Boss GT-10 ou Pod X3 live

Autor Mensagem
Practus
Veterano
# jan/10 · Editado por: Practus
· votar

Leonardo Castro

1ª) O cara do vídeo da ZOOM 9002 acabou me agradecendo mesmo... putz...

Onde esse mundo vai parar....rssss... Mais uma confirmação de que a política "bate depois assopra", quando bem utilizada, faz milagres....

kyo_ryo
janick

Rapaz, ficou perfeito!...
...Po cara, achei bem massa mesmo, que eu consegui timbres muito bons aqui com o amplitube!

Ótima notícia essa...!!! E vcs conseguiram apenas para o Amplitube X Gear mesmo, ou rolou também para o Ampli 2? Vou começar a fuçar no Amplitube Fender, e, a julgar pelos vídeos que vi, se funcionar, o bicho vai pegar....rssss

Leonardo Castro

2ª) Esse negócio de comprar GT-10 para, depois, ter que usar Amplitube piratão é a maior derrota... rs... vê lá se quem compra X3L tem que ficar passando por essas situações vexatórias??? (olha o meu lado POD-DEFENDER voltando... rs...)!!!!

Brincadeira, hein galera!!!

Tudo em nome de um bom timbre.... Entendi seu ponto de vista. Afinal, investir uma grana em um pedaleira top para depois usá-la como controladora MIDI de um plugin desses é no mínimo estranho. Mas aí que entra toda aquela nossa conversa sobre evolução da informática (softwares, plugins, etc), em relação à evolução dos multi-fxes. Vc mesmo há de concordar que, tanto a Line 6 quanto a Boss não acompanham essa velocidade de evolução... E do jeito que vai, cada vez menos pessoas irão investir uma alta soma de dinheiro em equipamentos dedicados para efeitos/amplificadores, levando em consideração que esses plugins estão ficando cada vez mais fiéis... Ficará mais prático/fácil investir em um Note decente rodando esses VSTs do futuro...

Claro, só precisamos levar em conta um fator (que o Alex pode nos ajudar a entender, se for o caso): MUDANÇA DE COMPORTAMENTO. Sabemos que mudar um comportamento, dependendo do circulo social, é bastante complicado. Mas acho que o rol de guitarristas tem mente aberta o suficiente para experimentar novas tecnologias... (mas sempre haverão aqueles defensores das válvulas/pedais analógicos/etc...)

Mas, mudando de assunto, agora, estou mesmo é babando com um vídeo de GT-10 (ao que parece, 100% GT-10), que acabei de assistir:

Pois é... Aqui no trabalho não consigo assistir esses vídeos. Fiquei curioso agora, mas conhecendo um pouco de GT-10 como conheço, não fiquei surpreso. Sempre soube que, com paciência e conhecimento, a GT-10 é capaz de timbres excelentes... Depois que vir o vídeo eu poderei confirmar isso ou "morder minha língua", se for o caso (embora duvide dessa última opção um pouco, em se tratando da GT-10)

Ah! e essa "ensaboada" com o vídeo da GT-10 não é nenhum "toque sutil" não!!! Antes que o Practus duvide, explico: a dupla negativa da oração, nesse caso, não é para transformá-la em uma afirmativa: foi só para realçar a qualidade do efeito mesmo!

Advogado é complicado...rsss São mestres em alternar sua preocupações entre "forma ou essência" conforme o caso...rsssss

Esse suposto "vocoder" foi o que faltava para broxar geral com relação à guitarra...

Cara... vou ser sincero... Por mais que esse vocoder seja uma inovação em termos de pedaleira, isso já existe há um bom tempo para os teclados. Não sei se sua utilização em guitarras tem muitas aplicações musicais, mas isso por outro lado é questão de gosto... Não foi um efeito que tenha me impressionado tanto assim...

Janick
To com uma ideia mirabolante aqui!

Cara... ótima idéia... minha sugestão seria usar as configurações padrão de cada processador (Ex: Se for comparar amplis VOX, use os padrões de fábrica da GT-10, da X3L, do Rig e do Amplitube, justamente para termos a idéia clara de como cada fabricante produziu sua simulação desse mesmo ampli) isso nos dará a idéa clara que qual simulação se aproximaria mais da realidade.

Falando sério, se vocês puderem, depois, façam um "tutorial" para a X3L também!!!

A idéia de um vídeo tutorial sobre isso é ótima... não tenho a X3L, então não poderia ajudar nessa parte, mas podemos combinar um para a GT-10, e o Alex ou qualquer outro do fórum que tope poderia fazer um para a X3L...

Essa ano de 2010 promete em termos de plugins... Seria bom a Line 6 e a Boss correrem por fora para tentar acompanhar a evolução que este ano promete para computadores e softwares...

Aquele...

kyo_ryo
Veterano
# jan/10
· votar

Practus
Ótima notícia essa...!!! E vcs conseguiram apenas para o Amplitube X Gear mesmo, ou rolou também para o Ampli 2? Vou começar a fuçar no Amplitube Fender, e, a julgar pelos vídeos que vi, se funcionar, o bicho vai pegar....rssss

O Amplitube2 não parece ter suporte a controlador. Mas o X-Gear junta todos os Amplitubes instalados no seu pc. Eu, por exemplo, quando não tinha pedaleira utilizava o X-Gear quase completo (juntando o Fender, o 2 e o Metal). Com o X-Gear você pode misturar tudo, aumentando ainda mais as possibilidades.

Pelo que eu vi nos vídeos o suporte do Amplitube3 será bem melhor, corrigindo os erros do X-Gear.

Practus
Veterano
# jan/10
· votar

O Amplitube2 não parece ter suporte a controlador. Mas o X-Gear junta todos os Amplitubes instalados no seu pc. Eu, por exemplo, quando não tinha pedaleira utilizava o X-Gear quase completo (juntando o Fender, o 2 e o Metal). Com o X-Gear você pode misturar tudo, aumentando ainda mais as possibilidades.

Bom saber.... ia testar só o Fender... mas com essas informações irei dar uma olhada no X Gear logo...

E quando sair o Amplitube 3, será um sério candidato para inclusão no meu set-up...

Abraços...

kyo_ryo
Veterano
# jan/10
· votar

Practus
Lembrando que o X-Gear não tem sons próprios. Você teria que instalar o Fender e o X-Gear.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/10
· votar

Agora que eu vi! Só tem DAW =(

Maldito MAC

janick
Veterano

-x-

Cara, se não me engano, esse programa roda junto com o Reason.

Muita gente que usa o tal Reason acha o programa excelente.

O André Martins, em uma Cover Guitar do ano passado, naquele artigo sobre timbres, deixou expresso que acha esse programa (o Reason) revolucionário.

Há um vídeo explicando melhor:

http://line6.com/propellerhead/record/

Com essa abordagem "gay", vai ser difícil acreditar que o pessoal da Line 6 não seja fã da Cher... rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leonardo Castro
· votar

Tudo em nome de um bom timbre.... Entendi seu ponto de vista. Afinal, investir uma grana em um pedaleira top para depois usá-la como controladora MIDI de um plugin desses é no mínimo estranho. Mas aí que entra toda aquela nossa conversa sobre evolução da informática (softwares, plugins, etc), em relação à evolução dos multi-fxes. Vc mesmo há de concordar que, tanto a Line 6 quanto a Boss não acompanham essa velocidade de evolução... E do jeito que vai, cada vez menos pessoas irão investir uma alta soma de dinheiro em equipamentos dedicados para efeitos/amplificadores, levando em consideração que esses plugins estão ficando cada vez mais fiéis... Ficará mais prático/fácil investir em um Note decente rodando esses VSTs do futuro...
Practus
Membro Novato

-x-

Falei brincando, Practus!

Acredito que o futuro seja esse mesmo.

Agora, é engraçado perceber que, depois de 120 páginas, as pessoas que possuem equipamentos da BOSS e da Line 6, como no caso do Janick, acabem achando que a melhor opção era o Amplitube 2, que, provavelmente, todo mundo já usou antes de investir numa pedaleira "top"... rs...

Particularmente, entre o Amplitube 2 e o POD FARM, prefiro este último. Contudo, há vários depoimentos em sentido contrário.

Entre o Amplitube 3 e o POD FARM, ao menos nos vídeos, acredito que não vai haver muito o que argumentar... dever ser mesmo o Amplitube 3...

Mas é legal perceber o quanto evoluímos (em termos de ouvidos e de regulagens) nessas 120 páginas, a ponto de perceber que o Amplitube 2 era, no mínimo, muito melhor do que aquilo que achávamos há dois anos... exceção feita para o Catselis, que nunca colocou "ordem de prevalência" entre o Gear Box "plug-in" (= o POD FARM), o Amplitube 2 e o Guitar Rig 3.

Valeu, galera!!!

Nos veremos, daqui a alguns (muitos...) meses, no fórum de "super plug-ins VST"!!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Mais dois vídeos comparativos (A/B) dos amplificadores Fender reais com o Amplitube Fender:

Se formos pegar aquele vídeo do POD 2.0 com o AC-15 e esses vídeos do Amplitibe Fender, acho que não vai precisar chegar nem a 2011... que dirá a 2040... rs...

nIgHtWoLf
Veterano
# jan/10
· votar

Tenho a x3live. Indiscutivelmente, o Amplitube soa bem manero pra gravar, agora eu nao sei se tem um bom som pra tocar com banda, creio que nao tem a mesma pegada do que se vc toca com um podx3 (nunca testei o Amplitube ao vivo com banda)

alexromachado
Veterano
# jan/10
· votar

Galera, fiquei tão "encucado" com o lance de gravar com dois mics que resolvi fazer um post sobre isso, com uma pequena gravação, em meu blog: Dois microfones

Leonardo Castro
Veterano
# jan/10
· votar

Caramba, Alex!!!

Que timbraços você conseguiu nessa gravação (tanto do AC 30 quanto do Marshall)!!!

Practus
Veterano
· votar

P.S.: Mais dois vídeos comparativos (A/B) dos amplificadores Fender reais com o Amplitube Fender:

Cara... Esse vídeos acabaram com qualquer dúvida sobre o Amplitube... Se tivesse visto esses vídeos há 1 ano e pouco atrás, não teria comprado a GT-10... Não que ela seja ruim... pelo contrário, acho ela ótima... mas com um Amplitube desses, ninguém precisa se preocupar com simulações de amplis... (claro, a GT-10 não trata apenas de simulação... um dos itens que mais me chama a atenção é o timbre com os efeitos... - e ainda temos outra coisas muito interessantes que justificam a compra)...

Em relação aquele timbre que vc adorou na GT-10 (o whammy), eu já tinha visto esse vídeo... e posso afirmar que o whammy da GT-10 faz exatamente isso mesmo... não fiquei surpreso com o efeito em si no vídeo... pelo que já testei do whammy, sabia que ele é de ótima qualidade... a única diferença gritante do vídeo para meus testes é a qualidade do guitarrista....rssss Nesse vídeo, temos alguém que sabe usar o whammy muitíssimo bem, o que não é o meu caso...hehehehe

Mas como já tinha dito antes, a qualidade dos efeitos Boss é indiscutível... só precisamos saber quando, onde e como aplicá-los...

Abraços...

janick
Veterano
# jan/10
· votar

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/225832/

gravei o primeiro já!

alexromachado
Veterano
# jan/10
· votar

Leonardo
Caramba, Alex!!!

Que timbraços você conseguiu nessa gravação (tanto do AC 30 quanto do Marshall)!!!

Valeu, brother! Timbrei meio apressado e com volume baixo, pq o pimpolho estava dormindo aqui perto. Sei que isso com um falante fritando o tímpano deve ficar um veneno!!!

O Twin Reverb chega a assustar de tão bom! Várias vezes cliquei em diferentes momentos do vídeo e a proximidade dos timbres é inegável! Em uma gravação seria praticamente impossível identificar o som real...

O MetaHead, para mim, soou melhor na simulação do que o real, que achei muito feio, sujo, abelhudo. Provavelmente deve ser regulagem - e claro - os três singles da strato que o guitarrista está usando...

--x--

Ainda na onda dos "dois mics" gravei uma improvisação tosca em que alterno momentos com dinâmicas diferentes, meio na onda do vídeo do Spider Valve. Aqui, usei o Plexi 45 com um sm57 on axis na esquerda e um condenser na direita...

kairi
Veterano
# jan/10
· votar

Leonardo Castro
Agora, é engraçado perceber que, depois de 120 páginas, as pessoas que possuem equipamentos da BOSS e da Line 6, como no caso do Janick, acabem achando que a melhor opção era o Amplitube 2, que, provavelmente, todo mundo já usou antes de investir numa pedaleira "top"... rs...

E olha que eu sempre preferi Revalver MKIII a qualquer outro plugin...

E essa comparação ai é BEM falsa.

o/

janick
Veterano
# jan/10
· votar

kairi
Falsa? Camarada, me impressionei demais com os timbres desses plugins. Da GT-10, eu sei bem dos pontos altos dela, mas reconheço que esses plugins estão em um patamar acima em questão de timbre. E outra, a capacidade de processamento de um computador e dos algorítimos de alguns desses VST's vão além de muitas pedaleiras cara, sinceramente.

Eu manterei a GT-10 porque preciso de um equipamento robusto para quando tocar ao vivo, mas fora essa situação, em casa me rendi aos plugins já!

Leonardo Castro
Veterano
· votar

gravei o primeiro já!
janick
Veterano

Gostei muito do som da guitarra. A ambiência ficou muito legal! Excelente!

-x-

Ainda na onda dos "dois mics" gravei uma improvisação tosca em que alterno momentos com dinâmicas diferentes, meio na onda do vídeo do Spider Valve. Aqui, usei o Plexi 45 com um sm57 on axis na esquerda e um condenser na direita...
alexromachado
Membro Novato

Tudo bem: mas você gravou com a X3L ou com o Spider Valve???

Sons excelentes também!

Se o Michael Jackson não tivesse morrido, iria dar um pé na bunda daquela lourinha gata, que era guitarrista dele, para te colocar no lugar!

Só não sei se você, com essa cara de guri (ainda mais na foto nova que escolheu para colocar ao lado do "alexromachado" no "You Tube") iria sair "ileso" dos ensaios... rs...

-x-

E olha que eu sempre preferi Revalver MKIII a qualquer outro plugin...
kairi
Veterano

Tentando ser o mais imparcial possível, não sei o que soa melhor: o Amplitube Fender, o Revalver MkIII ou o POD FARM.

Às vezes, acho o Revalver mais definido; outras, o POD FARM (ainda mais quando assisto aos vídeos do Alex). E, agora, descobri esses vídeos no "You Tube" que, mesmo não sendo 100% idênticos, já demonstram um som muito próximo (e, várias vezes, aos meus ouvidos, o som simulado é melhor do que o real).

Além disso, mesmo considerando o fato de a Fender ter autorizado a exposição dos produtos da marca, o Amplitube foi o único programa que, até aqui, colocou "a cara a tapa" e fez vídeos oficiais com um amplificador real ao lado das simulações. Nem a FRACTAL se arriscou nesse campo oficialmente... só existem aqueles vídeos no "You Tube" (que na verdade só são áudios...), feitos por usuários, onde temos que acreditar que as informações que aparecem na tela são verdadeiras... para mim, isso não vale.

Acho que se o sujeito gosta muito de ficar mexendo em parâmetros (o que não é o meu caso), vai se dar melhor com o Revalver.

Se o cara quiser mais modelos de Fender, não tem para onde correr: Amplitube Fender.

Agora, se o guitarrista quer um timbrão sem nenhuma dificuldade, o POD FARM é uma baita escolha também. E, ao menos aos meus ouvidos, o POD FARM (com todos os "model packs" ativados) ainda possui vários efeitos e o "noise gate" mais legal dos três.

O negócio é testar tudo (e esperar o Amplitube 3)!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

P.S.: Devido ao fato de, no Rio de Janeiro, ontem, ter sido feriado, o início de dois dos meus cursos foi transferido da terça para hoje. Agora, vai ser um "salve geral" nos meus horários.

P.S.#2: Um colega brasileiro, que acabou de adquirir uma X3L, abriu um tópico no fórum da Line 6. Se alguém mais quiser ajudar o cara (e dizer para ele se usa, ou não, algum tipo de equipamento extra - "no-break", estabilizador ou filtro de linha) para proteger a pedaleira das nossas falhas crônicas de energia, que pioram, a olhos vistos, a cada dia que passa: http://line6.com/community/message/112325#112325

punknemesismetal
Veterano
# jan/10
· votar

Quanta conversa, :S , afinal qual a melhor... seria tão legal se fizessem um resumo desse tópico tão grande, dizendo as principais diferenças das 2 pedaleiras, que acham?

janick
Veterano
# jan/10
· votar

punknemesismetal
Se está interessado, mão à obra, comece a leitura.

punknemesismetal
Veterano
# jan/10 · Editado por: punknemesismetal
· votar

janick
haha. Eu to interessado sim cara, e sei que o tópico é um conjuntos de testes e opiniões de várias pessoas que usaram os equipamentos.

Só to dizendo que seria legal um resuminho, das principais pessoas que utilizaram saca? tipo: preço, amps, efeitos, qualidade de simulações :)

...podia ser em um novo tópico

alexromachado
Veterano
# jan/10
· votar

Amigo Punk,

Entendo sua busca por uma síntese sobre os produtos, mas a questão é que nossas opiniões ainda estão em construção, vide as 120 páginas que demonstraram que a redução implica em desconsiderar aspectos importantes.

Exemplo: Havia uma máxima de fóruns que dizia, simulações=pod, efeitos=Boss. Há muitos posts aqui confirmando e refutando tal afirmativa. E aí, qual a "verdade"?

Agora, preço, amps e efeitos você consegue sínteses em lojas virtuais

punknemesismetal
Veterano
# jan/10
· votar

alexromachado
blz vlw :)

Practus
Veterano
· votar

alexromachado
O MetaHead, para mim, soou melhor na simulação do que o real, que achei muito feio, sujo, abelhudo. Provavelmente deve ser regulagem - e claro - os três singles da strato que o guitarrista está usando...

Aháááá.... Então não são só os meus ouvidos não....hehehehe... Concordo em gênero, número e grau....

janick
Eu manterei a GT-10 porque preciso de um equipamento robusto para quando tocar ao vivo, mas fora essa situação, em casa me rendi aos plugins já!

Então são 2... Impressionante a qualidade da simulação dos VSTs... Tenho umas brincadeiras gravadas só com a GT-10, direto no Reaper... Agora que tiver um tempinho, vou fuçar nos VSTs e refazer as gravações... Daí posto as duas versões pra tirarmos uma base (claro considerando a técnica sofrível do guitarrista, hehehe)

Nem vejo a hora do final de semana chegar....

Amigo Punk,

Se vc busca uma síntese, te deixo uma frase que pode te ajudar: DEPENDE DO SOM QUE VC QUER!!!!"

Sinceramente, sou da opinião que não dá para definir qual, entre as duas, é melhor. Temos inúmeros fatores que diferenciam uma de outra, como efeitos, timbre, praticidade, controle de amplis, agilidade para se chegar ao timbre desejado, paciência (ou falta de) para configurar todos os parâmetros possíveis, e assim por diante...

Mas cada um tem seu estilo, seu grau de paciência, sua busca pelo timbre perfeito (para seu gosto individual)... Por tudo isso e por muito mais, meus amigos Janick e Alex estão certos: Não dá para resumir tudo em poucas linhas, portanto, mãos a obra (e QUE obra essa a nossa - 120 páginas sobre o assunto) e boa leitura...

alexromachado
Veterano
# jan/10
· votar

Vídeo com novos efeitos da X3...

Sinceramente, nada empolgantes, e nem sinal de harmonizer...

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar

Pra quem gosta de gastar horas, meses e anos descobrindo e redescobrindo como usar um equipamento a gt10 é o que há. Como não tenho tempo e nem saco acabei desistindo dela.

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Mensagem editada, depois de certa reflexão...

O vídeo demonstrativo é horrível. O som, então, nem se fala...

Antes de falar bem ou mal, vou aguardar para ver como esses efeitos comportam-se "ao vivo" aqui na minha casa...

...

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar

é o tipo do (d)efeito que não preciso. é mais cômico do que musical. Pra Tirar onda é legal mas não investiria meus preciosos reais numa coisa dessa nunca.

alexromachado
Veterano
# jan/10
· votar

por isso que eles vão dar "de graça" uhahuahuahua....

erdnaxela
Veterano
# jan/10
· votar

EHEHEH. aí ate injeção na testa.

mvmarquezini
Veterano
# jan/10
· votar

por isso que eles vão dar "de graça" uhahuahuahua....

ahahahahahahahah

Leonardo Castro
Veterano
· votar

Alex, postei o vídeo que você achou do novo "firmware", citando os devidos créditos lá nos fóruns da Line 6, que fala versa sobre o assunto:

http://line6.com/community/thread/26869?start=45&tstart=0

Aproveitei para citá-lo, novamente, naquele meu tópico sobre o Amplitube 3.

Ah! como já estava por lá, colei também aqueles vídeos comparativos do Amplitube Fender...

http://line6.com/community/thread/27069?tstart=0

Vamos ver se o pessoal vai continuar indiferente... rs...

Practus: você ainda não me forneceu o telefone da Central de Apoio à Vida!!! Acho que, agora, vou precisar dele para valer!!! Rs...

Um grande abraço,

Leonardo.

alexromachado
Veterano
# jan/10
· votar

Leonardo,
Primeiro agradeço os créditos, e me obrigo a reapresentá-los, pois não achei o vídeo sozinho, mas em um blog muito bacana chamado Toca dos Efeitos. O Milton fez um trabalho sensacional de cobertura da NAMM 2010.

Sobre seus treads, os caras da Line 6 vão fazer vudu para você... se bem que já tivemos batalhas mais "violentas" por lá no passado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Boss GT-10 ou Pod X3 live