A "grande mentira" digital X analógico !

Autor Mensagem
Ornitorrinco
Veterano
# out/07
· votar


Muito interessante esta discussão! Só queria acrescentar uma coisa: os CIs analógicos "de atraso" (os famosos "MN") realmente não estavam sendo mais fabricados... eu disse "estavam", pois tem um fabricante de pedais "de butique" dos EUA que fechou um acordo com a Panasonic para que ela continue a produzir tais CIs, além do que o tal fabricante além de vender os pedais com os CIs, ainda revende os próprios!!! Não sei por qto, deve ser caro pacas, mas qq um pode ter um "MN" desses hj em dia... o que pra mim é uma prova de que o BBD (analógico!) ainda é bastante procurado!
Qto. ao lance do disco Iron Maiden, eu acho esse disco muito bom, assim como me amarro no "Turbo" do Judas Priest, onde a banda usa e abusa da tecnologia digital, e todo mundo caiu de pau... isso é IGNORÂNCIA mesmo, concordo com o que o cara falou!
Eu não gosto de distorção digital, tenho um uber metal e tô louco pra vender, pq qdo eu comprei eu achei que estava o melhor negócio do mundo, mas com o tempo percebi que ele só funciona bem qdo eu estou tocando sozinho! com banda, tocando em alto e bom som, ele não é legal... perde feio para o zoom tri-metal, por exemplo... engraçado que antes de fazer esta comparação eu achava que estava com a melhor distorção do planeta! Eu tenho um Boss PW-10 V-Wah (digital) e simplesmente é impossível de misturá-lo com distorção! Vc tem que usar um Line Selector e usar a distorção do pedal! Ou seja, não é nada prático, mas as simulações de wah-wah são até interessantes e tem muitas opções para configuração. eu acho o wah analógico melhor tb, mas é questão de gosto. Acho o chorus e, principalemente, phaser analógico bem melhores tb. Phaser então, nem se compara, todos os digitais que eu vi parecem brinquedo perto de um analógico.
Em contrapartida, eu tenho um delay analógico DOD que eu acho uma porcaria! Nunca ouvi o Boss DM-2 (raro e caro) ou o Ibanez AD-9 (caro) , mas aposto que e o já lendário Boss DD-3 é 10.000 vezes melhor do que o meu delay! É TUDO MUUUUIIIIIIIITO RELATIVO...

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


JoeCruzGuitar

"tentativa frustrada de arrumar treta comigo, tô fora"

Da minha parte não! Mais durmi muito bem ouvindo um cd bem relaxante no modo repeat all essa noite, imagina se fosse aquele trambolho de agulha que além de tocar apenas um lado, faz um barulho tremendo nas partes mecânicas... hehehehehehehe :) ainda bem que essa época passou!

Tô de boa! Sou da paz!

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07
· votar


Pow cara, eu tambem estou de boa !!!

Só estranhei a insistencia em querer contrariar algo que eu disse.

Até pq, em nenhum momento do meu texto eu deixei alguma impressão de que isso fosse verdade absoluta, muito menos sugeri que alguem devesse concordar comigo.

É minha opinião, e ponto final. Assim como em momento nenhum eu critiquei a tua ou de qq outro aqui.

Se escrevi isto em algum lugar por aqui, realmente não percebi.

Só estranhei voce ter postado o que postou, se teu post anterior voce disse exatamente algo do tipo : "respeito tua opinião e tals".

No post seguinte, parece que isso não rolou mais.

Deixemos quieto.

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


"Só estranhei voce ter postado o que postou, se teu post anterior voce disse exatamente algo do tipo : "respeito tua opinião e tals".

Nada cara, só estou te apurrinhando mesmo, hehehehehe, mais na boa... até acho legal voce curtir mais o som do vinil do que do seu cd, comigo não rola isso de modo algum (ainda tenho umas reliquias por aqui)... mais serio mesmo, respeito sua opinião, é que às vezes, nesse forum (melhor na internet) quase nunca se é compreendido e estava só comentando das minhas experiencias e de como achava engraçado sua afirmativa...

Bom continuemos de boa e deixemos isso pra lá...

catselidis
Veterano
# out/07 · Editado por: catselidis
· votar


esse cara tem a manha de usar o melhor dos dois mundos: http://www.guitaristjeffmiller.com/audio.htm

ouçam os samples nesta página e vejam quão agradáveis.

Abraços!

Igor Fediczko
Veterano
# out/07
· votar


Izzy Dragon
Cara... ou o CD foi mal remasterizado ou é porque seu vinil tem configuração diferente (equalização, falantes, etc...) do seu CD player.



Não é remasterização ou o que for, o que pega é que o cd tem uma amostragem diferente do vinil, simples.

Não conheço o disco que o JoeCruz colocou ae, mas SGT PEPPERS LONELY HEARTS CLUB BAND, de uma banda chamada The Beatles, é notória a diferença do vinil e do cd...

O próprio Paul McCartney, no lançamento do Chaos and Creation in the Backyard, lá na abbey road, foi perguntado alguma coisa se ia lançar esse disco em vinil e tal, e na explicação dele (que foi de que não ia lançar), ele disse que era uma pena, pois discos como SGT PEPPERS soam muito melhores em vinil do que em cd.

E, pra finalizar, dá pra colocar mais "som" no vinil sim... É física... 96khz no vinil e 22khz no cd.

Igor Fediczko
Veterano
# out/07
· votar


Mas mesmo assim, pesando prós e contras, não sei o que prefiro... Continuo ouvindo os dois...

Só sei que MP3 é ruim, mas entre cd e vinil, claramente é uma disputa que ainda vive.

rafaelbretas
Veterano
# out/07
· votar


Michel Top

Já tocou numa GT-6, GT-8 ou VG-88 ou VG-99? Posso ser uma aberração, mas não sinto diferença na dinâmica do som dessas pedaleiras pra de um valvulado ou analógico. Tem muita gente que possui amplificadores simulados por essas pedaleiras e dizem que, além da dinâmica do som a variação na posição dos Knobs e a respectiva alteração da saída é a mesma ou muito semelhante à do amp original (caso se interesse mais pesquise sobre modulação física, tecnologia criada pela Yamaha, se não me engano, e que a Boss/Roland usam e abusam).

GUGALOO
Veterano
# out/07
· votar


A verdade é que os dois tem efeitos bons e ruins, geralmente distorções analógicas soam melhores que as digitais, mas não quer dizer que alguns digitais não são bons, são sim, e cada vez estão melhores, a prova está na GT8, pod e etc...

Na minha opinião, vc tem que testar, e gostar, e não se ´prender na questão "digital ou analógico" pq os 2 tem tanto efeitos bons quanto ruins.

rafaelbretas
Veterano
# out/07
· votar


Só de curiosidade.... esse áudio foi TODO gravado APENAS com a VG-88 (que já é uma pedaleira da geração passada):

http://vg-8.com/files/audio/vg88-demo.mp3

Se quiser ouvir mais alguns:
http://www.leemorant.com/Media.htm (Recomendo ouvir a música "Hell´s Kitchen". todas foram gravadas com VG-88 também, inclusive os sintetizadores).

Michel Top
Veterano
# out/07
· votar


rafaelbretas
Já toquei em todas GT series da Boss e alguns produtos da Line 6 e sinto muitooooo a falta de feedback, harmônicos pares, compressão e dinâmica e sinceramente não consigo mais usar drives digitais, agora, como falei acima, varia de gosto para gosto, assim como valvulado e transitorizado, muitos dizem não sentir a diferença mas eu sinto muito, nada substitui a compressão natural das valvulas, mas tem gente que prefere transitorizados, exemplo: Frank Gambale. Não há regras, cada guitarrista tem uma necessidade e se adapta a um certo tipo de equipamento, particularmente "não consigo mais tocar com overdrives digitais", já alguns "preferem drives digitais", portanto, entendo seu ponto de vista e é válido sim, porém, a diferença existe sim e é bastante grande. Abraços, espero ter ajudado de qualquer forma.

Lak Lak
Veterano
# out/07
· votar


olha, o negocio eh o seguinte, ter personalidade:

gostou, entao usa, foda-se se eh digital ou analogico... é o que eu faço...

entao, nao me importa se eu prefiro a distorção analogica pq ela tem base de ruido e a digital eh limpa, a questao eh que EU PREFIRO, nao interessa o motivo, soou melhor, eu levo e uso!!

também axo q as modulações como sao menos 'diferentes', e axo os delays digitais os melhores...

concordo que daki a um tempo digital sera 'melhor' q analogico

guitartube
Veterano
# out/07
· votar


Gosto é pessoal, mas nego escreve cada coisa sem noção.

vinihendrix
Veterano
# out/07 · Editado por: vinihendrix
· votar


Se digital (no campo da guitarra) fosse melhor então os analógicos que simulariam os digitais e não o contrário.
Veja o exemplo dos diversos simuladores de amplificador e etc.

vinihendrix
Veterano
# out/07 · Editado por: vinihendrix
· votar


Outra vantagem do analogico é a manutenção, qualquer pessoa pode concertar ou modificar um pedal , basta querer. Vai tentar consertar uma pedaleira digital ..

triguinhu
Veterano
# out/07
· votar


Bem, o que posso acrescentar é o seguinte:

Existem muitas mas muitas variáveis até vc chegar a um som que seria classificado por você que está lendo isto agora como um bom som ou bom timbre . . . Porém, essa classificação é pessoal e subjetiva, pois gosto cada um tem o seu . . .
Essa discussão não vai acabar nunca, exatamente por causa disto . .gosto é gosto e cada um tem o seu . . .
Poderia se dizer o mesmo para as opiniões . .cada um tem a sua

O fato é o seguinte e digo isto por minha opinião ( deixando claro, minha opinião! )
Hoje os digitais estão muito próximos em qualidade aos analógicos
Já toquei nos boogies ( recifters, triaxis, marks . . .marshalls tops, senhores amps ) com equipamentos analógicos . . .
Ja toquei com as GTs, e PODs, inclusive, tenho GT-8 e POD . . .

Descartando as variáveis para se chagar a um bom som, olhando só para as tecnologias . . . em breve o digital estará com a mesma qualidade

* Não quero por mais lenha na fogueira . . essa é a minha impressão pessoal, isso que eu quero mostrar pra voces . . . nào adianta tentar impor suas opiniões para os outros, tentando me bombardear com relação a minha opinião . . . e porque a sua é diferente . . .
Tenho visto que é issu que está acontecendo neste tópico . .a galera ta tentando impor suas opiniões . . .

Valeu

Minow
Veterano
# out/07
· votar


Realmente, esse assunto já deu o que tinha que dar... e ainda assim não vai acabar nunca!

DANIEL_TUBES
Veterano
# out/07
· votar


Eu ja disse isso. la na outra pagina!!!!

hehehehehe

Abração

Daniel Venticinco

www.geocities.com/manoelpower

makumbator
Moderador
# out/07
· votar


Minow


Realmente, esse assunto já deu o que tinha que dar... e ainda assim não vai acabar nunca!

eternum topic!

alfacorrea
Veterano
# out/07
· votar


Se tá todo mundo falando eu também quero falar um pouco de besteira...

Brincadeira... besteira nada. Tem muita opinião importante no tópico.

Vou deixar a minha:

Vejo 3 grandes grupos de timbres em matéria de guitarra:

1- timbre clean
2- overdrive ou chunch
3- distorção

Acho que os equipamentos digitais já conseguiram chegar em 2 aspectos desses 3 que destaquei acima. Timbre clean e distorção pesada acho que os equipamentos digitais, principalmente pedaleiras já fazem com muita qualidade.

Vejo que o grande "calcanhar de aquiles" das pedaleiras digitais ainda é fazer um timbre de overdrive convincente. Eu tenho uma G7, já tive um POD 2.0 e uma Boss GT-6 e o grande problema sempre era igualar o timbre do meu TS-808. As pedaleiras digitais ainda não conseguiram chegar no timbre dos tubescreamers.

Mas timbre clean já dá pra fazer com transquiliade com uma pedaleira digital. Sonzinho com um pouquinho de compressor, um chorus bem levinho ou um phaser pra bases de funk, reverbzinho pra dar uma molhada no som, isso tudo já dá pra fazer com muita qualidade.

De qualquer forma, sempre devemos lembrar:

A guitarra é analógica, o pedal pode ser analógico, o amplificador pode ser valvulado, o microfone pode ser analógico, a mesa de som pode ser analógica, o gravador pode ser analógico, mas o CD e seu aparelho de som sempre serão digitais.

Então, só lamento pra quem é defensor dos analógicos, mas hoje em dia, pra ouvir um som puramente analógico só no show ao vivo. Qualquer outra forma de audição vai passar por alguma parte "digital".

Então, um grande viva ao mundo "digital". Hip Hip Urra!!! Uma salva de palmas para as máquinas, os processadores, os microchips. Uma salva de palmas para o silício!!! Grande silício!!!

Abraço a todos.

Alexandre

ballyhoo
Veterano
# out/07
· votar


"O Ampli válvulado está para o transistorisado, assim como, o analógico está para o digital"

Em ambos os casos existem bons e ruins, vai do gosto de cada um!

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


"Realmente, esse assunto já deu o que tinha que dar... e ainda assim não vai acabar nunca!"(2)

Acredito que só esta faltando um moderador, ou mesmo o criador do topico Jafet perceberem isso e tratar de fechar o topico... não só esse como futuros topicos que tratem do mesmo assunto, porque vai sempre ter um falando a favor e outro contra, mais isso não vai convencer ninguém (só os cabecinhas)... o que convence é voce testar cada aparelho e ver que são coisas diferentes para o mesmo proposito e cada situação/ocasião requer uma coisa especifica... ou melhor ainda "o bom senso". Não existe o melhor ou o pior, existe o bom uso!

O fato é que analogico (em se tratando de pedais) tende a desaparecer (ser descontinuado, descartado, sucateado ou guardado como reliquia), o digital é uma evolução deste e não precisa-se de muita inteligencia para perceber isso, timbre valvulado hoje se consegue com preamps valvulados compactos para guitarra, e essa tendencia provavelmente descartará muito ampli valvulado (bom de preço) no futuro, hoje mesmo existem varios amps que já são confeccionados com efeitos digitais, e isso é só o começo... é a evolução, talvez os vossos filhos/netos ainda zombem da parafernalia que usavamos para tirar "um bom timbre", inclusive dos digitais de hoje, que provavelmente serão o trambolho semi analogico do futuro, mais sempre vai ter um olhando para o passado e dizendo "aquilo sim que era bom"! Fazer o que né? Não é possivel agradar todo mundo! As empresas que fabricam esses equipamentos que o digam... o fato é que o publico ta pouco se lixando se seu equipamento é digital ou analogico se voce faz musica boa!

vinihendrix
Veterano
# out/07 · Editado por: vinihendrix
· votar


Dizer que timbre valvulado se consegue com pedais pré valvulados é a maior asneira que eu li nesse tópico. Já ouviu falar em algo chamado POWER valvulado?

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


vinihendrix

Asneira é o cara ler (pode-se ler varias vezes pra ter certeza) uma coisa e entender outra, quem falou em pedal pré valvulado?? Preste atenção! E POWER valvulado é outra coisa, diria que já se tem ai um amplificador e não um PRÉ-AMP.

vinihendrix
Veterano
# out/07
· votar


I.Nosferatu
O fato de ser pedal ou nao indifere. o Problema é dizer que amps valvulados são substituiveis por pré amps.Papo de quem nao tem um amp valvulado de verdade.

victorcurvo
Veterano
# out/07
· votar


Jafet

Cara parabéns pela resenha !!
Achei realmente muito boa ! E ainda provocou uma polêmica danada !
Uahuahuahauhauahuaau
Acredito realmente que a questão posta e existente entre analógicos e digitais é aquela velha questão de gosto. da mesma foirma que você, entrei jno mundo da guitarra já sabendo que pedais analógicos são superiores aos digitais. E hoje vejo que isso é mito, ou seja, questão de referência e paradigmas pessoais. Assim cada um tem no seu set aquele pedal que mlehor lhe apetece em termos de sonoridade. E ponto final !!!

Se eu socar no meu set 10 pedais digitais e conseguir com eles fazer um som que me agrade, qual seria, então, a vantagem de adquirir pedais analógicos que não me agradam, apenas por me fazerem acreditar que são superiores. E digo o mesmo vice-versa !

A discussão é aquela: gosto é gosto ! E o mercado está aí para todos...Graças a DEUS !

Abraços a todos !

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Pela praticidade (e também pela qualidade), para gravação prefiro usar pedaleiras e simuladores.
Não que não dê pra fazer gravações com qualidade usando amplificadores e tal (tão aí grandes bandas e grandes gravadoras mostrando que é possível), mas com uma gt-8 ligada em linha dá pra fazer uma ótima gravação de guitarra, ao passo de que microfonar aquele JCM ou MESA ia requerer um tratamento muito bom de som, bons microfones, bons preamps para esses mics, enfim... Muito mais caro que a pedaleira.

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


vinihendrix

Sem comentarios! Cada um entende (ou não entende) as coisas que são escritas aqui da forma que o discernimento permite!

vinihendrix
Veterano
# out/07
· votar


Um viva para os melhores guitarristas do mundo que usam analogicos e valvulados apenas porque os outors dizem que é bom.Eles não entendem de nada não é mesmo?

vinihendrix
Veterano
# out/07 · Editado por: vinihendrix
· votar


"timbre valvulado hoje se consegue com preamps valvulados compactos para guitarra"
não ta escrito isso?
Timbre valvulado é timbre de AMPLIFICADOR valvulado.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a A "grande mentira" digital X analógico !