O futuro dirá, analógico, digital e madeira

Autor Mensagem
AllanFly
Veterano
# mar/04


Durante anos discuti muito sobre os pedais digitais, neguinho só faltou me dá porrada. Eu sempre disse e afirmo, "digital é foda", tudo que se faz em analógico, consegue-se reproduzir em digital com facilidade. Quando os caras colocarem Pedaleiras implementadas por DSPs com arquitetura VLIW, e com clock rápido. Putz, vcs vão querer queimar seus pedais válvulados, amplis, caixas,etc... A terceira geração vem aí, o difícil é reverter os mitos enraigados nas mentes dos mais retrógrados, pois sempre existirá aqueles que acham analógico melhor, provávelmente os mesmos que acreditam na sonoridade de difererntes madeiras. Para estes virá uma opção para selecionar a simulação da madeira desejada. Com alta velocidade de processamento, bons conversores A/D D/A e algoritmos otimizados para os modelos do que se quer simular, não restará pedra sobre pedra. Acreditem, o futuro dirá.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


É uma possibilidade.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


AllanFly
Só uma curiosidade: qual guitarra você tem?

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


eu tb acredito nisso, mas sempre havera os que preferem valvulas e pedais analogicos, da mesma forma que existem pessoas que preferem o vinil ao CD

[]s

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


alias tem uma guitarra(não lembro o nome) que ja diz simular o timbre de guitarras classicas.

Karl Logan
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
concordo com vc, hj em dia processadores digitais estão ficando cada vez mais rápidos, existem alguns que chegam até mesmo a ter por volta de 1GHz de freq de clock, isso com arquiterura Harvard+pipeline ao nível de instruções de máquina... acredito que no futuro teremos pedaleiras realmente baratas e muito melhores que as de hj em dia

thifm
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
Acho q eh uma tal de Variax, nao lembro direito. Lancaram aqui no Brasil ano passado na expo-music....

crowley666
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
variax da line6 (tem dois modelos, mas soh um tem aqui no Brasil) um eh o 500, q tem aqui e tem o 700 q tem ponte tremolo

MKazan
Veterano
# mar/04 · Editado por: MKazan
· votar


AllanFly
eu concordo com você na idéia de que praticamente tudo que se pode fazer na analógica é possível ser feito no mundo digital. O que eu tento passar para o pessoal que diz: "Odeeeeeiiiiooo digitallllll..." é que digital não é apenas uma questão de construção e projeto do circuito, tem a parte da programação.
a parte que eu acredito que ainda esteja ruim hj em dia é na modelação dos algorítmos e da programação, isso leva tempo. mas acredito que em pouco tempo, teremos sistemas excelentes e efeitos nunca antes imaginados.

mas por enquanto, o timbre e a tonalidade de muitos sistemas analógicos ainda são mais agradáveis ao ouvido. mas acredito q seja apenas uma questão de modelagem e tempo.

mas... e vc continua achando q madeira não é nada, né?

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Putz, vcs vão querer queimar seus pedais válvulados, amplis, caixas,etc...


Todo radicalismo soa sem razão. Tem gente que ainda tem vinil.

Tem gente que diz que odeia digital mas o delay dele é digital. Tem gente que diz que odeia analógico (não conheço ninguem) mas o alto falante é analógico.

Coisas da vida. Tudo se completa.

janick
Veterano
# mar/04 · Editado por: janick
· votar


AllanFly
realmente nisso eu concordo . . . nao gosto do timbre de PEDAIS analogicos . . . principalmente dos boss . . . prefiro q seja usado apenas como boost, mas em um amp no minimo, um mesa boogie dual, ou triple, ou umm marshall jcm 800, ou 900 . . . em outro caso, prefiro usar um v-amp II . . . nao gosto mto de pedal analogico . . . analogico p mim so amp

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


janick

Pois eh janick, mas sempre vai ter quem goste mais de um ou outro. Timbre é muito pessoal. Como vc vai dizer o que é melhor ou pior? Tudo que é pessoal não tem como avaliar, vc pode comparar características de um ou outro. Agora dizer o que é melhor, é difícil.

Se não fosse pessoal, porque o digital está tentando imitar o analógico? É pq aprendemos a gostar dos analógicos. Com certeza os DSPs que estão em pedaleiras baratinhas tem Capacidade de processamento para fazer um supertimbre. Problema é que os próprios programadores tentam buscar o que já está gravado na nossa preferencia.

janick
Veterano
# mar/04
· votar


Passoka
tpw eh pessoal mesmo . . . pra mim, se encaixa beeeem melhor uma coisa digital, pq pedal analogico depende do amp e meu amp n eh nenhum valvulado, saca?
ai digital me provem um som melhor e q me agrada mto kra . . .

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


janick
Putz, eu acho esse aproach perfeito, e é o que a maioria devia fazer. Cansei de ver neguinho metendo o pau em pedaleira e comprando latinha ligadando em ciclotron e falando que o som era melhor.

Realmente, o custo / benefício dos novos simuladores é muito melhor. Sem contar que vc consegue um som melhor com pouco volume.

janick
Veterano
# mar/04
· votar


Passoka
entao . . . mas depende do pedal tbm, pq voce pode gastar uma fortuna numa pedaleira e ela n t agradar, ai c v uma + barata e esse, t deixa mtooo + flz.

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


É isso qu eu tô dizendo. Qdo vc compra um pedal / amp / guitarra, vc tem de planejar a cadeia toda. Não adianta pegar um DS1, ligar num Meteoro Atomic Drive e querer o som do Slash, Satriani.

Problema que quando se toca num assunto tão pessoal quanto esse, é fogo. Galera já vem com pedras nas mãos.

Por exemplo, até pouco tempo atrás eu não curtia som de strato, de um tempo pra cá, tô adorando e tô com a fissura de pegar uma fender, hehehehe. Pior que isso não tem fim

janick
Veterano
# mar/04
· votar


Passoka
ehehehehhehe! isso eh!
antes eu tinha fissura pela minha guitar, agora por flying v, les paul, telecaster, stratocaster, explorer, sg, tda guitar relativamente BOA.

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


Eu curto os dois tipo desde que seja de qualidade.
E compressor só analógico.

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


Pois é pagode, o que é qualidade?

Pra vc pode ser um e pra mim outro. Aí que tá. Se qualidade é ser igual ao analógico, pra que arriscar?

hehehehe. poderia ficar 100 anos aqui discutindo e a gente não chegaria a lugar nenhum. Nos States um maluco pegou a GT6, PODXT e GNX3 e comparou no osciloscópio a simulação dos 3.

Segundo eles, as 3 são praticamente idênticas. Porém o som produzido diferente. E se comparado ao original, mais ainda.

Logo, o novo (simulado) pode até ser melhor que o original dependendo que quem estiver escutando. Sacou o que eu to dizendo. Nesse lance de timbre não acho que exista melhor ou pior, existe o que vc entende como melhor.

janick
Veterano
# mar/04
· votar


Passoka
realmente kra . . . olha . . . n sabia dessa do maluko dos states

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


Vou ver se acho o link. o cara pois um post no forum da Digitech, Line 6 e BossGTCentral

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


Não é o que eu tinha falado mas é parecido até :)

http://line6.com/cgi-bin/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic&f=3&t=002747

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


maggie
Só uma curiosidade: qual guitarra você tem?

Uma tagima strato Memphys, uma Shelter Les Paul Standart e uma Epiphone Flying V.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Karl Logan
MKazan
mas por enquanto, o timbre e a tonalidade de muitos sistemas analógicos ainda são mais agradáveis ao ouvido. mas acredito q seja apenas uma questão de modelagem e tempo.

mas... e vc continua achando q madeira não é nada, né?



Hoje eu conversei com um cara que manja muito de instrumentos musicais e trabalha no ramo há uns 25 anos.
Ele me disse que já conversou com vários guitarristas, luthieres, lojistas, fabricantes, etc... Toquei no assunto madeira, e para minha surpresa ele me disse: "Cara, a madeira boa só faz diferença para um cara que toque muito, mas muito mesmo, para estes, se for a melhor madeira, o ganho de timbre que ela dará será de 7%". Bom se vcs olharem um tópico em que fiz uma estimativa, verão que estimei em 6%, que coincidência. O cara me disse que tb acreditava neste negócio de aveludado, casamento com captador, volume, agudos,..., etc. Ele me disse que após anos, hoje ele é mais realista e não se deixa levar por estas estórias. Fiquei contente, pois já não sou o único que acredita que alguém pode avaliar o som de uma guitarra avaliando principalmente a madeira. É um poder auditivo íncrível poder notar estas nuancias principalmente em um som pesadamente processado. É isso aí.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Passoka
Tem gente que diz que odeia analógico (não conheço ninguem)

Cara têm cada pedal analógico que é uma bosta. Faz muito barulho, chia que nem sonrisal, esquenta, dá defeito, consome, é limitado, necessita de cabeamento, não possui versatilidade de conexões, dá trabalho prá montar, etc...
Eu odeio a maioria dos pedais digitais, com exceção do GT2, do Ibanez Tube King, do Tycobrahe Octavia, do V-Twin, do Rockman X100 e do boss digital reverb.

superbonkk
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
GT2 Digital? V-Twin digital? vc quis dizer analogico né?

caiohleal
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
MKazan
o q são algorítimos???



AllanFly
po cara, até eu sinto diferença quando toco numa guitarra feita em alder e numa feita em mogno

flavio
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
kra oq vc disse eh verdade...se atualmente as pedaleiras digitais ja estao de boa qualidade entao imagine no futuro...a prova do que vc disse:
boss GT6,Digitech gnx3,Vamp2,PodXT....

Leandro
Veterano
# mar/04
· votar


Concordo com o q o AllanFly disse sobre os simuladores/pedaleiras digitais.
Mas ainda acho que, por enquanto, com o sistema que se usa em guitarras, a madeira eh bastante importante. Principalmente em relação a sustain.

GuitarBrombilla
Veterano
# mar/04
· votar


Com certeza, cada vez os equipamentos digitais estão melhorando o seu som.
mas é o seguinte...a madeira ja foi um ser vivo, e é tratada e trabalhada.
e a valvula é quase um ser vivo pois a cada momento doa seus eletrons para o som... e esses se vão para sempre e um dia se acabam...e a valvula se acaba junto.

nao sei como funciona com pedais e pedaleiras...mas eu sei que com equipamentos digitais para gravaçao..e o pro tools por exemplo... funcionam com algoritimos e no final com linguagem binária, entao é o seguinte...
o som analógico e com valvula se fosse representado graficamente teria curvas perfeitas e redondas.
o som digital... como funciona apenas bináriamente (zero e um) no gráfico teria as curvas quase perfeitas. se pudessemos ampliar a visao do gráfico (dando um "zoom) muitas vezes...as curvas seram muitas minusculas retas ligadas ... que "de longe" se parecem com uma curva.

é assim que funciona no som... por mais que os equipamentos digitais evoluam, NUNCA VÃO SE IGUALAR EM QUALIDADE DE SOM
a bons equipamentos analógicos e valvulados.

claro que quando se fala em praticidade e e facilidade, digital ta muito na frente.


desculpe se nao entenderem m3rda alguma... eheheheheh!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O futuro dirá, analógico, digital e madeira