【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar


Vítorhpm

Cara onde está escrito "Common Parts" são os componentes fixos ... não podem ser mudados ...

Onde está escrito "TS-808 parts" são os componentes para vc montar o tubescreamer 808 ... Onde está escrito "TS-9 parts" são os componentes para vc montar o tubescreamer 9 ...

Em ambos TS a única diferença são os resistores Ra e Rb ... No caso do capacitor "Ca", em ambos os casos não é para usar, segundo o esquema ... A única função que esse capacitor teria seria de filtro (equalização) ... Ele atuaria como um passa baixa ativo - é interessnate para ajudar a cortar qualquer ruído de alta frequencia ...
Quanto menor for o valor do capacitor, frequencias mais altas serão cortadas ...

Indico que você monte o projeto com o lugar para colocar o capacitor e depois teste ... se não gostar simplesmente deixe sem capacitor ...

Use capacitor cerâmico.


ABR

Vítorhpm
Veterano
# abr/12
· votar


Entendi muito obrigado pela sua ajuda!
Fernando de almeida

dsouza30
Veterano
# abr/12
· votar


Boa tarde. Bom, minha prima vai pra os EUA e ela vai trazer um pedal pra mim, queria saber pedais produzidos la, e quanto seria +/- podem me ajudar?

Vítorhpm
Veterano
# abr/12
· votar


dsouza30 que tipos de pedais te interessam?

dsouza30
Veterano
# abr/12
· votar


gosto do chorus, flanger etc.. Menos drive e reverb pq ja tem no amp ;)

dsouza30
Veterano
# abr/12
· votar


*Na verdade todos pq vai ser o primeiro pedal do set, como no amp ja tem drive e reverb eu tava pensando no chorus ou flanger

Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar


dsouza30
Mas qual tipo de som vc faz????

dsouza30
Veterano
# abr/12
· votar


toco rock, um pouco pesado, mas as vezes nem tanto, tipo, as vezes um guns, a7x, metallica, RESTART .. ( zoa rsrs )

DioDisciple
Veterano
# abr/12
· votar


Eu to pensando em pegar um Noise Gate e tal. O da Boss vem com send/return. Só que ai eu teria que usar muito mais cabos e tal, fazer um outro esquema de ligação. Rola de ligar tudo no "input/output" mesmo, sem precisar usar o send/return? Rola muita perda?

Vítorhpm
Veterano
# abr/12
· votar


Cara mas sei não,se ja pensou em delay,wha-wha,phaser,vc tem esses?Você ta tendo muito problema com ruidos pra precisar de um noise gate
?

Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar


dsouza30
toco rock, um pouco pesado, mas as vezes nem tanto, tipo, as vezes um guns, a7x, metallica, RESTART .. ( zoa rsrs )
Cara, pega um Chorus para os cleans e um wahwah para dar um plus nos solos com distorção ou até em algumas bases ... E tem que pegar um delay tb ... aí fecha legal ...


DioDisciple
Rola de ligar tudo no "input/output" mesmo, sem precisar usar o send/return? Rola muita perda?
Não é que perde, a filtragem não é tão efetiva ... Se não quer gastar mais cabos use os Noises que só tem Input e Output exemplo: Dunlop Mxr Smart Gate Noise Reduction, Isp Decimator G String Noise Reduction, Mxr Dunlop M195 Noise Clamp, Boss Noise Gate Nf1, Electro Harmonix Silencer Noise Gate, Noise Gate Fuhrmann, Groovin Ng 800 Noise Gate, Behringer Noise Reducer Nr100 ...

Luiz Almeida
Veterano
# abr/12
· votar


Não lembro de ter usado o CE2, somente sei que usei o CH1. Se forem a mesma eletrônica ficarei muito feli$$$, pois o meu objetivo era comprar o Boss CH1. Só não sei se o som do Analog Chorus se assemelha ao do CH1, isso eu não posso dizer. Mas se já havia ficado contente com o som, imagina agora com essa sua informação...

Tive que comprar um Chorus para o meu filho, e como não tinha mais o modelo da Axcess acabei comprando um Boss CH1. Acreditem, eu ainda não decidi qual fica melhor no set. Meu filho parece que não gostou do Boss, e ele só não pede pra ficar com o Axcess porque ele sabe que eu gostei do pedal!

Antes de comprar o Boss eu tinha pego um Phaser da Axcess (vou pedir comissão pra Giannini!!!), mas não estava bom e devolvi.

dsouza30
Veterano
# abr/12
· votar


Dunlop Sw95 Crybaby Signature Slash Wah Pedal. Vale ou tem wah melhor mais barato?

Flavio Jr.
Veterano
# abr/12
· votar


metade do valor do pedal é porque ta escrito slash nele :x não muda muito do original

dsouza30
Veterano
# abr/12
· votar


Ah entao ta bom, pq so vou pagar metade do preco, vo trazer dos eua ;D

Flavio Jr.
Veterano
# abr/12 · Editado por: Flavio Jr.
· votar


ah pode crer mas da uma pesquisada nos ''vox'' e nos ''morley''
eu uso morley e curto demais, é um pouco mais caro, mas se vai trazer de lá vale a pena

dsouza30
Veterano
# abr/12
· votar


ok, mas vc sabe se o dunlop e o vox sao produzidos la? So meio (na verdade muito) novo nesse lance de pedais s:

Vítorhpm
Veterano
# abr/12
· votar


dsouza30

tambem olha classic wha-wha cry baby,ou o multi wha wha cry baby e o vox classic.Hoje em dia nada é produzido em um só pais,é produzido na Tailândia uma coisa na china outra nos ,uea é montado e assim vai,mas é como se fosse produzido lá(falo de produtos eletronicos como pedais).Se eu estiver errado por favor me corrijam :)

dsouza30
Veterano
# abr/12
· votar


ah sakeii ;)

has4
Veterano
# abr/12 · Editado por: has4
· votar


Bom... Considerando aquela velha discussão sobre PEDALEIRA x PEDAL, passei a usar ambos na minha experiência. Também andei pesquisando sobre como regular pedal pedaleira... tenho muito o que aprender mesmo. Quanto à regular pedais, aprendi que temos que fuçar e conhecer os equipos, afinal, não vamos encontrar uma manual plug and play.

Estou fazendo uns testes com um set de pedais + gnx2 da digitech + boss gt10 boss[b/]

Sim, [b]DUAS pedaleiras
com um set de Pedais rsrsrs

Loucura ou/e estupidez? Pode ser, mas estou fazendo o contrário, na busca do tão sonhado timbre que nunca encontrei[i/] - lol - estou diminuindo a bagaceira e tirando aquilo que realmente não me interessar ou digamos, seja desnecessário. Confesso que, de tão leigo que sou, nem sei extamente o que estou fazendo[b/], na verdade estou experimentando, na prática, fuçando na bagaça e brincando, vendo, ouvindo o que posso fazer, ou encontrar, ou conseguir para então decidir definitivamente por um set pequeno.

Ahhhh ia esquecendo, to testando tudo num [b]DEMOLIDOR FWG 50[b/] e numa [b]Guitarra Fender Mexican[b/].

As pedaleiras muita gente conhece, agora o set de pedais é o que já citei anteriormente aqui mesmo neste tópico, página 43, link a seguir:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/p43

Sobre o Set dos pedais, eu segui a dica/sugestão do[b] Fernando de Almeida
(foi assim que ele sugeriu):

[i]Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb

No seu caso:
Guitarra > PRO SERIES II > Marshall ED-1 > Danelectro Cool Cat Drive > Hot Drive > Chorus Fuhrmann > Marshall The Vibratrem > BF 20 Flanger > Marshall Echohead > AMpli

No caso do GE7, se vc quiser aumentar a distorção, eu colocaria antes dos drives ... Se vc quiser arredondar o seu timbre sem mexer na quantidade de distorção, coloque o GE7 após os drives (antes do chorus).


Lista dos Pedais (é assim que os pedais estão dispostos):

Guitarra Mexican Fender

01 (um) pedal PRO SERIES II – Distortion Wah Volume
01 (um) Pedal Marshall ED-1 The Compressor Edward
01 (um) Pedal Danelectro Cool Cat Drive
01 (um) DS-1 Boss Distortion
01 (um) pedal Hot Drive NIG music
01 (um) Pedal Chorus Fuhrmann
01 (um) Pedal Marshall The Vibratrem Vt1 Tremolo E Vibrato
01 (um) Equalizer GE7
01 (um) BF 20 Flanger da Oliver
01 (um) Pedal Marshall Echohead Delay EH-1

LEFT OUT da Pedaleira DIGITECH no INPUT do Ampli
Ampli Demolidor (uso este por ser pequeno e fácil de carregar)

[b]OCORRE QUE[b/], foi o único jeito que eu achei de ligar as pedaleiras no set de pedias, só que, quando mudo na pedaleira Digitech ou na Gt10 (em uma delas), muda também na outra pedaleira e vice-versa, pensava que ocorreria que cada uma seria utilizada individualmente (como pedaizinhos rsrsrs).

A GT-10 Boss está ligada com um cabo MIDI, no OUT MIDI para o MIDI IN da Digitech

Bom, galera, confesso mesmo que eu tenho dificuldades com pedaleiras. Achei os pedais mais objetivos e fáceis para timbragens, todavia, sei que as pedaleiras são pau pra toda obra no quesito .

Quanto ao ampli, quero este mesmo que estou usando nos testes, pois imagino que se timbrar legal nele, quando estiver usando outro realmente top, talvez não tenha que mudar tanto; é o que penso, [u]não sei se será assim[u/]. Ahhhh quando eu achar os tão sonhados timbres, aí eu uso SuperBonder nos botões e potenciômetros kkkkkkk Depois posto fotos e quiçá um vídeo corajoso!


DAS DÚVIDAS:

[b]se alguém tiver uma dica diferente para conectar toda a parafernália aí, quero experimentar pra ouvir no que dará!!![b/]

[b]quero também dicas para trocar alguns destes pedais por outros – eu digo aqueles que forem realmente excesso e desnecessários. Talvez precise de simuladores/simulation para o set de pedais[b/] (Poutz, onde vou chegar? rsrsrs)

É isso aí. Obrigado.

Luiz Almeida
Veterano
# abr/12 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


has4

01 (um) pedal PRO SERIES II – Distortion Wah Volume
01 (um) Pedal Marshall ED-1 The Compressor Edward


Só uma dúvida, esse compressor não está "matando" o efeito wah?

Eu testei o Cool Chorus da Fuhrmann (modelo novo) e não gostei muito do efeito, preferi o Analog Chorus da Axcess (by Giannini), tenho o Boss CH1 e ainda prefiro o Axcess, pesquise um pouco sobre esse pedal, exceto se você está gostando do Chorus Fuhrmann.

01 (um) Equalizer GE7
Um dia ainda vou ter "coragem" de colocar um no meu set.... acho bem desnecessário.

Que som você está procurando? Creedance + Led???

Bacana o seu set!

has4
Veterano
# mai/12 · Editado por: has4
· votar


Luiz Almeida
Olá, irmão, primeiramente muito obrigado por participar principalmente com suas observações e dicas.

Bom... vou ser bastante sincero, coloquei as pedaleiras pois ainda não achei os timbres. Preciso fuçar bastante nas pedaleiras e dominar as bichinhas. Isso é fato. Talvez só com elas conseguiria simular algo próximo do que busco, mas confesso que tenho apanhado muito.

01 (um) Pedal Marshall ED-1 The Compressor Edward
Só uma dúvida, esse compressor não está "matando" o efeito wah?


Vou ficar atento com essa sua observação e verificar se fato ocorre isso. Sobre compressor, penso que seja necessário nos momentos de mão pesadas. E, outra coisa, curto fazer as bases e ao mesmo tempo solar, penso aue o compressor dá maneirada neste tipo de execução. Mas preciso conhecer outras sugestões.

Cool Chorus da Fuhrmann (modelo novo)
Eu não conheço o CH-1 para fazer um parâmEtro, mas também já vou ficar antenado no CH-1. Na verdade, não estou curtindo muito o Cool chorus da Fuhrmann não.

01 (um) Equalizer GE7
Um dia ainda vou ter "coragem" de colocar um no meu set.... acho bem desnecessário.


Só o uso porque quando se faz barzinhos, e o ambiente é sempre diferente de um lugar para o outro, equalizar na mesa ou nas próprias pedaleiras, é terrível, daí, o uso para ter essa opção e melhorar um pouco o que vai rolar, ou em linha ou ampli microfonado. Foi a solução mais rápida que achei, além do mai, realmente dá um UP no som geral mesmo. Gostei e talvez continue o usuando.

Que som você está procurando? Creedance + Led???

ahhhh rsrs sei que não existe nenhum botão: 'para tocar igual a David Gilmour basta apertar o botão um'. Bom para ter idéia, é para barzinhos e talz, então,deve ser bastante diversificado, apesar da minha muita impossível pretensão, mas, digamos, próximo principalmente dos timbres de David Gilmour, Braian May (Queen), Creedence também tá dentro (alguns do John Fogerty), e Led também tá na parada. Tem mark knopfler (Dire = Brothers In Arms e Sultans of Swing), tem Jeff Back, gary moore (still got the blues) e, principalmente os rock clássicos. Para definir melhor, NÃO curto timbres muito pesados, mas melodiosos com bastante suStains, sem exageros em drives e distorções (ardidos, etc), curto notas soando por um bom viajante tempo em melodias lentas (claro, nada tão longo quanto um e-bow rsrsrs). Mas Pink Floyd está na crista. rsrsrs. É praticamente isso.

Obrigado.

PS.: Vou ver se consigo postar uma foto aqui. Pinta aqui pra ver, ok? Vou ver se alguém me ajuda hehehehe. Ahhhh de tabela também, fiz um suporte para o Set, não é um case, mas uma base, onde as pedaleiras ficam sobre o pedais, como se fosse uma gaveta, daí, afasto ela, corrediça, e ela fica pouco atrás dos pedais. Ficou interessante a idéia. Vou postar hoje, espero.

has4
Veterano
# mai/12
· votar


As fotos do set de pedais e pedaleiras, com o suporte pedais pedaleiras em que uso uma espécie de corrediça de gavetas para afastar (abrir) e fechar a base onde ficam as pedaleiras, logo acima dos pedais.

SÃO 06 (SEIS) FOTOS:
Uma delas mostra todo o set fechado, isto é, com a base das pedaleiras fechadas, ou seja, sobre os pedais. Outra mostra ela aberta, isto é, as pedaleiras acima dos pedais, porém um pouco mais atrás. Para o sistema eu usei duas corrediças para soldar a base onde ficaram as pedaleiras, comprei corrediças daquelas usadas em gavetas e custou R$ 10,00 o par.

Link para visualizar as fotos do set de pedais pedaleiras e suporte:
http://www.flickr.com/photos/79745456@N08/sets/72157629941204523/

GuitarDrummer
Veterano
# mai/12 · Editado por: GuitarDrummer
· votar


Eu ia criar um novo tópico, mas vi que nesse aqui fala sobre ordem dos pedais....
Seguinte, Meu set é esse:
Boss Fuzz FZ-5
Behringher Vintage Tube Overdrive VT911 (Valvulado)
Handmade Envelope Filter
Danelectro DJ-13 French Toast Octave Pedal

Qual ordem devo colocar?

Atualmente eu coloco Guita > Envelope > Octave > Fuzz > Tube Over > Ampli (Que é 100% Valvulado)

A ordem tá certa?
É que eu ouvi que nesses casos o Env. tem que ser o primeiro pra receber o sinal "limpo", e que o sinal tem que passar por último na válvula do pedal... Tá certo isso?

Respostas amigáveis bem vindas!

Edit: Não zoem meu set... É bem porquinho mesmo... Falta de grana... =/

Nell Melo
Veterano
# mai/12
· votar


Pessoal eu tenho um pedal Brutal Distortion da ladscape e uma pedaleira zoom G1xn. Qual pedal ou pedais vocês me indicariam pra que ficasse legal com esses dois? De início pensei em um over driver, mas qual? Minha guitarra é uma condor rx-20s e meu ampli é um meteoro nitrous drive de 15 w.

Flavio Jr.
Veterano
# mai/12
· votar


Nell Melo

Boss sd1 super over drive
marshall guv nor
fuhrmann classic 800
mas recomendaria antes trocar seu amp, é o segredo da coisa

Nell Melo
Veterano
# mai/12
· votar


Flavio Jr.
Pelo jeito o nitrous drive num é bem recomendado...não acredito que perdi 200 pau à toa. ><

-Diuff-
Veterano
# mai/12 · Editado por: -Diuff-
· votar




Qual o efeito que o Juninho Afram usa no inicio(0:07 +/-) ?

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


-Diuff-
repara no dedo mínimo dele da mão esquerda enquanto toca e vc verá q "pedal" ele usa....rs

Alexandre.M
Veterano
# mai/12
· votar


-Diuff-
repara no dedo mínimo dele da mão esquerda enquanto toca e vc verá q "pedal" ele usa....rs²
ele fica oscilando com o botão de volume

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito