Boss GT-10 ou Pod X3 live

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Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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Alex,

Você é um cara abençoado (e não escondo de ninguém que sou seu fã de carteirinha).

Se eu postar aqui um som de orgasmo de girafa dentro de uma caverna ao lado de um vulcão em erupção não tenho a menor dúvida de que você, com a sua guitarra e a com sua GT-10, vai reproduzir igualzinho.

Olhando agora, percebi que o exemplo ficou bem grosseiro, mas apenas realça a admiração que eu tenho por você e pelas suas capacidades técnicas como timbrador da GT-10 nº 1 do planeta!!!

Eu digo e repito: como a GT-10 possui muito mais parâmetros para configuração, um cara paciente vai conseguir o som que deseja com ela. E o próprio Radley afirmou que, por possuir mais parâmetros, um guitarrista criativo, com uma GT-10, seria capaz de produzir timbres bem individuais. Muito provavelmente, um POD não seria capaz de reproduzir os timbres de uma GT-10 com regulagens exóticas. E ainda há a questão da ausência de um "pitch shifter", de um "harmonizer" e de um simulador acústico.

Quando eu disse que uma GT-10 e um Pod 2.0 (ligado em "loop") poderiam formar uma combinação interessante, estava pensando em meros mortais (como eu), que não têm o talento nem a paciência necessários para conseguir timbres tão bonitos quanto os seus.

Daí, o sujeito pega uma simulação, por exemplo, de um JCM-800 do "Pocket", que, para mim, é a mais bonita de todas, e mandaria ver com os efeitos alucinantes da GT-10.

Além disso, à medida que o sujeito fosse ficando mais íntimo da GT-10 (e isso poderia levar muito tempo se, por exemplo, esse sujeito fosse eu...), poderia acabar dispensando o POD 2.0 e usando só as simulações da GT-10 ou, o que é melhor, poderia acabar usando simulações simultâneas da GT-10 e do POD 2.0 em DUAL TONE, tendo à disposição, facilmente, combinações quase infinitas de amps e de efeitos.

Foi só por isso que eu sugeri a combinação.

O que aconteceu, depois, é que o pessoal acabou colocando aqui uns sons de PODs 2.0, XTL e X3L que eu também achei excelentes. Sinceramente, eu não sabia que era possível se chegar a tais sons com os PODs. Fiquei animado, pois, se eu me dedicar mais um pouco, vou acabar conseguindo timbres legais também muito provavelmente.

Aquela história de "esqueçam tudo o que eu disse" foi de gozação. Ainda mantenho a minha posição anterior: acho a GT-10 um equipamento superior tecnicamente, pois possui muito mais efeitos, flexibilidade das cadeias, timbres altamente convincentes e o "phrase loop".

Agora, dizem que a X3L tem um monte de potência sobrando. Começaram a dizer, lá nos fóruns da Line 6, que, em breve, sairá uma atualização de "firmware", onde serão disponibilizados mais amplificadores (não sei para que mais...) e efeitos (essa é uma informação não oficial). Bem que poderia ser verdade (ao menos quanto aos efeitos). Então, só vendo como a coisa vai ficar no futuro mesmo.

Embora muita gente no fórum seja contra, eu gostaria de ver a BOSS fazendo uma atualização para a GT-10 também, quiçá utilizando as suas dicas, as do Radley e as do Glenn, por exemplo, a fim de que os sons das simulações fossem mais facilmente obtidos. Também é um tanto estranho que a BOSS não produza um "software" para edição de "patches". O Radley vem criticando a BOSS por esses dois motivos. O cara tem força no meio. Tomara que a BOSS acorde!

Uma outra coisa que eu reparei também (e achei muito curiosa): na página da Line 6, se você ouvir as "demos" dos aparelhos, poderá reparar que, no POD 2.0 feijão (pena que não vendem mais o "rack..."), há uma informação expressa de que não foi adicionado nenhum efeito na mixagem. Nas demonstração da X3L, eles não falam nada.

Até aqui, de tudo o que eu vi, só a FRACTAL também informa não fazer "truques" na mixagem...

(CONTINUA)

marv
Veterano
# fev/09 · Editado por: marv
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Leonardo e Mo7a

Em primeiro lugar devo corrigir um erro grosseiro da minha parte :
O primeiro som nao e do Steve Vai e sim do Satriani.
Troquei o nome dos arquivos (estou testando um patch do Vai tambem) na hora de salvar a gravacao......

Em segundo lugar nao mereco os creditos pois estes patches foram baixados do GuitarPort.

Alias, achei esta ferramenta fantastica. Voce carrega o patche da musica, o backing track (com ou sem guitarra) a partitura, e manda ver.

Voce tambem pode ler as musicas a partir de um CD e usar o Player do GearBox para tocar o som (sai no Amp junto com a Guitarra).

Acredito que para usuarios com pouca experiencia no equipamento (como eu) é uma mao na roda, pois voce comeca a entender melhor a combinacao dos efeitos e parametros utilizados e isto acaba estimulando voce a criar seus patches de acordo com o som que toca.


Leonardo

O nome da musica é Always with Me, Always With You do album Surfing With the Alien. Segue o link da musica em MP3 :

http://www.4shared.com/file/88340434/e9ad3ccf/Always_with_Me_Always_wi th_You.html

Eu acho que ainda falta algo para ficar igual, mas ficou bem proximo. Vou ver se consigo algum progresso no Carnaval.

O Delay utilizado :
Analog with Modulation
Time : 487ms
Tap : Off
Tempo : 240.0DPM
Mix : 26%
ModSPD : 8%
Depth : 0%
FDBX : 50%


Este final de semana vou criar alguns patches do Iron Maiden : Prowler e Children Of The Damned

Depois posto os resultados.

Como foi sugerido anteriormente (acho que pelo Leonardo) poderiamos encerrar este topico cujo objetivo era comparar a GT-10 e 3XL e criar um para troca de patches e experiencias - caminho natural a ser seguido por este topico.

[]'s a todos e bom Carnaval !!!
Marv

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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(CONTINUAÇÃO)

Meu professor de guitarra conhece o Sérgio Chiavazolli (um senhor instrumentista, que só toca com feras no mundo inteiro. Hoje, ele acompanha o Gilberto Gil. Chato, não?).

Há algum tempo, ele perguntou para o meu professor se havia um jeito de não ter que ficar carregando tanta "tralha" (tralha???) para os palcos.

Meu professor foi com ele a uma loja e pediu para o vendedor trazer uma XTL e uma GT-8 (naquela época, não havia X3L nem GT-10). O cara ficou maluco e levou as duas.

Quando o "show" não precisa de tantos efeitos, ele usa só a XTL. Quando a coisa é mais elaborada, usa as duas em "loop". Ele usa as simulações da XTL. Ele disse ao meu professor que nunca mais compra acessórios para guitarra na vida (e o cara é o Sérgio Chiavazolli, que já tocou com todo mundo e em todo tipo de aparelho).

O Gilberto Gil ficou maluco com a combinação e já disse para todos os músicos que não quer mais "tralha" (tralha???) nos palcos: agora tudo é ligado em linha.

Segundo o Sérgio, eis o "set up" do Gil: um "Magic Stomp" (da Yamaha) e um AC-3 da BOSS.

Na página da BOSS (brasileira), há uma entrevista com o Dunga (baixista que toca com o Lulu Santos desde a saída do Arthur Maia, com a Ana Carolina e com um monte de gente famosa). Ele, agora, usa a GT-10B (a GT-10 para baixo) e disse, literalmente, que, para o instrumento, não há nada parecido no mercado.

Inclusive, ele cita o elogio que o Lulu Santos fez ao aparelho. Não me surpreenderia ver o Lulu Santos (que usou o POD – sem especificar o modelo - nas bases do último CD) gravando com uma GT-10 também.

Concluindo: as duas pedaleiras, realmente, são surpreendentes (ainda mais se compararmos os preços delas com os dos amps e dos pedais de efeitos "de verdade").

Ao que parece, o último limite da modelagem digital é a questão da dinâmica. Não tenho a menor dúvida de que muitos usuários do fórum, em um futuro não muito distante, acabarão adquirindo uma FRACTAL.

Contudo, enquanto esse dia não chega, o negócio é ir aprendendo a regular o que a gente já tem em mãos e ir pesquisando os melhores amps para ligar as pedaleiras.

Surgiu esse ATOMIC a US$ 600,00 (lá fora). Se resolvesse mesmo o "problema", seria uma ferramenta até relativamente barata.

Agora, tenho que ir ouvir os sons que o Alex acabou de postar e, depois, tocar um pouco de guitarra com o "my precious" (que eu não troco por nada neste mundo! Rs...).

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Mas que eu fiquei decepcionado com os sons dos amps reais (sozinhos), isso eu fiquei. Vou ouvir, agora, as amostras que o Alex postou para ver se sai esse "gosto de guarda-chuva".

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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Valeu pelas informações, Marv.

Realmente, o GuitarPort é uma maravilha (com perdão do parequema)!

Agora só uma observação: não foi minha a sugestão de fechar este fórum e abrir outro somente com sons.

Contudo, a idéia é realmente muito boa! Ainda mais agora que eu não tenho mais motivo para ficar pagando mico e postando os meus sons ruins!!! Rs...

Só não esqueçam de postar o novo "link" para eu poder acompanhar as discussões por lá também!

Um grande abraço e bom Carnaval para todos!

Leonardo.

P.S.: Gugasubmit, por que você falou que nunca grava via USB? Tenho um amigo que trabalha no estúdio do Menescal (e foi um dos que me indicaram a X3L). Ele também me disse que não aconselha a gravação via USB (nem em placas de som ligadas via USB). Contudo, ele não me explicou o motivo da resistência. Além da latência, haveria outros (como ele não aconselha a gravação de nada via USB, com certeza, não seria devido aos "drop-outs" da X3L)?

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09
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Bem, somado a isso, posto aki alguns novos testes com a Eq "frewilly" na GT-10...
alexromachado
Membro Novato


-x-

Timbres bem bacanas mesmo!

Já pensou em patentear a equalização "free willy"??? Tenho um amigo especialista nesse tipo de assunto! Rs...

Mais uma vez, parabéns pelos sons!

Agora, vou retornar aos meus interessantes estudos do Direito Tributário brasileiro (que é uma coisa muito mais legal do que ficar tentando timbrar pedaleiras... rs...).

Valeu, Alex!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Realmente, você não tem necessidade de plugar um POD no "loop". Então, vou mudar a minha sugestão inicial: no lugar do POD, que tal - galera da GT-10 - "plugar" o Alex direto no "loop" (no bom sentido, é claro)??? Vai ser disputado a peso de ouro!!!

P.S.#2: Um amigo me perguntou sobre a qualidade das simulações e dos efeitos das pedaleiras DIGITECH. Alguém aqui já usou e poderia me dar uma opinião?

alexromachado
Veterano
# fev/09
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P.S.: Realmente, você não tem necessidade de plugar um POD no "loop". Então, vou mudar a minha sugestão inicial: no lugar do POD, que tal - galera da GT-10 - "plugar" o Alex direto no "loop" (no bom sentido, é claro)??? Vai ser disputado a peso de ouro!!!

uhahuahuahuhuahuahuhuauhahuahuhua...
Vlw, Leonardo, agradeço mesmo...

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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De nada, Alex!

Agora, galera, só para constar:

No tópico do Radley (o das conclusões entre a GT-10 e a X3L), há um sujeito dizendo que preferia o compressor do POD 2.0, por causa do "sustain" (e se perguntando o motivo pelo qual a Line 6 mudou o algoritmo do compressor). Vejam só:

"Hi Rad and thanks for the review!

I second your opinion and request for X3 compressor. In fact, POD 2.x did have a compressor more to my liking. I recall being able to get a nice smooth sustain with very low distortion. I wonder why the same type of algorithm is not available in XT or X3.

Surely it always possible to use more outboard equipment but I love the easiness and simplicity of bringing only Variax and X3L with me. Set up in five minutes, some EQing and volume adjustment in the mixer channel and that's it."

(http://line6.com/support/thread.jspa?threadID=53816&tstart=0#351079)


Acho que é, mais ou menos, aquilo que eu disse: pessoalmente, prefiro o "sustain" do Pocket POD (mesmo sem o compressor)...

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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Idéia maluca (mais uma...):

Quase todos os guitarristas profissionais que concedem entrevistas à "Guitar Player" afirmam lançar mão da técnica de "dobras de guitarras" (se até eu, que não sei nada, conheço o que é, acho, então, desnecessária uma maior explicação).

Pessoal que gravou em estúdio com a POD e que colocou os últimos arquivos: nas gravações, foram usadas as tais dobras? Em caso positivo, como ajustar o volume entre os "takes"??? Há algum tutorial que explique melhor a técnica de como fazê-lo???

Bem, todos sabem que a GT-10 e a X3L possuem a cadeia dupla de amps e de efeitos (o tal do DUAL TONE). O Vetta II também o possui (e com a mesma flexibilidade de cadeias da GT-10). A FRACTAL AXE-FX ULTRA consegue processar QUATRO CADEIAS simultaneamente (vou chamar de QUAD TONE), ou seja, é ainda mais poderosa do que dois Vetta II juntos... quando sair a AXE-FX ULTRA MEGA SUPER, muito provavelmente, haverá o OCTO TONE... (aí eu a compro, pois apenas quatro cadeias simultâneas não satisfazem a minha técnica tão apurada... rs...).

Só que há um problema: mesmo sendo duas ou quatro cadeias, os guitarristas "profissionais" dizem que não soam legal se gravadas simultaneamente, pois:

a) Se você gravar as duas realmente ao mesmo tempo, o som, segundo eles "não fica gordo"; e

b) Se você usar um "delay" para obter uma distância entre as cadeias, acaba ficando um atraso fixo em toda a extensão (o que é, mais ou menos, o que o Alex faz quando usa o "delay" em 2ms para encorpar o som do simulador do violão - lembrando que, na X3L, o tempo mínimo de "delay" é de 20ms (daí o motivo da necessidade de se possuir valores menores...). Os ditos profissionais dizem que esse atraso fixo tira a naturalidade da dobra (pois, se o cara tocar duas vezes o mesmo "take", vai acabar gerando diferenças aleatórias - por mínimas que sejam - o que acaba "engordando" o som, segundo os músicos... (esses preciosismos é que matam...).

Aí vem a pergunta imbecil:

Existe algum tipo de "delay" que possa ser configurado para gerar atrasos aleatórios (por exemplo, poder-se-ia configurá-lo para gerar atrasos entre 1 e 4ms e, a cada 0,5 segundo, só para citar um valor, o atraso iria se modificando)? A GT-10, por um acaso, faz isso?

Existe algum DAW que faça esse tipo de coisa? No caso do DAW, como o som do primeiro "take" (cru) já estaria gravado, haveria a possibilidade de se gerar, além de atrasos aleatórios, alguns "avanços" aleatórios também em ms. Daí, seria só jogar os resultados finais no POD FARM (ou utilizar os plug-ins da GT-10), para obter os timbres desejados para as dobras. Parece-me ser um procedimento bem mais prático.

É uma idéia muito maluca? Estou falando muita besteira ou isso seria viável (ainda que a título de sugestão para futuros efeitos de "delay" e para novas configurações de DAWs)?

Esta foi a idéia maluca da semana... época de Carnaval é fogo...

Um grande abraço,

Leonardo.

alexromachado
Veterano
# fev/09
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sim, sua idéia é maluca, mas talvez funcionasse... hehehehehe...

Não conheço qualquer unidade que faça isso. Mas, para ser sincero, ainda prefiro muito mais gravar cada camada separadamente. Como gravo cada em estéreo, "virtualmente" seriam 4 camadas... bem virtualmente...

Bem, na minha opinião, os dual tones da GT e POD tem a função de simular rigs em que os guitars utilizam simultaneamente dois amps. Já li que o Joe Perry (Aerosmith) splitaria o final de sua cadeia de efeitos, direcionando para um amp fender e um marshall... Logo, o objetivo aqui seria simular o timbre combinado dos amps e não dobras de guitarras...

Como a GT tem parâmetros até a alma, botaram a opção de separar os sons dos canais por atrasos ajustáveis... mas o resultado não é aleatório como o real...

Gugasubmit
Veterano
# fev/09
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m dos pontos fortes da GT-10 é justamente o timbre mais "aberto", além da resposta dinâmica bem bacana...

alexromachado

Cara.. isso é a prova de que cada um tem um gosto... pq é justamente a "abertura" da GT-10 que não me agrada tanto.. os médios.. e a tendencia de toda distorção ou ampli distorcido se voltar para guitarras abelhadas ou bem médias típicas de heavy metal que me tomam muito tempo regulando-a... =D isso é a maravilha da diferença de gostos e timbres... já pensou se td mundo padronizasse o que um timbre perfeito e aí tudo fosse de um jeito só? ia ser muito paia...
fato é que temos bons equipamentos no mercado e cada um segue uma linha (Graças a Deus) ...

Parabéns pelos timbres... bons mesmo...

alexromachado
Veterano
# fev/09
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e a tendencia de toda distorção ou ampli distorcido se voltar para guitarras abelhadas ou bem médias típicas de heavy metal que me tomam muito tempo regulando-a...

Concordo plenamente... por isso mesmo que os gringos acabam elogiando mais os timbres clean e crunch da GT-10... Nas distorções HiGain, só usando o preamp é mesmo abelhudo e desagradável...

Quando eu disse que gosto do som "aberto", não me referi ao timbre "puro" dos preamps, que são mais abelhudos que abertos, mas me referi ao fato de que, utilizando estratégias de EQ entre outros, eu tiro o fizz sem deixar o som com uma cara de "cobertor tampando o autofalante" fechadão, etc. Nas últimas gravações que postei, aos meus ouvidos, ouço isso: timbre "aberto", com o EQ e, portanto, sem fizz...

Nunca tive tempo de tentar timbrar com calma um POD. Entretanto, quando eu tinha um Vamp2 (tá, eu sei, um genérico de pod) eu penava para tirar um som mais "aberto", menos entubado, ou sintético...

Não sei, posso estar delirando, os meus ouvidos insitem em perceber os timbres do POD como "sons gravados de guita" numa track phoda e os timbres (concertados pela EQ) da GT como "ouvindo ao lado do amp", no palco, ao vivo...
...

laemcasa
Veterano
# fev/09
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Leonardo Castro

Oi Leonardo, li alguns posts mais recentes, e talvez possa te dar uma "luz" em alguns assuntos.

O lance do Atomic é q ele é um power amp com falantes tipo FRFR (full range, flat response), q é bem o q a galera comentou por aí, é um amp neutro q cobre toda a faixa de frequências q ouvimos e os falantes possuem a caracteristica de não "colorir" seu som dando a cara de som de guitarra, por exemplo. Guardadas alguams proporções, é como se fosse um bom amplificador HI-FI valvulado com falantes tipo monitor. No mercado brasileiro temos uma cópia (ou seria plágio??) deste atomic, é da Meteoro e se chama Scorpion: é um combo 2x12 sem pre amp, vc precisa "espetar" algum POD da vida pra ele funcionar. Infelizmente esse amp é quase impossível de ser achado em lojas, na época q eu queria comprar 1 pra mim só por encomenda :( Vale dar uma pesquisada...

Em relação à dobra de guitarras, esse é realmente o "segredo". POsso falar da GT8, q é o q eu seu mexer e tal, vou te dar um termo pra vc dar uma pesquisada e se parofundar no assunto: "comb filtering". Resumindo, ao somar 2 sons vc tem alguns efeitos de ondulatória (soma de algumas frequencias, atenuação de putas..) q no final o q vc ouve é algo com um pouco mais de punch, mais pesado e talvez mais definido. A sua idéia de usar esse delay time pequeno é um dos truqus da gt8, vc consegue um baita som fazendo um dual tone stereo com um delay de 12 ms em média de atraso emtre os amps (tb funciona MUITO bem no dual MONO). O lance de vc ficar muando o tempo de delay, como vc sugere, a principio vai zoar bastante o som, pois sabendo q vai acorer "comb filtering" vc vai ficar com um som meio q un phaser, pq vai estar somando aleatoriamente frequencias e o resultao pode não ser o esperado. Faça o teste, faça um patch qualque e vai brincando com o delay: a config seria algo do tipo em q o som atrasado esteja no mesmo volume do original, atraso de uns 12 ms (experimente variar de 0 a 20 ms pra vc ter idéia de como funciona o comb filtering) e feedback zero. Tenho uma revista antiga (década de 90) q fala algo sobre dobra de guitarras, se te interessar me avise q eu faço uma cópia digital pra vc com o maior prazer.

Espero não ter "atravessado" algo, só li os posts mais recentes e nem sei direito qual o rumo da conversa xD Abraços!

Gugasubmit
Veterano
# fev/09
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laemcasa

Que legal esse esquema da METEORO... puxa.. será que tbm tem falantes de monitor????


alexromachado

Entendi então o que vc quis dizer... realmente.. confesso que aquele equalizador da Gt-10 e muuuuito bom...

Abraço amigos!

(prometo que nesse carnaval eu posto algumas coisas)

Mo7a
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mo7a
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laemcasa

Muito bem postado! Eu estava tentando dizer isso mesmo daquele Atomic amp. Acredito que seria um monitor mesmo, pois tambem esta na faixa de preço de 1 caixa.
Agora eu tenho curiosidade para saber sobre essa reportagem da revista, coloca ela ai para agente ler. Agora tenho uma dúvida, na GT-10 entendi o que falou sobre o aumento do delay nas cadeias, porem esse delay nao existe a opcao Feedback, o que seria... e o que mudaria essa opcao ?

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Achei o meteoro scorpion somente aqui no mercado livre, está 1.100 ele sozinho (informações contidas no site)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89261877-_JM
Eu já tinha visto ele aki em BH, se nao me engano na Guitar Shop. tem ate um lugarzinho para colocar ou V-amp ou POD.
Que vontade de comprar, ainda mais que sai o som em estéreo, nao precisarei ficar tocando soh com fones de ouvido hehe...

Abraços

Gugasubmit
Veterano
# fev/09
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Mo7a

Esse delay é um atraso entre o lado direito e esquerdo que dá maior noção de estério para que ouve... diz a teoria que se o tempo da diferença (atraso) do som dos lados for múltiplo da distancia dos ouvidos do ouvinte (em um fone de ouvido ou monitoração em perfeita posição) se encontra o esterio perfeito.

Não sei se deu pra ficar claro..

Tipo... é como se de um lado tivesse um delay com o volume de efeito 100% e volume do som original 0% ... acho que ficou pior né? hehehhe eu sou péssimo pra escrever...

Se vc coloca um fone de ouvido na GT-10 ou GT-8 ou na X3 e variar esse atraso aí vc vai perceber que vai aumentando e diminuindo a sensação de duas guitarras na sua orelha...

A dobra feita manualmente é o guitarrista gravar uma vez (e coloca de um dos lados da música.. tipo.. soh do lado esquerdo) e depois gravar outra vez (do lado direito) a mesma frase (pode ter algumas pequenas alterações na frase tbm) com outro ampli ou só trocando o microfone ou até mesmo o mesmo equipamento... e as milimétricas diferenças entre a execução do guitarrista da primeira vez com a segunda dão a sensação legal de punch, estério ... pega uma música e coloca um fone de ouvido e tenta perceber como tem algumas diferenças a guitarra no fone direito e no esquerdo...

Não sei se era essa a sua dúvida... mas tentei ajudar =)


Enfim...

Vou atrais desse esquema da meteoro (deve ser mais facil de achar por aqui do que o atomic).

E eu pensei que não ia mais comprar equipamento por um bom tempo ... heheheheh

Mo7a
Veterano
# fev/09
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Gugasubmit

Eu enteni o lado do delay como tenho patches com o sistema, porem nao o do feedback pois nao tem essa opcao na GT-10, pelo menos nao vi e gostaria de saber que diferenca faz.

Cara eu editei o post acima, postei o meteoro lah.

abraços

alexromachado
Veterano
# fev/09
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esse delay nao existe a opcao Feedback, o que seria...

Pelo que entedi isso seria uma alternativa para testar as dobras com multiefeitos que não oferecessem o dly entre os amps que a GT-10 oferece.

Assim, deveria tentar-se simular tal efeito com um delay normal, e o uso do feedback baixo é para que se tenha apenas uma repetição.

.:.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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Oi Leonardo, li alguns posts mais recentes, e talvez possa te dar uma "luz" em alguns assuntos.

laemcasa
Veterano


-x-

Cara, me interessa muito essa matéria. Meu endereço de correio eletrônico é: guitarristavirtuoso@yahoo.com.br

Daqui a pouco, estarei em casa. Vou ligar a X3L e o Pocket POD para ver uns detalhes e, também, para fazer algumas perguntas sobre esse amp!

Um grande abraço,

Leonardo.

GuitarRockMan
Veterano
# fev/09
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Gugasubmit

pois é cara vc ta procurando no gt um timbre parecido com o q eu tb to proucurando ñ q ñ esteja satisfeito ou q esteja achando ruim os timbre q obtive ate a gora mas o fato é q o som q eu estou procurando para lances mas de metal ainda ñ achei...... eu quero gravar umas ideas minhas qui q tem lance de afinação baixa e um timbre um pouco mais "fechado" (ñ abafado apenas masi incorpado e gordo e ñ tão rrasgado e abelhado como a gt tende a ser) cairia bem só um exemplo de timbre vai os links

http://www.youtube.com/watch?v=vLkHI26FEEQ

por isso to pensando em por um pod 2.0 no loop pra ter umas ondas assim ai iria ligar no loop e tb por midi mais se conseguir alguma coisa na propria gt seria um gasto a menos neh srsrsrs

Gugasubmit
Veterano
# fev/09
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GuitarRockMan

É por ISSO que eu junto os dois... =)
na GT ainda posso escolher pra que ela fique como modo manual e usá-la como pedais e o pocket como amplificador e atravez do CTL eu ativar a simulação da GT (limpos e crunch bacanas ou mais exoticos) e desligar o Loop no qual estará o Pocket.

Eu estou aqui pensando.. aquele POD farm não tem habilitaria essas opções de brilho e drive que faltam na X3? Ele parece ser tão bacana...

Gugasubmit
Veterano
# fev/09
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No segundo video o cara tá dublando ou é "descincronização" do video com o audio??? tah parecendo meio fake.. hehehe acho que é loucura da minha cabeça..

GuitarRockMan
Veterano
# fev/09
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Gugasubmit

acho q é so um pouco de descincronia mesmo ....

pow cara posta ai algum som seu com o esquema da pod no loop pq essa ideia agra ta me matando srsrsrs..... pq ta F!@# d tirar timbres assim na gt.....

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09
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Eu estou aqui pensando.. aquele POD farm não tem habilitaria essas opções de brilho e drive que faltam na X3? Ele parece ser tão bacana...

Gugasubmit
Membro Novato


-x-

Resposta: preciso responder mesmo???...

Já viu, 'né?!?...

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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Saí do trabalho, passei nas lojas de instrumentos musicais aqui do Centro do Rio de Janeiro, para ver se encontrava o tal do Meteoro..., e nada (neguinho nem ouviu falar dele...). Esse profissionalismo dos vendedores de instrumentos aqui do Rio é que me deixa feliz...

Ao menos, comprei dois cabos curtos para tentar fazer o "loop" do Pocket na X3L.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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Não sei, posso estar delirando, os meus ouvidos insitem em perceber os timbres do POD como "sons gravados de guita" numa track phoda


alexromachado
Membro Novato


-x-

Cara, acho que você se precipitou falando isso.

Não tenho a menor dúvida de que você ficou foi impressionado com a qualidade dos meus timbres de POD que, há até bem pouco tempo, eram os únicos vinculados aqui nesse fórum. Mas, sabe como é: eu, modéstia à parte, sei arrancar um som bonito, como de um estúdio bacana, de um POD.

Daqui para frente, como tem mais gente postando, a qualidade dos áudios tende a cair. Fazer o quê? É a chamada "liberdade de expressão"...

Há, há, há....

Sempre quis falar essas besteiras aqui também e só agora, seis meses depois, é que consegui! Rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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Primeira tentativa (frustrada) de ligação do Pocket Pod à X3L:

Galera, está difícil:

Primeiro, liguei o Pocket Pod, o cabo USB do Pocket POD e liguei a pedaleira (o cabo USB dela já fica ligado direto ao "notebook").

Primeira coisa: o computador reinicializou (e ficou reinicializando direto até eu desligar a pedaleira...

Desliguei a pedaleira, o computador reiniciou mais uma vez, mas, ao menos desta, o Windows carregou até o fim.

Tentei abrir o GearBox e ele fingiu que nem era com ele...

O som, ao menos nos fones de ouvido, também está outro fiasco: uma chiadeira de dar dó...

Essa mensagem vai ficar pela metade mesmo, pois o computador está ficando maluco!

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09
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Reiniciei a máquina, desliguei a pedaleira e voltei aqui para completar o relato...

Estava usando os fones de ouvido na X3L. Ela inicia com o som do amp (dela) e o "loop" desativado. Como o GearBox não funcionou, fui fuçando as coisas nela mesma...

Desativei o Amp e liguei o "Loop". No Pocket POD estava a simulação do Fender Twin Reverb.

Primeiro problema: uma chiadeira do cacete!

Quando você liga a X3L, o "loop" está configurado para "post"...

O que fiz? Acionei o "noise gate" da X3L! Não adiantou nada... o chiado estava lá, muito alto.

Acionei o "noise gate" do Pocket também: não adiantou nada...

Mudei a configuração do "loop" para PRE: a chiadeira aumentou consideravelmente!!!

Fui no controle de "loop" e ajustei os limites do SEND e do RETURN para o mínimo. O barulho continuou do mesmo jeito. Se eu aumentar o parâmetro do SEND a coisa piora e muito...

Além da chiadeira, ao fundo, fica um barulho meio senoidal.

Não sei se o POD ligado à USB causa esse tipo de problema.

Vou tentar fazer outra experiência (desta vez sem que o Pocket esteja ligado à USB). Tomara que o computador não comece a reiniciar indefinidamente...

Se alguém puder ajudar, estou aceitando (desesperadamente... rs...) sujestões.

Um grande abraço,

Leonardo.

Gugasubmit
Veterano
# fev/09
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O problema é que o POD quando está no USB chia mesmo.. e no send return aumenta a chiadeira...

Outra... o POD está com fonte original dele? se for outras fontes ele fica chiando tbm...

Liga ele nas pilhas e desliga o USB dele... o Send return serve justamente pra o som dele sair apenas na X3...

Não sei se esse era o problema mas ve aí...

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09
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Segunda experiência (também frustrada):

A X3L está com a fonte original (embora ainda esteja ligada à USB do meu computador).

Desliguei a USB do Pocket POD. Ele está sendo alimentado por pilhas.

O chiado diminuiu um pouco, mas ainda está muito elevado.

Notei que havia um controle (MIX) que estava em 50%. Desta forma, se eu mexer no SEND nada acontece, mas, aumentando o RETURN, o chiado aumenta.

Se o MIX ficar no mínimo, não ouço nada do Pocket POD (esse MIX, acredito eu, deve controlar a quantidade de sinal que entra da pedaleira - que, no meu caso, está com o amp desativado - e o som do efeito externo (que, no meu caso, é o Pocket).

Quando coloco o MIX a 100%, o chiado diminui, mas o som fica muito baixo. Aumentando o SEND e o RETURN, o som aumenta (e o chiado também, embora fique mais baixo do que antes). Mas o som da guitarra está uma coisa horrível.

Estou usando cabos HAYONIX para a ligação.

Vou tentar novamente. Agora, com a USB da X3L desligada...

Leonardo Castro
Veterano
# fev/09 · Editado por: Leonardo Castro
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Diário de bordo (antigamente, tinha uma série chamada Ark II, que passava no SBT, que sempre começava assim...). Ah! nela havia um macaco que falava (se não me engano era o Adam). Acho que até ele teria mais sucesso do que eu nessa empreitada...

Seguinte: mudei os cabos. Agora, estou usando Santo Angelo de tamanho normal. Não adiantou nada com relação ao chiado.

SEND: -27db
RETURN: +17DB
MIX: 50
Config: POST.

Até aqui, essa foi a melhor configuração. O chiado passa, quase que completamente, usando o "Noise Gate" do Pocket POD. Mas tem-se que usar valores extremos (tanto para simulações "clean" quando "dirty": quase 70% de Noise Gate...). Sacrifica muito o som.

Mesmo com o Noise Gate inferior (e com maior chiado), estou achando o som uma bosta completa: fica muito aberto e meio digital. Deve ser devido aos conversores de procedência duvidosa que usam na X3L... já vi muita gente dizendo que o som de amps de verdade, em loop, fica digital. Agora imaginem quando a fonte (o "Pocket") também já é digital (embora o "Pocket", sem estar em "loop", ao menos aos meus ouvidos, não soe nada digital).

Acho que vou parar de ficar perdendo tempo com isso, pois o som, muito provavelmente, não vai ficar bom. Acho que alguém mais experiente conseguiria resultados mais satisfatórios, embora eu deva confessar que fiquei meio decepcionado com a utilização desse "loop".

Vai ver é aquilo que o colega falou na página 41: os amps e efeitos simulados ficam legais. Contudo, quando você tenta colocar uma fonte externa, o negócio já começa a degringolar...

Portanto, antes de comprar um "Pocket POD" ou um POD 2.0 feijão (e como ele está caro: nas lojas do Rio, está custando quase R$ 1.100,00, que eu vi hoje...), é melhor testar para ver se o "loop" da GT-10 é melhor (pior, é difícil que seja...).

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Na semana que vem, lá pela quinta-feira, faço umas gravações dos mesmos modelos de amps, com as mesmas configurações (tirando aqueles detalhes dos controles a mais do "Pocket") tanto na X3L quanto no "Pocket". Vou registrar tudo com o gravador digiral Iriver que eu tenho, para que a galera tenha um bom parâmetro de comparação (e para que a coisa não fique injusta: a X3L gravada via USB e o "Pocket" com um gravador de R$ 170,00...).

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