【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Polla
Membro Novato
# fev/20
· votar


Moçada, seguinte. Estou com alguma dificuldade qnto aos ruídos externos, que provem da rede eletrica. O apto q toco nao possui aterramento, entao hora ou outra comeca o zumbido da rede.

Nao possuo mais noise gate, o meu acabou se perdendo antes de me mudar para ca.

Meu set nao produz ruidos, apenas a rede elétrica. Ja testei em outros locais (estudio e ensaios).

Alguem sabe me dizer se um noise gate, no inicio da cadeia, serviria para reduzir esse tipo de chiado? Nao quero investir uma grana e nao valer a pena e não consegui nada emprestado.

Se alguem teve esse tipo de experiencia e puder ajudar Agradeco!! Valeu

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20
· votar


Polla
Com o gate o ruído não vai sumir, porém, quando vc não estiver tocando ele vai deixar de chegar na saída, e quando vc estiver tocando ele vai ser adicionado ao som da guitarra como ocorre hoje.
Se hoje vc não escuta o ruído enquanto está tocando, vai resolver o problema.

Polla
Membro Novato
# fev/20
· votar


Entao, tocando o ruido fica camuflado, nao atrapalha não. Problema é parado mesmo, fica aquele ruido chato nas pausas.

Valeu a ajuda!!

LeandroP
Moderador
# fev/20
· votar


Polla
Entao, tocando o ruido fica camuflado, nao atrapalha não. Problema é parado mesmo, fica aquele ruido chato nas pausas.

Experimente usar o botão de volume da guitarra, pra zerar o som quando não tocar. Eu faço isso no palco quando uso overdrive/distorção. Faço tanto que se tornou hábito sempre zerar o volume quando não estou tocando ou nas pausas (dentro da música).

Não curto pedais do tipo noise gate. Por mais preciso que seja o ajuste, esse sempre acaba limando o que não deve.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Põe um gate e seja feliz... PORÉM... Ele é um paliativo a outro problema. Algumas vezes, um trafo isolador ajuda, caso seja um SS. Valvulados, o trafo da fonte já faz esse papel. Fora isso, seria caso de investigar a origem do ruído, ou até mesmo usar outra tomada - nem que com uma extensão...

Polla
Membro Novato
# fev/20
· votar


Entao, acabei recebendo uma fonte nova, que havia comprado ainda em dezembro\2019 (aliexpress) para testar. Trocando a fonte, o barulho baixou consideravelmente (80%), ficando imperceptível o ruido.

O melhor, uma fonte de 1.000 mA, Caline cp04, por R$ 140,00. Ela nao eh isolada como diz no anúncio do aliexpress, mas serviu como uma luva no meu set. Utilizo 8 pedais nela. Recomendo pra carai

Fernando de almeida
Veterano
# mar/20
· votar


Nossa ... a quanto tempo ... estou de volta ... "Tempestade" deu uma amenizada aqui e já consigo ver outras coisas além dela.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/20
· votar


Polla
fonte de 1.000 mA, Caline cp04, por R$ 140,00. Ela nao eh isolada como diz no anúncio do aliexpress, mas serviu como uma luva no meu set.
Realmente ela não é isolada ... mas se funcionou é o que importa ...

As vezes a galera não quer pegar marca chinesa, mas muitas delas resolvem ...

Nick Leal
Membro Novato
# mar/20
· votar


LeandroP
Estou com o Leandro, no seu caso, a melhor coisa é usar o próprio knob da guitarra, ou um pedal de volume brother.

Billy Jack
Membro Novato
# jun/20
· votar


Pessoal boa tarde!
Estou iniciando neste mundo musical, agora com mais dedicação.
Se puderem me ajudar respondendo, estou com duas dúvidas:
1) A pedaleira G1XNext - zoom - serve para usar em um violão elétrico (no caso o meu) ?
2) Caso eu tenha uma mesa de som, posso interligar a pedaleira na mesa e jogar o som na caixa de saída?

Obrigado.

Billy Jack

Rodrigues
Veterano
# ago/20
· votar


Boa noite pessoal, vi esse pedal na net enquanto procurava um amp de fone de ouvido, queria saber se é simples como fala, só ligar o set de pedais nele, colocar o fone e estudar e regular meus efeitos. Será que presta??
Mooer MHA1

Ernesto Victor
Veterano
# set/20
· votar


Rodrigues

Cara, se é da mooer eu creio que seja bom. Eu tenho um pedal Ana Echo que é absurdamente bom, de excelente qualidade.

Ernesto Victor
Veterano
# set/20
· votar


Billy Jack

Qualquer pedaleira serve para usar em violão. Se você for usar os efeitos de modulação, vai lhe atender muito bem.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Galera, está pra chegar o restante dos meus pedais, poderiam comentar sobre a minha escolha e a ordem de pedais que penso em deixar?

Rowin tuner > Droptune > Whammy Ricochete > Wah2 Joyo > umc202 (placa de áudio) > Pc (Guitar Rig) > edifier r1000t4 (monitor de áudio). Irei usar (está pra chegar também) a fonte da landscape Energy 6s (1500mA).

Ramsay
Veterano
# mar/21
· votar


dpinheiro
Não vou opinar sobre o seu set de pedais pq é questão de gosto pessoal, mas, vc fez uma excelente escolha ao comprar o pedal Whammy Ricochete que parece ser um baita pedal (eu nem sabia que existia) e ele faz exatamente o que vc quer.
Além disso ele é muito superior ao Behringer US600 que vc pretendia comprar.

Por isso, te desejo sorte e torço para que o som do Whammy Ricochete fique bom mesmo sendo ligado antes das distorções do Guitar Rig.

Então, quando receber o Whammy Ricochete, teste e nos informe o resultado.
Grande abraço.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Por isso, te desejo sorte e torço para que o som do Whammy Ricochete fique bom mesmo sendo ligado antes das distorções do Guitar Rig.

Então, quando receber o Whammy Ricochete, teste e nos informe o resultado.
Grande abraço.


Ramsay
Confesso que estou com muito medo de não ficar legal, por curti muito o que vi desse pedal nos reviews do YouTube. Mas realmente é aquela coisa, como uso o Guitar Rig, não posso mudar muito a cadeia de pedais antes das distorções, reverb, delay, chorus, etc... Eu espero muito que dê certo, rs... Mas pode deixar, darei meu feedback assim que o pedal chegar. Abraço!

Cardan Avelar
Membro Novato
# set/21
· votar


Posso ligar um direct box entre minha guitarra e minha pedaleira Zoom G3Xn? Danifica o equipamento ou prejudica o som? Queria eliminar o ruido que dá quando tiro a mão das cordas. Vejam esse video aqui de um cara fazendo isso.

https://youtu.be/PR0qq8YGnw0

sOK
Membro Novato
# dez/21
· votar


Alguém sabe me dizer se uma Line 6 Floor Pod ainda vale a pena em 2021?
Não é a plus, é aquela piquititinha com pedal, eu comprei usado na internet e não pesquisei nada sobre ela, saiu 310.
Já tive uma G1on, como estão quase na mesma faixa, o som seria parecido também?

Delson
Veterano
# 19/mai/22 10:44
· votar


Galera:

Guitarra -> Digitech Bad Monkey (saída de linha) -> Mooer Radar -> Mixer

Esse esquema funcionaria? Não me preocupando se ficaria bom, isso eu vejo depois. Mas a princípio, funcionaria sem a necessidade de outro equipamento?

Valeu demais!

Grimc
Veterano
# 19/mai/22 16:09 · Editado por: Grimc
· votar



Guitarra -> Digitech Bad Monkey (saída de linha) -> Mooer Radar -> Mixer

Esse esquema funcionaria? Não me preocupando se ficaria bom, isso eu vejo depois. Mas a princípio, funcionaria sem a necessidade de outro equipamento?


Não vejo por que não.


Estou assumindo que você já tem o bad monkey no caso? Eu não sei se um tubescreamer no IR/cabsim seria minha escolha a não ser que eu já tivesse o overdrive e quisesse gastar pouco. Pra um tone "guitarra-pedal-mesa" comprando tudo do zero eu pessoalmente iria com um daqueles mini simuladores de ampli da mooer, que acredito que já tem IR, e sairia mais barato do que pegar dois pedais.

A princípio esse OD não foi pensado pra ser usado de preamp, já que esse tipo de pedal geralmente vai antes do pré pra dar uma empurrada num outro preamp, mas sinceramente, o IR/cabsim já dá uns 70% do timbre, principalmente em termos de equalização, então isso não deve te prejudicar tanto assim. No máximo, vai faltar ganho talvez, já que você tá dependendo só do que o pedal oferece e mais nada. Se você só ta atrás de clean e crunch, isso não deve te incomodar.

Delson
Veterano
# 19/mai/22 17:05
· votar


Grimc
Eu pensei que, por ter uma saída dedicada ao mixer o Bad Monkey serviria como preamp. Daí eu só precisaria de um simulador de caixa.

Mas posso considerar esses preamps Mooer, Joyo, Tech21, etc.

Quero montar um setzinho aos poucos pra tocar em linha.

DJ Bozó
Membro Novato
# 19/mai/22 18:05
· votar


Eu pensei que, por ter uma saída dedicada ao mixer o Bad Monkey serviria como preamp. Daí eu só precisaria de um simulador de caixa.

Mas posso considerar esses preamps Mooer, Joyo, Tech21, etc.

Quero montar um setzinho aos poucos pra tocar em linha.


Você pode testar ligando o pedal no PC e usando algum plugin de IR gratuito, tipo o NadIR, aí se ficar bom você sabe que só precisa de um cab sim mesmo.

Mesmo que você não tenha uma interface, mesmo ligando só na placa deve dar pra ter uma noção simples de como fica

BrotherCrow
Membro Novato
# 19/mai/22 18:26
· votar


Delson
Quero montar um setzinho aos poucos pra tocar em linha.
Se essa é a ideia, uma multiefeito é provavelmente a melhor opção custo-benefício. A Zoom G1XOn faz milagre.
Outra opção baratinha é o Donner Green Land, que tem um canal que imita Fender, um que imita Marshall, reverb e cabsim. O cabsim deixa um pouco a deseja mas o resto é ok.

Delson
Veterano
# 23/mai/22 16:15
· votar


BrotherCrow
Se essa é a ideia, uma multiefeito é provavelmente a melhor opção custo-benefício.

Eu vendi minha GT-100 por não usar todo o potencial dela, e fazer uma grana. Minha intenção é mesmo resumir a parada a uns três ou quatro pedais.

Eu estou considerando seriamente esse preamp aqui:



https://www.flamma.shop/products/fs06-digital-preamp-with-7-different- preamp-models

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2646241589-pedal-flamma-preamp -fs06-7-simuladores-digitais-brinde-_JM?searchVariation=174526914070#s earchVariation=174526914070&position=5&search_layout=grid&type=item&tr acking_id=1bba663c-b224-4ceb-9b19-29b3d6b6986f

Gabezorx
Membro Novato
# 25/mai/22 10:45
· votar


Grimc
A saída dedicada ao mixer, assim como outros pedais dessa linha da Digitech, tem uma simulação de gabinete, então ficaria redundante.

Eu tenho um digidelay, e testei essa saída uma vez, comparado aos IR's que a gente tem acesso hoje em dia, não vale a pena.

BrotherCrow
Membro Novato
# 25/mai/22 12:59
· votar


Delson
Eu vendi minha GT-100 por não usar todo o potencial dela, e fazer uma grana. Minha intenção é mesmo resumir a parada a uns três ou quatro pedais.
Ah bom, aí é de gosto. A Zoom é tão baratinha que dá pra achar mais barato do que qualquer preamp decente.

O que eu tenho usado e posso dizer que funciona nesse esquema que você está falando é um Boss FDR-1 (pedalzinho que simula um Fender Deluxe Reverb, inclusive com tremolo e reverb) indo para um Quilter Interblock 45 (que é um amp em formato de pedal, que dá pra ligar tanto no falante quanto na mesa). O Quilter tem uma saída com simulação de gabinete mas eu não curto muito, então uso o Nux Solid Studio. Mas aí vai somando uns 500 dólares no preço dos EUA, nao Brasil não faço nem ideia. Nesse video aqui eu estou tocando com o Boss FDR1 e o Quilter, mas ligado num cab de 8 polegadas e microfonado:



O Quilter Interblock sozinho resolveria teu problema: é preamp, power, com simulador de falante, dá pra ligar direto nele e ouvir o som no fone de ouvido. E tem loop de efeitos pra tu botar o que quiser. Paguei 250 dólares no meu.

Grimc
Veterano
# 25/mai/22 16:39 · Editado por: Grimc
· votar


A saída dedicada ao mixer, assim como outros pedais dessa linha da Digitech, tem uma simulação de gabinete, então ficaria redundante.

Não tem como desativar a simulação de gabinete? Ou mesmo mandar só pela saída convencional em vez da de linha. Pois realmente a simulação de gabinete que tem nesses pedais e pedaleiras costuma ser bem fraca comparada com um IR (tanto que só o carregador de IR que o Delson tá de olho sai mais caro do que a maioria das pedaleirinhas do mercado). Eu não acho que vale a pena usar saída de linha sem ser num IR de verdade hoje em dia.

De qualquer forma, a maioria dos IRs que se tem hoje em dia é feito no loop de efeitos de algum amp, então a parte de power amp também influencia no som do IR. Qualquer pedal de distorção num IR ja fica com um timbre decente, mesmo sem ser especificamente um pedal de simulação de ampli/preamp.



Esse video é mais focado no metal, mas é uma demonstração do que da pra fazer com um pedal de distorção cru direto no IR. Pra sons menos saturados, basta usar algo como um overdrive leve com o ganho zerado, imagino que o Bad Monkey tenha essa alternativa.

BrotherCrow
Membro Novato
# 25/mai/22 18:24
· votar


O Delson disse que quer pedal e descarta multiefeito, mas se a questão é IR loader, o NUX Mighty Plug tem um monte de simulador de amp com os respectivos IRs para cab simulation e uma cacetada de efeito... e é um headphone amp, tu pluga direto com fone de ouvido na guitarra e sai tocando pela casa!

E é mais barato que a maioria dos IR loaders por aí. Acho que, para o que o Delson quer, valeria a pena nem que fosse só pra configurar um amp limpo nele e ligar pedais, que é algo que eu faço com frequencia.

Vídeo que eu fiz demonstrando o Mighty Plug:



Delson
Veterano
# 26/mai/22 11:35
· votar


BrotherCrow
NUX Mighty Plug

Não conhecia. Me pareceu bem bacana. Quando chegar em casa eu vejo os vídeos. Valeu demais!

Tô muito por fora dessas tecnologias. Eu ainda sou da velha guarda, que preza por um bom amplificador valvulado fervendo no cangote. Mas pra tocar em linha seria interessante ser o mais resumido possível.

Obrigado pelas sugestões, amigos. Continuem mandando, kkkkkkkkkkk

Delson
Veterano
# 27/mai/22 15:50
· votar


E eu acabei de conhecer o Joyo Preamp House:

https://loja.joyobrasil.com.br/produtos/pedal-guitarra-overdrive-disto rtion-joyo-preamp-house/?pf=gs&gclid=EAIaIQobChMI8oOpr6uA-AIV80FIAB1AT ww-EAQYAiABEgJW4PD_BwE

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito