Boss GT-10 ou Pod X3 live

Autor Mensagem
lbergamim
Veterano
# set/08
· votar


Pra quem ficou com medo da notícia de que alguns switches da X3 paravam de funcionar, vi no forum da line 6 um cara que resolveu o problema sozinho, parace que os foots fazem contado com uma placa de circuito, essa placa não é parafusada e sim colada nos foots... então pode acontecer de soltar... quem tiver na garantia leva que eles resolvem fácil, mas se não estiver na garantia dá pra resolver... segue o texto em inglês, a tradução do google e o link coma s fotos do esquema por dentro da POD X3 Live:

Since I'm in a hurry for a gig, I opened the X3 to see what's happening (my "Bank Up" footswitch was not working).
Once opened, it was clear why. The footswitches press a little button that is mounted on a green PCB. That PCB, instead of being screwed to the case, is glued to each footswitch's three legs. Since you are pressing the footswitches a lot of times in your life, the glue breaks eventually, so that part of the PCB moves so the footswitch doesn't contact the button.
I removed the glue they put in the "Bank Up" button and applied a stronger one. Also, after inspecting the rest of the buttons I saw another one likely to fail in a short time, and I did the same.
Now it works, but I'll always feel VERY nervous on stage knowing how these things are attached. It's so surprising that it was not designed with screws. That way the unit would be really sturdy.

I heard Line 6 is sending re-designed switches and PCBs to the service centers, I guess the system is now different.
I'm in Spain and there's no service center here, would Line 6 send one to me so I can install it? I build amplifiers and effects, so I have no problem doing the job myself.

Here are some photos of the inside: http://www.pinktones.net/psst/x3.html

Desde que estou com pressa para um show, eu abri o X3 para ver o que está acontecendo (o meu "Banco Up" pedal não estava funcionando).
Uma vez aberto, ficou claro por que razão. Footswitches pressionar um pouco o botão que está montado sobre um PCB verde. PCB que, em vez de ser aparafusado ao caso, é colada a cada um pedal de três pernas. Uma vez que você está pressionando o footswitches um monte de vezes na sua vida, a cola pausas eventualmente, de modo que uma parte do PCB se move de modo a não entrar em contato com o pedal botão.
Eu removida a cola puseram no "banco Up" aplicado um botão e um mais forte. Também, depois de inspecionar o resto dos botões eu vi um outro vir a falhar em um curto espaço de tempo, e eu fiz o mesmo.
Agora ele funciona, mas vou sentir semper MUITO nervoso em palco sabendo como estas coisas são anexados. É tão admira que não foi concebido com parafusos. Dessa forma, as unidades seriam realmente resistente.

Ouvi Linha 6 está enviando a re-chaves projetado e PCB para os centros de atendimento, acho que o sistema agora é diferente.
Estou na Espanha e não há um centro de serviço aqui, iria enviar uma Linha 6 a mim para que eu possa instalá-lo? Eu construir amplificadores e efeitos, por isso não tenho qualquer problema fazer o trabalho sozinho.

Aqui estão algumas fotos do interior: http://www.pinktones.net/psst/x3.html

Leonardo Castro
Veterano
# set/08
· votar


Placa colada? Neguinho só pode estar de sacanagem mesmo...

Ibergamim, por favor, ponha o link do fórum da Line 6 para a gente!

Assim que você o fizer, vou encaminhar uma mensagem para a representante da Line 6 no Brasil. Até agora, minha pedaleira não apresentou qualquer tipo de problema. Contudo, quero me certificar de que as placas dela já foram instaladas de acordo com o novo sistema que o sujeito cita na mensagem acima.

Um grande abraço,

Leonardo.

lbergamim
Veterano
# set/08
· votar


Leonardo Castro
Vc viu como é nas fotos...?? não parece nada de muito complicado...
Minha X3 Live chega amanha... tá vindo dos EUA... heheh
Vi uns caras comentando nos fóruns que as X3L fabricadas mais recentemente já não vem mais com essa placa colada... acho que a Line 6 resolveu esse problema...

lbergamim
Veterano
# set/08
· votar


http://line6.com/support/thread.jspa?messageID=215754𴫊

Tem vários outros tópicos interessantes, tem muita informação nesse fórum da Line 6...

jpsdireito
Veterano
# set/08
· votar


Fiz essa gravação com a GT 10, coisa simples, mas que já da para se perceber a qualidade da máquina. A gravação foi feita com uma T Zero e ligada em linha no PC. Espero que gostem. Comentem!!!

http://www.4shared.com/account/file/64419047/422bdb6a/satriani_joe_ten _words.html

Leonardo Castro
Veterano
# set/08
· votar


http://line6.com/support/thread.jspa?messageID=215754��

Tem vários outros tópicos interessantes, tem muita informação nesse fórum da Line 6...


Vi as fotos sim. Que mico! Tomara, então, que a rapaziada tenha mesmo resolvido esse problema.

Se você puder, poste novamente o link, por favor. Quando tento ir ao endereço indicado na mensagem anterior, surge uma mensagem de erro e a página não é carregada.

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# set/08
· votar


Fiz essa gravação com a GT 10, coisa simples, mas que já da para se perceber a qualidade da máquina. A gravação foi feita com uma T Zero e ligada em linha no PC. Espero que gostem. Comentem!!!

http://www.4shared.com/account/file/64419047/422bdb6a/satriani_joe_ten _words.html


-x-

Maravilha de som!

ogaitnas
Veterano
# set/08
· votar


jpsdireito

já experimentou gravar pela usb ?

Lipe Amador
Veterano
# set/08
· votar


jpsdireito
Fiz essa gravação com a GT 10, coisa simples, mas que já da para se perceber a qualidade da máquina. A gravação foi feita com uma T Zero e ligada em linha no PC. Espero que gostem. Comentem!!!

Particularmente não curti muito não.
no riff tá até bem parecido.. bem legal.. Mas eu não gosto desse timbre do satriani msm.. no quesito simulação está bom..

Mas no solo achei pouco real.. mas acredito que seja questão de regulagem..

Parebens pela aquisição e pelo trabalho..

Leonardo Castro
Veterano
# out/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Fui à página da BOSS e vi que existe um pedal chamado PS-5 SUPER Shifter. Na minha opinião, ainda não está 100% (no final das demonstrações, sempre há um resquício de som estranho). Fiquei surpreso em ouvir tais imperfeições. Até que BOSS foi honesta em não cortá-los. Perto do que consegui na POD X3 Live, entretanto, os sons dão de 1000 a 0.

Em uma mensagem anterior, havia falado em simulação de violão de 12 cordas. Contudo, na verdade, é de guitarra de 12 cordas.

Vejam aí as demonstrações:

http://www.bosscorp.co.jp/demos/en/PS-5_sound/demo.html

Pessoal da GT-10, peço sinceridade (assim como estou tentando ser o mais isento possível ao comentar as características da X3L...): o PITCH SHIFTER da GT-10 faz tudo REALMENTE IGUAL (100% igual mesmo!) a esse pedal PS-5 ou a BOSS deixa a pedaleira um passo atrás das últimas novidades (com relação aos pedais de efeito dela mesma) para forçar a compra, caso o guitarrista necessite de um som mais profissional?

A mesma pergunta também vale para o pedal AC-3 (que faz simulações acústicas).

http://media.roland.com/en/v/v0183/v018303M.mov

http://media.roland.com/en/v/v0444/v044419M.mov

(Estes últimos dois vídeos demoram um pouco para carregar).

Leonardo Castro

Como a galera da GT-10 não respondeu às perguntas postadas no dia 24 de setembro (na página 7 deste fórum), vou interpretar o silêncio como respostas negativas a ambas.

Falando nisso, vi uns vídeos do pedal Harmony Man, da Digitec, postados no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=ZMl0KrCpmVA
http://www.youtube.com/watch?v=xn6FeD1CfJQ
http://www.youtube.com/watch?v=g-2VMd-jWvE&feature=user
http://www.youtube.com/watch?v=XKz81M0RkUY&feature=related


Achei o som bem mais ou menos...

Que é melhor do que o efeito da Line 6 (quanto ao harmonizer, pois o "bender" é bem digital também...), não tenho a menor dúvida. Mas a galera (seja de que marca for), bem que poderia melhorar o resultado final, para que soassem, verdadeiramente, duas guitarras (e não uma guitarra e uma coisa sintetizada de difícil identificação...).

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# out/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Venho "deitando o sarrafo" no pessoal da Line 6, lá nos fóruns editados por usuários (e pseudo usuários) na página do fabricante.

Perguntei se alguém sabia algo sobre o lançamento de novos pacotes de efeitos...

Além de duas sacaneadas que eu levei, vi que um sujeito afirmou (tomara que não esteja me sacaneando também...) que há rumores de que a capacidade de processamento da X3L é 13 vezes superior à da XtL (e que a Line 6, obviamente, vai querer tirar proveito disso).

Perguntei onde ele obteve tal informação, pois eu mesmo já mandei uma mensagem de correio eletrônico para Line 6, inquirindo acerca das diferenças técnicas (de forma aprofundada) entre a XtL e a X3L (número de processadores, "clock", quantidade de memória, número de processadores dedicados, etc.) e, até agora, não obtive qualquer resposta (e nem vou obtê-la pelo visto...).

Ele ainda não me respondeu. Se a veracidade da informação for confirmada (incluindo a fonte), posto aqui também.

O endereço do fórum da Line 6 é: http://www.line6.com/support/message.jspa?messageID=276045#276045

Um grande abraço,

Leonardo.

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Leonardo Castro
O cara não pareceu estar brincando não,apesar de no item 1 que ele falou ele estar viajando legal.Mas se a line 6 quer ter o rack mais poderoso do mundo vai ter que trabalhar muito pra pegar a tc electronic e a fractal audio.

alexromachado
Veterano
# out/08
· votar


E ai, galera, tenho acompanhado este fórum por bastante tempo mas só agora me associei.

Bem, recentemente estive em dúvida sobre qual das duas pedaleiras adquirir. Pesquisei bastante, assim como a GNX3000 e a Tonelab. Como a minha vinha dos states e, portanto, teria nada de garantia, optei pela GT-10.

Vi inúmeros comentários negativos acerca da construção duvidosa e problemas de bugs da X3L, neste fórum, no fórum da Line6 e no fórum da principal comunidade da X3 no orkut (inclusive vi donos de XTLive que diziam que ela inspirava mais segurança com seu corpo de metal do que o plástico reforçado da "irmã" mais nova)

Bem, claro que perdi um pouco da praticidade que a X3L me ofereceria, como preamps pra voz e baixo, mas por outro lado, achei na GT-10 opções de regulagens extremamente incríveis que - penso eu - reforçam a briga pau a pau entre as duas. São as regulagens:

1 - Muitos criticam as simulações das GT's por serem abelhudas e não tão "macias" como as POD's. Bem, em analisadores de espectros de usuários do fórum gtcentral isso fica claro. as curvas de cortes de frequências (tal qual um bom falante faz) são mais acentuadas na X3L, deixando o som mais "redondo". Por outro lado, a característica "plain" das GT's explicaria o porquê delas soarem bem em inputs e returns: o som chega nos falantes bem mais "rico" em termos de frequências (o que tb explicaria o termo "entubado" que as pessoas que ligam os POD's nos inputs e returns às vezes dizem). Bem, a questão é, com um equalizador legal como o da gt-10, que permite inclusive visualização como num analizador de espectro é simples: regulei-o para a curva resposta de frequência similar a um falante real e pronto: som redondo, confortável mesmo com muito drive.

2 - Praticidade. Em apenas um patch tenho as seguintes configs:
pedal numérico do próprio patch = liga o afinador
Pedal CTL1 = alterna os canais
Pedal CTL2 = liga o boost e aciona o delay
Pedal EXP na posição "0" = aciona o modo manual
No modo manual,:
pedal 1 = pedal OD/DIST
pedal 2 = FX1 (que deixo como oitavador)
Pedal 3 = FX2 (que deixo como phaser)
Pedal 4 = Chorus
Bank up = Delay
Bank down = Afinador

Ou seja, num mesmo patch posso alternar entre 4 timbres básicos (Canal 1 ou 2 e cada um deles com o pedal od/dist). Posso adicionar Oitavador, phaser, chorus e delay simultaneamente ou separadamente. Exemplo, se em um timbre limpo uso chorus+delay e num funk uso phaser não preciso de um patch pra cada. Com isso, 3 patches são suficientes para que eu toque covers de quase tudo com minha banda de baile.

3 - Simulador de violão. Outro ponto forte, na verdade a GT-10 tem 2 simuladores de violão. Um fica como parâmentro do efeito guitarsimulator (que tb simula captadores) e o outro é um Acustic Processor, propriamente dito. Pelo que ouvi, o primeiro soa mais como um piezo, com bastante brilho (inclusive há a opção S->Ac e H->Ac, que se adapta ao seu tipo de captador). O segundo simulador permite regulagens do tamanho do corpo do violão, ressonância, etc. Soa mais como um violão desplugado mesmo. Então saca só: Não somente com a GT-10 tenho dois simuladores de violão como posso configurá-los em cadeias diferentes, uma pra cada canal (L ou R), inclusive podendo selecionar o atrazo entre os dois canais (em milisegundos), para soar como duas pessoas distintas tocando.

4 - Harmonizer - Outra loucura. Além dos intervalos e escalas de praxe (3ªs, 6ªs) posso customizar minha escala e o intervalo a ser seguido. O "whammy" é sensacional: a sensação é mesmo de estar usando a alavanca, tamanha a suavidade do timbre. Já tive uma zoom3030 e sei bem o que é ter um harmonizer e pedal pitch beeeeeeem digitais


Bem galera, meu objetivo é esclarescer mais dúvidas que a galera possa ter acerca da GT-10, lembrando que o objetivo maior deste fórum deveria ser o esclarescimento das caracteristicas de cada máquina para que, cada um, de acordo com suas necessidades, opte pelo produto que melhor lhe atenderá.

No meu caso, estou satisfeitíssimo com minha GT-10, e morro de curiosidade para conhecer mais a X3Live...

Leonardo Castro
Veterano
# out/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


No meu caso, estou satisfeitíssimo com minha GT-10, e morro de curiosidade para conhecer mais a X3Live...

Se você curte mesmo Whammy, "harmonizer" e simuladores acústicos, então pode perder a curiosidade com relação à X3...

Aproveita e posta aí para a gente alguns sons com os efeitos acima citados!

Já que você é novo no fórum e possui uma GT-10, responda, por favor, as minhas dúvidas (postadas no dia 24 de setembro e reprisadas logo acima), pois, dependendo das repostas e da inércia da Line 6, vou acabar adquirindo uma GT-10 também e ligando as duas pedaleiras para ver como é que fica:

Fui à página da BOSS e vi que existe um pedal chamado PS-5 SUPER Shifter. Na minha opinião, ainda não está 100% (no final das demonstrações, sempre há um resquício de som estranho). Fiquei surpreso em ouvir tais imperfeições. Até que BOSS foi honesta em não cortá-los. Perto do que consegui na POD X3 Live, entretanto, os sons dão de 1000 a 0.

Em uma mensagem anterior, havia falado em simulação de violão de 12 cordas. Contudo, na verdade, é de guitarra de 12 cordas.

Vejam aí as demonstrações:

http://www.bosscorp.co.jp/demos/en/PS-5_sound/demo.html

Pessoal da GT-10, peço sinceridade (assim como estou tentando ser o mais isento possível ao comentar as características da X3L...): o PITCH SHIFTER da GT-10 faz tudo REALMENTE IGUAL (100% igual mesmo!) a esse pedal PS-5 ou a BOSS deixa a pedaleira um passo atrás das últimas novidades (com relação aos pedais de efeito dela mesma) para forçar a compra, caso o guitarrista necessite de um som mais profissional?

A mesma pergunta também vale para o pedal AC-3 (que faz simulações acústicas).

http://media.roland.com/en/v/v0183/v018303M.mov

http://media.roland.com/en/v/v0444/v044419M.mov

(Estes últimos dois vídeos demoram um pouco para carregar).

[i][/i]

alexromachado
Veterano
# out/08
· votar


Então Leonardo, façamos assim:

Infelizmente nunca toquei nesses pedais da boss, o que invalida qquer comparação que eu tente fazer.

Estou viajando, mas amanhã mesmo chego em casa, gravo uns samples e posto aki, assim vc poderá comparar com os sons dos pedais que já viu.

Abraço, Alex.

alexromachado
Veterano
# out/08 · Editado por: alexromachado
· votar


Ah, esqueci de falar uma coisa.

Não há na Gt-10 simulação de violão ou guitarra de 12 cordas. Mesmo que vc combine a sim de violão com o pitch shifter, octave ou harmonizer (em qualquer um deles podemos adicionar uma oitava acima) ele não faz distinção de cordas, logo, nada de Si e Mizinha gêmeas como nos instrumentos, tocou agudo vai ouvir um mais agudo ainda...

eu mesmo tentei e não rolou, a menos que só se use bordões...

Leonardo Castro
Veterano
# out/08
· votar


Valeu!

Leonardo Castro
Veterano
# out/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Caro alexromachado,

Na X3L, há um efeito chamado "Bender". É uma merda. Se eu tocar uma nota só, posso ajustar em ouvir qualquer outra nota duas oitavas acima e duas oitavas abaixo. Posso regulá-lo para sair o som da nota original e o da nota processada simultaneamente (sem usar o DUAL TONE, pois a XTL também faz isso). É só escolher (entre 0 e 100%) o valor do som processado a ser ouvido. Soa digital e só funciona com uma nota por vez.

Daí, eu pergunto: será que essa regulagem (entre 0 e 100%) também não existe na GT-10?

Segunda pergunta: mesmo que a tal regulagem não exista (o que eu acho bem pouco provável), não seria possível lançar mão do DUAL TONE da GT-10? Explico: no TONE 1, você colocaria o violão (ou a guitarra) sem o oitavador, com um amplificador "clean", por exemplo. Já, no TONE 2, colocaria o mesmo amplificador "clean", mais o oitavador. Aí, seria só ajustar para que os sons do TONE 1 e do TONE 2 saíssem simultaneamente. Será que não funcionaria?

Talvez eu esteja falando besteira, mas, nos instrumentos de 12 cordas, cada par de cordas não apresenta a mesma nota, sendo uma afinada a uma oitava abaixo? Se eu estiver falando merda, pode dizer, pois nunca toquei um instrumento desses.

alexromachado
Veterano
# out/08
· votar


então...

Na GT-10 tb pode-se editar a mixagem entre som original e som do efeito, mesmo sem precisar usar dois canais. O bacana é que se usar o pitch shifter vc pode usar acordes sem problema.

Exemplo: Preparei um patch com sim de violão (FX1) e com o pitch shifter para -1 semitom (FX2), que ficou logo no início da cadeia de pedais. Assim, pras músicas em afinação padrão, uso apenas o FX1. Caso a banda toque um More than words da vida, que está meio tom abaixo, basta acionar o FX2. Claro que o som não fica exatamente como um violão de aço afinado meio tom abaixo, mas é uma simulação bem bacana para este contexto de banda...

Leonardo Castro
Veterano
# out/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


# Enviado: 25/ago/08 16:24
Citar Votar

alguem ja teve problemas com o volume dos patchs ou do wah wah na pod x3l??

Eu não. É só regular os volumes entre si.

Mas notei algo esquisito no X3L: patches sumindo. Alguém já notou isso? No meu caso, eu programei um patch em casa para tocar determinada música no ensaio. Quando chegou na hora de tocar, cadê o patch? Sumiu!! Voltou ao tom original. O estranho é que os patches vizinhos, que eu tb havia programado, não desapareceram, foi só esse.

Outro problema que notei: configurei um pach em Dual Tone (simultâneo), os dois com a distorção de Soldano SLO, o som ficou porreta. Mas às vezes, qdo tento acessá-lo, o som falha, tipo fica baixo, com pouca distorção (mais para crunch). Não testei ainda esse patch com o Pod desconectado da USB. Mas imagina vc tocando no meio de uma música, na hora de entrar aquela distorção fuderosa, entra um crunchzinho básico...



FabRib
Membro Novato



-x-

Aí, galera. Acabei de ver, na página da própria Line 6 (http://line6.com/support/ann.jspa?annID=70) que realmente MUITOS usuários da POD X3 Live vêm experimentando problemas de áudio com a interface USB. Isso foi admitido pela própria Line 6 em março de 2008! Grandes merdas, então, a POD X3 possuir saída USB 2.0. Seria melhor continuar com uma 1.1 que funcionasse...

Ontem, postei, também na página da Line 6, uma pergunta acerca de novos "model packs" e a resposta de um usuário foi a seguinte: eles (a Line 6) deveriam resolver primeiro o problema de áudio já detectado antes de fazer novos lançamentos. Caralho, os caras estão desde março para resolver essa porra e ainda não conseguiram??? Para quem quiser conferir o texto original: http://line6.com/support/message.jspa?messageID=276039#276039 .

Como já disse em uma mensagem anterior, sempre fui muito azarado na compra de produtos elétricos e eletrônicos. Só que, com a POD X3 Live, ao menos até aqui, não tive problema algum. Minha sorte para esse tipo de coisas está mudando...

CONTUDO, SE EU SOUBESSE DE TUDO ISSO QUE ESTÁ SENDO VEICULADO NO "SITE" DO PRÓPRIO FABRICANTE, CERTAMENTE EU NÃO TERIA ME ARRISCADO!

ENTÃO, DEIXO AQUI UM CONSELHO: SE VOCÊ AINDA ESTÁ NA DÚVIDA ENTRE A POD X3 LIVE E A BOSS GT-10, COMPRE A BOSS GT-10!!! NÃO SE ARRISQUE, POIS VOCÊ PODE NÃO TER A MESMA SORTE QUE EU E OUTROS USUÁRIOS EXPERIMENTAMOS!!!

O SOM DA MINHA É BACANA, DIZEM QUE AS SIMULAÇÕES SÃO QUASE PERFEITAS E TAL, MAS UM PROBLEMA NA INTERFACE DE GRAVAÇÃO DE VÁRIAS PEDALEIRAS ESTAR PENDENTE DE RESOLUÇÃO DESDE MARÇO É INACEITÁVEL (OU MELHOR, ANTES DISSO, CERTAMENTE, O PROBLEMA JÁ EXISTIA. A LINE 6 É QUE SÓ O ADMITIU EM MARÇO...).

E, DESDE MARÇO PARA CÁ, O FABRICANTE SEGUE LANÇANDO GRAVADOR, SISTEMA DE TRANSMISSÃO SEM FIO E UMA PORÇÃO DE OUTROS BAGULHOS...

A LINE 6 SÓ PODE ESTAR DE GOZAÇÃO COM A CARA DOS SEUS POBRES CONSUMIDORES!!!

PORTANTO, HOJE, EU NÃO PAGARIA MAIS CARO POR UM PRODUTO QUE CUSTA O MESMO QUE A GT-10 NOS ESTADOS UNIDOS E AINDA TERIA GRANDES CHANCES DE POSSUIR ALGUM TIPO DE DEFEITO!!!

QUANTO À GT-10, AO MENOS ATÉ AGORA, NÃO LI NENHUM CONSUMIDOR RECLAMANDO (QUER COM RELAÇÃO A DEFEITOS DE FABRICAÇÃO, QUER COM RELAÇÃO À QUALIDADE DO SOM EM SI), MUITO PELO CONTRÁRIO!!!

É isso. O conselho está aí. Quem quiser ir de X3L, que vá por sua própria conta e risco!

Um grande abraço,

Leonardo.

rafaelbretas
Veterano
# out/08
· votar


Leonardo Castro

Bom conselho Leonardo. Uma pena que a maioria das pessoas 'ignora' problemas técnicos que outros dizem possuir achando que é apenas azar de quem comprou.

É NOTÁVEL a diferença do controle de qualidade entre algumas marcas... logo que aprendi a tocar guitarra cometi o erro de comprar uma V-amp. Tive inúmeros problemas e não tinha dinheiro para comprar nada na época (tinha gastado com a V-amp. Fiquei um bom tempo com uma porcaria de pedaleira até poder finalmente migrar para Roland.

Não imaginava que a Line-6 também tivesse um índice tão alto de problemas. Absurdo uma empresa desse porte ter todo esse descaso. Mas realmente, a Boss é garantia de qualidade, muito difícil dar defeito, extremamente resistente, e, quem já abriu uma pedaleira Boss/Roland viu a qualidade interna dos componentes, desde chassi reforçado até dissipadores de calor bem posicionados e cabos flat presos de forma segura.

alexromachado
Veterano
# out/08
· votar


Samples combinados:

Simulador de Violão

Simulador de violão com 2 amps (um em cada canal estéreo) com diferença de 7ms entre eles para ampliar a sensação de serem 2 violões

Obs: Gravei com minha tagima strato t-635 com um trio de captadores fender noiseless. Para os "violões", sempre usei a posicção 2 (entre captador do braço e meio).

Aqui o Harmonizer 1 oitava acima, captador braço da strato, simulação canal clean do VOX AC30

Aqui primeiro uma terça abaixo em uníssono, depois, um recurso legal da GT-10, adicionar 2 vozes, à voz principal, localizando cada voz adicionada a um lado (L e R). Usei uma terça e uma sexta abaixo. O preamp é o Rectfier vintage

Valeu! Gostaria da opinião da galera sobre os samples.

Leonardo Castro
Veterano
# out/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Caro Alex,

Ouvi seus arquivos. Achei-os bem legais.

Uma vez, tentei fazer uma simulação de violões com a POD X3 Live. Ficou ruim. Acabei salvando o "patche" de toda forma. Acabei de gravar as introduções de "More Than Words" e de "Hole Harted". Achei que ficaram uma droga (lembrando que a POD X3 não possui simuladores de violão).

Confira aí:

http://www.4shared.com/file/65810527/be073a42/More_Than_Words_-_introd uo.html?dirPwdVerified=4c06dcf8

http://www.4shared.com/file/65810992/2483ee62/Hole_harted_-_intro.html ?dirPwdVerified=4c06dcf8

Gravei as duas com minha guitarra Tagima T-SIX, captador "humbucker" do braço, original de fábrica (ou seja, uma bosta...). Achei que não está soando como violão de verdade.

Achei que o som dos seus violões ficou bem melhor. Soam como verdadeiros violões. Contudo, na minha humilde opinião, o som está um pouco abafado. Pode ser mera questão de regulagem também.

Portanto, depois de ouvir muita coisa na internet, o meu "ranking", quanto às simulações, é o seguinte:

1º) Simulação da VARIAX.

A mais perfeita que ouvi. Contudo, é um outro instrumento e não serve de parâmetro para avaliar pedaleira alguma (além de ser muito cara no Brasil).

2º) Pedal AC-3 da BOSS.

Ao menos nos vídeos e áudio da BOSS, soou bem próximo a um violão mesmo (algo em torno de 70 a 80% de fidelidade).

3º) Simulação da BOSS GT-10.

O som ficou infinitamente melhor do que o obtido na POD X3 Live com o método "forçando a barra para tentar simular violão em uma pedaleira que não faz isso".
Com relação ao som do AC-3, ficou mais abafado. Contudo, estou julgando com base em uma gravação caseira, feita sem qualquer maquiagem, e outras feitas pela própria BOSS (e que, com certeza, sempre são melhoradas). Logo, colocar a GT-10 em terceiro lugar pode ser uma injustiça. O melhor seria comparar a mesma guitarra, tanto com a GT-10 e com o AC-3 lado a lado.

Nem vou considerar o som que obtive com a POD X3 Live, que é uma brincadeira de criança...

Em um dos fóruns da Line 6, há um sujeito dizendo que conseguiu um timbre de violão melhor do que o da GT-10. Contudo, ele não mostrou qualquer gravação, tampouco disponibilizou o "patche" para outros usuários.

Acho que até tem como melhorar o som que eu obtive. Talvez, tirando agudos (que ficaram exagerados) e trabalhando melhor com "chorus" e "reverb". Contudo, o som da GT-10 é bem mais fiel a um violão de verdade.

O mesmo raciocínio vale para a comparação feita entre os sons do "pitch shifter" e do "harmonizer" dos pedais da BOSS e da GT-10. Nem dá para comparar os efeitos com a X3L também...

É isso aí. Lembrando que a minha opinião é mero palpite de leigo.

Um grande abraço,

Leonardo.

Rod Turtle
Veterano
# out/08
· votar


Falando em simulação de violão hoje eu descobri que a variax não tem simulação de violão clássico (de nylon).Grande mancada da line 6 na minha opinião.

alexromachado
Veterano
# out/08
· votar


Sobre os timbres...

Bem Leonardo, meu som ficou mais fechado pq essa foi mesmo a intenção, pensei em deixar com bastante "body" (50%), que é o timbre q gosto mais. Depois gravo um diminuindo esse parâmetro pra ficar um timbre mais piezo mesmo... vamo ver no que que dá....

Leonardo Castro
Veterano
# out/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Citar Votar

Falando em simulação de violão hoje eu descobri que a variax não tem simulação de violão clássico (de nylon).Grande mancada da line 6 na minha opinião.


-x-

Grande mancada? Neguinho da Line 6 gosta muito de um "din din". Eles já resolveram o problema. Quer violão de aço (de 6 ou de 12 cordas) e violão de "nylon" também???? É só comprar uma Variax Acoustic 700... acho que é a mesma que o "The Edge" (do U2) usa...

http://www.line6.com/variaxacoustic/sounds.html

Entendeu? É só comprar essa Variax Acoustic e a outra Variax Eletric... fogo é ter dinheiro para isso tudo...

Leonardo Castro
Veterano
# out/08 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Sobre os timbres...

Bem Leonardo, meu som ficou mais fechado pq essa foi mesmo a intenção, pensei em deixar com bastante "body" (50%), que é o timbre q gosto mais. Depois gravo um diminuindo esse parâmetro pra ficar um timbre mais piezo mesmo... vamo ver no que que dá....


-x-

Então vai ser questão de regulagem mesmo.

O som do seu violão ficou muito parecido com os "samplers" que eu ouvi do pedal AC-2 da própria BOSS (da geração anterior ao do AC-3).

Acho que esses caras (entenda-se: Line 6, BOSS, VOX, etc.) que fabricam pedais individuais nunca vão colocar a mesma tecnologia nas respectivas pedaleiras. Caso contrário, quem iria comprar os pedais??? Estou usando a lógica de um capitalista normal, pois não acredito que essas empresas estejam aí para fazer caridade a quem quer que seja...

Em sendo assim, só se uma empresa construísse apenas multiefeitos é que poderia tentar colocar os respectivos parâmetros (dos pedais alheios) em pé de igualdade.

Conclusão: somente a ZOOM (das grandes fabricantes) poderia ter a "completa isenção" para realizar a hercúlea tarefa (acho que a ZOOM não produz pedais individuais, ou produz?). Agora, se os comentários feitos por muitos guitarristas quanto à ZOOM forem verdadeiros (e eu adianto, desde já, que nunca toquei com uma pedaleira "top" dos caras), aí, meu amigo, estamos mesmo ferrados...

Voltando aos sons que você gravou:

Gostei do PITCH SHIFTER. Mas, ao menos pelo que você relatou em uma mensagem anterior, ele não vai fazer a guitarra de 12 cordas. Talvez o da GT-12 saia igual ao PS-5... mas não se engane: está muito menos digital do que o tal de BENDER da X3L (ou, então, eu não sei configurar aquele troço. O pessoal aqui do fórum que tem uma X3L - e sabe usar o BENDER - bem que poderia postar uns sons para a gente fazer uma comparação, de preferência, tocando a mesma introdução dos Titãs).

Achei o som do seu "harmonizer" mil vezes melhor do que o do pedal DIGITEC, cujos vídeos indiquei em uma mensagem anterior (embora continue achando que não soe 100% guitarra. Digamos que chegue a uns 80, 90%). A X3L tem um efeito chamado "FX - Synth Harmony". Com ele, você também pode configurar duas vozes independentes em intervalos iguais ou diversos. Ao menos nos meus testes, as vozes independentes não soam nem 10% guitarra...

Não tenha dúvida, a GT-10 está anos-luz à frente da X3L em termos de efeitos. Contudo, a BOSS ainda pode melhorá-los um pouco. Quem sabe a BOSS não atualize o "firmware" da GT-10 assim que outros pedais individuais forem lançados (por exemplo, quando sair um PS-6 ou um AC-4)? No ritmo que ela vem lançando pedais extras, não duvido que demore muito a acontecer.

É isso aí. Posso estar falando um monte de besteiras. Não leve minha opinião tão a sério (embora eu esteja tentando ser o mais isento possível, assim como tento fazê-lo ao retratar os sons da POD X3 Live). Acho que o mais importante é a opinião dos outros guitarristas do fórum, com muito mais experiência na coisa, que certamente irão se manifestar também.

Um grande abraço,

Leonardo.

alexromachado
Veterano
# out/08 · Editado por: alexromachado
· votar


Bem agora deixei o controle body em 0%, assim como o grave e agudo em flat. Ficou mais agudo.

Leonardo: Era mais ou menos esse som q vc se referia ao AC-3?

GT-10 Sim violão body 0%.mp3

GT-10 Sim violão 2 amps 7ms body 0%.mp3

alexromachado
Veterano
# out/08 · Editado por: alexromachado
· votar


Agora, galera, já que estamos enviando timbres, eu gostaria muito que pudéssemos enviar samples das simulações.

Como elas são o carro-chefe das POD's eu gostaria de que comparássemos amps aqui, até pra um servirde parâmentro pro outro, dicas de regulagens, etc. Embora a X3Live tenha infinitamente mais amps que a GT-10, sugiro que testemos esses timbres mais gerais, tipo JCM800, MS1959, VOX AC30, Rectifier, 5150, etc., que são o que a gelera tende a buscar primeiro nos simuladores, penso eu.

Aí, Leonardo (e os demais proprietários de X3L) podiam postar uma gravação e informar o amp, que tento algo análogo na GT-10 pra postar

GuitarRockMan
Veterano
# out/08
· votar


verdade cara to muito afiom de ver a galera comparanda as simulações de amps mesmo

alexromachado

pow vc regula bm legal a gt 10 cara pode postar um som dos pre amps ai com ganho no talo pra agente ver funcionar o lance da curva de frequencia q vc falou ........

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boss GT-10 ou Pod X3 live