【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx
Cara, vou dizer o que eu faria ... Eu venderia todos os pedais de distorção e o ampli e compraria um ampli melhor e eu usaria a distorção do amplificador (sim, muitos famosos fazem isso ... alguns dizem que até preferem distorção de ampli do que de pedal) ...

não tenho banda nem nada ,agradeço desde já abrçs .
Fera, mais um motivo pra não ter pressa, vai usando o que vc tem e pega um ampli bom (que geralmente vem acompanhado de uma distorção boa e, muitas vezes de um bom reverb).

FBlues_rock
Veterano
# jun/12
· votar


RuanbestXx

Fique com o conselho do Fernando, muito melhor que o meu... hehe

Só complementando: um valvulado, mesmo mais barato (Egnater Tweaker, alguns Vox, alguns Fender, etc.) vai te dar um OD/Distorção tão bom que só vai querer pedal de Drive para usos mais específicos.

Flavio Jr.
Veterano
# jul/12
· votar


Me revoltei com meus pedais!

Comprei um valvulado e não sinto mais necessidade de tantos pedais
Eles apresentavam muito ruido e perda de sinal
Ainda estava precisando de dinheiro para pegar uma ponte nova
então vendi quase todos!

Tinha no meu set:

Morley bad horsie
Matrix super overdrive
marshall guv nor
Brutal distortin
black snake booster
danelectro fab chorus
boss dd3

só fiquei com o brutal distortion para quando preciso de um hi gain
e com o dd3 que é um bom delay
estou quase vendendo o guv nor, se vender vou pegar um boss sd1
e comprei um cry baby original que esta para chegar

dai vai ficar assim: 4 pedais
Cry baby Original
Boss sd1 ou MS Guv Nor
Brutal distortion
Boss DD3
e uns cabos da sparflex de conectar pedais para nenos ruido e perda de sinal

e com a venda dos outros sobrou dinheiro para uma floyd nova gotoh

Pedais com boa reputação e novos
vamo ver oque da

e Mais tarde penso num Chorus, Phaser e Compressor

Fernando de almeida
Veterano
# jul/12
· votar


Flavio Jr.
Comprei um valvulado e não sinto mais necessidade de tantos ped
Show ...

dai vai ficar assim: 4 pedais
Cry baby Original
Boss sd1 ou MS Guv Nor
Brutal distortion
Boss DD3
e uns cabos da sparflex

Legal ... Mas creio que não precise de 2 drives ...

Mais tarde penso num Chorus, Phaser e Compressor
Aí fechou ...

Flavio Jr.
Veterano
# jul/12
· votar


Fernando de almeida

uso o drive do amp como drive principal
gosto da dinamica dele de controlar no volume da guita e tal
tem um timbre bem versatil pau pra toda obra

o brutal uso para um hi gain e uso ele de drive principal quando uso meu transistorisado

e o sd1 uso bem low gain só para aquela crunchada e para boost de ganho

Chorus, Phaser e Compressor não sei certo qual pegar ainda
Compressor axo que vou de boss
Phaser quero da uma olhada no fuhrmann se não vo de mxr mesmo
e chorus não sei ainda

pjotaguitar
Veterano
# jul/12
· votar


Boa noite FERNANDO.
Primeiramente PARABÉNS!!! Excelente tópico e parabéns tbm pelo seu conhecimento musical!

Bem... sou novato no fórum e pediria sua ajuda e/ou dos demais colegas do fórum.
Minha dúvida, acredito que seja bem simples para vc.

Bom... sou músico ha mais de 15 anos e sempre usei pedaleira, etc... não costumava usar pedais, gostava de uma coisa bem prática para as "Gigs da Vida" rs rs rs...
Semprei toquei com bandas de Axé-Music e e de Rock (estilo Charlie Brown, etc..)... e meus timbres são bem divercificados... pois para o axé-music uso bastante Clean e os meus cleans são com aquela pegada de Fender Twin... saturando um pouquinho e segurando a "porrada" do swing com compressor.

Então vamos lá:

1) Tenho uma VOX TONELAB SE que já a uso ha bastante tempo, só que agora senti a necessidade de adicionar uns pedaizinhos para somar um pouco mais... que são eles:
- CRY BABY DUNLOP 535Q (para eu ficar com o grupo de pedais da Tonelab livre para usar outros efeitos);
- MXR CUSTOM COMP (para eu ficar com o grupo de pedais da Tonelab livre para usar outros efeitos);
- LINE 6 FILTER MODELER FM-4;
- FULLTONE OCD;
- BBE BOOSTA GRANDE (bosst)
- DOUBLE INPUT PEDAL (ligar 2 guitarras em mum Amp.);
- Amplificador FENDER HOT ROD DELUXE.

Bem este é o meu Setup atual.

MINHA DÚVIDA É:
1) Qual a NA ORDEM CERTA para ligar estes pedais???

2) Minha pedaleira possui 1 Loop de Efeitos (SEND/RETURN), o que poderia ligar nele???

Conto com sua colaboração.

Desde já agradeço muito.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/12
· votar


pjotaguitar
sou músico ha mais de 15 anos e sempre usei pedaleira, etc
LEgal ... vc vive só de musica??? EU queria viver só de musica, mas ela é minha 2ª (ou 3ª) profissão ...

Semprei toquei com bandas de Axé-Music e e de Rock
Opa ... aí tem ter versatilidade ... tanto em timbres como em execução ...

1) Qual a NA ORDEM CERTA para ligar estes pedais???
Fera, creio que vc queira ligar 2 guitas no double input ... outra coisa que eu faria é usar o loop so Tonelab (send/return) e o loop do ampli (preamp-out/poweramp-in) ... então eu ligaria:

Guita1+Guita2 > DOUBLE INPUT PEDAL > CRY BABY DUNLOP 535Q > MXR CUSTOM COMP > FULLTONE OCD > (in)VOX TONELAB SE(send) > BBE BOOSTA GRANDE > (in)Ampli(preamp-out) > LINE 6 FILTER MODELER FM-4 > (return)VOX TONELAB SE(out) > (poweramp-in)Ampli.

Dessa seria atendido a sequencia clássica utilizada pela maioria dos guitarristas: drives/dist./pré > modulações > ambiências ... No seu caso seria:
- drives/dist./pré = COMP, OCD, drives/prés do tonelab e drives/pré do ampli
- modulações = as do tonelab e do FM-4
- ambiências = as do tonelab e o reverb do ampli.

Use cabos de qualidade e regule certinho e veja o que vc achou ...

Esse modo de ligação é onde vc usará o máximo de cada equipamento que vc tem, tanto pedais como ampli ... Outros simplesmente ignoram o ampli, usam só o input e só no canal clean ...

ABR PAULINO JOTA

Fernando de Almeida

Fernando de almeida
Veterano
# jul/12
· votar


pjotaguitar
2) Minha pedaleira possui 1 Loop de Efeitos (SEND/RETURN), o que poderia ligar nele???

Tinha esquecido da questão 2 ... O send/return é onde é separada a parte de prés (tanto clean quanto sujos) e a parte de modulações, ambiências, etc ... Usamos esse recurso quando se quer ligar os efeitos na sequencia clássica (que não é obrigatória, porém é a que a maioria do músicos usam e que realmente é que se tiram muitos bons timbres)...
Se a pedaleira tivesse só input e output, sua única opção para usar outros pré externos(drives e dist) seria ligar no início da cadeia ... Com o loop (send+return) vc pode usar tanto antes quanto depois dos prés da pedaleira.

Seu ampli tb tem loop, porém não é escrito send/return e sim preamp out (send) e poweramp in (return), ou seja, é separado parte de pré e de power ... assim vc pode usar prés/drives/dist externos antes ou depois do pré do ampli.


Falow

pjotaguitar
Veterano
# jul/12
· votar


Karamba meu Brother... Parabéns...
Vou "tentar" ligar no sábado (que é quando terei um tempo, pois trabalho em outra atividade e música GRAÇAS A DEUS é o meu remédio anti-stress.... rs rs rs).

Te dou um Alô no sábado...

Se não for abuso de minha parte, vc tem algum número Nextel ou TIM, para que eu possa te ligar se surgir uma eventual dúvida?

Fico no aguardo.
Um forte abraço.

pjotaguitar
Veterano
# jul/12
· votar


Se quiser enviar para meu e-mail: pjotaguitar@hotmail.com

Fernando de almeida
Veterano
# jul/12
· votar


pjotaguitar
Se não for abuso de minha parte, vc tem algum número Nextel ou TIM, para que eu possa te ligar se surgir uma eventual dúvida?
Sem problema ... Te passo no seu contato ...

pjotaguitar
Veterano
# jul/12
· votar


Obrigado mesmo.
Daí tento ligar no sábado pela manhã, caso tenha alguma dúvida nos falamos.

Bob Mauley
Veterano
# jul/12
· votar


Galera, quanto vcs acham que ta valendo a boss me8?
Tao querendo me passar uma por 300 pilas, vale a pena?

Rafael Balaguer
Veterano
# jul/12
· votar


Pessoal preciso de uma força... vendi meu Peavey 30 w e agora vou comprar um Mesa Boogie Single Rectifier só que eu tenho um metal zone como pedal.

Sera que pra tirar um som legal do mesa tipo metallica, eh melhor eu usar a distorção pura do cabeçote, ou posso usar o clean do mesa a a distorção do pedal?

Abraços!!!

Rafael Balaguer
Veterano
# jul/12
· votar


Pessoal preciso de uma força... vendi meu Peavey 30 w e agora vou comprar um Mesa Boogie Single Rectifier só que eu tenho um metal zone como pedal.

Sera que pra tirar um som legal do mesa tipo metallica, eh melhor eu usar a distorção pura do cabeçote, ou posso usar o clean do mesa a a distorção do pedal?

Abraços!!!

Fernando de almeida
Veterano
# jul/12
· votar


Rafael Balaguer
Sera que pra tirar um som legal do mesa tipo metallica, eh melhor eu usar a distorção pura do cabeçote, ou posso usar o clean do mesa a a distorção do pedal?

Fera, esse é um p. ampli ...

Se vc souber utilizar/regular, vc pode usar de todos os jeitos:
1) Dist. do ampli puro ...
2) Dist do metal zone com o ampli clean ...
3) Dist do ampli + dist do metal zone (devidamente regulados) ...

Vc pode usar das 3 formas sempre, ou seja, com o foot do ampli ao lado do MT2 vc vai ligando/desligando pedal/ampli de acordo com o necessário ...

marcelogui
Veterano
# jul/12
· votar


Olá, amigos!
Sou novato aqui e estou precisando da ajuda de vcs.
Não sou profissional, aliás, estou longe disso, e hoje tenho uma Gibson SG Faded, além de uma pedaleira BOSS ME-25 e um cubo bem simples, pra tocar em casa mesmo.
Entendo pouquíssimo de pedais e efeitos.
Entretanto, to indo pros EUA em outubro e pretendo fazer um upgrade no meu equipamento. A situação é a seguinte:
- Devo trazer uma Fender Strato Dave Murray ou Eric Clapton.

- Pensei em trazer um amp Fender Mustang III, que não é valvulado mas tem vários efeitos e 100 W, além de custar 300 dólares. (orçamento é importante.. hehehe). Os efeitos deste amp são bons?

- Inicialmente pensei em trazer tbm uma Fender Mustang Pedal Board, mas por serem da mesma série, me parece que fazem a mesma coisa. Vale a pena? Ela custa 300 dólares tbm. Podem me dar uma recomendação de pedaleira mais ou menos neste valor? Toco essencialmente rock (iron, judas priest, ozzy) e blues.

- Tenho pensado em montar meu primeiro set de pedais. Que pedais eu preciso pra começar? (Marcas e modelos são bem vindos)

Um abraço e obrigado pela ajuda!

Marcelo

Fernando de almeida
Veterano
# jul/12
· votar


marcelogui
- Devo trazer uma Fender Strato Dave Murray ou Eric Clapton.
Show de bola ...

- Pensei em trazer um amp Fender Mustang III, que não é valvulado mas tem vários efeitos e 100 W, além de custar 300 dólares. (orçamento é importante.. hehehe). Os efeitos deste amp são bons?
Cara já vi um monte de pessoas utilizando esse ampli e não reclamaram ... eu mesmo nunca testei ... ele vem com foot pra ligar/desligar esses efeitos???

- Inicialmente pensei em trazer tbm uma Fender Mustang Pedal Board, mas por serem da mesma série, me parece que fazem a mesma coisa. Vale a pena? Ela custa 300 dólares tbm. Podem me dar uma recomendação de pedaleira mais ou menos neste valor? Toco essencialmente rock (iron, judas priest, ozzy) e blues.
Não fera ... pega o ampli ...

- Tenho pensado em montar meu primeiro set de pedais. Que pedais eu preciso pra começar? (Marcas e modelos são bem vindos)
Se vc já equipamento pra estudo, o primeiro passo é sempre trabalhar no seu timbre principal, ou seja, guitarra+ampli ... são esses caras que vão te dar o seu timbre ... se guita+ampli não te satifazer em termos de timbres e vc for buscar esses timbre em pedais vc estará utilizando o pedal para uma função que nãoo será exatamente a dele ... Então primeiro, pegue a guita e o ampli, o melhor que suas condições te permitirem comprar ... depois com seu timbre já pronto aí vem os pedais para dar uma "temperada" a mais no som, ou seja, aquela arredondada pra fazer um tipo ou outro de som específico ... Na timbragem a função principal é da guita+ ampli e os pedais tem função somente de complementar ...

ABR

marcelogui
Veterano
# jul/12
· votar


Fernando

ele vem com foot pra ligar/desligar esses efeitos???
O ampli vem com um footswitch de 2 botões, mas to querendo comprar um outro de 4 botões, com visor digital, que mostra os efeitos selecionados, ficando como uma espécie de pedaleira do ampli.

Não fera ... pega o ampli ...
Desisti mesmo da pedal board, pq me parece que tem essencialmente os mesmos algoritmos do ampli,
Devo pegar um Dunlop Cry Baby, em vez dela. Acho que me será mais útil.

Se vc já equipamento pra estudo, o primeiro passo é sempre trabalhar no seu timbre principal, ou seja, guitarra+ampli ...
Então, eu hj tenho uma Gibson SG Faded, mas meu ampli é uma porcaria, então não tenho ainda o meu timbre principal.
Tenho o som da Gibson e quero o som da Fender. Acho que aliando o som dessas duas guitas com o som do ampli Fender já deve dar pra eu ter meu timbre bacana, né?

Depois que eu tiver meu som legal, começo a montar os pedais aos poucos, aí vou pegando as dicas contigo.

Um abraço!
Marcelo

yan_tf
Veterano
# ago/12
· votar


sem querer me intrometer,vocês poderiam me dizer dois bons pedais pra grunge?

Eu vou comprar o Ds2,mas tava querendo saber outros dois pra fazer um pequeno set.

(Tenho um protótipo de banda grunge,eu (vocal-guitarra) e meu amigo na guitarra,falta um baixista e um baterista kkk )

Azian
Veterano
# ago/12
· votar


yan_tf

Cara vc ta copiando todo o equipo do Kurt, na boa, acho isso muito palha, muito tosco.

Rodrigues
Veterano
# ago/12 · Editado por: Rodrigues
· votar


Possuo um metalzone e um prodrive 2, posso usar o metalzone apenas como equalizador para controlar os médios do prodrive sem problemas????

Fernando de almeida
Veterano
# ago/12
· votar


Rodrigues
posso usar o metalzone apenas como equalizador para controlar os médios do prodrive sem problemas????
Poder pode ... mas pq vc não usa um equalizador pra fazer isso???

Rodrigues
Veterano
# ago/12
· votar


Fernando de almeida
queria poder ter duas opções de equalização, tenho um g7 equalizer que tava pensando em usar apenas na hora dos solos, ou o metalzone, dependendo dos timbres que conseguir tirar...

leo2505
Veterano
# ago/12
· votar


Boa tarde, eu estou em dúvida de como colocar na ordem meus pedais, atualmente uso assim:

Guitarra->Fuzz Axcess->GDI-21->Delay Axcess->CUBO

Seria essa uma ordem certa, ou o GDI-21 deveria vir antes?

Obrigado.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/12
· votar


leo2505
Seria essa uma ordem certa, ou o GDI-21 deveria vir antes?

Fera, os dois jeitos estão certos ... vc pode tentar colocar o gdi antes só pra sentir se o som te agrada ....

leo2505
Veterano
# ago/12
· votar


Fernando de almeida

Valeu... eu gostei mais assim realmente até onde eu testei, porém ta fechando muito o timbre e parece que corta um pouco de sinal pq fica foda regular a eq sem um pot de médios, ultimamente ando muito na correria, qdo me reúno com a galera da minha banda tenho tempo de no máximo plugar tudo e tocar hehehe

Ismah
Veterano
# ago/12
· votar


gente o reverb de mola funfa como?

um falante produz o som, e faz a mola vibrar e ..... ????




Fernando de almeida
Veterano
# ago/12
· votar


Ismah
veja:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/205742/

Ismah
Veterano
# ago/12
· votar


Fernando de almeida

TODE QUEIXO CAÍDO! mais uma vez o ser humano mostrou ser inteligente... pq não usam isso só para o bem...

SÉRIO nunca imaginei que fosse TÃO simples como os pedais funcionam...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito