A "grande mentira" digital X analógico !

Autor Mensagem
I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


"Timbre valvulado é timbre de AMPLIFICADOR valvulado."

Depois diz que eu digo asneira! Vai lá esperto, usar um tipo de equipamento só porque "os melhores guitarristas do mundo" (subjetivo isso) usam, isso não quer dizer nada! Porque será que eles usam o equipamento, para obter um determinado som, ou simplesmente pelo equipamento em si para encher os olhos de aspirantes como voce? Você eu acredito que seja pela segunda opção, se disser que não é mentiroso! Ainda por cima é o caso tipico de que se não tiver um amp valvulado e um set analogico, vai se sentir inferiorizado por usar uma simples (mais poderosa) pedaleira!

Note que não escrevi "pedais valvulados", apesar de existirem, falei de PREAMP VALVULADO! Se não conhece do que to falando o problema é seu! Entenda como quiser!

vinihendrix
Veterano
# out/07 · Editado por: vinihendrix
· votar


amigo Amplificador valvulado de verdade é igual a pré valvulado + power valvulado, os pedais valvulados geralmente são pré amplificadores valvulados..No resto do seu texto , o anterior eu entendi perfeitamente (vc escreve bem) mas nesse lance do pré amp ficou parecendo que vc disse que um simples pré amp pode substituir um amplificador completo entendes?A palavra asneira foi meio forte admito. Se te ofendi me desculpe.Pode me explicar por favor então o que vc quis dizer com a afirmação que eu destaquei?

Slashy
Veterano
# out/07 · Editado por: Slashy
· votar


Então se oferecessem para os defensores de digitais escolher entre um jcm 800 e uma boss gt8
vocês prefeririam uma boss simulando um jcm 800?
Acho que não e além do mais
todo mundo sabe
que as distorções de pedaleiras em sua maioria são cópias de amplificadores valvulados,mas eu achoq ue sinceramente efeitos digitais não deixam nada à desejar em relação a efeitos de latinhas :D

Minow
Veterano
# out/07
· votar


Slashy
A diferença é que uma GT8 custa o que? Uns 1500 reais? Um JCM800 tá pra lá dos 4k.

vinihendrix
Veterano
# out/07
· votar


Foi exatamente o que eu disse , se digital fosse melhor os analógicos simulariam os digitais e não o contrário.

georginho_gallagher
Veterano
# out/07
· votar


Jafet

parabéns pelo tópico, muita gente (atenção, não estou generalizando) comentando aqui não teve oportunidade de por exemplo, conferir suas gravações com pedaleira, que são bem legais.

eu acho que mesmo sendo digital, acredito que o Boss DD-3 é melhor que Delay de pedaleiras Boss!!!

pode ser, mas o dd3 não tem pan delay, nem warp delay, nem stereo delay (veja bem, não é saída em stereo)

Minow

Em matéria do resultado final, ao vivo, eu acho que os digitais ainda não chegaram lá. Não existe nada mais lindo que um bom amplificador QUENTE e MUITO ALTO.

concordo e assino embaixo.

Ornitorrinco

Eu tenho um Boss PW-10 V-Wah (digital) e simplesmente é impossível de misturá-lo com distorção! Vc tem que usar um Line Selector e usar a distorção do pedal! Ou seja, não é nada prático, mas as simulações de wah-wah são até interessantes e tem muitas opções para configuração. eu acho o wah analógico melhor tb, mas é questão de gosto.

Simples, um exemplo(mais um) de que não existe verdade absoluta. Como o colega aí, alguns deveriam ter mais bom senso antes de postar suas impressões e não sair generalizando.

alfacorrea

Acho que os equipamentos digitais já conseguiram chegar em 2 aspectos desses 3 que destaquei acima. Timbre clean e distorção pesada acho que os equipamentos digitais, principalmente pedaleiras já fazem com muita qualidade.

Vejo que o grande "calcanhar de aquiles" das pedaleiras digitais ainda é fazer um timbre de overdrive convincente


Tb tenho essa mesma impressão.

A guitarra é analógica, o pedal pode ser analógico, o amplificador pode ser valvulado, o microfone pode ser analógico, a mesa de som pode ser analógica, o gravador pode ser analógico, mas o CD e seu aparelho de som sempre serão digitais.

Então, só lamento pra quem é defensor dos analógicos, mas hoje em dia, pra ouvir um som puramente analógico só no show ao vivo. Qualquer outra forma de audição vai passar por alguma parte "digital".


Esse é o grande ponto da história na minha opnião. Vale incluir aí tb quem está tocando, que somos nós, e queremos escutar algo que nos agrade.


Estas são algumas impressões pessoais de comentários que achei interessante. Fica mesmo difícil dizer qual o melhor, acho q o q vale é o mais aplicável. Preferiria espetar minha guita num jcm800 de verdade numa caixa 4x12 do que simulá-los na gt8. Tb preferirira fazer nossos covers do U2 c/ um ac30 e um dl4 ao invés de simulá-los na gt8. Mas é inviável, então fico satisfeitíssimo em ter vários sons na minha gt8, acho que mesmo após ter um valvulado algum dia continuarei com ela devido à grande variedade de recursos que ela me oferece, principalmente em efeitos de modulação que não dou muita bola.

vinihendrix
Veterano
# out/07
· votar


I.Nosferatu
E eu não escolhi os meus equipamentos apenas para mostrar pros amigos, ao contrário, não tenho banda e toco apenas em casa.Escolhi o meu equipamento depois de muitas pesquisas e testes e como consequencia amo o timbre que tiro.

Zandor
Veterano
# out/07
· votar


A vantagem dos analógicos é que dá pra montar em casa por qualquer pessoa

Slashy
Veterano
# out/07
· votar


Minow
Sei lah
esse ponto como a maioria dos comentados no forum são questão de gosto....
Mas eu preferiria um jcm 800 "puro" a uma boss gt 8 ligado no mesmo para conseguir a distorção

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


Já disse o que acho de se pegar um equipamento digital e esperar que ele soe exatamente como um de verdade, um digital simula determinada caracteristica e não o som exato! E é ai que todo mundo se engana! Da forma que voces escrevem parece que a GT-8 é o proprio JCM800 sem tirar nem por, quando na verdade ela é um outro equipamento, totalmente diferente, e lógico, mais evoluido... E isso já diz tudo! Gostar ou não do som já é outra historia, comparar um com outro, esperando o mesmo resultado é tolice na minha visão das coisas!

Utopico demais querer que o analogico simule o digita como sugeriram acima! Mais digo que os dois são bons! Basta ter olhos e ouvidos para ver e ouvir... a diferença esta "bem clara", diria cristalina e bem obvia para mim. E já disse que sou a favor do uso das duas tecnologias, principalmente aliadas. Não estou criticando quem escolhe um equipamento totalmente analógico, estou criticando a atitude que essas pessoas tem em relação a um outro equipamento do qual elas não tem uma compreensão mais apurada e por isso se frustram e ficam dizendo infamias sobre tal equipamento, que na mão de um terceiro faz horrores, então será o problema realmente ser digital? Quando voce tem um publico eufórico com os acordes e sons que voce tira no seu instrumento através dele e para essas pessoas pouco importa se o equipamento é analogico ou digital e sim a emoção que se pode proporcioná-las com isso.

Minow
Veterano
# out/07
· votar


Slashy
Mas eu preferiria um jcm 800 "puro" a uma boss gt 8 ligado no mesmo para conseguir a distorção

Claro poxa, não tem nem o que discutir aí! Hahaha

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


Minow

Eu aceitaria ambos, de bom grado...

Veneta
Veterano
# out/07
· votar


concordo com Minow e Slashy, meu set ideal é um bom valvula (sim, pq tem uns valvulados meia boca por ai) com uma pedaleira POD X3Live ou GT-8 para ter flexibilidade.... deixa eu correr antes que me matem.. lol

Minow
Veterano
# out/07
· votar


makumbator
De graça até injeção na testa!

Michel Top
Veterano
# out/07
· votar


I.Nosferatu
um digital simula determinada caracteristica e não o som exato!
Bingo, gostei de ver hein garoto :)

Gostar ou não do som já é outra historia, comparar um com outro, esperando o mesmo resultado é tolice na minha visão das coisas!
Bingo: parte 2 :)

Basta ter olhos e ouvidos para ver e ouvir... a diferença esta "bem clara", diria cristalina e bem obvia para mim.
Bingo: parte 3 :)

Gostei do seu post, foi muito coerente e correto nas informações.

PERGUNTAS FREQUÊNTES:

1-Digital é bom? É sim.
2-Tem algo errado em gostar e(ou) preferir Digital? Tem não.
3-Tem diferença entre digital e analógico? TEM, E MUITAAAAA.
4-Qual é melhor? Ambos são diferentes e nenhum é melhor.
5-Eu não consigo notar diferença entre Digital e Analógico, estou louco? Não, porém, com o passar dos anos notará uma diferença clara entre os 2 mundos. Aconselho usar Digital por 2 anos seguidos sem pisar num analógico e dpois largar o digital e usar analógico por mais 2 anos, desta forma, você estará "acostumado" com uma das tecnologias e mudará bruscamente e notará mais facilmente suas reais diferenças, prós e contras.

Espero ter ajudado novamente, abraços!
Michel Top
www.micheltop.com

Ornitorrinco
Veterano
# out/07
· votar


esse papo é velho, mas é bom né?

uma historinha:

na época em que eu tocava baixo, comprei uma Zoom 606 novo... tinha muitos efeitos, eu entrei em contato com um mundo novo ali, pois foi o meu primeiro pedal... depois de muitos ensaios quebrando a cabeça para tirar um som útil daquilo ali (da qual o único patch que eu usava era um de dst!!!), resolvi fazer rolo num ME-6B da Boss usado, pq eu achava que a Boss fazia efeitos de qualidade bem superior aos da Zoom, apesar de o ME-6B ser bem mais antigo... bom, realmente o som era bem melhor, mas mesmo assim faltava "vida", "presença", "profundidade"... parei de usá-lo... comecei a tocar guitarra, e troquei o ME-6B numa pedaleira Zoom 3030 usada... achei o máximo, pedal de expressão, uma cacetada de efeitos, pensava que tiraria qq som com ela... como é bom sonhar... de cara, eu tentei fazer um patch bem cool, meio jazz, para usar chorus, delay, reverb... fiquei muito animado com o resultado, afinal era um excelente negócio eu conseguir tirar um som desses (que era um luxo, pois eu jamais iria usá-lo na prática) pelo preço que eu paguei... mas, ALTO LÁ!!! não é que depois de uma semana ********** aquele som eu percebi que tinha um IRRITANTE "hiss", um ruído de fundo "digital", em tudo o que eu tocava!!! não pensei 2 vezes, passei adiante... minhas últimas aquisições digitais foram um Line 6 Uber Metal e um Boss PW-10 V-Wah (já havia comentado sobre eles antes por aqui), e continuo achando que eles não tem a mesma QUALIDADE dos analógicos, qdo digo QUALIDADE leia-se "vida", "presença", "profundidade"... como já havia tb comentado antes, espero trocar meu delay analógico por um digital, de preferência o Boss DD-3, pela sua fama já de longa data... pra finalizar: essa é a última vez que eu TEIMO em comprar efeito digital, se esse delay tiver aquele ruído irritante ou aquele som "reto", não quero digital nem de graça!...

é isso! uma historinha (BEEEM REAL) só para ilustrar...

P.S.: nunca toquei num GT-8, nem num POD XT Live.

triguinhu
Veterano
# out/07
· votar


Ornitorrinco

Soh faltou vc destacar : Minha impressão pessoal

Tenho certeza que muitos que usam equipamentos digitais, não passam pelos problemas q vc citou . . . Eu sou um exemplo :-)

Falow

Fernando de almeida
Veterano
# out/07
· votar


Jafet
"pô a distorção do pedal era muito boa, pena que era digital!!"
Vacilo de quem falou ... se o pedal é bom, é bom, não interessa se é digital ou analogico ....

Um exemplo que eu acho clássico é a discografia do Iron Maiden, em 1986 eles gravaram um disco chamado Somewhere In Time, disco perfeito com o selo de qualidade Iron Maiden, porém ele foi destruído pela crítica quando soube que as guitarras foram sintetizadas !!!
Vacilo 2

O Uber Metal da Line 6 foi considerado aqui como uma das melhores distorções de pedal, até que alguém descobriu no site da empresa que ele é digital!! Vou mandar um email pra Line 6 avisando pra tirar a palavra digital do site que eles vão vender muito mais!!!
Excelente pedal mesmo ... eu mesmo tenho um .... e sim, ele é digital ...

goiano
Veterano
# out/07
· votar


Se vocês são capazes de fazer um som destruidor (bom) com uma guitarra tonante uma pedaleira zoom 505 e amplificador ciclotron sem buscar IMITAR ninguém, parabens vocês são guitarristas de verdade, tanto quanto alguém que usa um gibson ou fender ligada em um ts808 vintage e um amp fender top de linha e, lógico, sem IMITAR niguém.

Eu já consegui comprar minha guitarra, e vou montar meu Hi Octane, não porque sou purista ou coisa assim, mas gostei do som da minha guitarra ligada num amp desses e acho que assim meu setup está completo.

Façam suas escolhas e sejam felizes, com analógico ou digital mas sejam também realistas pois alguns equipamentos custam caro e pode não ser aquilo que vocês buscam.

Boa Sorte!

alfacorrea
Veterano
# out/07
· votar


Só complementando...

Vejo também que muita gente quer comprar equipamentos fracos e quer que eles "façam" o timbre dos sonhos.

Tipo: o cara compra uma Tagima Strato, compra uma Zoom 505 e um amplificador Peavey Rage 158 e quer tocar Korn, Linkin Park, Guns, Iron etc...

Tem que ter paciência e grana pra fazer um timbre bom. Eu sei que dinhriro não nasce em árvore e que é fruto de muito suor e trabalho, mas não dá pra ter um equipamentozinho simples e querer tirar o timbre dos grandes.

Esse é um ponto, equipamentos adequados.

O outro é o poder de versatilidade das pedaleira digitais. É sofrível ligar uma GT-6 em um Warm Music e querer tocar Iron, mas sugiro experimentar ligar uma GT-6 em um Peavey Classic 30... é outra história.

A questão é que se vc precisa "copiar" timbres, vc teria que ter 3 amplificadores para ter a versatilidade. Teria que comprar um Fender Twin Reverb ou um Roland Jazz Chorus para os sons limpos, precisaria comprar mais um JCM 800 ou um Bassman para puxar mais overdrives e ter mais um MesaBoogie para as distorções. Só nisso vc já gastou mais de R$10.000,00 sem contar a guitarra.

Com um bom amplificador de R$2.500,00 (Peavey Classic 30) uma boa Guitarra de R$2.500,00 (Fender American Higway 1) e um bom processados de efeitos de uns R$1.500,00 (GT-6 ou G7) dá pra fazer som com muita qualidade. Mas aí vc gastou somente R$6.500,00 para ter equipamentos profissionais.

Mas R$6.500,00 é uma puta grana, não é mesmo?! Pelo menos pra mim é uma utopia, ao menos por enquanto.

Mas também acho errado criticar os equipamentos digitais quando eles são usados com equipamentos fracos.

Volto a dizer: o cara compra uma Condor, uma G2 e um Warm Music e depois fica dizendo que a G2 é uma merda... Aí também é difícil.

Quem faz milagre é santo. Pedaleira faz efeitos e simulações!!!

Alexandre

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


IMITAR ou SER ORIGINAL???

Acho que aqui se chega ao ponto em que voce define aonde voce faz opções erradas em um equipamento!

Tá vai vir alguém dizer "mais minha banda toca cover", beleza mais isso não é um verdadeiro empecilho (a não ser em sua cabeça), veja musicos famosos, eles tocam um cover de determinada banda "com personalidade", ora e onde está a personalização toda (proveniente do equipamento) no timbre de voces? Isso vai te dar uma sonoridade peculiar e mesmo que existam 4000000 de cover da mesma musica, a sua certamente vai ser reconhecida dentre essas justamente pela caracteristica sonora (muitas vezes mais agradavel que o original), a ideia em se ter certos equipamentos seria essa, mais o que vejo por ai é que a maior parte dos musicos (sim porque há excessões) precisam de determinado equipamento para soar igual a determinado artista! E pior nisso tudo é que aparece alguma "revelação" com propostas legais e o que acontece? Pra cada boa proposta guitarristica voce tem 1000000 de pobres diabos sugadores de timbre e ideias...

Mais olha aqui o Jafet toma vergonha na sua cara e trata meio de fechar o topico conforme esta descrito nas regras:

6 - O usuário pode fechar seu próprio tópico em um link específico ao fim da página, sem direito a reabertura.

Porque o assunto realmente já deu o que tinha que dar, os caras já tão até falando da Zoom 505 e 606, por ai voce já tira o que vai se seguir... Hehehehe... :) Senão vamos fazer um movimento BAN NO JAFET, e ai quem vota no Ban?

EU! ............................................. BAN!

_JCM_
Veterano
# out/07 · Editado por: _JCM_
· votar


Bom, sou obrigado a opinar... heehe

eu tenho uma zoom 3030... toquei mto tempo com ela, e me serviu até que bem, pois tava bem regulada.. mas chegou um determinado momento que achei q faltava algo... pois não qria ficar imitando o timbre dos outros, mas sim procurar o que me agradasse..

então, arrumei um rack valvulado... acredito que já está tão fixo na nossa cabeça q digital não presta, q qdo pluguei o rack no amp, bah, show de bola! e o rack eh 50% analógico e 50% digital.

O que eu acho é que como já foi falado, precisamos buscar por nossos próprios timbre, o que nos agrada, seja analógico ou digital, e não ir pelo que os outros falam.. é logico q opiniões são bem vindas, mais temos q ir pelo nosso gosto...

sei lá, é só minha opinião.

abraço

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


_JCM_

Po pelo seu nick achei que voce ia dizer que só analogico, mais gostei de sua opção de equipamento, também gosto de equipos de rack.

Mais diz ai voce também, Ban no Jafet ou não??? Hehehehehehe :)

_JCM_
Veterano
# out/07
· votar


I.Nosferatu

cara, as letras do meu nick são as iniciais do meu nome...ehhehehe

to amarradão no rack cara.. tem mta variedade... mto fera mesmo..

a valvula faz uma diferença do caramba.. bah...

Mais diz ai voce também, Ban no Jafet ou não??? Hehehehehehe :)

coitado do cara aih bixo.. hehehehe

este tópico foi tipo Slash x Malmsteen.. heuaheuheue

Abraço!

Jafet
Veterano
# out/07
· votar


georginho_gallagher
parabéns pelo tópico, muita gente (atenção, não estou generalizando) comentando aqui não teve oportunidade de por exemplo, conferir suas gravações com pedaleira, que são bem legais.

ae cara valeu, mas acredite, muita gente comentando aqui nunca teve oportunidade de testar uma pedaleira da nova geração e repete aqui o que sempre ouviu sobre aparelhos digitais!! Eu fiz isso até pouco tempo!


I.Nosferatu

Mais diz ai voce também, Ban no Jafet ou não??? Hehehehehehe :)

Que isso cara, como vc pode ter a coragem de pedir Ban pra um usuário que tá aqui desde março de 2003 ??? eheheheheheheh eu sou quase um moderador!!! ahahahahahahahhaha
devo ter mais tempo nesse fórum do que alguns aqui de guitarra!!! :P

_JCM_
este tópico foi tipo Slash x Malmsteen.. heuaheuheue

discordo cara, esse tópico teve muita gente inteligente debatendo, colocando seu ponto de vista, colocando coisas que eu concordo outras que eu não concordo, algumas que eu não concordava e agora vejo que realmente é possível...
foi um tópico muito legal, com muita informação... pra novato e pra veterano!!

Como posso, eu, pai orgulhoso desse tópico inteligente, fechar o mesmo?? eheheheheheheh

ok, vou fechar, acho que muita coisa boa foi dita aqui e mesmo sem a gente conseguir chegar a uma resposta final sobre esse assunto, mesmo pq essa resposta final não existe, uso aqui a frase do fórum para finalizar:

"Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!"

e todos ajudaram ou enriqueceram o tópico de alguma forma

fechado...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a A "grande mentira" digital X analógico !