Boss GT-10 ou Pod X3 live

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diwillo
Veterano
# set/08
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Lipe Amador

Cara, vi o video de Money aqui...timbrasso mesmo. Vou tentar tirar algo parecido aqui. Bom que o cara explicou embaixo que ele usou simuação de Marshall (JB Lead), ai dá pra ter uma idéia de por onde começar...

abraço

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Olha, toquei nas duas, testei muito.... na boa, essa "palhaçada" de que as simulações da line6 são melhores, acabou! de boa........meu, as duas levam a mesma praia de som em termos de drive

Tenho ouvido algumas demonstrações que alguns colegas do fórum fizeram com a BOSS GT-10 e, realmente, fiquei impressionado com a qualidade dos "drives". Há um colega que me mandou uma coleção de "patches" incrível, que pode ser utilizada desde "Purple Rain" à "Wasting Love". Como não estou autorizado a postar tais demonstrações aqui, tomara que os colegas – que certamente lerão estas linhas – animem-se e dividam as suas experiências com o restante dos componentes do fórum.

Como já disse várias vezes, não tenho praticamente experiência na matéria de guitarra nem tampouco de modulação. Tanto é assim que o som da POD que postei ficou bem mais ou menos, para não dizer que ficou uma coisa horrível: como ainda nda não sei tocar nada e nem regular o básico no multiefeito, "joguei" um "preset" configurado de fábrica, sem efeitos extras, e "mandei ver", ou melhor, "não mandei ver"...

Contudo, não tenho dúvida de que, depois de algumas experiências, conseguirei fazer um som legal, como muitos outros que já ouvi de felizes proprietários da POD X3 ao redor do planeta.

A partir de agora, vou parar de ficar gastando o pouco tempo de que disponho lendo sobre qual é a melhor pedaleira da atualidade, se o som valvulado é superior ao digital e coisas do tipo, pois ainda não tenho a menor capacidade de distinguir nada disso e, convenhamos, iniciar o estudo de guitarra com uma POD X3 Live não é o que se pode chamar de um mau começo.

O que eu realmente sinto falta na POD X3 é de um simulador acústico. O da GT-10 eu já ouvi e é sensacional. Acho que eles não se preocuparam em construir um simulador acústico pensando que todo mundo que adquirisse uma POD X3 Live também iria adquirir uma VARIAX. VARIAX, para quem não sabe (e eu, há até bem pouco tempo não sabia), é uma guitarra da Line 6 que simula diversos modelos clássicos elétricos e acústicos, bem como o som de banjo e de cítara. Hoje, já começo a pensar em adquirir sim uma VARIAX no futuro, só que o preço aqui no Brasil desanima (enquanto, lá fora, ela sai por US$ 799,00...).

Mandei uma mensagem para Line 6 explicando a falta que faz um simulador acústico e que nem todos têm condição de adquirir uma VARIAX, no Brasil, a quase R$ 6.000,00, isso quando se consegue alguma loja para vendê-la. Até agora, não me responderam. Tomara que eles disponibilizem – mesmo que pago – um pacote de simulações de violões para guitarras não fabricadas pela Line 6.

É isso aí.

Como, provavelmente, ficarei afastado do fórum até começar a tocar dignamente (o que deve demorar a acontecer, pois quase não tenho tempo para praticar o instrumento), deixo aqui um desafio para os colegas. Existe uma gravação de guitarra base da música "That thing you do", que pode ser encontrada em: http://www.4shared.com/file/62657377/50077332/That_thing_you_do.html?d irPwdVerified=ab448f2e

A pergunta que faço é a seguinte: qual o equipamento utilizado para gravar a guitarra: amplificador e efeitos analógicos, multiefeito BOSS GT-10 ou multiefeito POD X3? Quem se arrisca aí???

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Como fiz uma pergunta, se houver respostas, voltarei ao fórum só para dizer qual a opção correta muito antes de estar tocando dignamente!

Faca na Caveira
Veterano
# set/08
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Galera, é o seguinte, eu estou interessado em trocar o meu set de pedais por uma pedaleira, preciso de mais praticidade, preciso de efeitos bons de delay, wah, chorus e principalmente boas simulações de amps e não tenho grana para bons analógicos. Li esse tópico inteiro e pelo que vi as 2 pedaleiras se equivalem muito, cada uma com suas características. Estou fazendo um levantamento dos benefícios das pedaleiras, ainda não testei nenhuma das 2, mas estou chegando à seguinte conclusão:

O que me chamou a atenção na GT10:
- Melhor para usar ao vivo (falaram isso, mas ng explicou)
- Melhor assistencia técnica no Brasil (moro em salvador, por aqui pelo menos já sei que tem assistencia da boss)
- Preço mais em conta que a x3

O que me chamou a atenção na podx3L:
- Melhores simulações de amps (ela é cheia de recursos, porém, o que falam das simulações é de encher os olhos)

Por enquanto a GT10 tá ganhando por causa do preço. Mas sinceramente, se as duas fossem na mesma faixa de preço, eu escolheria pela x3L, pq a maior prioridade pra mim seria a qualidade das simulações.

Então eu comecei a pensar: "Não tem muito sentido ficar comparando 2 pedaleiras equivalentes que tem uma diferença de 800 reais no preço". Acaba sendo uma decisão muito fácil: vale a pena pagar mais 800 reais por uma simulação um pouquinho melhor? No meu caso, não (pq nao tenho grana).

Onde quero chegar:
1) Por que não comparar a xt live e a gt10? Entre a XT Live e a GT10 (que custam +- a mesma coisa), qual tem a melhor simulação de amps?
2) A simulação de amps da x3 é tão diferente a ponto de valer a pena pagar mais 800 reais?

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Caro "Faca na Caveira",

Acredito que a diferença mais significativa entre a POD XT e a POD X3 é a questão do DUAL TONE (possibilidade de criação de dois tons simultâneos e totalmente desvinculados). Isso, segundo os grandes especialistas, faz muita diferença. Na verdade, como não entendo quase nada de modulação, ainda não me arrisquei pelos caminhos do DUAL TONE. Contudo, a BOSS GT-10 possui o recurso de timbre duplo também (e você deve levar esse fator em consideração).

A POD XT tem menos modelos de amplificadores e de efeitos. Só que você poderá adquirir todos os amplificadores e efeitos que vêm de fábrica com a X3 na página da própria Line 6. É só ver aqueles que você pretende utilizar e comprar o pacote. Há vários tipos de pacotes disponíveis, variando de US$ 49,00 a US$ 99,00. Para a utilização de timbre único, todos os relatos que li indicam que o som da XT, com os pacotes de atualização, fica idêntico ao da X3. Lá na página da Line 6 há a explicação de todos os modelos novos, inclusive com "samples" de vários deles: http://line6.com/modelPacks/

Agora, há uma opção bem mais em conta para ter os timbres da Line 6 (inclusive com o DUAL TONE): adquirir uma TONEPORT UXI. Sai bem mais em conta (menos de R$ 500,00 no Brasil) e você pode completar os sons da X3 com o mesmo sistema de pacotes que eu citei acima. A única limitação é que roda no computador (você não vai poder se apresentar ao vivo, a não ser que tenha um "notebook"). Mandei um "e-mail" para a Line 6, pois no manual do GearBox eles só faltam dizer que os "plug-ins" são melhores que os sons da pedaleira, e eles responderam dizendo que todos os "plug-ins" possuem exatamente os mesmos algoritimos da POD X3 Live e que soam exatamente iguais. Não sei se é verdade (deve ser, pois todos os usuários do TONEPORT adoram os timbres dele), mas quem se der ao trabalho de perguntar para os caras da Line 6 vai obter a mesma resposta (e eles sabem que eu tenho uma X3 e que, obviamente, iria poder checar a veracidade da informação). Ou seja, para quem quer treinar em casa ou só fazer gravações, é a melhor relação custo/benefício. Confesso que se eu soubesse disso antes de comprar a X3, muito provavelmente, teria optado por uma TONEPORT, já que meu objetivo atual é apenas treinar os primeiros fundamentos da guitarra.

Ao menos para mim, é uma coisa estranha pensar em tocar ao vivo com "notebook". Entretanto, já vi muito artigo de revista especializada, principalmente estrangeira, onde os respectivos autores apostam que a próxima geração de multiefeitos será toda de "softwares" para rodar em "notebooks" (tanto da Boss, da Line 6 e da Zoom), ainda mais com a popularização que se espera das telas sensíveis ao toque. Não sei se isso ocorrerá já na próxima geração, mas que é algo bem possível de acontecer dentro de uns cinco anos, disso não tenho a menor dúvida.

Acredito que existe uma boa saída para aqueles que necessitam dos timbres da X3 e da GT-10: por menos do que se gasta em uma X3 Live, é possível comprar uma GT-10 e um TONEPORT. Se comprar o TONEPORT no eBay, então, aí que sai bem mais barato mesmo (já incluídos o frete e o imposto de importação).

É isso aí. Espero que tenha ajudado.

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# set/08
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Juro que essa será a última participação no fórum para que eu possa treinar mais a guitarra, já que minhas mensagens intermináveis demandam tempo para serem escritas...

Ontem, foi aniversário de meu irmão mais novo. Quando eu tinha 7 anos, deparei-me, pela primeira vez, com um violão (um velho Gianini, que tinha um som maravilhoso). Um sujeito, ensinou-me a tocar "parabéns p'rá você" em uma corda só (a 2ª). Era uma coisa muito simples e soava bem infantil mesmo. Não sei qual o motivo me levou a lembrar disso ontem. Aí resolvi tocar o mesmo "parabéns p'rá você" com a POD X3 Live e mandar de "presente" para o "e-mail" do meu irmão.

Neste arremedo de música, coloquei uns efeitos também. Todas as regulagens, tanto do amplificador quanto dos efeitos, são as de fábrica, com exceção do volume do amplificador, que baixei para que a gravação não ficasse insuportavelmente alta.

Vocês podem conferir o resultado em: http://www.4shared.com/file/62782562/39e92d68/Parabns.html

Meu irmão adorou a qualidade do som. Mas ele não conta, pois é violinista e não entende nada de guitarra, nem de efeitos.

Um grande abraço,

Leonardo.

Faca na Caveira
Veterano
# set/08 · Editado por: Faca na Caveira
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Leonardo Castro
Interessante esse lance da atualização, vale mais a pena então comprar uma xt e atualizar ela... Mas mesmo assim, as simulações da gt-10 são melhores que as da xt live sem essas atualizações? E da xt live pra x3 live só aumentou a quantidade de simulações ou a qualidade delas também melhorou? A atualização traz apenas novas simulações ou incrementa as já existentes?

Toneport não serve pra mim, preciso de algo para levar para os ensaios e apresentações...

Aí resolvi tocar o mesmo "parabéns p'rá você" com a POD X3 Live e mandar de "presente" para o "e-mail" do meu irmão.

Nossa cara, q parabéns louco!!!!!! Ficou muuuuito de fuder!!!

Agora vai lá curtir sua pedaleira. Se vc não puder responder minhas dúvidas, outra pessoa vem e responde :D

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Um dia desses, achei um "site" americano onde um cara colocava os "presets" da XTL ao lado dos mesmos "presets" da X3L. Não havia diferença alguma. Estou há uns trinta minutos tentando localizar a tal página e acho que é essa daqui: http://www.yourguitarplace.com/

Só não lembro em que local está a tal demonstração... acho que me cadastrei para acessar os tais sons. Nos sons postados pelo tal sujeito, não havia mesmo qualquer tipo de diferença. Agora, já vi muita gente em fórum brasileiro dizendo que houve um aprimoramento mesmo dos "presets" antigos da XTL. Não acredito mesmo que houve mudança.

Agora, não posso afirmar nada categoricamente, pois só conheço mesmo os sons da X3L. Para falar a verdade, não conheço nem os sons dos amplificadores modelados (tirando aqueles muito tradicionais mesmo). Meu professor de guitarra, que só usa equipamento analógico, é que ficou muito impressionado com os timbres da XT Live e me recomendou uma X3 Live por ter mais opções de amplificadores e de efeitos, além da possibilidade de futuras atualizações, pois, segundo ele, a Line 6 sempre lança pacotes novos.

Cara, os timbres da Boss GT-10 também estão excelentes! É só ouvir demonstrações de usuários, tanto no You Tube quanto em fóruns especializados. Só não vale é se guiar no som de vídeos e áudios promocionais (quer da Boss, quer da Line 6), pois todos eles são "melhorados" antes de cair na rede. Isso é uma coisa que todo mundo afirma.

O mais recomendado seria você testar uma GT-10 e uma XTL lado a lado e conferir. Por exemplo, tem gente que adora os timbres da Line 6 e, também, há muitos que os odeiam. Há muita gente que diz que as simulações dos amplificadores da Boss são ruins. Não sei quanto aos dos modelos anteriores, mas, ao menos quanto a GT-10, pelo que ouvi até agora, não ficam nada a dever às da XTL e às da X3L. Pena que um colega nosso aqui do fórum não postou os timbres que mandou para o meu correio eletrônico. Tomara que ele se anime e publique as pérolas que já obteve.

Acredito que a única diferença entre as duas é a questão da regulagem. A X3L parece ser mais fácil de regular, por causa do programa GearBox (que desenha os amplificadores e efeitos na tela como se fossem os de verdade) e dos ajustes de fábrica. Pelo que li, a XTL também utiliza o tal programa. Para gente que tem preguiça de ficar fuçando todos os parâmetros – como eu – é uma beleza. É bom também para que eu saiba como fazer no dia em que tiver que regular um "setup" de verdade. Um bom exemplo disso foi esse "parabéns p'rá você" maluco que eu gravei: utilizei todos os parâmetros de fábrica, toquei uma música ridícula e acredito que o resultado final não tenha ficado dos piores. Agora, se o sujeito for muito minucioso e paciente, é bem capaz de conseguir timbres ainda mais sutis com a GT-10, pois há mais parâmetros para a maioria das regulagens e mais efeitos também (basta ler os manuais das duas para perceber isso).

Qualquer pedaleira que você escolher dentre as três (XTL, X3L ou GT-10) será muito boa. Quando comprei minha guitarra, a levei à uma "luthier" aqui no Rio de Janeiro para regulagem (isso deve ter uns oito meses). O nome dela é Sylvia D'Antonio. Lembro-me dela dizendo que eu não precisaria de mais nada além de uma POD XT Live e que ela, bem regulada, engana os ouvidos até dos mais puristas. A Sylvia é quem monta a parafernalha de equipamentos e regula as guitarras de muita gente boa quando se apresenta aqui no Rio (quer brasileiros, incluindo o Kiko Loureiro, quer estrangeiros). Na verdade, depois de ver o Herbert Vianna tocando com uma Zoom 8080 de quase 10 anos de fabricação e tirando um sonzão, começo a perceber que muito do que se discute é pura firula, na maioria das vezes fomentada pelos próprios fabricantes disfarçados de meros usuários (nos fóruns americanos isso fica muito patente). Aí, neguinho começa a repetir aquilo como verdade absoluta e a gente acaba repetindo a mesma coisa por aqui sem sequer ter testado o equipamento.

É isso aí. Fiquei muito feliz pelo elogio que você fez à minha "obra prima". Foi um grande estímulo para que eu treine e comece a fazer um som sério com o instrumento.

Um grande abraço,

Leonardo.

Lipe Amador
Veterano
# set/08
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Pelo qu entendi até agora o dual tone da x3 têm um correspondente igual na gt-10(cadeia de efeitos separadas).

A diferença é que a x3 tem duas entradas, isto possibilita ligar instrumentos diferentes e efeitos diferentes...

Na gt-10 somente efeitos diferentes pois so dá para ligar uma guitarra mas o efeito é o mesmo da x3 ligando uma guitarra só...

Alguém sabe alguma coisa sobre editor para pc da boss?

diwillo

Também fiquei impressionado com esse vídeo.. No início fiquei na dúvida se era uma versão ao vivo do pink ou se o cara tava tocando msm...

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Ainda sobre o DUAL TONE.

Há dois vídeos, no You Tube, feitos pelo Marcelo Naudi, sobre a POD X3 Live.

No primeiro ( http://www.youtube.com/watch?v=vbBifu7YmGY ), a explicação do DUAL TONE está lá pelos 4 minutos e 8 segundos.

No segundo ( http://www.youtube.com/watch?v=IIkcStSQlVg ), ele mostra um recurso interessante do DUAL TONE, tocando ao vivo, que eu não havia percebido.

Lá pelos 5 minutos e 43 segundos do vídeo, ele demonstra que podem ser gravados dois tons para o mesmo banco para utilizá-los individualmente. Só que há uma grande diferença entre usar o DUAL TONE nestas condições e trocar simplesmente de "patches" programados em bancos diversos. Quando você troca de um para outro banco, sem o DUAL TONE, o som do anterior é cortado automaticamente. Utilizando o DUAL TONE, as últimas notas tocadas no banco anterior ganham uma espécie de "sustain", com um "fade out" bem suave, o que faz com que as mudanças de timbre não soem abruptas. Para a troca de um timbre "clean" para outro "crunch" (ou vice-versa) isso é sensacional, ainda mais para apresentações no palco. Acredito que a GT-10 deva possuir o mesmo recurso. Já que o colega está na dúvida entre a LXT e a GT-10 para apresentações ao vivo, seria bem legal que algum proprietário da GT-10 esclarecesse este ponto aqui no fórum.

Quando eu comprei minha guitarra, testei vários modelos em um Marshall JCM-900 (de verdade). Fiquei muito chocado ao constatar que o som saía chiado (quer o som limpo, quer o valvulado). Mostrei até uma certa indignação ao dono da loja: como pode um amplificador valvulado tão caro chiar? Aí, ele me respondeu: "Meu amigo (ele deve ter pensado: eta comprador ignorante!), se o amplificador é valvulado, vai ter chiado mesmo!".

O que mais me impressionou no modelo Brit J-900 (a simulação da Line 6 do Marshall JCM-900), é que até o chiado é idêntico – idêntico mesmo! - ao do original. Até nisso os caras se deram ao trabalho de pesquisar. É claro que usando Noise Gate e um pedal de equalização, o chiado fica quase imperceptível (seja no Marshall verdadeiro, seja na simulação da Line 6).

O que noto também é que nos áudios e vídeos da Boss e da Line 6 feitos pelas próprias marcas, nada chia! Os vídeos brasileiros, neste aspecto, deixam os respectivos equipamentos com o som mais próximo possível daqueles com que os usuários vão se deparar em casa, sem usar o Noise Gate ou o Noiser Reduction.

É isso aí. Entre a GT-10 e a POD XT Live, eu, a princípio, tenderia para a GT-10, por ter simulações excelentes (e mais do que a XTL) e um monte de efeitos legais. Obviamente, testaria as duas antes de escolher, só por desencargo de consciência, mas que já seria praticamente uma escolha feita de antemão, isso seria.

Agora, a diferença de preço entre a GT-10 e a X3 Live não se justifica (ou melhor, pode ser justificada por mera ganância), uma vez que as duas custam a exatamente a mesma coisa nos Estados Unidos (vi que, na Europa, a X3L custa, em média, uns 20 euros a mais). No Brasil, uma diferença de até R$ 800,00 só pode ser uma piada. Mandei, há uma semana, um "e-mail" para a Line 6 perguntando o motivo da diferença de preços aqui no Brasil entre a GT-10 e a X3L, já que sobre ambas incide a mesma tributação. Até hoje, nada de resposta (e duvido que eles me respondam...).

É isso aí.

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Caro "Faca na Caveira",

Estava vendo o "site" da Line 6 ( http://www.line6.com/podx3live/faq.html ) e, nas perguntas freqüentes (F.A.Q.), há uma sobre os aprimoramentos da POD X3 com relação à POD Xt. Veja só:

"What sonic improvements does POD X3 have over PODxt?
While the model set in POD X3 is based on the amps and effects from PODxt, we redesigned many of the models to take advantage of improved components in POD X3 including its more powerful processors and converters - resulting in what we believe is a new level of clarity and sonic definition."

Logo, ao menos oficialmente, os caras dizem que redesenharam muitos modelos de efeitos e de amplificadores que constam na Xt para tirar vantagem dos processadores e dos conversores mais potentes da X3. Eles acreditam que a X3 apresenta um novo nível de clareza e de definição de som quando comparada ao modelo anterior. Isso é pura baboseira: ou se afirma que houve mesmo um avanço (e aí, acabariam contrariando tudo aquilo que eles escreveram no manual da XT com relação à perfeita modulação de amplificadores e de efeitos – soava perfeito ou não, afinal, o som da XT como eles diziam???) ou, então, os usuários da Xt não migrariam para a X3. Dizer que "se acredita" ter chegado a um novo patamar chega a ser quase uma ofensa à inteligência dos consumidores.

Para quem quiser ler o manual da XT em português: http://www.mediafire.com/download.php?vlsdruztdni

Volto a repetir: ouvi, em uma página norte-americana, alguns sons comparando os mesmos modelos existentes nas duas pedaleiras e não consegui perceber qualquer tipo de diferença.

Aliás, o Marcelo Naudi tem outro vídeo no You Tube, onde ele toca o solo de "Beat it!": http://www.youtube.com/watch?v=Loy2aFkGTVg . Ou ele está usando uma POD Xt ou uma POD X3. Pela data da postagem, o mais provável é a utilização de uma X3.

Aí, você vê o mesmo solo feito por um moleque inglês, também no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=DxWxABHePdI

O som do moleque inglês é melhor. Sabe o que ele usou? Uma pedaleira ZOOM GFX-3 velha – com o tão mal falado chip ZFX-2 – e eu posso dizer que ela é muito mal falada mesmo, pois tenho uma dessas também e todo mundo sempre malhou o equipamento. Duvida que ele usou uma ZOOM GFX-3? É só jogar os seguintes argumentos no You Tube e você também chegará ao mesmo vídeo: ZOOM GFX-3 BEAT IT .

Se alguém dissesse que o Marcelo Naudi usou uma POD X3 e que o moleque inglês usou uma GT-10, muita gente iria ficar num debate "filosófico" interminável sobre qual o melhor som. Ou, então, iriam dizer, de cara, que a simulação do amplificador do Marcelo Naudi é melhor, pois ele usou Line 6. Volto a repetir: gostei muito mais do som da ZOOM GFX-3 e do moleque que não fica de presepada e nem diz que o solo é muito difícil...

Vejam bem: não estou tentando convencer ninguém de que POD X3 é melhor do que GT-10 ou vice-versa. Na verdade, já passei da fase de ficar defendendo marcas e modelos igual a um mané para, depois, descobrir que as marcas diferentes pertenciam a um mesmo grupo controlador. Quando adolescente, comprei um vídeo Sony Betamax e defendi a marca e o formato igual a um louco. Depois, a Sony começou a fazer vídeos VHS, abandonou o Betamax (que era quase o dobro do preço dos VHS) e eu fiquei a ver navios.

O que venho tentando dizer, desde a minha primeira intervenção no fórum, é que a modulação digital já atingiu um grau tão elevado de sofisticação que as pedaleiras atuais (e até as velhas também, vide a ZOOM GFX-3 do moleque e a ZOOM 8080 do Herbert Vianna) são praticamente similares no quesito qualidade de som. Com qualquer uma delas bem regulada, até "parabéns p'rá você" fica bonito...

É isso aí. Agora, definitivamente, vou é estudar meu instrumento!

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!

Leonardo.

khenshyo
Veterano
# set/08
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leonardo,

desculpa cara, mais nao chega nem perto o timbre do moleque la com o que o marcelo tirou...

nossa o do marcelo é bem mais parecido com o do van halen

o menino fez um timbre legal, mais nao é o original da musica.

a GFX-3 é boa mais nesse caso nao da pra se comparar com a x3, xt, gt8, gt10 e a Vox tone lab le.

nao tem como comparar essas ae nao.

em relaçao a ZOOM 8080 ela é ótima para efeitos de modulação, mas pra simulação nem presta cara.

vlw

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Caro khenshyo,

Respeito (e muito) a sua opinião, ainda mais porque não sou o dono da verdade e, também, por estar iniciando, agora, um estudo sério do instrumento. Por óbvio, não quis dizer que a pedaleira ZOOM GFX-3 é melhor do que os últimos modelos da POD ou da BOSS. É lógico que ela não oferece nem a décima parte dos recusos das outras. Só tentei dizer que, bem regulada, dá para tirar um bom som dela também. Repito: continuo achando que o timbre que o moleque conseguiu soa melhor aos meus ouvidos.

Para você ver: o mesmo moleque inglês gravou outro vídeo, desta vez com uma POD XT Live. Veja só: http://www.youtube.com/watch?v=BCUk-i7gdOs

Achei que todos os outros dele com a ZOOM GFX-3 ficaram muito melhores em termos de qualidade de som (mesmo feitos com gravação ambiente, já que o da POD XT deve ter sido pela via USB). O som da POD Xt ficou artificial para caramba. Talvez ele tenha levado um qualquer da ZOOM - ou da BOSS... - para desmoralizar a Line 6 (rs).

Volto a repetir: não estou aqui para defender a Line 6, a BOSS, nem tampouco a ZOOM. Cada guitarrista deve testar todas as pedaleiras antes de investir uma baita quantia no equipamento e, depois, descobrir que não vai utilizar nem 10% do que ele oferece de possibilidades...

A ZOOM 8080 é a que o Herbert Vianna usa até hoje. Ele faz simulações de amp com ela. Não sou eu que digo isso. A informação consta em uma página dos Paralamas: http://www2.uol.com.br/paralamas/instrumentos/index.htm . Está lá:

"Quanto aos efeitos, Herbert já usou muita coisa, mas sempre esteve mais próximo dos efeitos digitais de textura, popularizados nos anos 80 por Andy Summers, como flanger, chorus, delays da Boss e Eletro Harmonics. Usou pedaleiras e efeitos de rack da Roland e depois criou sua própria combinação de pedais. Para dar mais peso, usou overdrives ou distorções RAT. Recentemente, tem usado simuladores de amp da Zoom, com efeitos muito interessantes."

É só assistir o DVD dos Paralamas com os Titãs, gravado há menos de três meses, que você verá que ele está tocando com a velha pedaleira ZOOM e caixas METEORO. E o som está bom para caramba. Se o cara já tocou com tudo o que é tipo de equipamento, não seria por inexperiência – ou por falta de grana - que iria adotar uma pedaleira velha para simular amps e efeitos...

Tudo aquilo que eu disse linhas acima sobre a Line 6 também vale para a BOSS. Quem se der ao trabalho de pegar as propagandas antigas da GT-6 e da GT-8 poderá conferir as maravilhas que a BOSS dizia com relação aos seus respectivos timbres. Aí, vem a nova propaganda da GT-10 (está lá na Guitar Player de julho de 2008, mais especificamente na página 10): "Equipada com processador DSP customizado pela BOSS e com tecnologia COSM de simulação totalmente remodelada, a GT-10 oferece timbres naturais e um salto de qualidade sonora em relação aos modelos anteriores /.../". Ora bolas, a GT-8, então, ao contrário do que diziam, não oferecia timbres naturais????...

Foi nesse sentido que postei a mensagem anterior.

Agora, volto a dizer: respeito, e muito, a sua opinião. Pode ser que, daqui a algum tempo, eu, com um pouco mais experiência – e tenho certeza de que você tem mais vivência do que eu quando o assunto é guitarra, pois só comecei a estudar o instrumento e a prestar atenção nessas coisas há menos de um mês – venha a concordar contigo em gênero, número e grau e, realmente perceba que o timbre do Marcelo é mais parecido com o do Van Halen. Contudo, por enquanto, vou ser muito sincero contigo: ainda não consigo perceber isso.

Comprei uma POD X3 Live por recomendação de amigos (um deles ferrenho apaixonado pelos produtos BOSS, mas que já gravou, em um estúdio ultra profissional aqui do Rio – o estúdio do Menescal, na Barra – com diversos guitarristas profissionais que só utilizavam produtos da Line 6 para simulação de amps e de efeitos), por recomendação de meu professor e, também, - e isso contou muito, por ser mais cara do que a GT-10 (aquele raciocínio tacanha de que "o mais caro é melhor"... enquanto, lá fora, elas custam a mesma coisa...).

Não me arrependo: queria mesmo um equipamento profissional e de fácil configuração. Nunca consegui regular minha GFX-3, até por não saber exatamente, quais eram os parâmetros que deveriam ser alterados para se obter determinados resultados. O GearBox e as configurações de fábrica da Line 6 solucionaram, em grande medida, muitos problemas que eu enfrentava. Quando tiver mais experiência, vou-me aventurar na alteração de mais parâmetros e, quem sabe, eu venha a conseguir um bom timbre inclusive na GFX-3 (ia vendê-la, mas depois de ver os vídeos do moleque inglês, virou questão de honra conseguir bons timbres com ela também!).

Hoje, graças a Deus, posso comprar equipamentos de mais qualidade. Mas nem sempre foi assim. Sei das dificuldades financeiras de muitos músicos (inclusive profissionais). Só porque tenho uma X3L, de forma alguma me tornaria um defensor ardoroso da Line 6 em detrimento de outros equipamentos com a mesma qualidade ou, quiçá, até melhores. Valorizo muito um bom som de guitarra, independentemente dele provir de equipamentos valvulados, transistorizados, modelados, seja lá de que marca forem.

É isso aí. Se eu tivesse utilizado todo esse tempo que usei para escrever as mensagens, já seria um guitarrista muito melhor...

Um grande abraço a todos,

Leonardo.

P.S.: A partir de agora, não mais postarei mensagens (podem rir, pois acho que já escrevi isso umas dez vezes aqui...)! Obrigado a todos! As opiniões dos integrantes do fórum serviram para que eu tivesse uma melhor visão de como funciona uma boa timbragem! Tchau, valeu!!!

P.S.#2: Alguém conhece um bom fone de ouvido para usar direto na pedaleira. Sei que o bom seria tocar alto e com caixas acústicas. Contudo, moro em um prédio onde só há pessoas idosas (e elas andam reclamando do volume). Hoje, uso um AKG K-44. O som não chega nem perto do que consigo quando ligo a POD X3L no amplficador Laney LG20R. O que mais me chamou atenção é que, ao ouvir minhas gravações em um fone de ouvido da Philips, que custou R$ 9,90 na Blockbuster, o som fica muito melhor do que quando ouço no AKG K-44. Nunca gostei da resposta obtida com o AKG K-44 (embora sempre tenha lido comentários elogiosos quanto à AKG). Alguém aí poderia me ajudar a encontrar um fone profissional melhor (só não uso o da Philips, de R$ 9,90, porque o cabo é muito curto e porque o o plugue dele não é idêntico ao da pedaleira).

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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leonardo,

desculpa cara, mais nao chega nem perto o timbre do moleque la com o que o marcelo tirou...

nossa o do marcelo é bem mais parecido com o do van halen

o menino fez um timbre legal, mais nao é o original da musica.



Caro khenshyo,

Foram necessários apenas alguns minutos para que eu precebesse que você está coberto de razão. Acabei de ouvir a música do Michael Jackson e notei que o som do Marcelo é muito mais próximo - para não dizer idêntico - ao do Van Halen. Reconheço minha total ignorância e peço desculpas pelas palavras anteriores com relação ao timbre do moleque. Não que esteja ruim (na verdade, continuo gostando mais do dele), nada disso, pois ele conseguiu efetivamente um bom som. Contudo, não é mesmo idêntico ao do Van Halen. Acabei defendendo o som do moleque por soar mais bonito aos meus ouvidos (e não por ser mais fiel ao original).

Essa constatação põe em xeque tudo o que eu escrevi, até aqui, sobre os timbres das demais pedaleiras, uma vez que eu não consegui distinguir, de cara, o timbre de uma música mais do que conhecida.

É isso aí.

Valeu e, mais uma vez, desculpe-me!

Um grande abraço,

Leonardo.

Douglas_
Veterano
# set/08
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Leonardo Castro
Alguém conhece um bom fone de ouvido para usar direto na pedaleira. Sei que o bom seria tocar alto e com caixas acústicas.

Já testei vários fones e o melhor deles (inclusive usado por muitas bandas famosas) é o Koss Porta Pro. É excelente!!

jpsdireito
Veterano
# set/08
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Fiz uns patches com a GT 10, gravação bem simples, não manjo muito de pedaleira, mas mesmo sendo leigo, já consigo tirar um som decente com ela. A gravação foi feita em linha com uma Tagima T zero; o programa utilizado foi o gravador do windows, coisa fulera mesmo, mas já da pra notar a qualidade da máquina.

http://www.4shared.com/account/file/62999054/2d07d6b4/Patches.html

http://www.4shared.com/account/file/62488182/494a3af0/Glria_Juninho.ht ml

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Já testei vários fones e o melhor deles (inclusive usado por muitas bandas famosas) é o Koss Porta Pro. É excelente!!

Caro Douglas,

Valeu pela dica! Acabei de adquirir um no eBay. Geralmente demora de duas a três semanas para chegar. Comprando lá, sai quase 50% mais barato do que no ML (e, como o valor total do produto, incluído o frete, é inferior a US$ 50,00, não se paga qualquer tipo de tributo).

Há algumas semanas, aqui no Rio, houve um encontro internacional de violoncelistas. A TVE gravou algumas apresentações. Notei que o técnico de gravação usava um desses e perguntei para ele qual era o modelo e a marca. Ele já havia me dito que era excelente, mas não sabia se funcionava legal com guitarra. Agora, você acabou de resolver a questão.

Não deixe de ouvir os registros que o colega "jpsdireito" fez na GT-10. São aqueles que eu já havia mencionado em mensagens anteriores e estão postados logo acima.

Um grande abraço,

Leonardo.

Faca na Caveira
Veterano
# set/08
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Leonardo Castro
Escrevendo tanto assim, sobra tempo pra vc tocar?

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Escrevendo tanto assim, sobra tempo pra vc tocar?
Não sei o motivo, mas, desde que ingressei aqui no fórum, meu tempo de treinamento ficou muito reduzido...

Acho que vou instalar uma versão do "Via Voicer" no meu computador: enquanto eu treino as pentatônicas, vou ditando as mensagens...

E aí? Ninguém vai se arriscar a dizer se a guitarra da "That thing you do" foi gravada com equipamento valvulado, com a Boss GT-10 ou com a POD X3???

http://www.4shared.com/file/62657377/50077332/That_thing_you_do.html?d irPwdVerified=ab448f2e

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Estava, de bobeira, testando o amplificador Blackface Fender, que adquiri recentemente (rs) e saiu uma introdução muito próxima à de uma música de Augusto Licks.

http://www.4shared.com/file/63157329/71ba917c/Introduo.html

Agora, ao menos, eu sei que amp ele usou...

Um grande abraço,

Leonardo.

Lipe Amador
Veterano
# set/08
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quero salientar mais um diferencial entre essas pedaleiras.....

O gear box está sendo sempre atualizado...

Alguém conhece o editor da boss?!?!?!?!

Aqui um link para o video tutorial da line 6:

http://www.youtube.com/watch?v=_2xmlBG5Eag

a primeira parte so ensina a baixar....
mas as outras partes tem demosntração..

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Para quem está na dúvida entre a GT-10 e a POD X3 Live, há uma entrevista, no You Tube, bastante esclarecedora (e definitiva) sobre a matéria (rs). O principal argumento encontra-se a partir dos 3 minutos e 4 segundos. Confira-se:

http://www.youtube.com/watch?v=7EtLVdgRu58&feature=related


Brincadeiras à parte, esse cara está tocando muito (e o som da GT-10, no outro vídeo que o colega indicou, é mesmo matador)!

Leonardo Castro
Veterano
# set/08
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Mas, convenhamos: nada se compara ao puro som valvulado, com aquele chiado característico ao fundo... (há, há, há).

Olhando assim, até parece ser fácil: http://www.youtube.com/watch?v=BXGYy8hxCJA

Achei mais dois vídeos no You Tube, gravados por usuários com a POD X3 Live. Também são timbres altamente matadores. Vejam só:

http://www.youtube.com/watch?v=GfKwg7DJXXk

http://www.youtube.com/watch?v=u_hYG6ej1fM

É como o Suy diz lá pelos dois minutos e cinqüenta segundos da entrevista:

"私は就学許可証の場合、インターネット上の最高の装置を議論して、決してその本のレコードを行く"

Traduzido, ao pé da letra, acho que vai acabar significando, mais ou menos, o seguinte:

"Se eu ficar discutindo na internet qual é o melhor equipamento, jamais entrarei no livro dos recordes".

É isso aí. O negócio é seguir o conselho do cara: escolha uma pedaleira e treine!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Interessante esse lance da atualização, vale mais a pena então comprar uma xt e atualizar ela... Mas mesmo assim, as simulações da gt-10 são melhores que as da xt live sem essas atualizações? E da xt live pra x3 live só aumentou a quantidade de simulações ou a qualidade delas também melhorou? A atualização traz apenas novas simulações ou incrementa as já existentes?


Encontrei uma página onde um sujeito toca a mesma coisa com a POD X3 e, depois, com a POD XT. Há duas demonstrações que podem ser ouvidas diretamente na página e mais duas restritas aos membros. Só ouvi as duas primeiras. O cara diz que o som da X3 é melhor, um pouco mais claro. Eu, sinceramente (com meu ouvido que acha até som de ZOOM GFX-3 bonito), não percebi qualquer diferença. Bem, que cada um ouça e julgue por si mesmo:

http://www.yourguitarplace.com/sites/project.php?user=3&pid=140

Só mais um detalhe: o Lucas Godoy, que apresenta a POD X3 no You Tube, continua usando o POD XT dele, quer em forma de "rack", quer o modelo "Live". Consta lá no "site":

http://www.lucasgodoy.com

É isso aí. Acho que a perfeição em matéria de timbre já foi obtida na geração anterior dos multiefeitos...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Fiquei surpreso ao saber que o Lulu Santos usou um POD para a gravação de seu último CD. A entrevista está na Guitar Player:

"Como foi o desenrolar das gravações de Long Play?
Gravei as bases com Line 6 Pod, por comodidade e para poder me concentrar mais no quadro geral. Fiquei um ano gravando e refiz muitas partes no decorrer desse período. Quanto ao som, procurei aquele que fosse veraz, potente e sedutor para as canções e o considerei o feijão-com-arroz do disco. O resto é complemento."

Fonte: http://74.125.45.104/search?q=cache:-bnpVZfatvYJ:guitarplayer.uol.com. br/materias/materia.asp%3Fid%3D932+qual+o+equipamento+do+Lulu+Santos&h l=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br

Sei que muita gente não curte o cara, mas, convenhamos, os timbres das guitarras no CD estão impecáveis.

Fiquei surpreso com a informação, pois, há uns 7 ou 8 anos, vi um sujeito "namorando" um processador de efeitos para guitarra na Music Mall (na Barra da Tijuca). Aí, o Lulu Santos, que estava ao lado, quase bateu no cara e disse para ele comprar um bom amplificador e pedais de efeitos separados. Lembro, também, que ele acabou dando uma dica, para um outro comprador, sobre um pedal de distorção (analógico), que, segundo o cantor, fazia um som mais "caseiro" (seja lá o que isso signifique...).

Agora que estou aprendendo a mexer na pedaleira, estou conseguindo sons maravilhosos mesmo. Só não sei se são iguais aos dos equipamentos simulados, porque nunca nem cheguei perto de vários deles. Mas se até o Lulu Santos (que tem todo o tipo de equipamento) está usando POD, as simulações devem ser bem reais mesmo...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Acho que esse fórum já deu o que tinha que dar. Tudo o que poderia ser escrito sobre a GT-10 e a POD X3 Live está aí nas 6 páginas. Há vários "links", postados por diversos usuários, com informações extras para quem quiser se aprofundar ainda mais. Valeu, galera, pelas relevantes informações prestadas! Até mais!

Lipe Amador
Veterano
# set/08
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Ai vai uma demonstração da boss:

http://www.youtube.com/watch?v=FT5rGeqqFv0

Dá para ver bem as funções.
Achei o som muito bom, mas é um video bem produzido resta saber se quando plugar em casa será assim tb..

é uma série de 7 videos, esta é a introdução o resto está tb no youtube..

Abraços.

Leonardo Castro
Veterano
# set/08
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Teste de fogo da GT-10:

Duvido que existam piores condições de gravação do que as verificadas no vídeo que ora indico: http://www.youtube.com/watch?v=EHuS4mCixyY

Neste, duvido que teve dedo da BOSS dando aquela "ajeitada", como nos outros antes indicados no You Tube (e como a Line 6 também faz com os promocionais dela).

Mesmo assim, o som da distorção da GT-10 ficou nota 1000 (ao menos na minha opinião, que acha até distorção da ZOOM GFX-3 linda...)!!!

Então, para tirar a prova, vale a pena conferir!

Volto a afirmar: não sei se o som é idêntico ao do amplificador original (como também não sei se a maioria dos que tenho na X3 Live é). Na verdade, não há nem indicação de qual o modelo utilizado. Mas, mesmo com o som todo embolado, a distorção está lá, firme e forte!

É... se a Line 6 não lançar, em três meses, mais efeitos e um bom simulador acústico, é bem provável que eu compre uma dessas também para incrementar ainda mais meu arsenal...

laemcasa
Veterano
# set/08
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Leonardo Castro

Cara, é difícil achar quem escreva tanto assim como vc, deve ser ainda mais raro quem lê tudo isso xD Gostei de ler suas impressões e opiniões, é sempre bom a gente ir trocando idéias e ir sempre reciclando o modo de perceber as coisas. Pelo o q eu pude entender das suas mensagens vc está "recomeçando" no mundo guitarrístico, tb passei por isso uns anos atrás e realmente tem muita novidade legal pra gente conhecer! A gente tem acesso a tanto informação q o problema maior é separar e aprender as coisas relevantes sem se "perder por aí". Enfim, só escrevi pq achei legal poder ler suas experiências e opiniões, tenho uma BOSS GT8 e tb sou do time das pedaleiras \o/ valeu, abraço!

khenshyo
Veterano
# set/08
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leonardo ouvi isso ae.

http://br.youtube.com/watch?v=4chj5CBj_u4&feature=related

soh guitarra e uma x3l!

tb da uma olhana nessa aki tb!

http://br.youtube.com/watch?v=cuo3XyxUVSo&feature=related

tb da x3l!

acho eu que elas sao equivalentes, so precisa saber usa-las!

vlw!

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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Pelo o q eu pude entender das suas mensagens vc está "recomeçando" no mundo guitarrístico, tb passei por isso uns anos atrás e realmente tem muita novidade legal pra gente conhecer! A gente tem acesso a tanto informação q o problema maior é separar e aprender as coisas relevantes sem se "perder por aí". Enfim, só escrevi pq achei legal poder ler suas experiências e opiniões, tenho uma BOSS GT8 e tb sou do time das pedaleiras \o/ valeu, abraço!

Valeu, rapaz! Desde os quinze anos, quero aprender a tocar o instrumento, mas nunca tive tempo nem dinheiro. Agora, depois de passar por sérios problemas de saúde, decidi colocar a música em lugar de destaque na minha vida. Estou aprendendo violão clássico e guitarra. Ainda tenho pouco tempo para os treinos, mas, ao menos quanto ao violão, o progresso já é bem perceptível.

Mudando radicalmente de assunto: constatei, em vídeos e áudios, que as GT da BOSS possuem um PITCH SHIFTER que realmente funciona. O que mais me impressionou foi o fato de que o da GT-8, ao menos no material a que tive acesso, ficou com um resultado muito mais natural do que o da GT-10. É isso mesmo ou foi mera questão de má regulagem da GT-10?
A X3L, inexplicavelmente, não possui PITCH SHIFTER. Essa é uma reclamação em massa dos consumidores da Line 6 (basta conferir os próprios debates na página da marca: http://line6.com/support/thread.jspa?threadID=31520&tstart=60 ). Outra choradeira é a falta de um simulador acústico (muito provavelmente para forçar os usuários a comprar uma guitarra VARIAX): http://line6.com/support/thread.jspa?messageID=244354�� .

Então, faço as seguintes perguntas: o PITCH SHIFTER da GT-8 realmente funciona? Você pode tocar mais de uma corda ao mesmo tempo sem que o som embole ou soe digital? Você consegue afinar a sua guitarra em outros tons e o som continua a sair natural, como se houvesse mesmo mudado a afinação das cordas, ou há algum tipo de perda de qualidade? Vi, na página da BOSS, um pedal PITCH SHIFTER, que inclusive faz simulações de violão de 12 cordas. O PITCH SHIFTER da pedaleira faz isso também?

Posta uns sons da GT-8 (de preferência com e sem o PITCH SHIFTER) para a gente ouvir e para eu consagrar a minha tese de que a perfeição dos timbres já foi obtida na geração anterior das pedaleiras!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# set/08 · Editado por: Leonardo Castro
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leonardo ouvi isso ae.

http://br.youtube.com/watch?v=4chj5CBj_u4&feature=related

soh guitarra e uma x3l!

tb da uma olhana nessa aki tb!

http://br.youtube.com/watch?v=cuo3XyxUVSo&feature=related

tb da x3l!

acho eu que elas sao equivalentes, so precisa saber usa-las!

vlw!



Caro khenshyo,

O som do violão do primeiro vídeo, realmente, ficou bem legal. Contudo, este é um modelo de guitarra do John Petrucci e o cara, pelo que li, gosta muito de um captador Piezo, na ponte, para simular violões. Se o modelo utilizado tiver captação Piezo (a mesma usada nas famigeradas guitarras VARIAX da Line 6...), aí não vale como exemplo, pois, nem sequer haveria a necessidade de um simulador acústico.

Conversando com um especialista da Line 6, recebi a seguinte informação: não há qualquer simulador de violão (quer de pedal independente ou efeito de pedaleira) capaz de simular com perfeição de 100% o som acústico e, por tal motivo, é que a Line 6 não insere um simulador em seus produtos, optando pelos modelos da Variax. Esse foi a mesma explicação obtida para a não-inclusão do efeito HARMONIZER em qualquer modelo de POD, já que ele não funciona dignamente em todas as escalas, dependendo da nota tocada. Quanto à explicação do simulador acústico, acharia muito interessante e plausível, não fosse o fato de a própria Line 6 fabricar (e vender) a VARIAX...

De tudo o que tenho lido por aí (e, no último mês, isso foi o que mais fiz na vida...), percebo que as conclusões da grande maioria dos especialistas (que não necessariamente coincidem com a minha reles opinião de leigo) são as seguintes:

1. A X3L continua tendo as melhores simulações de amplificadores;
2. A BOSS deu um grande salto com relação aos modelos anteriores, ficando, a nível de simulações, bastante próxima da X3L, tendendo a ficar em pé de igualdade na próxima geração de multiefeitos;
3. Há determinados efeitos (como o PITCH SHIFTER, HARMONIZER e o simulador acústico) só encontrados na linha GT (alguns, segundo li, desde 1995...);
4. A inclusão de uma "loop station" na GT-10 foi uma idéia genial da BOSS e
5. A X3L possui a melhor qualidade de gravação direta no computador, uma vez que usa conexão USB 2.0, não havendo qualquer tipo de perda de qualidade e com um nível mínimo de latência.

Antes que os membros do fórum me xinguem, repito: essas são as conclusões que li (quase que como verdades absolutas...) em vários fóruns e revistas, NÃO NECESSARIAMENTE COINCIDINDO COM A MINHA HUMILDE OPINIÃO DE PSEUDO-GUITARRISTA COM UM MÊS DE EXPERIÊNCIA.

Sinceramente, estou achando os sons limpos e distorcidos da GT-10 muito bonitos e definidos. Entretanto, mais uma vez afirmo: não conheço os equipamentos valvulados. Portanto, não sei dizer se realmente as simulações da Line 6 continuam melhores, nem tampouco se as da BOSS e as da LINE 6 reproduzem fielmente todos os amplificadores. Posso dizer, apenas, que o da Line 6 reproduz com extrema fidelidade o som do Marshall utilizado quando comprei minha guitarra. Mas este é só um modelo dentre 78.

Os sons da POD X3 Live são excelentes, disso não tenho a menor dúvida. Segundo informações recentes de vários amigos do ramo da música, a POD X3 Live e o "rack" (POD X3 PRO) ainda são as primeiras escolhas dos guitarristas e técnicos de ponta na hora das gravações.

Também já constatei que há, hoje, uma forte pressão dos usuários (e até eu já mandei vários "e-mails") para que a Line 6 lance novos pacotes de atualização. As dúvidas eles respondem no dia seguinte; as críticas, não.

É cediço que a Line 6 levou um baita golpe com a GT-10, já que contém mais recursos, é fabricada por uma marca muito mais conhecida e que, notoriamente, investe muito mais em mídia. Nos Estados Unidos, ambas custam o mesmo preço. Na Europa, a GT-10 é mais barata uns 30 euros. No Brasil, a GT-10 custa, em média, R$ 600,00 a menos. Quem, tirando os supostos especialistas (e eu, que segui os conselhos deles) vai pagar muito mais caro por um produto fabricado por uma empresa quase desconhecida (ao menos no Brasil)?

Não me arrependo de ter adquirido a X3L. Tenho certeza de que, há cerca de um mês, não conseguiria regular qualquer pedaleira sem um programa equivalente ao Gear Box. Hoje, com certeza, a história já seria outra, pois li muito e já aprendi, ao menos, os fundamentos básicos da coisa. Além disso, a possibilidade de atualizações sem ter que ficar mudando de equipamento a cada nova geração foi outro fator que pesou muito na minha decisão (se eu comprasse uma GT-10 e começassem a lançar pacotes de atualização para a X3L, eu, com toda certeza, iria acabar ficando muito injuriado...). Mas isso é um problema crônico de maluquice já definitivamente instalada. Acredito que a grande maioria não iria se importar (ou iria???).

Logo, vou aguardar, por uns três ou quatro meses, novos pacotes de atualização. Já vi gente dizendo que eles serão lançado na próxima NAMM (que ocorrerá em meados de janeiro de 2009 nos Estados Unidos). Contudo, esta não é uma informação oficial (e isso consta expressamente no próprio "site" da Line 6).

Se a Line 6 resolver se acomodar (hipótese essa que eu acho muito remota), aí sim pensarei em adquirir, também, uma GT-10 (ou pedais da BOSS com os efeitos faltantes). Já pensou o que poderia ser feito ligando uma X3L à uma GT-10 ou aos pedais de simulação acústica e de PITCH SHIFTER da BOSS???

Todavia, se eu fosse um sujeito esperto, já estaria totalmente saciado com a minha X3L, que conta com recursos mais do que suficientes para o tipo de música de que realmente gosto. Pode acreditar: 90% do que já disponho hoje, muito provavelmente, nunca será utilizado. Se eu fosse só um pouquinho idiota, no máximo, aguardaria a próxima geração de multiefeitos e de atualizações, pois a VOX e a DIGITECH ainda prometem equipamentos mais arrasadores do que os atuais. O problema é conter a maldita compulsão de ter as duas pedaleiras ao alcance das mãos...

É isso aí: vou aguardar para ver qual será a reação da Line 6. Nesse meio tempo, tentarei encontrar um bom psicanalista...

Um grande abraço,

Leonardo.

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