【FIXO】 CABOS ajuda com timbre

Autor Mensagem
Iago_guitar2
Veterano
# nov/12
· votar


rafael_cpu

eu vi esses cabos, achei o preço muito alto.
130 pra 3 cabos se nao me engano, tinha uma outra linha mais basica que era 60 pro jogo de 3, esses ateh enfrentaria.

rafael_cpu
Veterano
# nov/12
· votar


Iago_guitar2
eu vi esses cabos, achei o preço muito alto.
130 pra 3 cabos se nao me engano, tinha uma outra linha mais basica que era 60 pro jogo de 3, esses ateh enfrentaria.


São caros mesmo, amigo. Tem toda a razão.
E aquela linha tecniforte de cabos para pedais (a série No Loss), é igualmente cara.

A Planet Waves tem aquele kit que o próprio guitarrista monta os cabinhos (corta com uma espécie de alicate incluso, insere os plugs e monta do tamanho desejado - cara, é super simples e muito rápido).

Pelo e-bay compensa (você vai gastar na faixa de US$50).

Tenho um kit. É muito bom também. A qualidade dos plugs é realmente excelente.
Os cabos que montei (o kit permite você montar 5 cabos - montei 3 faz mais de ano) estão perfeitos.

T+

Iago_guitar2
Veterano
# nov/12
· votar


rafael_cpu

a santo angelo tbm tem o kit, e eh 100 reias.

é que os tecniforte eu iria comprar soh 1 ou 2, pelo plug ser L e I, ajudaria na hora de organizar.

Leo Guitera 2
Veterano
# dez/12
· votar


pessoal, dúvida aqui com a ME-25. Quando a comprei, ela veio com o programa sonar le. Diz no manual que para ligar no pc pra gravar faixas precisa do cabo usb/usb. Mas como eu comprei o ROCKSMITH pra ps3, veio com o cabo p10/p2. Aí quero saber,posso usar o cabo p10/p2 pra gravar ao invés do usb/usb?

Iago_guitar2
Veterano
# dez/12
· votar


Leo Guitera 2

espero nao estar falando "merda" aki, mas o usb da pedaleira vc taria usando uma placa de gravação que tem dentro dela, espescifico para isso, ja com o outro cabo vc nao taria ligando como se fosse em um amp, acho que o som vai ficar bem melhor com o usb.

Leo Guitera 2
Veterano
# dez/12
· votar


Iago_guitar2

eu troquei, na vdd o cabo do jogo que veio é o P10/USB

Iago_guitar2
Veterano
# dez/12
· votar


Leo Guitera 2

nunca vi esse cabo ;o. nao posso ajudar.

fmiranda75
Veterano
# dez/12
· votar


Edalko

Parabéns pela dica, montei meu set e fiz meus cabos com Sto. Angelo G50 e plugs Amphenol, resultado? Set montado e sem nenhum ruído e chiado ou qualquer barulho indesejável. Excelentes!!!

amilanezi
Veterano
# jan/13
· votar


uma breve análise técnica do assunto...espero contrubuir com meus conhecimentos que obtive no curso de engenharia elétrica...

Cabos possuem 2 importantes parâmetros elétricos (resistência e reatância (que ainda pode ser reatância indutiva - maioria dos cabos, ou reatância capacitiva)).
A resistência influencia na atenuação do nível do sinal e a reatância influencia no ângulo e fase do sinal no domínio do tempo e esta análise para guitarristas fica ainda mais interessante no domínio da frequência (pode-se fazer esta transferência via Transformada de Laplace), onde usa-se o Diagrama de Bode como ferramenta. Quem sabe do que eu to falando vai entender...hehe...
Em resumo, todo cabo, a ser inserido no circuito entre a guitarra e o amplificador altera de alguma forma o sinal original, seja antenuando o nível desse sinal ou alguma faixa de frequência que pode sim, e certamente vai, comprometer o timbre da guitarra, e o que se deseja é que isso seja o mínimo possível, por isso a qualidade dos cabos é muito importante, sim, principalmente quando o cara é neurótico pelo timbre e qualquer 0,1dB de atenuação nos agudos já ta falando: "Afff esse som hoje tá uma merda, deve ser a umidade", e tu vai ver tem 8 cabos no circuito, cada um atenuando 1% do sinal e 5% na faixa de frequência de 1kHz a 6kHz.
Ou seja, todo cabo possui uma resposta em frequência, que é sempre atenuante, pois é um elemento passivo. Desconheço cabos ativos, porém não seria impossível criar um cabo que tivesse uma resposta FLAT em todas as faixas de frequência, de forma a não alterar o timbre da guitarra, mas precisaria ter um circuito de ganho e para isso precisaria de alimentação, coisa que acredito não ser nada prático tocar guitarra com uma bateria pedurada no cabo...hehehe..
Tem muito mais história, porém hoje to sem tempo de escrever mais e se alguém quiser mais informação a gente vai conversando...

o/

Pedal Sokaado
Veterano
# fev/13 · Editado por: Pedal Sokaado
· votar


Se por acaso o cabo que vai da minha guitarra pro set a bitola for de 1.00mm, já na ligação dos pedais 0.50mm e do set pro ampli 0.75mm eu teria o resultado esperado pelo de 0.50mm certo? Só pra saber mesmo, não que interfira na minha escolha por um cabo ou me incomode, só estavam pensando nisso.

amilanezi
Veterano
# fev/13
· votar


Pedal Sokaado
Se por acaso o cabo que vai da minha guitarra pro set a bitola for de 1.00mm, já na ligação dos pedais 0.50mm e do set pro ampli 0.75mm eu teria o resultado esperado pelo de 0.50mm certo?

Exato...a limitação da corrente elétrica será dada pela menor bitola, ou seja, o cabo de 0,5mm é que terá a maior atenuação de sinal, por ter uma resistência elétrica maior. Caso você utilize muitos pedais na cadeia isso pode ocasionar perda significativa de sinal, porém se não for neurótico por timbre tá valendo....

o/

Dinow
Veterano
# mar/13 · Editado por: Dinow
· votar


Bom em minha experiência, passei por cabos Vagabundos sem marca, cabos stagg e rock cable, Santo Ângelo e Planet Waves circuit breaker, além de cabos para interligar pedais também da santo Ângelo. Com todos obtive os mesmos problemas nos conectores, assim como interferência nos mais baratos e perda de sinal em alguns, o que mais durou foi o Circuit Breaker com o qual fiquei dois anos. Quando comprei meu Tiny Terror, precisei de um cabo específico para ligar o cabeçote ao gabinete, foi quando adquiri por ser a única opção no momento um Tecniforte stack, gostei do cabo e como estava tendo problemas com o plug do Planet Waves, resolvi criar um tópico perguntando sobre as linhas mais caras de cabo para guitarra desta marca. Meses depois acabei comprando dois cabos da linha high clear, além de três cabos no loss para meu pedalboard, e os cabos fazem jus ao slogan da marca, são cabos realmente excelentes, tive problema com um deles, o mesmo apresentava um defeito: perdia timbre. Entrei em contato com a emprese e estes substituíram o cabo com defeito, e foram cordiais no atendimento. Desde então não tive problema algum com os cabos e tem usados estes constantemente. Agora estou comprando um retro coil da lava cables, porém é mais por uma questão estética mesmo, sempre gostei desse tipo de cabos, além de confiar nos plugs G&H, os "Show Saver", mesmos plugs que a tecniforte utiliza. Enfim recomendo os cabos tecniforte, são cabos bons, confiáveis, e o atendimento da empresa caso haja algum problema é excelente.

santoangelo
Veterano
# mar/13 · Editado por: santoangelo
· votar


Bom dia amilanezi e a todo pessoal do FCC,

Toda a sua explicação sobre resistência e reatância resumem em partes a nossa linha Premium Estilos, infelizmente muitos músicos não acreditam que um cabo possa alterar o timbre de seu instrumento.

A SANTO ANGELO passou anos pesquisando e desenvolvendo os cabos e conectores da linha Premium Estilos, para cada modelo de caboexiste uma construção específica desde materiais, conectores,cobre e bitolas.

Hoje a SANTO ANGELO Premium Estilos possui cabos para: JAZZ, ROCK, NEW METAL, BASS e FUSION. Quem não conhece essa linha, fica a dica para testar e realmente comprovar a diferença do timbre de seu instrumento.

Se tiverem qualquer tipo de dúvida a SANTO ANGELO possui um tópico aqui no FCC chamado: SANTO ANGELO ESCLARECE estamos sempre a disposição para sanar dúvidas, critícas ou sugestões.

Forte abraço a todos,

182dann
Veterano
# mar/13
· votar


Galera, estou montando meu set

gostaria de indicações de cabos para os pedais e da guitar e do ampli tbm

meu set vai ficar assim:

Tunner > Wah Wah > Overdrive > Chorus > Delay > Booster/Compressor > AMPLI

vlwwwwwwww

Dinow
Veterano
# mar/13
· votar


182dann
Cara como já foi dito uma boa opção são os tecniforte, se puder gastar um pouco mais recomendo os High Clear são ótimos cabos. Quanto aos cabos para ligação de pedais existem diversas opções prontas como a No loss da tecniforte, ou os kits p/ montar como DIY da Lava CAbles, dentre outras marcas.
Tanto a escolha entre os cabos p/ instrumento e pedal board ficaram mais a seu critério e principalmente bolso, fuja dos cabos mais baratos se puder, pois trarão um som fraco, pobre e uma baita dor de cabeça!

santoangelo
Veterano
# mar/13
· votar


Bom dia Dinow e 182dann

Dinow, você sabia que empresas nacionais já trabalham com essa tecnologia para interligações de pedais desde 2009?

A SANTO ANGELO lançou em 2009 um kit chamado VC.POD, já ouviu falar?

Se não segue link do Dr. Roberto Torao explicando um pouco mais sobre eles:

Forte abraço

Dinow
Veterano
# mar/13 · Editado por: Dinow
· votar


santoangelo
Já vi sim, mas conforme meu relato anterior tenho uma certa desconfiança em gastar dinheiro com cabos Santo Ângelo, peguei uma certa desconfiança, devido a má qualidade dos produtos, isso que paguei caro nos cabos naquela época, é a mesma que tenho de amplificadores meteoro. Tenho um amigo que comprou a linha vintage, são cabos legais, mas ainda estão longe dos meus High Clear.

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


Dinow

" Enfim recomendo os cabos tecniforte, são cabos bons, confiáveis, e o atendimento da empresa caso haja algum problema é excelente."

Putz velho, tu não sabe como eu fico feliz de ler isso! Tenho um baita orgulho de fazer parte dessa empresa!!

Abração!

Dinow
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros
Vlw!
Não sei se vc lembra, mas influenciou em minha escolha no tópico que eu menciono acima. De certa forma também tenho um orgulho dessa empresa, pelo motivo de ser nacional acima de tudo, agora possuo um lava cable espiralado (hand made in usa), e posso afirmar que os meus high clear não perdem em nada para o lava.
Abraço!

182dann
Veterano
# mar/13
· votar


vlw galera

ogner
Veterano
# abr/13
· votar


Não um video diretamente relacionado com cabos. Mas sobre a cadeia toda a a mudança de timbre:



Leitaum
Veterano
# abr/13
· votar


Sem duvida nenhuma Lava mini Ultramafic kit para os pedais e o Lava Soar para guita que é um cabo feito apartir de um conductor de cobre sólido e não varios fiozinhos de cobre ! Não existe nada parecido no mercado nacional e na gringa apenas o Evidence Hg Lyric e os cabos da Vovox ! Qto mais fiozinhos de cobre, mais comprensado e escuro fica o som e qto menos fios, mais claro fica o som! Na minha opinião esses cabos que são chamados de Solid Core Cooper são os que mais influenciam para um timbre melhor ! E sem contar que a Lava tem garantia eterna! So meio doente com cabos e por isso que sei dessas coisas! Kkkkkk ..... Um época estudei na alemanha e um amigo era engenheiro da Klotz, uma excelente marca de cabos e acabei aprendendo mto de tabela!

oprincipepersa
Veterano
# abr/13
· votar


Postei num outro tópico, mas como não obtive resposta...

Alguém já testou esse?

http://www.guitarfetish.com/Vintage-Style-Cotton-Plaid-Cable-Gold-Tipp ed-Plugs_c_16.html

Tem outro na mesma faixa de preço que vale a pena? Preciso de 5 cabos, tamanhos diferentes...

santoangelo
Veterano
# abr/13
· votar


Boa tarde,

Leitaum, vamos por partes, 1° pergunta, o sinal de áudio de um cabo de instrumento passa pelo centro do eixo do condutor ou pela periferia? Respondida esta pergunta, temos condições e discutir sobre cabos com fios de cobre reunido. Outra questão importante é sobre o ponto de ruptura em um metal/cobre, etc. tente fazer o seguinte teste, utilize um condutor solido e outro reunido e movimente-os na mesma posição por diversas vezes, qual romperá primeiro?

Não podemos negar que um fio de cobre sólido conduz melhor o sinal, mas o que você não sabe que a grande maioria das empresas brasileiras possuem esse tipo de tecnologia a muitos anos. A construção feita por “vários” fiozinhos como você mencionou faz com o seu cabo de guitarra fique flexível, um dos pontos importantes para o guitarrista. Se o cabo de guitarra fosse totalmente fabricado em um único fio de cobre ele iria ficar rígido não possibilitando com o guitarrista pudesse “passear” no palco.
A diferença de timbre vai estar na bitola do cabo utilizado, materiais de isolamento, se o cobre possui algum tipo de tratamento, etc, etc.
A Santo Angelo tem 34 anos de mercado e aprendemos a cada dia sobre melhoria na fabricação. Mas estes pontos que citou, já temos bastante conhecimento e atualmente para diminuir capacitância e impedância do condutor trabalhamos “forte” em desenvolvimento de polímeros.

Forte abraço,

santoangelo
Veterano
# abr/13
· votar


Boa tarde,

Leitaum, vamos por partes, 1° pergunta, o sinal de áudio de um cabo de instrumento passa pelo centro do eixo do condutor ou pela periferia? Respondida esta pergunta, temos condições e discutir sobre cabos com fios de cobre reunido. Outra questão importante é sobre o ponto de ruptura em um metal/cobre, etc. tente fazer o seguinte teste, utilize um condutor solido e outro reunido e movimente-os na mesma posição por diversas vezes, qual romperá primeiro?

Não podemos negar que um fio de cobre sólido conduz melhor o sinal, mas o que você não sabe que a grande maioria das empresas brasileiras possuem esse tipo de tecnologia a muitos anos. A construção feita por “vários” fiozinhos como você mencionou faz com o seu cabo de guitarra fique flexível, um dos pontos importantes para o guitarrista. Se o cabo de guitarra fosse totalmente fabricado em um único fio de cobre ele iria ficar rígido não possibilitando com o guitarrista pudesse “passear” no palco.
A diferença de timbre vai estar na bitola do cabo utilizado, materiais de isolamento, se o cobre possui algum tipo de tratamento, etc, etc.
A Santo Angelo tem 34 anos de mercado e aprendemos a cada dia sobre melhoria na fabricação. Mas estes pontos que citou, já temos bastante conhecimento e atualmente para diminuir capacitância e impedância do condutor trabalhamos “forte” em desenvolvimento de polímeros.

Forte abraço,

santoangelo
Veterano
# abr/13
· votar


Boa tarde,

Leitaum, vamos por partes, 1° pergunta, o sinal de áudio de um cabo de instrumento passa pelo centro do eixo do condutor ou pela periferia? Respondida esta pergunta, temos condições e discutir sobre cabos com fios de cobre reunido. Outra questão importante é sobre o ponto de ruptura em um metal/cobre, etc. tente fazer o seguinte teste, utilize um condutor solido e outro reunido e movimente-os na mesma posição por diversas vezes, qual romperá primeiro?

Não podemos negar que um fio de cobre sólido conduz melhor o sinal, mas o que você não sabe que a grande maioria das empresas brasileiras possuem esse tipo de tecnologia a muitos anos. A construção feita por “vários” fiozinhos como você mencionou faz com o seu cabo de guitarra fique flexível, um dos pontos importantes para o guitarrista. Se o cabo de guitarra fosse totalmente fabricado em um único fio de cobre ele iria ficar rígido não possibilitando com o guitarrista pudesse “passear” no palco.
A diferença de timbre vai estar na bitola do cabo utilizado, materiais de isolamento, se o cobre possui algum tipo de tratamento, etc, etc.
A Santo Angelo tem 34 anos de mercado e aprendemos a cada dia sobre melhoria na fabricação. Mas estes pontos que citou, já temos bastante conhecimento e atualmente para diminuir capacitância e impedância do condutor trabalhamos “forte” em desenvolvimento de polímeros.

Forte abraço,

santoangelo
Veterano
# abr/13
· votar


Boa tarde,

Leitaum, vamos por partes, 1° pergunta, o sinal de áudio de um cabo de instrumento passa pelo centro do eixo do condutor ou pela periferia? Respondida esta pergunta, temos condições e discutir sobre cabos com fios de cobre reunido. Outra questão importante é sobre o ponto de ruptura em um metal/cobre, etc. tente fazer o seguinte teste, utilize um condutor solido e outro reunido e movimente-os na mesma posição por diversas vezes, qual romperá primeiro?

Não podemos negar que um fio de cobre sólido conduz melhor o sinal, mas o que você não sabe que a grande maioria das empresas brasileiras possuem esse tipo de tecnologia a muitos anos. A construção feita por “vários” fiozinhos como você mencionou faz com o seu cabo de guitarra fique flexível, um dos pontos importantes para o guitarrista. Se o cabo de guitarra fosse totalmente fabricado em um único fio de cobre ele iria ficar rígido não possibilitando com o guitarrista pudesse “passear” no palco.
A diferença de timbre vai estar na bitola do cabo utilizado, materiais de isolamento, se o cobre possui algum tipo de tratamento, etc, etc.
A Santo Angelo tem 34 anos de mercado e aprendemos a cada dia sobre melhoria na fabricação. Mas estes pontos que citou, já temos bastante conhecimento e atualmente para diminuir capacitância e impedância do condutor trabalhamos “forte” em desenvolvimento de polímeros.

Forte abraço,

inExperienced
Veterano
# mai/13
· votar


Pessoal, deem uma olhada neste material, o camarada faz alguns testes com cabos.

http://www.itaboray.com.br/cabos/

inExperienced
Veterano
# mai/13
· votar


santoangelo

já temos bastante conhecimento e atualmente para diminuir capacitância e impedância do condutor trabalhamos “forte” em desenvolvimento de polímeros.

Tem como um guitarrista medir em casa a capacitância e impedância de um cabo ajudando o a escolher e identificar os seu cabos?

santoangelo
Veterano
# mai/13
· votar


inExperienced

Bom dia,

Muito legal a iniciativa do Philip Massi e do Rodrigo Itaboray, porém infelzmente não podemos fazer comparação sem ser produtos do mesmo "nível".
Quando falamos "nível" temos de comparar itens com as mesmas caracterísitcas como bitola, comprimento e blindagem. pois sabemos que o comprimento e a bitola interferem diretamente na resistência dos cabos.

Sobre a medição de capacitância e impedância existem equipamentos para estes testes, nesse site você encontrará mais detalhes sobre eles: Agilent

Abs a todos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 CABOS ajuda com timbre