLR, quais são as aplicações para ela? Gravação? Saída balanceada para uma mesa de som?

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


ohm777
Só me tira mais uma dúvida, qual é a voltagem da fonte que vem com ela? 110v ou 220v? Vou comprar na ToneFactor mesmo.

mjcmello
Veterano
# dez/09
· votar


É. Comprei a minha por R$ 850,00 aqui no Rio de Janeiro. Nunca arrisquei a comprar uma pedaleira dessa pelo eBay.

janick
Veterano
# dez/09
· votar


Não gostei muito dos timbres cara, para ser honesto. Os efeitos parecem ser bons, mas os timbres de fender principalmente, achei bem paias.

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


sobrevivente
Pra quem faz apresentações na noite, é só plugar as saídas balanceadas na P.A. do local!

Van_Lorien
A fonte que vem com ela é 110v.
Mas uma fonte bivolt dessas é barata, comprei a minha por R$20.

janick
Valeu pela opinião cara, tem que ser honesto mesmo!
Mas lembra que as gravações não foram microfonadas, e também não tive muito tempo pra regular bem os presets.
Em um amplificador o som é outra coisa.

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


ohm777
Tu diz um transformador pra ela né, ou tu tá usando outra fonte, sem ser a que vem com ela?

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


Van_Lorien
Antes eu tava plugando ela no estabilizador do pc, porque aqui em Floripa é 220v. Mas agora já comprei uma fonte nova mesmo.

thmenezes_RJ
Veterano
# dez/09
· votar


ohm777

eita o cara grava o mestre Holdsworth pra fazer as demos hahaha show de bola

Então cara, duas coisas... vc achou mesmo fácil achar essa fonte? Uma coisa que me impressionou na fonte foi a alta amperagem. 1,3A é muito pra uma pedaleira deste porte, a G2.1u usa uma fonte normal de 300mA. Achei alto o consumo dela, fiquei perguntando a razão disso. Não tive problemas pois a minha voltagem é 110, mas sei lá, sempre pode queimar precisar de outra...

Gostei dos samples, porém eles tem um certo de excesso de compressão, sei lá, um agudo meio estranho, eu já tinha percebido isso na zoom G2 também, é uma consequência da simulação de CAB ativada, desativada esse excesso é praticamente inexistente. É a mesma sensação que eu tenho ao ligar direto no PC aqui em casa.

Seu review foi perfeito, me recuso a fazer outro, pois seria redundante.

Apenas algumas ressalvas, comparativamente com a G2.1u da zoom, a concorrente mais famosa aqui no Brasil.

Não achei a construção da pedaleira tão robusta, a zoom é mais densa, ela é um tijolo mesmo, a RP é mais fragil. Os foots são mais frágeis também. O pedal de expressão, por outro lado, é outro nivel, muito bem construído e com um belo alcance, além ser mais sensível as regulagens que a pedaleira oferece. Muito legal.

A RP tem bem mais saídas e entradas, é muito boa nisso aliás, mais completo só se tivesse midi, mas numa pedaleira desse porte praticamente isso não existe e além disso, a USB cumpre a função primordial de uma MIDI em pedaleira, que é a edição pelo PC. Ou seja, não faz a menor falta. Destaque para a saída em estéreo, raríssima em pedaleira deste porte e para o aux in (ambos inexistentes na G2.1u).

Preciso testar mais os efeitos pra poder comparar melhor. Os delays da zoom são excelentes, ainda não dei uma olhada mais detalhada nos da RP. Gostei do reverb, e curti o harmonizer, embora seja necessário editar no software pra variar os volumes da nota principal e da harmonizada. O harmonizer da zoom é muito bom também, mas a definição da nota harmonizada é melhor na RP. Por esse mesmo motivo, o whammy é bem, bem melhor mesmo na RP. Comprei ela acreditando nisso e não me decepcionei, pois uso muito e queria um bom modulador com whammy, que acho bem pratico. O compressor da RP é bem melhor também, aliás uma coisa que eu não curti muito na G2 foi o compressor...

A G2 funciona com pilhas, isso já me salvou um vez, aguentou duas horas, depois tirei a pilha não sei quanto aguenta no total. Como já me salvou uma vez, tenho que considerar relevante. Por outro lado pode-se editar o nome do preset na RP, muito útil e também não muito comum em pedais de pequeno porte.

A taxa de conversão A/D/A é a mesma, 24 bits. Uma coisa que me deixou meio cabreiro foi a sampling frequency: na zoom é de 96kHz e na RP é de 44.1 kHz. Não sei se tem alguma relação, to sem amp aqui e ainda não testei, mas espero que isso não implique em perda de sinal junto aos analógicos. Eu particularmente acho a perda de sinal da zoom desprezível, o que é muito bom. Quero testar a RP quanto a isso, já que usarei apenas pra modulações.

As simulações de amp em linha são bem melhores na RP do que na zoom, isso sem dúvida alguma. E a RP tem um brinquedinho bem legal que é um loop de 20 segundos, em que é permitido fazer overdubs. Uma ótima diversão.

Ambas as pedaleiras possuem uma bateria eletrônica. Exceto pelo metrônomo, não vejo muita utilidade pra isso, pelo menos para o meu uso. Até porque são bateras bem simples.

Um sample de blues que gravei aqui... na bt da jam que tá rolando, gravei só um pedacinho pra galera ver.

http://www.4shared.com/file/173150371/c10fe30a/blues_RP255_usb.html

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


Putz, fui comprar agora a RP355 na ToneFactor mas ela tá fora de estoque. Mandei um e-mail pra lá perguntando. Também procurei no e-Bay, se o frete compensar, vou pegar lá. Tomara que o frete seja o mesmo preço que o da ToneFactor (US$20,00) ou semelhante, tem lugares que o preço sai em torno de US$50,00.

ohm777
Veterano
# dez/09 · Editado por: ohm777
· votar


thmenezes_RJ
eita o cara grava o mestre Holdsworth pra fazer as demos hahaha show de bola

Aêê alguém foda reconheceu!!! Eu sou ultra-fã do mestre, tenho praticamente tudo dele no pc.

Olha eu nunca toquei em uma G2, mas se você está falando ela deve ser realmente um tijolo! A RP255 também não é o que poderíamos chamar de uma pedaleira frágil.

O lance da sampling frequency eu não notei nenhuma perda de sinal significativa aqui com os meus pedais. Pelo que eu já li em um tutorial aqui do fórum, ela não pode ser abaixo de 40Khz porque já degrada a qualidade do som, mas quanto mais melhor né.

Lembra que a fonte dela é AC , talvez por isso a alta amperagem.
Fácil de achar não foi, porque a maioria das lojas de instrumentos vende fontes DC, mas na primeira eletrônica que eu fui já encontrei uma.

Teu sample ficou muito legal cara, qual preset você usou?

Van_Lorien
Cara espera um pouco porque acho difícil você encontrar um frete mais barato.
Quando fui pegar a minha, também estava em falta. Mandei um e-mail pra eles dizendo que estava interessado, e em uma semana e meia já pude fazer a compra.

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


ohm777
Pois é, eu mandei um e-mail par ToneFactor perguntando quando vai ter de novo. Também achei um vendedor no eBay, mas ainda não sei o frete e ainda tem a ProGuitarShop.com que com frete, ela sai US$10,00 mais cara que na ToneFactor e ainda por cima vem por USPS Express Mail. Tô aqui pensando com os meus botões agora.

sobrevivente
Veterano
# dez/09
· votar


thmenezes_RJ
mas espero que isso não implique em perda de sinal junto aos analógicos.
Quero testar a RP quanto a isso, já que usarei apenas pra modulações.

Cara, quando testar não deixe de colocar suas impressões aqui. Estou querendo comprar essa pedaleira para esse fim também.

Van_Lorien
Poxa, que azar! =\
Mas acho que é melhor dar uma esperada, logo deve estar chegando mais.

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


Eu sou muito azarado, fui comprar a RP355 na ProGuitarShop.com (US$149,95) e tá, fui no Shopping Cart e cliquei em Calculate Shipping e mostrou US$48,95 por USPS Express Mail e até aí tudo ok. Só que, quando eu clico em "Secure Checkout", a única opção de frete que aparece pra escolher é UPS Worldwide Expedited que custa meros US$446,00 (!!!!!). Mandei um e-mail pra lá pra saber qual é o problema. O universo tá conspirando pra que eu não tenha uma pedaleira. <o>

thmenezes_RJ
Veterano
# dez/09 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


ohm777

Com certeza ela não é frágil, mas o lance é que a G2 passa a sensação de se vc pegar uma marreta e começar a dar porrada freneticamente nela, a bichinha aguenta (exceto nos knobs que são similiares a RP e no visor).

Sobre o preset eu nem me lembro cara agora não to em casa, mas eu lembro que eu dei uma editada... quando chegar em casa eu posto a configuração dele.

Aêê alguém foda reconheceu!!! Eu sou ultra-fã do mestre, tenho praticamente tudo dele no pc.

Bem, o "foda" fica por sua conta hehehe. Na minha conta, vou repetir um comentário que li no vídeo de Devil take the hindmost no youtube, porque resume simplesmente o que eu acho do mestre:

"Se eu tocasse 1 bilhonésimo do que toca o Allan Holdworth, eu já seria um excelente guitarrista."

Sim, eu também sou fã, pela-saco, viciado no mestre hehehe. Reconheci de cara os sons !!!

Van_Lorien

Cara, siga o conselho do ohm777. Espera chegar na tonefactor de novo... simplesmente não existe um frete melhor do que o deles. Nem adianta procurar, frete melhor vc só acha naquelas compras em taiwan, china, hong-kong que worldwide free shipping. Mas sei lá, acho que a tonefactor é mais confiável... e não há necessidade de pressa, eu sei que dá vontade de pegar a pedaleira logo e sair tocando, mas vale a pena esperar, na minha opinião.

sobrevivente

Testarei sim cara, pode deixar que assim que eu tiver chance posto aqui as minhas impressões. Mas só pra lembrar, eu desprezo a suposta perda de sinal da zoom G2, não sinto nada. O lance é que algumas pessoas atestam que sentem a perda. Isso só me faz concluir que o quarteto guitarra/amp/pedais/ouvidos importa, e muito. Mas pra mim ela é excelente pra modulações, vale lembrar que é uma boa opção. Lembrando que o whammy dela não é bacana, por isso (e só por isso) que estou trocando.

ohm777
Veterano
# dez/09
· votar


Van_Lorien

Cara seja paciente, compra na ToneFactor mesmo que rapidinho chega...
Além de ser mais barato o frete, me falaram que USPS Express Mail tem mais chances de ser taxado.

thmenezes_RJ

Beeeem nessa!
Depois posta o preset mesmo.

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


ohm777
Pois é, tem isso. Só tô de cara porque a ToneFactor não responde o meu e-mail perguntando sobre a disponibilidade da RP355, nem pra dizer quando vai chegar uma nova remessa.

Van_Lorien
Veterano
# dez/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


ohm777
thmenezes_RJ
Rá, acabei de entrar no site da ToneFactor e já tá disponível novamente! Já tô comprando! :D

Deu, comprei! US$187,00 com frete. Espero que chegue rápido e, principalmente, que não seja taxada.

A ToneFactor envia por e-mail o código de rastreio do produto? Eles demoram pra postar no correio?

thmenezes_RJ
Veterano
# dez/09
· votar


Van_Lorien

Postam rápido. O envio não tem rastreio.

Van_Lorien
Veterano
# dez/09
· votar


thmenezes_RJ
Mas mesmo sem rastreio é tranquilo né? Vem por correio ou transportadora? Aliás, quanto tempo demorou pra chegar a tua RP?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Digitech RP255