【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Mah_Soul_Power

Ta bom...

Diego Young
Veterano
# ago/11
· votar


Boa noite galera do fórum !
estou para comprar 3 pedais dos EUA sem gastar mais de 250 dolares em todos.
depois de pesquisar muito e ver reviews e demos cheguei aà seguinte conclusão:
Proco RAT II Distortion, Micro Metal Muff e um tal de Visual Sound Garagetone Axle Grease Delay que achei bem interessante.
Já possuo um SD-1 para usar como boost, e pretendo tocar muita variedade de músicas, de KISS, Blues, AC/DC até punk rock como anthrax e heavy metal como Black Sabbath.

Aí vão as perguntas...
este é um bom set de pedais ?
são pedais de boa qualidade?
vou poder tirar os mais variados tipos de distorções e drives com esses pedais?
qual seria a ordem para ligá-los?

ps: não estou interessado em outras modulações agora, quero só delay para usar em solos e simular um reverb.

obrigadão ! =)

Fernando de almeida
Veterano
# ago/11
· votar


Diego Young
este é um bom set de pedais ?
É, porém tem que tomar muito cuidado pois são várias dist./drives ... Se for usar mais de um ao mesmo tempo tem que regular bem pra não dar chiadeira ... Qual é seu ampli e guita?????

são pedais de boa qualidade?
Sim ...

vou poder tirar os mais variados tipos de distorções e drives com esses pedais?
Sim, se souber regular certo ...

qual seria a ordem para ligá-los?
Guita - SD1 - RAT - MUFF - Delay

Diego Young
Veterano
# ago/11 · Editado por: Diego Young
· votar


Fernando de almeida
Qual é seu ampli e guita

Minha guitarra é Epiphone les paul custom, meu ampli é ruim... um meteoro horrivel 15w.. mas passo mais tempo em estudio com amplis valvulados do que tocando em casa (objetivo profissional)

agora estou na correria por causa de fonte.... ainda nao decidi o que farei, mais provavel que eu peque uma fonte de 5 saidas e ponha uns adaptadores com conversor de polaridade, ou ficar usando bateria até comprar algo melhor.

2 pedais tem entrada p4 e centro negativo (BOSS sd-1 e Delay)
1 pedal tem entrada p2 e centro negativo (Proco RAT)
e 1 pedal tem entrada p2 e centro positivo (metal muff)

thulio0
Veterano
# set/11
· votar


Vou começar a montar um set agora
Estou pensando em pegar o Ds 2 da Boss
e uma G1 xn da Zoom

Queria saber se rola de ligar os dois e se pode ter alteração no som do pedal

Valeu

Fernando de almeida
Veterano
# set/11
· votar


thulio0

Queria saber se rola de ligar os dois e se pode ter alteração no som do pedal


Rola ... um monte de caras famosos fazem isso e fica bom ...

felipelfln
Veterano
# set/11 · Editado por: felipelfln
· votar


Fernando de almeida

Talvez o fuzz antes do drive tbm fique bom pro cara dos pedais de drive, né? Ou no?

victor.gomes
Veterano
# set/11
· votar


E aí pessoal... blz?
Então, gostaria das preciosas opiniões de vcs novamente.

Atualmente tenho amp Bugera V55, o qual me proporciona um clean maravilhoso e um crunch vintage de valvulado que é exatamente o que eu sempre quis. Como pedais tenho um CryBaby gcb95f, um delay e um chorus da Landscape que são mto bons também (realmente me surpreendi com pedais desta marca).
E como "saí" da pedaleira a pouco tempo, ainda depende dela para algumas modulações como um flanger e um phase bem de vez em quando, de uma dist com mais gain (como boost as vezes e sempre junto com um compressorzinho) para solos e do pedal de volume.

Meu dilema é o seguinte. Estou prestes a comprar um Marshall Jackhammer (dist/over) para solos e dist mais pegadinhas e estou pensando em aproveitar o frete e comprar o Marshall The compressor ED 1 que ouvi falar muito bem.
Pois bem, meu amp tem um sustain bacana então estou na dúvida entre comprar o compressor ou um pedal de volume... o qual infelizmente me é muito necessário.

O que vcs sugerem? Comprar o Jackhammer e o The Compressor ou o Jackhammer e um pedal de volume? Ou alguma outra sugestão pra minha config???

Desde já vlw pela ajuda.

thulio0
Veterano
# set/11
· votar


Fernando de almeida

Muito obrigado!

Na verdade eu tô muito indeciso. A pedaleira seria mais para as modulações... aqui na minha cidade não tem pra eu testar.
Tenho uma Memphis MG32 e Meteoro Atomic
sei que é complicado mas teria como você me dá uns toques

Toco um pouco de Floyd, Led, Red Hot, Oasis, Deftones, Detonautas,... e outros, creio que eu precisaria de um equip mais versátil...

Teria como dar um mini auxílio?
Grato desde já!

felipelfln
Veterano
# set/11
· votar


victor.gomes

Não gosto do jackhammer... Cara, usa o canal 2 do seu amp. E entre compressor e volume, com certeza volume. Ve o Danelectro Daddy-o. É um drive forte (para um overdrive...) e tem EQ de 3 bandas. É incrivel, muito bom.

victor.gomes
Veterano
# set/11
· votar


Fui hoje testar o Jackhammer e cara, que pedal tesão. Realmente reproduz um som de Marshall. Claro q não eh como um valvulado, mas proporciona um drive maravilhoso.
Indico fortemente.

felipelfln
Veterano
# set/11
· votar


victor.gomes

Vc nao achou que ele tira a dinâmica? Fica super comprimido, estranho...

victor.gomes
Veterano
# set/11
· votar


felipelfln

Cara... nao achei nao... achei ele bem bacana pelo fato de que ele proporciona um drive mto bom e cheio, sem perder dinamica e com um sustain grande. Nao ache o om nem um pouco achatado.

Vc ja testou ele? Eu acho que se sim, vc deve ter testado num amp fraco (fraco no sentido de som e dinamica, como um ss mais jaguarinha) e/ou com uma guitarra beeem low gain... nesse caso talvez ele nao responda mto bem, mas p mim foi otimo.

Em breve posto um review completinho sobre ele.

Abç

felipelfln
Veterano
# set/11
· votar


victor.gomes

Tem fender daqueles champ mais modernos, champ XD, num fender com minha Ibanez... Mas nada ficou bom com esse amp...

Fernando de almeida
Veterano
# set/11
· votar


felipelfln
Talvez o fuzz antes do drive tbm fique bom pro cara dos pedais de drive, né? Ou no?
Sim ... tudo depende do gosto pessoal e de saber regular ambos pedais adequadamente ...

victor.gomes
O que vcs sugerem? Comprar o Jackhammer e o The Compressor ou o Jackhammer e um pedal de volume? Ou alguma outra sugestão pra minha config???
Cara, mais uma vez é questão de gosto ... Tem que testar pra ver se curte ... Particularmente eu curto o Jackhammer ... Um camarada meu já não curte ... Então tem que testar pra saber ...

Diego Young
Veterano
# set/11
· votar


Me esclarece uma duvida por favor ? rsrsrs
esse RAT II, gostei dele porém, ele é distorção ou fuzz?
fica bem boostar ele com um sd-1 ?
um Fulltone OCD substituiria bem o proco RAT II? é um overdrive bem forte...
o Memory toy delay da EHX pode simular um reverb, uma ambiencia, para tocar bases e solos distorcidos?

obrigado!

Fernando de almeida
Veterano
# set/11
· votar


Diego Young

Me esclarece uma duvida por favor ? rsrsrs

Sim ...

esse RAT II, gostei dele porém, ele é distorção ou fuzz?
ProCo Rat II Overdrive/Distortion
ProCo Turbo Rat Distortion/Overdrive
ProCo Vintage Rat Distortion/Overdrive

fica bem boostar ele com um sd-1 ?
Sim ...

um Fulltone OCD substituiria bem o proco RAT II? é um overdrive bem forte...
Se sua intenção é o overdrive o OCD substituiria o Rat ... Se sua intenção é Distortion creio que não ...

o Memory toy delay da EHX pode simular um reverb, uma ambiencia, para tocar bases e solos distorcidos?
Utilizando um Delay com Time (tempo) bem curto e com bastante Feedback (qtidade de reflexões), obtem-se um efeito de ambiência parecido com o Reverb que dá pra usar com base ou solos ...

Diego Young
Veterano
# set/11
· votar


Fernando de almeida

obrigado pelas respostas !
para tocar rock (classico e moderno), um delay, um drive e 2 distorções está legal ?
ou vou precisar de um equalizador, e outras modulações?

outra dúvida é sobre o palm mute no RAT, quem me disseram que o RAT não tem um palm mute gordo e bonito, é verdade? se for, resolve com um boost de drive? (para tocar punk)

Fernando de almeida
Veterano
# set/11
· votar


Diego Young
para tocar rock (classico e moderno), um delay, um drive e 2 distorções está legal ?
ou vou precisar de um equalizador, e outras modulações?

Cara, é sempre interessante ter opções a seu dispor, mesmo que vc não os use muito .... Minha dica é que vc compre:
- equalizer simples (pra dar uma arredondada no som)
- chorus simples (para uns cleans)
- ou flanger ou phaser (para eventuais lances psicodélicos)
- wah (para solos fica muito legal se bem usado)
- etc ... seja como for é sempre bom ter opçõesa seu dispor.

Azian
Veterano
# set/11 · Editado por: Azian
· votar


Fernando de almeida e outros que puderem me ajudar.

Te peço uma idéia uma luz!, já que vc entende das ordens e tal.
É o seguinte, o meu chorus é o Small Clone, achava que ele dava perda de sinal, liguei ele sozinho (amp-smal clone-guitarra) tudo normal. Aí vem o problema: quando ligo ele na cadeia dos pedais ele rouba sinal do pedal seguinte a ele (da esq. p/direita). Fiz de tudo, coloquei ele por ultimo ( o que não é o certo), por primeiro, no meio e nada. Aí por fim liguei ele junto ao delay no Loop. Mas mesmo assim quando acino outro pedal e se small clone tá ligado, perde volume/sinal.
Exemplo bem simples e típico: tocar um punk rock: Aciono o small clone faço a parte limpa, aí piso na distorção aciono o ds-1, o som perde volume, que o small rouba do ds-1. Se desligo o small e aciono somente o ds-1 aí e o ds-1 vem com força total.
E isso não acontece somente com o ds-1 mas com qualquer pedal, seja phase, flanger, distorçao, wah, que estaja plugado depois do small clone.

É assim mesmo com o Small Clone? Seria roubo de volume/sinal em cima de outro pedal? Ou é a modulaçao do small clone que parece ser roubo de volume/sinal?
Eis o meu enigma.

MaxVictor94
Veterano
# set/11
· votar


Bom, eu li em alguns tópicos que para iniciantes
é melhor comprar uma pedaleira para entender
melhor os efeitos e assim montar um set bom
com pedais. Eu pensei em comprar a zoom g1
que já está praticamente fora de linha e é uma
pedaleira básica e barata, porém vi os preços dela
na internet e fiquei com umas dúvidas, o que é
fonte e se ela vem com wah, se não vier tem
como colocar? O que me leva a outra pergunta
sobre pedais que é como montar um set de
pedais? Por exemplo se eu tiver 5 pedais
diferentes e quiser ligar todos juntos pra usar
durante a música como que se faz? porque eles
tem 1 entrada pra colocar 1 cabo que sai da
guitarra o outra que sai do pedal pro amp, e eu já
acho que fica uma bagunça dois cabos ali no
chão, então com 5 pedais como faz? Se a guitarra
só tem 1 saída pra cabo como ligar em todos
pedais? Valeu aí :)

Fernando de almeida
Veterano
# set/11
· votar


Azian
É assim mesmo com o Small Clone? Seria roubo de volume/sinal em cima de outro pedal? Ou é a modulaçao do small clone que parece ser roubo de volume/sinal?
O volume que baixa é clean (com os outros pedais desligados)???? Ou baixa o volume das distorções ligadas????

Fernando de almeida
Veterano
# set/11
· votar


MaxVictor94
Eu pensei em comprar a zoom g1
Tem outras opções baratas, não só essa ...

o que é fonte
É o a peça que vc liga na tomada e o outro lado dela vc liga na pedaleira ... É como se fosse o carregador do seu celular onde um lado vai na tomada e o outro lado do aparelho, no caso na pedaleira (antes de qq dúvida, NÃO pode usar o carregador do celular na pedaleira) ...

ela vem com wah
Sim, mas não é o wah que vc controla com o pé ... e sim um Wah automático ...

como montar um set de pedais?
Primeiro de tudo tenha uma boa guitarra e um bom amplificador ...
Depois:
Vc tem que ver qual tipo de som vc vai fazer ...
- Se vai tocar blues tem que usar basicamente um Overdrive e um Wahwah
- Se vc vai tocar Funk, tem que usar basicamente Envelope Filter, Wah Wah, Compressor e Phaser
- Se vc vai tocar Rock, tem que usar basicamente Distorção e Delay
- Se vc vai tocar Jazz , tem que usar basicamente Chorus e Reverb
- Se vc vai tocar DE TUDO , tem que usar basicamente UM ou DOIS efeito de cada um dos grupos de efeitos (Grupo dos efeitos de GANHO, Grupo dos efeitos de MODULAÇÃO, Grupo dos efeitos de AMBIÊNCIA, Grupo dos efeitos de TONALIDADE(equalização), Grupo dos efeitos de PITCH – altera afinação, Grupo dos efeitos DINÂMICOS, etc ...) ... Exemplo: Afinador -->Wah -->Compressor -->Pitch -->Boost -->Overdrive -->Distortion -->Fuzz -->Equalizador -->Chorus -->Flanger -->Phase -->Volume -->Delay -->Reverb

porque eles tem 1 entrada pra colocar 1 cabo que sai da guitarra o outra que sai do pedal pro amp, e eu já acho que fica uma bagunça dois cabos ali no chão, então com 5 pedais como faz?
guitarra----cabo----pedal1----cabo----pedal2----cabo----pedal3----cabo ----pedal4----cabo----pedal5----cabo----pedal6----cabo----Ampli

Azian
Veterano
# set/11 · Editado por: Azian
· votar


Fernando de almeida

Oi Fernando, desculpa a demora pra responder, achei que iria demorar um montão.

É o seguinte, ele sozinho ON com o amp no clean, não acontece nada, só modula mesmo o clean do amp. no chorus especifico dele, mas se ligo uma distorção em cima do Small Clone o volume da distorcão cai um pouco, não soube idetificar até agora se é a modulação agindo em cima da ditorção ou se é mesmo um rouba de volume/sinal que o Clone faz em cima do ds-1.

Outro exemplo, o clone acionado sozinho, tudo ok, aí nisso aciono junto um phase por exemplo, a mesma coisa, o volume do phase fica um pouco mais baixo, e tb não sei se é roubo do sinal/volume em cima do phase ou se é a modulação Do clone agindo sob o efeito.

Nos dois exemplos, se desaciono o small o volume do ds-1 e do phase vem mais forte, mais ''puros''.

Coloquei o amp. no volume médio, (50% do volume total) que já da de sentir bem o amp agindo, e mesmo assim fico na dúvida, nesse volume alto dá de perceber mas muito, muito, menos, e mesmo assim, não sei se foi de tanto escutar que to falhando em distinguir, e fico na dúvida pq é sutil mas dá de perceber, principalmente no volume mais baixo.

Sei que é muito ruim pra tocar algo em menor volume. E o pedal afetado é sempre o que é ligado a direita do small clone no sentido amp->guitarra.

Ai por fim como disse anteriormente, coloquei o small clone junto com o delay no Loop. O som nossa, ficou bem mais chorus, mais o som de small clone mesmo, melhor do que ligado na frente, mas...continua acontecendo. Liguei o small até no fim da cadeia, é o unico jeito que não acontece isso, mas compromete os pedais de efeitos.

Tá muito dificil de ouvido chegar a uma conclusao se é a modulação do Small agindo em cima dos outros pedais ou se é roubo de volume, pq é sutil mas perceptivel. Não da de considerar uma ''queda horrivel'' de volume, mas uma alterada de leve, dá. E me incomoda, pq escuto.

Sei que, se ligo qualquer pedal que esteja a direita do clone acontece isso, e os pedais que ficam a esquerda do clone (mais proximo do amp) o delay não acontece nada.

Ai minha pergunta se o Small Clone é assim mesmo(?) Ele age assim com o volume baixo (?)

Ah, ja me certifiquei da minha fonte, e fiz o calculo dos mA tem de sobra pra alimenta-los.

Andei lendo (nao sei se é verdade ou pitaco de quem nao sabe) que ''os pedais da Electro Harmonix são bons mas problematicos.'' Tenho além do Small Clone, o Big Muff Little, esse é um ''santo'' nunca me deu problema algum e nossa, um dos meus preferidos, dá um acrescimo de timbrão que me agrada muito.

ghb
Veterano
# set/11
· votar


Há um tempo atrás eu tinha compilado toda a informação deste tópico em um único arquivo pdf e tinha dado uma leve editada. Reencontrei esse arquivo em meu HD. Ele está datado de 20/04/2010, então algumas informações mais recentes não estão no arquivo, mas as importantes informações do Fernando de almeida constam. Tudo com seus devidos créditos. Para quem interessar:

http://www.4shared.com/document/7XppUphW/Manual_Pedais.html?

Azian
Veterano
# set/11 · Editado por: Azian
· votar


ghb

Esse pdf da de considerar assim como o esse tópico do Fernando a bíblia dos pedais.

Obg. por colocar em versão pdf pra download, assim da de ter sempre a mão. Ótima colaboração.

Fernando de almeida
Veterano
# set/11
· votar


Azian
Ai minha pergunta se o Small Clone é assim mesmo(?) Ele age assim com o volume baixo (?)
Cara, não é pra ser assim .... Pode ser que realmente tenha algum problema no pedal ... E se for pensar bem, se esse fosse o normal do pedal, ninguém curtiria ele ( e nem a marca) ...

Antes de mandar em um técnico, teste um outro numa loja (diz que está interessando em comprar e quer testar hehehehehehe), coloque o Small e a dist junto e veja se o problema acontece ...

Se acontecer, troque de chorus, se não acontecer, mande seu pedal à assistência técnica ...



ghb
Opa, valew ...

ghb
Veterano
# set/11
· votar


Azian
Fernando de almeida
OK!

Acham que seria uma boa pedir para algum modera colocar o link no post inicial do tópico, hein?!? Ou nem? MauricioBahia?

Azian
Veterano
# set/11
· votar


ghb

Acho válido!!

Fernando de almeida

Pois é, to achando que é a intesidade do chorus mesmo, acho tb que estranhei ele bastante quando passei a usa-lo no valvulado.

No transitorizado ele dava mais um ''boost'' no clean, e nitidamente o que acontecia era que quando acionava um pedal de ds-1 junto, ele trabalhava embaixo modulando mesmo sem alteraçao de volume (no transitorizado)...tal qual é a mesma coisa que acontece no volume do amp. valvulado entre 30%~50% (que nem falei ali antes), que daí é a intesidade do small trabalhando junto com o ds-1. E o que se escuta não é queda, é ele ''modulando'', ainda mais se a regulagem do Small estiver bem acentuada.

No amp. valvulado,com volume baixo tipo 1,5-2 (que por fim nem acaba pegando o timbre e força das valvulas, o que daí pode fazer bastante sentido) é que essa ''alteração'' acontece, isso é bem fato, que dai sim parece uma queda de volume.

Sei que to com meus ouvidos 'viciados' hehe. Mas vou procurar dar uma verificada se ele é assim mesmo ou se ta com problema. Sei que adoro o chorus do Small e não trocaria, e se isso for o nomal do pedal quando se trabalha com outro pedal junto acionado em volume de amp. valvulado baixo, mudaria isso, pq não é sempre que se pode tocar num volume mais alto.

Valeu Fernando, depois posto aqui se descobrir alguma coisa.

Rodrix Guitar
Veterano
# set/11
· votar


Cara estou com problema em ligar minha pedaleira no loop de efeitos do meu amp valvulado, eu uso o drive do amp então queria usar modulações da pedaleira ZOOM G1 no loop, o chorus e delay até da para usar mas o Phaser é impossivel, corta os graves e médios da guitarra, parece uma caixa de abelha, ja o ZNR(noise gate ou noise supressor) que é para tirar o ruído ele não funciona por mais alto que esteja sua sensibilidade, e o pior tbm é o compressor que quando ligado ele corta o volume do amp deixando bem baixo, mas baixo de mais, porque isso acontece ? esses efeitos não são normal utilizar no loop de efeitos ??? porque não ta funcionando com a pedaleira no loop ??, fico até com medo de comprar pedais agora, esntrenhei muito o phaser tbm não funcionar sendo que é comum colocar ele em loop de amp, o que ta acontecendo, chego ate a usar o amp e quitarra nos ensaio da banda de tão ruim que ta ficando as modulações no loop do amp junto ao seu drive !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito