【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# mar/12
· votar

Tom.Morello
Queria usar o Mroxy como boost.

Boost para aumentar o volume ou boost para aumentar a quantidade de distorção????

E quais pedais a mais você me indica pra ficar com o set legal?
Eu estava pensando em um Chorus, pegar um Reverb e deixar o da behringer que tenho apenas como Delay. E aí comprar um GV-2 da Marshall para alternar com o Jackhammer.

Qual tipo de som que você faz????? Qual é seu ampli e guita????

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar

Fernando de almeida

Boost para aumentar o volume ou boost para aumentar a quantidade de distorção????

Volume.
Na verdade eu fiz um teste da maneira como te mostrei. Mas está alterando o timbre e o som está saindo mais baixo. Creio que estou fazendo algo errado.

Qual tipo de som que você faz????? Qual é seu ampli e guita????

Então, estou voltando a tocar. Quero tirar sons tipo Pearl Jam, Audioslave, tocar um Guns também, Cachorro Grande, mas tudo isso em casa por enquanto, sem pretensão de banda por agora. É mais pra tirar umas músicas dessas bandas, alguns solos etc.

Eu estou com um ampli GT-200 da Staner e uma guitarra Strinberg Fly-V. Bem fraquinha, mas pra brincar tá legal e já estou olhando alguns modelos, talvez uma Epiphone Custom ou uma CLP2.

Minha prioridade agora é a guita e os pedais. O ampli vou segurar um pouco, até porque não posso me desfazer dele agora.

Fotinha:
Do amplificador: http://24.media.tumblr.com/tumblr_m08fnkRfvQ1qf5aujo1_500.jpg

Do set de pedais atualizado:

http://30.media.tumblr.com/tumblr_m0jgykxUgK1qf5aujo1_500.jpg

Flavio Jr.
Veterano
# mar/12
· votar

Tom.Morello

Então para dar boost de volume voce tens que colocar o pedal de bost ou over drive na frente do pedal que quer dar volume
e se quer dar ganho atraz, mas não é o seu caso
mas na minha opnião se voce quer dar somente volume compre um proprio pedal de boost
tem muitos handmade ai que imitam o mxr micro amp que esta uns 300pilas
tenho um Black Snake booster do Meretti que paguei 65 pilas e funciona que é um relogio com pilha nova

e o guv nor com o jack hammer ia ficar uma beleza mais um pedal de boost para dar um volume nos solos

Fernando de almeida
Veterano
# mar/12
· votar

Tom.Morello
Volume.
Na verdade eu fiz um teste da maneira como te mostrei. Mas está alterando o timbre e o som está saindo mais baixo. Creio que estou fazendo algo errado.

Guitarra >> Jackhammer >> MRoxy (BOOST)>> Trêmolo >> Delay/Reverb >> Amp

Minha prioridade agora é a guita e os pedais. O ampli vou segurar um pouco, até porque não posso me desfazer dele agora.
Bom, sei que cada um tem suas condições $$$ ... Mas a ordem de prioridade mais adequada é :
1º) Guitarra
2º) Amplificador
3º) Pedais

Ao menos um de cada grupo abaixo:
Efeitos de ganho >> Efeitos de Modulação >> Efeitos de Ambiência
Se for possível encaixar uns efeitos qua envolva equalização, dinamica e alteração de afinação seria interessante ... O que se deve saber primeiro é quanto vc tem de $$$$ e depois qual pedal, dentro do que vc vai tocar, vc precisa primeiro??

ABR

leito
Veterano
# mar/12
· votar

Ola. Vou comprar um pedal de volume. To pensado no FV-50. Mas qual que pego, o H ou o L? Se eu comprar o H e colocar ele depois das distorções ficara ruim? Obrigado.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/12
· votar

leito
Mas qual que pego, o H ou o L?
O H é ativo, ou seja precisa de fonte e atua como um aumentador de volume.
o L é passivo, logo seu volume máximo é o volume normal do seu set e não usa fonte.

Se eu comprar o H e colocar ele depois das distorções ficara ruim?
Não fica ruim ... Só tem que tomar cuidado com o volume pra não estourar ...

Bog
Veterano
# mar/12
· votar

Fernando de almeida

Cara, que eu saiba, ambos são passivos. A diferença está na impedância.

leito

Se você vai colocar pedais antes do pedal de volume, o indicado é o L.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Bog: Cara, que eu saiba, ambos são passivos. A diferença está na impedância.

Me too. Como pode o "H" amplificar? Tem circuito pra isso? Enfim, em ambos os casos o volume máximo é o do set e estes pedais apenas reduzem este volume.

Abs

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar

Flavio Jr.

Valeu pelas dicas cara, acho que vou de GV-2 mesmo, mas vou testar outros de drive ó pra ter certeza hehe.

Fernando de almeida

Cara, devo estar te enchendo o saco já, rs. Fiz as ligações da forma que você indicou e não está rolando. Acho que MRoxy deve ter dado algum pala, vou inverter a posição dele com a do Jackhammer pra ver como fica, já que pra dar volume não está funcionando.

Ao menos um de cada grupo abaixo:
Efeitos de ganho >> Efeitos de Modulação >> Efeitos de Ambiência
Se for possível encaixar uns efeitos qua envolva equalização, dinamica e alteração de afinação seria interessante ... O que se deve saber primeiro é quanto vc tem de $$$$ e depois qual pedal, dentro do que vc vai tocar, vc precisa primeiro??

Acho que vou buscar um Chorus e um Reverb primeiro. Depois pego mais de drive e mais pra frente vou incrementando com outros efeitos.

Valeu =)

Fernando de almeida
Veterano
# mar/12
· votar

Bog
MauricioBahia
Cara, que eu saiba, ambos são passivos. A diferença está na impedância.
Senhores, vocês têm razão ... Me confundi com outro modelo ....

Valew caras ...

Caro leito, favor desconsiderar meu comentário anterior ... O H e o L é de alta e baixa impedância respectivamente ... Estou no serviço e mais tarde posto a diferença pra vc ...

ABR

has4
Veterano
# mar/12 · Editado por: has4
· votar

Fernando, parabéns novamente pela Bíblia dos Pedais \º

Iniciando no mundo dos pedais, comecei assim:

01 (uma) semicase da LandScape (tamanho grande) para pedais;

01 (uma) fonte da LandScape Pedal Suply PS16;

01 (um) Pedal Marshall Echohead Delay EH-1

01 (um) Pedal Chorus Fuhrmann (cor verde clara com letras em cores brancas)

01 (um) Pedal Marshall The Vibratrem Vt1 Tremolo E Vibrato

01 (um) Pedal Danelectro Cool Cat Drive

01 (um) pedal Hot Drive NIG music

01 (um) Pedal Marshall ED-1 The Compressor Edward

01 (um) pedal PRO SERIES II – Distortion Wah Volume

Tem também dois outros pedais fora do Set:

01 (um) BF 20 Flanger da Oliver

01 (um) CS 30 Compression Sustainer

CONSIDERAÇÕES (algumas informações):
Guitarras: fender maxican e american
Estilo e som: barzinhos rock, pop, heavy, etc.
Timbres e guitarristas: Brain May, Eric Clapton, David Pink Floyd, Paul Gilbert.
Amplis: Marshall e Meteoro transistorizados, Laney valvulado

DÚVIDAS: (Quem puder ajudar, agradeço!!!)
1- Quais as melhores posições dos pedais, no set, considerando que entrará ainda o Equalizer da Boss GE7, e outros que forem sugeridos, além dos pretendidos abaixo mencionados?

2- Quais pedais do set acima deveriam ser trocado ou substituídos, e, quais poderiam ser acrescentados ao set, considerando as informações acima? (valor disponível para o UP no set acima, R$ 1.500,00).

OBS.: Estou seriamente de olho nos seguintes específicos pedais (principalmente no primeiro abaixo mencionado):
Electro Harmonix Pog 2 Xo Polyphonic Octave;
Big Muff.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/12
· votar

has4
1- Quais as melhores posições dos pedais, no set, considerando que entrará ainda o Equalizer da Boss GE7, e outros que forem sugeridos, além dos pretendidos abaixo mencionados?

Cara, como eu já comentei, não existe uma ordem correta ... Porém existe uma ordem que é a mais usada (e é uma ordem que eu acho interessante tb ...):
Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb

No seu caso:
Guitarra > PRO SERIES II > Marshall ED-1 > Danelectro Cool Cat Drive > Hot Drive > Chorus Fuhrmann > Marshall The Vibratrem > BF 20 Flanger > Marshall Echohead > AMpli

No caso do GE7, se vc quiser aumentar a distorção, eu colocaria antes dos drives ... Se vc quiser arredondar o seu timbre sem mexer na quantidade de distorção, coloque o GE7 após os drives (antes do chorus).

2- Quais pedais do set acima deveriam ser trocado ou substituídos, e, quais poderiam ser acrescentados ao set, considerando as informações acima? (valor disponível para o UP no set acima, R$ 1.500,00).
Cara eu só trocaria o Wah ... Pegaria um mais responsa tipo MOrley Bad Horsie ou dependendo da grana até um Fulltone Clyde ...
Caso vc não use a distorção dos seus amplis, eu te daria a sugestão de acrescentar um pedal de distorção (pode ser um simulador de amplis) ...

OBS.: Estou seriamente de olho nos seguintes específicos pedais (principalmente no primeiro abaixo mencionado):
Electro Harmonix Pog 2 Xo Polyphonic Octave; Big Muff.

Excelente pedais ... O POG é um gerador de Oitavas (1 e 2 pra cima ou pra baixo) ... dependendo do seu som é legal mas não é um pedal que se deixa ligar por muito tempo ... O Big Muff é a distorção que eu comentei que estava faltando ...

ABR

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar

To com uma dúvida chata sobre fontes.

Eu estava olhando a fonte que acompanha o pedalboard da BOSS que eu comprei usado. Antes não sabia que era bivolt, agora já sei que é. Mas lá diz que é corrente alternada, com aquele símbolo ~ . Pelo o que pesquisei no fórum fontes com correntes alternadas são ruins e deve-se prefeir usar fontes estabilizadas. As fontes estabilizadas ajudam a redizir ruídos etc?

Será que a melhor opção para um som mais limpo seria adquirir uma fonte estabilizada e filtrada?

Vlw galera.

has4
Veterano
# mar/12
· votar

Tentarei participar com reviews dos pedais que possuo, e apesar dos vários e excelentes reviews já existentes por aí, talvez eu possa também ajudar somando com mais alguns, simples e individualizados. Em breve. Vlw

Poutz, Fernando de almeida, esperei uma resposta, mas não tão esclarecedora quanto à sua. Obrigado por dispor do seu tempo e conhecimento. \º/ Paz, saúde e sucesso, man!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/12
· votar

Tom.Morello

Cara, posta uma foto ou diz aí o modelo exato dessa fonte ...

A maioria das fontes para pedais são AC/DC ... Mas existem algumas fonte AC/AC (alguns modelos de pedaleiras da digitech, por exemplo, usam esse tipo de fonte) ...
O chiado em uma fonte ou outra é devido a qualidade da fonte ... Pode-se ter ambos modelos ruins (chiam) ou bons (não chiam) ...

Fernando de almeida
Veterano
# mar/12
· votar

has4
Poutz, Fernando de almeida, esperei uma resposta, mas não tão esclarecedora quanto à sua. Obrigado por dispor do seu tempo e conhecimento. \º/ Paz, saúde e sucesso, man!

opa ... precisando é só postar ...

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar

Fernando de almeida

http://29.media.tumblr.com/tumblr_m17kqeGcBX1qf5aujo1_500.jpg

Se não der para ver direito
Em cima diz:
Input: 100 - 240V ~
50-60Hz 250 mA
Output: 9V 1A 9w

Logo abaixo em letras menores diz:
Input: AC 100V 50-60Hz 22VA
Output: DC 9V 1A

Vlw cara =)

Fernando de almeida
Veterano
# mar/12
· votar

Tom.Morello
É uma fonte AC/DC comum ... Essa fonte é de qualidade ... Entra alternada da rede (60hz) e sai contínuo 9V ...

Aqule "output ----" essa linha reta quer dizer contínuo na saída ...

A entrada "~" quer dizer alternada ...

Luiz Almeida
Veterano
# abr/12
· votar

Testei hoje dois Chorus, um da Fuhrmann (Cool Chorus), e um Axcess (Analog Chorus). Tirando o click da chave acionadora, gostei mais do som do Axcess. Tanto que acabei comprando o Analog Chorus. Gostei muito do "brilho" do som, parece que tem mais efeito.
Alguém mais sentiu isso?

Comprei também o Fuzz da Axcess, mas esse foi por questão de preço.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar

Luiz Almeida
Analog Chorus. Gostei muito do "brilho" do som
Já testei e gostei ... Os cis que são usados nesse pedal são o BL3102 e o BL3207 que são parecidos com os MN3007 e MN3101 usados no famoso Boss CE2 ... Provavelmente esse é o motivo do som ser legal ...

Comprei também o Fuzz da Axcess, mas esse foi por questão de preço.
Quando testei achei que tem som mais limpo que os fuzz comuns ... Isso não quer dizer que é ruim ...

Luiz Almeida
Veterano
# abr/12 · Editado por: Luiz Almeida
· votar

Fernando de almeida

Não lembro de ter usado o CE2, somente sei que usei o CH1. Se forem a mesma eletrônica ficarei muito feli$$$, pois o meu objetivo era comprar o Boss CH1. Só não sei se o som do Analog Chorus se assemelha ao do CH1, isso eu não posso dizer. Mas se já havia ficado contente com o som, imagina agora com essa sua informação...

O Fuzz da Axcess realmente chega a ser "limpo" e não ajuda a embolar. preciso testa-lo como um booster e ver como que fica. Mas o som é agressivo e gostoso.

Preciso tocar mais com esses pedais para poder dizer se realmente o investimento foi tão bom quanto a primeira impressão.

Agora eu preciso de um Wah Wah de baixo custo, e não sei se pego um auto wah, já que não me dou muito bem acionando esse efeito...

Valeu!

Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar

Luiz Almeida
CE2, somente sei que usei o CH1
Ambos são legais porém de modo diferente ... O CH1 é um super chorus e é digital ... O CE2 é (até onde sei) analógico ... Quanto a ser um mais e outro menos, aí vai de gosto pessoal ...

Mas só pra adiantar, sempre ouvi falar muito bem do CE2 (e eu gostei tb qdo testei um) ...

O Fuzz da Axcess realmente chega a ser "limpo" e não ajuda a embolar. preciso testa-lo como um booster e ver como que fica. Mas o som é agressivo e gostoso.
Legal, suave e agressivo no mesmo pedal...

Agora eu preciso de um Wah Wah de baixo custo, e não sei se pego um auto wah, já que não me dou muito bem acionando esse efeito...
Cara, se vc não manda bem no wah com o expressão, sugiro que vc pegue um Dynamic Wahwah ... Com o Dynamic o Wah é determinado pela dinâmica (mais ou menos força) com que o instrumento é tocado. Assim que as cordas são tocadas com mais força ouve-se o "uuuaaaa". Aí vai depender só da sua palhetada ...

Luiz Almeida
Veterano
# abr/12
· votar

Fernando de almeida

Cara, se vc não manda bem no wah com o expressão, sugiro que vc pegue um Dynamic Wahwah ... Com o Dynamic o Wah é determinado pela dinâmica (mais ou menos força) com que o instrumento é tocado. Assim que as cordas são tocadas com mais força ouve-se o "uuuaaaa". Aí vai depender só da sua palhetada ...

Fernando, peguei uns esquemas na net, e acho que vou tentar montar um, pois achei fácil (para um leigo) a eletrônica desses pedais, se não estiver enganado é um Vox...

http://www.generalguitargadgets.com/diagrams/wah_847_sc.gif

Se não der certo vou procurar por esse Dynamic Wah.

Fico muito grato pela sua ajuda!

Vítorhpm
Veterano
# abr/12 · Editado por: Vítorhpm
· votar

(Olá galera n sei se alguém perguntou isso já,estou querendo fazer pedais,queria umas dicas tipo qual site é mais confiavel,pois olhei no tonepad e no general gadgets e axei 2 modelos totalmente diferentes para o ts-808,e outra no tonepad não informa o material dos capacitores apenas alguns,e tambem o que é um capacitor film,é um capacitor de poliester?)postei no topico errado foi mal!

Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar

Vítorhpm
(Olá galera n sei se alguém perguntou isso já,estou querendo fazer pedais,queria umas dicas tipo qual site é mais confiavel,pois olhei no tonepad e no general gadgets e axei 2 modelos totalmente diferentes para o ts-808,e outra no tonepad não informa o material dos capacitores apenas alguns,e tambem o que é um capacitor film,é um capacitor de poliester?)postei no topico errado foi mal!
Na verdade sempre falta informação em um ou no outro ... no geral são similares ...

Vítorhpm
Veterano
# abr/12
· votar

Mas o material de alguns capacitores altera bastante o som,esses capacitores sem nome no projeto eu deveria utilizar um capacitor que não influi na onda?

Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar

Vítorhpm
Mas o material de alguns capacitores altera bastante o som,esses capacitores sem nome no projeto eu deveria utilizar um capacitor que não influi na onda?
Opa, com certeza altera o som ... Aí vc deveria ter um mínimo de conhecimento em eletrônica (ou perguntar para quem manja) para saber exatamente qual usar ...

Vítorhpm
Veterano
# abr/12 · Editado por: Vítorhpm
· votar

Fernando de almeida
Opa, com certeza altera o som ... Aí vc deveria ter um mínimo de conhecimento em eletrônica (ou perguntar para quem manja) para saber exatamente qual usar ...
Entendi brigado cara,mas tambem vi que alguns são indicdos no caso do projeto q estou querendo é indicado 2,ambos usados 2 vezes, outros 6 não são indicados,é bem provável que estes tenham que ser capacitores que não alteram o som certo?

Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar

Vítorhpm
é bem provável que estes tenham que ser capacitores que não alteram o som certo?
Provavelmente ...

Mas só pra ter certeza posta o link do projeto pra gente dar uma olhada ...

ABR

Vítorhpm
Veterano
# abr/12
· votar

Fernando de almeida aki o link http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=81 aki em casa ele não abre pelo google chrome,se der pra dar uma olhada e me informar agradeço muito!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito