A "grande mentira" digital X analógico !

Autor Mensagem
rafaelbretas
Veterano
# out/07
· votar


Qualquer pessoa com a mínima capacidade auditiva, consegue perceber claras diferenças entre o som de um analog da Boss, e uma GT-8, POR EXEMPLO.

Tem milhares de testes, tópicos e gravações comparando um mesmo som gravado em digital ou analógico e todos confundem. Um digital bem gravado tem exatamente a mesma qualidade de um analógico bem gravado. é indiferenciável e quem duvida que faça o 'teste cego'.

Minow
Veterano
# out/07
· votar


rafaelbretas
É que o pessoal aqui tem um ouvido absurdo, conseguem sentir diferença de timbre até pela pintura da guitarra.

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07
· votar


cara, depende de como foram gravados.

Não estou criticando digital hein, eu gosto e tenho no meu set.

Mas ao vivo, a diferença é muito perceptivel, e numa gravacao bem feita, também é.

Analogico tem um puta som legal, não dá pra comparar um jcm800 simulado num PODXT ou Vox Tonelab, com um head Marshall de verdade e uma caixa 4x12.

É fato, a tecnologia ainda não copiou o som, apesar de fazer uns lances muito bacanas.

Em gravacoes amadoras na net, é dificil perceber mesmo, a galera grava com recursos precario, ai tudo se iguala.

Nas minhas gravinas por exemplo, consigo melhor som de digital, do que microfonando meu ampli e pedais.

A culpa é do método de gravação, do microfone ridiculo, e do amadorismo.

Mas ao vivo, o som do meu ampli, destroi o som do guitar rig/podxt/vamp, ou qq outra coisa.

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07
· votar


Tem muita gente que adora o som hi-gain de um Pod Xt, e eu sou um deles, acho que dá pra tirar um puta som legal, mas nunca tocaram de verdade num Head Mesa Boogie espetado numa caixa com bons falantes.

Galera, é ponto pacifico. Não tem como comparar ainda.

catselidis
Veterano
# out/07 · Editado por: catselidis
· votar


Minow
É que o pessoal aqui tem um ouvido absurdo, conseguem sentir diferença de timbre até pela pintura da guitarra.
huahuahuauhauhahuahuahu!!!

eu tenho uma dúvida: o clone do TubeScreammer na lata de sardinha é digital, analógico ou é aquático? vem com ômega 3?

huahuahuauh

Eu acredito em uma boa junção dos dois universos. Os pedais da Damage Control e mesmo os Wavebox têm tido muitos comentários positivos e eles misturam a praticidade do mundo digital ao "calor" do analógico. Creio que a barcaça navegue por esse lado...

É inquestionável essa necessidade do músico de ter uma "personalização" de seu timbre, apesar das inevitáveis referências/imitações, e com certeza os novos produtos TODOS virão com opção de effect loop programável na cadeia e até com válvulas e circuitos análogicos - o novo POD X3 (assim como GT8) já vem com o recurso de effect loop programável.

Agora o que não dá é pra criar-se um DOGMA fudido em cima dos digitais, enquanto eles resolvem muitas situações onde os análogicos ferrariam completamente com o músico.

Eu tenho alguns equips digitais e tenho meu marshalzinho de 15W, só que eu não tenho condições de colocar ele no "talo" pra microfonar e gravar um take, então eu uso ele pro meu deleite... pra estudar... Quando vou gravar, recorro aos inúmeros simuladores que tenho (tanto software como hardware), e agora estou usando uma distorção analógica e simulações de amps e estou pegando o jeito - fica muito bom!

O importante é ser feliz! Eu sou! Não toco pra ficar pagando sapo pros outros nem pra ganhar dinheiro. Enquanto isso, vou aprendendo a usar um pouco de cada mundo e aprendendo a valorizar o que cada um tem de bom e respeitar o gosto de cada pessoa, sem querer fazer proselitismo ao culto análogo ou ao digital.

Abraço!

Smithóvski
Veterano
# out/07
· votar


Eu sou do time que se te agrada, foda-se o resto. Não importa se é digital, analógico, valvulado, à gasolina, à álcool, flex, o escambau...Tire seu som.

Jason Becker era um puta guitarrista, mas eu acho o timbre dele horroroso. Mas é DELE o timbre saca? Deixa o cara. Você tem que buscar satisfação pessoal e não pensar no que os outros vão dizer sobre o seu timbre.

DANIEL_TUBES
Veterano
# out/07 · Editado por: DANIEL_TUBES
· votar


A eterna guerra entre digital e analogico, isso nunca vai ter fim???

Gente esse tipo de assunto nao vai levar ninguem a lugar algum, como ja foi dito, tem milhares de topicos com o mesmo dilema e ninguem chegou a um acordo,.,,,,

Façam assim, quem gosta de analogico fica com os pedais.
Quem gosta de digital fica com as pedaleiras,
Quem e do meio termo fica com os dois e ponto final....

Eu concordo com Smithóvski, cada um tira o seu tibre e seja feliz... e assim que eu penso.....

Mas vamos encerrar essa discução ... pq isso vai daqui a pouco ter 50 paginas e não vai chegar lugar algum....

Perdão por ser tão serio...

Um abraços a todos.

Daniel Venticinco

www.geocities.com/manoelpower

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


Smithóvski

É bem por ai mesmo... mais veja só, embora todos aqui lá no fundo saibam disso que voce citou acima o verdadeiro problema que aparece é bem esse: os caras ligam sim e muito, para o que os outros falam a respeito dos sons que eles tiram, porque eles nem sabem o que querem realmente (isso timbre pessoal) ficam querendo ser/soar "como o guitarrista da banda ESTRELAS", e querem soar igualzinho, e pior, ter os mesmos equipamentos... ai já viu... insatisfação geral, mesmo tendo um set analogico ou digital invejável, se não for aquele, o cara nunca vai estar bem... hehehehehehe...

O mais interessante nessas opções todas de equipamentos (analogico e digital) é a finalidade e não o equipamento em si... me parece que é ai que neguinho se perde.

O cara pode ter um puta equipo analogico (pesado dos pés a cabeça) pra tocar por ai, mais vai ter que desenbolsar uma grana nervosa se quiser "fidelidade" (sim porque num estudio se mascara tudo) em seu trabalho, fora a trabalheira e custo pra carregar e manter isso, ao passo que, alguém num home estudio modesto, com uma simples pedaleira, paciencia , comprometimento e plugins consegue timbres tão fantasticos quanto... e mesmo ao vivo isso é possivel, só não se pode cometer o erro de se igualar um ao outro, são coisas diferentes na minha opinião um aparelho e um simulador, senão poder-se ia dizer que simuladores de vôo decolam e saem plainando sobre nossas cabeças.

IH! SOCORROOOOOOO!!!!

Johnny Favorite
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho que não interessa se é analógico ou digital. Interessa se eu gostei ou não. Mas é fato que de tudo que testei até hj poucos pedais digitais me agradaram. O que mais me irrita é que a tocabilidade muda muito em valvulados. Eu ainda não tenho um, mas sempre que toco em um eu piro. Mas descobri esses dias que realmente o que pega mais no quesito qualidade do som é o falante. Usando fones de ouvido profissionais, esses de Dj mesmo, tipo o Sony Mdr-V700 plugado na saida do amp consigo perfeitamente o som que quero com um pedal GT-2. Som que o falante do amplificador não produz de jeito algum.

I.Nosferatu
Veterano
# out/07 · Editado por: I.Nosferatu
· votar


Johnny Favorite

"Usando fones de ouvido profissionais, esses de Dj mesmo, tipo o Sony Mdr-V700 plugado na saida do amp consigo perfeitamente o som que quero com um pedal GT-2. Som que o falante do amplificador não produz de jeito algum."

Ahaa! Então não era o pedal afinal o problema, humm... era a resposta de frequência do equipamento em questão onde o pedal estava plugado, coisa essa que também deve ter levado muitas pessoas a ter tirado conclusões erroneas do tipo as que o topico trata... pois é, no final o que realmente conta é conseguir tirar seu timbre, independente do equipo. E isso é consenso, não opinião pessoal. Só que vai dizer isso pra um cara que pretende ser o PROUDERPOPGUITARMAN da UNAMEDBESTBAND do mundo. Hehehehehehe :)

Johnny Favorite
Veterano
# out/07
· votar


I.Nosferatu
Ahaa! Então não era o pedal afinal o problema, humm... era a resposta de frequência do equipamento em questão onde o pedal estava plugado, coisa essa que também deve ter levado muitas pessoas a ter tirado conclusões erroneas do tipo as que o topico trata... pois é, no final o que realmente conta é conseguir tirar seu timbre, independente do equipo. E isso é consenso, não opinião pessoal. Só que vai dizer isso pra um cara que pretende ser o PROUDERPOPGUITARMAN da UNAMEDBESTBAND do mundo. Hehehehehehe :)

Exatamente man. E olha, demorei uma cara pra entender isso. Veja que num meio onde vai tantos tipos de equipamentos vc acaba achando que o problema está em uma coisa quando na verdade está em outra. Onde exatamente estão sendo testados esses analógicos e digitais que o pessoal ai em cima fala? É de se pensar...

ZeeG
Veterano
# out/07
· votar


Na expomusic descobri q o q conta mais eh a guita e seus captadores msm, o melhor timbre q ouvi foi d uma LP da gibson no stand da wavebox. Dpois foram outros guita tocar com o mesmo ekipamento e achei o som um lixo.

Michel Top
Veterano
# out/07
· votar


HYBRID PRS
eu acho que mesmo sendo digital, acredito que o Boss DD-3 é melhor que Delay de pedaleiras Boss!!!
Ambos realmente são diferentes e particularmente acho melhor o DD3, sem dúvidas.

I.Nosferatu
Isso é obvio e sabe porque? Tanto pra esse pedal como para outro digital qualquer, porque voce tem uma função apenas para o DSP do pedal e não varias como é o caso das pedaleiras, e isso influi bastante.
Bingo!

Minow
Com certeza, a GT8 é muito melhor.
Existem gostos pra tudo e realmente não vou lhe tirar a razão mas garanto que você faz parte da minoria, mas como falei acima, não tiro a sua razão. Cada um está preparado para ouvir um timbre de guitarra totalmente diferente e cada um sabe o que é melhor para seu set, concorda? Fico feliz que vc tenha falado tão confiante isso, EU ACHO A GT8 MELHOR, isso é sinal de maturidade e entendimento nesse assunto. Particularmente, não compararia nunca uma GT8 com um DS1 Mod Keeley, nem nesse mundo, nem em outro, mas como falei, é o meu gosto apenas :)

Abraços a todos, espero ter ajudado em algo!

Michel Top

Michel Top
Veterano
# out/07
· votar


rafaelbretas
Um digital bem gravado tem exatamente a mesma qualidade de um analógico bem gravado.
Qualidade ambos podem ter igual sim, não é na qualidade que ambos se diferem, é na dinâmica, harmônicos e feedback que notamos essa diferença e normalmente não notamos apenas ouvindo e sim tocando. Particularmente, noto muitaaaaa "deficiência" quando plugo em drives digitais, minha dinâmica se vai pro espaço, o feedback se perde e os harmônicos ficam muito artificiais, sem contar a compressão que soa "empastelada". Ambos tem a mesma qualidade para gravar sim, porém, drives digitais "consomem" uma porcentagem do talento dos guitarristas.

JoeCruzGuitar
Analogico tem um puta som legal, não dá pra comparar um jcm800 simulado num PODXT ou Vox Tonelab, com um head Marshall de verdade e uma caixa 4x12.
Logicamente não temos como comparar, afinal o nome já diz tudo, SIMULADOR :)

catselidis
os Wavebox têm tido muitos comentários positivos e eles misturam a praticidade do mundo digital ao "calor" do analógico.
Opa amigo, os pedais Wave Box são analogicos, a parte digital somente serve para salvar presets (Segundo Heraldo Paarmann me comentou na Expomusic 2007), portanto, o pedal é analógico :)

Smithóvski
Eu sou do time que se te agrada, foda-se o resto.
Bingo!

ZeeG
Na expomusic descobri q o q conta mais eh a guita e seus captadores msm
O que vale mesmo são os dedos :) mas o resto tudo ajuda, ou seja, o conjunto da obra.

Espero ter ajudado, abraços amigos!

Michel Top
Veterano
# out/07
· votar


MORAL DA HISTÓRIA:

A história é bastante simples e muitos acabam confundindo as coisas. (Lembrando, abaixo estaremos falando apenas de Overdrive, Distortion e Fuzz.)

1-Qual é a função de um simulador? Simples, simular algo que já existe, ou seja, simular bons amps, drives, etc... e seguindo essa regra, teremos um bom simulador.

2-Qual é a função de um pedal analógico? A prioridade básica de um equipamento analógico é manter o timbre de sua guitarra e amp intácto, modificanto o mínimo possível, seguindo essas regras, teremos um bom analógico.

3-Eu tenho um amp "modesto", qual seria o equipamento mais adequado? Lógicamente um simulador pois dessa forma conseguiriamos chegar mais próximo ao timbre de um bom amp, esta é a meta dos simuladores.

4-Eu tenho um mesa/boogie dual rectifier, qual seria o equipamento mais adequado? Lógicamente analógicos pois desta forma manteremos intácto o timbre lindo de um dual rectifier, ou alguém compra um dual rectifier de 15 mil reais para simular um marshall JTM30 de 2 mil?

Isto é a parte teórica da coisa mas não é uma regra, cada um faz sua própria régra mas este foi meu ponto de vista e tem fundamentos. Abraços, espero ter ajudado!

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


Eu prefiro Vinil, o som é muito melhor que o de um CD, não tem nem como comparar (na minha opinião, lógico)

Com gente que diz uma coisa dessas no fórum não tem como conversar sobre alguma coisa séria

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


Tem milhares de testes, tópicos e gravações comparando um mesmo som gravado em digital ou analógico e todos confundem. Um digital bem gravado tem exatamente a mesma qualidade de um analógico bem gravado. é indiferenciável e quem duvida que faça o 'teste cego'. (2)

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


Pow, eu não tenho muita moral pra falar, porque nunca toquei numa Gibson ligada num JCM ou Dual Rectifier...

Mas vi vários videos no youtube dos caras tirando sons incríveis com a variax... me agradou pra caramba.

Dimebag Darrel é um dos meus ídolos, mas aquele timbre dele (do Cowboys, por exemplo) dá de tirar um melhor fácil fácil com uma GT-8/XT/Etc...

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07
· votar


Izzy Dragon
Com gente que diz uma coisa dessas no fórum não tem como conversar sobre alguma coisa séria


Cara, não entendi teu comentário a respeito do que eu falei sobre os vinis.

Vou tentar ser mais didatico e explicativo.

Não sou audiófilo, nem fissurado em vinis. Tenho poucos e todos de uma unica banda ok.

Dessa banda, tenho album em vinil fabricado no Brasil, Japão e Argentina, e já encomendei o mesmo feito na Alemanha.

Tenho também estes albuns lancados em CD (remasterizados e tals).

O vinil japones é o cara mais perceptivel. É colocar ele pra tocar, e fazer um A/B entre ele, e o CD rolando no player, e a diferença de peso e massa sonora no som é extremamente perceptivel.

Como eu explicitei no meu post, é minha opinião, e baseada no som que ouço aqui na minha casa e isso eu não coloco em discussão pq é fato.

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07
· votar


Mas vi vários videos no youtube dos caras tirando sons incríveis com a variax

E cara, a Variax é muito bacana.

Mas youtube é o local menos indicado para avaliação de timbres. A compressão dos videos prejudica bastante o audio.

Se é pra ouvir a distancia, é melhor audio em wave, wma, ou mp3 com boa qualidade de bits.

Mesmo assim, sem saber como o som foi gravado fica dificil tirar conclusões.

A melhor conclusão é apenas ter a oportunidade de pegar o equipamento, plugar a guita, colocar o volume no 11 e tocar.

Vinicius Nogueira
Veterano
# out/07
· votar


calma gente... Zoom humilha SansAmp !!!!

calma!!!

Digitech humilha Wavebox... calmaaaaaaaaaa!!!!

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


JoeCruzGuitar

Pow, eu sou da epoca do vinil, tinha trampos importados muito bem feitos, o disco era bem robusto, a qualidade, na epoca nenhum aparelho tinha qualidade pra reproduzir isso fielmente, o que existia era muito caro, lançaram o cd, corri pra trocar minha coleção logo e meu amigo, tenho raiva até hoje de ouvir o barulho de uma agulha nos sulcos de um vinyl, assim como lembro das fitas gravadas em bons aparelhos na epoca e que mesmo assim apresentarvam um ruido e chiado por causa das cabeças magneticas para gravação do material, lembro que cheguei a improvisar meu gravador anti ruido, cancelando essa cabeça que era responsável pelo apagamento dos dados anteriores no tape, gastava muito mais fita, porque se errasse na gravação, não tinha como refazer, mais isso fazia soar legal... exceto o maldito ruido do vinyl ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...

O analogico extremo tem esse defeito, e acho que voce foi infeliz no seu comentário de que o vinil é melhor que o cd, voce deve gostar deste ruido (talvez não tão evidente pra voce) no seu sistema de som...

Ele deve servir de base pra voce julgar a "qualidade" do material... eu também estranhei o cd no inicio e tinha diversos motivos pra isso, cheguei a achar que o som das fitas eram melhores, olha só, mais realmente não troco um cd por um vinyl, e penso que o cara que diz isso de coração, precisa rever seus conceitos...

Mais esse assunto não tem nada a ver com o topico e respeito sua opinião pois ela é a sua... mais deixa isso pra lá, gosto é gosto!

Vinicius Nogueira
Não vi ninguém afirmando o que voce escreveu aqui... :\
Pode usar seu Sansamp ou sua Wavebox, só respeite e não diga merda quando vir alguém usando uma Zoom e uma Digitech, acho que isso é o que foi dito por aqui!

Michael Top
Seus pontos de vista são coerentes, mais também não vi ninguém dizendo que voce não pode ter um mesa e um set analogico, só acho estranha sua afirmativa:

"2-Qual é a função de um pedal analógico? A prioridade básica de um equipamento analógico é manter o timbre de sua guitarra e amp intácto, modificanto o mínimo possível, seguindo essas regras, teremos um bom analógico."

Pra mim um pedal destes que voce citou, modifica totalmente o timbre tanto da guitarra como do amp.

Na verdade gostei da opinião firme do minow o timbre que ele consegue tirar da GT-8 é um timbre legal pra ele, talvez voce não goste, como também talvez ele achasse uma merda o timbre do seu equipamento, o que esta em jogo não é o que o outro vai gostar ou dizer, é seu gosto pessoal e se voce não consegue definir o que é bom pra voce, vindo de um analogico ou digital, então voce não tem nada, apenas um monte de equipamento que provavelmente não convence nem a si mesmo, e se não se convenceu, como vai convencer alguém??? No maximo os outros é que irão te convencer de algo... hehehehehe :)

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Mais esse assunto não tem nada a ver com o topico e respeito sua opinião pois ela é a sua... mais deixa isso pra lá, gosto é gosto!

ok, isso ai heheh

voce deve gostar deste ruido (talvez não tão evidente pra voce) no seu sistema de som...
Ele deve servir de base pra voce julgar a "qualidade" do material


Pow cara, nada haver velho, quem curte ruido é mestre de obras heheh

Só para não deixar duvidas... curto o vinil e não é por causa de saudosismo, nem de apego a algo que tenho, muito menos pelos ruidos hehehe Disco muito sujo incomoda mesmo, agora o ruido normal não.

O lance é : a massa sonora, por exemplo, do Diver Down (VH) em vinil (o japan), comparada ao CD remasterizado, é bem maior. Ouve-se tudo com muito mais punch, só isso. Dá impressão que a banda está tocando ali por perto.

Odeio ficar explicando a mesma coisa mais de uma vez hahahah

Izzy Dragon
Veterano
# out/07
· votar


JoeCruzGuitar
A massa sonora, por exemplo, do Diver Down (VH) em vinil (o japan), comparada ao CD remasterizado, é bem maior. Ouve-se tudo com muito mais punch, só isso.

Cara... ou o CD foi mal remasterizado ou é porque seu vinil tem configuração diferente (equalização, falantes, etc...) do seu CD player.

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07
· votar


Izzy Dragon

é uma especie de rack velho, ambos compartilham o mesmo power e caixas.

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Michel Top
Opa amigo, os pedais Wave Box são analogicos, a parte digital somente serve para salvar presets (Segundo Heraldo Paarmann me comentou na Expomusic 2007), portanto, o pedal é analógico :)
Amigo, foi exatamente isso que eu quis dizer. Um analógico tirando proveito das comodidades do digital, programação, presets, etc... Se você tem potenciometros analógicos, quando vc for "gravar" o preset, o valor que ficar gravado terá um corte em algum certo número de casas decimais que o levará ao mundo digital (não o som e nem o processamento) somenta na armazenagem. Não esqueça também que ele tem SIMULADORES DE AMPS, e não os próprios préamps dentro dele, senão ele custaria R$ 94.000,00. ( http://www.wavebox.com.br )

Abração!

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


"O lance é : a massa sonora, por exemplo, do Diver Down (VH) em vinil (o japan), comparada ao CD remasterizado, é bem maior. Ouve-se tudo com muito mais punch, só isso. Dá impressão que a banda está tocando ali por perto.
"


Hehehehehehehe... sem comentarios, vou dormir, mais vou com um sorriso no rosto agora :)

Boa noite pra voces!

Minow
Veterano
# out/07
· votar


Michel Top
Eu nunca tive a oportunidade de experimentar um DS-1 Mod Keeley, infelizmente. Mas possuo um DF-2, que é basicamente um DS-1 com mais um simulador de feedback, tenho também um MD-2, e já experimentei vários outros pedais da boss, mas nenhuma distorção realmente me agradou como me agradam outros. Apenas uns drives são usáveis, mas realmente em matéria de distorções em geral a Boss deixou muito a desejar (pra mim). Não estou desmerecendo a marca, até porque elogiei justamente a GT8, e tenho outros pedais da marca, que uso e gosto bastante.
Vale salientar que eu não tenho a GT8, mas já tive oportunidade de usa-la, e conheço a versatilidade da pedaleira.
Pra mim o grande atrativo das pedaleiras é a praticidade e versatilidade. Eu uso um set de pedais analógicos e amp valvulado, estou satisfeitíssimo com eles, mas já sofri muito com chiados e foi difícil me acostumar com a orgia de cabos e fontes que tem que ter.
Em matéria do resultado final, ao vivo, eu acho que os digitais ainda não chegaram lá. Não existe nada mais lindo que um bom amplificador QUENTE e MUITO ALTO. Mas comparando versatilidade/praticidade, acho que as pedaleiras dão um banho. Foi por isso que eu citei a GT8 como sendo "melhor", acho que essas são coisas importantes, principalmente pra músicos não profissionais. Ninguém quer um hobby que dê trabalho, encha o saco e custe muito dinheiro. É muito legal poder tocar de Beatles a Metallica com apenas um pisão, não ter problema com chiados e ser tudo muito compacto.

Acabei escrevendo demais aqui, mas não quero ser entendido errado. Minha opinião ainda é a favor dos analógicos (bons), mas sou purista até certo ponto.
Mas pra quem não tem um amplificador muito bom e esteja procurando versatilidade (inclusive pra gravações), eu não penso duas vezes, pedaleira digital!

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


I.Nosferatu
Izzy Dragon

heheh tentativa frustrada de arrumar treta comigo, tô fora.

ESP
Veterano
# out/07
· votar


Jafet

É isso ai! concordo com o q vc disse e assino embaixo!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a A "grande mentira" digital X analógico !