Vira comprar Pod X3L no ebay?

Autor Mensagem
janick
Veterano
# out/09


Opa, guras... eu to querendo aproveitar essa onda do dolar baixo pra pegar uma X3L pra mim. E eu achei uma, com frete internacional incluso, por 560 dolares. Vale apena? E aqui... caso pare na alfandega, o que eu vou ter que pagar? 560 - 50 = 510 e desse valor eu pago 60% de imposto + os 560? o que daria... 560 + 306 = 866 dolares no total.

Estou certo? Ou tem mais ou menos taxa pra pagar? Sou de Minas Gerais. Aqui paga ICMS se eu comprar isso de fora?

Valeu!

Fernando
Veterano
# out/09 · Editado por: Fernando
· votar


...

Fernando
Veterano
# out/09 · Editado por: Fernando
· votar


Cara, compra acima de 500 dolares é mais complexa: além dos 60% sobre o valor total e o ICMS, você vai ter que fazer Declaração de Importação e ainda pagar despacho aduaneiro... Você não consegue achar no Ebay a pedaleira + frete por menos de 500 dolares?

janick
Veterano
# out/09
· votar


Fernando
Hm, como assim?
Acima de 500 dolares muda a história?
O que eu posso fazer, é comprar uma que esteja abaixo dos 500 dolares, pagar o frete e pedir pro cidadão por na nota apenas o valor do equipamento. Isso é possível?

Ou chorar la com o cara pra ele baixar o valor na nota, dai eu faria um deposito pra ele de 500 e outro de 60, caso o cara queira conferir se ta tudo nos conformes. Funciona assim?

Fernando
Veterano
# out/09
· votar


janick
Acima de 500 dolares o esquema é um pouco diferente, sim. Olha aqui: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

O valor do frete sempre vai constar na caixa. O ideal seria que a POD mais o frete dessem menos que 500 dolares mesmo.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Fernando
Hm... achei um cara que faz worldwide aqui. O Pod dele é 420 dolares. O frete do Pod pro Brasil até 80 dolares eu acho razoável, vamo ver se da!

janick
Veterano
# out/09
· votar


Hm, entendi, se passar de 500 dolares, o negócio é com o pessoal lá né, senão nos correios mesmo eu pago essa taxa, certo? Caso seja tributado!

Fernando
Veterano
# out/09
· votar


janick
Se passar de 500 dolares a Receita vai entrar em contato com você pedindo DSI para justificar a importação... É mais demora, burocracia, etc. E você terá que pagar serviço de despacho aduaneiro (os Correios cobram R$150 por esse serviço), além do ICMS. Mas como você é de MG, você já teria que pagar 18% de ICMS em qualquer importação.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Fernando
Hm, isso é complicado mesmo. Putz, em cima disso tudo, caso pare, eu tenho que pagar 18%?
Hm, entendo. Eu achei um que no total daria 520 dolares, e outro que o total daria 500, mas é blemished, B-Stock. Tipo, "novo".

Eu perguntei nos 2; o primeiro se eu poderia pagar pra ele 500 + 20 dolares no paypal, 2 pagamentos, e ele mandar o invoicement apenas do 500, como se tivesse fechado tudo em 500, e para o segundo, eu perguntei se ele poderia enviar o produto marcando "new" la. Tipo, ele ta na caixa com os manuais e tudo mais, não tem porque não ser considerado novo, né?

janick
Veterano
# out/09
· votar


Outra coisa!

O ICMS ele é cobrado, em cima do valor total tributado (se eu comprar um negócio de 500 dolares, vai cobrar 18% em cima do valor final - 770) ou em cima do valor do produto apenas?

Se for no total, da 910 dolares.

Se for em cima do valor do produto apenas, da 860 dolares.

Hm... no pior dos casos, 1550 reais. No melhor deles, 850 reais. Então, vale apena arriscar?

jigo__
Veterano
# out/09
· votar


qto vale uma nova aqui???

se a diferença for boa vale a pena sim!!

abçs

janick
Veterano
# out/09
· votar


jigo__
Bem, entre 2.200 e 2.500. No pior dos casos, eu salvo entre 700/1000 reais, no melhor dos casos, salvo entre 1.500 e1800 reais, aproximadamente.

Vale apena a tentativa né?

Caso eu consiga num bom preço, sem tributação, eu posso tentar comprar um par de monitores também, quem sabe.

Fernando
Veterano
# out/09 · Editado por: Fernando
· votar


O ICMS ele é cobrado, em cima do valor total tributado (se eu comprar um negócio de 500 dolares, vai cobrar 18% em cima do valor final - 770) ou em cima do valor do produto apenas?

É sobre o valor total (ptoduto + frete). Faça as contas direitinho e veja se vale a pena.

Uma dica: diga pro vendedor declarar apenas o valor da X3 no 'Customs Form'. O vendedor da minha M13 declarou o valor da pedaleira + frete... Ele fez isso com boa intenção (caso acontecesse algo eu receberia o valor total do seguro), mas isso quase me complicou, pois somando esse valor total mais o frete (que vem discriminado à parte), iria dar mais que 500 dolares e cair na DSI... Sorte que os caras da alfândega foram bonzinhos.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Fernando
Cara, mas uma ultima pergunta:

Uma dica: diga pro vendedor declarar apenas o valor da X3 no 'Customs Form'. O vendedor da minha M13 declarou o valor da pedaleira + frete

Isso não é ilegal? Tipo, no customs form eu tenho que declarar o valor do produto + frete ou apenas o valor do produto mesmo?

Estou em dúvida agora! :P

janick
Veterano
# out/09
· votar


Vou fechar hoje eu acho!

Fernando
Veterano
# out/09 · Editado por: Fernando
· votar


janick
Então, no papel de declaração tem dois campos separados: Valor do produto e valor do frete. O valor do frete é o correio americano que calcula e preenche ali na hora. O valor do produto é o remetente.

Por isso eu disse: fale pro vendedor declarar apenas o valor da pedaleira no campo "valor do produto". Porque se ele declarar o valor total que você pagou (pedaleira mais o frete), o fiscal da alfândega brasileira vai achar que esse é o valor do produto, e vai somar esse com o frete real que está escrito separado, sacou?

janick
Veterano
# out/09
· votar


Fernando
Hm!
Boa dica!
Eu vou falar com ele exatamete isso que você falou. E aqui, vou de X3L mesmo cara. Até pensei em pegar a M13, mas eu vou pegar o Pod para usar direto em linha mesmo, gravações e etc, é mais prático!

Fernando
Veterano
# out/09
· votar


janick
Realmente a X3 tem muito mais recursos que M13. Ambas são ótimos equipos. Boa sorte na compra!

janick
Veterano
# out/09
· votar


Pois então colegas, chegou o dia! Estou procurando uma pedaleira para uso ao vivo e gravações. Depois de muito pesquisar fiquei entre essas duas e o hoje é o dia que eu vou encomendar uma delas pelo ebay. Qual vocês escolheriam e porque?

Abraços

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Fernando

Tu tem certeza do ICMS? Porque até onde eu tenha certeza, só paga ICMS em importações feitas entre pessoas fisicas no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

De qualquer forma, aqui vai o link pro simulador do site da Receita:

http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/

Nesse link vc preenche os dados e os valores, e ele calcula todo o imposto devido .

EDIT: Apesar de que olhando aqui, vc tem que mudar as aliquotas para os valores de pessoa fisica.

janick
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Simulando agora! vamos ver...

Fernando
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

TABELA ICMS DOS ESTADOS

AC
AL
AM
AP
BA
CE
DF: não há recolhimento de ICMS
ES: não há recolhimento de ICMS
GO
MA
MG: 18%
MS: não há recolhimento de ICMS
MT
PA: não há recolhimento de ICMS
PB
PE
PI
PR: não há recolhimento de ICMS
RJ
RN
RO
RR
RS: Há cobrança (confirmar taxa)
SC: 17%
SE
SP: não há recolhimento de ICMS
TO

Obs.: a tabela acima refere-se a entregas realizadas pelos Correios (ECT).

Os serviços de Courier (FedEX, UPS) necessariamente cobram ICMS seguindo a regra:

7% = AC, AL, AM, GO, ES, MA, MS, MT, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SE e TO

12% = MG, PR, RJ, RS e SC

18% = SP

Fonte: Forum Hardmob

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Fernando

Eu moro no PI, eu garanto que aqui nunca me ICMS comprando pelos correios, meus primos vivem comprando peças de computador e produtos pra automotivos pra eles via eBay, não raro acima de 500 dolares, e nunca foram tachado em ICMS trazendo pelos correios.

Outra é que aí diz que não há recolhimento de ICMS em SP, no entato no tópico de compras, todos os compradores de Sampa, reclamam por ter que pagar ICMS de 18%.

janick
Veterano
# out/09
· votar


Fernando
Cara, eu calculei o imposto aqui, saiu mais barato do que eu tinha imaginado... segundo o site que o nich me passou, ficou em 231,78 caso eu precise pagar imposto. Botei 470 no valor aduaneiro, o código 92099200 para acessórios de instrumentos de corda, 18 de ICMS, e daiu, R$ 231.78, isso somando todos os tributos listados no site.

Hm, bom!

janick
Veterano
# out/09
· votar


E sobre a minha dúvida entre Kontrol Rig e X3L? hahahah

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


janick
Cara, eu calculei o imposto aqui, saiu mais barato do que eu tinha imaginado... segundo o site que o nich me passou, ficou em 231,78 caso eu precise pagar imposto. Botei 470 no valor aduaneiro, o código 92099200 para acessórios de instrumentos de corda, 18 de ICMS, e daiu, R$ 231.78, isso somando todos os tributos listados no site.

Hm, bom!


TU esqueceu de ler a parte que eu falei pra trocar o valor das aliquotas para os valores de pessoa fisica. Esse 231 é o valor que importadora pagaria de imposto, aí tu imagina o quanto elas ganham, mesmo que depois quando bote ICMS+Frete+demais impostos, o valor total tributos fique entre 45 e 60% do preço de atacado do produto, ainda é muito barato pra elas.

Zera todas as aliquotas e bota em Tributo II o 60%.

De qualquer forma mesmo com 18% de ICMS e os 60% de importação, economiza mais de 500 reais em cima do valor médio de um X3L no Brasil.

janick
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Dessa forma cara, que você falou eu tinha calculado antes, deu 1550 reais. Mais ou menos o que daria no site.

É, agora é esperar. Se a alfandega não me pegar eu pego agora já todas as peças da Strato, senão, vou esperar um pouco!

Cruzar os dedos e esperar que aquela caixa enorme do Pod passe "despercebida"! :P

Fernando
Veterano
# out/09 · Editado por: Fernando
· votar


nichendrix
Então, essa tabela não é oficial e nem está completa, ela está sendo feita pelos próprios usuários do fórum (que é bem movimentado). No caso do PI eles não têm informação, por isso não consta nada. Mas essa tabela já é um adianto, visto que cobrança de ICMS em compras até 500 dolares é uma bagunça, cada estado decide uma coisa, não há uma regra ou tabela oficial.

Cara, em SP não se cobra ICMS em compras até 500 dolares. Acima de 500 é outra história, acredito que todos os estados cobrem.

Fernando
Veterano
# out/09 · Editado por: Fernando
· votar


janick
Cara, pelo que li, a fiscalização de BH está muiiito lenta, tem muita gente reclamando... Só pra você ficar preparado.

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Fernando
Então, essa tabela não é oficial e nem está completa, ela está sendo feita pelos próprios usuários do fórum (que é bem movimentado). No caso do PI eles não têm informação, por isso não consta nada. Mas essa tabela já é um adianto, visto que cobrança de ICMS em compras até 500 dolares é uma bagunça, cada estado decide uma coisa, não há uma regra ou tabela oficial.

Cara, em SP não se cobra ICMS em compras até 500 dolares. Acima de 500 é outra história, acredito que todos os estados cobrem.


BOm, quem diz que cobra é o pessoal aqui do Fórum.

O que determina a cobrança do ICMS não é o valor da mercadoria, é a natureza da transação. É um imposto cobrado apenas de pessoas juridicas, de empresa para empresa, o comprador final não paga este imposto. Tanto que se eu comprar algo de São Paulo, parte do ICMS é pago lá e parte aqui no PI, mas esse valor vem imbutido no frete, porque eu, pessoa fisica não posso pagar o imposto, porque eu não faço parte das condições que estabelecem o fato gerador dele (circulação de mercadorias entre empresas).

É inconstitucional cobrar ICMS em transações de pessoa fisica. Isso é um falcatrua feita por alguns estados, que entendem que na ausência de uma empresa a quem cobrar (no caso de pessoa fisica comprando diretamente do exterior), o consumidor deve pagar, mas isso é inconstitucional.

Há um entendimento que se vc traz por transportadora (UPS, Fedex e afins), elas pagaram o ICMS, elas podem imbutir isso no valor do frete, pagar e te cobrar isso posteriormente. É possível que os Correios estejam fazendo isso, mas teoricamente é ilegal, já que o serviço postal não paga ICMS.

Por ser ilegal a cobrança de ICMS, a pessoa pode pedir isenção do seu pagamento no ato do recebimento e esperar o julgamento disso. No tópico do Diogo_AS, ele inclusive chegou a postar um modelo de pedido de isenção de imposto feito por ele, para a compra de uma Telecaster. No caso ele só pagou os 60% do imposto.

EDIT:

Só detalhando um pouco mais: O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), é cobrado quando há a circulação de mercadorias ou serviços.

Mercadoria para efeitos de cobraça do ICMS é qualquer produto que ainda não chegou ao consumidor final. É assim porque a lei entende que o consumidor final não vai mais fazer a mercadoria circular, pois a partir do momento que ela chega ao seu consumidor final, a mercadoria passa a sofrer depreciação, ou seja perder o valor. Você não pode calcular um imposto sobre um produto que sofre desvalorização (tanto que venda de produtos usados, incide ISS, pois o que está acontecendo é o serviço de corretagem de tais produtos).

Por exemplo, a Fabrica Alfa, vende pra distribuidora B (incide ICMS), que vende pra Loja do Zezão (ICMS novamente), que vende pro Fernando (não incide ICMS), que vende pro Manoel da esquina (não incide ICMS, se a venda for intermediada por uma terceira parte, como um corretor credenciado ou leiloeiro, haverá cobrança do ISS).

No caso de serviços de transporte, pode incidir o ICMS, por exemplo, a Fedex prestou o serviço de transportar a pedaleira do Janick, ela paga importo por prestar um serviço de circulação de mercadorias, porque embora o Janick não seja empresa e portanto não pague o ICMS, a Fendex promoveu prestou o serviço de circulação da mercadoria entre 2 paises. Ela pode ou não cobrar o ressarcimento deste valor do Janick, mas isso vai depender do acordo feito entre as partes. Se o Janick não pagar, a divida do imposto continua sendo da Fedex e se ela não pagar ela quem vai ficar inscrita na divida ativa, que pode não liberar a mercadoria como forma de ressarcimento do dinheiro gasto no imposto.

Essa é a lógica do ICMS, e por isso que é fácil conseguir pedido de isenção de imposto em compras externas vindas por correios, porque o serviço postal é um serviço de utilidade pública de interesse nacional, portanto sobre ele não existe imposto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vira comprar Pod X3L no ebay?