Autor |
Mensagem |
Leonardo Castro Veterano |
# mar/09
· votar
Opaa ganhando um presente desses, viro um PHD em timbres da X3 e te passaria TODOS os experimentos possíveis com a pod... quem sabe vc não passaria a amá-la novamente (para ciúme do pocket...) alexromachado Membro Novato
-x-
No presente momento, não seria possível por dois motivos:
1º) Estou duro! Também, o que eu gastei nos últimos dois meses, não está no gibi...
2º) Estou passando por uma severa "auditoria" (rs...) do TCP ("Tribunal de Contas da "Patroa").
Assim que eu conseguir equilibrar as finanças (e se eu conseguir "driblar" a auditoria)...
Um grande abraço,
Leonardo.
P.S.: Contudo, para superar o "Pocket" só a viola nova...
|
grooveblues Veterano |
# mar/09
· votar
Só pra acrescentar algo, nesse "tratado" sobre multiefeitos:
1) O timbre do patch muda bastante, de acordo com a configuração do aparelho de som que o está reproduzindo.
Falantes, tweeters, caixas de som e afins são verdadeiros "equalizadores" que colorem o som de maneiras muito distintas. De uma forma genérica todos deveriam reproduzir "mais ou menos" igual, mas quando se atenta aos detalhes e minúcias, pode haver abismos entre o que eu escuto em um determinado sistema ou outro, especialmente em equipamentos de baixo custo. Por isso, quando ouvimos uma gravação de "responsa", ela é equalizada, mixada, comprimida e masterizada de forma a soar "mais ou menos" coesa em qualquer equipamento, coisa que não ocorre quando gravamos um track desprentesiosamente em casa.
>> Exemplo: Uso em casa, para monitorar, um par de caixas JBL com falante de 15" + Ti. Também uso, ligado ao PC, um aparelho de som Philips FW26 e um conjunto 2.1 iTrigue da Creative. Recentemente vendi meus monitores KRK RP8. O mesmo patch não "funciona" da mesma forma em cada uma dessas configurações. Porquê? Ora, porque cada sistema tem uma "resposta de frequência" diferente. Sobram agudos no Philips, falta um médio redondo nas JBL e nas iTrigue o cuidado é com a configuração dos graves, já que o subwoofer é separado. Quanto mais buscamos uma EQ PERFEITA, mais o sistema de amplificação atua sobre o resultado final. Por isso, posso estar escutando um som maravilhoso no meu quarto, mas na hora de por num PA...
2) A pressão sonora modifica o timbre.
O nosso ouvido não percebe todas as frequências com a mesma intensidade. Portanto, quando tocamos em volume baixo, temos mais facilidade em perceber determinadas características no som e, quando tocamos em volume alto, frequências que estavam mascaradas vêm à tona, modificando nossa percepção acerca do timbre - o que estava bom pode ficar ruim, e vice-versa.
3) As ondas sonoras interagem entre si
Aquele timbre lindo, gordo, macio, aveluadado e saboroso que você levou 4 anos, 26 dias e 3 horas para configurar pode simplesmente ser "engolido" duranto uma jam com um batera e um baixista. Ou mesmo na mix de uma gravação. Aí está, muitas vezes, a dificuldade em tirar "o timbre" de determinado guitarrista. O que ouvimos no CD talvez seja resultado de muitas, muitas horas de produção sobre o som que ele tirou plugando sua "59 em um Plexi. Não que o som da guitarra esteja mascarado, mas fazê-lo encontrar o seu lugar na mix é algo complexo e que exige, no mínimo, um ouvido muito bem treinado.
4) A maior diferença está em quem segura a guitarra.
Lembro de uma GPlayer na qual o redator teve a oportunidade de entrevistar Eric Johnson (talvez o mais maníaco por timbres da história) e, após a entrevista, toca no equipamento do sujeito. Tudo exatamente igual, a guitarra do cara, os cabos, a ligação elétrica, os amplificadores. Mas só quando o Eric tocou é que o som dele estava lá. Da mesma forma, conheço músicos que debulham usando uma ME-8 e fui num workshop onde o cara tirava uma sonzera duma 505 ligada num warmusic GT. Por outro lado, o youtube tá cheio de gente tirando um som imprestável de GT-10 e POD. Tem gente com LP e Marshall que soa como um rádio de pilha...
5) Deixe a frescura de lado
Na hora de tocar, não deixe que uma sobrinha de 1,5dB em 785Hz estrague seu prazer de tocar. Aumente o volume, ponha uma backing track bacana, ou, melhor ainda, arranje uns amigos pra fazer uma JAM. Play for fun.
|
alexromachado Veterano |
# mar/09
· votar
Fantastic!!!
|
erico.ascencao Veterano |
# mar/09
· votar
E aí povo! Fiz um review comparativo entre a minha nova POD X3 Live e a saudosa Zoom G9.2tt (saudades...): http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/206815/p0#5918447
|
# mar/09
· votar
Por outro lado, o youtube tá cheio de gente tirando um som imprestável de GT-10 e POD. grooveblues Veterano
-x-
Ainda bem que não tenho mais vídeo no "You Tube"... rs...
|
# mar/09
· votar
E aí povo! Fiz um review comparativo entre a minha nova POD X3 Live e a saudosa Zoom G9.2tt (saudades...): erico.ascencao Member
-x-
Beleza de "review"!
|
# mar/09 · Editado por: Leonardo Castro
· votar
É esse tipo de som que você está procurando nas pedaleiras, Alex???
http://www.stevesledge.com/Vox3.htm
Este é um "plug-in" produzido pela VOX, que simula os equipamentos do Bryan May, mas que só roda no Powercore ( http://www.tcelectronic.com/powercore.asp )
Por que a VOX não lança logo uma pedaleira matadora e devidamente atualizada???...
Em tempos de FRACTAL e POWERCORE, nós aqui, perdendo o nosso precioso tempo a discutir X3L e GT-10).
Ah! E para quem gosta do som dos Beatles, lançaram um programa com todos os instrumentos que eles usavam (só que virtuais...).
Confira-se a qualidade dos sons: http://www.eastwestsamples.com/details.php?cd_index=1027
Onde é que esse negócio vai parar?????????
|
# mar/09
· votar
Agente precisa criar um tópico tipo "POD X3 Live User Club", pra discutir vários aspectos sobre ela. Quem puder, posta aí.
|
# mar/09
· votar
Em tempos de FRACTAL e POWERCORE, nós aqui, perdendo o nosso precioso tempo a discutir X3L e GT-10). Leonardo Castro Membro Novato
-x-
Da mesma forma, conheço músicos que debulham usando uma ME-8 e fui num workshop onde o cara tirava uma sonzera duma 505 ligada num warmusic GT. Por outro lado, o youtube tá cheio de gente tirando um som imprestável de GT-10 e POD. Tem gente com LP e Marshall que soa como um rádio de pilha... grooveblues Veterano
-x-
Concordo integralmente.
É impressionante a diferença de timbres que eu verifico, utilizando as mesmas regulagens, quando eu toco e quando o meu professor toca...
É por isso que eu digo, para um merda igual a mim, não sei se faz muita diferença tocar na X3L ou na minha velha ZOOM GFX-3...
Estou cada vez mais convicto que o negócio e concentrar-se na técnica do instrumento. O timbre acaba vindo com o tempo.
Hoje, começo a olhar de uma forma diferente para a X3L: ela será uma boa ferramenta para que eu consiga desenvolver uma técnica mínima no instrumento. Ou seja: será útil para os treinos, sem ficar neurótico com a questão do timbre. Neste sentido, inclusive, o "Pocket POD" também será de grande serventia.
Como o Grooveblues disse: "Na hora de tocar, não deixe que uma sobrinha de 1,5dB em 785Hz estrague seu prazer de tocar. Aumente o volume, ponha uma backing track bacana, ou, melhor ainda, arranje uns amigos pra fazer uma JAM. Play for fun."
Se, um dia, eu conseguir desenvolver mais a técnica e sentir uma REAL necessidade de trocar de equipamento (tentando deixar o G.A.S. de lado...), aí sim valerá a pena investir em alguma coisa mais moderna (que, até lá, já deve ter-se tornado muito mais acessível).
É isso aí.
Um grande abraço,
Leonardo.
|
· votar
Agente precisa criar um tópico tipo "POD X3 Live User Club", pra discutir vários aspectos sobre ela. Quem puder, posta aí. erico.ascencao Member
-x-
Cara, como eu já disse, o seu "review" está muito bom.
Só depois dele é que fui reparar que, na caixa da X3L, consta aquela informação: "The most advanced guitar pedalboard ever". Uma "forçada de barra" incrível da Line 6, ao menos do jeito que as coisas estão hoje em dia (tomara que as atualizações queimem a minha língua! Rs...). "The most powerful POD ever" ou "The most bugful POD ever" (esse "slogan" eu acabei de criar... rs..) ainda vai... rs...
Nas páginas da Line 6, li alguns comentários do Radley e do Glenn dizendo que a X3L, em matéria de compressão, deixa a desejar.
Já li um "review", em um fórum norte-americano, onde um sujeito, que também já foi proprietário de uma G9.2tt, afirma que, no quesito compressão, a G9.2tt também é superior.
Só de curiosidade, pois não é todo dia que encontramos alguém que já teve experiência com as duas plataformas: a compressão da X3L é tão ruim quanto essa galera diz? A da G9.2tt é mesmo superior?
O Radley e o Glenn (que trabalham tanto com a X3L quanto com a GT-10) já afirmaram que, devido à compressão ser "meia-boca" é que os timbres "clean" e "crunch" da GT-10 sobressaem.
Já percebi que a X3L possui (tanto no bloco dedicado de compressão, quanto nos "stomp boxes" de compressão) apenas dois parâmetros. Até a compressão da minha velha ZOOM GFX-3 possui os quatro clássicos parâmetros...
Qual a sua opinião a respeito?
Um grande abraço,
Leonardo.
|
# mar/09
· votar
Mais uma novidade da VOX: o JamVOX.
Um software que reduz o volume das guitarras de uma música já gravada (se não me engano, o BOSS MICRO BR já faz isso há anos...).
Ele também possui simulação de 19 amps e de efeitos.
Além disso, há uma "caixa" da VOX que você liga ao "notebook" para treinar:
http://www.youtube.com/watch?v=EvBIEzMvEik&eurl=http%3A%2F%2Foglobo%2E globo%2Ecom%2Fblogs%2Foverdubbing%2Fdefault%2Easp%3Fa%3D580&feature=pl ayer_embedded
Será que a VOX entrou numa de que a próxima geração de pedaleiras será o "nootebook"???
|
# mar/09
· votar
Leonardo Castro Quando você fala que a X3L peca na compressão, você está querendo dizer que ela comprime de mais (som sem dinâmica de volume) ou de menos (não dá pra usar o compressor como sustainer)?
|
· votar
Quando você fala que a X3L peca na compressão, você está querendo dizer que ela comprime de mais (som sem dinâmica de volume) ou de menos (não dá pra usar o compressor como sustainer)? erico.ascencao Membro
-x-
Cara, eu não afirmo que ela peque na compressão. Mas eu não entendo nada de compressão... só repeti o que os mais experientes disseram...
Para mim, ela é boa. Só gostaria de uma opinião de um usuário que já utilizou uma outra pedaleira "top".
Um grande abraço,
Leonardo.
|
# mar/09
· votar
Leonardo Castro Compressão é um tipo de processamento de áudio que dá um ganho quando o som fica abaixo de uma determinada faixa de volume. Basicamente, existem dois parâmetros no compressor: o threshold (o nível de volume abaixo do qual o compressor age) e o gain (o ganho que você aplicará abaixo do threshold). Existem também controles de attack (quanto tempo o compressor demora pra iniciar sua ação) e release (quanto tempo ele demora pra deixar de agir), que ajudam a suavizar o efeito.
Por exemplo: supomos que tenhamos uma faixa gravada que tem variação de volume de 0 a 10. Se você ligar um compressor com threshold em 4 e com gain em 2, a faixa de variação vai encurtar - o que era nível de volume 2 passará a ser 4 (2+2), o que era 3 passará a ser 5 (3+2) - ou seja, a onda sonora resultante ficará mais comprimida.
Muitos guitarristas utilizam o compressor para aumentar o sustain, pois ele aumenta a intensidade do som que vai morrendo ao deixar um acorde ou nota soar.
As distorções comprimem o som naturalmente, principalmente as de amplificadores valvulados. Já o som limpo de amplificadores transistorizados são geralmente melhores pois os transistores não comprimem tanto o som, dando mais dinâmica ao som - ou seja, se você tocar fraquinho na corda, ela vai soar fraquinho, enquanto com distorção isto não acontece.
Trocando em miúdos, numa pedaleira, o compressor serve pra você deixar o som uniforme. Se você quer tocar uma base em power chords, pode ser bom usar um compressor pra que a base fique bem uniforme mesmo que você varie bastante a pegada na guitarra. Já para sons limpos que demandem detalhes dinâmicos na execução, não é legal usar compressor. E os parâmetros de attack e release são bem difíceis de se perceber, chegando até a serem dispensáveis.
|
· votar
Só para exemplificar (utilizando a gravação do Bryan Gay, digo, do Bryan May, o novo "plug-in" da Vox de última geração e o Pocket Pod).
Salvo engano, o timbre é da música "We will rock you":
Bryan May: http://www.stevesledge.com/Vox2-Dateien/file0001.mp3
Plug-in da VOX: http://www.stevesledge.com/Vox2-Dateien/file0002.mp3
Percebi que no POCKET POD, há um preset chamado "We will Rock You". NÃO ALTEREI ABSOLUTAMENTE NADA! Gravei com a placa Realtek vagabunda do meu computador em linha.
Claro que a minha execução é uma merda (para falar a verdade, só fiz o primeiro acorde e umas palhaçadas não musicais...).
Claro que a minha guitarra é uma bosta, ainda mais se comparada com a do Bryan May e a do cara que gravou com o "plug-in" da VOX...
Claro que se eu gastasse mais tempo tentando acertar o "preset" de fábrica, ficaria bem melhor (ainda mais se eu tivesse uma pegada decente também...).
Ficou assim: http://www.4shared.com/file/95505629/34f971ec/We_will_rock_you_-_Pocke t_Pod_-_preset_de_fbrica_-_guitarra_Tagima_T-Six.html
Claro que não se pode comparar, mas, por 127 dólares...
Com a X3L, fiz as seguintes gravações (pegando o "preset" no "Customtone.com", feito por um usuário para a captação "single" - sendo a minha guitarra "humbucking" -, também sem alterar um parâmetro sequer).
Usando o captador da ponte:
http://www.4shared.com/file/95537445/8538fc74/We_will_rock_you_-_X3L_- _Preset_do_Custom_Tone_-_Guitarra_Tagima_-_Captador_da_Ponte.html
Usando o captador do braço:
http://www.4shared.com/file/95537459/9595811e/We_will_rock_you_-_X3L_- _Preset_do_Custom_Tone_-_Guitarra_Tagima_-_Captador_do_Brao.html
É claro que se poderia conseguir resultados ainda melhores com a X3L, mormente lançando mão do DUAL TONE...
Mas já estou satisfeito: para treinar sem me preocupar com milhares de parâmetros, acho que ainda não inventaram nada melhor.
Talvez esse tenha sido o meu grande defeito até aqui: acreditar que eu seria capaz de gerar grandes timbres sem ter grandes experiências.
Não vou mais forçar a barra: se com o tempo eles vierem, tudo bem. Se não vierem, então, que venha a FRACTAL (ou não...) rs...
Só mais uma informação:
Quando eu fiz meu segundo grau, estudei com um cara chamado Rodrigo Lopes. O apelido dele era Rodrigo "Jesus Cristo", devido ao cabelo comprido. Ele queria ser produtor musical. Ninguém levava fé na carreira que o cara tinha escolhido (nem eu...). Fazíamos parte de uma "Turma Especial" de CDFs e, de uma turma de 30 pessoas, apenas duas não passaram para uma carreira disputada em uma universidade pública. O Rodrigo Lopes (também conhecido, à época, como Rodrigo "Feliz" no bairro da Tijuca – só fui saber disso há poucos meses...) também passou: ele era super competente!
Depois de muitos anos, soube que ele havia largado a faculdade para cursar engenharia de som nos Estados Unidos.
Hoje, comprei mais uma daquelas revistas "Guitar Player três por 10 'real'". Na edição de junho de 2007, consta uma matéria com o Lulu Santos, falando do último disco ("Long Play").
Para a minha grata surpresa, há um espaço na matéria, chamado "no estúdio com Lulu Santos". Nele, o engenheiro de gravação - RODRIGO LOPES – ensina "truques de gravação" usados pelo Lulu Santos. Vale a pena ler. Diz o Rodrigo (p. 58):
"Não sei se é bem um truque, mas, além dos dois amplificadores reais, foram usados virtuais. Em diversas situações, percebemos que a sonoridade do Line 6 Amp Farm funcionava melhor que um amp real. Em outras, usamos o Pod. Quando optávamos pelo Line 6 Amp Farm, era usado um Fender Blackface com um alto-falante. Chegamos a usar o setup real misturado ao virtual em algumas situações, o que funcionou muito bem – confesso não saber dizer qual foi o amplificador real e qual foi o virtual. É impressionante a qualidade e a praticidade que esses plug-ins de amplificadores oferecem."
Bem: o Rodrigo "Jesus Cristo" eu conheço e sei que é estudioso e perfeccionista para caramba!
Se ele diz que não consegue distinguir as simulações da Line 6 (o Amp Farm originou o POD Farm e o POD a gente já conhece bem) e o som dos amps reais, então, a X3L deve servir para fazer mais do que somente treinar, como eu havia mencionado acima... rs...
Está na hora de retomar o contato com o cara! Quem sabe ele não me ensina a regular a X3L... rs...
É isso aí: acho que nunca tive uma relação tão intensa, de amor e ódio, com uma empresa... rs...
Fui!
Um grande abraço,
Leonardo.
P.S.: Alex, mandei um e-mail!
P.S.#2: O timbre para X3L e para XTL está aqui (é o primeiro da página): http://www.line6.com/customtone/library/index.html?page=4
P.S.#3: Kairi, acho que uma vez, vi você mencionar que, além da guitarra, gostava de trompete. Se eu não estiver ficando maluco... rs... dê uma olhada nisso: http://www.youtube.com/watch?v=qRLxqY285gU&eurl=http%3A%2F%2Foglobo%2E globo%2Ecom%2Fblogs%2Foverdubbing%2Fdefault%2Easp%3Fa%3D580&feature=pl ayer_embedded
P.S.#4: Sioux, acabei de receber um "e-mail" da Line 6 informando uma promoção de "model packs". Os caras querem me vender modelos que eu já tenho!?!... mas, como você disse que a XTL não vem com todos, acho que seria uma boa: dois "model packs" a US$ 39,95! Nunca foi tão barato! Aproveite para incrementar o seu arsenal! Cara, eles também estão disponibilizando o POD FARM (que vai rodar todos os modelos que você já tem na XT e mais os que você, porventura, adquirir como "ads-on" - com os "model packs" - por US$ 49,00. Para um músico com mais experiência, o POD FARM é uma grande ferramenta de gravação, até por possibilitar o uso (com DAW) do DUAL TONE, inclusive para a XTL. Na semana passada, vi uma discussão nos fóruns da Line 6, onde um sujeito disse existir um programa gratuito que roda qualquer "plug-in" VST na versão "stand-alone" (o nome do programa é SAVIHOST: é só jogar o nome no "Google" e baixar). Não fiz a experiência por pura falta de tempo. Se funcionasse mesmo, você inclusive poderia usar o DUAL TONE para criar timbres matadores em tempo real, uma vez que a versão do POD FARM disponibilizado para a X3L/XTL não roda na versão "stand-alone"! Só para você ter uma idéia, os usuários daquele programa AMP FARM, o mesmo que o Lulu Santos usou para gravar o CD, pagaram cerca de US$ 500,00 só pelo AMP FARM (ou seja, o mesmo que a X3L nos Estados Unidos). Se quiserem atualizar para o POD FARM, terão que pagar mais US$ 99,00! Ou, seja, na promoção, que vai até 31.03.09, o programa está quase de graça! "Lembrando que" (não é assim que os usuários da GT-10 fazem quando querem tirar uma onda por aqui???... rs...) o POD FARM possui os amps do AMP FARM, os efeitos do ECHO FARM (outro "plug-in" que só roda no PRO-TOOLS, como o AMP FARM, e custa um dinheiro considerável...) e todos os demais recursos que já vieram em sua XTL e os que você adquirir com "model packs". Não quero nem ver (rectius: ouvir...) o som que você vai conseguir com ele... rs...
Valeu, galera!
|
# mar/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar
Probleminha com a X3L...
Me parece que a conexão USB é instável. Enquanto eu mexia com ela, subitamente a faixa que eu estava usando passou a ser comandada por outro driver ASIO (que não era do da Line 6, obviamente). Quando eu fui tentar restaurar a configuração com o driver ASIO da Line 6, apareceu a seguinte mensagem:
channles 0/0 could not be set on ASIO driver ASIO POD X3 Live!
E aí, será que o cabo é uma merda? Espero, do fundo do meu coração, que seja só o cabo...
|
· votar
Probleminha com a X3L... erico.ascencao Membro
-x-
Poxa, Enrico: tomara que não seja nada!
Há alguns meses, usando o Nuendo, tive uma falha na USB. Pensei que fosse o tal do "drop-out". Até postei aqui minha frustração. Logo, disseram para mim que não era o defeito.
Reinstalei o "Nuendo" e nunca mais tive problemas.
Tomara que seja o seu caso também!
Agora, acho que um consumidor inglês vai processar a Line 6 por descumprir as regras inglesas de mercado. Tudo por causa do "drop-out" da USB.
Veja só: http://www.line6.com/community/thread/3108?tstart=0
Aqui mesmo nesse fórum, você já deve ter observado o caso do Andre. "Advoguei" a causa dele em dois fóruns diferentes da Line 6, mostrando, inclusive, para os caras, que a solução apontada desrespeitava a ordem jurídica brasileira.
À época, citei, também, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (a nossa mais alta Corte em matéria de Direito do Consumidor).
Contudo, acho que o Andre acabou não levando o caso ao conhecimento do Judiciário. Se levasse, tenho certeza absoluta de que ganharia!
Acho que esse inglês aí vai fazer o que o Andre não fez: levar o caso ao conhecimento da justiça inglesa.
O caso dele é diferente, mas ele vai ganhar também!
Vamos ver se, assim, a Line 6 começa a se mover!
Acho que o Andre perdeu uma grande oportunidade, quer em nível pessoal, quer em nível coletivo (a empresa iria começar a se mover já naquela época, muito provavelmente)...
Um grande abraço,
Leonardo.
|
# mar/09
· votar
Leonardo Castro Andei vendo na comunidade do Orkut que houve casos de problemas na comunicação via USB ou por se usar USB 1.1 (não é meu caso) ou devido ao próprio computador (vi um caso que a conexão USB caia num computador AMD).
Amanhã vou testar com mais calma.
|
# mar/09
· votar
Ainda está dando merda com a conexão. Só consegui restaurá-la fechando o programa de gravação, desligando a pedaleira e reiniciando o computador, e após reiniciar o computador, liguei tudo de novo. funcionou, mas cai novamente.
Preciso testar com outro cabo USB, vai ver que é só o cabo.
Será que voltando a pedaleira para alguma configuração antes de alguma das atualizações que eu fiz dá certo?
|
· votar
Será que voltando a pedaleira para alguma configuração antes de alguma das atualizações que eu fiz dá certo? erico.ascencao Membro
-x-
Erico,
Já vi muitos relatos de usuários da X3L assim: não sofriam com o "drop-out" e, depois de alguma atualização, ele apareceu.
No início, eu ficava com bastante raiva do fato (e confesso que, a cada atualização, eu "rezo" para que nada dê errado...).
Contudo, o fato de uma X3L não apresentar o "bug" até determinada versão do "firmware" ou do "driver" e, depois de instalada a atualização, mostrar mal funcionamento, é a última esperança - da minha parte, ao menos - de que o defeito talvez não esteja no "hardware" (embora, também por dever de consciência, deva confessar que essa esperança é muito remota).
Se você estava usando a pedaleira normalmente antes de alguma atualização e ela só começou a apresentar o problema depois, acho que vale a pena voltar à versão anterior, ao menos enquanto a Line 6 não se posiciona oficialmente quanto ao possível reparo. Como há uma pressão muito grande sobre a marca (ainda mais com a mudança do fórum para pior...), acredito que ela terá que se posicionar sobre o assunto muito em breve.
Um grande abraço,
Leonardo.
|
# mar/09
· votar
Galera, ainda sobre os sons limpos na POD...
Assistindo a uns vídeos do Amplitube Fender no "You Tube", fiquei impressionado.
Um colega já havia me dito que o programa ("Amplitube Fender") era sensacional e, até aqui, o único autorizado pela fabricante dos amplificadores reais.
Já que ele tem o programa, resolvi fazer uns testes.
Usei o Fender Twin Reverb como parâmetro de comparação.
Primeiro, gravei o som cru da guitarra:
http://www.4shared.com/file/95798275/f5837af9/Acordes_-_som_cru.html
Depois, processei-o no Amplitube Fender, sem o reverb (só o amp e mais nada).
Utilizei o "DUAL TONE" do amplitube, com duas cadeias paralelas. Acionei a chave "bright".
http://www.4shared.com/file/95798433/7c01667a/Acordes_-_AMPLITUBE_FEND ER_-_s_o_amplificador.html
Peguei o mesmo som cru e processei-o no POD FARM (também só com o amp em DUAL TONE). Usei as mesmas configurações (na medida do possível, pois há algumas diferenças em decorrência de o AMPLITUBE utilizar os parâmetros idênticos ao amp verdadeiro e o POD FARM não se prender exatamente a eles). Ficou assim:
http://www.4shared.com/file/95798338/ee9ca977/Acordes_-_POD_FARM_-_s_o _amplificador.html
Sinceramente, não achei o som limpo do POD FARM (que é idêntico ao da X3) ruim, muito pelo contrário.
As configurações que usei foram as que vem de fábrica com o POD FARM:
Drive: 60% (não existe esse parâmetro no AMPLITUBE FENDER para o Twin Reverb) Bass: 60% Middle: 66% Treble: 78% Presence: 43% (não existe esse parâmetro no AMPLITUBE, mas eu acionei a chave "bright" para que o som ficasse mais cristalino).
Depois, fiz outra gravação, desta vez utilizando os "presets" de fábrica tanto do AMPLITUBE FENDER quanto do POD FARM. Notei que, na configuração de fábrica do AMPLITUBE, o "reverb" está acionado (no próprio amp). No POD FARM, utilizei a simulação de "reverb" específica do Twin Reverb.
Ficou assim:
Amplitube Fender (amp + reverb):
http://www.4shared.com/file/95801309/33f8550c/Acordes_-_AMPLITUBE_FEND ER_-_amp_e_reverb.html
POD FARM (amp + reverb):
http://www.4shared.com/file/95801370/5657b6f/Acordes_-_POD_FARM_-_amp_ e_reverb.html
Sinceramente, gostei muito do AMPLITUBE FENDER. O mais legal de tudo é que ele respeita os parâmetros dos amps originais. Contudo, utilizando os mesmos parâmetros (tanto no AMPLITUBE FENDER quanto no POD FARM), ou, ao menos, o mais próximo possível de que eles podem chegar, notei uma diferença absurda nos timbres (aqueles do primeiro exemplo). Logo, como usei o mesmo arquivo, gravado com a mesma guitarra e os resultados finais, no caso do primeiro exemplo, ficaram tão diferentes, uma das empresas está mentindo quanto à fidelidade ao amplificador real... ou quem sabe as duas estão... rs...
Em uma análise muito corrida, sem qualquer critério de cientificidade, acabei gostando mais dos timbres obtidos com o POD FARM. Não sei se são mais féis ao amp original, mas soaram melhor aos meus ouvidos.
Por óbvio, esse é uma conclusão para lá de subjetiva, pois nunca toquei no amp real e nem fiquei tentando regular muita coisa nos "plug-ins".
É isso aí, galera: será que a X3L é tão fraca assim quanto o Radley e o Glenn afirmaram com relação a sons "clean"? Note que eu nem sequer cheguei a tocar no compressor...
Coloquei o som limpo para que o pessoal em casa, que tenha o AMPLITUBE FENDER, o POD FARM e a GT-10 e queira gastar um tempo regulando melhor os timbres, possa fazê-lo para compararmos os resultados aqui. Acredito que só utilizando a mesma fonte (o arquivo cru da guitarra) poderíamos chegar à alguma conclusão mais definitiva.
Usei o AMPLITUBE FENDER pois é o único "plug-in", até agora, que a FENDER "assina embaixo" (tirando, é claro, aqueles pedais da BOSS que simulam amplificadores da Fender).
Lembro, por fim, que não utilizei nenhum tipo de "noise gate", quer dos "plug-ins", quer do DAW que utilizei, nem tampouco qualquer outro tipo de recurso que não os indicados em cada arquivo.
Um grande abraço,
Leonardo.
|
alexromachado Veterano |
# mar/09
· votar
Leonardo
Baixei o som cru. Vou fazer alguma regulagem que me agrade e postar...
Quanto aos timbres, gostei muito da segunda tentativa, em que ficaram bem semelhantes entre si, com destaque para o maior peso e timbre mais "redondo" do pod...
|
· votar
Alex,
Você poderia postar o som cru que utilizou na "Super Natural Super Serious" (ou, se não o tiver, gravar outro, com a mesma guitarra e utilizando a mesma captação)?
Também achei que os dois sons finais que postei na mensagem anterior ficaram muito próximos. Em ambos, utilizei as respectivas regulagens de fábrica. Embora fiquem parecidos, as regulagens são bem diferentes entre si...
Um fato curioso é o seguinte: usando as configurações de fábrica, se eu tirar o "reverb" do POD FARM, o som não altera grandes coisas (é só comparar os dois exemplos do POD FARM que postei).
Agora, se, usando as configurações de fábrica (idênticas aos do segundo exemplo) eu retiro o "reverb" do AMPLITUBE FENDER, o timbre fica abafadão: uma diferença danada. Ouça aí:
http://www.4shared.com/file/95835129/ca880e67/Acordes_-_AMPLITUBE_FEND ER_-_s_o_amplificador__configuraes_de_fbrica_.html
Um grande abraço,
Leonardo.
|
# mar/09
· votar
Preciso testar com outro cabo USB, vai ver que é só o cabo. erico.ascencao Member
-x-
Érico,
Nas lojas do Centro do Rio de Janeiro pelo menos, quando você compra algum artigo musical caro, geralmente, é concedido um prazo de sete dias para troca imediata no caso de defeito.
Se, na localidade onde você comprou, também existir essa prática e se a compra estiver dentro do prazo, aconselho que vá logo à loja e TROQUE a sua X3L.
Um grande abraço,
Leonardo.
P.S.: Para configurar o "drop-out" da USB, o problema tem que ocorrer com o DAW que você usa, com o Window Media Player e todos os programas que reproduzam som diretamente na X3L!
|
makumbator Moderador
|
# mar/09
· votar
Leonardo Castro erico.ascencao
Por causa desse problema de drop out no áudio da USB da X3 e X3L, é que estou desconsiderando TOTALMENTE comprá-la. Pretendo comprar uma POD XT até o meio do ano. Não quero um produto que já vem fábrica com defeito em um item fundamental para mim(gravação usando a pedaleira como interface).
|
Gugasubmit Veterano |
# mar/09
· votar
http://www.ikmultimedia.com/stompio/features/
Fiquei de cara...
|
· votar
Por causa desse problema de drop out no áudio da USB da X3 e X3L, é que estou desconsiderando TOTALMENTE comprá-la. Pretendo comprar uma POD XT até o meio do ano. Não quero um produto que já vem fábrica com defeito em um item fundamental para mim(gravação usando a pedaleira como interface). makumbator Prêmio FCC 2007
-x-
Acredito que, até o meio do ano, o problema já esteja resolvido.
Se eu estivesse na sua situação, também aguardaria mais um pouco. Além do mais, você já tem um "Pocket POD", certo?
Há uma pressão muito forte sobre a Line 6. Até alguns usuários "muito identificados" com a marca (se é que você me entende...) já começaram a reclamar em "voz alta" lá pelos fóruns.
Segundo informações que eu li hoje, um consumidor disse que, segundo o Line6Miller, em um fórum do incício do mês, os testes estão sendo bem sucedidos e estão em fase avançada e que a solução virá em breve...
Algum jeito eles vão ter que dar nesse negócio. Caso contrário, o número de consumidores fiés que nunca mais vai nem sequer cogitar em comprar outro aparelho da marca tende a aumentar bastante...
Vamos aguardar e ver aonde essa novela acaba...
Um grande abraço,
Leonardo.
|
# mar/09
· votar
http://www.ikmultimedia.com/stompio/features/
Fiquei de cara... Gugasubmit Membro Novato
-x-
Já existem outras pedaleiras do tipo que possuem inclusive pedal de expressão e conseguem rodar QUALQUER "plug-in" para guitarra. Segundo relatos, custam uma média de US$ 300,00 nos Estados Unidos.
Em termos práticos: um sujeito pode comprar uma pedaleira "genérica" (talvez essa que você informou só rode produtos do mesmo fabricante...) e instalar os AMPLITUBES da vida, os GUITAR RIGs da vida, o GTR, o POD FARM (e ficar com os mesmos sons da X3L...) e por aí vai...
Isso tudo, é claro, muito em tese, pois, na prática, ainda não vi ninguém usando um negócio desses.
Se funcionar mesmo, pode ser o "início do fim"... rs...
Um grande abraço,
Leonardo.
|
Gugasubmit Veterano |
# mar/09
· votar
Leonardo Castro Vc sabe o nome de alguma dessas?
E sua pergunta no forum da Line6 so bre o pocket? foi apagada? não achei mais...
|
Gugasubmit Veterano |
# mar/09
· votar
Esse stomp io tem pedal de expressão tbm... os samples parecem coisa de outro mundo... muito real... muito mesmo...
Mas está extremamente caro...
|