Boss GT-10 ou Pod X3 live

Autor Mensagem
Gugasubmit
Veterano
# mar/09 · Editado por: Gugasubmit
· votar

o que é "Guitar rigs da vida"?

Me perdoem... fiz 3 posts... =/ Mals aí... mt tempo sem usar foruns!

Mo7a
Veterano
# mar/09
· votar

Gugasubmit

Guitar Rig, Amplitube, POD Farm, etc... São simplesmente plugins, de audio, que simulam sons e efeitos, como uma pedaleira. Os simuladores virtuais estao melhorando a cada dia, conseguem um ótimo som, porém são algo virtual, necessitam de um computador para poder usa-los. Existe o V-Rack e o V-Pedal que como o nome jah diz, é como se fosse um computador em forma de rack ou pedal que voce instala esses plugins e consegue utiliza-los sem a necessidade de um computador, que no caso jah vai ser a pedaleira

Abraços,

Gugasubmit
Veterano
# mar/09 · Editado por: Gugasubmit
· votar

mmm... não conhecia esse Guitar Rig... os outros eu to ligado...

A Santo angelo tem um cabo com ponta P-10 e outras duas pontas (cabo y) uma USB e outra P-10 que já vem com o CD do Software do Amplitube... viagem...
Essa STOMP IO é como V-Pedal então... (eu acho).

Voltando ao assunto, fui num stúdio que meu amigo está montando e lá ele tem uma X3 pra gravar guitarras (Via P-10 mesmo) e aí fomos comparar a X3 com a GT-10 que tenho...

A x3 fez um bom trabalho e a disputa estava bem dura... em alguns amplis hi-gain a X3 era mais facil de regular e em outras a GT-10 arrasava (usando a equalização Free willy modificada por mim mesmo). Aí veio a questão de testar as simulações dos pedais de expressão... e então a POD me descepcionou... não pelo som (me pareceu magro e/ou nao foi de fácil regulagem, usando simulação de wha-wha classico cry baby)... mas principalmente pela fragilidade do equipamento... acredito que a maior besteira que a Line6 fez foi fabricar os produtos na CHINA!
Que meleca... a parada me pareceu muito frágil em comparação ao da BOSS... (sem falar que uma penca de XT tem o problema de endurecer o pedal de expressão) ... então... fui reparar melhor na construção... a Pedaleira eh muito bonita e talz... até parece bem construída.. mas colocando ela no chão e pisando me senti inseguro... tive a impressão de que daqui a um tempo vai ter muita gente reclamando de pedal de expressão quebrado... pelo menos os da roqueiragem, underground que toca nos showzinhos pulando e o chão balançando (velhos bons tempos).

Enfim... no som... na sinceridade... em alguns vários momentos a X3 arrasou lah na trilha de gravação com uma simulação de pedal com pouco drive e um ampli furioso mas as vezes a GT-10 tbm humilhou... acredito que são duas ótimas ferramentas e o necessário é saber qual o som q a pessoa mais gosta, pq apesar das limitações de delay etc, a X3 atende facilmente quem eh fã de guitarras "pesadas" ... Coisa que a GT-10 tbm faz (BEM FEITO) mas é necessário conhecer a pedaleira e testar muita coisa pra ficar de um jeito bacana...

Como a Gt-10 tah mais barata e sem bugs e com construção mais bem feita... no meu veredito ela ganhou.. apesar de não ter amplificadores de baixo, se vc comprar uma GT-10B e uma GT-10 vc gastará 100 reais a mais do que comprar um X3 ... heheheheh, isso aqui em BSB que eu comprei a minha GT-10 por 1699 (muito barata) e a X3 está 3299 (acredite =0, claro que tem lojas mais baratas, estou apenas fazendo uma comparação).

Leonardo Castro
Veterano
# mar/09
· votar

Vc sabe o nome de alguma dessas?

O Mo7a citou um link, na página 48: http://www.kvraudio.com/news.php?id=8886

E sua pergunta no forum da Line6 so bre o pocket? foi apagada? não achei mais...
Gugasubmit
Membro Novato

Para falar a verdade, depois que mudaram a estrutura do fórum de lá, eu nem sequer me dei ao trabalho de procurar meus "threads" antigos...

Mas, até o último dia do fórum antigo, eu conferi: ninguém disse absolutamente nada...

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Posta uns sons aí da X3L e da GT-10 que você gravou no estúdio para a gente!

Leonardo Castro
Veterano
# mar/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar

Aí veio a questão de testar as simulações dos pedais de expressão... e então a POD me descepcionou... não pelo som (me pareceu magro e/ou nao foi de fácil regulagem, usando simulação de wha-wha classico cry baby)... mas principalmente pela fragilidade do equipamento... acredito que a maior besteira que a Line6 fez foi fabricar os produtos na CHINA!
Que meleca... a parada me pareceu muito frágil em comparação ao da BOSS... (sem falar que uma penca de XT tem o problema de endurecer o pedal de expressão) ... então... fui reparar melhor na construção... a Pedaleira eh muito bonita e talz... até parece bem construída.. mas colocando ela no chão e pisando me senti inseguro... tive a impressão de que daqui a um tempo vai ter muita gente reclamando de pedal de expressão quebrado... pelo menos os da roqueiragem, underground que toca nos showzinhos pulando e o chão balançando (velhos bons tempos).

Gugasubmit
Membro Novato

-x-

Cara, não é nada disso!

Se você virar a X3L de cabeça para baixo, vai ver que lá existe uma chave para regular o pedal de expressão!

No dia que os pedais começarem a quebrar, a Line 6 atualiza o "hardware": além da chavinha, adiciona um outro compartimento, embaixo da pedaleira, para guardar uma bisnaga de "Superbond"! Vai matar "a pau"!

Agora, falando sério: o Catselis, numa das primeiras análises que fez da X3L, informou que achava o pedal de expressão da X3L mais robusto do que o da antiga XTL que ele possuía.

Como eu nunca tive uma XTL por perto para testar, nem tampouco uma GT-10 para servir de parâmetro, não posso manifestar uma opinião sobre o assunto!

Mas a sugestão do "Superbond" a gente pode incluir na parte de "Future Request" da página do fabricante... rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# mar/09
· votar

Me perdoem... fiz 3 posts... =/ Mals aí... mt tempo sem usar foruns!
Gugasubmit
Membro Novato

-x-

Não esquenta, cara! Eu sou a prova viva de que três "posts" seguidos são "café pequeno"... rs...

Mo7a
Veterano
# mar/09 · Editado por: Mo7a
· votar

Gugasubmit

Essa STOMP IO é como V-Pedal então... (eu acho).
Nao! Essa STOMP IO é justamente a pedaleira MIDI feita propriamente para o amplitube, ela é cara pois vem com varios programas de simulacao. No caso tem como voce usar a sua GT-10 como uma pedaleira MIDI tbm, para acionar cada parametro do amplitube, como qualquer outro plugin. (já testei o Guitar rig com a gt-10, ficou bacana, o meu problema foi ter um pedal de volume e de wah-wah no mesmo pedal, algo que nao deu mto certo. Mas funciona tranquilo, porem nao é tao versatil como a GT-10! Tinha me esquecido, o Guitar Rig tambem tem a sua pedaleira, procura e veja como ela é, ate parece um switch da voodoo labs.

acredito que a maior besteira que a Line6 fez foi fabricar os produtos na CHINA!
Vários produtos de qualidade são fabircados na China, lá eles tem mão de obra barata, e nao componentes de baixa qualidade. A line6 que escolhe todos os componentes que deseja usar, acredito que eles fizeram exatamente isso para economizar no gasto, e gastaram mais criação de simulações de amplis, mesmo copiando os já existentes da POD XTL.

Por falar nisso, estava lendo sobre o Vetta II e que delicinha de tocar hein, teria dual tone, cadeia de efeitos flexiveis e varios e varios amps, cabs. Perceberam que saiu uma atualização para ele e adivinham... Adicionaram 2 pre-amps do POD 2.0!!

** Se chegar em casa mais cedo hoje, instalo o Amplitube fender e vejo se consigo processar o som, pois ainda nao vi, ou ate mesmo com a GT-10.

Abraços

Gugasubmit
Veterano
# mar/09
· votar

Mo7a
Eu pensei que o STOMP IO era programável no Computador e depois ficava com as regulagens gravadas...

Sobre ser chinês... cara... não conheço nada que seja a mesma coisa fabricado no país de origem e na china... pode ser que seja a mesma coisa neste caso... mas eu custo acreditar, as coisas lá são feitas nas pressas e eu acredito que os componentes não são todos americanos não, acredito que muita coisa eh fabricada e montada lá de forma desleixada, pelo menos isso vale para quase tudo que eh eletrônico, Cameras, video-games, instrumentos músicais, ferramentas... etc.

Agora, falando sério: o Catselis, numa das primeiras análises que fez da X3L, informou que achava o pedal de expressão da X3L mais robusto do que o da antiga XTL que ele possuía.

Eu tive uma XT... realmente.... o pedal era FRACO (não no som)!... eu manerava muito com ele... mas o da X3 tbm me pareceu fraco (realmente nao tanto qnt a XT), talvez pq eu acostumei com o da BOSS que eh muito firme...

Mo7a
Veterano
# mar/09
· votar

Gugasubmit

Po cara, quase tudo eh feito na china, notebooks e computadores da dell sao fabricados lá, eh uma empresa boa e não da muitos problemas e ainda na minha opinião o suporte a defeito deles eh excelente, nao importa se é empresa ou pessoa normal eles vão na hora arrumar o seu computador, ate entregam o telefone particular para quaisquer problemas. Sobre o produto ser de qualidade inferior, isso eh devido aos componentes, que na verdade a maioria são produzidas em qualquer lugar, nao precisa ser dos EUA para poder ser bom, e logico que eles tem que ficar atento ao controle de qualidade.
Creio eu que a line6 nao iria errar tanto assim. Eles realmente investiram pesado em lançar o produto primeiro do que a Boss, gastaram muito dinheiro e fizeram o produto como eh realmente vendido para o consumidor, ótimo em termos musicais, porém duvidoso em termos de durabilidade e operacional.

Abraços

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Por falar nisso, estava lendo sobre o Vetta II e que delicinha de tocar hein, teria dual tone, cadeia de efeitos flexiveis e varios e varios amps, cabs. Perceberam que saiu uma atualização para ele e adivinham... Adicionaram 2 pre-amps do POD 2.0!!
Mo7a
Membro

-x-

Quando saiu essa atualização? Eu não vi nada...

Não me surpreende que eles tenha adicionado dois pre-amps do POD 2.0.

É aquilo que eu já havia dito aqui: muitas vezes, tenho a nítida impressão de que o som do POCKET é melhor do que o da X3L em determinados amps.

De todas as simulações que eu já testei no Pocket POD e na X3L, para os meus ouvidos, a que ganha disparado (em termos de beleza de som, pelo menos: não sei quanto à fidelidade ao original) é a do JCM-800 do Pocket.

Na semana passada, meu irmão (que me presenteou com o "Pocket") esteve aqui em casa. Ele não entende nada de guitarras, nem de pedaleiras.

Ele pediu para ver a X3L em ação (ligada ao meu "super" amplificador Laney LG20R). Fiz a ligação na entrada de linha e configurei a pedaleira como manda o figurino...

Testei a simulação do Fender Twin Reverb (com os parâmetros de fábrica) e ele gostou do som (embora não faça a menor idéia do que seja um Fender Twin Reverb...).

Daí, ele perguntou se dava para ligar o "Pocket" no amp também ou se ele só funcionava com fones de ouvido.

Liguei o "Pocket" também com a simulação do Fender Twin Reverb.

Resposta imediata dele: "Aos ouvidos de um leigo, parece que o 'Pocket' tem um som melhor do que a pedaleira!".

Realmente, o som do "Pocket", no meu amp pelo menos, fica muito mais limpo. Liguei o "Pocket" no modo "direct" (que nem é a ligação mais perfeita para o amp) e a X3L de todas as maneiras possíveis, trocando no "GearBox" as opções de envio, e ainda assim, "aos ouvidos de 'um leigo', o 'Pocket' soou melhor"...

Como, para mim, o "Pocket" soou muito melhor também, tenho que retificar a assertiva: "Aos ouvidos de DOIS leigos, o 'Pocket' soa muito melhor...".

O "preset" "BRIT OD" do "Pocket", que se encontra na pasta STYLE->HEAVY->BRIT OD, é o meu favorito até agora!

Um grande abraço,

Leonardo.

Mo7a
Veterano
# mar/09
· votar

Leonardo Castro

Quando saiu essa atualização? Eu não vi nada...

Cara, quando eu nao sei entra na pagina do Vetta II em AMP/CAB MODELING.. Ahhhh CLICA AKI!

Abraços

Leonardo Castro
Veterano
# mar/09
· votar

Cara, quando eu nao sei entra na pagina do Vetta II em AMP/CAB MODELING.. Ahhhh CLICA AKI!

Abraços

Mo7a
Member

-x-

Valeu, cara!

Salvo engano, essa atualização não é tão recente e esses modelos também constam na X3L. Agora, a flexibilidade do Vetta, ainda não se encontra nela...

Um grande abraço,

Leonardo.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar

Leonardo Castro
Andei lendo na comunidade do Orkut da X3L, há relatos de pessoas que tentaram em diversas portas USB do computador até achar uma "boa". Provavelmente estas pessoas estavam tentando usar a X3L numa porta USB 1.1 sem saber que era 1.1.

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Provavelmente estas pessoas estavam tentando usar a X3L numa porta USB 1.1 sem saber que era 1.1.
erico.ascencao
Member

-x-

Mas eu também já vi inúmeros relatos, nos fóruns da Line 6, de pessoas que dizem ter certeza de que todas as portas USB de seus computadores eram 2.0 e o resultado não foi satisfatório.

Há casos, támbém, onde as pessoas trocam as portas USB por uma placa de outra marca. Às vezes funciona, mas, na maioria das vezes, não.

Por fim, existem vários casos de pessoas com Macs de última geração com o mesmo problema...

E você?

Conseguiu mehores resultados trocando o cabo?

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Por falar nisso, estava lendo sobre o Vetta II e que delicinha de tocar hein, teria dual tone, cadeia de efeitos flexiveis e varios e varios amps, cabs.
Mo7a
Member

-x-

Deve ser muito bom mesmo, mas, de toda forma, é um equipamento caro e que, na minha modesta opinião, não vale mais o investimento.

Há inúmeras pessoas nos fóruns da Line 6 que juram "de pé junto" que a empresa postou uma informação oficial de que os "bugs" do Vetta II - que eu não sei quais são, mas dizem que se tratam apenas de problemas de "software" - não serão reparados (depois de dois anos de promessas de que seriam...).

O Frejat usa o Vetta II. Ele diz que o som do bicho é maravilhoso, mas falta, para quem toca, a sensibilidade das dinâmicas que o amp valvulado possui.

Pelo preço que ele custa, o melhor seria comprar logo uma FRACTAL, que equivale a DOIS Vetta II juntos (com 4 cadeias que podem ser usadas quer independentemente, quer interdependentemente) e possui, segundo os relatos de usuários e das revistas especializadas estrangeiras, aquela tal sensibilidade dinâmica que falta nos outros simuladores (inclusive no Vetta II).

Na verdade, a FRACTAL AXE-FX ULTRA seria mais poderosa do que dois Vetta II juntos, seja pela capacidade em si de processamento, seja porque possui alguns efeitos não encontrados nos equipamentos da Line 6.

O chato é saber que o Vetta I (a primeira geração) foi lançado em 2001.

Quando saiu o Vetta II, quem tinha o Vetta I pôde fazer a atualização do "software" gratuitamente (e ficou com as mesmas funcionalidades, números de amps e flexibilidade do Vetta II).

Aí, alguns querem afirmar que a linha X3 - lançada quase sete anos depois do Vetta I - não possui os mesmos recursos de processamento do Vetta I (daí não contar com as cadeias flexíveis e independentes/interdependentes do aparelho mais antigo...).

Para mim, é muito difícil acreditar nessa história: como um aparelho lançado sete anos depois vai ser, tecnologicamente, inferior em termos de processadores e memória???...

Ah! só para constar: o Vetta possui "pitch shifter"...

Um grande abraço,

Leonardo.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar

Leonardo Castro
Anda não testei com o cabo que eu já tinha. As merdas que deram ocorreram com o cabo que veio junto com a pedaleira.

Mo7a
Veterano
# mar/09
· votar

Leonardo Castro

Cara fiquei chocado com o que disse, sobre o Vetta I e o II, que são as mesmas coisas. Line6 sempre tapando os buracos com mais buracos. E isso comprovei olhando o site vettavile. Realmente Vetta I e II são quase a mesma coisa, hoje em dia são iguais.

Aí, alguns querem afirmar que a linha X3 - lançada quase sete anos depois do Vetta I - não possui os mesmos recursos de processamento do Vetta I (daí não contar com as cadeias flexíveis e independentes/interdependentes do aparelho mais antigo...).

Para mim, é muito difícil acreditar nessa história: como um aparelho lançado sete anos depois vai ser, tecnologicamente, inferior em termos de processadores e memória???...

Para mim é fácil acreditar. Eles não fizeram um aparelho inferior, mas um aparelho sem inovações e mais limitado. Colocando no papel, o cabeçote 2x150W do Vetta ($1.300) é 160% mais caro do que o POD X3L ($500). Como nao existia pedaleiras com dual-tone na epoca, a line6 entao chegou a fazer uma, pensando que a concorrencia iriam certamente buscar esse patamar. A tecnologia eles já possuiam, estariam no Vetta (Cabeçote) e no XTL (Pedaleira). O que fizeram foram unir as tecnologias e fazer um produto novo all-in-one, com mais recursos e varias limitações é logico. A meu ver, a única coisa que realmente inovou foi o caso de pre-amp para microfones, fora isso, está tudo igual e tecnologia que já tinha, sem nenhuma mudança.

Abraços

grooveblues
Veterano
# mar/09
· votar

* Acho que a maior furada é achar que a Line 6 (ou qualquer outra) investe mais em desenvolvimento do que em marketing.

Mais do mesmo, com uma maquiagem diferenciada. E preço estratosférico.

Gugasubmit
Veterano
# mar/09
· votar

O preço na verdade é quase o mesmo da XT, só aqui no Brasil que nego inventou de meter a mão...

Jim Marshall
Veterano
# mar/09
· votar

Gugasubmit

O preço na verdade é quase o mesmo da XT, só aqui no Brasil que nego inventou de meter a mão...

E põe meter a mão nisso...é praticamente um assalto à mão armada...hehehehehe.

Mas idependente do preço ainda prefiro a Boss GT-10.

Abraço,

See ya!

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Para mim é fácil acreditar. Eles não fizeram um aparelho inferior, mas um aparelho sem inovações e mais limitado.
Mo7a
Membro

Gugasubmit
Membro Novato

-x-

Como todos aqui já devem ter lido, quando comprei a X3L, nem sabia o que era Line 6...

Havia um "thread", nos fóruns antigos do fabricante, onde um usuário supostamente comparou as especificações técnicas da X3L e da XTL e chegou à conclusão de que a X3L possuía 13 (treze) vezes mais capacidade de processamento do que a XTL.

Depois, ele retificou os cálculos, afirmando que, na verdade, a X3L é 09 (nove) vezes mais potente do que a XTL.

Na página do "Vettaville", há uma informação de que os processadores da X3L são 04 (quatro) vezes mais rápidos do que os da XTL.

Tudo bem que a capacidade de processamento total não se mede apenas levando em consideração o "clock", mas acho que vou parar de ler matérias comparando a X3L com a XTL, pois, a cada uma que leio, a diferença de capacidade de processamento entre ambas as plataformas vem diminuindo consideravelmente.

Só falta vir um estudo conclusivo, informando que não existe diferença entre a X3L e o Atari 2600... rs...

Nessas horas é que baste um GAS danado pela FRACTAL...

Um analista da Guitar Player dos Estados Unidos afirmou que ela seria o último "rack" a ser adquirido pelo guitarrista (no sentido de ser perfeita, se comparada com os equipamentos analógicos, não cabendo mais aperfeiçoamentos)...

Ninguém aqui conhece algum feliz proprietário de uma FRACTAL AXE-FX ULTRA? É difícil acreditar que ninguém no Brasil ainda a possua.

Conheci, pela internet, um português que tem uma X3L e uma FRACTAL (e que deixou subtendido nas entrelinhas – ao menos essa foi a minha impressão - que a superioridade da FRACTAL não valeria o investimento...).

Na verdade, ele até se dispôs a demonstrar ambas para mim quando eu fosse a Portugal. O problema é que eu não vou a Portugal, nem à Europa (como diria Juca Chaves, primeiro eu fui a Portugal e, depois, a Europa... rs... brincadeira, pois a família de minha mãe é portuguesa). Também, eu, com a minha "enorme" experiência com equipamentos valvulados ficaria olhando para a FRACTAL do cara como um burro olha para um castelo...

Muita gente diz também que a FRACTAL está preparando uma pedaleira. Será mesmo???...

Um grande abraço,

Leonardo.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar

Leonardo Castro
Estive dando uma passadinha no fórum da Line 6 e deixei registrada minha indignação com relação à USB.

Considerando que este problema com a USB não seja solucionado, estive pensando se as gravações pela saída de linha poderiam ter uma boa qualidade assim como as pela USB. Se sim, poderia até investir numa interface USB (tipo as M-Audio Fast Track, que eu já conheço) e gravar as coisas com a POD em linha.

E aí, o que você acha? Já de antemão, tecnicamente, o som não será o mesmo. Gravando via USB só há uma conversão AD na entrada da pedaleira e uma DA para a reprodução do som. Já na gravação em linha há uma AD entrada na pedaleira, uma DA na saída, uma AD na entrada da interface e uma DA na saída da interface.

Mo7a
Veterano
# mar/09
· votar

erico.ascencao

Ta precisando conhecer o Leo entao, voces só pensam em comprar as coisas hehe.

[]'s

Leonardo Castro
Veterano
# mar/09
· votar

Ta precisando conhecer o Leo entao, voces só pensam em comprar as coisas hehe.
Mo7a
Member

-x-

Mo7a,

Aí é que você se engana!

Agora, que eu fiquei duro, comecei a desenvolver minhas virtudes não materialistas e a perceber o valor do "play for fun" que o colega citou em uma mensagem anterior... rs...

Para falar a verdade, nem se eu tivesse com dinheiro agora, compraria a FRACTAL. Decidi que tenho que fazer por merecer - musicalmente falando, é claro - o equipamento que já possuo (e que não é pouca coisa, principalmente se eu levar em conta os outros instrumentos que não a guitarra).

Num futuro muito, muito distante (sei lá, daqui a uns cinco ou oito anos), todos os fabricantes já devem ter conseguido "roubar" os algoritmos secretos da FRACTAL e a possibilidade de surgir algo mais viável não é pequena. Quem sabe uma "Pocket FRACTAL" ou uma ZOOM F-1 ("F" de Fractal)???

Quando posto as minhas indignaçõe aqui, são no sentido de a Line 6 consertar os "bugs" (que não são aceitáveis, pois quem compra uma X3L paga o preço que os caras querem - e, no Brasil, bem mais do que os caras querem... ) e, por conseguinte, deve ter um equipamento que funcione a contento. Quiçá que a Line 6 lance algumas novidades (já que, supostamente, há muita potência sobrando na máquina...).

Mas eu não tenho a menor dúvida: mesmo com os "bugs" e mesmo sem tantos efeitos "modernosos", eu não utilizo nem 10% do que ela é capaz de fazer.

Talvez, por isso, o Pedro, o consumidor português que tem uma X3L e uma FRACTAL AXE-FX ULTRA (e usa a X3L como controladora MIDI... esse sim só pensa em comprar coisas... rs...) deva ter deixado a impressão que o investimento não valeria a pena.

Acho que, gentilmente, ele quis dizer o seguinte: o que um bosta como você pretende com um equipamento tão potente??? Até a X3L já é muita areia para o seu caminhão!

Então é isso: a guitarra é uma coisa que eu resolvi comprar para me divertir. Há dez meses (como passa rápido...), comprei a X3L parceladamente (ainda faltam duas prestações...). Nesses dez meses, eu fiz tudo, menos tocar guitarra (chorei aqui, nos fóruns da Line 6, nos ouvidos da minha esposa, fiquei noites sem dormir). Para quê???...

O negócio é esse mesmo "play for fun"!!! Esse era o objetivo inicial e que eu perdi nesses dez meses por conta da frustração com a Line 6 (frustração com uma empresa que eu nem sabia que existia...).

Nesses dez meses, contudo, eu ouvi muita coisa. Então, ao menos nisso, acho que melhorei em algum sentido.

Vou ser muito sincero, nas últimas semanas, tenho "passado em revista" vários "samples" daqui do fórum e de outros lugares, comparando os sons da X3L com a GT-10 (e com os "plug-ins" mais tradicionais do mercado também).

Exclusivamente quanto ao quesito timbre, começo a ter a impressão de que os obtidos com a X3L (e com a XTL também e com o POD 2.0 também) são mais agradáveis aos meus ouvidos.

Não tem nada a ver com a fidelidade aos amps e efeitos originais (que eu não conheço) ou serem melhores do que os de outras marcas e sim uma coisa muito subjetiva: soar melhor aos meus ouvidos.

O Alex, entretanto, que consegue timbres belíssimos na GT-10, já manifestou, há poucos dias, que, ouvindo também "samples" das duas pedaleiras, anda meio decepcionado com o resultado das PODs, por não parecer algo muito natural.

Ouvido é fogo e reservo-me o direito de mudar de opinião no futuro.

Mas eu não precisaria de 78 amps, sei lá quantas caixas e efeitos...

No meu estágio atual, só precisaria de uma distorção, um som "cruch" e um som "clean" para treinar (e treinar bastante).

Nisso, a minha velha ZOOM GFX-3 já devia estar de bom tamanha (ou, no máximo, o "Pocket" POD).

Falando nisso, alguém sabe o que significa "POD"??? Puta Over Drive não vale...

É isso aí: depois de tanta frustração, vou tentar adotar uma postura menos exacerbada e tocar a vida (musicalmente e não musicalmente falando), pois ela passa muito rapidamente e, daqui a alguns meses, sai a GT-12, a X4L, mais uma porção de coisas e ninguém mais vai dar bola para esse fórum e eu terei a nítida impressão de que gastei um tempo danado por aqui - e em outros lugares - por uma coisa tão fugaz...

Consegui convencer alguém da minha nova postura??? Acho que nem a minha mãe acreditaria... Rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

Mo7a
Veterano
# mar/09
· votar

Leonardo Castro

hahaha comedia voce cara.

Mas eu apoio, e penso a mesma coisa. Nem toco tanto assim para ter uma GT-10. Olha que se voce for olhar, tem muita gente com Gt-6 por ai e dizendo que nao troca nem fudendo por nada e eu estou na 2ª geracao a frente.

O negocio nao é imitar, é tocar com o que pode, tirar um solo ducaralho!!!

Agora se tiver tempo, posta umas gravações aki.

[]'s comecou a aula... fui

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Considerando que este problema com a USB não seja solucionado, estive pensando se as gravações pela saída de linha poderiam ter uma boa qualidade assim como as pela USB. Se sim, poderia até investir numa interface USB (tipo as M-Audio Fast Track, que eu já conheço) e gravar as coisas com a POD em linha.

E aí, o que você acha? Já de antemão, tecnicamente, o som não será o mesmo. Gravando via USB só há uma conversão AD na entrada da pedaleira e uma DA para a reprodução do som. Já na gravação em linha há uma AD entrada na pedaleira, uma DA na saída, uma AD na entrada da interface e uma DA na saída da interface.

erico.ascencao
Member

-x-

Caro Enrico,

Eu não sou especialista no assunto, mas conheço gente que trabalha em estúdio famoso que me disse o seguinte: nos estúdios grandes, não se grava via USB! Ou os caras usam placas PCI ou, no máximo, uma placa com entrada "firewire". O "firewire" também é conhecido com "iLink".

Até hoje, ninguém me explicou detalhadamente (e eu já postei esta pergunta aqui muitas linhas atrás...) o motivo desse "preconceito" com a USB (ainda mais a USB 2.0, que, ao menos em tese, suporta uma transferência de dados muito próxima da tal saída "firewire").

Já vi muita gente dizendo que o motivo é a latência.

Eu tenho uma interface USB chamada JAMLAB da M-Audio. Ela trabalha com USB 1.1. Por mais incrível que possa parecer, o nível de latência dela é infinitamente menor do que o da minha X3L (que trabalha com USB 2.0) e ambas trabalham com "drivers" ASIO...

Por que isso acontece? Não sei explicar. Talvez porque a X3L consiga enviar oito canais simultaneamente, enquanto a JAMLAB só envia dois... sei lá, pode ser.

Eu tenho um "notebook" com quatro entradas USB 2.0 e nenhuma entrada "firewire". Os Mac Intoshs possuem essa tal entrada "firewire". Dizem que os novos "notebooks" da HP também já vêm de fábrica com ela (mas isso eu não posso garantir peremptoriamente).

Se você for trabalhar em um "desktop", acho que a melhor coisa seria comprar uma boa placa de áudio PCI, da M-Audio por exemplo.

Se você trabalhar com "notebook" (e, com ele, uma placa PCI não vai funcionar...) com entrada "firewire", acho que o melhor seria uma boa placa externa da M-Audio com saída "firewire".

Agora, se eu fosse você, antes de comprar alguma placa externa ou PCI, aguardaria mais um pouco.

Como eu disse, a Line 6 vem sofrendo muita pressão dos consumidores para que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível (se os caras acharam que, mudando o fórum, o pessoal iria deixar de postar, se deram mal: eu até deixei de postar mesmo, mas os consumidores mais revoltados parecem ter se sentido ludibriados e preteridos, colocando, diariamente, novos "threads" sobre o assunto e cobrando taxativamente uma solução rápida para o problema).

Eu mesmo, no início, manifestei a minha total descrença quanto a uma solução para os "bugs", principalmente depois de saber que a empresa simplesmente deixou o pessoal do Vetta II (um equipamento muito mais caro do que a X3L) a ver navios...

Refletindo melhor sobre o assunto, comecei a ponderar os seguintes fatores:

1) O número de pessoas que possui um Vetta II é infinitamente menor do que aquele de pobres mortais que, a trancos e barrancos, conseguiu comprar uma X3L.

2) O consumidor do Vetta II, se quiser se manter na mesma linha de equipamento no futuro, não tem tantas opções assim. Não é igual às pedaleiras, que o sujeito fica puto e compra uma GT-10, uma ZOOM G9.2tt ou uma VOX Tonelab. Se quiser um AMP com as mesmas características, acredito que não vai ter para onde correr. No máximo, o cara poderá investir em uma FRACTAL e um ATOMIC AMP (mas, ainda assim, não seria a mesma coisa, pois o cara quer a praticidade de ter tudo no amp e não ficar levando "rack" e cabinete, por exemplo).

3) MUITA GENTE comprou uma X3L mundo afora (e, comparativamente, pouca gente adquiriu um Vetta II). Responda rapidamente: quantos amigos seus possuem um Vetta II? Você já viu um Vetta II de perto? Quanto custa um Vetta II no Brasil? Quantas pessoas você conhece com uma X3L no Brasil??? Agora, imagine nos Estados Unidos, no Japão e na Europa (incluindo Portugal... rs...) onde ela custa bem perto dos 500 dólares! Vai ser ("vai ser" é força de expressão... rs...) gente para cacete falando mal da Line 6, enquanto, no caso do Vetta II, apenas um número bem restrito de pessoas.

4) É claro que a Line 6 planeja lançar pacotes novos para a linha X3, não tenha dúvida disso. Se não fosse assim, ela não lançaria uma pedaleira mais potente, em termos de processamento e de memória, do que a XTL. Pense só: se você não fosse querer lançar mais nada, para quê gastar mais utilizando processadores mais caros e mais memória, quando a XTL já consegue rodar todos os "model packs"? Para possibilitar o DUAL TONE? Poderia até ser, mas não seria necessária tanta potência...

Só que tem um porém: se a Line 6 lançar algum "model pack" antes de reparar o problema da USB, neguinho assassina o Line6Miller e o resto da galera da empresa!

Por outro lado, quem comprou algum outro equipamento da linha X3 (feijão ou PRO), vai ficar muito puto por nada ser lançado, em termos de "model packs", devido ao atraso do reparo da USB da X3...

Em suma: acredito que, deste "bug", a Line 6 não vai ter como correr, mesmo que a solução seja, como muitos já informaram, a troca do oscilador.

Então, se eu fosse você, seguiria um conselho de um sujeito que é muito impulsivo para compras: aguarde, ao menos, até o meio do ano, pois você comprou um equipamento que, também, é uma "interface" de áudio e não faz sentido pagar tão caro por ela e, depois, ainda ter que comprar uma placa extra!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# mar/09
· votar

Acho que a maior furada é achar que a Line 6 (ou qualquer outra) investe mais em desenvolvimento do que em marketing.
grooveblues
Veterano

-x-

Mas se os caras só investem em propagandas da Guitar Player e em vídeos no "You Tube", quanto será, então, que eles gastam em desenvolvimento??? Rs...

Brincadeira, tem a questão do "jabá" para os analistas das revistas "especializadas" e para os artistas que usam a marca também...

Um grande abraço,

Leonardo.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar

Mo7a
Não é questão de comprar, errar na compra e comprar outro. Agente estuda pra caralho cada aquisição, e mesmo assim está sujeito a erros.

Leonardo Castro
Foda é que estou desde o começo do ano passado estruturando tudo pra gravar. Comecei com um violão elétrico e uma JamLab, aí vi que o som do violão ficava lixão pra gravar em linha. Aí vieram guitarra, baixo, seus respectivos amplificadores, as pedaleiras/interfaces da Zoom... já são meses tentando gravar uma musiquinha que seja, e nada.

Ah, lá no fórum da Line 6 recomendara a saída S/PDIF da X3L. Tem algumas interfaces que tem entrada S/PDIF. Só precisa funcionar esta merda!!

alexromachado
Veterano
# mar/09 · Editado por: alexromachado
· votar

Leonardo
tem a questão do "jabá" para os analistas das revistas "especializadas" e para os artistas que usam a marca também...

Pois é, folheando minhas antigas revistas de guitarra vi uma edição que comparava vários simuladores: V-amp, DG Stomp, Sansamp, J-Station, Gnx3, POD 2.0...

Lá, quem analisou disse que o POD teve os sons mais artificiais, e até encheu a bola de uma Zoom pequenina... aí eu sempre pensava, putz, mas se os phodas gravam com o POD... como pode? Será só fama?

Bem, no final, a maior nota ficou para o DG-Stomp da Yamaha que, em outras ocasiões, tb fora muito elogiado...

Será o jabá? Até hj desconfio dessa reportagem...

Leonardo Castro
Veterano
# abr/09
· votar

A partir de hoje, só postarei mensagens curtas!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Boss GT-10 ou Pod X3 live