Line 6 M13 Stompbox Modeler - Review e Vídeo !

Autor Mensagem
Manubio
Veterano
# nov/10
· votar


Fernando
Também nunca usei compressor antes da M13, mas a idéia de ter um leve overdrive meio que me encantou.

O fato é que esta comprimida nos graves meio que me desanima, vejo algumas músicas aonde dá pra colocar e ficar legal, mas não tem como usar como overdrive leve como eu imaginava.

Abs

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Manubio
Fernando

Eu acho engraçado que eu adoro uma compressãozinha.

O pessoal fala muito do som de válvula, mas é exatamente o que a válvula faz, comprime o som.

Isso faz com que ao mesmo tempo que se perca um pouco da dinâmica, porque se você toca bem leve, o compressor aumenta um pouco esse som (quanto mais compressão, mais aumenta), e ao mesmo tempo quando você toca muito forte, ele diminui um pouco essa dinâmica.

Isso em bases limpas mais suingadas como de funk e soul, em dedilhados de palheta e dedos de country e rockabilly, e em brincadeiras a la U2 e em harmoniscos gritadinhos de solos de metal true from hell, é indispensável.

Enfim eu particularmente (e quase todo guitarrista que entende como as válvula atua no som), termina adorando um molhinho de compressão, deixa a guitarra mais nervosa.

Isso inclusive é o motivo pela qual quando quero tocar 100% limpo e ter controle absoluto da dinâmica do som, prefiro amps solid state, já que eles não tem essa compressão. Mas pra todos os outros sons, compressão e válvulas são uma boa pedida.

Manubio
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
O fato é que eu tirei toda a compressão, e só com o compressor ligado já dá uma mudada nos graves, nos agudos não percebi tanto, mas nos graves com certeza.

Realmente, eu ainda tenho utilizado, mas não na proposta de comprimir somente, mas também de adicionar um leve ganho.

Hoje a noite tento postar um som sobre o que estou falando.

Manubio
Veterano
# nov/10
· votar


Vou fazer um tópico na parte de guitarra, mas dá uma olhada no som que eu tava fazendo com o loop agora pouco.
Não reparem em mim tocando a harmonia no final, pq eu nem tirei direito antes de sair tocando, foi só pra mostrar como é genial esta pedaleira e os sons.

Amazing Loop

Abs

georginho_gallagher
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix

O pessoal fala muito do som de válvula, mas é exatamente o que a válvula faz, comprime o som.

Isso faz com que ao mesmo tempo que se perca um pouco da dinâmica, porque se você toca bem leve, o compressor aumenta um pouco esse som (quanto mais compressão, mais aumenta), e ao mesmo tempo quando você toca muito forte, ele diminui um pouco essa dinâmica.


Colocação interessantíssima, sempre percebi isso tocando com o pessoal em volumes mais altos (conseguia tocar c/ vol 7-8 usando atenuador), isso usando o drive do amp já um pouco comprimido por natureza. No canal crunch do amp, que é mais aberto, em altos volumes tb nota-se o mesmo efeito. Fala-se muito em dinâmica, mas pouco leio sobre esse "efeito" das válvulas, a compressão natural.

abçs

Fernando
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
Pois é, a compressão natural das válvulas é muito bacana. Acontece que o compressor da M13 é exagerado demais, mesmo em regulagens mínimas... Não tem nada de natural, para mim. Se você testasse uma, seria legal para dizer se ela é que é estranha ou se todos os compressores são assim mesmo... hehe!

Manubio
Belo som, ficou muito bonito. Aliás, você chegou a ver o DVD 360 do U2? O Bono toca Amazing Grace sozinho com sua Gretsch e eles emendam em Where The Streets Have No Name. Ficou animal.



nichendrix
Veterano
# nov/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Fernando
Pois é, a compressão natural das válvulas é muito bacana. [i]Pois é, a compressão natural das válvulas é muito bacana. Acontece que o compressor da M13 é exagerado demais, mesmo em regulagens mínimas... Não tem nada de natural, para mim. Se você testasse uma, seria legal para dizer se ela é que é estranha ou se todos os compressores são assim mesmo... hehe!

Cara, nada na compressão é natural, mesmo a de válvula tantoque isso é considerado por quem trabalha com audio um grande defeito delas.

No caso do valvulado, pelo que vi, tu (e ao que parece a maioria aqui dos usuários da M13), tem uma tendência de usar o amp limpo, então creio que raramente você peguem uma compressão mais significativa de válvulas e por isso, talvez, estranhem muito o efeito disso, que pode ser bem radical em amps como os Fender ou Marshall de séries mais puxadas pra JTM.

Vide aqueles sustains infinitos do B.B. King e do Hendrix e Clapton. O B.B. King quando passou a usar amps Solid State, inclusive escolheu Lab Series l-5, justamente por ter um compressor embutido, pois sem isso, ele não conseguiria a mesma dinâmica e sustain que conseguia no valvulado.

Como disse, nunca tive muito tempo de testar um M13, da ultima vez que voltei em Teresina, um amigo meu tinha comprado uma, mas eu não cheguei a mexer nela, só dei uma passeada por alguns presets.

Só que eu já usei um bocadinho o DM4 que tem o mesmo efeito e acho que o problema está não no efeito, que particularmente eu gostei e achei muito útil, mas em como vocês regulam. Acredito que eles usaram Booster + Compressor, porque é uma combinação muito comum, é difícil você alguém rusa um e não usar o outro em algum momento.

Por exemplo eu gosto de ajustes com pouca compressão, nada exagerado, na DM4 o botão que ajustava a compressão era o MID, então deixava ele entre 9 e 11h, dependendo de como eu queria, e deixava o drve (equivalente ao volume do Micro-Amp) sempre acima de 12h e deixava também o noise gate ligado e só com um molhinho pra atenuar qualquer chiado proveniente do pedal, amp, rede eletrica, etc.

Um detalhe, um uso legal da compressão, é jstamente pegar essas firulas de modulações e equiparar o som do sinal processado com o do sinal seco. Hoje talvez em tenha tanto impacto porque toda modulação tem controle de volume/level e wet/dry, mas um tempo atrás isso não existia. Pra quem toca com palheta e dedos também é uma mão na roda.

Fernando
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
É verdade, o compressor pra bases swingadas e dedilhados vai muito bem. Eu não me acostumo muito com ele pra notas individuais, frases e solos, mas acho que esse não é o uso mais indicado mesmo, né? Você me convenceu a dar uma fuçada novamente nos compressores dela, vamos ver se agora encontro mais utilidade... hehehe

Abraço!

nichendrix
Veterano
# nov/10
· votar


Fernando
Eu não me acostumo muito com ele pra notas individuais, frases e solos, mas acho que esse não é o uso mais indicado mesmo, né?

Bom, depende do que tu toca, em country, bluegrass, rockabilly e metal é praticamente obrigatório usar um molhinho de compressão nos solos hehehehhehe

Fernando
Veterano
# nov/10
· votar


nichendrix
hahaha pois é, eu sou um leigo em compressores mesmo! rsrs

Fernando
Veterano
# nov/10
· votar


PESSOAL

Registrei um teminha com o Loop da M13 pra mostrar meu Delay preferido dela.

É a Gretsch no canal limpo do Fender Super-Champ XD, com o Analog Delay w/ Mod e Reverb. Na segunda parte uso o Auto Volume (com o mesmo delay) e o Octo Reverb.

http://www.4shared.com/audio/T5AYtYHE/Tema.html

O que acharam? O Delay dela não é animal mesmo? Ou eu que estou exagerando?

Matheus.Carl
Veterano
# nov/10
· votar


Fernando
Muito bom mesmo!!! qual reverb vc utilizou na primeira parte... by the way, é vc quem colabora com a guitarload? Tem um Fernando Paul que escreve sobre efeitos e os samples são feitos com um gretsch uma M13 e um fender super champ (puts, é muita coincidência)...

estou tentado a gravar uns samples aqui e postar pra vcs opinarem... abs!!!

Naloxone
Veterano
# nov/10
· votar


Eu tenho controle de rate e depth das modulações do modulated delay na M13?
Reparem que a minha pergunta se refere aos controles das modulações do modulated delay e não das modulações independentes.


Abraços!

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Fernando

Lindo o delay....Como vc gravou esse som???

Abço

Deji
Veterano
# nov/10
· votar


http://s3.amazonaws.com/twitpic/photos/full/196384999.jpg?AWSAccessKey Id=0ZRYP5X5F6FSMBCCSE82&Expires=1290426824&Signature=UJlyWHryiluSGbgff p7V3pabmIw%3D

Fernando
Veterano
# nov/10
· votar


Matheus.Carl
Cara, se me lembro bem era o reverb Hall. Sobre a Guitarload, sou eu mesmo... :) Sou jornalista e está sendo muito bacana fazer parte do trabalho. Você curte a revista?

Naloxone
Sim, tem Speed e Depth, além dos controles de Mix e Feedback.

ogner
Valeu, cara! Usei o gravador Zoom Q3, posicionei ele na frente do amp como se estivesse microfonando mesmo. Era isso que você queria saber?

Deji
Cara, não consegui ver, está dando erro.

Abraço!

Deji
Veterano
# nov/10
· votar


Fernando

tenta agora
http://img694.imageshack.us/img694/6978/pedalboard3.jpg

Giuseppe Miglionico
Veterano
# nov/10
· votar


Deji
Nossa que set manero cara!
Parabéns!

Deji
Veterano
# nov/10
· votar


Giuseppe Miglionico
Valeu mano!!!!

Fernando
Veterano
# nov/10
· votar


Deji
Agora sim! Da hora, cara. Também pretendo adicionar uns pedaizinhos ao lado da M13 no futuro. :)

Deji
Veterano
# nov/10
· votar


Fernando
Valeu!!! Nao tem mais espaço pra nada no board, agora ja era rsrs

Fernando
Veterano
# nov/10 · Editado por: Fernando
· votar


Deji
Arruma um board maior, po! haha

Naloxone
Veterano
# nov/10
· votar


Na minha busca pelo melhor som do U2 to montando uma pedaleira só para tocar o som dos caras. Acabei comprando hoje uma ferramenta que me custou caro e não tenho nem idéia se vai satisfazer, mas pelo que li nos sites gringos, deve ser legal: o Psionic Audio Triad.
Tenho um TC Nova Delay e um Line 6 Verbzilla, mas me falta ainda um delay com modulação melhor. O Nova é muito bom, mas não tenho como ajustar os parametros da modulação. E eu queria modulações mais profundas.
A M13 cairia direitinho e resolveria todos os meus problemas, tenho certeza, mas com ela eu simplesmente mataria e inutilizaria o Nova Delay e o Verbzilla. Pensei num Diamond Memory Lane, mas que delay caro do cara...!!!
Posso colocar a M13 ou qualquer modulação no loop do Triad.
Mais um TS ou um SD-1 e pronto: setup finalizado.
Acho que vou mesmo de M13.
Esse tal de "On THe Edge" Scene da M13 tem tirado meu sono...

Jandira
Veterano
# nov/10 · Editado por: Jandira
· votar


Deji
Parabens mano, teu set tá animal mesmo, meu filtro de linha fica fora do pedalboard, se você tirar o seu já arruma um espaço pra pelo menos +1 drive hein?? Ou um fuzz que tal?? hehehehe... já tô caminhando nessa praia...

http://yfrog.com/1ndsc02156nyj

Tube Baby, OCD, Artec APW-5 Wah, Line 6 M13... e ao fundo tem o Laney CUB10...

Os fios estão meio bagunçados, não tá legal mesmo, vo ter que arrumar +2 pedais e encher logo esse pedalboard e reorganizar esses fios.. haha!

Fernando
Arruma um board maior, po! haha

Rapaz,eu sei que a resposta foi pro Deji, mas meu pedalboard que parece ser um pouco maior que o dele eu já acho pesado demais, sinceramente se eu pudesse fazer outro eu faria um do tamanho do dele mesmo, a M13 sozinha já é bem pesada...

Naloxone
A M13 cairia direitinho e resolveria todos os meus problemas, tenho certeza, mas com ela eu simplesmente mataria e inutilizaria o Nova Delay e o Verbzilla.

Cara também acho que você tá com a linha de raciocínio certa...

Deji
Veterano
# nov/10
· votar


Naloxone
vende o nova e o verbzilla po, ML ta ai pra isso
:d


Jandira
Po veio, seu set ta bem louco tb hein?

Fernando
Veterano
# nov/10
· votar


Naloxone
Eu não teria medo de me desfazer do Nova Delay e do Verbzilla... Eu tinha um Nova e vendi pra pegar a M13, não me arrependo nem um pouco.

Jandira
Realmente, pedalboard pesado é complicado... hehe. Guitarrista sofre!

Giuseppe Miglionico
Veterano
# nov/10
· votar


Percebi aqui que o pessoal so usa a M13 em amps valvulados, será que ela fica legal em amp transistorizado?

Tava tb com uma ideia de ligar esse stompbox em 2 amps, mas acho que isso ja é doideira minha! rsrs

erdnaxela
Veterano
# nov/10
· votar


eu uso num fender princeton chorus transistorizado e fica ótima mesmo no imput

Jandira
Veterano
# nov/10
· votar


Giuseppe Miglionico
Não vejo essa obrigatoriedade não, assim como o erdnaxela disse acima, eu tenho valvulado mas também toco com um outro transistorizado que tenho e o timbre também é muito bom mantendo as devidas proporções..

Giuseppe Miglionico
Veterano
# nov/10
· votar


erdnaxela
legal to pensando em pegar um fender SS

Jandira
vlw pela informaçao! vi que tu tem um laney valvulado e o Fernando tb tem um amp valvulado ai fiquei meio na duvida rsrs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Line 6 M13 Stompbox Modeler - Review e Vídeo !